Sie sind auf Seite 1von 13

FILOSOFIA NA ADMINISTRAO: Abordagens clssicas da administrao luz do pensamento filosfico

Rodrigo bnner Gonalves Menezes1 Lorena Bezerra de Souza Matos2

RESUMO O artigo objetiva apresentar a filosofia como uma cincia que possa ajudar o administrador na sua carreira profissional. Apresenta a influncia que correntes filosficas ocidentais exerceram sobre a administrao e so abordados temas comuns luz dos pensamentos filosficos. Procurou-se mostrar: a importncia da reflexo filosfica nas funes gerenciais com nfase na filosofia de Scrates; o mtodo cartesiano elaborado pelo filsofo francs Ren Descartes em analogia com a ferramenta de qualidade elaborada por Ishikawa (o diagrama de Ishikawa) que por sua vez colocada sob a tica da teoria da complexidade de Edgar Morin; que a filosofia de Nietzsche relaciona-se com as caractersticas dos empreendedores, onde os pensamentos do filsofo se afinam com o perfil abordado por autores sobre empreendedorismo; como a filosofia de Aristteles pode aumentar a produtividade da empresa. Palavras Chave: Filosofia. Gesto. Administrao. Empresa. ABSTRACT The article describes philosophy as a science that can help the administrator in his professional career. Shows the influence that had on western philosophical and administration are common themes addressed in the light of philosophical thoughts. We tried to show: the importance of philosophical reflection in managerial roles with emphasis on philosophy of Socrates; the Cartesian method developed by the French philosopher Ren Descartes in analogy with the quality tool developed by Ishikawa (Ishikawa diagram) which in turn is placed under the perspective of complexity theory to Edgar Morin; the philosophy of Nietzsche relates to the characteristics of entrepreneurs, where thoughts of the philosopher with the taper profile approached by authors on entrepreneurship; as Aristotle's philosophy may increase productivity. Keywords: Philosophy. Management. Administration. Company.

__________________________ 1 rodrigoabnner@gmail.com 2 lorenabmatos@gmail.com

1 Introduo O estudo dos conceitos filosficos clssicos se mostra de utilidade para empresrios e estudiosos de administrao que desejam enxergar por um prisma peculiar origem, o estado e o caminho que toma os conceitos da rea. Mattar (2010) ressalta que as teorias em administrao esto, em parte, fadadas ao obsoletismo, ao contrrio do que acontece com a filosofia onde ideias e princpios so solidificados e integrados a outras cincias. Nos estudos cientficos, sobretudo nas cincias humanas, dada a devida importncia s ideias que se consolidaram no universo do conhecimento filosfico e epistemolgico (BOAVA; MACDO, 2007) com o intuito de que abordagens sejam construdas em terrenos frteis para garantir a sua fora terica. A reflexo filosfica e o estudo da epistemologia podem neste caso proporcionar ao gestor novas formas de raciocnio para resolver problemas contingenciais que muitas das ferramentas administrativas clssicas j no podem mais solucionar no sculo XXI, alm de induzir a reflexo acerca dos modelos de gesto difundidos. Para o gestor e/ou estudioso que nega os paradigmas que a filosofia ajuda a quebrar na sociedade moderna, o mundo tende a tornar-se limitado e bvio, podendo um trajeto reflexivo alternativo ajud-lo a ter uma viso mais ampla tanto do mercado quanto das pesquisas na rea da administrao. Este ensaio terico apresenta influncias epistemolgicas e filosficas de autores notrios em estudos universitrios da administrao, alm de apresentar filsofos e suas principais teorias. O artigo possui como objetivo geral apresentar a filosofia como uma literatura alternativa e reflexiva para o administrador de empresas e acadmicos da rea. De forma a atingir o objetivo geral, os objetivos especficos sero: Apresentar a importncia dos estudos filosficos e epistemolgicos para a administrao; Traar a relao da filosofia clssica ocidental com os conceitos difundidos na literatura administrativa, mostrando a possibilidade de integrao entre as duas reas do conhecimento de forma a contribuir para o crescimento de um potencial crticoreflexivo para o acadmico e/ou administrador de empresas.

Alm desta introduo, apresentam-se nos primeiros subcaptulos do referencial terico como a filosofia tem influenciado os conceitos difundidos em administrao e como os princpios filosficos podem ser utilizados pelo administrador de empresas. Nos subcaptulos seguintes traada uma linha de raciocnio dos pensamentos de Scrates, Ren Descartes, Nietzsche e Aristteles com as teorias e conceitos clssicos da administrao. Por fim, as consideraes sobre o trabalho so ponderadas.

2 Referencial terico 2.1 Influncias da filosofia na formao do pensar em administrao Drosdek (2009) nos mostra a influncia da filosofia na formao das teorias administrativas e toma como exemplo um grande nome da administrao.
Quando desenvolveu suas primeiras teorias sobre administrao, ele (Peter F. Drucker) atuava como professor de filosofia e poltica nos Estados Unidos. Ele desenvolveu, entre outros, o famoso conceito Management by Objectives, que deve ter se originado da filosofia de Hegel e Nietzsche (DROSDEK, 2009, p. 13, grifo nosso).

O autor ainda faz uma considerao sobre a linha de raciocnio dos principais mestres da administrao e afirma que eles estavam enraizados na histria do pensamento ocidental, conheciam a doutrina dos filsofos mais importantes e desenvolveram como primeiro passo, juzos de valor filosfico antes de esboarem suas teorias sobre administrao (DROSDEK, 2009, p. 13). A filosofia, alm de ter um papel fundamental na formao do pensamento administrativo, traz luz s certezas mais comuns da administrao, reformulando-as criticamente. Permite que o administrador, bem como os estudiosos da administrao, entre em contato com as vrias partes de si mesmo, tomando-o como ponto de referncia para o desencadeamento de aes que podero modificar algumas partes da estrutura empresarial, neste ponto uma anlise ontolgica focada mais indicada para revelar aspectos minuciosos, como fizeram Boava e Macdo (2007). Clavo (2008) reconhece a vantagem de analisar filosoficamente a empresa, e d a sua devida importncia a anlise a respeito do seu criador, o homem.
A grandeza do homem definida por duas coisas: a primeira delas, ter a capacidade de se saber limitado e reconhecer que precisa dos demais; a segunda, sonhar em ser ilimitado e ter a possibilidade de melhorar o tempo e o espao que lhe couberam habitar. Quando essas duas coisas se do numa mesma pessoa, sem dvida estamos diante de um empresrio em potencial (CLAVO, 2008, p. 21).

Muitas so as variveis que moldam o estilo gerencial de cada indivduo. Na concepo de Morgan (2002) as vivncias culturais, religiosas, afetivas, sociais e econmicas, so apenas alguns desses fatores e, quando nos juntamos com outros para construirmos algo que seja maior e mais duradouro do que nossa prpria existncia, estamos na verdade tentando negar a realidade da aproximao com a morte. Esta inter-relao homem-administrador inseparvel e transacional. Mesmo que o gestor tente seguir padres administrativos previamente estruturados, todas as suas decises tero um toque ntimo. Esta linha de raciocnio nos leva a considerar que o homem que reflete sobre sua existncia, o seu papel e a sua importncia na sociedade, tem mais chances de ser um administrador em potencial. Morris (2004), seguindo a mesma linha de raciocnio de Clavo (2008), assinala que o segredo sustentvel atual vem da antiga sabedoria sobre o esprito humano,

e que as organizaes hoje em dia perdem um grande nmero de profissionais em potencial devido s crises de meia idade e crises profissionais. As teorias filosficas, ao embasarem o esprito empresarial, fundamentam as decises, alicerando-as em nveis, internos e externos, proporcionando firmeza e um maior entendimento nas tomadas de deciso. 2.2 Princpios filosficos para administradores Mas como seria o processo de integrao das teorias e mtodos filosficos abstratos difundidos h tantos sculos, s teorias e prticas administrativas? Walls (2010), Phd em filosofia e consultor do Morris Institute deixa claro que deve-se estabelecer uma distino entre a filosofia terica e prtica. Para ele, a filosofia terica requer sentar e ponderar, enquanto que a filosofia prtica procura levar as pessoas a uma ao inteligente. O que pode impedir o gestor de levar em considerao o estudo filosfico no mbito empresarial, que ele passa a definir e tornar bvio o que no o , utilizando solues e mtodos pr-fabricados que podem no acompanhar a complexidade dos ambientes de mercado e da prpria empresa. Uma empresa j complexa em si devido, tambm, aos seus fatores humanos e burocrticos; alm disso, no importa o tamanho da empresa pois o ambiente de mercado sempre ser maior do que ela. Para se adaptar a tal realidade, a fuga da zona de conforto mental pode vir a ser um dos fatores de auxlio para obter xito na atividade administrativa. 2.3 Scrates e a limitao do saber A presso exercida por acionistas, bem como a acirrada hipercompetio (DAVENI, 1994), faz com que as prticas e costumes gerenciais sejam repassados aos subordinados como uma espcie de sofismo contemporneo. Sofismo este que reflete a falta de tica dos profissionais, como por exemplo, o problema de agency (GITMAN, 2010), onde os administradores colocam seus interesses pessoais acima dos corporativos. Dentre outras funes, os sofistas eram como professores, e costumavam ensinar classe mais abastada da Grcia antiga a arte da retrica e argumentao.
Os sofistas no defendiam valores mais estveis, a no ser o sucesso. No se preocupavam em ajudar as pessoas a agirem de modo correto, orientando-as a partir de algum critrio tico. (...) Segundo sua opinio, cada pessoa criava a sua prpria verdade a seu bel-prazer e de acordo com os seus interesses pessoais. O que importava unicamente era a capacidade de convencer os outros de seu prprio ponto de vista (DROSDEK, 2008, p. 60, grifo nosso).

Os saberes desta natureza comprometem o sucesso do empreendimento, pois uma gesto composta de privilgio para poucos, faz com que o sistema fique ainda mais instvel.
Quem, no mbito de nossa economia do conhecimento, deseja liderar pessoas de modo eficaz, precisa expressar de forma autentica uma autoridade natural. Lidamos com colaboradores extremamente inteligentes que podem ser manipulados apenas de um modo bem limitado (DROSDEK, 2008, p. 96).

Walls (2010) corrobora com Drosdek (2008) e afirma que as melhores pessoas no querem trabalhar para um egomanaco, e uma pessoa que s se preocupa com si prpria, perder o suporte dos melhores profissionais capazes de ajud-la a fazer timas coisas. Podemos ver ento que alm da nossa capacidade profissional, nossas atitudes dentro da empresa so moldadas tambm de acordo com as nossas caractersticas pessoais. As nossas aes se tornam reflexo do nosso carter, e se o novo gestor no for imparcial poder prejudicar a toda uma estrutura organizacional. No possvel fugir de si mesmo, e conseqentemente impossvel escapar de todas as variveis internas e externas que afetam as decises dos gestores. Em um ponto especfico, a filosofia socrtica faz parte da reflexo grega que volta sua ateno diretamente para a investigao da essncia humana, tomando-a como epicentro das mudanas sociais. A busca pela verdade atravs do reconhecimento do limite da sabedoria apresentado por Scrates pode auxiliar neste processo decisrio. Scrates sempre procurou fundamentar-se em seus argumentos para test-los, pois uma afirmao baseada apenas no bvio no seria o suficiente. Ele tambm sempre parou diante de qualquer dvida em sua linha de raciocnio, tinha a convico de que enquanto seres humanos, jamais devemos ignorar a dvida (...) (DROSDEK, 2008, p. 69). A principal reflexo de Scrates para com o homem questionar os fundamentos do raciocnio que do origem ao, pois uma gesto orientada em princpios socrticos ser capaz de selecionar, atravs de um raciocnio crtico, o que, no meio da massificada e por vezes insignificantes mtodos de gesto, realmente tm valor sustentvel (Op cit, 2008, p. 33). Ou autor ainda ressalta que:
A dedicao de Scrates ao ser humano nos oferece pontos de referncia fundamentais para uma gesto inovadora, prospectiva, numa poca em que o colaborador se desloca para o centro do interesse do processo atravs do seu saber e sua criatividade. (...) Com o seu mtodo, o foco de suas perguntas, e a seleo de objetos de verificao relevantes e a redefinio de objetivos desejveis, Scrates desenvolveu uma viso inovadora, duradoura e significativa para vrios milnios (Op cit, 2008, p. 38/34).

2.4 O diagrama de Ishikawa e o mtodo cartesiano, luz do pensamento complexo Ren Descartes, filsofo e matemtico francs, prope em sua obra O Discurso do Mtodo um sistema para a resoluo de problemas de mbito filosfico. A administrao sofre influncias do mtodo cartesiano, devido a forte presena do positivismo tanto na pesquisa da cincia em si quanto nas atividades de mercado. Os princpios do mtodo podem ser descritos nos seguintes passos: a) O primeiro consistia em nunca aceitar como verdadeira nenhuma coisa (...) evidentemente como tal (...). b) (...) dividir cada uma das dificuldades que devesse examinar em tantas partes quanto possvel e necessrio para resolv-las.

c) (...) conduzir por ordem os (...) pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fceis de conhecer, para chegar, aos poucos, gradativamente, ao conhecimento dos mais compostos, e supondo tambm, naturalmente, uma ordem de precedncia em relao aos outros. d) (...) em fazer, para cada caso, enumeraes to completas e revises to gerais, que (...) tivesse a certeza de no ter omitido nada (DESCARTES, 2005, p. 31/32). Oliveira (1996) define o diagrama de causa e efeito (ou diagrama de Ishikawa) como uma ferramenta da qualidade onde as informaes so organizadas de forma a identificar possveis causas de um determinado problema ou efeito. O diagrama de causa e efeito deve ser utilizado sempre que se desejar ampliar o universo de causas provveis, em relao aos efeitos encontrados. Podemos ento fazer uma analogia clara a respeito do mtodo cartesiano, com a ferramenta de qualidade desenvolvida por Ishikawa. Ambos os autores afirmam que para resolver efetivamente um problema, devemos tomar como base um objeto de estudo, e nele subdividir suas partes a fim de realizar uma anlise filosfica sobre as mesmas, e sua relao com a causa final. Esse modo de pensar positivista na opinio de Morin (2007) gera um reducionismo cientfico, sendo o pensamento simplista uma das causas dos atuais paradigmas da administrao, para ele impossvel querer simplificar qualquer coisa, pois tudo muito complexo em sua essncia. Considerando um erro a inteligncia que s sabe separar, Morin (2007) declara que tal atitude ofusca o entendimento do todo, pois reduz o carter complexo do mundo a vrios fragmentos independentes. A ao de fracionar os problemas e unidimensionalizar o multidimensional compromete a capacidade de compreenso e reflexo. Assim uma inteligncia cada vez mais mope, daltnica e estrbica formada; eliminando dessa forma as possibilidades de um juzo crtico, corretivo e uma viso de longo prazo.

2.5 A filosofia nietzscheana e o esprito empreendedor O filsofo alemo Friedrich Nietzsche, exps o vitalismo alemo como um dos temas principais da sua filosofia. Podemos tomar algumas ideias e conceitos do filsofo ocidental como importantes suportes para os que aspiram empreender como opo de carreira, e iremos justificlo neste tpico. Sua filosofia aborda desde temas extremamente metafsicos at uma concepo geral da sociedade e do que fazemos enquanto ainda caminhamos sobre a terra. Drosdek (2009), atravs de sua obra Nietzsche: a coragem como fator de sucesso, se utiliza do pensamento nietzscheano para abordar temas que vo desde educao gesto empresarial. Particularmente aqui, faremos uma relao de alguns de seus pensamentos com o perfil dos que almejam empreender.
Empreender uma forma de enfrentar o mundo, uma maneira de entender a vida com a qual nem todo mundo se sente vontade. (...) Um empreendedor reconhece a si mesmo porque tem um vazio interior. A nica soluo que existe para preencher esse vazio interior criar conceitos (TRAS DE BES, 2009, p. 36/40).

Nesta abordagem comportamentalista, declarado ento que o empreendedor um agente inovador que no cede ao comodismo e procura deixar sua marca no mundo utilizando seus conceitos nicos que realmente faam a diferena. O empreendedor alm de tudo, algum que acredita no seu potencial para concretizar um sonho e no enxerga a derrota. Este conceito se afina com o mais famoso pensamento de Nietzsche, o super-homem, onde este se declara pela coragem e risco, no temendo o fracasso quando o objetivo a conquista de um lugar em no mundo (NIETZSCHE, 1998). Para Nietzsche, o super-homem seria o ser superior intelectualmente, que no briga pela autoridade sobre outrem, mas pela potncia em si mesmo. Conhece que mais importante o autoconhecimento e o domnio de si prprio, do que mostrar-se um vencedor aos olhos dos outros. Degen (2009) nos d outra viso do empreendedorismo ao publicar que a vontade dos empreendedores em vencer todas as dificuldades para desenvolver seu negcio, pagando o preo do sacrifcio pessoal para ter sucesso, funo direta de sua necessidade de realizar (DEGEN, 2009, pg. 14). Esta viso tambm se identifica com a ideia mostrada por Drosdek (2009):
Para Nietzsche, a realizao ideal do potencial prprio era tambm sempre a melhor e mais honesta contribuio que um indivduo pode dar para o bem da comunidade. Quem se desenvolve em sua grandeza plena serve de inspirao para os outros e dispe com isso tambm da influncia de efetivamente poder ajudar os outros no desenvolvimento de seu potencial prprio (Op cit. p. 47).

Podemos ver ento que o ato de empreender envolve toda a estrutura emocional do empreendedor e as variveis com as quais ele se relaciona. Quando algum procura superar seus limites utilizando sua vontade e o seu amor prprio, est caminhando rumo ao encontro de si, assumindo toda e qualquer responsabilidade por eventuais acertos e erros que venham a ocorrer no meio do caminho. Segundo Nietzsche, toda pessoa tem a responsabilidade de ser o que ela, em essncia, j potencialmente (...) (Op cit. p. 146). Podemos concluir ento que o empreendedor um agente extremamente dinmico que se move criando e destruindo valores que constri durante sua longa jornada, ou como declarava Schumpeter (1942), o empreendedor o agente do processo de destruio criativa, que aciona e mantm em marcha o motor capitalista. A fora empreendedora algo que s agrega valor, criando uma reao em cadeia que inova e d foras aos que a ela se envolvem. O empreendedor entende que, no mbito comportamental, precisa superar seus limites para conseguir realizar seu sonho que at ento poderia parecer impossvel aos/a olhos comuns. Drosdek (2009) d nfase leitura de Nietzsche quando fala que cada um precisa encontrar o seu prprio caminho para o sucesso na vida, (...) a utopia da manh a realidade da tarde. essa viso das coisas que torna o estudo de Nietzsche to estimulante (Op cit. p. 47). O autor utiliza a filosofia nietzscheana para abordar o eterno desenvolvimento ao que o profissional est fadado a viver. Ns podemos crias conjuntamente melhores empresas e melhores sociedades, na media em que, ns mesmos, nos melhoramos enquanto pessoas. Essa era a mensagem central de Nietzsche (Op cit. p. 281).

2.6

Aristteles e as dimenses da excelncia organizacional

Os dirigentes administrativos lutam incessantemente para que suas organizaes concorram de forma competitiva no mercado global. Clavo (2008) lembra que algum com viso filosfica pensa antes de agir, analisa a essncia de sua empresa, o que e como vende, o que querem seus clientes, qual sua identidade empresarial, quais devem ser seus objetivos etc. (CLAVO, 2008, p. 22). Aristteles, filsofo nascido em 384 a.C, nos mostra pensamentos filosficos que podemos utilizar de forma a obter a excelncia nos diferentes nveis da empresa. Diz ele que devemos dar a devida importncia s vontades e anseios das pessoas, entendendo que a sua satisfao pessoal consegue elevar seu desempenho em quaisquer tarefas que venham a realizar. Esta preocupao fundamental na arte da gesto, pois sem as recompensas intrnsecas da felicidade, realizao e sensao de valor e significado no trabalho, as pessoas nunca estaro inteiramente motivadas a obter e sustentar os altos nveis de excelncia de que so capazes. Para o filsofo citado deveramos buscar um maior entendimento sobre a vontade humana para ento tomar atitudes conscientes em relao s diferentes formas de personalidades com as quais nos relacionamos.
Quando olhou o mundo ao redor, Aristteles viu, como todos ns vemos, que os seres humanos buscam algo diferente. Alguns buscam a riqueza. Outros sonham com a fama. Alguns anseiam pelo amor. Alguns, pelo poder. Os cautelosos almejam a segurana, os audaciosos buscam a aventura. Mas Aristteles teve um insight: por trs de todas as diferenas superficiais no que parece ser o objeto de nossa busca, todos nessa vida na verdade buscam a mesma coisa: a felicidade. E o que Aristteles percebeu muitos pensadores subsequentes confirmaram. (...) Portanto, a felicidade est conectada tanto paz quanto ao prazer. Mas, no fundo, encontrada na atividade. Est no trabalho (MORRIS, 2004, p. 24/31).

O autor supracitado acrescenta que so as pessoas dentro das empresas e sua interao umas com as outras que acabam gerando excelncia ou mediocridade (Op cit, p. 34). Para este autor o estudo das dimenses da excelncia aristotlica relevante, pois abre a mente do gestor para novas formas de pensamento, onde cada dimenso da excelncia serve de alicerce para relacionamentos verdadeiros, slidos e duradouros. So elas: a) Dimenso Intelectual, que almeja a Verdade b) Dimenso Esttica, que almeja a Beleza c) Dimenso Moral, que almeja a Bondade d) Dimenso Espiritual, que almeja a Unidade (Morris, 2004, p. 33).

A verdade um elemento chave que rege qualquer relacionamento podendo a sua ausncia tornar o esprito empresarial fragilizado, por isso no devemos negligenciar o seu valor. importante que ela no se torne um bem escasso na organizao pois condio para existncia de respeito no ambiente de trabalho.

A verdade o fundamento da confiana, e a confiana a qualidade mais importante nas relaes comerciais: no h nada mais importante que a confiana. (...) Se as pessoas que precisam trabalhar juntas em uma empresa confiam umas nas outras porque esto agindo segundo um conjunto comum de normas ticas, o custo empresarial diminui (Morris, 2004, p. 36/42).

A aplicao da dimenso esttica no mbito organizacional pode trazer benefcios tanto para os colaboradores como para a empresa. Uma das formas mais claras de visualizarmos a sua importncia no mundo empresarial atravs das palavras de Morris (2004), quando ele reflete que:
(...) existe beleza na resoluo de um problema de forma elegante, na criao de uma estrutura de negcios, grande ou pequena, permanente ou efmera; e existe beleza em oferecer excelncia de qualidade em um servio ou produto. (...) E disso que tratam, fundamentalmente, os negcios: a arte da criao, manuteno e aperfeioamento de estruturas de relacionamentos e atividades (...). A est beleza do negcio (MORRIS, 2004, p. 93/112).

A dimenso moral que almeja a bondade alm de se ocupar com outros temas, procura mostrar o lado tico que rege as relaes, ou seja, pessoas espiritualmente saudveis em relacionamentos socialmente harmnicos.
O maior desafio que enfrentamos atualmente em nossa sociedade mundial est intrincadamente conectado a ter preocupaes ticas verdadeiramente universais. E o tribalismo tico, em vrias manifestaes, um dos maiores perigos da vida empresarial nos dias de hoje. Sempre que se estabelece em um crculo interno, a bondade deve servir como base para o desenvolvimento externo, ampliando-se ao mximo a todos os nossos relacionamentos (Op cit, p. 150).

Clavo (2008) enfatiza a importncia de a organizao ser dirigida com sabedoria e virtude, sendo a virtude uma predisposio para fazer o bem, uma motivao interna que nos leva a fazer o que correto (CLAVO, 2008, p. 130). Morris (2004) nos mostra a viso de Aristteles e corrobora com o pensamento de Clavo (2008): Como tomar boas decises? Como nos conduzir corretamente da forma mais tica? Aristteles d a resposta: precisamos de sabedoria e virtude em nossas vidas (Op cit, p. 160). importante ter cautela nas tomadas de deciso em qualquer nvel organizacional, pois nossa personalidade tambm moldada pelas atitudes tomadas diariamente e que formaro o carter do administrador. O administrador deve ter a conscincia de que moralidade no privao, negao e limitao artificial; pelo contrrio, viver to bem quanto um ser humano capaz de viver (Morris, 2004, p. 27). A dimenso espiritual, que almeja a unidade, est diretamente relacionada com as necessidades espirituais dos colaboradores. a dimenso que sustenta as anteriores.

A essncia da espiritualidade a conexo. O alvo definitivo da dimenso espiritual a unidade: conexo ou integrao ntima entre nossos pensamentos e nossas aes, entre nossas crenas e emoes, entre ns e os outros, entre os seres humanos e o restante da natureza, entre tudo da natureza e a fonte da natureza. Conexo ilimitada. Unidade definitiva (MORRIS, 2004, p. 189).

Morris (2004) ainda enfatiza que:


As questes do esprito esto, e devem estar sempre, conectadas a preocupaes com a verdade, a beleza e a bondade. A verdade o elo mais resistente e duradouro para conectar pessoas e organizaes, se a verdade for dita sempre com base no amor. (...) Da mesma forma, a beleza um elemento de conexo espiritual. Quando conectamos nosso trabalho aos significados e propsitos associados a nossas aspiraes mais profundas, descobrimos que o resultado belo em um dos sentidos mais profundos. (...) Finalmente, a bondade conduz s necessidades do esprito (...). Assim, h conexes profundas e interligadas entre os alvos respectivos das quatro dimenses bsicas da experincia humana. Mas a maior delas a espiritual, a dimenso da profundidade e da conexo (Op cit, p. 191).

Podemos ento afirmar que as dimenses da excelncia empresarial, so o conjunto da excelncia humana, produzida pelo esforo e pela superao individual.
Verdade, beleza, bondade e unidade: esses quatro alicerces devem ser, em ltima anlise, o suporte da vida organizacional (...). Como exatamente eles se aplicam circunstncia especfica do momento em que estamos vivendo? Como admitiu Scrates certa vez sobre si mesmo, o fato de eu ser filsofo no significa que eu tenha todas as respostas. Significa apenas que posso ajud-lo a fazer todas as perguntas certas (MORRIS, 2004, p. 224).

Consideraes

A formulao do artigo se baseou em um tema pouco considerado no estudo em administrao de empresas. O levantamento bibliogrfico escasso, e no foram encontrados artigos semelhantes e com tal abordagem na base de dados da Ebsco, Scielo, Spell, e nos anais da ANPAD. Porm, sendo esta uma apresentao inicial dos aspectos epistemolgicos da administrao e utilizao da filosofia clssica como literatura alternativa rea, servir de introduo para outros estudos mais aprofundados posteriormente. Alm do cunho gerencial, os autores ainda ressaltam a utilizao deste trabalho como bibliografia extra para disciplinas de filosofia nos cursos de Administrao nas universidades, de forma a apresentar a importncia e o alinhamento da disciplina para com o curso.

Referncias

BOAVA, D. L. T. MACEDO, F. M. F. Constituio ontoteleolgica do empreendedorismo. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI Encontro da Anpad, 2007. CLAVO, Luis Carreto. Aristteles para Executivos: Como a filosofia ajuda na gesto empresarial. So Paulo: Globo, 2008. DAVENI, R. A. Hypercompetition. New York: Free Press, 1994. DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: empreender como opo de carreira. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. DESCARTES, Ren. Discurso do Mtodo Regras para a Direo do Esprito. So Paulo: Martin Claret, 2005. DROSDEK, Andreas. Scrates: O poder do no-saber. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. _________, Nietzsche: A coragem como fator de sucesso. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. GITMAN, L. J. Princpios de administrao financeira. So Paulo: Prentice Hall, 2010. MATTAR, Joo. Filosofia e tica na Administrao. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2010. MORGAN, Gareth. Imagens da Organizao: edio executiva. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2002. MORIN, E. Educao e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Cortez Editora, So Paulo, 2007. MORRIS, Tom. E se Aristteles dirigisse a General Motors?: A nova alma das organizaes. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. OLIVEIRA, Sidney Taylor. Ferramentas para o aprimoramento da qualidade. 2 ed. So Paulo: Pioneira, 1996. SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalism, Socialism and Democracy. Nova York: Harper and Brothers, 1942. TRAS DE BES, Fernando. O livro negro do empreendedor: Depois no diga que no foi avisado. Rio de Janeiro, BestSeller, 2009.

WALLS, Jerry. Gesto cabea: levar a filosofia para a empresa pode ajudar a encontrar o melhor caminho de cada um, segundo Jerry Walls. Disponvel em: <http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=11983>. Acesso em: 01/01/2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen