Sie sind auf Seite 1von 5

6 ELEMENTOS DO NEGCIO JURDICO Classificao Elementos essenciais: estruturais, indispensveis existncia do ato e que lhe formam a substncia Ex.

x.: a declarao da vontade; a coisa; o preo e o consentimento na compra e venda. a) Gerais: comuns a todos os negcios (Ex.: declarao de vontade). b) Particulares: peculiares a certas espcies (coisa, preo e consentimento na Compra e Venda art. 482, CC) Elementos naturais: consequncias ou efeitos que decorrem da prpria natureza do negcio, sem necessidade de expressa meno. Ex.: o lugar onde deva ocorrer o pagamento da obrigao, quando no convencionado entre as partes (art. 327, CC) Elementos acidentais: so estipulaes acessrias, de faculdade adicional a negcio jurdico para modificar alguma de suas consequncias naturais. Ex.: Condio; Termo, Encargo (arts. 121, 131 e 136, CC)

Escada Ponteana (Existncia Validade Eficcia)


Preenchidos os pressupostos, sobe para o Plano Eficcia

Plano da Eficcia
(Fatores de eficcia no observados gera a Ineficcia) Condio, Termo e Encargo ou Modo)

Preenchidos os elementos, sobe para o Plano Validade

Plano da Validade
(pressupostos no observados gera: Negcio Invlido ou Invalidade. Sano da Lei a Nulidade ou a Anulabilidade)

Plano da Existncia (elementos no observados gera INEXISTNCIA)

Plano da Existncia plano doutrinrio e reconhecido pela jurisprudncia, no pelo Cdigo Civil. Se forem observados os elementos de existncia, o Negcio Jurdico existir, caso contrrio, no existir. Casamento celebrado por autoridade incompetente em razo da matria, ou seja, por um delegado de polcia, por exemplo, inexistente (um nada jurdico). Requisitos de Existncia do Negcio Jurdico (elementos estruturais):

7 Manifestao da vontade; Finalidade negocial; Idoneidade do objeto. Declarao de vontade: - a vontade pressuposto bsico do Negcio Jurdico e se faz necessria sua exteriorizao. Para o direito, s a vontade que se exterioriza considerada suficiente para compor o NJ. - A que permanece interna (como na reserva mental) no serve porque de difcil apurao. - A declarao da vontade o instrumento da manifestao da vontade. - Princpio da autonomia da vontade liberdade, de acordo com a lei, para celebrar negcios jurdicos. (Sofre limitaes pelo Princpio da Supremacia da Ordem Pblica. O Estado busca intervir para equilibrar ou evitar opresso econmica. Ex.: Cdigo de Defesa do Consumidor, atendendo a Funo Social). - a vontade manifestada obriga o contratante (pacta sunt servanda), significando que o contrato faz lei entre as partes no podendo ser modificado pelo Judicirio, dando segurana aos negcios em geral. Em contrapartida temos o princpio da reviso dos contratos (478, CC ocorrncia de fatos extraordinrios e imprevisveis) Formas de manifestao de vontade: Expressa a que se realiza por meio da palavra, falada ou escrita, e de gestos, sinais ou mmicas de modo explcito, deixando clara, de imediato, a inteno do agente. Ex.: contratos (verbais e escritos), leiles etc. Tcita a que se revela pelo comportamento do agente. comum se deduzir, pela conduta do agente, a sua inteno. Ex.: aceitao da herana (1805, CC). *Nos contratos, a manifestao da vontade s pode ser tcita quando a lei no exigir que seja expressa. Presumida a declarao no realizada expressamente, mas que a lei deduz de certos comportamentos do agente. Ex.: presunes de pagamento (arts. 322, 323 e 324 CC) A presumida estabelecida pela lei, enquanto a tcita deduzida do comportamento do agente pelo destinatrio. As presunes legais admitem prova em contrrio (juris tantum). Espcies de declaraes de vontade: Receptcias a que se dirige a pessoa determinada, com escopo de levar ao seu conhecimento a inteno do declarante, sob pena de ineficcia. Ex.: proposta de contrato. No receptcias as que se efetivam com a manifestao do agente, no se dirigindo a destinatrio especial, produzindo efeitos sem a recepo da declarao por outra pessoa. Ex.: promessa de recompensa, revogao de testamento. Direta feita SM intermediao de qualquer pessoa Indireta aquela em que o declarante se utiliza de outras pessoas (como o representante) ou meios (cartas e telegramas) para que a declarao chegue ao destinatrio.

- O silncio como manifestao da vontade: em regra, no se aplica ao direito o ditado popular quem cala, consente. Geralmente o silncio nada significa por ter ausncia de manifestao de vontade. Excepcionalmente pode ter significado relevante vide artigo 111, CC. - neste caso, o silncio pode ser interpretado como manifestao tcita da vontade: a) quando a lei conferir ao silncio tal efeito (Ex.: na dao pura, quando o doador fixa prazo ao donatrio, para declarar s aceita ou no a liberalidade art. 539, CC); b) quando tal efeito ficar convencionado em um pr-contrato ou ainda resultar dos usos e costumes (Ex.: art. 432, CC) - Reserva mental: quando um dos declarantes oculta a sua verdadeira inteno, isto , quando no quer um efeito jurdico que declara querer. Busca enganar o outro na relao negocial. Se este enganado no soube da reserva, o ato subsiste e produz efeitos que o declarante no desejava. O que se passa na cabea do declarante (reserva) indiferente ao mundo jurdico e irrelevante no que se refere validade e eficcia do negcio jurdico. Ex.: reserva mental de boa-f declarante manifesta vontade de emprestar dinheiro a um amigo porque este tinha inteno de suicidar-se. (a real inteno do declarante no era de realizar contrato de mtuo, mas de salvar o amigo do suicdio). Reserva mental de m-f declarao do testador que pretende prejudicar herdeiro, fazendo disposio em benefcio de quem se diz falsamente devedor. - efeitos da reserva mental art. 110, CC: a reserva mental desconhecida da outra parte irrelevante para o direito. A vontade declarada produzir normalmente os seus efeitos, a respeito de estar conscientemente em conflito com o ntimo desejo do declarante. Considerase s o que foi declarado. Porm, se o declaratrio conhece a reserva, a soluo outra. (sem declarao de vontade, inexiste o negcio jurdico).

Finalidade negocial

- o propsito de adquirir, conservar, modificar ou extinguir direitos. Quando no h este propsito, pode haver um ato jurdico em sentido estrito, mas no um Negcio Jurdico. Permitem a obteno de mltiplos efeitos, mediante a declarao de vontade, destacando-se a aquisio, modificao e extino de direitos.

Idoneidade do objeto

- necessria para a realizao do negcio que se tem em vista. Ex.: para celebrar um contrato de mtuo, a manifestao de vontade deve recair sobre coisa fungvel. No comodato, o objeto deve ser coisa infungvel.

Plano da validade

9 O ato existente deve passar por uma triagem quanto sua regularidade para ingressar no plano da validade, quando se verificar se est perfeito ou se encontra eivado de algum vcio ou defeito inviabilizante. Deve-se preencher requisitos de capacidade do agente, a licitude do objeto e a forma prescrita em lei. O negcio jurdico, portanto, pode existir e no ser vlido. Requisitos de validade: Se o negcio jurdico os possui, vlido e dele decorrem os mencionados efeitos almejados pelo agente. Se falta-lhe um dos requisitos, o negcio invlido, no produz efeito jurdico em questo e NULO ou ANULVEL. - de carter geral art. 104, CC. - de carter especfico pertinentes a determinados negcios jurdicos. Ex.: na compra e venda, a coisa, o preo e o consentimento Capacidade do agente: condio subjetiva. a aptido para intervir em negcios jurdicos como declarante ou declaratrio. necessria para que uma pessoa exera os atos da vida civil, por si s. Agente capaz o que tem capacidade de exerccio de direitos, aptido para exercer direitos e contrair obrigaes na ordem civil, que adquirida com a maioridade (18 anos) ou com a emancipao (art. 5, CC) *a incapacidade a restrio legal ao exerccio da vida civil, se apresentando na espcie absoluta e na relativa. Seu exerccio pode ser suprido com a representao ou com a assistncia. **a incapacidade no se confunde com os impedimentos ou falta de legitimao (que a incapacidade para a prtica de determinados atos). Ex.: venda de ascendente para descendente sem consentimento de cnjuge e demais descendentes (art. 496, CC). ***ressalva do art. 105, CC Ex.: de um lado h pessoa capaz, e de outro, simultaneamente, um capaz e um relativamente incapaz, s este poder anular parcialmente o ato e tirar proveito da anulao, salvo se indivisvel o objeto. Objeto lcito, possvel determinado ou determinvel: condio objetiva. - Objeto lcito o que no atenta contra a lei, a moral ou os bons costumes. OBJETO JURDICO (ou IMEDIATO, ou CONTEDO DO NEGCIO) sempre uma conduta humana (PRESTAO de dar, fazer ou no fazer). OBJETO MATERIAL (ou MEDIATO) so os bens ou prestaes sobre os quais incide a relao jurdica obrigacional. - Objeto possvel (quando impossvel, o negcio nulo). A impossibilidade do objeto pode ser: a) fsica que emana de leis fsicas ou naturais. Deve ser absoluta (alcanar a todos indistintamente, como p. ex., a lei que impede o cumprimento da obrigao de colocar toda a gua dos oceanos em um copo dgua. A relativa (que atinge s o devedor, mas no outras pessoas, no constitui obstculo ao negcio jurdico art. 106, CC) b) jurdica ocorre quando o ordenamento jurdico probe expressamente negcios a respeito de determinado bem. Ex.: herana de pessoa viva (426, CC).

10 - Objeto determinado ou determinvel - (este ltimo, indeterminado relativamente ou suscetvel de determinao no momento da execuo). Permitido assim, a venda de coisa incerta (indicada ao menos pelo gnero e pela quantidade (243, CC) que ser determinada pela escolha. Forma: o meio de revelao da vontade, prescrita em lei. No direito brasileiro a forma , em regra, livre. Assim, consensualismo regra e o formalismo a exceo. (art. 107, CC). Se no observado, o negcio jurdico nulo. (166, IV e V, CC) - Espcies a) livre qualquer meio de manifestao da vontade no imposto pela lei; b) especial ou solene a exigida pela lei como requisito de validade; e c) contratual a convencionada pelas partes. Art. 109, CC (partes podem determinar que o instrumento pblico torne-se necessrio para a validade do negcio).

DA REPRESENTAO Art. 120, CC Direitos podem ser adquiridos por ato do prprio interessado ou por intermdio de outra pessoa. Representante quem pratica o ato. O representado a pessoa em nome de quem ele atua e fica vinculada ao negcio. Assim, representao atuao jurdica em nome de outra pessoa, que pode nascer da lei ou do contrato. Espcies (115, CC) a) legal a deferida pela lei aos pais, tutores, curadores, sndicos etc; b) convencional ou voluntria quando decorre de negcio jurdico especfico (como o mandato) Espcies de representantes a) legal aquele a quem a lei confere poderes para administrar bens e interesses alheios, como os pais, tutores e curadores; b) judicial o nomeado pelo juiz para exercer poderes de representao no processo, como o inventariante; e c) convencional o que recebe mandato outorgado pelo credor. (art. 656, CC) Regras da representao Arts. 116 e 119, CC. Contrato consigo mesmo configura-se quando: a) ambas as partes se manifestam por meio do mesmo representante (dupla representao); e b) o representante a outra parte no negcio celebrado, exercendo dois papis distintos, como ocorre no mandato em causa prpria. Vide art. 117, CC)

Das könnte Ihnen auch gefallen