Sie sind auf Seite 1von 36

Direito Civil:

Parte geral.

Bom livro para comentrios de questes de Mrio Godoy.

Parte Geral: pessoas, bens e fatos jurdicos. Pessoa natural Fsica: Pessoa para o direito quem tem personalidade jurdica: a aptido para adquiri direitos e deveres. Aquisio da personalidade se dar com o nascimento com vida. Logo, havendo vida haver personalidade. Nascituro: professor Rubens limon de Frana. Segundo ele o nascituro o ente com vida intrauterina concebido, mas ainda no nascido. T na barriga da me. Ele no personalidade jurdica. O cdigo civil protege os direitos do nascituro. O D. civil protege os direito futuros do nascituro. O que isso: isso o nascituro, por ter direito futuro protegido, ele poder receber qualquer coisa e etc se nascer com vida. Ex de direitos futuros: uma criana, ainda na barriga da me, recebe uma doao de um bem. O bem dessa criana estar protegido pelo direito civil, pois at o seu nascimento, que dever ser com vida, o cdigo defender o direito futuro da criana. Se a criana morrer, ou seja, nem chegar a nascer, logo o bem doado ir voltar ao seu doador. Ento o que o nascituro tem o direito futuro, ou seja, s recebe algo se nascer. Agora se nascer, recebe personalidade e logo recebe tudo que lhe de direito e dever. Em um determinado momento, os juristas viram que o nascituro tem certos direitos. Por exemplo, o aborto no legal, considerado, pois o nascituro tem direito em nascer com vida. Da alguns juristas defendem que o nascituro tem direitos, e sim tem direitos, tambm tem personalidade. H duas correntes a natalista e a concepcionatista. A primeira a tradicional:se adquire a personalidade com vida. A segunda versa sobre que a personalidade se adquire quando h a concepo. A grande diferencia que os natalista o nascituro no tem persoanlidade jurdica. Em prova objetiva devemos seguir a regra natalista: s adquire personalidade jurdica com nascimento com vida. Mas h uma outra classificao que estar sendo muito usada em concursos que a da Maria Helena Diniz. Segundo essa autora a personalidade jurdica significa a aptido de ter direitos e deveres. Esses direitos podem ser patrimoniais: tem valor, os bens e extrapatrimnias: a vida, a liberdade. O feto enquanto em gestao, tem direitos extra patrimoniais. Ento o feto detm personalidade jurdica. H duas personalidade jurdica: material e a formal.

A primeira me dar direito de ter direitos patrimoniais e a segunda dar direito a extra patrimoniais. Ento o nascituro ter personalidade jurdica, mas somente formal. Esse o entendimento da professora Helena Diniz. E sobre alimento gravdico: ALIMENTOS que a mulher pode pedir para o nascituro. Assim ele tem direito aos alimentos gravdicos, assim ele ter direito patrimonial, mas essa teoria cai por terra porque os alimentos vo para a me.

Capacidade Jurdica: aptido para praticar atos da vida civil relativos ao seus direitos e deveres.

Isso quer dizer que eu quero sabe se a pessoa pode praticar atos da vida civil relativo aos seus direitos e deveres. A capacidade conhecido como efeito da personalidade jurdica. Pois se eu tenho esta terei aquela. H duas capacidades: A de fato ou de exerccio e a de direito ou a de gozo. A capacidade de fato ou de exerccio apatido para praticar os atos por se s. J a de direito a aptido para praticar atos, desde que esteja representado ou assistido. Questo de prova: Com que idade se adquiri a capacidade de direito: 16, 18 ou 21. R_ desde do nascimento com vida. Resposta neste caso 16.

Preste ateno: como uma linha do tempo. Primeiro voc nasce, adquiri personalidade jurdica: aptido de adquiri direitos e deveres. Depois em sequncia voc adquiri a capacidade jurdica que a aptido de praticar atos relativos a seus direitos e deveres. A capacidade se divide em duas partes sendo que a primeira, a de direito ou de gozo a primeira capacidade que nos recebemos. A segunda capacidade, de acordo com o tempo, ser a de fato ou de exerccio que a aptido de praticar todos os atos relativos aos meus direitos e deveres.

Incapacidade: o incapaz no poder praticar atos na esfera civil. Exemplo: uma criana no poder vender um apartamento. H dois tipos de incapacidade: absoluta ou relativa.

Absolutamente incapaz: representado. Criana de 2 anos. Relativamente incapaz: assistido. Adolescentes. Agora fao a seguinte pergunta: quem assistido e quem representado: Veja s, quando falamos em incapaz temos dois tipos de incapaz: o menor e o maior. O menor, por ser uma criana, e o maior por ter algum problema mental. Quem ir representar o menor ser os seus pais , mas se o menor no tiver ningum, o juiz ir escolher um Tutor. Para o maior com problemas mentais ou etc... teremos o curador. 1. Tutela: para o menor incapaz. 2. Curatela: para maior incapaz. Quem ir assistir ou representar. Fcil. Assistir se for relativamente incapaz. Representar se for absolutamente incapaz. OBS: existe incapacidade de fato e no de direito.

Quem so os absolutamente e relativamente incapazes: Os Absolutamente so aquelas pessoas que no detm discernimento. Os relativamente incapazes detm o discernimento reduzido. O meu discernimento poder ser afetado por duas coisas: idade ou problema mental. A minha idade, segundo a lei, poder ser relativamente ou absolutamente incapaz. Problema mental: se o problema que tenho, reduz o meu discernimento, logo serei relativamente incapaz. Se o problema grande, ento teremos absolutamente incapaz. Como saberei se a pessoa ou no absolutam,ente ou relativamente incapaz... atravs de laudo mdico. Art. 3 e 4 do CC:
Art. 3 So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; III - os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. Art. 4 So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; II - os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido;
o o

III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os prdigos. Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial.

Absolutamente: a pessoa no tem discernimento. Menores de 16 anos: menor impbere Problema mental: no h discernimento.

Relativamente : a pessoa tem discernimento reduzido. Entre 16 e 18 anos: menor pbere Problema mental: depende do discernimento, MAS o discernimento relativo. Por causa transitria no puderem Os prdigos: so os que gastam os seus exprimir a sua vontade: a pessoa em patrimnios so freio. coma.

Art. 1782 os prdigos no podem vender, emprestar, doar qualquer patrimnio, mas poder praticar os atos de mera administrao: atos de gerenciamento.
OBS: os absolutamentes incapazes so representados e os relativos incapazes so assistidos. Os relativos podem praticar atos, mas nem todos por isso os atos so relativos. Exemplo disso, a idade mnima no Brasil para se fazer testamento de 16 anos. Logo o relativo incapaz poder agir sem assistncia. Questo: Um adolescente de 16 anos recebe uma procurao e compra um apartamento em nome da pessoa que lhe deu a procurao. Esta questo estar certa ou errada: R_ a resposta certa. art.66 _Menor de 16 anos poder receber procurao e praticar atos em n ome de quem deu a procurao.

Questo o surdo mudo absolutamente incapaz ou relativamente incapaz... Nem um nem o outro. Na realidade eles so capazes, mas aqueles que detm AFASIA: problema que afeta o crebro na parte da comunicao, faz com que a pessoa no distinguia ou at no escreva o que a coisa , porque a pessoa perde seu poder de compreenso. Ento de acordo com o cdigo qualquer pessoa que tenha afasia ser absolutamente incapaz. Questo: o ausente relativamente incapaz ou absolutamente incapaz.... O ausente aquele que diz: vou ali e volto logo. Desaparece e depois de muito tempo volta. Art. 22 e 29 fala sobre o ausente. Depois volto pra ela. E o ndio: capaz ou incapaz...

Esses casos so os ndios fora da reserva. Art. 4 pargrafo nico: o ndio ter tratamento especial com a lei 6001-73 (Estatuto do ndio). ( OS NDIOS AQUI SO OS SELVANGENS) Os ndio so capazes para celebrar atos entre eles, mas ser relativamente capaz e assistido, nos atos com o homem branco. Agora se o ndio fazer negcios com o homem branco sem assistncia, os atos sero considerados nulos. Se so nulos, logo o ndio ser considerado absolutamente incapaz. A questo do ndios depender de cada caso, pois haver casos onde eles ser absolutamente incapaz, como capaz e relativamente incapaz. Bloco 04: Emancipao art. 5 i IV e pargrafo nico. antecipao da capacidade civil plena. Ento essa antecipao s valer para a esfera civil, mas para as outras esferas do direito a pessoa ir responder como menor. Exemplo, menor de 16 anos foi emancipado e mata algum. Ir responder por crime... no e sim ele ser visto como menor infrator. H 3 tipos de emancipao: a) Voluntria: vontade os pais do ao filho a emancipao por instrumento pblico: documento feito em cartrio. Detalhe: maior de 16 anos. b) Judicial: atravs do Tutor e se houver divergncia dos pais. Aqui haver a sentena do juiz e o menor dever ser maior de 16 anos. OBS: uma vez emancipado, sempre emancipado. Agora no se esquea que um ato invlido suscito invalidar um ato. c) Legal: automtica bastar acontecer um do atos que esto na lei: casamento, concurso pblico efetivo, colao de grau superior e se o menor for um empresrio com uma economia prpria ou exercer uma profisso que lhe dar uma autonomia financeira, logo ele ser emancipado.

OBS: A idade de casamento para o Brasil de 16 anos, mas o juiz poder conceder um casamento para menor de 16 se a mulher estiver grvida. Logo o menor ser emancipado nesse caso. Unio estvel no emancipa. Preste ateno nas idades de 16 que s h para o inciso quinto. OBS 2: em um casamento, se ele for determinado invalidado, ele produzir efeitos at a data do conhecimento da invalidade somente para casamentos de boa f. Ento o menor emancipado em uma casamento, se tiver seu casamento invalidado, no irpa perder a emancipao se casou de boa f, caso contrrio, ir perde-la. OBS 3: idade mnima para concurso 18 anos, mas isso federal. Pra o Estadual ou municipal, poder o menor de 18 anos fazer a prova e exercer o cargo.

Art. 6 e 8: Morte.

H duas mortes no Brasil: a) b) Real: certeza da morte - cadver e atestado de bito. Presumida: no h o corpo, mas a morte presumida.

Haver morte presumida em: 1) Na ausncia em 3 processos seguidos: curadoria do ausente, sucesso provisria e sucesso definitiva. Vamos analisar esses trs processos: Primeiro a pessoa desapareceu: o interessado vai a juzo para ter a ausncia declarada. No h um prazo para pedir a declarao da ausncia. O juiz quem dir. O juiz diz que caso de ausncia e dar a primeira sentena que a curadoria do ausente, esta ter 3 elementos: declara a ausncia, arrecada os bens do ausente e nomeia um curador. Se no aparecer a pessoa, ento teremos o seguinte: ou a sucesso provisria ou a definitiva. Sucesso provisria: declara depois de um ano da declarao da curadoria do ausente. Os herdeiros aqui ir receber a posse dos bens. H um outro meios de receber a sucesso provisria. Essa forma se dar se a pessoa sumir e deixar uma procurao, ento no haver ausncia. Ento se depois de 3 anos, se a pessoa no reaparecer, ento haver a sucesso provisria. Neste caso no h de se falar em curadoria do ausente. O tempo passo, a pessoa no aparece, ento teremos a sucesso definitiva: 10 anos depois da sucesso provisria art.37 do CC. Aqui haver a posse definitiva dos bens para os herdeiros. Segundo o art.6 se haver a abertura da sucesso definitiva, logo haver a presuno de morte. Segundo caso: sumi e tenho mais de 80 de anos e passaram 5 anos de desaparecimento, para o processo e abre a sucesso definitiva. Ento h dois casos para a sucesso definitiva.

E se o morto voltar o que vamos fazer.... Segundo a lei ele poder retomar o seu patrimnio: se o dito morto voltar 10 anos aps da decretao da morte da pessoa, ele poder retomar o seu patrimnio no estado que se encontrar, se passar do prazo perdeu. Ento o dito morto ir retomar tudo que era seu no estado em que se encontrar: tinha duas casas. A primeira foi vendida e o dinheiro guardado e o segundo foi vendido e comprou-se dois outros imveis, ento o ausente ir retomar o bens que esto no momento. OBS: para se presumir a morte antigamente era usado um meio: com a abertura da sucesso definitiva, isso quer dizer que aps a ausncia de 10 anos da pessoa, caso ela

no aparea, logo teramos a morte presumida. O novo cdigo veio e estabeleceu mais um tipo de morte presumida. Ento hoje temos dois tipos de morte presumida: a) Pelo tempo de 10 anos quando no se encontra, logicamente, o cadver.

b) A pessoa sumiu e logo a sua morte decretada , em outras palavras, decretada a morte da pessoa sem decretao da ausncia Art. 7 Pode ser declarada a morte presumida, sem decretao de ausncia: I - se for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida; II - se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. Pargrafo nico. A declarao da morte presumida, nesses casos, somente poder ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguaes, devendo a sentena fixar a data provvel do falecimento. LOGO: ser decreta a morte sem declarao da ausncia em dois casos: Se a morte for realmente provvel: queda de avio. Segundo a lei, ara isso ocorrer dever haver o fim das buscas. Se a pessoa foi feita prisioneira de guerra e depois da guerra, 2 anos, ela no apareceu.
o

A princpio o desaparecimento no presuno de morte e sim da sua ausncia. Art. 6: Art. 6 A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucesso definitiva Ausente: art. 22 e 39 do CC. Ausncia: a pessoa que sumiu sem deixar notcias ou procurador. Resumo: Presumo da morte por ausncia: Passado 10 anos da sucesso provisria Pessoa desaparecida e com mais de 80 anos Presuno da morte sem ausncia: Chance real de morte.* Prisioneiro de guerra desaparecido depois de 2 anos.**
o

* as buscas devem ter sido encerradas. ** o tempo de 2 anos ser contado depois do fim da guerra.

Comorincia: quando duas pessoas morrem e no h como se averiguar quem morreu primeiro, logo pela comorincia, dizemos que os dois morreram ao mesmo tempo. a presuno de morte simultnea quando dois ou mais indivduos morreram no mesmo instante e no como dizer quem morreu primeiro.

H trs formas de se perguntar a comorincia: 1) Se houver qualquer critrio que estabelece quem morreu antes ou primeiro, logo isso no existe pois para o direito brasileiro existe a comorincia. 2) Na comorincia no se comunicam os patrimnios das pessoas: quer dizer quer o patrimnio de cada um fica com cada pessoa. ( certo ) 3) Haver comorincia se duas pessoas falecerem em lugares diferentes, no podendo se averiguar quem morreu antes. ( certo) Estudado:. Pessoa natural, Personalidade jurdica e capacidade jurdica.

Aulas com o professor de camisa amarela listrada. Primeira aula.

Direitos da personalidade: Art. 11 at 21 do CC.

Bloco 2

Direitos da personalidade:

So direitos bsicos como: honra, privacidade e etc... eles no tem contudo econmico, logo eles so chamados de direitos da personalidade. Estes so direitos que vem no momento com o nascimento com vida.

Pergunta: quais so as caractersticas dos direitos da personalidade: Eles so irrenunciveis detalhe eles so irrenunciveis, mas no so absolutos. Eles so intransmissveis: no posso vender os meus direitos. Relativamente anielveis: a lei permite que vc negocies alguns deles. So extra patrimoniais: no tem valor econmico. Os direitos da personalidade tem um valor mediato: possvel pedir dano moral

Eles so impenhorveis. Imprescritveis Oponveis erga omnes: o meu direito pode ser protegido contra qualquer pessoa. Eles so decorrentes: decorrem da personalidade jurdica.

Como posso proteg-lo: Pode ser preventiva ou contenciosa. Esta refere-se a danos morais recebidos vias ao judicial. A segunda uma espcie de medida cautelar. Logo temos: Preventiva: antes do dano aqui temos as medidas cautelares. Art. 11 Repressiva: depois do dano aqui temos a indenizao. Art.12

Art. 11. Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau.

De quem a competncia para reclamar indenizao por quem j morreu por abuso aos direitos de personalidade do falecido: a famlia deste. Seria o cnjuge, qualquer parente em linha reta ou colateral at terceiro grau. Quando eu falo famlia posso dizer que temos duas maneira de se ingressar numa famlia. Parentesco: linha reta ou colateral: tio, tia e etc... e o Cnjuge. OBS: parentesco em linha reta vai at o infinito e parentesco colateral vai at o 4 grau.

Ento a famlia quem poder pedir indenizao pelo falecido.

Sobre os direitos da personalidade, que se assemelham muito com os direitos fundamentais da constituio, temos os art. 13 e 14 que falam a respeito deles e como posso us-los se em vida ou em morte.

Art. 13. Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Pargrafo nico. O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial. Art. 14. vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Pargrafo nico. O ato de disposio pode ser livremente revogado a qualquer tempo.

Em sntese, o que eu devo extrair da que o direito ,eu e ele indisponvel, mas de forma gratuita posso em vida ou em morte, doar algo meu sem problemas.
Art. 15. Ningum pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica. Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. Art. 17. O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria. Art. 18. Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.

Os artigos 16 18 falam sobre o direito ao nome. Ento quando falamos em nome nos temos: o prenome mais o sobrenome. Paulo De Lira. Sobrenome: famlia e prenome Paulo. OBS: sobrenome = cognome, nome patronmico e apelido de famlia. Agnome diferente de sobrenome. Agnome o que diferencia parentes com o mesmo nome. Ex: Paulo Rafael de lira junior; Paulo Rafael de lira neto. Explicao do Art. 16: todo mundo em direito a um nome e ningum poder usar o meu nome com finalidade econmica sem a minha prvia autorizao. E a segunda proteo, ningum poder expor o meu nome a desprezo pblico, mesmo sem inteno. Obs: pseudnimo goza da mesma proteo do nome, art. 19 do CC. OBS: Art. 20: meu retrato, palavras e escritos: em regra ningum poder us-lo afim de afetar a minha boa fama, e nem para finalidade econmica, salvo se eu autorizar, necessrio a ordem pblica ou for necessrio para a Administrao da justia. Questos: Art. 20
Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.

R_ se estiver falando de quem tem legitimidade para pedir danos morais ao ausente ou morto: famlia + colaterais at 4 grau. Se estiver falando para legitimidade de indenizao pelo retrato, palavras ou coisas escritas, ento teremos a famlia sem os colaterais.

Pessoa jurdica:

O que uma pessoa jurdica: um ente abstrato que poder ter direitos e deveres prprios. A pessoa jurdica tem proteo dos direitos da personalidade. ento elas detm personalidade jurdica, mas os direitos e deveres no todos, somente aqueles que so cabveis. Questo: Se eu agredir um direito de personalidade de algum, devo ressarci-l materialmente ou moralmente. Agora, se eu agredi os direitos de personalidade de uma pessoa jurdica irei ou poderei ressarc-la moralmente... R_ pessoa jurdica poder sofrer dano moral, sim porque as pessoas que a compem detm honra, logo poder sim ser indenizada. H dois tipos de honra: subjetiva: o que eu penso de mim e objetiva: o que as pessoas pensam de mim. A pessoa jurdica tem honra objetiva. Smula 227 do STJ: a PJ poder sofrer dano moral. O que PJ: pessoa jurdica um ente abstrato formado por um conjunto de pessoas naturais ou de bens, reunidos para se atinge um determinado fim, a quem a lei reconhece aptido para adquire direitos e obrigaes,

Posso classificar a PJ de duas maneiras: Conjunto de pessoas Ou conjunto de bens.

De acordo com o Cdigo civil, art. 40 h uma outra classificao para PJ quanto a sua atuao:
Art. 40. As pessoas jurdicas so de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado

A PJ pode ser: De direito pblico: interno ou externo. De direito privado

Quem so essas pessoas acima: art 41,42 e 43.

Interno: ADM. Direta os entes federativos + Autarquias e associaes pblicas: dois entes pblicos juntos. Externo: so as pessoas conhecidas no cenrio internacional: Estado estrangeiro e todas as pessoas que so regidas pelo direito internacional. Temos 3 pessoas: a) Estados estrangeiros b) Organismos internacionais c) A repblica Federativa do Brasil. OBS: Unio diferente da repblica federativa do Brasil. OBS: s para direito ADM, a OAB uma prestadora de servios independente, no uma autarquia, mas de direito pblico. Ento a OAB uma pessoa que tem estrura de direito pblico, mas funciona como de direito privado. A fundaes pblicas tambm so assim.

Pessoas Jurdicas de direito Privado: art.44 temos 5 pessoas: a) As sociedades b) Associaes c) Fundaes d) Partidos polticos: regulado por lei especial e) As organizaes religiosas.: criao livre isso quer dizer que no necessita de autorizao para sua criao. Diferens: Sociedade: visa lucro.

Associao: no visa o lucro. Um conjunto de pessoas. Associao = Universitas personarum. Fundao no visa lucro. Conjunto de bens. Universitas bonorum

Conceito: Sociedade: conjuto de pessoas que se renem com fins lucrativos.

Associao: conjunto de pessoas que se renem sem fins econmicos. Fundao: conjunto de bens sem fins lucrativo.

OBS: sociedade e empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado, como os sindicatos e as cooperativas. OBS: o condomnio ou condomnio edilcio, pessoa jurdica de direito publico ou privado. Nem um dos 2. Ele um ente despersonalizado. O que isso: so entidades que no detm personalidade jurdica, mas por fora de lei podem ser parte no processo civil . Quem so os entes despersonalzados: 1) Condomnio 2) Esplio 3) Massa falida: xonjunto de bens de quem teve a sua falncia. 4) Herana:jacenta: conjunto de bens deixados pelo morto sem herdeiros ou vacante: conjunto de bens deixados quando passa para o Estado.

Regras especiais para pessoas jurdicas de direito privado: art 45.


As pessoas jurdicas, afim de terem personalidade jurdica, necessitam de um ato constitutivo para a sua criao. O que ato constitutivo: o ato jurdico que tem o poder de criar uma pessoal jurdica. Ela constituda em um documento, que contm as regras daquela pessoa jurdica, que dever ser registrado para ocorrer o seu nascimento. Qual o ato constitutivo de uma associao: um estatuto. Esse o documento que devo criar para cri-la. Fundao: tambm um estatuto. Sociedade: depende do tipo da sociedade: contrato ou estatuto. Logo chamamos de contrato social ou estatuto social. Somente elabor-los, os documentos: estatuto ou contrato, personalidade jurdica. Eles necessitam do registro. Aonde... no dar a eles a

H dois cartrios: Lei 6015-73: LRP segundo essa lei o cartrio que se deve registrar a pessoa jurdca, para que ela nasa, o cartrio DE REGISTRO CIVIL DE PESSOA JURDIC - RCPJ. Cartrio 2: lei 8934-94: trata de registro pblico de empresas mercantis e atividades afins. Segundo essa lei quem faz o registro a junta comercial. Diferena: a junta comercial: registro empresarial e a RCPJ para pessoas que no desempenham atividade jurdica. P_ Onde eu registro, Poe exemplo, o estatuto de uma associao: R_RCPJ. P_ onde fazer o registro de uma sociedade: R: depende. H dois tipos de sociedade. A sociedade que tem um estatuto conhecido como sociedade simples e a sociedade que tem um contrato conhecida como sociedade empresarial. Ento temos: a) Sociedade empresarial registro na junta comercial b) Sociedade simples RCPJ. OBS: no basta somente registrar, tambm precisamos averba todas as modificaes por que passaram o ato constitutivo. OBS2: h certas pessoas jurdicas que no posso somente cri-las. Necessito de uma autorizao para depois cri-las. Ex: criar um banco, antes tenho que ter a autorizao do banco central. Criar uma faculdade, tenho que ter antes uma autorizao do MEC e etc... Tudo isso acima estar no art.45 do CC.

Art. 46: O que deve constar no ato constitutivo na criao de um estatuto ou contrato... R_ incisos 1 - 6. Memorizar!!!
Art. 46. O registro declarar: I - a denominao, os fins, a sede, o tempo de durao e o fundo social, quando houver; II - o nome e a individualizao dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; III - o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente;

IV - se o ato constitutivo reformvel no tocante administrao, e de que modo; V - se os membros respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais; VI - as condies de extino da pessoa jurdica e o destino do seu patrimnio, nesse caso.

P_ o que acontecer se eu criar um PJ com falta de um dos elementos necessrios que esto nos artigos acima: R_ o ato ser invlido. Mas essa invalidez nulo ou anulvel... R_ ele anulvel. Pois a partir da inscrio haver um prazo de 3 anos para pode invalidar o contrato ou o estatuto.

Administrao da pessoa jurdica.


A administrao da PJ ser o administrador, ele ser a voz da PJ. Logo os atos praticados por ele, logo a PJ que estar obrigada. O administrador tem uma certa autonomia, mas se agir fora ou alm do que estar no contrato social ou do estatuto da PJ, logo ele estar praticando um ato ultra vires: um ato alm das foras do administrador, e ser responsvel por isto. O administrador ser obrigado por sua ao ou ato ultra vires. OBS: tecnicamente falando, quem responder pela PJ no ser somente o administrador pois h lugares onde h mais de um administrador para a PJ, e sim ser o rgo de administrao. Qual o qurum necessrio para aprovao de determinado problema: O estatuto ou o contrato dever vim com o nmero, mas se no houver nada sobre o qurum de votao, logo ser a maioria do maior dos presentes. Questo de prova: Quando a PJ tiver administrao coletiva o qurum de votao ser a maioria simples dos presentes, salvo se houver resoluo no ato constitutivo. Certo ou errado: Errado, pois maioria simples diferente de maioria absoluta.

ATENO: Art.48 pargrafo nico


Art. 48. Se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises se tomaro pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso.

Pargrafo nico. Decai em trs anos o direito de anular as decises a que se refere este artigo, quando violarem a lei ou estatuto, ou forem eivadas de erro, dolo, simulao ou fraude.

1) Se um administrador na conduo da pessoa jurdica praticar um ato contra a lei o ato anulvel em virtude do pargrafo acima. 2) Ato simulado ou simulao nulo pelo artigo 167, mas de acordo com o artigo acima ele ser anulvel. Na prova a resposta NULO para termos gerais! E ser anulvel se for ato do administrador da pessoa jurdica. 3) Ato com dolo, fraude so anulveis, mas o art,178 diz que o ato anulvel e o prazo de 4 anos. Logo qual o prazo: geral 4 anos, se a perguntar aparecer com o administrador da pessoa jurdica, logo o prazo ser de 3 anos.

Desconsiderao da pessoa jurdica mais algumas coisas se encontram no PC de Walmir e na minha caixa de e-mail.

Dissoluo da pessoa jurdica:

O processo dissolutrio o processo pelo qual extinguimos a pessoa jurdica. O processo dissolutrio pode se dar em trs formas: a) Voluntria b) Judicial c) Administrativa As fases da dissoluo so trs: 1) Ato dissolutrio 2) Liquidao 3) Extino. Assim dependendo do tipo do processo dissolutrio, o ato dissolutrio ir ser diferente. Lembrando que temos 3 formas diferente para o processo dissolutrio: voluntrio, judicial e administrativo.

Dissoluo voluntria:

As partes decidem em encerrar a pessoa jurdica. Assim temos que primeiro dar entrada no ato dissolutrio. Este no encerrar a personalidade jurdica da pessoa jurdica, mas encerrar as atividades desta. O ato dissolutrio se materializa em um documento formal que expressa vontade das partes em encerrar as atividades da PJ. Este documento dever ser firmado em cartrio para se dar publicidade ao ato.

Liquidao:
Fase onde as dvidas da PJ devem ser sanadas. Aqui teremos o liquidante, que ir fazer vrias coisas, mas ir fazer, como mais importante, o seguinte: Reunir o ativo e pagar o passivo. E se sobrar algum dinheiro, este ser chamado de acervo. Este o liquidante dever dar um destino: ou voltar para os scios ou ir para oura fundao.

Extino:
Ato formal que pem fim a personalidade juridica. OBS: devido ao art.51 do CC, a pessoa jurdica ir existir at a liquidao. Quando comear a dissoluo dela, a pessoa jurdica ir existir nos atos dissolutrios e na liquidao, mas ir se encerrar na extino. Dissoluo Judicial: a mesma coisa que o ato dissolutrio. A diferena da dissoluo voluntrio da judicial que esta o juiz quem decreta, ou seja, h a deciso do magistrado. Dissoluo Administrativa: Aqui teremos um ato administrativo. Aqui teremos a fase do ato dissolutivo, mas a diferena das demais que esta em tela versa sobre de ato do governo que comea o ato dissolutivo.

Novo assunto:

Associaes:
Conjunto de pessoas sem fim econmico. No deve dar lucro, mas pode receber dinheiro dos seus associados, desde que o dinheiro seja investido na prpria associao ou em outras palavras na PJ. O recursos que a Associao possa ou venha a cobrar, dever ser gasto com a prpria PJ. E os associados s devem ou tem relao com a prpria Associao e no com os seus associados. No entre os associados direitos e deveres recprocos.

Art. 54: sob pena de nulidade o estatuto da associao conter. Logo Associao tem um estatuto, enquanto a sociedade tem um contrato social. OBS: caso haja algum elemento faltante na elaborao do ato constitutivo de uma PJ, em um modo geral, termos a ANULAO que dever ser levantada em 3 anos. Se o caso for elemento faltante na elaborao do ATO CONSTITUTIVO DE UMA ASSOCIAO, teremos um ato NULO. O associados de uma Associao tem os mesmos direitos e deveres, mas nada impede que haja uma diferenciao entre os associados, atravs de uma criao de posies diferentes, desde que esteja no estatuto da associao. OBS 2: h algumas associaes que devido a seu regulamento ir gerar cotas para os seus associados. A morte do associado faz com que as cotas que ele detm passem para os seus herdeiros, mas a posio de associados no ir passar. O que ir ser passado sero as quotas, se acaso elas existirem, mas o herdeiro no ir ser um novo associado. Se no estatuto houver alguma clausula, liberando o acesso, ento o herdeiro das cotas ir ser um novo associado. Podemos excluir um associado de uma associao... So necessrio dois requisitos: justa causa e procedimento prprio que garante o contraditrio e ampla defesa. O estatuto dever conter os motivos da justa causa e alm do mais devero escutar o associado, ele dever ter o direito do contraditrio e da ampla defesa.

Assembleia Geral: rgo composto pelos associados que iro deliberar alguns temas que so os mais importante para a Associao. Assim a A.G ir sempre praticar dois atos: 1) Atos mais importantes 2) Atos incompatveis da Administrao da PJ. Quem ir dizer quais so esses atos: o estatuto. De acordo com o art. 59 a A.G poder, e somente ela ir pode fazer pois a lei assim exiguir que tenha no se estatuto de forma obrigatria: a) Destituir os administradores

b) Alterar o estatuto. Qual o qurum da A.G para aprovao:

O qurum ser previsto No estatuto. Se no houver o qurum o estatuto de Associao ser nulo. A fim de alterar o estatuto ou retirar um administrador, dever haver uma reunio da A.G para que isso ocorra. Quem chama a A.G o prprio Administrador. Nos casos onde o assunto for a destituio do administrador da Associao, de acordo com art.60, 1/5 do dos membros da A.G podero convoc-la. O que acontece com o patrimnio de Associao quando esta fecha: O patrimnio que restar ir para uma outra instituio de fins no lucrativo. Mas h algumas associaes onde os associados entram com dinheiro no comeo delas. Logo o patrimnio dela ir para outra instituio sem fins no lucrativo e o dinheiro que eu investir ir voltar para mim. Qual a entidade que o dinheiro vai: A instituio dever estar no estatuto, mas se no houver, o associados iro escolher para onde vai o patrimnio remanescente. Esta instituio dever estar ou no Estado ou no municpio, caso no haja ir para a Fazenda pblica.

Fundaes: Processo de criao pouco mais lento. Aqui temos um conjunto de bens e tambm haver fiscalizao do MP. Ela tem 4 etapas para sua criao: 1) Ato de dotao 2) Estatuto 3) Aprovao 4) Registro.

Ato de dotao: o ato onde h a destinao de bens para a criao da fundao. De acordo com a lei dever ser feito por escritura pblica ou por testamento. Aqui obrigatrio haver a finalidade no ato de dotao. A maneira de administrao facultativo estar no ato de dotao, mas a finalidade obrigatria. Normalmente a maneira de administrar vem no Estatuto. Art.62: obrigado a finalidade no ato de dotao.

Caractersticas da Finalidade: A fundao no dever ter objetivo econmico: no lucrativa. Ela tambm imutvel: a finalidade de uma fundao no ir ser mudada.

OBS: se os bens doados para formar determinada fundao forem insuficientes, estes bens sero destinados para uma outra fundao com os mesmos fins. OBS: uma vez dotados os bens: passados os bens para a fundao, os bens no voltaro para as pessoas que os doaram. Se promete a doao de bens e no o fiz, logo por mandado judicial, o s bens iro ser passados. No h o arrependimento nesse caso, mas isso s vale inter vivus. Em um testamento poder haver o arrependimento.

Estatuto: Qual o prazo para poder fazer o prazo: o prazo que estiver no ato de dotao. Se no houver, ento o prazo ser de 180 dias. Se o estatuto no for feito no prazo, o MP ir fazer o estatuto, pois dever deste zelar pelas fundaes. Aprovao: Quem aprova o estatuto de uma fundao o MP. Agora se o MP no aprovar o estatuto caber recurso para o juiz. Temos isso no art.65 e 66. Quem zela por eles so os MP do Estado onde estiver a fundao.

OBS: caso a fundao cresa de tal forma que seu campo de atuao seja em outro Estado, logo MP de onde a fundao teve o seu estatuto aprovado ser responsvel por ela. OBS 2: se for uma fundao que estiver no Distrito Federal ou territrios a competncia para a sua fiscalizao ser do MPDFT. Este o MP do distrito Federal e dos territrios. OBS3: para Fundaes Federais o MPF ser o seu responsvel.

Direito Civil continuao as aula 6 bloco 3.

Fraude contra credores:

A ideia central da FRAUDE CONTRA CREDORE o devedor no poder, caso no tenha como pagar as suas dvidas, doar bens. Ento eu sou /solvente: tenho condies de pagar as minhas dvidas, e me passo como insolvente: no tem dinheiro para pagar uma dvida, no posso doar bens.

Anular doao fcil, mas se o ato for oneroso: ao invs do devedor doar bens, ele vende os bens. Como proceder. Logicamente mais fcil para o credor buscar os meus bens, mas nada impede que o devedor venda os bens.

Pergunto: Os credores podem anular os atos onerosos? Sim. Eles podem anular os atos de doao como tambm os atos onerosos atravs de uma ao Pauliana. Resumindo: Atos gratuitos, eu posso anular com a m-f ou com a boa- f do devedor. OBS: no exemplo acima tenho que provar que o devedor era insolvente e se tornou solvente. Atos onerosos: os credores podero anular, mas s se a pessoa que recebeu o patrimnio estiver de m-f. Se houver m-f ento os credores s podero anular o ato se houver Consilium Fraudis. Sempre que houver fraude, mas ela se deu com a doao gratuita dos bens, logo no importa a boa-f ou m-f das partes. Ela sempre ser nula. Sempre que o caso seja fraude onerosa: houve a venda dos bens, atravs de uma ao pauliana os credores podero anular as vendas, mas necessrio a m-f da pessoa que comprou o patrimnio.

H uma situao onde os credores no podem anular os atos: Venda de um bem por boa-f! Questo: A vendeu um bem para B. Os credores tentam anular a venda. B tinha cincia da m-f do B. O credor alega que B agiu d m-f. B diz que no sabia. Logo para poder resolve esse impasse, a lei dar 2 maneiras pelo qual entendemos que j sabia da m-f. a) Houver motivo para saber. Ex: vendi para parente.

b) Quando a insolvncia for notria. Ex: estou passando por problemas financeiros.

Art. 158. Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. 1 Igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente. 2 S os credores que j o eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulao deles. Art. 159. Sero igualmente anulveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvncia for notria, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.
o o

OBS: faude contra credores diferente contra um processo de execuo. Est quando dentro do processo de execuo eu cometo uma ato fraudulento dentro da execuo. OBS 2: sou A e estou doando bens afim de fraudar o pagamento das minhas dvidas, os credores pedem que o ato sege anulado. Logo a anulao dos bens gera no a volta dos bens ao devedor, mas ir ser criado um acervo de bens com a finalidade de pagar os devedores.
Art. 165. Anulados os negcios fraudulentos, a vantagem resultante reverter em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores.

OBS 3: vendo o meu carro para o meu irmo, mas ele no pagou ainda. Ele sabendo da dvida que o irmo devedor tem, deposita o dinheiro no acervo de bens e poder ficar com o carro.
Art. 160. Se o adquirente dos bens do devedor insolvente ainda no tiver pago o preo e este for, aproximadamente, o corrente, desobrigar-se- depositando-o em juzo, com a citao de todos os interessados.

H dois atos que os credores no podem anular:


Aos para manuteno da empresa: Atos para a subsistncia da minha famlia.

Maneiras para os credores anular a fraude de credores:


Na realidade h vrias maneiras, mas o cdigo cita 2 maneiras taxativas. Elas:

1) De acordo com o art.162 tambm fraude quando o devedor paga um credor trocando a ordem de vencimento, logo o credor que receber do devedor antecipadamente, ir repor para o acervo o pagamento j efetuado, este pagamento estar suspenso at a data de sua quitao, e os demais credores iro receber de acordo com a data de seus vencimentos. 2) Aqui dar uma garantia real de um bem a um credor, burlando a ordem de pagamento dos credores, logo a garantia anulada, paga os demais e o credor que tinha a garantia ir receber quando chegar a sua vez. Art. 163.

Art. 162. O credor quirografrio, que receber do devedor insolvente o pagamento da dvida ainda no vencida, ficar obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu. Art. 163. Presumem-se fraudatrias dos direitos dos outros credores as garantias de dvidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor.

Simulao:

mascarar a realidade para enganar as pessoas. Ento, por exemplo, vou lhe dar um bem, mas digo a todos que estou vendendo. Logo esse ato conhecido como ato simulado. Ento teremos com base no exemplo acima: . Compra e venda digo para as pessoas: ato simulado. Simular: aparecer o que no

Doao - entre mim e a pessoa- ato dissimulado. Dissimular: esconder o que .

O ato simulado nulo. E o ato Dissimulado? R_ depende do caso. Logo o ato simulado sempre ser nulo, mas o ato dissimulado poder ser nulo, anulvel ou vlido dependendo de cada caso. Ento no exemplo acima, a princpio o ato dissimulado ser vlido, desde que atenda as regras impostas de doao art. 167.
Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma.

Sempre ser nulo um ato que tiver como finalidade simular determinada ao. Logo o ato ser nulo. Mas a lei nos traz 3 casos, exemplificativos, de simulao. Eles so: a) Quando o ato contiver declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira; b) Aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem o famoso Laranja. Vou doar para algum que no tem nenhuma relao comigo. c) Os instrumentos particulares forem antedatados, ou ps-datados eu mudo as datas do contrato.

A simulao pode se dar de 2 formas?

1) Absoluta: no h um ato dissimulado. Na realidade no quero praticar ato nenhum. Ex: simulo uma compra e venda que no existir. 2) Relativa: h um ato dissimulado. Ex: digo que quero praticar um ato, mas pratico um outro. Digo que vendo um carro, mas na realidade eu dou .

OBS: as vtimas de uma simulao, se agirem de boa-f, tero os direitos preservados por via indenizatria.

Aprofundando invalidade do ato jurdico:

Temos dois tipos de ato: a) Atos mais graves: so nulos. Aqui temos a nulidade absoluta. b) Atos menos graves: anulvel. Aqui temos a nulidade relativa.

Ato nulo: ato invlido que no h pedido da parte para ser nulo e nem necessitaq de tempo para ser nulo. Os atos nulos no convalescem: tornam vlidos se o caso no for arguido. Os atos nulos podem ser reconhecidos de ofcio pelo juiz. Ele no pode ser confirmado ou ratificado. Ato anulvel: no podero ser declarados de ofcio pelo juiz e eles convalescem: tornam vlidos os casos no segam arguidos. O ato aqui pode ser confirmado ou ratificado: pela parte tornando-o vlido.

Sobre ato nulo:


Art. 168. As nulidades dos artigos antecedentes podem ser alegadas por qualquer interessado, ou pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. Pargrafo nico. As nulidades devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou dos seus efeitos e as encontrar provadas, no lhe sendo permitido supri-las, ainda que a requerimento das partes. Art. 172. O negcio anulvel pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro. Art. 173. O ato de confirmao deve conter a substncia do negcio celebrado e a vontade expressa de mant-lo. Art. 174. escusada a confirmao expressa, quando o negcio j foi cumprido em parte pelo devedor, ciente do vcio que o inquinava. art. 177. A anulabilidade no tem efeito antes de julgada por sentena, nem se pronuncia de ofcio; s os interessados a podem alegar, e aproveita exclusivamente aos que a alegarem, salvo o caso de solidariedade ou indivisibilidade.

Converso substancial do ato nulo: maneia pelo qual um ato nulo poder se tornar vlido. a) Ato nulo: atravs da converso substancial do ato nulo o ato pode ser convertido.
Explicao: quando eu pratico um ato, onde tenho como requisito 3 passos. Cumprir o 1 e 2, mas o 3 no cumpri. Logo este ato nulo. Mas h um outro ato, semelhante ao primeiro, onde seus requisitos so, somente, os passos 1 e 2. Converto o primeiro ato nulo no segundo ato para que o primeiro ato sege salvo na figura do ato 2. Art. 169 e 170: Art. 169. O negcio jurdico nulo no suscetvel de confirmao, nem convalesce pelo decurso do tempo. Art. 170. Se, porm, o negcio jurdico nulo contiver os requisitos de outro, subsistir este quando o fim a que visavam as partes permitir supor que o teriam querido, se houvessem previsto a nulidade

Efeitos da sentena de invalidade:


Ato nulo: ao declaratria de nulidade, caso o juiz no tenha visto o ato nulo. Ato anulvel: ao anulatria.

Antes de expor a diferena entre eles vamos revisar o que ao de conhecimento:

Ao de conhecimento se divide em 3 partes: a) b) c) Condenatria: peo a condenao do ru ao Juiz. Constitutiva: desconstituir uma relao jurdica. Ex: divorcio. Declaratria: declarar uma situao que j existe.

Logo :
Ao declaratria de nulidade, seria uma ao declaratria. Ao anulatria, seria uma ao constitutiva.

Efeitos da nulidade e da anualidade: Nulo: efeito retroativo ex. tunc Anulvel : efeito retroativo ex tunc.

Art. 182. Anulado o negcio jurdico, restituir-se-o as partes ao estado em que antes dele se achavam, e, no sendo possvel restitu-las, sero indenizadas com o equivalente.

Prescrio e decadncia:

PRESCRIO E DECADNCIA: CRITRIO DISTINTIVO E REGIMES JURDICOS

RESUMO O presente trabalho dissertativo investiga os institutos da prescrio e da decadncia. A proposta apresentar de forma clara e direta a distino entre ambos os institutos, o que apresenta significativa relevncia prtica, em razo de cada um ter um regime jurdico prprio. Tem-se por mister investigar aspectos processuais, demonstrando equivocada a assertiva que diz que a prescrio representa perda da ao e que decadncia representa a perda do prprio direito, haja vista a prescrio significar, de acordo com a moerna tcnica processual, a perda da pretenso. Finalizando, analisar-se- regras importantes de cada regime jurdico. Palavras-chaves: Prescrio. Decadncia. Regimes Jurdicos. ABSTRACT

This dissertation investigates the prescription and decadence institutes. The propose is to demonstrate in a clear and direct forms the distinctions between both, what it presents significant practical relevance, in a reason of each one have a proper legal regimen. These rules will be analyzed, as well as, the procedural aspects in order to demonstrate the mistake of the sentence: prescription is the lost of the law-suit and the decadence is the lost of the right, what is wrong because prescription is the lost of the pretension. Word-Keys: Prescriptions. Decadence. Legal Regimen. 1 INTRITO Prescrio e decadncia, talvez, sejam os temas mais tormentosos na disciplina civil. Muitos profissionais se afligem quando o tema se apresenta, motivando e desafiando a elaborao deste trabalho, que se propem, em uma linguagem simples e direta, a elucidar dvidas e organizar idias de compreenso. Trata-se de institutos postos para garantir a estabilidade das relaes sociais, a paz social e a segurana jurdica. As pessoas tm direitos, mas o ordenamento jurdico lhes confere prazo de atuao, sob pena de sobrevir algum tipo de problema, que ir variar se prescrio ou decadncia: o direito no protege a quem dorme. O grande problema : qual a diferena de prescrio e decadncia? Quando a inrcia representar prescrio e quando representar decadncia? Esta questo apresenta significativa relevncia, no sendo uma questo meramente terica, haja vista cada um desses institutos possuir um regime jurdico prprio. Outrossim, muito se ouve dizer que na prescrio se perde a ao e que na decadncia se perde o prprio direito. Ser que isso est correto? Ser que essa assertiva, ainda to prolatada, se coaduna com a moderna tcnica processual? A proposta que aqui se apresenta diferenciar prescrio e decadncia, abordando-se os aspectos processuais do tema, para, a seguir, serem estudados comparativamente os regimes jurdicos de cada instituto, com destaque para as recentes alteraes legislativas do tema e discusses que da advm. 2 CRITRIO DISTINTIVO DE PRESCRIO E DECADNCIA Sem dvida, o melhor critrio doutrinrio de distino foi apresentado pelo saudoso magistrado AGNELO AMORIM FILHO, em seu trabalho intitulado Critrio Cientfico para Distinguir a Prescrio da Decadncia[1]. Nesta monografia, texto referncia do tema, o mestre ensina que a diferena est na classificao entre direito subjetivo e direito potestativo, pois direito subjetivo se sujeita a prescrio e direito potestativo se sujeita decadncia. O que significa isso? tradicional a dicotomia direito objetivo e direito subjetivo, sendo aquele o direito posto, a lei e este o direito que a pessoa tem[2]. uma viso simplista. Na verdade, segundo ensina Chiovenda, quando se fala no direito que a pessoa pode ter, pode ser este de dois tipos: direito subjetivo e direito potestativo[3]. Direito subjetivo aquele ao qual corresponde um dever jurdico de outra pessoa, v.g., quem compra um relgio, entregando o preo, tem direito a receber o relgio, direito subjetivo, pois a ele corresponde um dever: a entrega do relgio. J o direito potestativo diferente, pois

direito ao qual corresponde no um dever de algum, mas sim mera sujeio, v.g., direito de pedir divrcio, pondo fim ao vnculo conjugal. A sentena judicial desconstitui o estado familiar conjugal, no correspondendo dever jurdico algum do cnjuge, mas sim mera sujeio de sua parte. Deve-se perceber que o direito potestativo, em realidade, mais do que um direito, constitui-se em verdadeiro exerccio de poder. Por isso, excepcional no sistema. Direito subjetivo, como corresponde a um dever jurdico, pode ser chamado de direito a uma prestao. O no cumprimento espontneo da prestao significa violao de um direito. Ao violar o direito, vai nascer para o titular uma pretenso, que significa, nas palavras de Carnelutti, inteno de submisso de interesse alheio ao prprio, ou seja, a exigibilidade judicial de um direito (lide a pretenso resistida)[4]. A pretenso exercida atravs do ajuizamento de uma ao judicial, externando-se a pretenso em um pedido. S que o titular do direito violado no ter a vida toda para ir a juzo, pois a lei lhe fixa um prazo para reclamar um direito subjetivo: um prazo prescricional. Percebe-se que a prescrio exige a violao de um direito, ou seja, s se fala em prescrio quando o devedor se recusa a cumprir com sua prestao. Isso significa que o dies a quo do prazo prescricional ser o momento em que o devedor descumpre a prestao, o dever jurdico correspondente. No exemplo supramencionado, se o devedor tem at o dia 10 para entregar o relgio, s no dia 10 se inicia a contagem do prazo prescricional, pois s nesse momento nasce para o titular a pretenso. De se concluir que, na prescrio, o titular no perde o direito, afinal, se entregou o preo correspondente, tem direito a receber o bem. Perde a pretenso, ou seja, a exigibilidade judicial do direito. Isso importa em relevncia prtica: imagine-se que A deve entregar um relgio rolex a B, sobrevindo inadimplemento de A (violao do direito) e posterior prescrio em razo da inrcia de B. Insatisfeito com a perda da amizade, mesmo sem poder mais ser demandado judicialmente, A resolve cumprir sua obrigao, entregando o caro relgio a B. Em rompante de arrependimento pelo alto valor do bem perdido, A ajuza ao de repetio de indbito, pedindo a devoluo do bem. Em razo de na prescrio se perder a pretenso, mas no o direito, a sentena ser de improcedncia, pois vlido o pagamento a destempo. No toa, o artigo 882 do Cdigo Civil diz ser caso de soluti retentio, ou seja, reteno de pagamento, ao rezar: No se pode repetir o que se pagou para solver dvida prescrita, ou cumprir obrigao judicialmente inexigvel.[5] [6] Ante todo o exposto, claro fica o texto legal trazido pelo artigo 189 do Diploma Civil, a seguir transcrito:Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue pala prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206. Diferentemente, a decadncia recai sobre direito potestativo. No direito a uma prestao, pois a outra parte nada tem a fazer, seno se sujeitar. No h aqui possibilidade de violao de um direito, como ocorre no direito subjetivo, pois nada se tem que prestar[7]. Como a decadncia se insere nesse contexto? A pessoa tem verdadeiro poder, mas, s vezes, a lei exige que se exera esse poder judicialmente. Em alguns casos, no h prazo para exerccio desse poder, como ocorre com o divrcio, mas, em outros casos, em prol da estabilidade das relaes sociais, da paz social e da segurana jurdica, o titular ter um prazo para exercer o poder, o direito potestativo. A ttulo de exemplo, o contratante tem direito potestativo de anular o contrato se vtima de

coao. Todavia, a lei exige seja feito judicialmente, fixando prazo de quatro anos a contar da cessao da coao, como previsto no artigo 178 do Cdigo Civil[8]. nesse sentido que se diz anulvel o ato quando eivado de defeito do negcio jurdico, caracterizado pelo convalescimento, ou seja, se no argido em certo prazo, o que era invlido torna-se vlido. Qual a natureza jurdica desse prazo? Decadencial, como se infre da prpria leitura do dispositivo legal invocado, pois prazo para exerccio de direito potestativo. O que se deve perceber que a inrcia leva perda do prprio direito na decadncia. O ato anulvel convalesce, ou seja, se no requerida a anulao do ato no prazo dado pela lei, este se tornar vlido. 3 ASPECTOS PROCESSUAIS DA DIFERENCIAO Processualmente, como diferenciar prescrio e decadncia? Direto subjetivo exercido atravs de ao condenatria, onde se pede a condenao do ru a cumprir sua prestao. Por sua vez, o direito potestativo exercido atravs de ao constitutiva, onde o juiz vai constituir ou desconstituir uma situao jurdica, independentemente da atuao do ru[9]. Assim sendo, a ao condenatria se submete prescrio e ao condenatria se submete decadncia. E ao declaratria? Como visa apenas a uma declarao judicial, no se sujeita nem prescrio nem decadncia. por essa razo que a ao declaratria de nulidade no se submete a prazo, haja vista o ato nulo no convalescer[10]. Como apresentado no intrito deste trabalho, comum se ouvir dizer que na prescrio se perde a ao e que na decadncia se perde o prprio direito. Essa idia est correta do ponto de vista da tcnica processual? No, pois na prescrio se perde no o direito de ao, mas sim a pretenso. A boa compreenso do que isso significa exige a abordagem de noes processuais, que se passa a descrever. Quando se estuda a ao judicial, vista a existncia de teorias que se prope a explicla. A primeira a teoria concreta ou concretista da ao, que sustenta s haver direito de ao quando sobrevier sentena de procedncia. Quem sucumbe no exercer direito de ao, mas mera demanda, enquanto ato de primeira provocao judicial. Sobreveio a teoria abstrata ou abstratista pura da ao, que sustenta haver ao seja qual for a sentena. Qual dessas teorias foi adotada pelo Estado Brasileiro? Nenhuma delas, pois Liebman veio ao Brasil, influenciando os estudiosos ptrios, razo pela qual se adotou aqui a teoria abstrata ou abstratista ecltica da ao. Trata-se de uma teoria intermediria, que sustenta que o direito de ao o direito de receber uma resposta de mrito. Isso significa que haver ao quando sobrevier uma sentena de mrito, ou seja, no se exige a procedncia, mas, ao menos, a resoluo do mrito. Em concluso, o direito de ao, no Brasil, condicionado, de modo que a ausncia de qualquer das condies da ao significa inexistncia de ao, mas existncia de mera demanda. No toa, a ausncia de condio da ao caso de carncia de ao.[11] Se o juiz reconhece prescrio ou decadncia, resolve ou no o mrito? Conforme artigo 269, IV, CPC, resolve sim, pois previsto como causa de extino do processo com resoluo do mrito[12]. Assim sendo, se se ajuza ao de cobrana, sendo reconhecida

a prescrio, houve exerccio do direito de ao, pois houve sentena de mrito. No se perdeu o direito de ao, o que se perdeu foi a pretenso, ou seja, a exigibilidade do direito. Se prescrio estivesse arrolada no artigo 267 do Cdigo de Processo Civil, como causa de extino do processo sem resoluo do mrito, seria caso de perda do direito de ao, pois sobreviria sentena terminativa. Ser que se deve aceitar isso pacificamente? Ser h mesmo resoluo do mrito quando o juiz reconhece prescrio e decadncia? Dispe o art. 295 da Lei Processual Civil: A petio inicial ser indeferida: IV quando o juiz verificar, desde logo a decadncia ou prescrio. Ora, se indeferida a petio inicial, o mrito no apreciado e resolvido. Ento, o artigo 269 da Lei Processual diz que prescrio e decadncia so casos de extino do processo com resoluo do mrito, diferente do art. 295 da mesma Lei, que diz ser caso de extino do processo sem resoluo do mrito. Como explicar essa aparente incongruncia? Na verdade, quando o juiz reconhece a prescrio ou a decadncia, ele no examina o mrito, pois so matrias prejudiciais, justificando o texto do art. 295 supracitado. S que, por opo legislativa, prescrio e decadncia foram colocados no artigo 269 e no no artigo 267 do Diploma Processual Civil. A razo simples: sentena terminativa faz coisa julgada meramente formal, o que significa poder o autor repropor a demanda. Para evitar que o autor vitimado pela prescrio ou decadncia j reconhecida reproponha a demanda, optou o legislador dizer ser caso de extino do processo com resoluo do mrito. Assim sendo, reconhecida a prescrio, sentena de mrito, exercido o direito de ao. No por outra razo, como ensina o processualista Marcus Vinicius Rios Gonalves, a sentena que pronuncia prescrio e decadncia so chamadas de falsas sentenas de mrito.[13] Se a pretenso prescreve, pode-se dizer que a exceo prescreve? Exceo defesa em direito processual. So dois os tipos de exceo (lato sensu): exceo stricto sensu (quando defesa matria de ordem privada) e objeo (quando matria de ordem pblica, o que faz com que a chamada exceo de pr-executividade deva ser chamada de objeo de pr-executividade)[14]. Essa defesa prescreve? Vislumbremos o seguinte caso prtico elucidativo: A devedor de mil reais a B, mas no cumpre a obrigao no prazo, tornando-se inadimplente. Diante da inrcia de B, houve prescrio. Tempos depois B causa um dano a A, que ajuza ao indenizatria para reparao do dano. Poder B alegar compensao em defesa? Em tese poderia, pois na prescrio h perda da pretenso, mas no do direito, ou seja, no se pode exigir judicialmente, mas o direito de crdito ainda existe. Todavia, por expressa previso legal, impedido est o ru de alegar compensao em sua defesa. o artigo 190 do Cdigo Civil, que preceitua: A exceo prescreve no mesmo prazo em que a pretenso. Isso significa que odies ad quem do prazo prescricional impede no s a cobrana judicial da prestao devida, mas tambm a alegao da matria em sua defesa. Em concluso, equivocado se dizer que a prescrio a perda da ao. Na verdade, correto e completo dizer que a prescrio representa a perda da pretenso e da exceo. No toa, como supracitado, o artigo 189 do Cdigo Civil dispe que violado um direito, nasce para o seu titular uma pretenso, que se extingue pela prescrio.

3. REGIMES JURDICOS DA PRESCRIO E DA DECADNCIA Conforme acentuado, importante saber se o prazo em anlise prescricional ou decadencial, pois cada um tem o seu regime jurdico prprio, estando a prescrio previstas nos artigos 189/206 do Cdigo Civil e a decadncia nos artigos 207/211 do mesmo Diploma Legal. So essas regras que se passa a analisar em tpicos comparativos. a) IMPEDIMENTO, SUSPENSO E INTERRUPO PRAZO Em regra, o prazo decadencial se inicia e chega a termo sem sofrer ataques. J o prazo prescricional pode ser impedido, suspenso ou interrompido. Qual a diferena? As causas suspensivas se prolongam no tempo, durante o qual o prazo prescricional no corre. Ao final, o prazo volta a correr de onde parou. J as causas interruptivas so pontuais e fazem reiniciar o prazo desde o incio, independentemente do prazo j transcorrido. Por fim, as causas impeditivas so as mesmas causas temporrias que suspendem o prazo. Essas causas sero impeditivas quando j se verificarem no incio do prazo, pois, ao invs de suspender, impedir que o prazo prescricional se inicie.[15] As causas impeditivas ou suspensivas esto previstas nos artigos 197/200 do Cdigo Civil. Entre as causas, destaque para o artigo 198, I, que preceitua no correr o prazo prescricional contra absolutamente incapaz. Isso significa que o absolutamente incapaz jamais poder perder a pretenso pela prescrio, pois contra ele o prazo est parado. A razo evidente, desprovido de qualquer discernimento, ser protegido pela lei. Isso leva a uma indagao: o relativamente incapaz pode perder a pretenso pela prescrio? Pode, pois o prazo no corre apenas contra o absolutamente incapaz. Todavia, a lei no o desampara, na medida em que o artigo 195 da Lei Civil legitima direito de regresso em face do seu assistente pelos prejuzos decorrentes da prescrio[16]. J as causas interruptivas esto previstas nos artigos 202 do Cdigo Civil, provocando o reinicio da contagem do prazo. O titular de um direito subjetivo sofre da prescrio diante de sua inrcia; se ele agir na tentativa de fazer valer o seu direito, no poder perder sua pretenso, sendo o prazo interrompido, pois a idia que transcorra todo o prazo sem essas atitudes positivas do titular do direito subjetivo. Dentre as causas interruptivas, destaque para o primeiro inciso, que diz que o despacho liminar positivo interrompe a prescrio, se promovida no prazo da lei processual, que, nos termos do seu artigo 219, 2 e 3, de 10 dias prorrogveis por mais 90 dias. Como asseverado, se o titular do direito violado vai a juzo reclamar o seu direito, no pode ser prejudicado pela prescrio, pois no se evidencia a inrcia. Este ponto reclama por aprofundamento. O caput do artigo 219 da Lei Processual[17] diz que a citao vlida que interrompe a prescrio. Veio o novo Cdigo Civil em 2002, dizendo que o despacho do juiz que ordenar a citao[18]. O que interrompe a prescrio? Alguns autores, de forma apressada, sustentam a existncia de antinomia nesse ponto, ou seja, mais de uma lei para o caso concreto. No bem assim, pois a Lei Civil dispe que o despacho liminar positivo interrompe a prescrio, se o autor promover a citao no prazo legal, ou seja, a citao vlida que interrompe a prescrio, mas os efeitos da

interrupo, segundo o novo Cdigo Civil, retroagem data do despacho citatrio, se o autor a promover no prazo legal. Se fosse apenas isso, grandes problema no haveria. S que a questo no to simples assim. O Cdigo de Processo Civil afirma que citao vlida interrompe a prescrio, mas vai alm, afirmando que a interrupo retroage data da propositura da demanda, se o autor promover a citao no prazo legal. Aqui sim h antinomia, o conflito de leis, pois o Diploma Civil diz retroagir data do despacho liminar positivo. Ora, se o autor promover a citao no prazo legal, para que momento retroage a interrupo da prescrio: data do despacho liminar positivo ou da propositura da demanda? Alguns autores, novamente de forma apressada, afirmam valer o disposto no Novo Cdigo Civil, pois havendo conflito entre leis gerais de mesma hierarquia, a antinomia aparente, pois a lei posterior afasta a aplicao da lei anterior (lex posterior derogat legi priori). Assim, a interrupo da prescrio retroagiria data do despacho liminar positivo[19]. Data vnia, esta uma soluo muito simplista, que no investiga a fundo a questo. O novo Cdigo Civil, embora de 2002, estava em trmite legislativo desde a dcada de 70, dcada do atual Cdigo de Processo Civil, que de 1973. Ato do processo que interrompe a prescrio tema processual, razo pela qual o Projeto do Novo Cdigo Civil, ao tratar da prescrio, j na dcada de 70, foi buscar na Lei Processual inspirao para o tema, que preceituava, em seu texto original, no art. 219, 1: A prescrio considerar-se- interrompida na data do despacho que ordenar a citao. No toa, o novo Cdigo Civil tem essa redao. Ocorre que, em 1994, o Cdigo de Processo Civil foi alterado pelas leis 8950 a 8953, sendo alterada a redao do citado art. 219, 1, que passou a dispor: A interrupo da prescrio retroagir data da propositura da ao. O que deveria fazer o Poder Legislativo com relao ao projeto do novo Cdigo Civil? Se adequar nova regra processual durante o trmite legislativo. Ocorre que o legislador se esqueceu de fazer a atualizao. As revises foram feitas sem que se atentassem ao problema, como acentua Marcus Vincius Gonalves: O Projeto de reforma do Cdigo Civil brasileiro tramitou durante mais de vinte e cinco anos no Congresso Nacional de tal sorte que a regra constante do art. 202, I, da nova lei no pode ser tomada apenas em sua literalidade, mas sim no confronto com a opo feita pelo legislador quando da edio da citada lei 8952/94 e que, como visto, alterou o sistema para fazer o efeito interruptivo retroagir ao momento do ajuizamento. Na realidade, o legislador no se lembrou, por ocasio da votao do projeto do novo Cdigo, de corrigir a redao do aludido dispositivo, para harmoniz-la com a atual redao do CPC.[20] Em concluso, vale o disposto no Cdigo de Processo Civil, que ordena retroatividade da interrupo da prescrio propositura da demanda, mesmo indo contra a literalidade da novel Legislao Civil, que lei posterior. E o motivo simples: o novo Cdigo Civil errou! Nesse sentido, com maestria, leciona Flvio Luiz Yarshell: Ora, o art. 219 do Cdigo de Processo Civil de 1973, em sua redao original (...) j dizia - e a rigor continua a dizer - que a interrupo ocorre pela citao, embora

depois ressalve a retroao desse efeito para o momento do despacho que ordenara o ato. (...) se a retroao desse efeito para momento anterior ao da citao foi e admitida pelo sistema, parece mais correto dizer que a retroao alcana o ajuizamento e no apenas o despacho que ordenar a citao, porque essa a forma ditada pela lei processual, qual, como dito, reporta-se expressamente a nova lei civil.[21] E ratifica Carlos Roberto Gonalves, quando assenta esse entendimento: Tal dispositivo [art. 202, I, CC] no pode, todavia, sofrer uma interpretao literal, sob pena de constituir indesejvel retrocesso doutrinrio e legal. A interpretao sistemtica conduz concluso de que a interrupo da prescrio continua a retroagir data da propositura da ao desde que o autor cumpra o nus de promover a citao do ru no prazo estabelecido[22]. De se concluir, portanto, que a citao vlida interrompe a prescrio, mas, se promovida no prazo legal de 10 dias prorrogveis por mais 90 dias, a interrupo da prescrio retroagir a data da propositura da demanda, valendo o disposto no Cdigo de Processo Civil. O Novo Cdigo Civil no se estabeleceu para contradizer a citao vlida como causa interruptiva da prescrio. Em realidade, a divergncia com relao ao momento da retroatividade, se feito no prazo e na forma da lei processual. Pelo Cdigo de Processo Civil, retroage data da propositura da ao, diferente do Novo Cdigo Civil, que estatui retroatividade data do despacho liminar positivo. No obstante seja a novel Legislao Civil lei posterior, prevalece a regra esculpida na Lei Processual. Alis, essa retroatividade da prescrio para o momento da propositura da ao muito mais justa, razo pela qual o Cdigo de Processo Civil foi alterado em 1994 para consagrar tal entendimento. No justo retroatividade data do despacho liminar positivo, haja vista existir um procedimento entre a propositura da demanda e despacho liminar positivo que foge esfera de atuao do jurisdicionado. Dizer retroagir data do despacho liminar positivo prejudic-lo pela morosidade do Poder Judicirio. Basta pensar na situao em que falta um ms para a prescrio se consumar. O que fazer para no perder a pretenso pela prescrio? Basta ajuizar ao nesse prazo e praticar os atos que lhe cabe para a citao. Se a retroatividade fosse para a data do despacho citatrio, ser que este seria proferido no prazo remanescente? Poderia, portanto, o titular da pretenso se ver prejudicado pela morosidade do Poder Judicirio, o que no se pode admitir. Voltando anlise comparativa, no que se refere decadncia, conforme j assentado, seu prazo no sofre de ataques, chegando a termo sem tormentos de qualquer natureza. Essa a regra, mas no absoluta, pois o art. 207 do Cdigo Civil ressalva a possibilidade da lei prever causa suspensiva, impeditiva ou interruptiva do prazo decadencial, o que j faz no seu artigo seguinte: no corre prazo decadencial contra absolutamente incapaz. Significa que o absolutamente incapaz, tal como ocorre na prescrio, jamais poder perder o direito pela decadncia. O relativamente incapaz poder sofrer com a decadncia, mas a lei lhe confere direito de regresso contra o assistente pelos prejuzos decorrentes da decadncia. Essa uma causa de natureza impeditiva ou suspensiva. A questo : pode o prazo decadencial ser interrompido? Se expresso em lei, sim, o que vem previsto no artigo 220 do Cdigo de Processo Civil,

que estende o efeito da citao vlida interromper a prescrio a todos os prazos extintivos, por isso tambm aplicvel decadncia.[23] b) POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO DE OFCIO A decadncia sempre foi vista como uma questo de ordem pblica, diferente da prescrio vista tradicionalmente como questo de ordem privada, de interesse apenas das partes. Por isso, a Legislao Civil pretrita estatua que o juiz poderia reconhecer a decadncia de ofcio, mas no a prescrio, caso em que se exigia o requerimento das partes. Sobreveio o novo Cdigo Civil, mantendo, em linhas gerais, essa regra. Todavia criou uma exceo, conforme preceituava o artigo 194[24]: o juiz poderia reconhecer a prescrio de ofcio para favorecer absolutamente incapaz. A razo clara: devedor absolutamente incapaz, por ser desprovido de discernimento por completo, no est apto a alegar eventual prescrio, sendo protegido pela lei. S que no ano de 2006 essa questo mudou em decorrncia da lei 11280/06, que revogou o artigo 194 do novo Cdigo Civil concomitantemente alterao do disposto no 5 do artigo 219 do Cdigo de Processo Civil[25], que estatui que juiz pode declarar de ofcio da prescrio. Com a atual redao legal, o juiz pode reconhecer de ofcio tanto a prescrio como a decadncia, o que erigiu a prescrio matria de ordem pblica. Trata-se de um poder-dever, pois mais do que poder, deve o magistrado reconhec-lo de ofcio. Todavia, em se tratando de decadncia, a questo tem que ser minudenciada. Existem dois tipos de decadncia: legal e convencional[26]. Parece que uma decorre de lei, outra da vontade das partes. um equvoco assim pensar, pois ambas decorrem da lei. Ser convencional quando a lei no d um prazo certo, mas sim um prazo mximo, podendo as partes convencionar um prazo dentro dos limites legais. A ttulo de exemplo, o artigo 505 do Cdigo Civil[27] trata da chamada clusula de retrovenda no contrato de compra e venda, que permite ao vendedor recomprar o bem vendido. Trata-se de direito potestativo com prazo decadencial mximo de 3 anos. Se a decadncia for convencional, o juiz no pode declarar de ofcio, exigindo-se requerimento das partes, como estatui os artigos 210 e 211 do Cdigo Civil[28] [29]. Seja qual for o caso, prescrio ou decadncia, as partes podem aleg-las no processo judicial e a lei dispe que podero faz-lo em qualquer grau de jurisdio. Prescrio e decadncia podem ser alegados em Recurso Especial ou Extraordinrio, mas nesses casos, somente se houver pr-questionamento, ou seja, no se pode alegar originariamente. E na fase de execuo, podem as partes alegar prescrio e decadncia? Assim enuncia a smula 150 do Supremo Tribunal Federal: Prescreve a execuo no mesmo prazo de prescrio da ao. A prescrio e a decadncia podem ser alegadas at mesmo na execuo, cujo prazo o mesmo da pretenso. a prescrio ou decadncia superveniente a sentena, para ajuizar a execuo extrajudicial ou dar incio segunda fase do processo sincrtico, ou seja, a fase de execuo judicial que se segue fase cognitiva. Estas podem ser alegadas em embargos execuo e at em objeo de prexecutividade, pois alm da decadncia, a prescrio passou a ser questo de ordem pblica com a possibilidade de ser decretada de ofcio pelo juiz.

c) POSSIBILIDADE DE RENNCIA O que aqui se indaga se a prescrio ou decadncia podem ser renunciadas. A princpio no, pois seria renunciar a estabilidade das relaes sociais, a paz social e a segurana jurdica. Por essa razo o artigo 209 do Cdigo civil diz nula a renncia decadncia fixada em lei. Nada obsta renunciar a decadncia convencional, pois faculdade para as partes preverem em prazo mximo. S que a prescrio, por ser perda da pretenso, mas no do direito, apresenta uma peculiaridade: pode ser renunciada, mas s depois consumada. Por qu? No se pode renunciar antes de consumar a prescrio, j no contrato, pois geraria insegurana jurdica e instabilidade das relaes sociais. Agora, quando se paga dvida prescrita, se est renunciando a prescrio, o que se viu ser vlido em razo da perda da pretenso, mas no do direito. No precisava mais pagar, porque prescreveu, mas mesmo assim se pagou. O pagamento vlido, cabendo soluti retentio. S que alm da exigncia de j consumada, h outra: no prejudicar terceiro, ou seja, invlido ser o pagamento de dvida prescrita se tornar a pessoa insolvente para adimplir obrigao ainda no prescrita. o que se depreende da leitura do artigo 191 do Diploma Civil, que dispe: A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio. Uma questo de relevo pode ser levantada: conforme j abordado, desde 2006, com a lei 11280/06, a prescrio tornou-se matria de ordem pblica ante a possibilidade do reconhecimento judicial de ofcio. Ser que esse novo entendimento revoga o artigo que permite renncia da prescrio, haja vista questo de ordem pblica ser irrenuncivel? No, est certo que apenas questes de ordem privada podem ser renunciadas e que a prescrio tornou-se questo de ordem pblica, mas ainda assim, se permite a renncia nos termos vistos, pois a prescrio representa perda da pretenso, mas no do direito. Nesse sentido, dispe o Enunciado 295 das Jornadas de Direito Civil do Centro de Estudos do Conselho da Justia Federal: A revogao do art. 194 do CC pela lei 11280/06, que determina ao juiz o reconhecimento de ofcio da prescrio, no retira do devedor a possibilidade de renncia admitida no art. 191 do texto codificado. d) POSSIBILIDADE DE RENNCIA Nem prescrio, nem decadncia podem ter seus prazos alterados pela vontade das partes, pois so prazos previstos em lei[30]. O detalhe a possibilidade de alterar prazo de decadncia convencional, desde que dentro dos limites legais, pois no representa desrespeito lei. 4 CONCLUSO Resta evidente a diferenciao de prescrio e decadncia, tema to tormentoso at entre os estudiosos da Cincia Jurdica. O direito subjetivo, enquanto direito a uma prestao, se submete prescrio. Com a violao de um direito, traduzido no no cumprimento da prestao correspondente ao direito subjetivo, nasce para o titular uma pretenso, que se extingue pela prescrio.

Isso significa que a partir descumprimento da obrigao, o credor ter um prazo prescricional para exigir judicialmente a prestao descumprida espontaneamente. a ao condenatria que se submete prescrio, pois esta a ao em que se busca a tutela jurdica de um direito subjetivo. O direito potestativo, enquanto direito que corresponde mera sujeio, submete-se decadncia. A lei concede um verdadeiro exerccio de poder, mas exige o exerccio atravs do Poder Judicirio e, s vezes, impe um prazo, decadencial, para exerccio judicial do direito potestativo. a ao constitutiva que se submete decadncia, pois o instrumento de exerccio judicial do direito potestativo. Ao declaratria no se submete nem a prescrio, nem decadncia, pois visa-se apenas a uma declarao. Restou demonstrado no plano processual a incorreo na afirmativa de que na prescrio se perde a ao e que na decadncia se perde o direito. Na verdade, o que se perde na prescrio a pretenso, que a exigibilidade do direito violado, pois a sentena que reconhece a prescrio uma sentena de mrito por ordem do artigo 269 do Cdigo de Processo Civil, o que significa haver exerccio do direito de ao mesmo com a prescrio consumada. Considerando o disposto no artigo 190 do Cdigo Civil, de forma completa, o correto : na prescrio se perde a pretenso e a exceo.

Das könnte Ihnen auch gefallen