Sie sind auf Seite 1von 6

Robert Schuman, Pai da Europa

H 50 anos, a 4 de setembro de 1963, morria na sua casa perto de Metz, em Frana, Robert Schuman, cristo e poltico, um dos pais da Europa. A sua longa carreira poltica teve o ponto alto a 9 de maio de 1950, data em que se comemora o nascimento da Unio Europeia. Nesse dia, leu, na qualidade de ministro dos Negcios Estrangeiros de Frana, aquela que viria a ser conhecida como Declarao Schuman, redigida com a colaborao de Jean Monnet. Foi o incio de um processo de integrao que, em 1951, conduziu criao, por parte de seis pases, da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao, antecessora da Unio Europeia. Uma parte do Velho Continente saa das runas resultantes de 30 anos marcados por dois conflitos mundiais, e entrava em mais de meio sculo de paz e crescimento econmico. Foi o bispo de Metz, D. Benzier, um alemo, que a seguir Primeira Guerra Mundial (1914-1918) convenceu Robert a entrar na poltica, para defender os interesses dos catlicos da Lorena no seio de uma repblica considerada anticlerical. Schuman foi ministro dos Negcios Estrangeiros e das Finanas, bem como chefe de governo. O que mais me tocou nele foi a irradiao da sua vida interior: estvamos diante de um homem consagrado de uma total sinceridade e humildade intelectual, que apenas queria servir, recordava Andr Philip (1902-1970), deputado socialista e vrias vezes membro do governo francs. O parlamentar considerava que Schuman ficar na memria daqueles que o conheceram como a imagem do verdadeiro democrata, imaginativo e criador, combativo na sua doura, sempre respeitador do homem, fiel a uma vocao ntima que dava o sentido vida. O atual bispo de Metz, D. Pierre Raffin, lembra que o projeto de integrao europeia, liderado pela Frana e pela Alemanha, germinou em Schuman durante muito tempo. Entre 1941 e 1943 ele sublinhou, por diversas vezes, diante de interlocutores estupefactos, a necessidade de construir, aps a guerra, uma realidade poltica nova

que ligaria as naes europeias pelos seus interesses, e no mais apenas por palavras e pactos, assinala. Num perodo em que os exrcitos nazis continuavam a esmagar a Europa com as suas vitrias sucessivas, Robert Schuman trazia j dentro de si a imagem de uma Europa reconciliada e comunitria, assinala o prelado. O secretrio de Estado dos Assuntos Europeus do governo francs, Thierry Repentin, participa a 4 de setembro numa sesso evocativa de Robert Schuman, por ocasio dos 50 anos da sua morte, que decorre na sede do ministrio dos Negcios Estrangeiros, em Paris. O processo diocesano com vista beatificao de Schuman foi encerrado a 29 de maio de 2004. Biografia 1886: Nasce a 29 de junho, em Clausen, Luxemburgo. 1900: Morte do pai. 1904-1910: Estuda Direito nas Universidades de Berlim, Munique, Bona e Estrasburgo. 1911: Morte da me. 1912: Abre gabinete de advocacia em Metz. 1913: Participa na organizao do Congresso dos Catlicos Alemes, em Metz. 1914: Incorporado num servio auxiliar do exrcito alemo, em Metz. 1919: Eleito deputado do Departamento de Moselle (reeleito em 1924). Desempenha diversos cargos em entidades estatais regionais. 1928: Eleito deputado da circunscrio de Thionville-Est (reeleito em 1932 e 1936). 1940: Nomeado subsecretrio de Estado responsvel pelos Refugiados (maro a julho); 14 de setembro: preso pela Gestapo. 1941: 13 de abril: colocado em regime de residncia vigiada em Neustadt. 1942: 1 de agosto: foge de Neustadt; novembro: entra na clandestinidade. 1944: Regresso a Moselle. 1945: Eleito deputado de Moselle (reeleito em 1946). 1947: Ministro das Finanas (janeiro a novembro); presidente do conselho (primeiroministro) (novembro a julho de 1948).

1948: Nomeado ministro dos Negcios Estrangeiros, cargo que ocupa at 1952, sob seis governos. 1951: Reeleito deputado de Moselle (idem em 1956). 1955: Ministro da Justia. Presidente do Movimento Europeu (at 1961). 1958: Eleito deputado da circunscrio de Thionville. Primeiro presidente da assembleia parlamentar europeia, Estrasburgo (at 1960). 1960: No fim do mandato, o Parlamento Europeu distingue-o com o ttulo de Pai da Europa. 1962: Retira-se da vida poltica. 1963: Morre a 4 de setembro, em Scy-Chazelles.

Declarao Schuman (9 de maio de 1950) A paz mundial no poder ser salvaguardada sem esforos criadores medida dos perigos que a ameaam.

A contribuio que uma Europa organizada e viva pode dar civilizao indispensvel para a manuteno de relaes pacificas. A Frana, ao assumir -se desde h mais de 20 anos como defensora de uma Europa unida, teve sempre por objectivo essencial servir a paz. A Europa no foi construda, tivemos a guerra. A Europa no se far de um golpe, nem numa construo de conjunto: far-se- por meio de realizaes concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto. A unio das naes europeias exige que seja eliminada a secular oposio entre a Frana e a Alemanha. Com esse objectivo, o Governo francs prope actuar imediatamente num plano limitado mas decisivo. O Governo francs prope subordinar o conjunto da produo franco-alem de carvo e de ao a uma Alta Autoridade, numa organizao aberta participao dos outros pases da Europa. A comunitarizao das produes de carvo e de ao assegura imediatamente o estabelecimento de bases comuns de desenvolvimento econmico, primeira etapa da federao europeia, e mudar o destino das regies durante muito tempo condenadas ao fabrico de armas de guerra, das quais constituram as mais constantes vtimas. A solidariedade de produo assim alcanada revelar que qualquer guerra entre a Frana e a Alemanha se tornar no apenas impensvel como tambm materialmente impossvel. O estabelecimento desta poderosa unidade de produo aberta a todos os pases que nela queiram participar, que permitir o fornecimento a todos os pases que a compem dos elementos fundamentais da produo industrial em idnticas condies, lanar os fundamentos reais da sua unificao econmica. Esta produo ser oferecida a todos os pases do mundo sem distino nem excluso, a fim de participar na melhoria do nvel de vida e no desenvolvimento das obras de paz. Com meios acrescidos, a Europa poder prosseguir a realizao de uma das suas funes essenciais: o desenvolvimento do continente africano. Assim se realizar, simples e rapidamente, a fuso de interesses indispensvel criao de uma comunidade econmica e introduzir o fermento de uma comunidade mais vasta e mais profunda entre pases durante muito tempo opostos por divises sangrentas. Esta proposta, por intermdio da comunitarizao de produes de base e da instituio de uma nova Alta Autoridade cujas decises vincularo a Frana, a Alemanha e os pases aderentes, realizar as primeiras bases concretas de uma federao europeia indispensvel preservao da paz.

O Governo francs, a fim de prosseguir a realizao dos objectivos assim definidos, est disposto a iniciar negociaes nas seguintes bases. A misso atribuda Alta Autoridade comum consistir em, nos mais breves prazos, assegurar: a modernizao da produo e a melhoria da sua qualidade; o fornecimento nos mercados francs, alemo e nos pases aderentes de carvo e de ao em condies idnticas; o desenvolvimento da exportao comum para outros pases; a harmonizao no progresso das condies de vida da mo-de-obra dessas indstrias. Para atingir estes objectivos a partir das condies muito diversas em que se encontram actualmente as produes dos pases aderentes, devero ser postas em prtica, a titulo provisrio, determinadas disposies, incluindo a aplicao de um plano de produo e de investimentos, a instituio de mecanismos de perequao dos preos e a criao de um fundo de reconverso destinado a facilitar a racionalizao da produo. A circulao do carvo e do ao entre pases aderentes ser imediatamente isenta de qualquer direito aduaneiro e no poder ser afectada por tarifas de transportes distintas. Criar-se-o progressivamente as condies para assegurar espontaneamente a repartio mais racional da produo ao nvel de produtividade mais elevada. Ao contrrio de um cartel internacional que tende a repartir e a explorar os mercados nacionais com base em prticas restritivas e na manuteno de elevados lucros, a organizao projectada assegurar a fuso dos mercados e a expanso da produo. Os princpios e os compromissos essenciais acima definidos sero objecto de um tratado assinado entre os estados. As negociaes indispensveis a fim de precisar as medidas de aplicao sero realizadas com a assistncia de um mediador designado por comum acordo; este ter a misso de velar para que os acordos sejam conformes com os princpios e, em caso de oposio irredutvel, fixar a soluo a adoptar. A Alta Autoridade comum, responsvel pelo funcionamento de todo o regime, ser composta por personalidades independentes e designada numa base paritria pelos governos; ser escolhido um presidente por comum acordo entre os governos; as suas decises sero de execuo obrigatria em Frana, na Alemanha e nos restantes pases aderentes. As necessrias vias de recurso contra as decises da Alta Autoridade sero asseguradas por disposies adequadas. Ser elaborado semestralmente por um representante das Naes Unidas junto da referida Alta Autoridade um relatrio pblico destinado ONU e dando conta do funcionamento do novo organismo, nomeadamente no que diz respeito salvaguarda dos seus fins pacficos.

A instituio de Alta Autoridade em nada prejudica o regime de propriedade das empresas. No exerccio da sua funo, a Alta Autoridade comum ter em conta os poderes conferidos autoridade internacional da regio do Ruhr e as obrigaes de qualquer natureza impostas Alemanha, enquanto estas subsistirem.

Robert Schuman l declarao sobre a Europa (Paris, 9.5.1950)

Fontes: Conferncia Episcopal Francesa, L'Osservatore Romano, Fundao Robert Schuman, Unio Europeia Edio: Rui Jorge Martins

SNPC | 03.09.13

Das könnte Ihnen auch gefallen