Sie sind auf Seite 1von 13

IV - CURRCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currculo est organizada em um Ncleo Comum e na Formao Especifica em duas nfases Curriculares a serem

oferecidas ao aluno. O aluno poder optar por uma ou duas destas nfases para o aprofundamento de seu conhecimento. A figura 1 apresenta a estrutura curricular, que ser descrita a seguir.

1. NCLEO COMUM O Ncleo Comum visa a capacitao bsica do aluno para lidar com os contedos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuao. Tem como objetivo promover o desenvolvimento de um conjunto de competncias, habilidades e conhecimentos, que constituem uma base homognea para a formao do psiclogo no Pas, tal como definido pelas Diretrizes Curriculares. Os conhecimentos bsicos esto organizados em torno de Eixos Estruturantes, descritos a seguir. 1.1. Eixos Estruturantes do Ncleo Comum Os eixos estruturantes definidos pelas Diretrizes Curriculares sero decompostos em contedos curriculares, prticas integrativas de estgios supervisionados e atividades acadmicas complementares, tal como descrito no Anexo I deste documento. Os eixos estruturantes so os seguintes:

-Fundamentos epistemolgicos e histricos, que permitam o conhecimento das bases epistemolgicas presentes na construo do saber psicolgico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia; -Fundamentos terico-metodolgicos que garantam a apropriao crtica do conhecimento disponvel, assegurando uma viso abrangente dos diferentes mtodos e estratgias de produo do conhecimento cientifico em Psicologia; - Procedimentos para a investigao cientfica e a prtica profissional, garantindo tanto o domnio tcnico no uso de instrumentos e estratgias de avaliao e de interveno, quanto a competncia para avaliar e adequar instrumentos a problemas e contextos especficos de investigao e ao profissional; -Fenmenos e processos psicolgicos bsicos, que constituem classicamente objeto de investigao e atuao no domnio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas caractersticas, questes conceituais e modelos explicativos construdos no campo, assim como seu desenvolvimento recente;. - Interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e especificidade do fenmeno psicolgico e perceb-lo em sua interao com fenmenos biolgicos, humanos e sociais, assegurando uma compreenso integral e contextualizada dos fenmenos e processos psicolgicos.

- Prticas profissionais capazes de assegurar um ncleo bsico de competncias que permitam a atuao profissional e a insero do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de reas afins.

1. 2. Competncias e Habilidades do Ncleo Comum As competncias a serem desenvolvidas no Ncleo Comum se referem aos desempenhos e atuaes que garantem um domnio bsico de conhecimentos psicolgicos e a capacidade de utiliz-los em diferentes contextos que demandam a investigao, anlise, avaliao, preveno e atuao em processos psicolgicos e psicossociais e na promoo da qualidade de vida. As competncias e habilidades do Ncleo Comum podem ser desdobradas em unidades curriculares e estgios bsicos, descritas no Anexo I. Abaixo, encontra-se a descrio das competncias e habilidades a serem desenvolvidas no Ncleo Comum.

Fig. 1. CURRCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

NCLEO COMUM
3.312h de disciplinas obrigatrias + 144 h de estgio bsico

FORMAO ESPECFICA:
NFASEA: Clnica e Sade mental
144 h de Optativas +

NFASE B: Processos Psicossociais e Scio-educativos


144 h de Optativas +

477 h de estgio especfico

477 h de estgio especfico

Totalizando para uma nfase:

Ncleo comum Formao 1 nfase Atividades complementares TOTAL

= 3.456 horas (obrig+estgios) = 621h (optativas+estgios) = 200 horas = 4.277 horas

1.2.1. Competncias do Ncleo Comum: So estas as competncias a serem desenvolvidas no Ncleo Comum. O aluno dever ser capaz de:

1. Analisar o campo de atuao profissional e seus desafios contemporneos. 2. Analisar o contexto em que ata profissionalmente em suas dimenses institucional e organizacional, explicitando a dinmica das interaes entre os seus agentes sociais. 3. Identificar e analisar necessidades de natureza psicolgica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais tericos e caractersticas da populao-alvo. 4. Identificar, definir e formular questes de investigao cientfica no campo da Psicologia, vinculando-as a decises metodolgicas quanto escolha, coleta e anlise de dados em projetos de pesquisa. 5. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados (observao, entrevistas, inventrios, questionrios, testes e escalas) em Psicologia, tendo em vista a sua pertinncia. 6. Avaliar fenmenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos. 7. Realizar diagnstico e avaliao de processos psicolgicos de indivduos, de grupos e de organizaes; 8. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenas individuais e scio-culturais dos seus membros. 9. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreenso dos processos e fenmenos envolvidos assim o recomendar. 10. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vnculos interpessoais requeridos na sua atuao profissional. 11. Atuar profissionalmente em diferentes nveis de ao, de carter preventivo ou teraputico, considerando as caractersticas das situaes e dos problemas especficos com os quais se depara. 12. Realizar orientao, aconselhamento psicolgico e psicoterapia; 13. Elaborar relatos cientficos, pareceres tcnicos, laudos e outras comunicaes profissionais, inclusive materiais de divulgao. 14. Apresentar trabalhos e discutir idias em publico 15. Saber buscar e usar o conhecimento cientfico necessrio atuao profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prtica profissional. 1.2.2. Habilidades do Ncleo Comum: A partir das competncias descritas acima, foram definidas, nas Diretrizes Curriculares, as seguintes habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno: 1. Levantar informao bibliogrfica em indexadores, peridicos cientficos, livros, manuais tcnicos e outras fontes especializadas, atravs de meios convencionais e eletrnicos. 2. Ler e interpretar comunicaes cientficas e relatrios tcnicos na rea da Psicologia. 3. Utilizar o mtodo experimental, de observao e outros mtodos de investigao cientfica. 4. Planejar e realizar vrias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 5. Analisar, descrever e interpretar relaes entre contextos e processos psicolgicos e comportamentais. 6. Analisar, descrever e interpretar manifestaes verbais e corporais como fontes primrias de acesso a estados subjetivos.

7. Utilizar os recursos da matemtica, estatstica e outros recursos de informtica para apresentar e analisar dados e preparao de instrumentais para atividades profissionais de ensino e de pesquisa.
1. 3. Unidades curriculares, Atividades complementares e Estgios do Ncleo Comum:

O Ncleo Comum engloba unidades curriculares que visam a aquisio dos conhecimentos bsicos descritos nos Eixos Estruturantes e a formao do aluno nas competncias e habilidades definidas acima. A distribuio e seqncia das unidades curriculares do Ncleo Comum nos perodos do curso se encontram na seo deste documento referente Matriz Curricular. As ementas, contedos programticos, especificaes de cargas horrias, pr-requisitos e bibliografias bsica e complementar esto descritas no Anexo II. O Ncleo Comum inclui o estgio bsico supervisionado, que permitir ao aluno realizar a prtica integrativa das habilidades desenvolvidas neste nvel. Sero oferecidos quatro estgios bsicos (ver tabela 1). O primeiro envolve a prtica de observao em contexto de desenvolvimento. O segundo diz respeito prtica de observao e intervenes em grupos da comunidade. O terceiro se refere prtica de avaliao psicolgica, incluindo a aplicao, correo, interpretao e elaborao de snteses de resultados de testes de inteligncia, aptido e interesse, assim como de escalas de medida em Psicologia. O quarto envolve a prtica de observao e avaliao em contextos de trabalho, instituies ou empresas. As ementas destes estgios, com seus co-requisitos, encontram-se no Anexo III. O Ncleo Comum inclui, ainda, as atividades acadmicas complementares, que podero ser realizadas a partir dos primeiros perodos do curso, envolvendo monitorias, assistncia didtica, iniciao cientfica, participao em congressos e outras atividades previstas pelo Colegiado de Curso. Essas atividades complementares podero continuar a ser realizadas durante todo o decorrer do curso de Psicologia. As atividades acadmicas complementares esto definidas e ponderadas na seo deste documento, intitulada Estratgias de Ensino/Aprendizagem.

TABELA 1 . ESTGIOS BSICOS DO NCLEO COMUM


144H

ESTGIOS (Mnimo de horas)

TURNO INTEGRAL

TURNO NOTURNO

DESCRIO DOS ESTGIOS BSICOS

ESTGIO 36h ESTGIO 36h

3 Perodo

3 Perodo

Estgio de observao em contexto de desenvolvimento Estgio de Observao e intervenes em grupos

6 Perodo

6 Perodo

ESTGIO 36h

6 Perodo

8 Perodo

Estgio de avaliao psicolgica

ESTGIO 36h

7 Perodo

9 Perodo

Estgio de observao e avaliao em contextos organizacionais

1.4. Distribuio das unidades curriculares e carga horria do Ncleo Comum Os conhecimentos necessrios para que os alunos desenvolvam as habilidades e competncias descritas acima e adquiram o domnio dos contedos definidos nos Eixos Estruturantes esto contemplados no conjunto de unidades curriculares obrigatrias distribudas ao longo dos 9 primeiros perodos dos dois turnos. Alm disso, o Estgio Bsico Supervisionado do Ncleo Comum ser realizado a partir do 3o perodo. Este estgio totaliza 144 horas e ser dividido em quatro estgios, cada um com durao mnima de 36h horas. As atividades acadmicas complementares que sero iniciadas no Ncleo Comum tero sua carga horria reconhecida at um total de 200h para todo o curso de Psicologia e sero computadas no final do curso. A carga horria do Ncleo Comum incluir 3.312h dedicadas s unidades curriculares bsicas obrigatrias e 144h referentes ao Estgio Bsico supervisionado, totalizando 3.456h.

2. FORMAO ESPECFICA NAS NFASES CURRICULARES

A Formao do aluno, diferenciada nas duas nfases curriculares deste projeto pedaggico, se define como um conjunto delimitado e articulado de competncias especficas que configuram oportunidades de concentrao e consolidao de estudos e estgios, em dois domnios da Psicologia: 1. Psicologia Clinica e Sade Mental e 2. Processos Psicossociais e Scio-educativos. A formao do aluno nestas duas nfases Curriculares se inicia com o conhecimento bsico adquirido no Ncleo Comum, principalmente nas unidades curriculares obrigatrias mais diretamente relacionadas a estas duas temticas de estudo. Este conhecimento se concentra e se aprofunda, em seguida, nas nfases curriculares, atravs da continuao de sua formao em unidades curriculares optativas e estgios especficos. As especificaes das unidades curriculares que contemplam cada uma destas competncias esto descritas no Anexo I. O aluno dever cursar o equivalente a quatro unidades curriculares optativas de 36 horas, totalizando 144 horas, assim como estgios supervisionados especficos, na nfase escolhida por ele. O currculo contempla a oferta de um nmero equitativo de unidades curriculares optativas nas duas nfases Curriculares, portanto sero oferecidas oito unidades optativas de 36 horas ou seu equivalente, por semestre letivo, totalizando 288 horas de optativas oferecidas, sendo a metade em cada nfase curricular. O aluno poder cursar as unidades curriculares oferecidas na nfase de sua escolha ou optar por cursar as duas nfases curriculares. Ser incentivada a formao do aluno nas duas nfases curriculares, visando uma formao mais completa e generalista, sem, no entanto, restringir sua liberdade de escolha por uma nica nfase curricular. Essas unidades curriculares e suas ementas esto descritas no Anexo III. As atividades acadmicas complementares iniciadas no Ncleo Comum podero continuar a ser realizadas pelos alunos no decorrer da Formao do Psiclogo. 2.1. Competncias da nfase Curricular em Psicologia Clnica e Sade Mental: Esta nfase Curricular envolve a concentrao e aprofundamento de estudos e estgios visando a prtica das seguintes competncias especficas: 1. Fazer avaliao psicolgica e realizar psicodiagnstico, utilizando os recursos de investigao clnica coerentes com o referencial terico adotado. 2. Realizar intervenes clnicas, segundo o referencial terico da psicanlise. 3. Realizar intervenes clnicas, segundo o referencial terico da abordagem comportamental. 4. Realizar intervenes clnicas, segundo o referencial terico da abordagem existencial-fenomenolgica. 5. Fazer intervenes em Psicopedagogia clnica. 6. Fazer intervenes de orientao profissional e elaborar laudos.

7. Fazer intervenes de aconselhamento, treinamento e reabilitao, visando a sade mental e qualidade de vida das pessoas e no tratamento de distrbios psicolgicos, psiquitricos e distrbios do desenvolvimento. 8. Fazer avaliao de servios de sade mental, enfocando os efeitos e impacto do atendimento oferecido. 9. Elaborar / validar instrumentos de medida em sade mental. 10. Planejar e realizar projetos de pesquisa e/ou extenso em Psicologia Clinica e Sade mental. 11. Avaliar e intervir em situaes de trabalho, visando o bemestar psicolgico, a sade mental e a qualidade de vida dos profissionais. 12. Fazer encaminhamentos em Psicologia Clinica e Sade mental para profissionais que trabalham em reas afins, quando necessrio, e atuar interdisciplinarmente. 13. Realizar interveno de mediao e conciliao em Psicologia Jurdica: situaes familiares e juizados especiais. O aluno dever cursar um total de 144 horas de unidades curriculares optativas, escolhidas dentre as oferecidas nesta nfase. Um elenco de 31 (trinta e uma) optativas compe a nfase Curricular em Psicologia Clnica e Sade Mental, cujas ementas esto descritas no Anexo III, dentre as quais o equivalente a um mnimo de 4 (quatro) unidades de 36h sero oferecidas a cada semestre letivo. O estgio especfico supervisionado complementar a formao do aluno atravs de prticas integrativas que visam a desenvolver as habilidades especficas da nfase Curricular em Psicologia Clnica e Sade Mental. Um elenco de 24 estgios ser oferecido nesta nfase Curricular e suas ementas esto descritas no Anexo III. O aluno que escolher esta nfase Curricular dever completar um mnimo de 477 horas de estgios supervisionados especficos, dentre os oferecidos nesta nfase. O aluno dever fazer, pelo menos, dois tipos diferentes de estgio desta nfase.

2.2. Competncias da nfase Curricular em Processos Psicossociais e Socioeducativos: Esta nfase Curricular envolve a concentrao e aprofundamento de estudos e estgios visando a prtica das seguintes competncias especficas: 1. Observar, avaliar, diagnosticar e planejar intervenes psicossociolgicas em instituies e na comunidade. 2. Fazer interveno psicossocial com grupos, instituies e coletividades, visando promoo do bem estar psicolgico, o desenvolvimento de habilidades sciorelacionais e o tratamento psicossocial do sofrimento psquico e desvantagens psicolgicas, sociais e afetivas diversas. 3. Intervir em processos grupais em diferentes contextos institucionais, organizacionais, comunitrios e associativos.

4. Analisar organizaes, instituies, comunidades e conhecer possibilidades de consultoria. 5. Atuar nas situaes sociais que envolvem a relao do homem com o trabalho;
6. Gerenciar recursos humanos, realizar seleo e treinamento profissionais.

7. Avaliar, diagnosticar e intervir em contextos educacionais e escolares. 8. Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e extenso no campo de estudo dos processos psicossociais e scio-educativos. 9. Fazer encaminhamentos para profissionais que trabalham em reas afins, quando necessrio, e atuar interdisciplinarmente. O aluno dever cursar um total de 144 horas de unidades curriculares optativas, escolhidas no elenco de disciplinas oferecidas nesta nfase. Esse elenco consta de 35 (trinta e cinco) unidades, cujas ementas esto descritas no Anexo III, dentre as quais o equivalente a no mnimo 4 (quatro) unidades de 36h sero oferecidas a cada semestre. Os estgios especficos oferecidos nesta nfase Curricular proporcionaro ao aluno prticas integrativas supervisionadas que permitiro consolidar seu conhecimento, incluindo: 1. Um elenco de 6 estgios profissionalizantes em grupos e organizaes comunitrias, 2. Quatro estgios profissionalizantes em situaes envolvendo as relaes do homem com o trabalho; 3. Sete estgios profissionalizantes em prticas integrativas para uma atuao em contextos educacionais e escolares. As ementas destes estgios e seus pr-requisitos esto descritas no Anexo III. O aluno que escolher esta nfase Curricular dever completar um mnimo de 477 horas de estgios especficos supervisionados, dentre os oferecidos nesta nfase. O aluno dever fazer, pelo menos, dois tipos diferentes de estgio desta nfase. 2.3. Distribuio e Carga Horria das Unidades Curriculares e Estgios Especficos da formao nas nfases Curriculares As unidades curriculares optativas referentes formao especfica nas nfases Curriculares so oferecidas a partir do nono perodo do Turno integral e do dcimo perodo do Turno Noturno. Consistem de 144 horas de unidades curriculares na nfase Curricular escolhida pelo aluno. Esta formao se completar com o estgio especifico, desenvolvido na nfase Curricular escolhida pelo aluno. A carga horria da formao em uma nfase Curricular inclui 144 horas referentes s unidades curriculares optativas da nfase escolhida pelo aluno e 477 horas referentes ao Estgio Especifico Supervisionado, na nfase de sua escolha, totalizando 621 horas. Caso o aluno opte pela sua formao em duas nfases Curriculares, ele dever cursar 144 horas de unidades curriculares optativas, em cada uma das nfases Curriculares (total= 288 horas de optativas) e 350 horas de estgios especficos em cada uma das nfases (total= 700 horas de estgios especficos), totalizando 988 horas de formao em duas nfases.

V - ESTRATGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM 1. Princpios norteadores O processo ensino/aprendizagem ser desenvolvido com base nos seguintes princpios norteadores:
Enfoque no desenvolvimento de competncias e habilidades bsicas e profissionalizantes requeridas nas reas de atuao do psiclogo. Integrao entre teoria e prtica no desenvolvimento das atividades acadmicas do curso.

Enfoque no papel ativo do aluno na construo do seu prprio conhecimento.


Incentivo ao trabalho em equipe, nas atividades realizadas pelos alunos em disciplinas e estgios, quando pertinente. Integrao entre as atividades acadmicas desenvolvidas pelos alunos e os projetos de pesquisa e extenso realizados pelos professores. Enfoque na atualizao contnua do conhecimento, atravs do incentivo consulta a peridicos cientficos em Psicologia e reas afins, e participao em eventos cientficos.

Integrao com o campo de atuao profissional, atravs de estgios supervisionados realizados na UFSJ e em instituies conveniadas, atividades complementares e participao em eventos cientficos.

2. Atividades Acadmicas As atividades acadmicas a serem realizadas no desenvolvimento do curso, com base nos princpios norteadores do processo ensino/aprendizagem, esto descritas a seguir. Essas atividades fornecero os elementos bsicos para que o aluno adquira as competncias e habilidades necessrias atuao do Psiclogo. Aulas Expositivas: Aulas tericas lecionadas pelos professores do Departamento de Psicologia e de outros departamentos da instituio. Conferncias e palestras: ministradas por profissionais da Psicologia ou reas afins e por professores convidados de outras instituies. Experimentos em Laboratrios de Ensino de Psicologia: 1. Prticas supervisionadas para o ensino de disciplinas bsicas do curso, realizadas no Laboratrio de Neuroanatomia e Neurofisiologia; 2. Aulas prticas para o ensino dos processos bsicos de percepo realizadas no Laboratrio de Percepo; 3. Aulas prticas para o ensino de processos bsicos de aprendizagem, atravs de experimentos estruturados sobre o comportamento animal e humano, no Laboratrio de Psicologia Experimental. O aluno ter oportunidade de aplicar o mtodo experimental de investigao cientifica, incluindo a elaborao de hipteses, definio de variveis, escolha de um delineamento experimental, coleta de dados, confeco de grficos, interpretao e sntese de resultados, redao de relatrios e apresentao dos trabalhos.

Atividades de observao: Atividades supervisionadas de observao e descrio do comportamento em diferentes situaes e contextos, incluindo observao em situao de laboratrio, observao no contexto escolar, em instituies, grupos e comunidades e observao em empresas e contextos de trabalho. Estudos dirigidos: individuais ou em grupo, como parte integrante de disciplinas ou outras atividades acadmicas. Apresentao de trabalhos: Apresentao pelos alunos e discusso de trabalhos tericos ou resultados de experimentos, como parte integrante de disciplinas ou outras atividades acadmicas. Seminrios: Discusso de textos cientficos ou revises de literatura apresentado pelos alunos e discusso em sala de aula. Visitas tcnico-cientificas: Visitas documentadas atravs de relatrios a instituies e contextos, onde estejam sendo desenvolvidos trabalhos com a participao de profissionais de Psicologia. Atividades de pesquisa: Participao do aluno em projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do Departamento de Psicologia e de outros departamentos da Instituio, com possibilidade de integrao com as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Mestrado em Psicologia da UFSJ.. Consultas e leituras: Consultas e leituras de livros e peridicos cientficos na Biblioteca, com oportunidade de superviso na identificao crtica de fontes relevantes. Consulta a peridicos cientficos na "internet", atravs dos computadores disponibilizados. Prtica com instrumentos e tcnicas: Prtica supervisionada de aplicao, correo e interpretao de resultados de instrumentos e tcnicas de avaliao psicolgica, possibilitando a oportunidade de fazer diagnsticos, confeco de laudos e realizao de devolutivas dos resultados obtidos. Atividades de extenso: Participao do aluno em programas, projetos e atividades de extenso universitria e em eventos de divulgao do conhecimento, aprovados pelas instncias competentes. Prticas pedaggicas: Demonstraes, exerccios e treinos, no desenvolvimento de habilidades e competncias em situaes simples ou simuladas, como parte de disciplinas ou integradas a outras atividades acadmicas. Estgios supervisionados: Prticas integrativas supervisionadas de habilidades e competncias diferenciadas, em situaes de complexidade variada e representativa do efetivo exerccio profissional do psiclogo, desenvolvidas em dois nveis, o bsico e o especifico das nfases curriculares. O estgio bsico do Ncleo comum, que totaliza 144 horas, visa prtica supervisionada das habilidades bsicas. O estgio especfico em uma nfase Curricular, que inclui 477 horas, visa prtica supervisionada das habilidades descritas nas nfases curriculares. O estgio especfico ser realizado na nfase Curricular escolhida pelo aluno, dentre as duas oferecidas pelo curso, segundo o Elenco de Estgios oferecidos. Poder ser realizado na UFSJ e em outras instituies

conveniadas, aprovadas pelo Colegiado do Curso. Os procedimentos de seleo, acompanhamento e avaliao do estgio especfico nas nfases Curriculares esto descritos na Resoluo do Colegiado do Curso de Psicologia, que descreve a poltica institucional de estgios adotada pela Coordenadoria. Os estgios incluem um relatrio final das atividades realizadas, com avaliao escrita feita pelo supervisor sobre o desempenho do aluno. O Cadastro dos Estgios, realizado sob superviso da Coordenadoria do Curso de Psicologia, servir para registrar os alunos que esto em atividades de estgio, especificando os tipos, horas e nmero de estgios j realizados. Atividades acadmicas complementares: Envolve atividades acadmicas, tais como: Monitoria, Assistncia didtica, Iniciao cientfica dos programas PIBIC e PIIC, Extenso universitria, apresentao de trabalhos em eventos cientficos, dentre outras que sero aprovadas pelo Colegiado de Curso. A Assistncia Didtica definida pelo Colegiado de Curso como uma atividade de auxlio pedaggico junto ao corpo discente, supervisionada pelo professor. As atividades acadmicas complementares tero sua carga horria reconhecida at um total de 200 horas, segundo a pontuao e formas de comprovao descritas na Tabela 2, a seguir. 3. Avaliao A avaliao dever ser realizada tanto no decorrer quanto no final do processo ensino/aprendizagem, visando ao acompanhamento dos alunos e identificao de dificuldades de aprendizagem a serem reavaliadas e direcionadas atravs de revises ou estratgias alternativas de aprendizagem. Sero utilizados como instrumentos de avaliao: provas escritas, seminrios e estudos dirigidos, individuais e em grupos, relatrios de experimentos, trabalhos finais escritos, revises de literatura e outras produes realizadas no decorrer do desenvolvimento das disciplinas. As formas especficas de avaliao utilizadas por cada professor sero definidas pelos mesmos nos Planos de Ensino apresentados ao Colegiado, em funo dos objetivos previstos de cada unidade curricular. As formas de avaliao devem ser apresentadas e discutidas com os alunos no incio de cada perodo letivo. A avaliao das atividades referentes aos estgios bsico e especfico ser feita pelo professor no decorrer dos estgios e atravs de um Relatrio Final elaborado pelo aluno, no qual constar uma apreciao do professor-orientador a respeito do seu desempenho. Este relatrio incluir ainda uma apreciao feita pelo aluno a respeito do trabalho de superviso do professor.

Tabela 2 . Atividades Complementares: carga horria e formas de comprovao


Atividades Carga horria mxima por Cada atividade

Comprovao
Relatrio apresentado DIEPG Relatrio

Iniciao cientfica
Participao extenso em projeto de

80h 80h

Artigo publicado em revista cientfica indexada Monitoria Assistncia didtica Apresentao de trabalho em congresso Resumo publicado em Anais de congresso Trabalho completo publicado em Anais de congresso Participao em congresso

50h 40h 40h 15h 20h 30h 5h

Cpia do artigo ou carta de aceite Relatrio final com aprovao professor responsvel Relatrio final com aprovao professor responsvel Certificado de apresentao Certificado de apresentao Certificado de apresentao Certificado de participao do do

Curso de lngua estrangeira (por Atestado 15h semestre) e de LIBRAS Estgio extracurricular Relatrio e certificado assinado pelo 20h (cada 45h de estgio) psiclogo supervisor. Palestras, conferncias e Atestado 5h seminrios do LAPIP, LAPSAM E NUPEP Mini-curso (com durao de 2h Atestado 5h a 5h) Mini-curso (com durao maior Atestado 10h que 5h) Cursos extra-curriculares Atestado CH do curso Participao de congressos, Atestado 10h seminrios e/ou encontros Organizao de congressos, Atestado 15h seminrios e/ou encontros Entrevista de triagem no SPA Atestado 20h (perodo de 6 meses) Participao como voluntrio Atestado 20h em projeto de Pesquisa ou Extenso Outras atividades* * Outras atividades sero avaliadas, definidas e pontuadas pelo Colegiado de Curso, mediante solicitao do interessado.

Das könnte Ihnen auch gefallen