Sie sind auf Seite 1von 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR UFPA INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA TECNOLOGIA DE SOLDAGEM

PROFESSOR: DR. MOTA

RELATRIO DE LABORATRIO DE SOLDAGEM ESTUDO DE ESTUFAS E SUAS APLICAES NA SOLDAGEM.

ALUNO: MARCOS FELIPE MACDO CARDOSO 04021000401 PAULO ROSSI LIMA 04021005901

Belm PA Abril/2010

INTRODUO

Estufas so equipamentos que aquecem um compartimento a uma temperatura programada, chamada de set-point, que deve ser controlada da melhor maneira possvel de forma a no deixar com que a temperatura esteja muito alm ou muito abaixo do set-point. Com este intuito, so desenvolvidos sistemas para controle da temperatura interna, que so os responsveis por estabilizar a temperatura no set-point, empregando computadores e microprocessadores para tornar esta atividade a mais precisa possvel. Quando as estufas esto em processo de aquecimento do compartimento interno e quando estabilizam suas temperaturas no set-point, indesejvel que a estufa permita a troca de calor entre seu interior e o ambiente externo, motivo pelo qual se realizam estudos cada vez mais detalhados para fabricao de estufas em materiais mais refratrios que impeam esta troca. Na soldagem, as estufas so aplicadas para secagem e armazenamento de eletrodos, arames e fluxos para soldagem, com o intuito de impedir a absoro de umidade, que gera inmeros defeitos no cordo de solda ou at antes dos produtos serem utilizados, como a oxidao de arames.

AQUECIMENTO DO COMPARTIMENTO
As estufas armazenam os eletrodos em prateleiras horizontais (geralmente, um estufa possui quatro ou cinco prateleiras). De acordo com catlogo da SOLDATEL, temos as seguintes considerao a serem realizadas, no que diz respeito ao aquecimento do compartimento: a) Para conservao de eletrodos revestidos, as estufas devem ser aquecidas at 200C, enquanto a temperatura para ressecagem de eletrodos e fluxos est na faixa de 300-450C. b) Quando aplicadas para armazenagem de arame slido, podem ser ajustadas para alcanar temperaturas em torno de 120C. O princpio de aquecimento das estufas praticamente o mesmo para as diversas linhas de produtos fabricados com aplicao na soldagem. Para gerar energia calorfica, utiliza-se uma resistncia eltrica de baixo valor e alta potncia pela qual se faz circular corrente eltrica, construda com fios de nquel-cromo apoiados em material refratrio. O aumento de temperatura pode ocorrer livremente atravs do aquecimento interno do ar, ou acoplando-se um ventilador ou ventoinhas para gerao de circulao forada do ar quente, diminuindo o tempo de aquecimento e aumentando a eficincia da estufa. O ventilador pode ser instalado no topo da estufa ou atrs das prateleiras (gerando circulao forada horizontal de ar quente). Porm, apesar de diminurem o tempo de estabilizao do set-point, as estufas com circulao forada so fabricadas para trabalharem a 200C, conforme catlogo da SOLDATEL.

CONTROLE DE TEMPERATURA
A temperatura no interior da estufa pode ser controlada atravs de dois dispositivos principais: termostatos e controle eletrnico. Destes, o de aplicao mais simples o controle atravs de termostatos, que ocorre de acordo com a figura abaixo:

Fig. 1 esquema para controle de temperatura de estufa com termostato, atravs de sensor bimetlico

O funcionamento deste dispositivo ocorre a partir do princpio da dilatao diferenciada que sofrem os metais da chapa bimetlica (pois constituda de metais diferentes), abrindo ou fechando o circuito que contm a resistncia de aquecimento. Apesar da simplicidade, este sistema possui um tempo de estabilizao muito grande, pois a inrcia da estufa muito grande para a capacidade de resposta do termostato, que lenta. Isso quer dizer que, quando o termostato corta a corrente no set-point, a inrcia do sistema faz com que a temperatura continue subindo; quando a temperatura cai e chega ao set-point, o termostato fecha o circuito da resistncia, mas a inrcia do sistema mantm a queda de temperatura, gerando uma oscilao da temperatura em torno do set-point, como observado na figura abaixo:

Fig. 2 oscilao da temperatura em torno do set-point at a estabilizao da temperatura.

A maioria absoluta dos equipamentos SOLDATEL para armazenagem de eletrodo revestido (tanto estufas portteis como de grande porte) so aplicaes desse tipo de controle com termostato, de acordo com catlogo de produtos para armazenagem de eletrodo revestido. O controle eletrnico de estufas mais preciso, baseando-se em algoritmos matemticos conhecidos como PID (Proporcional Integral Diferencial). construdo de maneira a fornecer os dados para o sistema de clculos, cortando a corrente no momento exato para que a temperatura no ultrapasse o set-point e fechando o circuito para manter a temperatura no patamar do set-point. Assim, o valor lido no sensor mais estvel do que o da fig. 2, tendo um formato como o visualizado abaixo:

Fig. 3 resposta da temperatura em estufas utilizando controle eletrnico de temperatura

As estufas que possuem equipamentos que aumentam a eficincia e distribuio de temperatura, como motores, agitadores, ventiladores, ventoinhas e outros devem, necessariamente, serem equipadas com controle eletrnico PID, pois a capacidade de resposta do sensor deve ser maior devido dinmica provocada pelos equipamentos. Todas as estufas da linha MARCONI possuem controle eletrnico de temperatura, como constatado em seu catlogo de produtos. No desejvel que o compartimento interno troque calor com o ambiente externo, pois isso causaria queda de temperatura. Assim, as paredes da estufa devem ser fabricadas com material refratrio, dentre os quais o mais utilizado a l de vidro, que proporciona maior isolamento trmico com o aumento da densidade da l. Outro material aplicado na construo das estufas a fibra cermica, que tambm um bom isolante trmico.

SENSORES DE TEMPERATURA
Os sensores so dispositivos que mudam seu comportamento sob a ao de uma grandeza fsica, podendo fornecer direta ou indiretamente um sinal que indica esta grandeza. No caso de sensores de temperatura, eles so modificados pela ao da temperatura e fornecem um sinal de voltagem. Os sensores de temperatura possuem uma grande variabilidade justamente por causa dos muitos tipos de controle de temperatura. Para cada tipo de controle, desenvolveu-se sensores que pudessem satisfazer s condies de medio. Dentre os sensores de temperatura, os principais so: PT-100 (resistncia de platina), ferrocobre/constantan (termopar) e os termistores (fabricados em materiais semi-condutores).

1. Termopar (Par Termoeltrico) O termopar consiste em duas junes de metais diferentes unidas atravs de uma ponta soldada. Ele funciona a partir do princpio de que, se uma juno for mantida fria e aquecer-se a unio, gerada uma tenso eltrica na extremidade do sensor ligado ao termopar, que aumenta a DDP nos terminais do controlador de temperatura, como visto abaixo:

Fig. 4 esquema de termopar

O sensor termopar possui grande aplicao na medio de temperatura, mas um equipamento de sensibilidade baixa, que gera a necessidade de se fazer uma compensao de juno fria com um semicondutor (linearizar a sada do termopar, que por natureza polinomial) e tambm de exigir circuitos amplificadores.

Fig. 5 diferena entre a leitura sem e com compensao de junta fria.

Os termopares so teis devido sua grande faixa de atuao de temperatura, que engloba facilmente as temperaturas ligadas s operaes das estufas na soldagem. Alm disso, um sensor relativamente barato e de fcil aquisio no mercado devido sua simplicidade.

Fig. 6 termopar para estufas com termostato

2. Termistor O termistor um resistor sensvel temperatura cuja variao de resistncia com a temperatura praticamente direta (relao bem mais linear do que no caso do termopar). Isso ocorre porque os metais usados possuem coeficiente de variao positivo, ou seja, a resistncia aumenta com o aumento da temperatura. O termistor um detector de temperatura resistivo (RTD), cuja tecnologia empregada a deposio de filmes em substrato de alumina ou cermico, que o que ocorre no sensor Pt-100 (descrito abaixo). Estes so os sensores mais empregados nas estufas de ressecagem dos produtos de soldagem da linha SOLDATEL (FTD), de acordo com catlogo de produtos da empresa, obtendo faixas muito grandes de temperaturas e nvel de resposta satisfatria. Os termistores mais usuais so fabricados em platina, e recebem o nome Pt-100 ( 0C, a resistncia equivalente a 100 ) ou Pt-1000 (segue a mesma nomenclatura). Estes so os que possuem maior linearidade e sensibilidade, sendo muito mais vantajosos do que o termopar nestes aspectos. O maior problema que o preo deles relativamente caro entre os sensores, alm de auto-aquecerem.

Fig. 7 diversos tipos de termistores

Fig. 8 termistor Pt-100

3. Termistor NTC Os termistores NTC so um caso particular por serem fabricados em material semi-condutor base de um xido metlico. A resistncia deles diminui de acordo com que a temperatura aumenta, sendo que esta queda de resistncia pode ser mais ou menos intensa de acordo com a curva caracterstica do termistor. Sendo assim, esses termistores possuem coeficiente de variao de resistncia negativo. Os

termistores PTC possuem coeficiente positivo, pois a resistncia aumenta de acordo com o aumento da temperatura, mas esses no so usuais. Com a elevao de temperatura, mais portadores de carga tornam-se disponveis e, consequentemente, a resistncia eltrica diminui, o que provoca aumento de DDP nos terminais do dispositivo controlador de temperatura. Esse tipo de termistor um resistor termicamente sensvel (RTS), pois fabricado em material semicondutor, no possuindo a linearidade dos termistores metlicos. Suas vantagens na aplicao de estufas que sua resposta mais rpida e possui alto nvel de sada, comparativamente ao termopar. Porm, sua sada no linear, requer uma fonte de aquecimento e seu auto-aquecimento alto, tornando-se muito frgil.

Fig.9 termistor NTC

4. SENSORES BASEADOS EM CIRCUITO INTEGRADO Esses sensores utilizam circuitos eletrnicos miniaturizados, composto principalmente por materiais semi-condutores. Sua grande vantagem que, alm de ser uma tecnologia barata (o custo para fabricao bem menor do que os demais), possui uma resposta bastante linear e tem alto nvel de sada. A sua grande desvantagem que ele aplicvel somente a estufas que desempenham o papel de armazenar os produtos empregados na soldagem, no sendo capazes de abranger as temperaturas de ressecagem. Alm disso, um sensor lento e que auto-aquece.

Fig. 10 sensor baseado em circuitos integrados

APLICAES DAS ESTUFAS SOLDATEL/THERMOSOLDA NA SOLDAGEM

1. EDT 100

As estufas desta famlia so diferenciadas pela parte numrica do modelo, que representa a capacidade de armazenamento de eletrodo (em kg), podendo armazenar at 500 kg. So dotadas de um termostato capaz de trabalhar na faixa 50-300C, atendendo satisfatoriamente casos de armazenamento e conservao de eletrodos. So mquinas que estabilizam no set-point com maior dificuldade. Como possvel verificar, seus instrumentos de medio so todos analgicos. No catlogo da THERMOSOLDA, as estufas para esta mesma funo e com mesma capacidade de armazenagem possuem controle microprocessado e podem trabalhar numa faixa de temperatura mais ampla (400C). 2. FDT 504

Esta famlia de estufas possui uma nomenclatura menos direta. Esta, por exemplo, capaz de armazenar 200 kg, de acordo com catlogo da SOLDATEL. So mquinas especializadas na ressecagem de eletrodos e fluxos, trabalhando em faixas mais altas de temperatura (at 450C). O controlador de temperatura eletrnico,possuindo um termistor de platina. No catlogo da THERMOSOLDA, o equipamento correspondente trabalha com controle microprocessado, podendo chegar mesma temperatura das estufas da SOLDATEL, apesar de que na THERMOSOLDA eles so chamados de fornos. Os equipamentos para ressecagem de fluxo tambm so fornos, utilizando controle microprocessado.

3. EMT 300

Esta uma estufa especial para armazenamento de arame slido, em especial carretis para soldagem MIG. O termostato do equipamento automtico, mas possui uma faixa de temperatura muito pequena, somente capaz de atender s necessidades de armazenamento para proteo de umidade. capaz de armazenar 18 rolos e possui uma camada de isolamento de 2. A seguir, temos dois quadros que nos mostram como deve ocorrer o armazenamento de eletrodo e a ressecagem dos mesmos. importante lembrar de que os fornos possuem aplicao maior para eletrodos revestidos porque este tipo de tecnologia o mais adotado no Brasil. Tipo de revestimento Celulsico Rutlico Mineral Bsico Temperatura de armazenamento (C) 50 100 100 150

Tipo de revestimento Celulsico Rutlico Mineral Bsico

Temp. de ressecagem (C) 80 (mximo) 200 200 350

Tempo (horas) 2 2 2 2

No recomendada a ressecagem dos eletrodos celulsicos. Devido presena principal de celulose no revestimento, os eletrodos podem entrar em combusto e perder todo o material adquirido. Assim, as temperaturas correspondentes para o revestimento celulsico so bastante conservadoras.

CONCLUSO
As estufas para aplicao na soldagem possuem um grande desafio: realizar as atividades de conservao e manuseio correto de produtos de alta tecnologia, os quais exigem tratos mais especficos para cada produto. Os sensores e os controladores de temperatura so muito variados, havendo alguns muito rudimentares (possuem um longo perodo para estabilizar a temperatura interior) e outros mais modernos, que possuem acoplados a eles diversos equipamentos auxiliares. Os sensores de platina e, mais recentemente, os sensores baseados em circuitos integrados, vieram facilitar as atividades, pois os mesmos possuem as respostas mais linearizadas conhecidas. Os sensores de platina so caros, mas os circuitos integrados so relativamente baratos. O mercado brasileiro ainda opta por estufas que utilizam termopar e outros sistemas de resposta mais lenta, que atendem s situaes propostas para as atividades no pas. Realmente, equipamentos mais sofisticados poderiam ser empregados em atividades que no exigem tanto do equipamento, tornando o gasto mal direcionado. As pessoas responsveis pelo projeto precisam identificar os equipamentos para ressecagem e armazenamento dos produtos para soldagem. Apesar da grande variedade de marcas e modelos, os princpios para que as mquinas trabalhem so bastante aproximados, havendo uma homogeneizao dos processos de aquecimento do compartimento interno.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1) http://www.siteja.com.br/modelo22/conteudo.asp?ID=74&IDLinks=853 catlogo de estufas SOLDATEL. 2) Cuidados na manuteno de estufas Autores: Luiz F. de Matteo Ferraz e Ladislau Marcelino Rabello apostila da Embrapa.

3) http://www.marconi.com.br/busca_produtos.jsp?cat=30 4) http://www.mecatronicaatual.com.br/ - termopar 5) http://paulorobertolaranjeira.blogspot.com/2010/02/sensores-de-temperatura.html - termopar

6) http://www.magasbr.com.br/termopar.htm - foto de termopar 7) http://pt.wikipedia.org/wiki/Termistor - termistores de platina, NTC e PTC.

8) http://www.ibiubi.com.br/produtos/circuito-integrado-sensor-de-temperatura-ds18b20-dallas sensor de temperatura em circuito integrado. 9) http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_integrado - circuitos integrados.

10) http://www.electronica-pt.com/downloads/sensores-termicos.pdf - teoria sensores trmicos Autor: Fabiano Fruett.

11) http://www.ee.pucrs.br/~gcem/imagens/Sensores.pdf - Sensores Aplicao em processos discretos e contnuos. 12) Apostila de eletrodo revestido ESAB.

Das könnte Ihnen auch gefallen