Sie sind auf Seite 1von 34

Unidade 4

UNIDADE 4. AMBIENTE VIRTUAL DE EDUCAO E O ESTUDO DO MODULAR - Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE)

Gildsio Guedes

UNIDADE 4. Ambiente Virtual de Educao e o Estudo do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
(MOODLE) 4.1. Introduo 4.2. As Tecnologias e os Processos de Ensino e Aprendizagem 4.3. Os Ambientes Virtuais de Educao (AVE) 4.4. Diretrizes Preliminares para Formas de Educao Virtual 4.4.1. Caractersticas Gerais de AVE 4.4.2. Caractersticas Especficas de AVE 4.4.3 Ferramentas Administrativas de AVE 4.4.4 Ferramentas de Apoio ao Professor de AVE 4.4.5 Ferramentas de Apoio ao Aluno de AVE 4.4.6 O MOODLE 4.4.6.1 Servios do MOODLE 4.4.6.2 Recursos e Mdulos Interativos do MOODLE 4.4.6.3. Lio 4.4.6.4 Questionrio 4.4.6.5 Shareable Content Object Reference Model (SCORM) 4.4.6.6 Glossrios 4.4.6.7 Tarefas 4.4.6.8 Tarefa "Offline" 4.4.6.9 Dirio 4.4.6.10 Recursos e Mdulos Colaborativos do MOODLE 4.4.6.11 Fruns 4.4.6.12. Talleres 4.4.6.13 Wikis 4.4.6.14. Menus do MOODLE 4.5 Consideraes Finais 4.6 Referncias Bibliogrficas

RESUMO
Apresentamos um estudo do ambiente de origem Canadense conhecido internacionalmente como MOODLE, mas que diferentemente da maioria um softeware free e de cdigo aberto. A abordagem se concentra em duas partes: uma conceitual e outra enfatiza os recursos que o ambiente disponibiliza para os usurios.

Algumas das ferramentas que estudaremos posteriormente neste texto, dispem para os usurios uma crescente variedade de recursos incluindo os mecanismos mais comuns e outros avanados

expilicitando dentre outros: Transmisso das Informaes; Recursos Interativos; as Mdias colaborativas; os Recursos de Gesto e Administrao bem como Avaliao do aprendiz. os Dispositivos de Acompanhamento e

UNIDADE 4. Ambiente Virtual de Educao e o Estudo do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE)
4.1 INTRODUO

Viva a vida, voc no sair dela vivo

DICA A modalidade de Educao a Distncia, no presente, busca integrar atividades tradicionalmente usadas na educao presencial em conjunto com as novas tecnologias de informao e comunicao.

Este texto parte de um dos captulos da tese de Doutorado em Educao do autor que descreve de forma detalhada determinadas caractersticas de Ambientes Virtuais de Educao (AVE).

Apresentamos um estudo do ambiente de origem Canadense conhecido internacionalmente como Moodle, mas que diferentemente da maioria um software free e de cdigo aberto.

A abordagem se concentra em duas partes: uma conceitual e outra enfatiza as diferenas dos recursos existentes explicitando os principais servios disponveis para o usurio em cada um dos ambientes, com a anlise da usabilidade de suas interfaces sob o ponto de vista dos usurios.

O Brasil ainda est em uma fase de transio, isto , comeando a adotar a EaD nas instituies educacionais. Muitas organizaes

ainda esto se limitando a transpor para o virtual experincias e adaptaes do ensino presencial, o que denominamos de aula disponibilizada. H ainda um predomnio de interao virtual de textos e imagens atravs de correio eletrnico.

Moran (2000) assinala que estamos comeando a passar dos modelos predominantemente individuais para os de grupos. As mdias 4

unidirecionais, como o jornal, a televiso, o rdio o correio e outras vo permanecer mas estamos caminhando para as mdias interativos, tais como lista de discusso, bate papo, AVE e vdeo conferncia. De forma que o ensino a distncia j est usando as novas tecnologias de informao e comunicao na medida do disponvel fazendo e aprendendo.

Um dos paradoxos da tecnologia que esta, em princpio, foi desenvolvida para tornar as tarefas mais simples e agradveis, no entanto, cada tecnologia que surge, adiciona complexidade no uso e as vezes frustrao nos resultados.

No caso do ensino a distncia, quando a quantidade de funes excede a capacidade de controle imediato do usurio s aes se tornam no naturais e confusas. Isto , determinados sistemas de computao tem tantas funes em sua interface principal que a tela do computador fica poluda visualmente e o design como um todo no favorece seu uso.

Na modalidade de ensino a distncia usando as novas DICA A evoluo tecnolgica vivenciada atualmente resulta em um aumento no volume de conhecimento a serem vistos e assimilados . tecnologias de informao e comunicao, segundo Silva (2002), o aluno usurio, aprendiz e leitor ao mesmo tempo. Certamente usurio de um ou vrios dispositivos, aprendiz sem a mediao do professor do ensino presencial e leitor de uma interface quase sempre na vertical e esttica. Como usurio, necessita de meios de comunicao; como aprendiz, no pode dispensar uma pedagogia; e, como leitor, necessita de uma interface adequada, tudo como meios para viabilizar o processo de ensino e aprendizagem.

Diferentemente da modalidade do ensino presencial onde o professor e o aluno esto fisicamente prximos e a maioria dos 5

DICA Existem vrios experimentos de utilizao da internet para a prtica da Educao a Distncia (EaD)

problemas so resolvidos com as facilidades prprias do contato humano. O desafio maior oferecer uma formao profissional adequada ao momento atual, que incorpore as atividades de educao os avanos tecnolgicos, conhecimentos bsicos. A soluo destes desafios s se torna possvel com o aperfeioamento da comunicao, com o aumento da velocidade e da eficincia na transmisso dos conhecimentos e com capacitao de recursos humanos. Paralelamente, o avano da tecnologia da informao, disponibiliza a cada dia uma quantidade cada vez maior de plataformas, softwares e produtos para suporte ao ensino quando o computador utilizado. sem prejudicar a compreenso dos

DICA Comunicao assncrona H interao de forma remota, utilizando recursos como texto impresso, e-mail, frum de discusses etc...

Se por um lado impossvel negar a realidade do computador e de plataformas de ensino e aprendizagem na escola, por outro lado importante ressaltar que a simples incorporao de novas tecnologias, sem as necessrias transformaes no processo pedaggico, no conduzem a uma verdadeira melhoria na qualidade de ensino. Ao mesmo tempo, a transformao das relaes de trabalho e a prpria evoluo da tecnologia passaram a exigir a reformulao dos cursos e o estabelecimento de uma nova relao ensino aprendizagem baseados nos recursos da internet.

Comunicao sncrona H interao em tempo real, atravs de chatas, videoconferncias etc..

Um exemplo simples de uma efetiva prtica de utilizao da Internet para fins de Educao a Distncia o uso da infra-estrutura da web para divulgao de material didtico atravs de sites corporativos, portais educacionais ou de Ambientes Virtuais de ensino e

Aprendizagem.

DICA Embora os AVEA tenham obtido sucesso na utilizao da Internet para EaD, muito ainda h para se evoluir.

Com comunicao de forma assncrona ou sncrona a modalidade de EaD est se desenvolvendo, com aplicao em diversos tipos de cursos, e atravs de vrios recursos, para esclarecimento de dvidas e assimilao e transferncia contedos curriculares. Porm, a utilizao da internet em conjunto com os Ambientes Virtuais Educao (AVE), ainda subutiliza o potencial que as ferramentas tecnolgicas podem oferecer para a Educao a Distncia.

A maior parte dos ambientes e sistemas que utilizam internet, como meio para EaD, esto baseados num modelo centralizado de Website, com material didtico exposto na forma de pginas HTML e comunicao assncrona entre aluno e professor. H muitas formas de uso das redes de comunicao, sendo algumas delas roupagens novas para velhas concepes pedaggicas.

Uma utilizao eficaz da internet para fins educacionais deve ser realizada atravs de ambientes, sistemas desenvolvidos por instituies acadmicas ou empresas privadas, onde so divulgados cursos, realizadas aulas e interaes entre professores e alunos com uma quantidade elevada de ferramentas que tentam melhorar a eficincia destes ambientes para um aproveitamento melhor no processo de ensino e aprendizagem.

4.2 AS TECNOLOGIAS E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Um dos grandes problemas a ser solucionado nos processos de ensino e aprendizagem, usando as tecnologias de informao e comunicao na modalidade de ensino a distncia, a relao entre estas mesmas tecnologias e a pedagogia com o fim primeiro de tornar a produo de conhecimento mais eficaz e agradvel. 7

DICA Temos modos de aplicar a tecnologia com foco no instrutor, com foco no aluno e com foco na colaborao.

Ortiz (2001) apresenta uma relao conceitual dentro de trs modelos de tecnologia que supe serem adaptados a todos os ambientes educativos com uso e aplicao de tecnologias, quais sejam:

Tecnologias transmissveis - centradas no instrutor; Tecnologias interativas centradas no aluno, e; Tecnologia colaborativa centrada na colaborao em grupo.

Segundo Ortiz (2001) as tecnologias transmissveis ainda esto adaptadas para transferir informaes e vo desde o uso de computadores com uso editores de textos os geradores de

apresentao para diversos tipos de espaos e mdias at vdeo e DVD com exibio em uma televiso.

No que diz respeito s tecnologias interativas, o referido autor minimiza a fora de expresso, quando explicita que se concentram mais no usurio que tm determinados controles de navegao, ou seja, pressupe que o aluno seja um usurio experiente de ambientes da web. Enfatizou a interface, mas no direciona que tipo de interface adequada para todos os usurios, tendo como exemplo ensino assistido pelo computador e os produtos multimdias em CD-ROM.

Quanto s tecnologias colaborativas, segundo o mesmo texto, so as orientadas interao, aos intercmbios de idias e materiais, tanto entre o professor e o aluno quanto entre os prprios alunos.

Preferimos modificar o modelo apresentado por Ortiz (2001) dando de forma que uma das tecnologias contenha todos as outras e estejam adaptadas a qualquer ambiente de ensino e aprendizagem 8

DICA Deve-se dar nfase aos tipos de recursos utilizadas nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. (AVEA)

relacionando-o pedagogia construtivista social. Para tal modificao acrescentamos as tecnologias que definimos como sendo adaptativas e agradveis.

Quanto a essas, as tecnologias adaptativas e agradveis, so as de interfaces com usabilidade adequada com nfase na adaptao de alunos usurios com ou sem experincia em ambientes informatizados.

E vo desde a distribuio do processamento da informao em diversos servidores, conforme a necessidade, at as que contm agentes inteligentes para melhor sua interao com o usurio. No diagrama abaixo temos a relao e a conteno dos tipos de tecnologias onde se supe que as tecnologias adaptativas agradveis contm os recursos das tecnologias colaborativas e estas, por sua vez, contm os recursos das tecnologias transmissivas:

TC TI

TT TA

Fig.1 Tipos de tecnologias proposta para utilizao em EAD

Desta forma a relao entre as tecnologias de informao e comunicao e a evoluo na assimilao da informao pode, ento, ser representada em um plano cartesiano (fig.2) em que o domnio o tipo de tecnologia a ser usada e a imagem o nvel de assimilao da informao com recursos que podem facilitar a interao e contribuir 9

com a colaborao para efetivamente proporcionar um melhor nvel de gerao de conhecimentos. Veja o grfico abaixo:
Nvel de Assimilao da Informao

TA TI TC TT
Tipos de Tecnologias

Fig.2 Tipos de Tecnologias versus nvel de assimilao da informao

DICA Assim, as tecnologias podem estar inseridas e adaptadas para uso de qualquer tipo de aprendiz, e em qualquer que seja o estilo de aprendizagem: Ativo, Reflexivo, Terico ou Pragmtico como definidos por Alonso et al.(1994).

As tecnologias caracterizadas apenas como transmissivas produzem um efeito menor na assimilao da informao. As caracterizadas como tecnologias colaborativas podem contribuir para melhorar o nvel de assimilao da informao, mais do que as tecnologias transmissivas, e estas, por sua vez podem no favorecer o nvel de assimilao da informao com a rapidez que podem ser proporcionadas pelas tecnologias adaptativas e agradveis.

Porm quando se trata de usurio de AVE entendemos que o estilo de aprendizagem para alunos aprendizes pode ser apenas: AutnomoReflexivos ou AdaptativoDedicados, e podem ser

representados por um digrama, em forma de espiral:

10

Autnomo - Reflexivo

Adaptativo - Dedicados

Fig.3 Estilos de Aprendizagem para Alunos Aprendizes

DICA Os usurios dedicados e autnomos que se enquadram em um destes dois estilos de aprendizagens tm um bom desempenho quando colocados em situao de uso com ferramentas nos moldes de AVEA.

Os usurios AutnomoReflexivos so aqueles com autonomia prpria, com potencial para fazer e aprender apenas com as mdias disponveis, abertos e sugestivos, que criam situaes de ensino e aprendizagem que motivam as atividades desenvolvidas nos ambientes de aprendizagem. Alm de serem observadores atentos s mudanas, so bons analistas das situaes em atividades do processo de ensino e aprendizagem.

Por usurios Adaptativo-Dedicados, entendemos aqueles com pouco conhecimento prvio das mdias empregadas, mas com facilidade de adaptao para atingir os objetivos de ambiente; colaboram com o grupo e procuram recorrer aos mais experientes quando necessrio; so dedicados e programticos e procuram se fixar nas aes para atingir objetivos e metas. Por outro lado, os do tipo AutnomoReflexivos tm uma ao mais rpida no grupo e seus conhecimentos podem favorecer a cooperao entre os demais usurios. Os usurios AdaptativoDedicados so importantes para nivelar a participao do grupo como um todo para produzir os objetivos preconizados pelo ambiente.

11

As caractersticas principais de cada estilo de aprendizagem de usurio das novas tecnologias em ambientes de ensino e aprendizagem em conjunto com as aes e estratgicas instrucionais adequadas podem ser:

Quadro1:

As

Caractersticas

Principais

de

Cada

Estilo

de

Aprendizagem em AVES Estilo Caracterstica Estratgica apresentada Autnomo/ Reflexivo Cria novas situaes de aprendizagem e apresenta experincia com novidades; Resolve problemas com mais facilidades; Trabalha para o ambiente e para o grupo; Apresenta as atividades com qualidades independentes do grupo; Testa o novo; Corrige as falhas de tarefas; Analisa as tarefas do ambiente sob diferentes perspectivas; Se adapta os ambientes com facilidades e de maneira prpria. Centrados no professor e em si mesma; Interao com outros grupos e outros meios; Consulta outros meios e materiais.

Adaptativo/ Se adapta aos ambientes de forma Dedicado sistemtica; So dedicadas s tarefas do grupo; Acompanha a evoluo das mudanas; So pacientes, detalhistas e estudiosos das aes do ambiente; Apresenta resultado para o grupo e com o grupo.

Interao com os pares; Centrados no grupo e no professor; Estudo em grupo Instruo com material os ambientes.

12

4.3 OS AMBIENTES VIRTUAIS DE EDUCAO (AVE)

DICA Uma parte das AVES contm mecanismo de: Comunicao, Coordenao e, Administrao.

Se os usurios de AVA se enquadram em qualquer um dos estilos definidos anteriormente, e as ferramentas utilizadas disponveis integram os mecanismos de administraes, coordenaes,

cooperaes, avaliaes e comunicao adequadas, ou seja, so adaptativas e agradveis, os resultados do processo de ensino e aprendizagem, usando as novas tecnologias, se tornaro uma alternativa mais vivel.

Alguns ambientes, que estudaremos posteriormente, dispem para os usurios uma crescente variedade de recursos incluindo os mecanismos citados anteriormente, e acrescentam outros tais como:

Transmisso das informaes; Recursos interativos; Mdias colaborativas; Recursos de gesto e administrao; Avaliao e; Outros.

SAIBA MAIS Sobre comunidades virtuais no endereo http://pt.wikipedia .org/wiki/Comuni dade_virtual e http://www.facom .ufba.br/ciberpes quisa/seminario/l eonardo.htm

Destes relacionados acima so poucos os que dispem de uma mdulo colaborativo de forma eficiente bem como uma boa ferramenta de avaliao.

No entanto, a viso mais adequada no atual momento para EAD utilizando a internet seria o uso de comunidades virtuais onde, atravs das quais, grupos de professores cooperam entre si para produo de cursos, materiais didticos e ferramentas outras para grupos de usurios com objetivos bem definidos no contexto educacional. 13

Outrossim, o uso educacional das novas tecnologias e das redes de comunicao de dados apia-se em diferentes comunidade virtuais, e estas podem ser reunidas nas seguintes categorias:

Sites educacionais e/ou corporativos; Sistemas de autoria para uso e aplicaes diversificadas; Ambientes distribudos para aprendizagem cooperativa e; Sites com informaes cientficas.

Os sites educacionais e/ ou corporativos renem um conjunto de funcionalidades, tais como biblioteca de software educacional, cursos on line sobre assuntos de interesse corporativos, espaos para comunicao, software para download, links para outras pginas Web, jornais e informaes sobre eventos de interesse no contexto da comunidade. A homepage da Caixa Econmica Federal e a do Banco do Bra sil so exemplos de sites corporativos. DICA Existem vrios sistemas de autoria para cursos distncia O e-ProInfo um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distncia, baseado em tecnologia web. Foi desenvolvido pela Secretaria de Educao a Distncia do Ministrio da Educao em parceria com renomadas instituies de ensino. usando tecnologias de internet destacando-se o MOODLE, o

LearningSpace e o WebCT como os mais conhecido e divulgados na comunidade educacional mundial, e alguns nacionais desses sistemas de autoria tais como Teleduc, o AulaNet, e e-ProInfo como os mais utilizados que priorizam a interatividade, a comunicao e a

cooperao, e neste caso, conforme Santos(2006), so tambm salas de aulas virtuais.

Na linha de ambiente distribudo para aprendizagem cooperativa podemos explicitar o SOLAR da Universidade Federal do Cear, o j citado e-ProInfo e o WebSaber da PUC do Rio. E na categoria de sites com informao cientfica temos o portal da CAPES, que alm de 14

apresentar informaes de cunho cientifico, oferece um link para um portal de peridicos disponibilizando resultados de pesquisas em forma de artigos cientficos.

4.4 DIRETRIZES PRELIMINARES PARA FORMAS DE EDUCAO VIRTUAL

DICA As diretrizes referentes ao tipo de apoio que os AVEAS fornecem a professores e estudantes constituem uma viso simplificada de trabalhos voltados para a avaliao desses sistemas.

As diretrizes propostas so fortemente baseadas nos trabalhos de Santos (1998a) e foram divididas em cinco grandes diretrizes com a incluso de vrios itens e mais duas novas diretrizes, sendo ento as seguintes: Caractersticas Gerais, Caractersticas Especficas,

Ferramentas Administrativas, Ferramentas de Apoio ao Professor e Ferramentas de Apoio ao Estudante.

As diretrizes para anlise das Caractersticas Gerais dos ambientes, conforme quadros abaixo a seguir, englobam aspectos relacionados s formas de trabalho educacional e ao desempenho e utilidade dos sistemas. As caractersticas especficas so apresentadas como dispositivos que fazem parte de um pequeno grupo de AVES, ou seja, no esto presentes em grande parte dos ambientes na atualidade. 4.4.1 Caractersticas gerais de AVE Enfoque pedaggico intencional Tipo de Tarefa Construtivista; Construtivista social; Estudos de contedos curriculares; Desenvolvimento de habilidades; Aprendizagem de conceitos bsicos; Estudo e soluo de problemas; Desenvolvimento de projetos; Construo de conhecimento. 15

Recursos e mdulos de transmisso do contedo

Pgina de textos; Pginas Web (HTML); Webibliografia; Aulas importadas.

Recursos e mdulos de comunicao

Correio eletrnico; Chats; Consultas; Fruns.

Qualidade Interao

ou

Grau

de Pequena; Mdia; Grande

4.4.2 Caractersticas especficas de AVE Recursos e mdulos interativos Questionrios; SCORM; Glossrios; Tares; Agentes de interface. Recursos e mdulos Colaborao Foros; Tallers; Wiki; Awareness.

4.4.3 Ferramentas administrativas de AVE Gesto e administrao da plataforma Configurao geral do portal; configurao das ferramentas; Gesto de cursos; gesto de atividades gerais. Gesto de grupos; Gesto de fruns

Gesto de usurios

lista

de 16

discusso; Incluso excluso de usurios.

4.4.4 Ferramentas de apoio ao professor de AVE Suporte ao planejamento das atividades educacionais; Suporte confeco de atividades educacionais; Monitoramento das atividades; Suporte ao progresso do aluno; Facilidades multimdia para a apresentao da atividade educacional; Apoio para propostas de trabalhos em grupo; Importao de recursos didticos; Suporte para desenvolvimento de atividades em diferentes formatos; Suporte para desenvolvimento de atividades com recursos didticos variados; Acompanhamento do progresso do aluno; Avaliao somativa e diagnstica.

4.4.5 Ferramentas de apoio ao aluno de AVE Compartilhamento Assncrono Compartilhamento sncrono e-mail; Lista de discusso. Chat; Editor Cooperativo; Compartilhamento de aplicaes.

Auto-avaliao; Trilha de progresso; Bookmarks; Mquina de busca para localizao de material educacional; Anotaes individualizadas.

4.4.6 O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle)

A Plataforma Moodle <http://moodle.org/> um sistema de administrao de atividades educacionais destinado criao de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para o ensino e aprendizagem. Moodle tambm um verbo que descreve o processo 17

de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradvel e conduzido freqentemente pela perspiccia e pela criatividade. SAIBA MAIS Sobre a comunidade brasileira do Moodle no endereo http://www.moodlebrasil.net/

Assim, o nome Moodle aplica-se tanto forma como foi feito, como uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderia integrar-se estudando, aprendendo ou ensinando num curso on-line. Esse software tem uma proposta bastante diferenciada: aprender em colaborao em ambiente on-line, baseando-se na pedagogia scio construtivista. SAIBA MAIS Em Moodle (2006), Martin Dougiamas, que desenvolveu o Sobre Martin Dougiamas nos sites http://pt.wikipedia. org/wiki/Martin_Do ugiamas e http://dougiamas.c om/ projeto e coordena suas novas verses, enfatiza que o Moodle no s trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a ateno na aprendizagem que acontece enquanto construmos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros vejam ou utilizem um software que est baseado na filosofia do construtivismo social. Por ser um projeto Open Source (sob as condies GNUGeneral Public License), ou seja: aberto, livre e gratuito, ele pode ser carregado, utilizado, modificado e at distribudo. Isso faz com que seus usurios tambm sejam seus construtores, pois, enquanto o utilizamos, contribumos tambm para sua constante melhoria.

Muitas Universidades e Escolas j utilizam o Moodle, no s para cursos totalmente virtuais, mas tambm como apoio aos presenciais. 18

DICA Em virtude de ser um software aberto, o Moodle est sendo aperfeioado a cada dia e sempre possvel receber novos mdulos com funes que atendam ainda mais os diversos tipos de usurios.

Tambm indicado para outros tipos de atividades que envolvem formao de grupos de estudo, treinamento de professores e at desenvolvimento de projetos. Existem outros setores, no ligados diretamente educao, que utilizam o Moodle como, por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que interagem na Internet.

Tecnicamente funciona em sistemas como Unix, Linux, Windows, MACOS X, Netware ou em qualquer outro sistema que suporte a linguagem PHP. Isso torna possvel a sua hospedagem na maioria dos servidores. Necessita de um nico banco de dados que pode ser: MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. J est disponvel em vrios idiomas incluindo o portugus.

Os cursos no Moodle podem ser configurados em trs formatos, escolhidos de acordo com a atividade educacional a ser desenvolvida. So eles: Formato Social, onde o tema articulado em torno de um frum publicado na pgina principal; Formato Semanal, no qual o curso organizado em semanas, com datas de incio e fim; e Formato em Tpicos, onde cada assunto a ser discutido representa um tpico que no tem limite de tempo pr-definido.

Os recursos e servios disponveis para desenvolvimento de atividades so organizados baseados nos conceitos de alguns elementos da percepo j vistos nos textos anteriormente

apresentados com forte nfase para aes colaborativas, e esto divididos em servios de: Transmisso; b) interao;

19

DICA A interface do Moodle dividida em trs colunas. A configurao destas colunas depende do administrador e da necessidade do curso.

c) Colaborao; d) Comunicao; e, Recursos para Administrao do portal Moodle.

Muitos dos servios e mdulos do Moodle, tais como transmisso e obteno da informao, coordenao das atividades de administrao e comunicao, que apiam as atividades dos alunos, tutores de EaD, professores conteudistas ou usurios dessa plataforma, so na maioria semelhantes e mais abrangentes que as demais plataformas existentes na comunidade.

1 coluna 2 coluna 3 coluna

20

4.4.6.1 Servios do Moodle

O que diferencia o moodle de outras plataformas a sua melhor DICA Descreveremos com maior cuidado os recursos dos mdulos de interao e colaborao por entendermos serem o diferencial nesta plataforma, e o que a destaca como interativa e funcional. interao e colaborao com o usurio, so dois mdulos que representam bem sua filosofia construtivista. O usurio pode se tornar administrador da prpria pgina ou um colaborador. Bem como ele estar sempre se adequando s novas necessidades da sociedade, ou ao perfil da instituio que for us-la. SAIBA MAIS Sobre a filosofia construtivista no endereo eletrnico http://www.fask.unimainz.de/user/kiraly/Portugues/gruppe1/grundlagen_konstruktivismus .html

O moodle atravs da cooperao vai se adequando as necessidades da sociedade, bem como se adaptando aos usurios instituies que usufruem deste ambiente, um exemplo claro disto, so as diversas verses do moodle, na qual atravs de sugestes da comunidade de usurios vo sempre aperfeioando sua interface.

Colaborao e interatividade so essenciais em qualquer meio de ensino aprendizagem

4.4.6.2 Recursos e mdulos interativos do moodle

Os Recursos e Mdulo Interativos do moodle consistem no bom relacionamento que matem com o usurio, desde a compreenso da sua funcionalidade, na qual deixa o aluno mais livre para aprender e compreender a plataforma, bem como um melhor aproveitamento por

21

parte dele, ensinando como melhor us-la, atravs do guia de funcionalidades.

Os recursos que ajudam para uma maior interao com o usurio so: Lio, Questionrio, SCORM, Glossrios, Tarefas, e Dirio. Quanto
aos recursos colaborativos podemos destacar: Fruns, Talleres, e Wikis.

Estes dois ltimos podem ser considerados como uma inovao quando comparados com ambientes similares. Abaixo teceremos comentrios referentes a cada um dos mdulos citados acima.

Exemplos de atividades

4.4.6.3. Lio

As lies do Moodle so realizadas com contedos interativos de forma que provoca a troca de conhecimentos entre usurios, so lies flexveis baseadas em ramificaes e rotas de cesso. Trabalham atravs da transmisso de contedos. Uma lio exibe contedo de uma maneira interessante, baseada em ramificaes e rotas de acesso.

22

DICA No Moodle uma lio pode ser lida de forma no seqencial e contm at 20 atributos entre os quais limite de tempo, lies prticas, pontuao personalizada e etc,

Consiste num nmero de pginas que contm, ao final, uma questo, redirecionando o aluno pelo contedo disponvel.

A lio no Moodle, por sua vez, se diferencia de um livro quando permite certo grau de interatividade com vrios tipos de perguntas e respostas. Permite importar perguntas em vrios formatos e apresentlas em vrias ramificaes separadas incluindo at textos com palavras cruzadas. 4.4.6.4 Questionrio Este mdulo consiste em um instrumento de composio de questes e de configurao de questionrios. As questes so arquivadas por categorias em uma base de dados e podem ser reutilizadas em outros questionrios e em outros cursos. A configurao dos questionrios compreende, entre outros, a definio do perodo de disponibilidade, a apresentao de feedback automtico, diversos sistemas de avaliao, a possibilidade de diversas tentativas. Detalhes:

As questes e respostas podem ser misturadas de forma randmica;

Podem ser usados recursos html e imagens; Os professores definem "bancos de questes" para reutilizao em diversos cursos;

As questes podem ser armazenadas em categorias, para facilitar seu acesso, e estas categorias podem ficar disponveis para todos os cursos;

As questes podem ser graduadas automaticamente ou no (inclusive com atribuio de pesos entre as questes), e a nota referente concluso do questionrio poder ser a maior nota

23

alcanada, a mdia ou menor nota, de acordo com as tentativas efetuadas pelo aluno;

Pode haver limite de tempo para respostas, ou perodo de exibio configurvel;

Nmero mximo de tentativas pode ser configurado pelo professor;

Alunos podem receber feedbacks ou respostas corretas. As questes podem ser carregadas no Moodle via upload, dentro de um formato padro;

Tipos de questes permitidas:


o o o o o

Respostas breves (palavras ou frases.). Verdadeiro / Falso. Combinao / Associao. Randmicas. Respostas Numricas (permitindo atribuir margem permitida de erro).

Questes combinadas, consistindo numa passagem de texto com diversas questes embutidas, em vrios formatos moodle. Textos e grficos descritivos para resposta de questes. (guia de funcionalidades do Moodle).

4.4.6.5 Shareable Content Object Reference Model (SCORM) Sigla de Shareable Content Object Reference Model, um modelo padro que define como fazer e como executar cursos baseados na web. O SCORM um conjunto de especificaes que, quando aplicadas a um contedo de um curso, produz objetos de aprendizagem pequenos e reutilizveis. Embora o M oodle pode importar pequenos SCORM estes no so um dos pontos fortes desse ambiente

24

4.4.6.6 Glossrios DICA No Moodle os glossrios podem ser exportados facilmente e importados via xml. Glossrios podem ser includos no sistema de buscas, e podem ser vistos em diferentes formatos de exibio. No Moodle um glossrio uma informao organizada e estruturada em conceitos e explicaes como em um dicionrio ou uma enciclopdia. uma estrutura de textos com entradas para um artigo que define explica ou informa automaticamente sobre o termo utilizado se o mesmo estiver disponvel nos glossrios Nos glossrios, os participantes podem criar e manter uma lista de definies, como um dicionrio. As entradas podem se auto-linkar com outros contedos do Moodle. Elas podem ser exibidas de vrias formas. Um professor tambm pode editar um glossrio prprio de um tema ou para determinado curso, categorizando os termos e bloqueando edies. Um glossrio contm os seguintes atributos: Os itens so agrupados por categorias; Os participantes podem comentar os termos; Termos podem ser avaliados de acordo com uma escala definida pelo professor; 4.4.6.7 Tarefas As Tarefas so recursos disponveis no ambiente que permitem aos professores construir um acompanhamento das atividades do aprendiz, atribuir notas de forma eletronicamente as atividades tanto as enviados pelos alunos on-line ou entregues pessoalmente em

encontros presenciais tais como trabalhos, apresentaes, etc. Existem vrios tipos de tarefas destacando-se: Tarefa com envio de arquivo Este tipo de tarefa requer do aluno o envio de um arquivo (exemplo: arquivo de texto, arquivo zipado, planilha, etc). A partir do arquivo, o professor avalia e escreve um feedback, atribuindo nota para o aluno. Quando o feedback gravado, o aluno recebe uma mensagem para que possa ver sua avaliao da tarefa no ambiente. 25

Ao cadastrar uma tarefa, o professor pode configurar uma data mxima de envio. A data de envio e o eventual atraso podem ser vistos facilmente pelo professor no momento de dar o feedback.
4.4.6.8 Tarefa "Offline"

Este tipo de tarefa til para atividades que no sero realizadas online ou enviada como arquivo plataforma. So tarefas entregues ou realizadas na sala de aula, via fax, em reunies, em participao em palestras, etc. Os estudantes podem consultar os resultados da avaliao e os comentrios de feedback online. Ao cadastrar uma tarefa, o professor pode configurar uma data mxima de realizao. A data de realizao e o eventual atraso podem ser vistos facilmente pelo professor no momento de dar o feedback. O professor pode ver as tarefas acessando-as sem muita dificuldades.
4.4.6.9 Dirio

O dirio tem como objetivo promover uma reflexo orientada por um moderador. O professor pede ao estudante que reflita sobre certo assunto e o estudante anota as suas reflexes progressivamente, aperfeioando a resposta. Esta resposta pessoal e no pode ser vista pelos outros participantes. O professor pode adicionar comentrios de feedback e avaliaes a cada anotao no Dirio. Esta deve ser uma atividade constante - uma atividade deste tipo por semana, por exemplo.

4.4.6.10 Recursos e mdulos colaborativos do Moodle

J os servios e mdulo colaborativos consistem na boa relao e colaborao que existe entre usurrios, tutores e administradores, 26

onde mantm um estreito contato entre eles, atravs de diversos recursos, e esto sempre em comunicao e disposto a manter um relacionamento colaborativo e informativo, podemos observar a interface do moodle e identificar diversos recursos que permite esta colaborao.

4.4.6.11 Fruns DICA nos fruns que acontecem as maiores interaes dos cursos. DICA Os fruns permitem ainda configurar se todos os participantes do curso devem receber suas mensagens por email, ou se apenas mediante demanda do prprio usurio. Os fruns podem ser estruturados de formas diferentes, e podem incluir avaliaes das postagens efetuadas. Podem tambm exibir imagens e arquivos anexados. Os participantes podem tambm solicitar assinatura dos fruns, recebendo notificaes por e-mail.
Frum Geral (padro)

Este um frum padro do tipo "geral", sem restries e com o sistema de avaliaes de mensagens ativado. Possui RSS ativado tambm, se voc desejar monitorar o frum desse jeito. Voc pode configurar se so permitidas incluses de novos tpicos, respostas, ou nenhuma discusso, mas com respostas, ou ainda, nenhuma discusso e nenhuma resposta (apenas o

administrador e professores postam). 4.4.6.12. Talleres

Um taller um recurso disponvel para o trabalho em grupo com um grande nmero de opes. Permite aos usurios diversas formas de avaliar os projetos dos outros participantes. Os trabalhos podem ser executados de forma individual e de forma coletiva. Na etapa da avaliao que ocorre uma colaborao e uma interao maior dos trabalhos desenvolvidos. Cada aprendiz tem a oportunidade

27

de observar o mesmo problema no desenvolvimento do mesmo DICA Ao se criar uma taller nesse ambiente, o Moodle, possvel definirmos em torno de at 20 atributos especficos para a mesma. trabalho pelos outros colegas aprendizes.

Os elementos caractersticos do projeto-trabalho em um Taller do Moodle so:

A qualificao se divide em vrios passos que se avaliam separadamente (por exemplo, uma redao: ortografia, coezo interna, tratamento do contedo, etc...)

O tutor apresenta aos estudantes exemplos reais da tarefa terminada e avaliada. A avaliao se realiza pelos prprios companheiros. As prprias avaliaes dos trabalhos dos outros so, por sua vez, uma importante tarefa avaliada pelos professores.

4.4.6.13 Wikis Um wiki um tipo especial de pgina web que pode ser editada DICA A palavra wiki deriva do havaiano wikiwiki, que significa rpido. colaborativamente, ou seja, qualquer participante pode inserir, editar e apagar informaes. Oferece suporte a processos de aprendizagem colaborativa. As verses antigas so arquivadas e podem ser recuperadas a qualquer momento. Para indicar os formatos de caracteres para e dar estrutura aos textos mediante listas e tabelas se utilizam smbolos convencionas icnografados ao mesmo tempo em que o texto. Embora em algumas plataformas no se pode usar HTML no Moodle, isto possvel. Em principio, a lista de smbolos bastante reduzida e fcil de aprender e permite compor textos com bastantes informaes de forma

estruturados com pouco esforo e bastante rapidez. Os Wikis odem ser utilizados de vrias formas para auxiliar em processos de

aprendizagem: 28

Os alunos podem trabalhar em grupos, editando textos de forma colaborativa.

Os alunos podem adicionar nos wikis os resultados de pesquisas realizadas, compartilhando-as com os participantes.

Um wiki pode ser usado como portfolio mostrando a evoluo de um projeto.

4.4.6.14. Menus do Moodle

O ambiente contm vrios blocos, configurveis de acordo com o programador, a qual contem:

Estrutura e organizao de um curso virtual, Informaes e contato; Menus cursos, Participantes Onine e do curso; Atividades, Administrao, Atividades geral do moodle,

A maioria das discusses est em ingls, mas existe a comunidade brasileira e a comunidade em portugus, com boas discusses e trabalhos colaborativos para traduo de manuais e ajudas. possvel encontrar vrios grupos, em muitas outras lnguas. Essa participao j um timo treino para quem pretende utilizar a plataforma, veja: (http://moodle.org/sites).

29

4.5 CONSIDERAES FINAIS DICA Em virtude da variedade de formas e tipo de educao virtual, a Se o objetivo educacional a ser atingido est relacionado com a transmisso, assimilao de contedos e produo de conhecimentos os ambiente virtuais de ensino e aprendizagem podem apresentar melhorias na interao com os usurios desenvolvendo interfaces mais amigveis. DICA Da anlise do material disponvel e das formas de construo de trabalhos nesses ambientes o Moodle, por exemplo, poderia constituir-se em trabalho til, fornecendo indicadores sobre a viabilidade e pertinncia da construo de sistemas brasileiros anlogos. anlise da interface de alguns AVEs mostrou-se pouco conclusiva, sugerindo no haver, entre as formas descritas, uma que se destaque no que diz respeito a usabilidade de suas interfaces . Parece, no entanto, existir formas mais adequadas aos diferentes objetivos educacionais.

De toda forma, a complexidade de anlise aponta para a necessidade de uma avaliao formal tanto das interfaces como um todo, bem como de todos os recursos disponveis nos AVEs, com vistas a fornecer subsdios tcnicos, de funcionalidade, utilidade, usabilidade e pedaggicos adequados para professores e desenvolvedores.

Por outro lado, alguns dos ambientes de criao de cursos virtuais descritos so free e so de cdigos abertos e podem, portanto, ser analisados atravs da construo e aplicao de materiais educacionais produzidos de forma colaborativa. Sugerimos aos desenvolvedores desses ambientes que facilitem o acesso a

pesquisadores e professores interessados para que os mesmos possam desenvolver cursos ou atividades educacionais que podem proporcionar uma avaliao mais precisas.

A anlise dos AVEs descritos envolve maior complexidade, uma vez que eles visam operar com formas menos estruturadas de aprendizagem. Dessa maneira, poderamos analisar e usar

30

sistemas/ambientes

disponveis

em

lngua

portuguesa

mais

adequados nossa realidade cultural e educacional.

31

4.6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


ALONSO, C. et al. Los estilos de aprendizaje. Mensajeiro, Bilbao. 1994 AULANET2. Ambiente virtual de aprendizagem on line. Disponvel em: (<http://www.aulanet.com.br/>). Acessado em: 10/03/2006. CEDERJ, Disponvel em: < http:// www.cederj.edu.br >. Acesso em: 30/03/2006. E-PROINFO. Ambiente colaborativo de aprendizagem a distncia. Disponvel em: < http://www.eproinfo.mec.gov.br/ > Acessado em: 12/03/2006. MOODLE. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Disponvel em: < http://moodle.org/>. Acessado: 05/03/2006 MORAN, Jos Manuel et al. Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleo Papirus Educao). ORTIZ, R.C. El aprovechamiento de las tecnologas de la informacin y la comunicacin (TIC) para la creacin de redes de aprendizaje cooperativa: La experiencia de Telefnica de Espaa, Training & Development Digest. 2001. PEQUENO, Mauro et al. Modelo Para Gesto e Implementao de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Numa Perspectiva de Interface Adaptativa. Artigo publicado no VIII Congresso de Educacin a Distancia Cread Mercosur/Sul Crdoba Argentina. 2004 SANTOS, N. Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiados em tecnologias da Internet. Relatrio Final de Pesquisa de PsDoutorado. Departamento de Informtica/PUC-Rio. Julho. Unpublished Report. 1998a. SANTOS, N. Estado da Arte em Espaos Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Disponvel em: http://www.inf.ufsc.br/sbcie/revista/nr4/070TU-santos.htm. Acessado em: 23/03/2006. SILVA, Cassandra Ribeiro de O. MAEP: Um mtodo ergopedaggico interativo de avaliao para produtos educacionais informatizados, 32

2002. Tese (Doutorado em Engenharia de produo). Universidade Federal de Santa Catarina. SOLAR. Sistema On line de Aprendizagem. Disponvel em: <www.vdl.ufc.br/solar>. Acessado em 22/03/2006. TELEDUC. Ambiente virtual de aprendizagem on line. Disponvel em: < http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc/>. Acessado em: 10/02/2006.

33

Os autores
O material didtico sobre internet aqui exposto foi modificado a partir de um j anteriormente utilizado e aplicado em um programa de educao presencial e foi produzido pelos multiplicadores da SEMEC, sob a coordenao do Prof. Gildsio Guedes Fernandes da UFPI, Mestre em Matemtica Aplicada na UNICAMP, e por Maristela Barros Diretora do Departamento de Controle de Dados e Estatstica da SEMEC, com o apoio intergral do Prof. Jos Reis Pereira Secretrio Municipal de Educao e Cultura.

34

Das könnte Ihnen auch gefallen