Sie sind auf Seite 1von 29

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.

PROJETO DE CONCLUSO DE CURSO DE TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO.

MDULO IV

SEBASTIO DE PONTES MACIEL TST- MATUTINO TURMA, 67.

SANTO ANDR, JUNHO DE 2012.

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.

MDULO IV

Projeto de Gesto em segurana e sade do Trabalho, desenvolvido para a Empresa Faculdade de Direito de So Bernardo do Campo, apresentado ao SENAC- Santo Andr, como requisito para obteno do ttulo de TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO.

Santo Andr, Junho de 2013.

- Dados Pessoais

Nome: Sebastio de Pontes Maciel

Endereo: Rua Prof. Florestan Fernandes, 98

Bairro: Jd das Orqudeas

Cidade: So Bernardo do Campo- SP

E-mail: sponmaciel@bol.com.br

Curso: Tcnico de segurana do trabalho

Turma: 67- Matutino

Inicio: 23 de Julho de 2012.

- Caracterizao da Empresa Empresa: Faculdade de Direito de So Bernardo do Campo.

Endereo: Rua Java, 425-Jd do Mar.

Cidade: So Bernardo do Campo- SP.

CEP: 09750-650

CNPJ: 59.108.100/0001-89.

Atividade: Educao Superior-Graduao e Ps Graduao.

N. De funcionrios: 199

CNAE: 85.31-7-00

Grau de Risco: 02

Zoneamento: Bairro Residencial

Empresa: nico.

Eletricidade:
1. INTRODUO A eletricidade a forma de energia mais utilizada na sociedade atual; a facilidade em ser transportada dos locais de gerao para os pontos de consumo e sua transformao normalmente simples em outros tipos de energia, como mecnica, luminosa, trmica, muito contribui para o desenvolvimento industrial.

A eletricidade no vista, um fenmeno que escapa aos nossos sentidos, s se percebem suas manifestaes exteriores, como a iluminao, sistemas de calefao, entre outros. Em conseqncia dessa invisibilidade, a pessoa , muitas vezes, exposta a situaes de risco ignoradas ou mesmo subestimadas.

ENERGIA ELTRICA: GERAO, TRANSMISSO, DISTRIBUIO E CONSUMO A energia eltrica que alimenta as indstrias, comrcio e nossos lares gerada principalmente em usinas hidreltricas (80%), onde a passagem da gua por turbinas geradoras transformam a energia mecnica, originada pela queda dgua, em energia eltrica. A partir da usina a energia transformada, em subestaes eltricas, e elevada a nveis de tenso (69/88/138/240/440 kV) e transportada em corrente alternada (60 Hertz) atravs de cabos eltricos, at as subestaes rebaixadoras, delimitando a fase de Transmisso. J na fase de Distribuio (11,9/13,8/23 kV), nas proximidades dos centros de consumo, a energia eltrica tratada nas subestaes, com seu nvel de tenso rebaixado e sua qualidade controlada, sendo transportada por redes eltricas areas ou subterrneas, constitudas por estruturas (postes, torres, dutos subterrneos e seus acessrios), cabos eltricos e transformadores para novos rebaixamentos (110/127/220/380 V), e finalmente entregue aos clientes industriais, comerciais, de servios e residenciais em nveis de tenso variveis, de acordo com a capacidade de consumo instalada de cada cliente.

A figura 4 exemplifica esta situao.

Figura 4: Representao de um sistema de gerao, transmisso, distribuio e consumo de energia eltrica

RISCOS ELTRICOS E MEDIDAS DE CONTROLE A eletricidade e os equipamentos eltricos podem contribuir para um nmero elevado de perigos. Os mais comuns so:

. Alm da intensidade da corrente e do tempo de exposio, os fatores que determinam a gravidade do choque eltrico so: percurso da corrente eltrica; caractersticas da corrente eltrica; resistncia eltrica do corpo humano.

Percurso da corrente eltrica Tem grande influncia na gravidade do choque eltrico o percurso seguido pela corrente no corpo. A figura 9 fornece a porcentagem da corrente eltrica que passar pelo corao em relao corrente que est atravessando o corpo em cada condio.

Figura 9: Caminhos que podem ser percorridos pela corrente no corpo humano e respectivas porcentagem da corrente eltrica que passar ao corao. Resistncia eltrica do corpo humano

A intensidade da corrente que circular pelo corpo da vtima depender, em muito, da resistncia eltrica que esta oferecer passagem da corrente, e tambm de qualquer outra resistncia adicional entre a vtima e a terra.

Medidas de controle do risco eltrico 1. Dezenergizao. A desenergizao um conjunto de aes coordenadas, sequenciadas e controladas, destinadas a garantir a efetiva ausncia de tenso no circuito, trecho ou ponto de trabalho, durante todo o tempo de interveno e sobre controle dos trabalhadores envolvidos. Somente sero consideradas desenergizadas, e consequentemente medidas de proteo coletiva, as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados e obedecida a seqncia a seguir: Seccionamento: Impedimento de reenergizao: Constatao da ausncia de tenso: Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos: Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada: Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao:

Aterramento temporrio O aterramento temporrio de uma instalao tem por funo evitar acidentes gerados pela energizao acidental da rede, propiciando rpida atuao do sistema automtico de seccionamento ou proteo. Tambm tem o objetivo de promover proteo aos trabalhadores contra descargas atmosfricas que possam interagir ao longo do circuito em interveno. Isolamento de partes vivas As partes condutoras expostas dos componentes da instalao eltrica, acessveis, so separadas das partes vivas pela isolao bsica. Falhas na isolao bsica tornam essas partes vivas. NORMAS TECNICAS NBR 5410 Instalaes eltricas de Baixa Tenso Esta Norma estabelece as condies que as instalaes eltricas de baixa tenso devem satisfazer a fim de garantir a segurana de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalao e a conservao dos bens. Esta Norma aplica-se principalmente s instalaes eltricas de edificao, residencial, comercial, pblico, industrial, de servios, agropecurio, hortigranjeiro, etc.

Esta Norma no se aplica a:

comprometam a segurana das instalaes; gia eltrica; considera as consequncias dos fenmenos atmosfricos sobre as instalaes (por exemplo, seleo dos dispositivos de proteo contra sobre tenses); es em minas;

Procedimento de trabalho e ordem de servio Medidas de Proteo Coletiva A proteo coletiva tem como objetivo alcanar a proteo dos trabalhadores envolvidos na tarefa a ser executada e outros trabalhadores ou pessoas que possam ser afetados por esse trabalho.

A NR-10 estabelece que, ao executar servios em instalaes eltricas, as medidas de segurana adotadas para proteo contra um possvel risco sejam em um primeiro momento de mbito coletivo, conforme apresentado no item 10.2.8.1.
10.2.8.1 Em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos, s atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores.

Medidas de Proteo Coletiva A proteo coletiva tem como objetivo alcanar a proteo dos trabalhadores envolvidos na tarefa a ser executada e outros trabalhadores ou pessoas que possam ser afetados por esse trabalho. A NR-10 estabelece que, ao executar servios em instalaes eltricas, as medidas de segurana adotadas para proteo contra um possvel risco sejam em um primeiro momento de mbito coletivo, conforme apresentado no item 10.2.8.1.
10.2.8.1 Em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos, s atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores.

O capitulo 5 da NR-10 direcionado totalmente para o processo de desenergizao e em seu primeiro item ele define uma seqncia de atividades que precisa ser cumprida para que a instalao eltrica possa ser considerada desenergizada.
10.5.1 Somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqncia abaixo: a) seccionamento; b) impedimento de reenergizao; c) constatao da ausncia de tenso; d) instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos; e) proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); f) instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao .

Aps a realizao do aterramento, a letra e da seqncia de desenergizao da NR -10 determina a necessidade de proteger os elementos energizados existentes na zona controlada, conforme anexo I da norma.

A zona controlada refere-se ao entorno de parte condutora energizada, cuja aproximao somente permitida a profissionais autorizados. A distancia que determina esse entorno varivel em funo da tenso existente neste ponto energizado. Na figura 26 a zona controlada est representada pela faixa mais escura, dentro da zona controlada encontra-se a zona de risco e ao redor da zona controlada tem-se a regio denominada zona livre.

Figura 26: Indicao das regies denominadas zona de risco e zona controlada a partir de um ponto energizado.

As distncias que determinam a zona de risco e a zona controlada so definidas em funo da tenso no ponto energizado, como mostra a tabela a seguir.
Tabela 7: Distncias que determinam as zonas de risco e controlada.

Concluda a execuo do servio, a instalao eltrica pode ser reenergizada. Para que essa ao seja executada, o item 10.5.2 apresenta os passos a serem seguidos.
10.5.2 O estado de instalao desenergizada deve ser mantido at a autorizao para reenergizao, devendo ser reenergizada respeitando a seqncia de procedimentos abaixo: a) retirada das ferramentas, utenslios e equipamentos; b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de reenergizao; c) remoo do aterramento temporrio, da equipotencializao e das protees adicionais; d) remoo da sinalizao de impedimento de reenergizao; e) destravamento, se houver, e religao dos dispositivos de seccionamento.

O item 10.6 trata exclusivamente das condies de segurana em instalaes eltricas energizadas.
10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementao do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteo coletiva, tais como: isolao das partes vivas, obstculos, barreiras, sinalizao, sistema de seccionamento automtico de alimentao, bloqueio do religamento automtico.

Medidas de Proteo Individual: Caso no seja possvel implantar as medidas de proteo coletiva, ou a sua implantao no controle nem elimine os riscos aos quais os trabalhadores esto expostos, a segurana dos profissionais deve ser complementada pelos equipamentos de proteo individual (EPIs), de acordo com as disposies da NR-6, segundo o item 10.2.9.1 da NR-10.
10.2.9.1 Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteo individual especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.

PRENSAS
1. DEFINIO:
Prensas so mquinas utilizadas na conformao e corte de materiais diversos, onde omovimento do martelo (puno) proveniente de um sistema hidrulico/pneumtico (cilindrohidrulico/pneumtico) ou de um sistema mecnico, onde o movimento rotativo transformado em linear atravs de sistemas de bielas, manivelas ou fusos.

2. PRENSAS MECNICAS EXCNTRICAS DE ENGATEPOR CHAVETA OU ACOPLAMENTO EQUIVALENTE PMEEC:


As prensas excntricas mecnicas de engate por chaveta (PMEEC) tm como caractersticas ocurso limitado, energia constante e fora varivel do martelo em funo da altura de trabalho. As prensas mecnicas excntricas de engate por chaveta, uma vez acionadas, possuem ciclocompleto de trabalho, que consiste no movimento do martelo a partir de sua posio inicial, no Ponto Morto Superior (PMS), at o Ponto Morto Inferior (PMI), e retorno posio inicialdo ciclo, no sendo possvel comandar a parada imediata do martelo aps iniciado o seu movimento de descida.

Figura 1 PMEEC completamente desprotegida

3. RISCOS DE ACIDENTES E MEDIDAS DE PROTEO 3.1CADEIA CINEMTICA. So todas as peas que geram movimento para ser aplicado no martelo. Ex. osvolantes, engrenagens, eixos, bielas, guias, correias, etc. Estes componentesdevem ser protegidos, conforme determina a NR 12 Mquinas e Equipamentos em seusitens 12.2 e 12.3.

Figura 2 Desenho esquemtico da cadeia cinemtica da PMEEC.

A- Motor. B- Volante C- Eixo D- Biela E Martelo.

Figura 3 Eixo excntrico da PMEECFigura 4 Biela da PMEEC

O conjunto ponta do eixo biela dever ter proteo fixa, integral e resistente, pois em caso deruptura do eixo prximo biela por sobrecarga ou fadiga (Figura 5), evitar que o conjuntoformado por flange da porca do eixo, porca e sextavado do eixo, bucha excntrica, biela emais o pedao do eixo se projete sobre o operador.

Figura 5 Eixo rompido da PMEEC Para evitar este tipo de acidente deve se instalar um elo salva-vidas, que consiste em um cabode ao fixado no corpo da mquina e na biela, de maneira que permita apenas a biela fazer oseu movimento de translao. Outra soluo o Enclausuramento do conjunto eixo biela atravsde protees fixas,

Figura 6 Elo salva-vidas .

4. ZONA DE PRENSAGEM O espao entre o martelo e a mesa da prensa, onde se coloca o ferramental, chamado Zonade Prensagem, sendo rea onde o martelo aplica a fora. Nela encontra-se a maior rea derisco, visto que a exposio do operador pode ocorrer a cada ciclo, repetindo-se vrias vezesao longo da jornada.

Por este motivo dever ser garantido o impedimento fsico ao ingresso de qualquer parte docorpo, vestimenta, especialmente das mos do operador na zona de prensagem. Para tanto, asempresas devem valer-se das seguintes opes de protees. a) estar enclausuradas, com protees fixas, e, havendo necessidade de troca frequentede ferramentas, com protees mveis dotadas de intertravamento com bloqueio, por meio dechave de segurana, de modo a permitir a abertura somente aps a parada total dosmovimentos de risco ou, b) operar somente com ferramentas fechadas

Figura 9 PMEEC protegida

Figura 10 Ferramenta fechada

A no adoo de pelo menos uma das opes acima considerado como situao de grave eiminente risco, podendo ocasionar a imediata interdio do equipamento pela fiscalizao doMinistrio do Trabalho.

Dispositivos como pinas e tenazes podem ser utilizadas somente para atividade de forjamento a quente ou a morno, com medidas de proteo que garantam o distanciamento do trabalhador rea de risco.

As prensas devero ainda, ser providas de proteo fixa integral e resistente, atravs de chapa ou outro material rgido que impea o ingresso das mos e dedos nas reas de riscos como volantes,polias, correias e engrenagens.

Figura 14 Prensa com todas as partes mveis protegidas.

Para manuteno ou troca de ferramental, poder se dispor de proteo mvel intertravadaque garanta a parada total da mquina (monitor de deteco de movimento);

dever ainda seutilizar dispositivo de reteno mecnica (calo) instalado entre a mesa e o martelo.

DOBRADEIRA OU PRENSA VIRADEIRA


Os tipos mais comuns de dobradeira possuem acionamento hidrulico atravs de cilindros e acionamento mecnico atravs de freio/embreagem ou engate por chaveta. Seu princpio de funcionamento o mesmo das prensas mecnicas ou hidrulicas. So utilizadas para dobrar chapas de acordo com a matriz que est sendo empregada, normalmente estreitas e longas.

Riscos envolvidos ou falhas possveis


Movimentao dos eixos que podem atingir pessoas que passarem prximos mquina. Quando feita manualmente, a alimentao da mquina pode provocar srios ferimentos ao operador ao inserir as mos na zona de prensagem.

PROTEO EM DOBRADEIRAS
As dobradeiras devem possuir protees em todas as reas de risco, podendo ser fixas, moveis dotadas de intertravamento por meio de chaves de segurana e/ou dispositivos eletrnicos, suficientes para prevenir a ocorrncia de acidentes. Estes equipamentos tm como concepo construtiva os mesmos elementos das prensas, ou seja, o emprego de chavetas, freio/embreagem ou hidrulico. Assim como as PMEEC, as dobradeiras com acionamento por engate de chaveta no oferecem segurana contra falhas mecnicas, sendo que o acionamento bi-manual ou proteo contra ingresso da mo na zona de operao por cortina de luz, por si s, no garantem a segurana. As dobradeiras hidrulicas e as com freio/embreagem pneumtico podem dispor de proteo do tipo cortina de luz, desde que adequadamente selecionada e instalada e/ou acionamento bimanual.

Figura 44 Dobradeira protegida - vista frontal

Figura 45 - Dobradeira protegida vista traseira.

Podem ser utilizados os pedais com atuao eltrica, pneumtica ou hidrulica, dentro de uma caixa de proteo, respeitando as dimenses previstas na NBRNM-ISSO 13853:2003. No se admite o uso de pedais mecnicos. Pode ser afastada a exigncia de enclausuramento da zona de prensagem, desde que adotadas medidas adequadas de proteo aos riscos existentes. O nmero de pedais deve corresponder ao nmero de operadores na mquina,

Figura 46 Dobradeira com uso inadequado de pedal.

Figura 46 Dobradeira fora de uso na empresa campo de projeto, sem nenhuma proteo.

Nas dobradeiras com acionamento por engate por chaveta ou freio embreagem mecnico, jamais devem ser trabalhadas peas de pequenas dimenses, onde o operador fica segurando a pea a ser dobrada prximo matriz at a conformao, pois, uma vez acionada, o puno parte do ponto morto superior diretamente para o ponto morto inferior, sendo impossvel parar este movimento. Cuidados adicionais, como emprego de posicionadores, devem ser adotados a fim de evitar riscos adicionais no momento da conformao da pea, pois dependendo do ngulo da ferramenta a chapa poder sofrer uma rpida movimentao, partindo da

posio horizontal paralela mesa para uma posio prxima da vertical, podendo atingir o trabalhador neste curso, ou provocar a prensagem dos dedos entre a chapa e o corpo da mquina.

Figura 48 Situao irregular mo prxima ao ponto de dobra.

ESPAOS CONFINADOS.
Segundo A NR-33, no subitem 33.1.2, define Espao Confinado como sendo: Qualquer rea ou ambiente no projetado para ocupao o humana contnua, que possua meios limitados de entrada e sada, cuja ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficincia ou enriquecimento de oxignio.

Exemplos de Espaos Confinados

Espaos Confinados Figuras: 1- Tubulao; 2- Rede de Esgoto;; 3- Silos; 4- Tanque de Armazenamento; 5- Galeria Subterrnea; 6- Caldeira; 7- Incinerador.

Exemplos de atividades realizadas em Espaos Confinados:


Limpeza; Inspeo de equipamentos; Manuteno; Reparos; Instalao de equipamentos; Resgate de trabalhadores acidentados;

Trabalhador realizando servio de limpeza em rede de esgoto, na ndia

Espaos confinados encontrados na empresa campo de projeto.

Principais riscos nos trabalhos em Espaos Confinados: Existem trs riscos principais que podem ser detectados na maioria dos Espaos Confinados:

Presena de poeiras e gases txicos; Existncia de substncias inflamveis que podem gerar exploso; Insuficincia de ventilao.

Apesar de as situaes acima serem as mais comumente encontradas nesses ambientes, existem outras to perigosas quanto, como:

Queda de altura; Temperaturas extremas; Choque eltrico e soterramento.

Tambm no podemos esquecer de mencionar os fatores psicossociais como estresse, fobias, ansiedade etc que podem alterar a percepo do trabalhador e lev-lo a sofrer um acidente. Equipamentos de Proteo para trabalho em Espaos Confinados: EPIs- Equipamentos de Proteo Individual:

Capacete com jugular; Luvas de Raspa ou de PVC; Trava-quedas e acessrios; Cinto de Segurana tipo paraquedista; Botas de Segurana; culos de Segurana; Respiradores;

EPCs- Equipamentos de Proteo Coletiva e instrumentos:


Ventilador/ Insuflador de ar; Rdios comunicadores; Trips; Equipamentos de resgate; Cadeira para acesso sem escada; Cabos de ao; Detectores de gases portteis;

Lanternas apropriadas; Extintores de incndio;

Equipamentos de Proteo Individual para trabalho em Espaos Confinados

Instrumentos e Equipamentos para trabalho em Espaos Confinados Medidas de Proteo: Alm do uso dos Equipamentos adequados, existem diversas medidas de proteo que devem ser adotadas para evitar acidentes em Espaos Confinados. Essas medidas podem ser classificadas como Tcnicas; Administrativas e Pessoais:

Medidas Tcnicas:

Evitar a entrada de pessoas no autorizadas nos Espaos Confinados; Antecipar, conhecer, avaliar e controlar os riscos nos Espaos Confinados; Monitorar a atmosfera nos Espaos Confinados antes e durante os trabalhos; Utilizar equipamentos de medida direta, testados, com alarmes e protegidos contra interferncias;

Medidas Administrativas:

Manter cadastro atualizado dos Espaos Confinados e seus riscos; Definir medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar riscos; Implementar procedimento de trabalhos em Espaos confinados; Adaptar modelo de Permisso de Entrada e Trabalho (PET); Designar os trabalhadores que integraro as equipes de operaes em Espaos Confinados e capacit-los; Implementar o Programa de Proteo Respiratria;

Medidas Pessoais:

Exames mdicos especficos, com emisso do ASO; Capacitao de todos os envolvidos nos trabalhos (inclusive indiretamente); Proibir trabalhos realizados individualmente ou isoladamente; Fornecer todos os equipamentos e instrumentos de proteo previstos na PET;

PET- Permisso de Entrada e Trabalho A PET um documento escrito, contendo o conjunto de medidas de controle, com vistas entrada e realizao do trabalho, de forma segura, em Espaos Confinados. Tambm contm as medidas de emergncia e de salvamento nesses ambientes. Nenhum trabalho pode ser iniciado sem a PET, que possui data de incio e trmino dos trabalhos. Para cada nova entrada no Espao Confinado, necessria uma nova PET, ainda que o prazo da anterior ainda no tenha vencido. Integram a equipe de trabalho em Espaos Confinados:

Responsvel Tcnico; Supervisor de Entrada; Vigia; Trabalhadores Autorizados.

Capacitao: De acordo com a NR-33, a capacitao deve ser anual e deve ser ministrada por instrutores com proficincia no assunto comprovada. A carga horria varia, de acordo com o tipo de atuao do trabalhador:

Trabalhadores Autorizados e Vigias mnimo 16h; Supervisores de Entrada - mnimo 40h.

Emergncia e Salvamento: De acordo com a NR-33, O empregador deve elaborar e implementar procedimentos de emergncia e resgate adequados aos espaos confinados incluindo, no mnimo:

Capacitao de equipe de salvamento; Descrio de possveis acidentes; Descrio de medidas de salvamento e primeiros socorros; Correta utilizao de equipamentos de emergncia, resgate, primeiros socorros e transporte; Acionamento de socorro especializado; Simulaes anuais de salvamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen