Sie sind auf Seite 1von 42

Comportamento do Fogo

06

Objetivos:
1. Explicar o que fogo, sua importncia e utilidade para a sociedade; 2. Definir conceitos bsicos de fsica e qumica do fogo; 3. Definir as formas de transferncia de calor; 4. Explicar o processo de combusto conforme a teoria do tetraedro do fogo; 5. Definir as formas de combusto, os pontos de temperatura e os produtos da combusto; 6. Definir as fases do incndio: inicial, queima livre, inflamao generalizada (flashover), incndio desenvolvido e extino; 7. Explicar o fenmeno do backdraft; 8. Demonstrar os mtodos de extino de incndios.

Cap. QOBM Rogrio Lima de Arajo

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

6. COMPORTAMENTO DO FOGO Introduo


Nas atividades de combate ao incndio verifica-se que o fogo pode mudar rapidamente expondo os bombeiros a uma variedade enorme de situaes. O fogo pode comprometer a resistncia das estruturas das construes, expor os ocupantes da edificao sinistrada e os bombeiros que esto no atendimento a vrios riscos, dentre eles, queimaduras pelo calor, intoxicao pela fumaa. O ambiente da edificao onde o incndio iniciou pode estar fechado e chegar ao estgio de inflamao generalizada flashover (ignio simultnea de todos os materiais combustveis do ambiente). Se este ambiente no possuir ventilao, estar exposto a uma situao de exploso deste ambiente quando houver entrada de oxignio, conhecida como backdraft. Todas estas condies so resultantes do fogo e de seu comportamento. Para combat-lo com segurana e eficincia, bombeiros necessitam saber conhecimentos bsicos do fogo e entender a cincia que est por trs dele, bem como os fatores que afetam sua ignio, seu crescimento e avano. Este captulo ter maior nfase ao estudo do fogo em estruturas urbanas. Muitos dos conceitos tratados neste captulo se aplicam aos incndios florestais, mas outros fatores que no sero abordados aqui se fazem necessrios para o combate deste tipo de incndio que possui algumas particularidades. O estudo de incndios florestais consta em outro manual do CBPR. O fogo tem sido um aliado do homem desde os primrdios da humanidade. O fogo utilizado para aquecer casas, no cozimento de alimentos e largamente empregado no avano tecnolgico. Tecnicamente, fogo uma reao qumica que requer combustvel, oxignio e calor para ocorrer. Nos ltimos anos, vrias pesquisas tm sido realizadas para se compreender o fogo e seu comportamento. O fogo um grande aliado do homem, mas este fogo pode fugir ao controle e causar grandes prejuzos, destruindo edificaes, reservas florestais e vitimar pessoas, causando srias queimaduras, podendo levar at a morte. A este fogo que foge ao controle, denominado de incndio. Este captulo trar conhecimentos bsicos de fsica e qumica que afetam a ignio e o desenvolvimento dos incndios. Os bombeiros podem utilizar as informaes deste captulo para desenvolver mtodos de prevenir, combater e investigar incndios. A compreenso do comportamento do incndio e das fases que compem seu desenvolvimento, tambm discutidas neste captulo, ajudaro na escolha das tcnicas e tticas adequadas no combate. Estes conhecimentos tambm podem ajudar bombeiros a reconhecer riscos potenciais aos profissionais envolvidos no combate e s vtimas.

6.1 Conceitos Bsicos de Fsica e Qumica do Fogo


Para se estudar o fogo e seu comportamento necessrio saber a cincia que esta por trs de tudo isto. O fogo uma rpida reao qumica chamada de combusto, que necessita de algumas condies para ocorrer. Para entender que condies so estas, seu crescimento e seus produtos

6-2

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

(produtos da combusto) sero abordados alguns conhecimentos da fsica e da qumica relacionados com a matria e energia. 6.1.1 Sistema de Medidas Os bombeiros usam nmeros e medidas com muita freqncia durante a realizao de seus trabalhos, como a presso de uma mangueira de combate a incndios, o volume do tanque de uma viatura, o alcance de uma escada, as medidas realizadas por um vistoriador na preveno e muitas outras medidas que acompanham seu ofcio. Grandezas fsicas so as grandezas existentes no nosso mundo fsico que so medidas pelos mais variados instrumentos, sendo estas medidas representadas por um nmero seguido de uma unidade de medida, como exemplo, citamos a presso da bomba de incndio lida no painel da viatura como sendo de 5 kgf/cm2 neste exemplo presso a grandeza fsica, 5 a magnitude desta grandeza, que no representaria nada se no viesse acompanhado da unidade de medida kgf/cm2. Por vezes, encontramos vrias medidas que no esto no mesmo sistema de unidades, quando isto ocorre h a necessidade de se transformar estas unidades de medida para um mesmo sistema para se fazer operaes. No mundo h vrios sistemas de unidades, sendo os mais comuns o Sistema Internacional e o Ingls. O Brasil signatrio do Sistema Internacional que utiliza para as trs grandezas fundamentais comprimento, massa e tempo as unidades metro (m), quilograma (kg) e o segundo (s). Este sistema decimal, ou seja, pode ser multiplicado por potncias de 10, e por isso bastante prtico e fcil de operar. J o Sistema Ingls no decimal, e embora se use bastante, no um sistema muito fcil de operar, citamos como exemplo a unidade de presso deste sistema que a libra por polegada ao quadrado (lb/pol2), ou do ingls psi. Neste manual ser adotado como padro o SI, salvo para a unidade de presso. A unidade de presso no SI o pascal (Pa), e por ser uma unidade de escala muito pequena ser adotado o quilograma-fora por centmetro quadrado (kgf/cm2), pois 1 kgf/cm2 equivale a 100.000 Pa ou 100 KPa. Outras unidades de medidas podero ser extradas da tabela de medidas anexa a este manual. Uma forma simples de converter uma unidade em outra atravs da cadeia de converso, como no exemplo abaixo em que se quer converter quilocalorias (Kcal) em joules (J). Queremos converter calorias (Cal) em joules (J). Sabendo que 1cal = 4,184 J, temos que 1Cal / 4,184J = 1. Ao multiplicar qualquer membro da equao por 1 no se altera o valor. Logo (1Cal / 4,184J) um fator de converso. Ex.: sabemos que 1 Kg de madeira tem um potencial calorfico de 19 megajoules (MJ) e queremos o equivalente em quilocalorias (Kcal).

1Kg de Madeira = 19 MJ x

1 Cal = 4,54 MCal = 4.540 KCal 4 , 18 J

6-3

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

O exemplo anterior uma converso simples que tambm poderia ser feita por regra de trs simples. Mas no caso de uma converso mais complexa, basta continuar a cadeia de converso at chegar na unidade que se queira. Neste caso ela se mostrar uma ferramenta muito til. 6.1.2 Fora Antes de entrarmos no estudo do trabalho e energia, bom se faz recapitularmos os conceitos de fora e algumas de suas aplicaes tendo em vista a utilidade que ela tem nas atividades de bombeiro. Na 2 Lei de Newton temos que a acelerao adquirida por um corpo proporcional a resultante das foras a ele aplicada e inversamente proporcional a sua massa. Deste enunciado tem-se aquela famosa equao (F = m.a). Mas num conceito mais abrangente de fora, tambm escrito por Isaac Newton, fora deve ser definida como variao de momento linear (tambm conhecido como quantidade de movimento, definido pelo produto entre a massa e a velocidade p = m.v) no tempo, ficando a equao F = p/t. Como momento linear definido em funo da massa e da velocidade, isto significa que quando tivermos variao da massa tambm teremos fora e no s quando h variao da velocidade como estamos acostumados a tratar. Esta abordagem se faz necessria s atividades de combate a incndios, pois, por esta nova abordagem que ao variar a massa tambm se tem fora, conseguiremos explicar a fora de propulso das mangueiras de combate a incndios. A equao para se determinar esta fora um pouco complicada e necessita de alguns formalismos matemticos e fsicos e pode ser escrita como (Fprop. = m/t x vexp. ou seja, variao de massa no tempo multiplicada pela velocidade de escape). Mas trazendo-a para aplicao na atividade de combate a incndios podemos extrair alguns ensinamentos: a) A fora uma grandeza vetorial, ou seja, cada partcula de gua que sai da mangueira com sua massa, direo e velocidade que gera esta fora na direo oposta, significando que quanto maior for a vazo maior ser a fora de propulso. As figuras 6.1 a 6.3 ilustram esta fora.

Fig. 6-1 Cada partcula de gua que sai com velocidade para frente gera uma fora de propulso para trs. Quanto maior a vazo, maior ser a fora de propulso. A seta vermelha indica a intensidade e direo da fora.
Fonte: CBPR, 2008.

Fig 6-2 No jato neblinado a fora de propulso estar direcionada para o centro, na proporo de abertura do ngulo do jato (setas amarelas). As setas vermelhas que representam a componente da fora de propulso esto bem menores que no jato compacto (fig.6.1).
Fonte: CBPR, 2008.

6-4

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

b) Aplicando este conceito, um bombeiro que estiver com dificuldade de manter o controle de uma mangueira no jato compacto, em combate, poder simplesmente abrir ao mximo o ngulo do jato (neblinar ao mximo), sem ter que fechar o esguicho para retomar o controle, pois desta forma a fora de propulso estar direcionada ao centro do jato e no mais para trs como no jato compacto. Com esta tcnica o bombeiro retoma o controle e no deixa de se proteger do fogo, como ilustra a fig. 6.2. Numa linguagem simples podemos definir fora como sendo uma interao entre corpos, e se esta interao no estiver em equilbrio, a resultante no ser nula e, portanto, teremos variao de velocidade e/ou de massa, e pela mensurao de quanto a velocidade e/ou a massa variou que conseguiremos determinar os valores das foras. Para se aplicar uma fora na realizao de algum trabalho ser Fig 6-3 Experimento realizado por necessrio gastar energia, de forma que o bombeiros levantando um automvel com a fora de trabalho pode ser conceituado como propulso de 8 mangueiras de 63 sendo a fora realizada para se fazer um mm. deslocamento e com isto transferir Fonte: site <www.youtube.com>. energia de um corpo para outro.

6.1.3 Presso
A presso (p) a fora perpendicular exercida por unidade de rea. Formalmente:

A unidade no SI para medir a presso o Pascal (Pa). A presso exercida pela atmosfera ao nvel do mar corresponde a aproximadamente 101.325 Pa (presso normal), e esse valor normalmente associado a uma unidade chamada atmosfera padro (smbolo atm). A presso relativa define-se como a diferena entre a presso absoluta e a presso atmosfrica. Os aparelhos destinados a medir a presso relativa so o manmetro e tambm o piezmetro. A presso atmosfrica mede-se com um barmetro, inventado por Torricelli. Voc poder ver mais algumas equivalncias de unidades de presso no apndice deste manual. Como vimos no item anterior sobre a realizao de trabalho por uma fora, esta tambm poder realizar trabalho quando exerce uma presso no mbolo de um pisto dentro de uma cmara de exploso de um motor a exploso, deslocando-o e produzindo trabalho. Este trabalho pode ser medido pela presso exercida multiplicada pela variao de volume. O estudo da presso muito importante para as atividades de combate a incndio, principalmente as presses geradas por colunas d`gua de reservatrios elevados e pelas bombas de combate a incndio das viaturas.

6-5

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Temos que 10 (dez) metros de coluna d`gua (10 mca) equivale a 1Kgf/cm2. Desta forma, um reservatrio elevado de um edifcio de 20 andares (aproximadamente 60m) dar uma presso no hidrante do pavimento trreo de aproximadamente 6 Kgf/cm2, desprezando-se as perdas de carga (perdas de presso pelo atrito da gua nas tubulaes). Neste mesmo exemplo, se o incndio for no vigsimo andar haver a necessidade de recalcar gua com a bomba da viatura. Assim o condutor dever colocar uma presso de 6 Kgf/cm2 a mais que a presso de trabalho para vencer esta presso de coluna d`gua e aproximadamente 1 Kgf/cm2 a mais para compensar as perdas de carga. As tcnicas de como se fazer este recalque estaro comentadas no captulo 20, operaes de combate. 6.1.4 Energia e Trabalho Os conceitos de trabalho e energia so importantes na cincia e tambm na vida cotidiana. A energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho. O trabalho ocorre quando uma fora aplicada a um objeto deslocando-o e h uma componente da fora na direo do deslocamento. De forma simples, trabalho nada mais que a transformao da energia de uma forma em outra. A unidade no SI de trabalho e energia o joule (J). Esta unidade derivada da unidade de fora Newton (tambm derivada de kg.m/s2) e do deslocamento (m), ficando ento o joule (N.m). A energia mecnica (energia de movimento) encontrada de duas formas, cintica e potencial. A energia cintica est associada ao movimento de um corpo, j a energia potencial est associada a configurao de um sistema, como por exemplo um objeto no alto de um edifcio, que largado daquela altura em relao ao solo ter sua energia potencial gravitacional convertida em cintica. Se no houver perdas de energia durante este processo h conservao da energia mecnica, o que no mundo real raramente ocorre. Calor no se constitui uma energia, mas uma forma de energia, aenergia em trnsito de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura at que se alcance o equilbrio trmico. Trataremos neste manual esta energia em processo de transferncia como energia calorfica ou simplesmente calor. As formas desta transio sero abordadas mais adiante no item 6.1.7. A energia calorfica est associada ao movimento catico das molculas de um sistema e tem relao estreita com a temperatura do sistema, segundo Paul Tipler em Fsica para Cientistas e Engenheiros. Na natureza podemos encontrar muitos tipos de energia, como algumas a seguir: Calor energia transferida entre dois corpos de diferentes temperaturas. Qumica energia de ligao contida na constituio das molculas. Na combusto h liberao de parte desta energia na forma de calor. Mecnica energia de movimento que os objetos possuem, como um carro em movimento. Ela se divide em potencial e cintica. Eltrica energia dada pelo movimento dos eltrons atravs de um condutor. Luz energia na forma de radiao visvel produzida em algumas reaes qumicas, como a combusto. Nuclear energia liberada pela fisso ou fuso nuclear de tomos.

6-6

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

No caso do fogo, os combustveis possuem energia potencial qumica. Quando o combustvel queima, a energia qumica convertida em calor. Abaixo esto alguns combustveis com seus respectivos valores de potencial calorfico. POTENCIAL CALORFICO p/ 01 Kg de material
Combustvel
Madeira lcool Carvo de lenha leo grosso Alcatro Terebentina Cera Petrleo

Megacalorias (MCal) X 106


4,6 5,2 6,0 8,9 9,5 10,0 10,5 11,0

Megajoules (MJ) X 106


19,0 21,7 25,1 37,2 39,7 41,8 43,9 46,0

6.1.5 Potncia a quantidade de energia dissipada em um intervalo de tempo. Tambm pode ser definida como a capacidade de uma fora realizar trabalho dentro de um intervalo de tempo, ou seja, quanto mais trabalho uma fora realizar em menor intervalo de tempo mais potente ela . Um exemplo de potncia o trabalho realizado por bombeiros no salvamento de uma vtima retirando-a de um local de risco e levando-a para um local seguro. Os bombeiros neste exemplo aplicaram fora para deslocarem a vtima e gastaram energia para realizao deste trabalho. Se for sabido o tempo que eles levaram para fazer este salvamento ser possvel mensurar a potncia. No caso do fogo, alguns combustveis so mais potentes que outros, ou seja, liberam maior quantidade de calor se comparados dentro de um mesmo intervalo de tempo e com massas iguais. Esta potncia depende da constituio fsica e qumica de cada combustvel. A unidade de potncia no SI o watt (W) derivada do joule por segundo (J/s). No Sistema Ingls a unidade de potncia o horsepower (hp). 6.1.6 Calor e Temperatura Algum que j combateu ou tenha assistido a um combate a incndio sabe a quantidade enorme de calor que gerada. Calor a energia transferida de um corpo para outro quando as temperaturas dos corpos so diferentes. Calor a forma mais comum de energia encontrada na Terra. Temperatura um indicador de calor e a medida de quo quente ou frio um corpo est. Na maioria dos casos toma-se como temperaturas de referncia as temperaturas de mudanas de estado da gua, 0oC do slido para o lquido, liquefao, e 100oC do lquido para o vapor, ou seja, temperatura de ebulio. A temperatura medida em kelvin (K) no Sistema Internacional (SI), no entanto, comumente medida em graus Celsius ou graus Centgrados (oC), por serem escalas de mesma graduao, diferenciando-se que o 0oC est no 273K. 6-7

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

A unidade de medida de todas as formas de energia no SI o joule (J). Outra unidade muito usada para medir energia a caloria (Cal). A caloria definida como a quantidade de energia requerida para elevar a temperatura de 1 grama de gua em 1 oC, mais especificamente de 14 para 15oC. A relao entre a caloria e o joule chamada de equivalente mecnico do calor, em que 1 Cal igual a 4,18 J. 6.1.7 Transmisso de Calor O calor pode se propagar de trs diferentes maneiras: conduo, conveco e radiao. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, o calor transferido de objetos com temperaturas mais altas para aqueles com temperaturas mais baixas. O mais frio de dois objetos absorver calor at que esteja com a mesma quantidade de energia do outro. 6.1.7.1 Conveco a transferncia de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de lquidos dentro de si prprios. Quando a gua aquecida num recipiente de vidro, pode -se observar um movimento, dentro do prprio lquido, de baixo para cima. medida que a gua aquecida, ela se expande e fica menos densa (mais leve) provocando um movimento para cima. Da mesma forma, o ar aquecido se expande e tende a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio (mais denso) toma lugar nos nveis mais baixos. A essa movimentao chamamos de corrente de conveco. Em incndio de edifcios, essa a principal forma de propagao de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho atravs de escadas, poos de elevadores, etc.

Fig. 6-4 Propagao do calor corrente de conveco.

Fonte: Fundamentos de Combate a Incndio. CBPR. 1 Ed.,2004.

Fig. 6-5 Propagao do calor corrente de conveco.

Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, CCB.

6.1.7.2 Conduo a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a molcula. Colocando-se, por exemplo, a extremidade de uma barra de ferro prxima a uma fonte de calor, as molculas desta extremidade absorvero

6-8

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO calor; elas vibraro mais vigorosamente e se chocaro com as molculas vizinhas, transferindo-lhes calor. Essas molculas vizinhas, por sua vez, passaro adiante a energia calorfica, de modo que o calor ser conduzido ao longo da barra para a extremidade fria. Na conduo, o calor passa de molcula a molcula, mas nenhuma molcula transportada com o calor. Quando dois ou mais corpos esto em contato, o calor conduzido atravs deles como se fossem um s corpo. Alguns materiais so melhores condutores de calor que outros. Isto ocorre devido aos eltrons livres que estes materiais possuem. Os metais so bons condutores, j a borracha e a madeira, so bons isolantes. 6.1.7.3 Radiao

CBPR

Fig. 6-6 Conduo transferncia de calor atravs do contato entre os corpos.

Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, CCB.

a transmisso de energia por ondas eletromagnticas que se deslocam atravs do espao (como as ondas de luz, ondas de radio, microondas, ou raios-X). Todo corpo emite radiao e quanto mais aquecido mais radiao emitir. O corpo humano, por exemplo, emite radiao na forma de ondas de infravermelho. Um dos melhores exemplos de calor transferido por radiao o calor do Sol. A energia viaja velocidade da luz do Sol atravs do espao e aquece a superfcie da Terra.

Fig. 6-7 Propagao do calor Radiao ondas de calor se propagam pelo espao atingindo edificaes e objetos vizinhos, aquecendo-os.
Fonte: Fenomenologia da combusto e extintores, ENB - Portugal, 2006.

6-9

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

As ondas eletromagnticas se propagam em todas as direes, e a intensidade com que os corpos so atingidos aumenta ou diminui medida que esto mais prximos ou mais afastados da fonte de calor. Estas ondas eletromagnticas provenientes de corpos aquecidos so comumente chamadas de ondas calorficas. Um corpo mais aquecido emite ondas de energia calorfica para um outro mais frio at que ambos tenham a mesma temperatura. O bombeiro deve estar atento aos materiais ao redor de uma fonte que irradie calor para proteglos, a fim de que no ocorram novos incndios. Para se proteger, o bombeiro deve utilizar equipamentos apropriados e gua (como escudo). 6.1.8 Matria Como podemos observar no mundo a nossa volta, os materiais fsicos que podemos ver so chamados de matria. Na verdade, esta foi e ainda uma discusso bastante profunda no mundo cientfico do que matria, a dualidade das partculas, onda e matria, sendo a matria energia, mas vamos nos dedicar a algumas de suas muitas propriedades que so importantes no combate a incndios. dito que a matria o elemento que construiu nosso universo. Matria tambm definida como algo que ocupa lugar no espao e possui massa. A matria pode ser descrita pela sua aparncia fsica ou mais tecnicamente pelas suas propriedades fsicas como a massa, forma, ou volume. tomos e molculas Toda a combusto se baseia na constituio fsica e qumica da matria que, independentemente da sua natureza, constituda por partculas muito pequenas, designadas por tomos. Estas partculas so to pequenas que s podem ser visualizadas atravs de tcnicas especialmente desenvolvidas para o efeito, j que as suas dimenses so da ordem de 0,000 000 000 1 m, ou seja, 10-10 m. A cada espcie de tomo existente na natureza foi atribudo um nome ou smbolo qumico utilizando, a maior parte das vezes, uma ou vrias letras das iniciais do nome, derivado do latim. Assim, por exemplo O para o oxignio (oxigenium), C para o carbono (carboneum) e Au para o ouro (aurum). Um tomo constitudo, basicamente, por um ncleo composto por dois tipos de partculas os prtons (cargas positivas) e os nutrons em torno do qual se movimentam os eltrons (cargas negativas). Os nutrons (cargas neutras) tm a funo de, no ncleo, impedirem os prtons de se repelirem mutuamente destruindo a estrutura estabelecida. A matria, tal como se conhece, nasceu das diferentes combinaes deste tipo de partculas. Em geral, os tomos existem, numa forma mais estvel, em associao ligando-se entre si para constiturem as molculas (fig. 6.8). De uma forma muito simples, a formao das molculas resulta da atrao mtua de duas cargas eltricas com polaridade diferente, em determinadas condies (cargas de sinal diferente atraem-se, cargas com o mesmo sinal repelem-se).

6-10

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fig. 6-8 Formao de uma molcula de (O2) a partir de dois tomos.


Fonte: Fenomenologia da combusto e extintores, ENB - Portugal, 2006.

Assim, quando dois ou mais tomos chocam (normalmente as partculas so atiradas umas contra as outras pelo aumento da temperatura ou da presso ou de ambas) podem reagir entre si. Desse modo do origem a molculas de tomos idnticos, como o oxignio (O2), ou a novas substncias com propriedades completamente distintas das originais, se os tomos associados forem diferentes. Um exemplo deste ltimo caso a formao de uma molcula de gua no estado lquido a partir de um tomo de oxignio mais dois tomos de hidrognio, ambos no estado gasoso (fig. 6.9).

Fig. 6-9 Formao de uma molcula de gua (H2O) a partir de um tomo de oxignio e dois tomos de hidrognio.
Fonte: Fenomenologia da combusto e extintores, ENB - Portugal, 2006.

A matria tambm possui propriedades que podem ser observadas como seus estados fsicos (slido, lquido ou gasoso), cor ou cheiro. Um dos melhores e mais comum exemplo dos estados fsicos da matria a gua. A uma presso atmosfrica normal ( a presso exercida pela nossa atmosfera sobre todos os corpos e objetos) e temperaturas acima de 0oC, a gua encontrada como lquido. Ao nvel do mar a presso atmosfrica definida como 760mm de mercrio (outras equivalncias da presso atmosfrica podero ser visualizadas na tabela de equivalncias de unidades no apndice deste manual). Quando a temperatura da gua cai abaixo de 0oC e a presso se mantm a mesma, a gua muda de estado e se torna um slido, chamado de gelo. A temperaturas acima do ponto de ebulio (100oC), a gua se torna vapor mudando seu estado para o gasoso. Temperatura, no entanto, no o nico fator que determina quando haver mudana de estado fsico da matria. O outro fator a presso. Ao confinarmos determinada matria no estado gasoso em um recipiente rgido poderemos observar facilmente que se aumentarmos a presso neste recipiente a temperatura tambm se elevar, sendo que o contrrio tambm ocorre. Este um comportamento da natureza observado e escrito na forma de 6-11

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Lei Fsica (Lei dos Gases Ideais). Este princpio possui muitas utilidades como a inveno da panela de presso que acelera o cozimento dos alimentos, as autoclaves que esterilizam materiais, mas na atividade de bombeiro devemos ficar atentos s recargas de cilindros de ar comprimido que tero suas temperaturas aumentadas por conta do sbito aumento de presso, ou no combate a incndios, devemos ficar atentos a elevao de temperatura de recipientes pressurizados que tero suas presses aumentadas ainda mais. Em que pese existir regulamentaes e dispositivos de segurana para recipientes pressurizados, s vezes, no possvel prever seu comportamento a uma sbita elevao de temperatura e, por conseguinte, presso. Matria tambm pode ser descrita usando termos derivados de suas propriedades fsicas como massa e volume. Densidade a medida de quo prximas esto as ligaes das molculas de uma substncia. A densidade determinada dividindo a massa de uma substncia pelo seu volume. Esta expressa em Kg/m3 no SI, porm, comumente expressa em g/cm3. A densidade uma propriedade bastante utilizada no combate a incndios de lquidos e gases inflamveis. A densidade da gua igual a 1g/cm3 e normalmente os lquidos derivados de petrleo possuem densidade menor que a gua, e portanto, flutuam na gua. Outra anlise muito requisitada quando se trata de gases. Para realizar um atendimento de ocorrncia envolvendo gases torna-se necessrio saber se eles so mais densos ou menos densos que o ar, pois isto determinar se eles iro descer e se acumularem nas partes mais baixas, se forem mais densos que o ar atmosfrico, ou iro subir se forem menos denso. Via de regra, nos incndios, os gases aquecidos resultantes da combusto iro subir por estarem menos densos que o ar. Isto ser determinante para se realizar uma ventilao adequada ou at mesmo prever o surgimento de novos focos em locais distantes do foco principal. esta diferena de densidade dos gases aquecidos que forma as famosas correntes de conveco. Outra propriedade que se torna necessria saber para o combate a incndio, principalmente nos lquidos inflamveis, o tipo de ligao de suas molculas. Esta propriedade tambm tratada na literatura como solubilidade, pois o tipo de ligao que determina a solubilidade dos materiais, inclusive os combustveis. Existem vrios tipos de ligaes, chamadas ligaes qumicas, mas vamos nos ater s ligaes polares e apolares, que para os lquidos muito nos interessam, pois so estas propriedades que determinaro se duas substncias ao serem misturadas formaro uma mistura homognia (h diluio de uma em outra) ou heterognia (as substncias continuam separadas, a menos densa por cima). Uma substncia dita polar quando suas molculas se organizam formando plos permanentes. Um bom exemplo de substncia polar a gua com sua molcula formada por 1 tomo de oxignio que possui carga negativa e dois tomos de hidrognio com carga positiva, que se dispem formando plos permanentes positivo e negativo (fig. 6.9). J as substncias derivadas de petrleo so apolares, ou seja, no formam plos permanentes e suas ligaes, ao contrrio das polares, so mais fracas, o que torna estas substncias instveis. Este o motivo das substncias apolares queimarem com tanta facilidade, pois a quebra de suas

6-12

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

molculas no requer grandes quantidades de energia. Outro fator importante a se analisar nas substncias polares e apolares que no formam uma mistura homognia (por exemplo gua no combate de lquidos inflamveis derivados de petrleo - hidrocarbonetos, que so substncias apolares, no iro se diluir). Como exemplos de lquidos inflamveis polares tm-se os alcois e as cetonas. 6.1.9 Conservao da Massa e Energia Como o fogo consome o combustvel, sua massa reduzida. O que ocorre com este material? Para onde ele vai? A resposta para estas questes est nos conceitos da fsica moderna: a Lei da Conservao da Massa-Energia (comumente chamada de Lei de Conservao da Massa). A lei estabelece que: Massa e energia podem ser convertidas de uma em outra, mas nunca h perdas do total de massa-energia. Em outras palavras, massa e energia no podem ser criadas nem destrudas. A lei fundamental para o estudo do fogo. A reduo da massa do combustvel resulta em liberao de energia na forma de luz e calor. Este princpio permite aos pesquisadores calcular a taxa de calor liberado dos materiais pelo uso de instrumentos que determinem a perda de massa e aumento de temperatura quando o combustvel queimado. Bombeiros devem utilizar este conceito para realizar o planejamento das operaes de combate podendo fazer uma estimativa da quantidade de agente extintor que ser necessria para extinguir o incndio em determinada quantidade de combustvel que est queimando. Esta no uma tarefa muito fcil, pois sabido o poder calorfico de cada material, mas quanto deste material ir queimar depender de muitos fatores, inclusive da tcnica, da ttica e da quantidade de recursos que se dispe no combate. Diante destas questes, pode-se fazer um clculo com boa aproximao de todo o poder calorfico que existe no ambiente do incndio, considerando o que j foi atingido e o que possivelmente ser atingido pelo fogo. No caso de se usar a gua como agente extintor, este clculo ser tratado no estudo da gua no captulo 17. 6.1.10 Reaes Qumicas Vimos at agora que a matria pode sofrer mudanas de estado e estas mudanas so chamadas de transformaes fsicas da matria. Quando uma substncia se transforma em outra substncia pela sua combinao com outra ou pela sua prpria decomposio ocorre um processo chamado de reao qumica. Em uma reao qumica ocorre o surgimento de novas substncias com propriedades fsicas e qumicas diferentes. Estas mudanas so definidas como mudanas qumicas. A mudana que ocorre quando o oxignio e o hidrognio so combinados para formar a gua uma mudana qumica. Neste caso, as propriedades fsicas e qumicas dos materiais combinados foram alteradas. Dois materiais que em condies normais de temperatura e presso so gases (hidrognio e oxignio) se transformam em outra substncia, lquida (gua). Mudanas fsicas e qumicas quase sempre so acompanhadas de troca de energia. Para ocorrer uma reao qumica h a necessidade de

6-13

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

fornecimento de energia, esta chamada de energia de ativao. Reaes que liberam mais energia do que consomem so chamadas de exotrmicas, ao contrrio, reaes que liberam menos energia do que consomem so chamadas de endotrmicas. Este balano de energia das reaes qumicas chamado de entalpia. Quando os combustveis so queimados na presena de ar, os vapores de combustvel reagem quimicamente com o oxignio do ar e h liberao de energia na forma de luz e calor, numa reao exotrmica. A mudana de estado fsico da gua de lquido para gasoso consome energia, apesar deste processo no ser uma reao qumica ele endotrmico. Uma das reaes qumicas mais comuns na Terra a oxidao. Oxidao a formao de outra substncia entre o oxignio e outro elemento. Oxignio um dos mais comuns elementos presentes na natureza (nossa atmosfera composta por 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases) e reage com quase todos os elementos encontrados na natureza. A oxidao uma reao exotrmica. A reao de oxidao mais comum que conhecemos a oxidao do ferro. Por este ser um processo normalmente lento, no possvel macroscopicamente perceber a liberao de calor. Veremos a seguir reaes qumicas de oxidao que ocorrem com maior velocidade que so chamadas de combusto.

6.2 Combusto
Fogo e combusto so termos empregados para determinar a mesma coisa com muita freqncia. Tecnicamente, no entanto, fogo uma forma de combusto. Combusto uma reao qumica autosustentvel com liberao de energia e/ou produtos que causam outras reaes de mesmo tipo e/ou com liberao de luz, calor, fumaa e gases. conceituada de forma mais simples como sendo uma reao qumica exotrmica. O fogo tambm possui mais de uma definio e pode ser conceituado como um processo rpido e autosustentvel de oxidao, acompanhado de calor e luz com variaes de intensidades. Abaixo, esto mais duas definies de fogo: Brasil - NBR 13860: fogo o processo de combusto caracterizado pela emisso de calor e luz. Inglaterra - BS 4422:Part 1: fogo o processo de combusto caracterizado pela emisso de calor acompanhado por fumaa, chama ou ambos. O tempo que a reao leva para ocorrer determina o tipo de reao que observado. Se uma reao muito lenta ela classificada como oxidao. Se for muito rpida ela classificada como exploso, em que h muita liberao de energia num pequeno intervalo de tempo. O assunto ser tratado de forma mais profunda no item 6.2.2, formas de combusto. 6.2.1 Tetraedro do Fogo Por muitos anos, o tringulo do fogo (combustvel, comburente e calor) foi usado para ensinar os componentes do fogo. Hoje sabido que ele no abrange por completo os componentes do fogo. Para ocorrer na maioria das situaes so necessrios quatro componentes: combustvel, comburente, 6-14

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

calor e reao em cadeia. Para efeito didtico, adota-se o tetraedro (quatro faces) para exemplificar e explicar a combusto, atribuindo-se, a cada face, um dos elementos essenciais da combusto. A figura 6.10 representa a unio dos quatro elementos essenciais para a combusto: Calor, Combustvel, Comburente e Reao Qumica em Cadeia.

Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

Fig. 6.10 Tetraedro do fogo.

6.2.1.1 Comburente o elemento que ativa e da vida a combusto. Alm do oxignio, h outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustveis. Assim, o hidrognio queima no meio do cloro, os metais leves (ltio, sdio, potssio, magnsio, etc.) queimam no meio do vapor de gua e o cobre queima no meio de vapor de enxofre. O magnsio e o titnio, em particular, e se finamente divididos, podem queimar ainda em atmosfera de gases normalmente inertes, como o dixido de carbono e o azoto. Oxignio O mais comum que o oxignio desempenhe esse papel de comburente. A atmosfera composta por 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases. Em ambientes com a composio normal do ar, a queima desenvolve-se com velocidade e de maneira completa (notamse chamas). Contudo, a combusto consome o oxignio do ar num processo contnuo. Quando a porcentagem do oxignio do ar do ambiente passa de 21% para a faixa compreendida entre 16% e 8%, a queima torna-se mais lenta, notam-se brasas e no mais chamas. Quando o oxignio contido no ar do ambiente atinge concentrao 6-15

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

menor que 8%, no h combusto, salvo raras excees de alguns combustveis e mesmo assim em altas temperaturas sem a produo de chamas. H substncias que libertam oxignio ao queimar, tais como a celulose e compostos dela derivados, a plvora, os nitratos, os cromatos e os materiais pirotcnicos, entre outros. Verifica-se, assim, que a percentagem de oxignio mnima para que se mantenha a combusto depende do combustvel em questo. 6.2.1.2 Combustvel toda a substncia capaz de queimar e alimentar a combusto. o elemento que serve de campo de propagao ao fogo. Os combustveis podem ser slidos, lquidos ou gasosos, e a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para, ento, produzir vapores inflamveis capazes de se combinar com o oxignio. A velocidade da queima de um combustvel depende de sua capacidade de combinar com oxignio sob a ao do calor e da sua fragmentao (rea de contato com o oxignio). A maioria dos combustveis slidos transforma-se em vapores e, ento, reagem com o oxignio. Outros slidos (ferro, parafina, cobre, bronze) primeiro transformam-se em lquidos, e, posteriormente, em gases, para ento se queimarem. A classificao dos combustveis tambm ser tratada no captulo 9 extintores portteis. Combustveis Slidos Quanto maior a superfcie exposta, mais rpido ser o aquecimento do material e, conseqentemente, o processo de combusto. Como exemplo: uma barra de ao exigir muito calor para queimar, mas, se transformada em palha de ao, queimar com facilidade. Assim sendo, quanto maior a fragmentao do material, maior ser a velocidade da combusto. Combustveis Lquidos Os lquidos inflamveis tm algumas propriedades fsicas que dificultam a extino do fogo, aumentando o perigo para os bombeiros. Os lquidos assumem a forma do recipiente que os contm. Se derramados, os lquidos tomam a forma do piso, fluem e se acumulam nas partes mais baixas. Tomando como base o peso da gua, cujo litro pesa 1 Kgf, classificamos os demais lquidos como mais leves ou mais pesados. importante notar que a maioria dos lquidos inflamveis mais leve que gua e, portanto, flutuam sobre ela. Outra propriedade a ser considerada a solubilidade do lquido, ou seja, sua

Fig. 6-11 Combustveis Lquidos diferena de densidade em relao gua.

Fonte: Manual de Fundamentos PMESP.

6-16

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

capacidade de misturar-se com outros lquidos. No combate a incndios em lquidos combustveis muito importante saber sua solubilidade com a gua. Os lquidos derivados do petrleo (hidrocarbonetos), tm pouca solubilidade (fig. 6.11), ao passo que lquidos como lcool, acetona (solventes polares), tm grande solubilidade, isto , podem ser diludos at um ponto em que a mistura (solvente polar + gua) no seja inflamvel. Esta propriedade dos lquidos inflamveis apolares no se misturarem com a gua requer alguns cuidados no combate a incndio em tanques de armazenagem destes lquidos, pois a gua que no se vaporizar descer para o fundo do tanque. Se este tanque que contm agora gua e lquido inflamvel atingir temperaturas acima de 100oC ocorrer a ebulio da gua, por ter atingindo seu ponto de ebulio, espalhando o lquido inflamvel e aumentando mais ainda o incndio, alm de oferecer maior risco operao. Este fenmeno conhecido como boilover. Este assunto ser mais detalhado no captulo 17 gua e espuma, e a forma correta de se aplicar a gua no combate a incndios desta natureza no captulo 20 - operaes de combate a incndio. A volatilidade, que a facilidade com que os lquidos liberam vapores, tambm de grande importncia, porque quanto mais voltil for o lquido, maior a possibilidade de haver fogo, ou mesmo exploso. Quanto volatilidade os lquidos podem ser classificados em lquidos inflamveis, aqueles que tm ponto de fulgor abaixo dos 38oC (gasolina, lcool, acetona), e lquidos combustveis, aqueles que tm ponto de fulgor acima dos 38oC (leos lubrificantes e vegetais, glicerina). Combustveis Gasosos Os gases no tm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que esto contidos Se o peso do gs menor que o do ar (no caso do GN), o gs tende a subir e dissipar-se. Mas, se o peso do gs maior que o do ar (no caso do GLP), o gs permanece prximo ao solo e caminha na direo do vento, obedecendo aos contornos do terreno.

Fig. 6-12 Combustveis Gasosos diferena de peso entre GLP e GN.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

6-17

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Para o gs queimar, h necessidade de que esteja em uma mistura ideal com o ar atmosfrico, e, portanto, se estiver numa concentrao fora de determinados limites, no queimar. Cada gs, ou vapor tem seus limites prprios. Por exemplo, se num ambiente h menos de 1,4% ou mais de 7,6% de vapor de gasolina, no haver combusto, pois a concentrao de vapor de gasolina nesse local est fora do que se chama de mistura ideal; isto , a concentrao deste vapor inferior ou superior faixa de inflamabilidade do combustvel. Porm, prudente no confiar que uma mistura gasosa no ir explodir por estar fora da faixa de inflamabilidade, pois esta mistura possui diferentes concentraes pelas diferenas de densidade e algumas delas podero estar na faixa de inflamabilidade. LIMITES DE INFLAMABILIDADE Concentrao Combustveis Limite inferior Limite superior Acetileno 2% 85 % Acetona 2,6 % 12,8 % lcool metlico / metanol 6,7 % 36 % Gasolina (vapor) 1,4 % 7,6 % Gs natural 4,8 % 13,5 % GLP 2% 9% Hidrognio 4% 75 % Monxido de carbono 12,5 % 75 % Querosene (vapor) 0,7% 5% A maioria dos gases combustveis que so comercializados so acondicionados em recipientes na forma de lquido. So os chamados gases liquefeitos e o mais comum deles o gs liquefeito de petrleo - GLP. Os cilindros de gs requerem cuidados especiais para seu combate que estaro descritos no captulo 20. Um dos fenmenos que pode ocorrer com os gases liquefeitos o BLEVE e ser tratado a seguir. BLEVE Os gases liquefeitos so armazenados em vasos a temperaturas acima de seu ponto de ebulio, nas condies normais de temperatura e presso. Isto causa um aumento de presso interna. Como por exemplo, o GLP fica armazenado no interior dos vasos comercialmente utilizados a uma presso aproximada de 5 Kgf cm2. Este mesmo gs ao passar do estado lquido para o gasoso aumenta seu volume em aproximadamente 224 vezes, ou seja, 1L de GLP na forma 6-18

Fig. 6-13 Exemplo de BLEVE com vasos de GLP. Nesta ocorrncia ocorreu BLEVE em 4 tanques de 2000Kg.
Fonte: Corpo de Bombeiros do Paran 2o SGBI.

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

lquida se transforma em 224L de gs. Estes vasos possuem dispositivos de alvio de sobre - presso (vlvula de segurana) para que num aumento da presso alm da presso de trabalho a que foi projetado para funcionamento ocorra o alvio da presso, e isto ocorre por elevao da temperatura. O limite de carregamento de gs na forma lquida de no mximo 85% de seu volume, para que haja o um melhor controle da presso interna No caso de um incndio envolvendo estes vasos haver uma elevao de temperatura do gs e, por conseguinte, um aumento de presso. Mesmo com o dispositivo de alvio de presso, pode ocorrer a ruptura destes vasos por enfraquecimento da parede pela elevao da temperatura, normalmente pela ao de uma chama tipo maarico gerada por vasos vizinhos que podero estar presentes no incndio. Quando h o rompimento destes vasos por elevao da temperatura o lquido que se encontra no interior do vaso que j havia passado por um processo de vaporizao maior que temperatura normal se vaporizar em sua totalidade com grande deslocamento de massa gasosa, projetando fragmentos do vaso a grandes distncias e com alta velocidade, alm de uma rpida combinao com o oxignio presente no ar, resultando numa grande bola de fogo, com grande desprendimento de energia calorfica. Esse fenmeno conhecido como BLEVE (boiling liquid expanding vapor explosion exploso do vapor de lquido). H registros de rompimento de grandes vasos de GLP que sofreram BLEVE que lanaram fragmentos de tanque a 2 Km de distncia. Processo de Queima O incio da combusto requer a converso do combustvel para o estado gasoso, o que se dar por aquecimento. O combustvel pode ser encontrado nos trs estados da matria: slido, lquido ou gasoso. Gases combustveis so obtidos, a partir de combustveis slidos, pela pirlise (decomposio qumica de uma matria ou substncia atravs do calor). Como regra geral, os materiais combustveis queimam no estado gasoso. Submetidos ao calor, os slidos e os lquidos combustveis se transformam em gs para se inflamarem. Como exceo, o enxofre e os metais alcalinos (potssio, clcio, magnsio etc.) queimam diretamente no estado slido.
Temperatura 200 C Processo da Pirlise Reao Produo de vapor dgua, dixido de carbono e cidos actico e frmico.

Ausncia de vapor dgua pouca quantidade de 200 C - 280 C monxido de carbono a reao ainda est absorvendo calor. A reao passa a liberar calor, gases inflamveis e partculas; h a carbonizao dos materiais (o que 280 C - 500 C tambm liberar calor). Na presena do carvo, os combustveis slidos acima de 500 C so decompostos, quimicamente, com maior velocidade.

6-19

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO 6.2.1.3 Calor

CBPR

Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outras energias, atravs de processo fsico ou qumico. Pode ser descrito como uma condio da matria em movimento, isto , movimentao ou vibrao das molculas que compem a matria. O calor a face do tetraedro do fogo que se caracteriza como a energia de ativao necessria para que ocorra o fogo. As molculas dos corpos esto em constante movimento. Quando um corpo aquecido, a velocidade das molculas aumenta e o calor tambm aumenta (pode-se perceber pela variao da temperatura). As formas de energia discutidas no incio do captulo produzem calor. Para nossa discusso de fogo e comportamento do fogo, no entanto, as energias qumica, eltrica e mecnica so as fontes mais comuns de calor que resultam na ignio de combustveis. Cada uma destas fontes ser discutida a seguir.

Fig. 6-14 Fontes de calor.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

Fig. 6-15 Esquema de movimentao de molculas.

Fonte: Manual de Fundamentos PMESP.

Qumica Energia calorfica qumica a fonte mais comum de calor nas reaes de combusto. Quando algum combustvel entra em contato com o oxignio a oxidao ocorre. Este processo quase sempre resulta na produo de calor. O calor gerado quando a matria queima um exemplo de energia calorfica qumica. A combusto espontnea tambm uma forma de energia calorfica qumica que aumenta sua temperatura sem uma fonte de calor externa. Normalmente o calor produzido lentamente pela oxidao e rapidamente dissipado nas vizinhanas. Se algum material combustvel tiver a capacidade de produzir calor pela combusto espontnea at atingir sua temperatura de ignio ele sofrer uma ignio espontnea. Determinados produtos qumicos como o fsforo e alguns de seus compostos queimam espontaneamente em contato com o oxignio do ar.O sdio e o potssio em contato com a gua; a terebentina e a amnia em contato com o cloro. Alguns leos e graxas em contato com oxignio em altas concentraes tambm podem entrar em combusto espontnea.

6-20

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO Eltrica

CBPR

A energia calorfica eltrica pode gerar temperaturas altas suficientes para causar a ignio de materiais combustveis prximos rea de calor. A liberao de energia calorfica por fonte eltrica pode ocorrer em vrias situaes, abaixo esto as mais comuns: Corrente eltrica passando por uma resistncia. Ex. resistncia de um chuveiro eltrico, ferro de passar roupa. Excesso de corrente eltrica em um condutor. Ex. excesso de corrente pode superaquecer o condutor e gerar at um curtocircuito. Arco voltaico. Ex. descargas atmosfricas. Fagulha ou centelha eltrica. Ex. a centelha gerada por uma vela de motor a combusto. Eletricidade esttica. Ex. eletricidade gerada pelo atrito entre materiais, como um veculo se deslocando pelo ar. Mecnica A energia calorfica mecnica gerada pela frico e compresso. O calor da frico criado pelo movimento de duas superfcies uma contra a outra. Este movimento resulta em calor e/ou fagulhas sendo gerados. Calor de compresso gerado quando um gs comprimido, ou seja, tem sua presso aumentada, e como j foi tratado no incio do captulo, esta uma conseqncia do que descreve a Lei Geral dos Gases. Motores a diesel usam este princpio para queimar o combustvel na cmara de combusto do motor. Outro exemplo de gerao de calor por compresso ocorre no carregamento de cilindros de ar comprimido. Nuclear A energia calorfica nuclear gerada quando ncleos de tomos so quebrados (fisso) ou so combinados (fuso). O processo de fisso nuclear largamente usado na produo de energia eltrica pelo aproveitamento desta energia liberada para moverem geradores de corrente eltrica. A energia de fuso no muito aproveitada comercialmente. O sol uma grande fonte deste tipo de energia. Efeitos do Calor O calor uma forma de energia que produz efeitos fsicos e qumicos nos corpos e efeitos fisiolgicos nos seres vivos. Em conseqncia do aumento de intensidade do calor, os corpos apresentaro sucessivas modificaes, inicialmente fsicas e depois qumicas. Assim, por exemplo, ao aquecermos um pedao de ferro, este, inicialmente, aumenta sua temperatura, a seguir, o seu volume. Mantido o aquecimento, o ferro muda de cor, perde a forma, at atingir o seu ponto de fuso, quando se transforma de slido em lquido. Sendo ainda aquecido, gaseifica-se e queima em contato com o oxignio, transformando-se em outra substncia.

6-21

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO Elevao da Temperatura

CBPR

Este fenmeno se desenvolve com maior rapidez nos corpos considerados bons condutores de calor, como os metais, e, mais vagarosamente, nos corpos tidos como maus condutores de calor, como o concreto. O conhecimento sobre a condutibilidade de calor dos diversos materiais de grande importncia na preveno de incndio. A figura 6-16 ilustra os efeitos do calor em corpos lquidos: estado normal, ebulio e vaporizao. Na maioria dos lquidos inflamveis a vaporizao acontece em temperatura ambiente.

Fig. 6-16 Estado normal, ebulio e vaporizao.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP.

Fig. 6-17 Efeitos do calor aumento de volume dos corpos.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP.

Aumento de Volume Todos os corpos slidos, lquidos ou gasosos se dilatam e se contraem conforme o aumento ou diminuio da temperatura. A atuao do calor no se faz de maneira igual sobre todos os materiais. Alguns problemas podem decorrer dessa diferena. Imaginemos, por exemplo, uma viga de concreto de 10 m exposta a uma variao de temperatura de 700 C. A essa variao, o ferro, dentro da viga, aumentar seu comprimento cerca de 84 mm, e o concreto 42 mm. Com isso, o ferro tende a deslocar-se no concreto, que perde a capacidade de sustentao, enquanto que a viga empurra toda a estrutura que sustenta em, pelo menos, 42 mm. Os materiais no resistem a variaes bruscas de temperatura. Por exemplo, ao jogarmos gua em um corpo superaquecido, este se contrai de forma rpida e desigual, o que lhe causa rompimentos e danos. Pode ocorrer um enfraquecimento deste corpo, chegando at a um colapso, isto , ao surgimento de grandes rupturas internas que fazem com que o material no mais se sustente. Mudanas bruscas de temperatura, como as relatadas, so causas comuns de desabamentos de estruturas. A dilatao dos lquidos tambm pode 6-22

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

produzir situaes perigosas, provocando transbordamento de vasilhas, rupturas de vasos contendo produtos perigosos, etc. A dilatao dos gases provocada por aquecimento acarreta risco de exploses fsicas, pois, ao serem aquecidos os gases aumentam de volume. Sob a ao de calor, os gases comprimidos ou os gases liquefeitos comprimidos aumentam a presso no interior dos vasos que os contm, pois no tm para onde se expandir. Se o aumento de temperatura no cessar, ou se no houver dispositivos de segurana que permitam escape dos gases, pode ocorrer uma exploso provocada pela ruptura das paredes do vaso e pela violenta expanso dos gases. Se estes gases que estavam compridos sob alta presso forem inflamveis iro queimar em alta velocidade com grande liberao de calor. Os vapores de lquidos (inflamveis ou no) se comportam como os gases. Mudana de Estado Fsico da Matria Com o aumento do calor, os corpos tendem a mudar seu estado fsico: alguns slidos transformam-se em lquidos (liquefao), lquidos se transformam em gases (gaseificao) e h slidos que se transformam diretamente em gases (sublimao). Isso se deve ao fato de que o calor faz com que haja maior espao entre as molculas e estas, separando-se, mudam o estado fsico da matria. Mudana qumica aquela em que ocorre a transformao de uma substncia em outra. A madeira, quando aquecida, no libera molculas de madeira em forma de gases, e sim outros gases, diferentes, em sua composio, das molculas originais de madeira. Essas molculas so menores e mais simples, por isso tm grande capacidade de combinar com outras molculas, as de oxignio, por Fig. 6-18 Efeitos do calor mudana exemplo. Podem produzir tambm de estado fsico da matria. Fonte: Manual de Fundamentos PMESP gases venenosos ou exploses. Efeitos Fisiolgicos nos Seres Vivos O calor a causa direta da queima e de outras formas de danos pessoais. Danos causados pelo calor incluem desidratao, insolao, fadiga e problemas para o aparelho respiratrio, alm de queimaduras, que nos casos mais graves podem levar at a morte. Pontos de Temperatura Os combustveis so transformados pelo calor, e a partir desta transformao, que combinam com o oxignio, resultando a combusto. Essa transformao desenvolve-se em temperaturas diferentes, medida que o material vai sendo aquecido. Com o aquecimento, chega-se a uma temperatura em que o material

6-23

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

comea a liberar vapores, que se incendeiam se houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamado de "Ponto de Fulgor", as chamas no se mantm, devido pequena quantidade de vapores. Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos do material, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combusto, e continuam a queimar sem o auxlio daquela fonte. Esse ponto chamado de Ponto de Combusto. Continuando o aquecimento, atinge-se um ponto no qual o combustvel, exposto ao ar, entra em combusto sem que haja fonte externa de calor. Esse ponto chamado de Ponto de Ignio.

Fig. 6.19 Pontos de temperatura ponto de fulgor, combusto e ignio.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

Abaixo esto alguns combustveis e seus pontos de temperatura. PONTOS DE TEMPERATURA DE COMBUSTVEIS
Combustvel
Madeira dura Papel Polietileno lcool (metanol) Butano Gasolina leo lubrificante Petrleo

Ponto de Fulgor (oC)


245 230 340 11 -60 -40 157 30

Ponto de Ignio (oC)


290 230 350 385 430 227 230 250 a 450

6.2.1.4 Reao Qumica em Cadeia A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. Didaticamente, explica-se a reao em cadeia da seguinte forma: O calor radiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto

6-24

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

em partculas menores (molculas que foram quebradas formando radicais livres), que se combina com o oxignio e queimam, radiando outra vez calor para o combustvel, quebrando mais molculas, formando um ciclo constante.

Fig. 6.20 Ilustrao de como pode ocorrer uma reao em cadeia com o metano.
Fonte: Cap. Rogrio Lima de Arajo.

Um exemplo clssico de reao em cadeia pode ser verificado no incndio florestal. O calor radiado por uma rvore pode fazer queimar outras rvores que esto a sua volta. Como exemplo didtico, se uma rvore ao queimar liberar energia para causar a ignio de mais duas, e cada uma delas causar a ignio de mais duas, neste momento j teremos sete rvores queimando. Existem agentes extintores que tambm na presena do calor se decompem formando radicais livres. Ocorre que os radicais livres destes materiais possuem uma capacidade de se combinar com os combustveis maior que o oxignio, impedindo desta forma que a reao em cadeia de combusto se complete. Estes agentes agem na quebra da reao em cadeia e so chamados de agentes extintores qumicos. 6.2.2 Formas de Combusto Na natureza se encontra muitas formas combusto e a literatura trata o assunto com as mais diversas abordagens, mas vamos procurar distinguir alguns aspectos que nos ajudam a entender estas formas e encontrar uma classificao coerente e simples. Primeiro, deve-se analisar se ela necessita ou no de uma fonte de ignio externa para ocorrer. As combustes que no necessitam desta fonte de ignio externa, que pode ser uma centelha, fogo, arco voltaico, dentre outras, so chamadas de espontneas. Alguns materiais combustveis possuem propriedades que somente pelo contato com o comburente (na maioria dos casos o oxignio, mas pode no ser como j foi tratado no estudo do comburente) desencadeiam o processo de combusto. Algumas

6-25

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

formas de combusto espontnea esto relacionadas abaixo: Processo Bioqumico: o que ocorre, por exemplo, quando do armazenamento de certos vegetais que, pela ao de bactrias, fermentam. A fermentao produz calor e libera gases que podem incendiar. Caractersticas Qumicas e Fsicas: alguns materiais entram em combusto sem fonte externa de calor (materiais com baixo ponto de ignio) e outros entram em combusto temperatura ambiente (20 C), como o fsforo branco. Reao Qumica: ocorre tambm na mistura de determinadas substncias qumicas, quando a combinao gera calor e libera gases em quantidade suficiente para iniciar combusto. Por exemplo: gua + sdio. Porm, tanto as combustes espontneas quanto as que necessitam de fonte externa de ignio possuem velocidades no desencadear deste processo e a velocidade com que a combusto ocorre que nos permite fazer uma classificao: A velocidade com que decorre uma combusto depende de vrios fatores. Em particular, ser tanto mais rpida quanto maior for: O grau de diviso do combustvel; A inflamabilidade do combustvel; A superfcie do combustvel, em especial no que diz respeito superfcie exposta diretamente ao comburente; O grau de renovao ou alimentao de comburente. Em relao velocidade, a combusto ento classificada em quatro formas, cujas caractersticas mais importantes so as seguintes: Lenta quando se produz a uma temperatura suficientemente baixa, isto , inferior a 500 C, no havendo, em regra geral, emisso de luz. A oxidao de um metal (ferro, cobre, zinco, etc.) em contacto com o ar mido um exemplo deste tipo de combusto. Este processo tambm conhecido simplesmente por oxidao. Viva aquela em que se produz luz e, vulgarmente, designa-se por fogo. Neste caso, devido mistura dos gases inflamados com o ar forma-se a chama. No caso dos slidos, cuja combusto decorre superfcie, verifica-se a incandescncia a partir da sua ignio e tambm atravs da formao de brasas. Estas surgem quando o combustvel j no libera gases suficientes para provocar chama. Neste caso denomina-se de combusto incompleta. A combusto do carvo ilustra bem estes aspectos. Deflagrao combusto rpida cuja propagao se d a uma velocidade inferior do som no ar (340 m/s), mas superior a velocidade de uma combusto normal (as que produzem chamas). Combustveis lquidos acima da temperatura de fulgor liberam gases que podem explodir (mesmo num ambiente aberto) na presena de uma fonte de calor. Para os combustveis gasosos basta estarem na temperatura de fulgor e dentro da faixa de inflamabilidade. Detonao combusto resultado da mistura de gases ou partculas finamente divididas com o ar numa percentagem bem determinada mistura explosiva ou detonante propagando-se a uma velocidade superior a 340 m/s. Neste caso, a mistura tem que ocupar todo o espao onde est contida e, no momento da exploso, provoca uma elevao de temperatura ou de presso ou de ambas, simultaneamente, sobre todo o espao confinante. a queima de gases (ou partculas slidas), em altssima velocidade, em

6-26

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

locais confinados, com grande liberao de energia e deslocamento de ar. Tanto a deflagrao quanto a detonao so formas de exploses que possuem classificao especfica. Para no confundir, traremos de forma resumida algumas informaes sobre exploses ao final deste item. Ainda tratando da classificao das combustes, verifica-se que elas podem ocorrer com grande quantidade de comburente ou pouca quantidade de comburente. Isto vai determinar se ela completa ou incompleta. Abaixo, esto Fig. 6-21 Detonao de GLP numa casa em exemplos deste tipo de miniatura. Podemos observar a expanso dos gases aps sua inflamao. combusto. Fonte: Fundamentos de Combate a Incndio CBPR, 2004. Combusto Completa aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxignio. Combusto Incompleta aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama, e se processa em ambiente pobre em oxignio.

Fig. 6-22 Combusto completa.


Fonte: Cap. Rogrio Lima de Araujo.

Fig. 6-23 Combusto incompleta. Fogo em brasas e quase sem chama.

Fonte: Fundamentos de Combate a Incndio CBPR

Para resumirmos as classificaes da combusto podemos dizer que ela se classifica quanto: Fonte de ignio externa: se no necessita espontnea; Velocidade: lenta, viva, deflagrao ou detonao; Quantidade de comburente: grande quantidade completa ou pequena quantidade incompleta.

6-27

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO Exploses

CBPR

A exploso pode ser definida como a violenta expanso de uma substncia (deslocamento de massas em altas velocidades) acompanhada de sbita libertao de energia (mecnica e ou calor na forma de radiao principalmente). Elas dependem da relao combustvel / comburente ou ento substncia / presso e estas ocorrem com substncia combustvel ou no. Quando ocorrem com substncia combustvel, se durante os incndios, alimenta-os violentamente, se em situaes em que no haja incndios, na grande maioria das vezes, vai provoc-lo. Existem trs tipos de exploses: Caudadas por processos fsicos: so as causadas pela ruptura de um vaso que contm gs ou vapor, que pode ser combustvel ou no. A elevao de presso normalmente ocasionada pela ao do calor, mas tambm pode ocorrer devido a uma reao qumica interna a este vaso. So destes tipos as exploses de caldeiras, vasos, tubulaes, cilindros, tambores de lquidos ou gases por excesso de presso. Causadas por processos qumicos: so as causadas pela combusto rpida ou decomposio violenta de uma substncia. Elas podem ser de dois tipos principais causadas por decomposio rpida de substncias como os explosivos em geral, como o TNT, plvora, etc; causadas por misturas explosivas, onde a presena do comburente indispensvel. As misturas explosivas ocorrem com os combustveis na forma de gases, vapores, ou ps. Causadas pela energia nuclear: as exploses nucleares so resultado da formao de diferentes ncleos atmicos pela redistribuio dos prtons e nutrons no interior do ncleo e isto pode ser feito por fisso ou fuso nuclear. Nestes processos, h grande liberao de energia, e dependo da quantidade de material em que se faz este processo, poder gerar uma reao em cadeia de alta velocidade que se caracteriza como exploso nuclear. 6.2.3 Produtos Resultantes da Combusto Por ser uma reao qumica, a combusto origina outras substncias como produtos resultantes da combinao dos elementos qumicos participantes da reao. Estes produtos so: Fumaa: Mescla de gases, partculas slidas e vapores dgua. A cor da fumaa, isto , a sua maior ou menor transparncia pode servir de orientao prtica para a intensificao do material combustvel que est sendo decomposto na combusto. a) Fumaa Branca ou Cinza Clara: indica que uma queima de combustvel comum. Ex: madeira, papel etc. b) Fumaa Preta ou Cinza Escura: originria de combusto incompleta, geralmente de produtos derivados de petrleo, tais como: graxa, leos, pneus, gasolina, plsticos etc. c) Fumaa Amarela, Vermelha: indica que est queimando um combustvel txico. Calor: a energia liberada de forma constante desde o incio de uma combusto, que a mantm e incentiva sua propagao. 6-28

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

O conhecimento das formas de transmisso do calor de importncia indiscutvel, quer nos trabalhos de extino, ou de preveno de incndios. Como vimos anteriormente, as formas de transmisso de calor de um corpo para o outro ou para um meio, so: conduo, conveco e radiao. Gases: so encontrados na fumaa e variam de acordo com o material que queima. Um dos elementos constituintes dos combustveis mais comumente encontrados o carbono C. Quando ocorre combusto completa cada tomo de carbono C se combina com dois tomos de oxignio O dando origem a um dos gases resultantes da combusto, o CO2 (gs carbnico ou dixido de carbono). No processo de combusto eles so resultantes da queima da matria orgnica; Quando ocorre combusto incompleta cada tomo de carbono C, se combina com um tomo de oxignio O, dando origem ao CO (monxido de carbono). Gs Carbnico ou Dixido de Carbono (CO2): um gs imperceptvel e inodoro quando misturado com o ar, mas ligeiramente picante. No combustvel nem comburente, no txico, porm, no serve para a respirao. Ao ser expelido do extintor de incndio (extintor de CO2) sofre uma brusca queda de presso e, por conseguinte, de temperatura (-70 C). Nesta temperatura ele est na forma de gelo seco. Monxido de Carbono ou xido de Carbono (CO): um gs incolor, inodoro e inspido. um dos primeiros gases que aparecem em combusto comum. Um incndio em compartimento fechado, isto , sem ventilao, quando demorado produz o CO, que no se denuncia facilmente. explosivo e altamente txico. Se respirado, mesmo em baixas concentraes, impede a entrada do oxignio no sangue, podendo levar o indivduo morte. A uma concentrao de 2%, mata em uma hora e a 10% mata instantaneamente. O monxido de carbono, quando misturado com o ar atmosfrico, em determinadas propores (12,5 a 75 %), forma uma mistura explosiva. Em virtude do duplo risco que oferece, temos que tomar o mximo de cuidado com o CO. Devemos ter conhecimento de sua presena para tomarmos as medida de proteo adequada. Podemos ter ainda a liberao de gases como: O cido ciandrico (HCN), proveniente de fibras acrlicas como as de carpetes, poliuretanos ou nylon, que tambm liberam amonaco; O cido clordrico (HCl) e fosgnio (COCl2), resultantes da queima de materiais que possam conter cloreto de polivinilo (PVC), como certo tipo de pavimento, papel de parede em vinil e tubagens de instalao de cabos. Chama: uma poro de luz resultante da combusto de gases produzidos por matrias incendiadas; ex: chama da vela, maarico, etc. Incandescncia: uma poro de luz resultante na superfcie de um corpo aquecido ou em combusto (lenta); ex: carvo, filamento de uma lmpada, etc.

6-29

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fig. 6-24 Exemplo de gases liberados da combusto.


Fonte: Fenomenologia da combusto e extintores, ENB - Portugal, 2006.

6.3 Desenvolvimento do Incndio


Quando os quatro componentes do tetraedro esto juntos a ignio ocorre. Para o fogo continuar avanando alm do primeiro material combustvel a entrar em ignio, o calor emitido por esta combusto iniciada deve atingir outros combustveis. Quando o fogo se d em local aberto os gases inflamveis e aquecidos liberados pelo material combustvel se inflamam e so dispersos na atmosfera. Porm, quando este fogo ocorre em um ambiente fechado se torna um fenmeno mais complexo. Um incndio uma combusto (fogo) sem controle no espao e no tempo. Um incndio em rea aberta se desenvolver pelas caractersticas dos combustveis, condies climticas, caractersticas do terreno, dentre outros. Neste manual ser abordado o desenvolvimento de incndios em edificaes. De uma forma simples, um incndio, abandonado a si mesmo, depois da sua fase inicial, entra em queima livre, e com o decrscimo da quantidade de combustvel existente no ambiente, ocorrer o decaimento das chamas. O desenvolvimento de um incndio depende de muitos fatores de tal forma que para ns bombeiros comum dizer que no h dois incndios iguais. Porm, normal que ocorram as seguintes fases no desenvolvimento de um incndio: inicial (ou ignio), queima livre (ou crescimento), inflamao generalizada (ou flashover), incndio desenvolvido e extino (ou decaimento). Se o fogo ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que o fogo seja descoberto no incio e a situao resolvida com certa facilidade. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta e fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. Essa situao pode ser controlada com a aplicao dos procedimentos bsicos de ventilao. O incndio pode ser mais bem entendido se estudarmos suas cinco fases de desenvolvimento.

6-30

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO 6.3.1 - 1 Fase: Inicial

CBPR

Nesta primeira fase, tambm tratada na literatura como ignio, o oxignio contido no ar no est significativamente reduzido e o fogo est produzindo vapor dgua (H20), dixido de carbono (CO2), monxido de carbono (CO) e outros gases. Grande parte do calor est sendo consumido no aquecimento dos combustveis, e a temperatura do ambiente, neste estgio, est, ainda, pouco acima do normal. O calor est sendo gerado e evoluir com o aumento do fogo.
C.
- Produo Temperatura ambiente normal; de gases

inflamveis. - Produo de gases inflamveis; - O2 a 20% no ar.

Fig. 6.25 1 Fase do incndio chamada de inicial ou de ignio.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

6.3.2 - 2 Fase: Queima Livre Durante esta fase, tambm chamada de crescimento, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco, isto , o ar quente sobe e sai do ambiente. Isto fora a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente.

a parte mais alta dode cima -Gases Gasesaquecidos aquecidos preenchem comeam a preencher o ambiente ambiente. para baixo; - Manter-se abaixado evitardanos os danos causados pelo pelo Manter-se abaixadoajuda para a evitar provocados calor. calor.
Fig. 6.26 2 Fase do incndio chamada de queima livre.
Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

6-31

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente e, de cima para baixo, foram o ar frio a permanecer junto ao solo; eventualmente, causam a ignio dos combustveis nos nveis mais altos do ambiente. Este ar aquecido uma das razes pelas quais os bombeiros devem se manter abaixados e usar o equipamento de proteo respiratria. Uma inspirao desse ar superaquecido pode queimar as vias areas superiores (situao grave). Neste momento, a temperatura nas regies superiores (nvel do teto) pode exceder 700 C. 6.3.3 - 3 Fase: Inflamao Generalizada (Flashover) Na fase da queima livre, o fogo aquece gradualmente todos os combustveis do ambiente. O aquecimento acontece de forma generalizada, at que os gases combustveis liberados pelos materiais atingem seu ponto de ignio simultaneamente, neste momento, haver a queima instantnea desses gases, com grande liberao de calor, ficando toda a rea envolvida pelas chamas. O flashover est relacionado diretamente variao de temperatura do ambiente e pode ser definido tambm como inflamao generalizada. A partir desse momento a temperatura no local uniforme e a radiao sobre as paredes atinge o seu valor mximo. O perodo de tempo que decorre entre o incio do incndio e a inflamao generalizada depende da admisso de ar e do potencial calorfico dos combustveis. Em termos prticos, tendo em vista a segurana dos bombeiros, indica-se um perodo mdio de 15 minutos. Se a inflamao generalizada ocorrer numa parte do edifcio, liberta-se tanta energia que a velocidade de propagao aumenta e o incndio pode atingir, rapidamente, os compartimentos vizinhos.
- Ignio simultnea de todos os combustveis do ambiente. - Alta temperatura do piso ao teto.

Fig. 6.27 3 Fase do incndio inflamao generalizada - flashover.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

6-32

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Alguns fatores podero contribuir de forma positiva ou negativa para o acontecimento da inflamao generalizada: Positivamente, depende da: a) Quantidade e extenso da superfcie combustvel em relao dimenso do compartimento; b) Admisso de ar fresco no local; c) Natureza e disposio das substncias combustveis. Negativamente, depende da: a) Absoro de calor por materiais no combustveis; b) Perda de calor atravs da ventilao, nomeadamente quando esta efetuada no ponto mais elevado da estrutura. Aps a inflamao generalizada decorre a combusto contnua, caracterizada por uma temperatura constante e mxima libertao de calor, at o declnio das chamas, isto pela situao de escassez de combustvel. 6.3.4 - 4 Fase: Incndio Desenvolvido Nessa fase as temperaturas do ambiente podero atingir valores acima de 1.1000C. Todos os materiais combustveis do ambiente estaro em combusto. O incndio ir se propagar por meio das aberturas internas, fachadas e coberturas da edificao. 6.3.5 - 5 Fase: Extino do Incndio Nessa fase o incndio ir diminuir de intensidade e de severidade na proporo que vai se exaurindo os materiais combustveis. Esta fase tambm tratada na literatura de incndio como decaimento do incndio ou declnio das chamas. 6.3.6 Consideraes Especiais sobre o Desenvolvimento dos Incndios Muitas situaes ou condies que ocorrem durante o crescimento e desenvolvimento do incndio devem ser discutidas e analisadas. Esta seo especial trata exatamente de particularidades que devem ser analisadas nas operaes de combate para se ter segurana e eficincia. 6.3.6.1 Flameover ou Rollover O termo flameover ou rollover descrevem uma condio onde chamas se movem atravs dos gases quentes e inflamveis que esto acumulados na parte superior de um ambiente confinado. O flameover distinguido do flashover pela inflamao somente dos gases inflamveis e aquecidos e no das superfcies dos demais combustveis que esto presentes no compartimento. Esta situao poder ocorrer durante a fase de crescimento quando os gases quentes formam uma camada junto ao teto. Chamas podero ser observadas no interior da camada quando os gases combustveis alcanam a temperatura de ignio. Enquanto no houver uma progresso destas chamas de forma a tomar todo o compartimento ainda no ocorreu o flashover. Flameover tambm pode ser observado quando na fase de crescimento do incndio gases aquecidos e inflamveis que se deslocam

6-33

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

horizontalmente por uma abertura do compartimento que est queimando encontram um ambiente mais rico em oxignio e ento surgem chamas no interior desta massa gasosa. A Fig. 6.29 ilustra esta situao.
- Ignio de vapores superaquecidos - Chamas rolam junto ao teto deslocando-se

Fig. 6.28 Flameover ou rollover.

Fonte: Essentials of Fire Fighting. IFSTA, 4 Ed.1998.

6.3.6.2 Desenvolvimento do Incndio em Ambiente Fechado Ao estudarmos o desenvolvimento de um incndio, temos tambm que considerar a situao dele se desenvolver em um ambiente fechado, o que ocorre em muitas situaes. Num espao fechado o fenmeno ser mais complexo, pois da fase de queima livre pode evoluir para trs situaes distintas: Extino das chamas (como num incndio ao ar livre), quando o espao for ventilado e o calor for liberado para o exterior; Inflamao generalizada (descrita no item anterior deste captulo), se o calor no se puder libertar para o exterior, mas existir razovel renovao de ar no local do incndio; Asfixia, se no existir renovao de ar no local do incndio, sendo notrio o decaimento das chamas apesar da temperatura se manter com valores muito elevados. A quantidade de oxignio existente baixa, dando origem incandescncia, isto , formao de brasas. Contudo, a quantidade de gases liberados na combusto mxima, nomeadamente o monxido de carbono, existindo srios riscos de uma exploso da fumaa (descrita no item 6.3.6.3 - backdraft), se a ventilao do local no for corretamente efetuada. As formas de ventilao segura sero tratadas no captulo 13 deste manual ventilao. Queima Lenta Como nas fases anteriores, o fogo continua a consumir oxignio, at atingir um ponto onde o comburente insuficiente para sustentar a combusto. Nesta fase, as chamas podem deixar de existir se no houver ar suficiente para mant-las (na faixa de 8% a 0% de oxignio). O fogo , normalmente, reduzido 6-34

Fig. 6-29 Queima lenta em ambiente fechado pela escassez de O2.


Fonte: Manual de Fundamentos PMESP.

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

a brasas, o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases se expandem. Devido presso interna ser maior que a externa, os gases saem por todas as fendas em forma de lufadas, que podem ser observadas em todos os pontos do ambiente. O calor intenso reduz os combustveis a seus componentes bsicos, liberando, assim, vapores combustveis prontos para se inflamarem quando alimentados com oxignio. Esta situao oferece grande risco de ocorrer uma exploso dos gases inflamveis quentes presentes na fumaa conhecida por backdraft. 6.3.6.3 Backdraft A combusto definida como oxidao, que uma reao qumica na qual o oxignio combina-se com outros elementos. O carbono um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxignio para formar dixido de carbono (CO2), ou monxido de carbono (CO). Quando o oxignio encontrado em quantidades menores, o carbono livre (C) liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaa.

Fig. 6.30 Backdraft.

Fonte: Manual de Fundamentos PMESP, 2 Ed.,2006.

Na fase de queima lenta em um incndio, a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamos Backdraft. As condies a seguir podem indicar uma situao de Backdraft: Fumaa sob presso, num ambiente fechado;

6-35

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Fumaa escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza e amarelada) e saindo do ambiente em forma de lufadas; Calor excessivo (nota-se pela temperatura na porta); Pequenas chamas ou inexistncia destas; Resduos da fumaa impregnados nos vidros das janelas; Pouco rudo; Movimento de ar para o interior do ambiente quando alguma abertura feita (em alguns casos ouve-se o ar assoviando passar pelas frestas). Para evitar a ocorrncia do Backdraft faz-se necessrio realizar uma ventilao adequada do ambiente. Com esse procedimento a fumaa e os gases combustveis superaquecidos so retirados do ambiente. A ventilao inadequada suprir abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxignio), provocando uma exploso ambiental.

Fig. 6-31 Desenvolvimento de um incndio num espao fechado.


Fonte: Fenomenologia da combusto e extintores, ENB - Portugal, 2006.

6.3.6.4 Fatores que Afetam o Desenvolvimento do Incndio O desenvolvimento do incndio vai desde a fase inicial (ignio) at a extino e muitos fatores podem afetar seu comportamento e desenvolvimento, como: Tipo, nmero e localizao das aberturas de ventilao; Volume do compartimento; Altura do telhado do compartimento; Tipo, composio, e localizao dos materiais combustveis que sofrero a primeira ignio; Quantidade de combustvel (carga de incndio), tipo (densidade, superfcie de exposio), e localizao dos demais combustveis presentes no compartimento. Para o fogo se desenvolver, quantidade de ar suficiente para ele passar da fase inicial dever ser provida. O tipo e o nmero de aberturas de ventilao do compartimento determinam como o incndio se desenvolver no espao. A forma do compartimento e a altura do telhado iro determinar se uma quantidade significativa de gs aquecido ir se formar. A localizao da fonte 6-36

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

de ignio inicial tambm muito importante na formao da camada de gases aquecidos. 6.3.6.5 Camadas Trmicas A camada trmica de gases a tendncia dos gases formarem camadas de acordo com a temperatura. Outros termos que tambm so usados para determinar esta tendncia so a estratificao do calor e equilbrio trmico. Os gases aquecidos formam camadas superiores enquanto os gases frios formam as camadas inferiores. A fumaa uma mistura aquecida de gases, ar e partculas. A camada trmica fator importante a ser analisado nas atividades de bombeiro. No combate a incndio em espaos confinados em que se verifique a formao das camadas trmicas importante que se faa em conjunto com o combate uma ventilao adequada, pois a aplicao de jatos de gua sobre a camada de gases aquecidos provocar uma rpida vaporizao desta gua que ocasionar muita agitao e quebra do equilbrio entre as camadas de gs aquecido e frio (Fig. 6-33).

Muito Calor Calor moderado Calor Moderado Pouco calor

Fig. 6.32 Camadas trmicas formadas por um incndio em espao confinado


Fonte: Essentials of Fire Fighting. IFSTA, 4 Ed.1998.

Est situao pode provocar srias queimaduras em bombeiros ou vtimas que estiverem no interior deste ambiente, alm de diminuir sobremaneira a visibilidade. Enquanto os bombeiros necessitarem da camada de ar frio para progredirem no ambiente deve-se evitar aplicar jatos dgua at que tenha uma ventilao adequada para o combate ao incndio deste ambiente.

Fig. 6.33 Desequilbrio trmico provocado pela aplicao do jato de gua.


Fonte: Essentials of Fire Fighting. IFSTA, 4 Ed.1998.

6-37

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

6.4 Mtodos de Extino de Incndio


6.4.1 Abafamento No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Como excees esto os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e o fsforo branco. Conforme vimos, a diminuio do oxignio em contato com o combustvel vai tornando a combusto mais lenta, at a concentrao de oxignio chegar prxima de 8%, onde no haver mais combusto para maioria dos combustveis. Colocar uma tampa sobre um recipiente contendo lcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, so duas experincias prticas que mostram que o fogo se apagar to logo se esgote o oxignio em contato com o combustvel. Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, Fig. 6-34 Exemplo de extino por terra, cobertores, vapor dgua, abafamento com extintor de CO2. Fonte: Fundamentos de Combate a Incndio. CBPR: espumas, ps, gases especiais, etc. 6.4.2 Retirada do Material Combustvel a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Ex.: Fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc.

Fig. 6-35 Retirada do material combustvel pelo fechamento da vlvula de GLP.


Fonte: Fenomenologia da combusto e extintores, ENB - Portugal, 2006.

Fig. 6-36 Exemplo de resfriamento com gua.


Fonte: Fundamentos de Combate a Incndio. CBPR: 1 ed. 2004.

6-38

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO 6.4.3 Resfriamento

CBPR

o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza. A reduo da temperatura est ligada quantidade e forma de aplicao da gua (jatos), de modo que ela absorva mais calor que o incndio capaz de produzir. Formas de se aplicar a gua e informaes mais aprofundadas a respeito deste importante agente extintor, voc poder ver no captulo 17 - gua e espuma e no captulo 20 - operaes de combate a incndios. 6.4.4 Quebra da Reao em Cadeia Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a reao em cadeia (extino qumica). Isso ocorre porque o oxignio comburente deixa de reagir com os gases combustveis. Essa reao s ocorre quando h chamas visveis.

Fig. 6-37 Exemplo de extino qumica pela aplicao de p qumico seco de bicarbonato de sdio.
Fonte: Fundamentos de Combate a Incndio. CBPR: 1 ed. 2004.

6-39

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

SUMRIO O estudo do comportamento do fogo necessrio para qualquer atividade de combate a incndios e tambm de preveno de incndios. Estes conhecimentos permitem dimensionar as operaes de combate, prever seu desenvolvimento e principalmente gerenciar riscos. Na preveno de incndios permite exigir o controle de materiais construtivos, dimensionar sistemas preventivos que iro contribuir para que no ocorra o incndio, mas se este ocorrer, dificultar sua propagao. Vimos alguns conhecimentos e fenmenos que podem ocorrer nos incndios, como: Estudo da matria nas suas propriedades fsicas e qumicas; Combusto (tetraedro do fogo, formas de combusto e produtos resultantes da combusto); Desenvolvimento do incndio e consideraes sobre o desenvolvimento dos incndios; Mtodos de extino.

6-40

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

Exerccios de Fixao
1. No Brasil adotado de forma oficial qual o sistema de unidades: a. ( ) Sistema Ingls. b. ( ) Sistema Internacional de Unidades MKS. c. ( ) Sistema CGS. d. ( ) Sistema Francs de Unidades. e. ( ) Sistema Prprio. 2. A energia pode ser conceituada como: a. ( ) A velocidade que um corpo pode adquirir sem levar em conta sua massa. b. ( ) A capacidade de realizar trabalho. c. ( ) A fora que se faz para realizar trabalho. d. ( ) Trabalho. e. ( ) Nenhuma das alternativas. 3. Presso uma grandeza fsica definida como: a. ( ) A fora necessria para mover um objeto. b. ( ) A capacidade de um corpo realizar trabalho em uma rea. c. ( ) A fora perpendicular exercida por unidade de rea. d. ( ) A fora capaz de gerar movimento. e. ( ) Nenhuma das alternativas. 4. Sobre calor e temperatura correto afirmar: a. ( ) Temperatura um indicador de calor. b. ( ) Temperatura a medida de quo quente ou frio um corpo est. c. ( ) Calor est associado ao movimento catico das molculas. d. ( ) Calor a energia transferida de um sistema para outro por diferena de temperatura e. ( ) Todas as alternativas esto corretas. 5. Quanto ao calor incorreto afirmar: a. ( ) uma fonte especfica de energia presente na natureza. b. ( ) Pode ser transferido por radiao, conveco ou conduo. c. ( ) Pode ser encontrado no interior da matria. d. ( ) Pode ser encontrado no vcuo. e. ( ) Nenhuma das alternativas. 6. Sobre a combusto correto afirmar: a. ( ) Fogo e combusto so processos distintos. b. ( ) A combusto s ocorre na presena de oxignio. c. ( ) Combusto um tipo particular de fogo. d. ( ) Combusto uma reao qumica exotrmica. e. ( ) Nenhuma das alternativas.

6-41

MANUAL DE COMBATE A INCNDIO

CBPR

7. Sobre o fogo e seus componentes correto afirmar: a. ( ) O oxignio o comburente de todas as combustes. b. ( ) A reao qumica em cadeia no necessria para se conceituar fogo. c. ( ) Fogo uma forma de combusto lenta. d. ( ) Os combustveis s queimam no estado gasoso. e. ( ) Existem outros comburentes alm do oxignio. 8. Sobre as propriedades gerais dos combustveis correto afirmar: a. ( ) Os lquidos inflamveis derivados do petrleo so insolveis. b. ( ) A gua polar e se dilui em solventes apolares, por ser universal. c. ( ) Os gases s se liquefazem se baixar suas temperaturas. d. ( ) A madeira gaseificada pelo processo de pirlise mantm suas propriedades qumicas. e. ( ) Nenhuma das alternativas. 9. Quanto s formas de combusto correto afirmar: a. ( ) Toda a exploso ocorre devido a uma combusto violenta de alta velocidade. b. ( ) A deflagrao no uma forma de combusto. c. ( ) A detonao uma forma de combusto de altssima velocidade. d. ( ) A combusto s ocorre em ambientes ricos em oxignio. e. ( ) Nenhuma das alternativas. 10. Sobre o incndio e suas fases correto afirmar: a. ( ) Na fase inicial o incndio j comea a liberar grande quantidade de calor. b. ( ) A Inflamao generalizada (flashover) a exploso ambiental em que tudo se inflama. c. ( ) O flameover ocorre depois do desenvolvimento total do incndio. d. ( ) O backdraft conhecido como a exploso ambiental da fumaa que contm gases combustveis aquecidos. e. ( ) Nenhuma das alternativas.

6-42

Das könnte Ihnen auch gefallen