Sie sind auf Seite 1von 44

CORPO DE BOMBEIROS

Incndios Urbanos
Comportamento do Fogo

Objetivos
Explicar o processo de combusto conforme a teoria do tetraedro do fogo. Definir as fases do fogo: fase inicial, queima livre, flash over, queima lenta. Explicar a teoria do backdraft. Definir os mtodos de transferncia de calor. Definir os pontos de temperatura. Demonstrar os mtodos de extino de incndios

Introduo
Nas atividades de combate ao incndio verifica-se que o fogo pode mudar rapidamente expondo os bombeiros a uma variedade enorme de situaes. O fogo pode comprometer a resistncia das estruturas das construes, expor os ocupantes da edificao sinistrada e os bombeiros que esto no atendimento a vrios riscos, dentre eles, queimaduras pelo calor, intoxicao pela fumaa. A compreenso do comportamento do incndio e das fases que compem seu desenvolvimento ajudaro na escolha das tcnicas e tticas adequadas no combate. Estes conhecimentos tambm podem ajudar bombeiros a reconhecer riscos potenciais aos profissionais envolvidos no combate e s vtimas.

Fogo
controlada pelo homem que produz luz e calor.

Fogo uma reao qumica

Incndio o fogo fora de controle.

Tringulo do fogo
COMBUSTVEL
C O M B U S T V E L E T N E R U B M O C

COMBURENTE

MADEIRA, PAPEL GASOLINA, PLSTICOS TECIDOS

C A L O R

AR ATMOSFRICO OXIGNIO (mnimo 8%)

CALOR

Tringulo de Fogo: representa a


COLISES FAGULHAS ELETRICIDADE

unio dos trs elementos essenciais do fogo, que so: Calor, Combustvel e Comburente

Tetraedro do Fogo
quatro elementos essenciais do fogo, que so: Calor, Combustvel, Comburente e Reao Qumica em Cadeia

TETRAEDRO DO FOGO: representa a unio dos

Tetraedro do Fogo
Calor: Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. Oxignio: Quando o oxignio passa de 21% para uma concentrao entre 18% e 8% a queima se torna lenta, notam-se brasas e no chamas. Quando a concentrao fica menor que 8% no h combusto. Combustvel: Toda substncia capaz de queimar e alimentar a combusto. A maioria dos combustveis precisa passar para o estado gasoso para, ento, produzir vapores inflamveis capazes de combinar com o oxignio.

Tetraedro do Fogo
Combustveis slidos- quanto maior a fragmentao do material, maior ser a velocidade da combusto. Combustveis lquidos- Os lquidos inflamveis tm algumas propriedades fsicas que dificultam a extino do fogo, aumentando o perigo para os bombeiros. Combustveis gasosos- Para o gs queimar, h necessidade de que esteja em uma mistura ideal com o ar atmosfrico, e, portanto, se estiver numa concentrao fora de determinados limites, no queimar.

Classes de Incndio
CLASSE A: ocorrem em combustveis slidos e fibrosos, queimam em superfcie e profundidade deixando resduos. Seu combate deve ser feito utilizando solues aquosas atravs de resfriamento

Classes de Incndio
CLASSE B: ocorrem em combustveis que queimam em superfcie e geralmente no deixam resduos. Seu combate feito por abafamento com uso de ps qumicos e CO2 e espuma qumicas.

Classes de Incndio
CLASSE C: equipamentos eltricos energizados, oferecem risco a vida, desligados transformam-se em classe A. O combate feito com substncias menos condutoras de eletricidade com ps qumicos e gs carbnico.

Classes de Incndio
CLASSE D: metais pirofricos como: magnsio, potssio, alumnio em p, que necessitam para sua extino de agentes extintores especiais que quebram a reao em cadeia quando inflamados.

Transmisso de Calor
atravs de um corpo slido de molcula a molcula.

Conduo: Conduo conduo a transferncia de calor

Transmisso de Calor
movimento ascendente de massas de gases ou de lquidos dentro de si prprios.

Conveco: a transferncia de calor pelo

Transmisso de Calor
Radiao: a transmisso de calor por ondas de energia calorfica que se deslocam atravs do espao.

Pontos de Temperatura
Em um incndio o calor aumenta gradativamente. Com o calor aumentando, chega-se a uma temperatura em que o material comea a liberar vapores, que se inflamam se houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamado de "Ponto de Fulgor", a combusto no se mantm, devido insuficincia na quantidade de vapores emanados nos combustveis.

Pontos de Temperatura
Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos do material, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, se inflamam, e continuam a queimar sem o auxlio daquela fonte. Esse ponto chamado de Ponto de Combusto.

Pontos de Temperatura
Ponto de Ignio a temperatura mnima na qual os vapores desprendidos dos corpos combustveis entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar, independente de qualquer fonte externa de calor

Pontos de Temperatura

ignio

Produtos Resultantes da Combusto


Fumaa: Mescla de gases, partculas slidas e vapores d gua. A cor da fumaa, isto , a sua maior ou menor transparncia pode servir de orientao prtica para a intensificao do material combustvel que est sendo decomposto na combusto. Fumaa Branca ou Cinza Clara:Indica que uma queima de combustvel comum. Ex: madeira, papel etc. Fumaa Preta ou Cinza Escura: Originria de combusto incompleta, geralmente de produtos derivados de petrleo, tais como: graxa, leos, pneus, gasolina, plsticos etc. Fumaa Amarela, Vermelha: Indica que est queimando um combustvel e que seus gases geralmente so txicos.

Produtos Resultantes da Combusto


Gases: encontrados na fumaa e variam de acordo com o material que queima. Gs Carbnico ou Dixido de Carbono (CO2): um gs imperceptvel e inodoro quando misturado com o ar, mas ligeiramente picante. No combustvel nem comburente, no txico, porm, no serve para a respirao. Monxido de Carbono ou xido de Carbono (CO): um gs incolor, inodoro e inspido. um dos primeiros gases que aparecem em combusto comum. Um incndio em compartimento fechado, isto , sem ventilao, quando demorado produz o CO, que no se denuncia facilmente. explosivo e altamente txico. Se respirado, mesmo em baixas concentraes, impede a entrada do oxignio no sangue, podendo levar o indivduo morte. A uma concentrao de 2%, mata em uma hora e a 10% mata instantaneamente.

Produtos Resultantes da Combusto


Chama: uma poro de luz resultante da combusto de gases produzidos por matrias incendiadas; ex: chama da vela, maarico, etc. Incandescncia: uma poro de luz resultante na superfcie de um corpo aquecido ou em combusto (lenta); ex: carvo, filamento de uma lmpada, etc.

Temperatura ambiente a 38 C. Produo de gases inflamveis. O2 a 20% no ar.

Desenvolvimento do incndio
FASE INICIAL

O calor est sendo gerado e evoluir com o aumento do fogo.

Desenvolvimento do incndio
QUEIMA LIVRE

Nesta fase o ar rico em oxignio arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco.
Gases aquecidos preenchem a parte mais alta do ambiente. Manter-se abaixado para evitar danos provocados pelo calor.

Desenvolvimento do incndio
INFLAMAO GENERALIZADA (Flashover)
O flashover est relacionado diretamente variao de temperatura do ambiente e pode ser definido tambm como inflamao generalizada.

Flash Over

Queima generalizada

Bleve
Um fenmeno que pode ocorrer em recipiente com lquidos inflamveis, trazendo conseqncias danosas, o bleve. (Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion).

Bleve
Quando um recipiente contendo lquido sob presso tem suas paredes expostas diretamente s chamas, a presso interna aumenta (em virtude da expanso do gs exposto ao do calor), tendo como resultado a queda de resistncia das paredes do recipiente. Isto pode resultar no rompimento ou no surgimento de fissura. Em ambos os casos, todo o contedo ir vaporizar-se e sair instantaneamente. Essa sbita expanso uma exploso. No caso de lquidos inflamveis, formar-se- uma grande bola de fogo, com enorme irradiao de calor.

Bleve
O maior perigo do bleve o arremesso de pedaos do recipiente em todas as direes, com grande deslocamento de ar. Para se evitar o bleve necessrio resfriar exaustivamente os recipientes que estejam sendo aquecidos por exposio direta ao fogo, ou por calor irradiado. Este resfriamento deve ser preferencialmente com jato dgua em forma de neblina.

Fatores que contribuem para a inflamao generalizada


POSITIVAMENTE- Quantidade e extenso da superfcie combustvel, admisso de ar fresco no local, natureza e disposio das substncias combustveis. NEGATIVAMENTE- Absoro de calor por materiais no combustveis, perda de calor atravs da ventilao, nomeadamente quando esta efetuada no ponto mais elevado da estrutura.

Flameover ou Rollover
O flameover distinguido do flashover pela inflamao somente dos gases inflamveis e aquecidos e no das superfcies dos demais combustveis que esto presentes no compartimento.

Queima Lenta
Como nas fases anteriores, o fogo continua a consumir oxignio, at atingir um ponto onde o comburente insuficiente para sustentar a combusto.

Backdraft
O carbono um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxignio para formar dixido de carbono (CO2), ou monxido de carbono (CO). Quando o oxignio encontrado em quantidades menores, o carbono livre (C) liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaa.

Backdraft
O calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamos Backdraft.

Backdraft
Abrindo a porta

Backdraft

Camadas trmicas

Os gases aquecidos formam camadas superiores enquanto os gases frios formam as camadas inferiores. A fumaa uma mistura aquecida de gases, ar e partculas. A camada trmica fator importante a ser analisado nas atividades de bombeiro.

Camadas trmicas
No combate a incndio em espaos confinados em que se verifique a formao das camadas trmicas importante que se faa em conjunto com o combate uma ventilao adequada, pois a aplicao de jatos de gua sobre a camada de gases aquecidos provocar uma rpida vaporizao desta gua que ocasionar muita agitao e quebra do equilbrio entre as camadas de gs aquecido e frio.

Camadas trmicas
Esta situao pode provocar srias queimaduras em bombeiros ou vtimas que estiverem no interior deste ambiente, alm de diminuir sobremaneira a visibilidade. Enquanto os bombeiros necessitarem da camada de ar frio para progredirem no ambiente deve-se evitar aplicar jatos d`gua at que tenha uma ventilao adequada para o combate ao incndio deste ambiente.

Mtodos de extino

QUEBRA DA REAO EM CADEIA

Abafamento
No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo.

Retirada do material combustvel


Baseia-se na retirada do material combustvel ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto.

Resfriamento
Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis.

Quebra da reao em cadeia


Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a reao em cadeia.

Concluso
Para fixao do contedo tente responder as seguintes questes:
Quais os elementos do tetraedro do fogo? Quais as formas de transmisso do calor? Quais as formas de extinto do fogo? O que a fumaa preta indica num incndio? O que Backdraft? O que Bleave? O que Ponto de Fulgor?

Das könnte Ihnen auch gefallen