Sie sind auf Seite 1von 20

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

www.seminariossuasa.com.br

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS


Elaborao: Leomar Luiz Prezotto Coordenao: Mrio Augusto Ribas do Nascimento

Braslia, maro de 2013

Esta cartilha possui material compilado para composio de livro que ser editado.

Sumrio
Apresentao.......................................................................................................................................................................................................................5 Servios de Inspeo Sanitria......................................................................................................................................................................................6 1. .Servio de inspeo sanitria de empreendimentos de produtos de origem animal..............................................................................7 1.1 Servio de Inspeo Federal. ....................................................................................................................................................................7 1.2 Servio de Inspeo Estadual. ................................................................................................................................................................8 1.3 Servio de Inspeo Municipal. ..............................................................................................................................................................9 2. .Servio de inspeo sanitria de estabelecimentos de produtos de origem vegetal. ..........................................................................10 2.1 Servio de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal do MAPA.............................................................................................10 2.2 Vigilncia Sanitria................................................................................................................................................................................10 Suasa: a Integrao dos servios de Inspeo Sanitria . ................................................................................................................................15 Consideraes Finais.......................................................................................................................................................................................................17 Anexo I Lista de produtos de origem vegetal com padro oficial definido pelo MAPA.....................................................................18

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

Apresentao
Esta Cartilha dirigida s lideranas e tcnicos de organizaes pblicas e privadas ligadas a agricultura familiar, especialmente os envolvidas com o Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA). Tem como objetivo informar sobre o registro e os servios de inspeo sanitria, exigidos estabelecimentos que processam e comercializam alimentos. Contm informaes sobre os diferentes servios de inspeo sanitria de acordo com a origem do alimento processado; os rgos pblicos responsveis pela regulamentao e fiscalizao de cada um deles; alm dos procedimentos exigidos para a regularizao dos empreendimentos agroindustriais. No h aqui a pretenso de esgotar o assunto, mas sim, orientar o empreendimento quanto legislao sanitria vigente e o que deve ser feito para acessar o mercado. Cabe lembrar que estados e municpios tm certa autonomia sobre o tema, portanto, h a necessidade de se obter informaes especficas junto aos rgos estaduais e municipais responsveis pelos servios de inspeo.

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

Servios de Inspeo Sanitria


Entende-se aqui por empreendimento (ou agroindstria) o estabelecimento com instalao industrial de manipulao e/ ou industrializao, onde so recebidos, manipulados, beneficiados, transformados, fracionados, conservados, armazenados, embalados, rotulados e/ou expedidos produtos de consumo humano. Abrangem desde processos simples, como secagem, classificao e embalagem, at processos mais complexos que incluem operaes fsica, qumica ou biolgica como, por exemplo, a extrao de leos, a caramelizao e a fermentao. Toda agroindstria que produz alimentos e bebidas para o consumo humano deve ter sua qualidade sanitria avaliada para que os alimentos produzidos estejam aptos ao consumo. Logo, o registro no servio de inspeo sanitria obrigatrio. A legislao define o funcionamento e o modelo de organizao do servio de inspeo sanitria, que tem base em vrios rgos e servios de governo nas esferas federal, estadual e municipal. Todos esses, com responsabilidades, diretas ou indiretas, no controle da qualidade dos alimentos e bebidas. A inspeo dos produtos de origem animal, bem como de alguns produtos de origem vegetal como as bebidas, os vinagres, os vinhos e os derivados de uva e vinho, alm da regulamentao sobre a embalagem de alguns produtos com padro oficial, de competncia do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA. Os demais produtos de origem vegetal so inspecionados pelo Ministrio da Sade, por meio da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa e a Vigilncia Sanitria VISA de estados, Distrito Federal e municpios, integrantes do Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria - SNVS. Essa diviso pode ser vista nos itens a seguir, assim como os procedimentos necessrios para obteno do registro junto a cada servio. oportuno lembrar que so dois os registros necessrios: do estabelecimento e do produto. Porm, alguns produtos de origem vegetal esto dispensados de registro, de acordo com a Resoluo RDC 27/2010 (Ver item 2.2 Vigilncia Sanitria).

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

1. Servio de inspeo sanitria de


empreendimentos de produtos de origem animal
A inspeo sanitria para os produtos de origem animal, durante o processo produtivo, de responsabilidade dos rgos de Agricultura. Nesse caso, tem-se, tambm, uma subdiviso de responsabilidades de acordo com a rea geogrfica (nacional, estadual e municipal) de comercializao dos produtos pelos estabelecimentos, conforme descrio abaixo.

Os estabelecimentos que pretendem comercializar seus produtos em qualquer local do Brasil devem ser registrados no Servio de Inspeo Federal - SIF. Os estabelecimentos que pretendem comercializar seus produtos apenas no territrio de seu Estado devem ser registrados no Servio de Inspeo Estadual SIE ou no SIF. Os estabelecimentos que pretendem comercializar seus produtos apenas no territrio de seu respectivo municpio, devem ser registrados no Servio de Inspeo Municipal SIM, ou no SIE, ou no SIF.

1.1 Servio de Inspeo Federal O Servio de Inspeo Federal - SIF vinculado ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento e regido, dentre outras, pelas leis n 1.283/50 e 7.889/89 e pelos decretos n 30.691/52 e 1.225/62. Para solicitar o registro do estabelecimento no SIF, se faz necessrio cumprir uma srie de normas para elaborao de um processo no qual constar todas as etapas de aprovao do estabelecimento. Para incio de qualquer atividade, se faz necessrio: a) Pedido de aprovao do terreno, para todas as indstrias que dependem de edificao para o seu funcionamento. Tratando-se de registro de estabelecimento que se encontra sob inspeo estadual ou municipal, ser realizada uma inspeo prvia de todas as dependncias, situao em relao ao terreno, instalaes, equipamentos, rede de esgoto e de abastecimento de gua e tratamento de efluentes. Este pedido feito mediante requerimento dirigido ao Chefe do Servio de Inspeo de Produtos de Origem Animal, anexando croquis da(s) rea(s) a ser(em) vistoriada(s), bem como informar a quem se dirigir para fazer contatos na localidade (endereo, telefone etc).

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

b) Aps inspecionada e aprovada a rea para a finalidade proposta, atravs do Laudo de Inspeo de Terreno, o estabelecimento pretendente dar prosseguimento ao pedido com a elaborao de um projeto detalhado. Esse projeto ser instrudo com os seguintes documentos: 1) Requerimento do estabelecimento pretendente, dirigido ao Secretrio de Inspeo de Produto Animal em Braslia/ DF, no qual solicita a aprovao prvia do projeto; 2) Memorial descritivo da construo; 3) Memorial Econmico-Sanitrio; 4) Termo de compromisso; 5) Parecer(es) da(s) Secretaria(s) de Sade e/ou Prefeitura; 6) Licena de instalao fornecida pelo rgo Ambiental; 7) ART do engenheiro responsvel pelo projeto (CREA da regio); 8) Plantas: de situao, planta baixa, de cortes e fachadas, de distribuio e layout dos equipamentos e planta hidrosanitria nas escalas definidas na legislao sanitria. O projeto completo ser entregue no Servio de Inspeo Federal de Produto de Origem Animal, da Superintendncia Federal de Agricultura no Estado em que estiver sendo pretendida a instalao da indstria.

1.2 Servio de Inspeo Estadual O Servio de Inspeo Estadual - SIE vinculado Secretaria de Agricultura de cada estado ou Distrito Federal e regulamentado por leis, decretos, portarias e instruo normativas das respectivas Unidades da Federao - UFs. Para obter o registro no SIE o estabelecimento deve: a) encaminhar ofcio Secretaria de Agricultura do seu respectivo estado; b) encaminhar plantas baixa, cortes longitudinal e transversal e memorial descritivo da construo. No caso de j existirem as instalaes, deve-se encaminhar memorial descritivo das mesmas e dos equipamentos. Outros documentos e procedimentos podem ser necessrios, porm, variam conforme a legislao de cada UF, mas geralmente so semelhantes aos descritos no item anterior sobre o registro no SIF. Portanto, recomendvel o interessado buscar informaes detalhadas junto ao SIE de seu respectivo estado.

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

1.3 Servio de Inspeo Municipal O Servio de Inspeo Municipal - SIM vinculado ao rgo de Agricultura de cada municpio e regulamentado por leis, decretos, portarias e instruo normativas municipais. Para requerer o Servio de Inspeo Municipal o estabelecimento deve: a) encaminhar ofcio ao rgo de Agricultura de seu municpio; b) encaminhar plantas baixa, cortes longitudinal e transversal, e memorial descritivo da construo. No caso de j existirem as instalaes, deve-se encaminhar memorial descritivo das mesmas e dos equipamentos. Cada municpio orientar sobre os demais procedimentos e documentos necessrios para a obteno do SIM, conforme legislao prpria. Os interessados devem buscar informaes detalhadas junto ao SIM de seu respectivo municpio. De modo geral, esse processo tem sido um pouco mais simples do que o registro no SIF ou no SIE.

Observaes:

1) Todos os produtos de origem animal, independente dos estabelecimentos serem registrados no SIM, no SIE ou no SIF, aps o processo produtivo (distribuio e consumo), so fiscalizados pela Vigilncia Sanitria. 2) Cada registro exclusivo de cada unidade agroindustrial, no se estendendo s filiais.

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

2. Servio de inspeo sanitria de


estabelecimentos de produtos de origem vegetal

Existem dois tipos de servio de inspeo sanitria para os estabelecimentos e produtos de origem vegetal: o Servio de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal - SIPOV, ligado ao MAPA e a Vigilncia Sanitria, por meio dos rgos de sade nas esferas federal, estadual e municipal, conforme a seguir: 2.1 Servio de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal do MAPA Os estabelecimentos de bebidas, de vinagres, de vinhos e de derivados de uva e vinho devem ter registro no Servio de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal SIPOV/MAPA. Os estabelecimentos que embalam produtos vegetais que tem padro oficial, conforme lista do Anexo I, devem realizar classificao do produto junto a uma empresa credenciada no MAPA (lista dessas empresas est disponvel no site: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/registros-autorizacoes/classificacao-vegetal). Como este um servio regulado por legislao federal e executado por rgo da Unio, os produtos de estabelecimento nele registrado podem ser comercializados em todo o territrio nacional. Para obter o registro, o estabelecimento deve solicit-lo Superintendncia do MAPA de seu estado, por meio de ofcio. De modo geral, o procedimento e os documentos requisitados so semelhantes aos exigidos para registro no SIF/MAPA (ver item 1.1). Na Superintendncia de Agricultura de cada estado, os estabelecimentos tm acesso s demais informaes pertinentes para a obteno do registro. 2.2 Vigilncia Sanitria O Ministrio da Sade, dentro do Sistema nico de Sade e por meio da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - ANVISA e a Vigilncia Sanitria - VISA de estados e municpios, integrantes do Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria SNVS tambm tem papel importante na inspeo e fiscalizao sanitria dos alimentos. A Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, informaes, inspeo, controle de riscos e estabelecimento de normas e padres. A Anvisa e demais integrantes do SNVS fazem a inspeo sanitria nos estabelecimentos de industrializao de produtos de origem vegetal, exceto os de bebidas, de vinagre e de embalagem de produtos com padro oficial, feito pelo MAPA (ver item 2.1). A Anvisa tambm desenvolve as aes de fiscalizao sanitria de alimentos, bebidas, guas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, limites de contaminantes e resduos de medicamentos ve-

10

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

terinrios. Essa atuao compartilhada com os estados, Distrito Federal e municpios, que integram o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria e com o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Os produtos de origem vegetal oriundos de estabelecimentos com registro no Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, seja na Anvisa, seja na VISA dos estados e DF, ou dos municpios, podem ser comercializados em todo o territrio nacional, no tendo, portanto, restrio de rea para comercializao. Os produtos alimentcios de competncia do SNVS so divididos em trs grupos: - produtos isentos de registro sanitrio e sujeitos notificao eletrnica; - produtos com obrigatoriedade de registro sanitrio na Anvisa; - produtos isentos de registro sanitrio e dispensados de notificao eletrnica. I - produtos isentos de registro sanitrio e sujeitos notificao eletrnica:

CATEGORIAS
Acares e produtos para adoar (1) Aditivos alimentares (2) Adoantes dietticos guas adicionadas de sais gua mineral natural e gua natural Alimentos e bebidas com informao nutricional complementar Alimentos para controle de peso Alimentos para dietas com restrio de nutrientes Alimentos para dietas com ingesto controlada de acares Alimentos para gestantes e nutrizes Alimentos para idosos Alimentos para atletas Balas, bombons e gomas de mascar Caf, cevada, ch, erva-mate e produtos solveis Chocolate e produtos de cacau Coadjuvantes de tecnologia (3) Embalagens Enzimas e preparaes enzimticas (4) Especiarias, temperos e molhos Gelados comestveis e preparados para gelados comestveis Gelo Misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo leos vegetais, gorduras vegetais e creme vegetal Produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos Produtos proticos de origem vegetal Produtos de vegetais (exceto palmito), produtos de frutas e cogumelos comestveis (5) Vegetais em conserva (palmito) Sal Sal hipossdico / sucedneos do sal Suplemento vitamnico e ou mineral

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

11

Observaes: (1) Adoante de Mesa - desde que os edulcorantes e veculos estejam previstos em Regulamentos Tcnicos especficos. (2) Todos os aditivos alimentares devem estar previstos em regulamento tcnico especfico. Esto includos os fermentos qumicos. (3) Incluindo os fermentos biolgicos e as culturas microbianas. (4) Enzimas e preparaes enzimticas - desde que previstas em Regulamentos Tcnicos especficos, inclusive suas fontes de obteno, e que atendam s especificaes estabelecidas nestes regulamentos. (5) Cogumelos Comestveis - nas formas de apresentao: inteiras, fragmentadas, modas e em conserva.

II - produtos com obrigatoriedade de registro sanitrio na Anvisa:

C AT E G O R I A
Alimentos com alegaes de propriedade funcional e ou de sade Alimentos infantis Alimentos para nutrio enteral Embalagens novas tecnologias (recicladas) Novos alimentos e novos ingredientes Substncias bioativas e probiticos isolados com alegao de propriedades funcional e ou de sade III - produtos isentos de registro sanitrio e dispensados de notificao eletrnica

C AT E G O R I A Alimentos in natura Matrias-primas alimentares Ingredientes, com ou sem aditivos alimentares, destinados exclusivamente preparao de alimentos industrializados (exceto os aditivos alimentares-misturas ou substncia nica) Produtos de panificao, de pastifcio, de pastelaria, de confeitaria, de doceria, de rotisseria e de sorveteria, destinado venda direta ao consumidor Equipamentos e utenslios; em contato com alimentos Aditivos para embalagens ou materiais em contato com alimentos Produtos destinados exclusivamente a exportao

12

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

Independentemente da obrigatoriedade ou no, de registro na Anvisa, todos os alimentos comercializados no Brasil devem atender aos respectivos regulamentos tcnicos especficos por categoria de produtos e de Boas Prticas de Fabricao. As empresas devem disponibilizar o manual de BPF quando solicitadas, bem como estar de acordo com a legislao sanitria. Todos os produtos devem atender aos Regulamentos tcnicos especficos.

Os estabelecimentos na rea de alimentos devem ser previamente licenciados pela autoridade sanitria competente estadual, distrital ou municipal, mediante a expedio de alvar ou licena sanitria. Para tanto, deve-se procurar o rgo de Vigilncia Sanitria local para obter informaes sobre os documentos necessrios e a legislao sanitria que regulamenta os produtos e a atividade pretendida. Os endereos dos rgos de Vigilncia estaduais podem ser consultados no site da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/alimentos). Qualquer alterao referente ao registro como, por exemplo, modificao de frmula, de marca, rotulagem, prazo de validade, entre outras, deve ser solicitada por meio de pedido especfico (um pedido para cada assunto) referente ao processo original e deve ser apresentada junto com a documentao exigida, que pode ser consultada na pgina eletrnica da Anvisa (Alimentos Acesso Fcil/Cdigos de Assuntos de Petio/Alimentos).

Notificao eletrnica Tem por objetivo estabelecer procedimentos para notificao de produtos isentos de registro e as avaliaes de eficcia de alegaes de propriedade funcional e/ou de sade e de segurana para produtos da rea de alimentos. A notificao ser exclusivamente por meio eletrnico e sua publicidade ocorrer pelo Portal da Anvisa. As peties de notificao eletrnica de produtos nacionais devero ser realizadas pelo fabricante ou matriz do fabricante. O produto s poder ser comercializado aps a notificao e esta s estar vlida aps a emisso do respectivo nmero. A rotulagem dos produtos sob notificao eletrnica deve atender legislao vigente e deve conter o nmero da notificao. Todo o processo de notificao eletrnica deve ser feita no portal da Anvisa. Para fazer a notificao eletrnica a empresa deve estar cadastrada no portal da Anvisa e estar regularizada quanto ao alvar ou licena sanitria. O produto deve pertencer categoria isenta da obrigatoriedade de registro, definida no regulamento especfico. A notificao deve ser renovada a cada cinco anos. Caso o produto no seja mais comercializado deve ser solicitado cancelamento da notificao (petio).

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

13

Registro do produto Para ser registrado o produto deve pertencer a categoria com obrigatoriedade de registro sanitrio na Anvisa, definida no regulamento especfico. Os pedidos de registro devem ser protocolizadas na Anvisa e sua publicidade se dar pelo Dirio Oficial da Unio. O Registro sanitrio de alimentos ter validade de 5 anos, sendo que o pedido de revalidao do registro deve ser protocolizada na Anvisa, no primeiro semestre dos ltimos 12 meses de validade do registro. vedada a comercializao de produto cuja revalidao tenha sido indeferida. So responsabilidades das empresas: Estar licenciada pelo rgo de vigilncia sanitria competente; Atender a legislao sanitria vigente; Enquadrar o produto na categoria de alimentos corretamente; Regularizar os produtos previamente a sua comercializao; Recolher o produto do mercado, quando o mesmo apresentar risco sade do consumidor, conforme legislao especfica; Apresentar nas peties primrias e secundrias de registro, informaes verdicas e atualizadas.

Informaes mais detalhadas sobre a legalizao de estabelecimento de produtos de origem vegetal, de responsabilidade da Anvisa, devem ser buscadas junto a Vigilncia Sanitria local.

14

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

SUASA: A INTEGRAO DOS SERVIOS DE INSPEO SANITRIA


Com o objetivo de garantir a sade dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos servios e a identidade, qualidade e segurana higinico-sanitria e tecnolgica dos produtos finais destinados ao consumo, est sendo implantado no Brasil o Sistema Unificado de Ateno Sanidade Agropecuria Suasa. Esse novo Sistema de Inspeo tem como foco a qualidade e a inocuidade dos produtos, visando preservar a sade dos consumidores sem, no entanto, impor restries em relao s estruturas fsicas para as pequenas agroindstrias. A implantao do Suasa busca a reorganizao do Sistema de Inspeo de forma integrada e descentralizada, entre a Unio (o MAPA) que, como Instncia Central coordena todo o sistema, os estados e o Distrito Federal, como Instncia Intermediria e os municpios, como Instncia Local. O Suasa constitudo de quatro sub-sistemas brasileiros de inspeo e fiscalizao: Sistema Brasileiro de Inspeo de Produtos de Origem Animal SISBI-POA. Sistema Brasileiro de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal SISBI-POV. Sistema Brasileiro de Inspeo de Insumos Agrcolas. Sistema Brasileiro de Inspeo de Insumos Pecurios.

Atualmente, apenas o Sistema Brasileiro de Inspeo de Produtos de Origem Animal SISBI-POA est em processo de implantao. A legislao que constituiu e regulamentou o Suasa composta de: a) Lei no 8.171/1991 (Lei Agrcola), alterada pela Lei no 9.712/1998, nos artigos 27, 28 e 29, que criou o Suasa. b) Decretos no 5.741/2006, 6.348/2008; 7.216/2010 e 7.524/2011, que regulamentam o funcionamento do Suasa. c) Instruo Normativa do Mapa no 36/2011 e no 2/2009, que definem os procedimentos para adeso dos entes federados ao SISBI-POA/Suasa. d) Circular do Mapa no 52/2006, que padronizou os procedimentos para anlise de processos de adeso ao Sistema Brasileiro de Inspeo de Produtos de Origem Animal SISBI-POA/Suasa. Para participar do SISBI-POA/Suasa os servios de inspeo dos estados, do Distrito Federal e dos municpios devem solicitar adeso. Essa adeso voluntria e pode ser individual (cada servio) ou, no caso de municpios, tambm em forma associativa por meio de consrcios de municpios.

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

15

A vantagem da adeso em consrcio de municpios de que a estrutura do servio, que inclui a equipe tcnica de inspeo, veculo, computador, telefone, sala de trabalho etc, pode ser a mesma para todos os municpios que fazem parte do consrcio. Logo, os custos do servio de pessoal e estrutura fsica do servio de inspeo podero ser divididos entre os vrios municpios consorciados. Esta uma excelente alternativa principalmente para os pequenos municpios, pois diminui o custo do servio. Os municpios que optarem pelo consrcio devem criar o seu servio individualmente, por meio de lei municipal e de regulamento, onde devero ser detalhados todos os critrios, procedimentos e forma de executar o servio de inspeo e para aprovar e registrar as plantas de agroindstrias, para depois constituir um consrcio e estruturar e executar o servio de inspeo em conjunto. A base para a adeso dos servios ao SISBI-POA/Suasa o reconhecimento da sua equivalncia. O que significa obter os mesmos resultados em termos de qualidade higinico-sanitria e inocuidade dos produtos, mesmo que o servio de inspeo do estado ou municpio tenha sua prpria legislao e que utilize critrios e procedimentos de inspeo e de aprovao de instalaes e do registro dos estabelecimentos diferentes dos outros servios de inspeo. Os requisitos a serem observados para a equivalncia dos servios para a adeso so: Infraestrutura administrativa; Inocuidade dos produtos; Qualidade dos produtos; Preveno e combate fraude; Controle ambiental. Uma das importantes mudanas a partir do Suasa que todos os estabelecimentos registrados nos servios de inspeo, que aderirem a esse novo Sistema, podero comercializar seus produtos em todo o territrio nacional, mesmo quando inspecionados por um SIM ou SIE. Vale destacar, tambm, a possibilidade de vender os produtos para o mercado institucional, especialmente o PNAE e PAA. Aps a adeso, todo o funcionamento desses servios ser regido pela legislao (lei, decreto, portaria, resoluo etc) do prprio estado, Distrito Federal e municpio. Ser com base nas respectivas legislaes que os critrios e procedimentos de inspeo e de aprovao de plantas de instalaes e o registro dos estabelecimentos, sero definidos, desde que no fira os princpios legais do Suasa. Essa descentralizao no processo de registro dos projetos agroindustriais, torna-o mais rpido e menos oneroso para as pequenas agroindstrias. Para os municpios, a descentralizao do servio fortalece a economia, abrindo espao para a integrao e incentivando o desenvolvimento local e dos territrios. O que poder promover a implantao de novas unidades agroindstrias e, como consequncia, a circulao de maior volume de dinheiro no comrcio local, aumentando, com isso, a arrecadao de tributos nos municpios.

16

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

Consideraes Finais
Os produtos de origem vegetal no industrializados (in natura; no beneficiados; no transformados) so dispensados de qualquer registro, exceto os que necessitam ser classificados, conforme indicado no item . Logo, esses produtos de origem vegetal no industrializados (in natura) podem ser comercializados em todo o pas, inclusive para o PNAE e PAA, mesmo no tendo um registro no servio de inspeo. A legislao sanitria brasileira probe a dupla inspeo sanitria em um mesmo estabelecimento. Assim, a inspeo sanitria dos produtos de consumo humano, durante o processo de produo, feita apenas por um dos servios aqui descritos. No entanto, todos os alimentos esto sujeitos fiscalizao pela Vigilncia Sanitria aps o processo produtivo, a qualquer momento durante o transporte, a armazenagem, a comercializao e o consumo, sejam produtos de origem vegetal ou animal. Antes de iniciar a construo das instalaes, solicite a aprovao das plantas do futuro estabelecimento, evitando, assim, modificaes aps a construo. Quando for necessria alguma modificao sempre mais econmico faz-la ainda na planta e s iniciar a construo aps a aprovao final pelo servio de inspeo. Todo estabelecimento precisa ter o licenciamento ambiental. Essa Licena Ambiental deve ser obtida junto ao rgo Ambiental do respectivo estado ou municpio, com apresentao de alguns documentos, conforme sua respectiva legislao. Os estabelecimentos tambm devem dispor do Alvar de Sade Pblica que deve ser obtido na Secretaria Municipal de Sade. Por fim, recomenda-se a cada interessado buscar informaes mais detalhadas junto ao servio de inspeo escolhido, em seu respectivo municpio ou estado.

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

17

Anexo I Lista de produtos de origem vegetal com padro oficial definido pelo MAPA

18

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

20

CARTILHA SOBRE INSPEO SANITRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM ALIMENTOS

Das könnte Ihnen auch gefallen