Sie sind auf Seite 1von 9

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA DE CURITIBA/PR

VARA DA SEO JUDICIRIA

Intermediado por seu mandatrio ao final firmado instrumento procuratrio acostado causdico inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seco do Paran, sob o n. 112233, com escritrio profissional consignado no timbre desta, onde, em atendimento diretriz do art. 39, inc. I, do Estatuto de Ritos, indica-o para as intimaes necessrias, comparece, com o devido respeito presena de Vossa Excelncia, CLUDIO DAS QUANTAS, brasileiro, divorciado, bancrio, possuidor do CPF(MF) n. 333.222.111-00, residente e domiciliado na Rua Xista, n. 0000, em Curitiba(PR), para, sob a gide dos artigos 1, inc. III, 6, 196, da Constituio Federal; art. 5 da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro; art. 20, da Lei 8.036/90 e art. 4, 1 da Lei Complementar n. 26/75 , requerer a expedio de

ALVAR JUDICIAL,
1 de 9

em razo dos fatos e fundamentos que a seguir se expe. I - ALGERA EXPOSIO FTICA.

O Autor empregado no regime celetista junto ao Banco Zeta S/A, possuindo, atualmente, em sua conta vinculada ao FGTS o saldo de R$ 00.000,00 ( .x.x.x ) (doc. 01). Como participante do PIS, detm em sua conta individual o valor de R$ 0.000,00 ( .x.x.x. ), conforme extrato anexo(doc. 02). Ressalta o Promovente que sua genitora, senhora Maria das Quantas, a qual tem a idade avanada de 63(sessenta e trs) anos de idade, portadora de cardiopatia grave, o que comprova pelos documentos ora acostados( docs. 03/08). Fora, inclusive, submetida a duas (02) cirurgias que resultaram no implante de 2 (duas) pontes de safena(doc. 09) Este quadro clnico requer um constante acompanhamento mdico, assim como a compra de remdio carssimos, cuja relao, inclusive, segue anexa(docs. 10/12). Informe-se, mais, que a me do Autor sua dependente , na forma da lei, o que se comprova atravs de sua ltima declarao de renda( doc. 13). Diante deste quadro, sobretudo diante da difcil situao financeira em que se encontra o Autor, este procurou a Caixa Econmica Federal(CEF). O propsito era

2 de 9

que esta liberasse imediatamente o saldo do FGTS e PIS, onde restou indeferido o seu pedido. Para a instituio financeira em lia, o pleito no se enquadrava em nenhuma das hipteses legais autorizativas para liberao de valores depositados na conta fundiria e do PIS(art. 20, Lei n. 8.036/90 e Circular Caixa n. 317, de 22/03/2004 ).

II NO MRITO.

No merecem guarida os fundamentos de recusa evidenciados pela CEF. Condiciona a Caixa Econmica Federal o saldo da conta vinculada s pode ser movimentado em situaes disciplinadas legalmente, as quais, na hiptese:

Lei n. 8.036/90( Lei do FGTS)


Art. 20 A conta vinculada do trabalhador no FGTS poder ser movimentada nas seguintes hipteses: ... XI - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna. (Includo pela Lei n. 8.922, de 1994)

3 de 9

XIII - Quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vrus HIV(Vide Medida Provisria n. 2.164-41, de 2001) XIV quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estivem em estgio terminal, em razo de doena grave, nos termos do regulamento. (Vide Medida Provisria n. 2.164-41, de 2001)

Lei Complementar n. 26/75(PIS)


Art. 4 As importncias creditadas nas contas individuais dos participantes do PIS-PASEP so inalienveis, impenhorveis e, ressalvado o disposto nos pargrafos deste artigo, indisponveis por seus titulares. 1 - Ocorrendo casamento, aposentadoria, transferncia para a reserva remunerada, reforma ou invalidez do titular da conta individual, poder ele receber o respectivo saldo, o qual, no caso de morte, ser pago a seus dependentes, de acordo com a legislao da previdncia social e com a legislao especfica de servidores civis e militares ou, na falta daqueles, aos sucessores do titular, nos termos da Lei Civil.

De fato, a doena relatada no se enquadra nas condies especificadas em lei, posto que no se encontra em estado terminal . Devemos sopesar, entretanto, que a urgncia do caso em mira no pode ser contida pela letra fria do texto legal. Sendo o Fundo de Garantia por Tempo de Servio patrimnio do trabalhador, fruto de suas foras, no lhe pode ser exigido que aceite, afrontando seus valores, periclitar a sua

4 de 9

vida e de seus entes queridos mediante argumentos financeiros encampados pela Lei . Tal exigncia retiraria do homem o exerccio de seus valores fundamentais. Um dos propsitos do FGTS o amparo ao direito sade , cabendo ao Poder Judicirio, especialmente no caso ora em estudo, apreciar se a doena que sofre a dependente do Autor grave e se a situao est a exigir a liberao do saldo, sob pena de comprometimento da sade da dependente. Na espcie, diante da farta documentao trazida colao( laudos mdicos, exames laboratoriais, etc.), temos que o Autor logrou xito, de pronto, em comprovar que sua genitora se encontra vitimada de enfermidade grave e que exige considerveis dispndios financeiros. Negar-se, neste nterim, a movimentao da vinculada na situao ftica ora encontrada, refutar a finalidade da norma, a qual, no nosso ponto de vista, em ltima anlise, to-somente deu cumprimento s garantias constitucionais do direito vida e sade, expressas nos artigos 1, inc. III, 5, III, 6 e 196, da Carta Poltica .

CONSTITUIO FEDERAL Art. 1 - A Repblica ... ... III a dignidade da pessoa humana;

5 de 9

Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, ... ... III ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; Art. 6 - So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. Art. 196 A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

Ademais, o Juiz no s pode como deve buscar apoio no art. 5, da Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro , o qual direciona o julgador na aplicao da lei consoante os fins sociais.

LEI DE INTRODUO S NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO Art. 5 - Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum.

A linha de entendimento ora alcanada a mesma projetada por inmeros Tribunais, sobretudo do Egrgio Superior Tribunal de Justia.

6 de 9

FGTS - LEVANTAMENTO DO SALDO DA CONTA VINCULADA AO FGTS - DOENA GRAVE NO PREVISTA NA LEI 8.036/90 - POSSIBILIDADE. 1. tranqila a jurisprudncia do STJ no sentido de permitir o saque do FGTS, mesmo em situaes no contempladas pelo art. 20 da Lei 8.036/90, tendo em vista a finalidade social da norma. 2. O princpio constitucional da dignidade da pessoa humana, com assento no art. 1, III, da CF/88, fundamento do prprio Estado Democrtico de Direito, que constitui a Repblica Federativa do Brasil, e deve se materializar em todos os documentos legislativos voltados para fins sociais, como a lei que instituiu o Fundo de Garantia por Tempo de Servio. 3. Precedentes da Corte. 4. Recurso especial improvido. (STJ - REsp 853002 - 200601134591 - SC - Rel Min Eliana Calmon - DJU 03.10.2006) ADMINISTRATIVO. FGTS. SAQUE. DOENA GRAVE. As hipteses de saque dos saldos de FGTS para o tratamento de doena esto previstas em lei. Sofrendo o trabalhador de doena degenerativa (Ataxia Espinocerebelar), cabvel a liberao do saque do FGTS fora das hipteses legais, tendo em vista que o juiz deve atender finalidade social da lei, sendo obrigao do Estado promover as condies indispensveis para o pleno exerccio do direito sade. (TRF4 R. - REO-MS 200472000105120 - SC - 4 T. - Rel. Des. Fed. Mrcio Antnio Rocha - DJU 21.12.2005) ADMINISTRATIVO - LIBERAO DE VALORES DEPOSITADOS EM CONTA VINCULADA DO FGTS PORTADOR DE DOENA GRAVE E DE CARTER PROGRESSIVO - POSSIBILIDADE INTERPRETAO EXTENSIVA DO ART - 20 DA LEI N 8 -036/90 - 1. A possibilidade de levantamento do FGTS por motivo de doena no se esgota nos casos de neoplasia maligna e AIDS, expressamente previstos na legislao (art. 20, XIII, da Lei n 8.036/90). Nada impede que seja dada interpretao extensiva a tais dispositivos, no sentido de assegurar o direito vida e sade (art. 5 e 196 da constituio), que lhes serve de fundamento, de modo a considerar neles includas outras hipteses para o levantamento dos depsitos de FGTS. Precedentes desta corte. 2. Apelao improvida. Acrdo vistos e relatados os autos em que so partes as acima indicadas, decide a primeira turma do tribunal regional

7 de 9

federal da 5a. Regio, negar provimento apelao, na forma do relatrio, voto e notas taquigrficas constantes dos autos, que ficam fazendo parte integrante do presente julgado. Recife, 20 de abril de 2006. (data do julgamento) des. Federal Csar Carvalho relator convocado (TRF5 R. - AC 2002.81.00.017988-0 - 1 T. - Rel. Des. Fed. Cesar Carvalho - DJ 30.05.2006, p. 937) AGRAVO REGIMENTAL. DOENA GRAVE. MOVIMENTAO DA CONTA VINCULADA DO FGTS PARA TRATAMENTO DE SADE. POSSIBILIDADE. 1. "O Superior Tribunal de Justia pacificou entendimento no sentido de que a enumerao constante do art. 20 da Lei n 8.036 no taxativa, devendo ser interpretada em consonncia com os princpios do ordenamento constitucional e aos fins sociais a que a lei se dirige". (STJ, Edcl no RESP 558156/RS, 2 T., Ministro Castro Meira, DJ 13.12.2004 p. 296) 2. Legitimidade da movimentao da conta vinculada ao FGTS nas hipteses de doena grave do titular ou de seu dependente, uma vez que a hiptese prevista no artigo 20, XIV, da Lei 8.036/90 deve ser interpretada de forma a ampliar a autorizao de movimentao nos casos em que o portador de doena grave ainda no se encontra em estgio terminal. 3. Agravo regimental ao qual se nega provimento. (TRF1 R. - AGA 200401000328811 - PROC 200401000328811 - GO - 6 T. - Rel des Fed. Maria Isabel Gallotti Rodrigues - DJU 11.04.2005, pg 147)

III PEDIDOS.

Posto isto, requer o Autor que Vossa Excelncia se digne de tomar as seguintes providncias: a) Por no entender que o disposto no art. 20 da Lei n. 80.36/90 e art. 4, 1 da Lei Complementar n. 26/75 no encerram numerus clausus, sendo passvel de

8 de 9

alargamento das incidncias concernentes s possibilidades de liberao do saldo, requer seja-lhe concedido provimento judicial no sentido de autorizar, mediante alvar, a liberao do saldo existente nas contas vinculadas do FGTS e PIS do Autor, em uma nica parcela.

Concede-se causa o valor estimativo de R$ 000,00 ( .x.x.x..) Respeitosamente, pede deferimento. Curitiba(PR) 00 de janeiro do ano de 0000.

9 de 9

Das könnte Ihnen auch gefallen