Sie sind auf Seite 1von 4

Exerccios sobre Lei de Gauss

1 . Um campo eltrico no uniforme dado pela expresso:


r + bzy + cxz , E = ay x onde a, b e c so constantes. Determine o fluxo do campo eltrico atravs de uma superfcie retangular contida no plano xy e com dois lados indo de x = 0 at x = w e y = 0 at y = h. 2. Uma barra cilndrica condutora muito longa de raio R1 e comprimento L, carregada com carga Q1= +q, envolta por uma casca cilndrica, de raio R2 e mesmo comprimento L, carregada com uma carga Q2 = -2q. Use a lei de Gauss para determinar: a) o vetor campo eltrico a uma distncia radial r > R2; b) o vetor campo eltrico a uma distncia radial R1 < r < R2; c) a carga nas superfcies interna e externa da casca. 3. Uma carga est distribuda uniformemente atravs do volume de um cilindro muito longo de raio R. a) mostre que para uma distncia r do eixo do cilindro e com r < R, temos : r , E= 2 0

onde a densidade volumtrica de cargas no cilindro. b) Escreva uma expresso para E quando r > R . 4. Uma placa espessa plana de espessura d possui uma densidade de carga volumtrica uniforme . Determine a intensidade do campo eltrico em todos os pontos do espao: a) tanto dentro b) quanto fora da placa, em termos de x, com a distncia medida a partir do centro da placa espessa. 5. As componentes do campo eltrico, existente na figura imediatamente abaixo, so Ex = bx1/2 , E y = 0 e Ez = 0. Calcule: a) o fluxo de E atravs do cubo; b) a carga eltrica contida no cubo. Dados a = 10 cm e b = 800 N / C m1/ 2 .

6. A figura mostra o mdulo do campo eltrico do lado de dentro e do lado de fora de uma esfera com uma distribuio de cargas positivas em funo da distncia ao centro da esfera. A escala do eixo vertical definida por Es = 5,0 x 107 N/C. Qual a carga da esfera?

7. Um condutor isolado de forma arbitrria possui um excesso de carga Q . No condutor existe uma cavidade em cujo interior h uma carga q ( q < Q ) . Sendo q positiva, determine: a) o campo eltrico em todos os pontos do condutor; b) a carga qp sobre a parede da cavidade; c) carga qs sobre a superfcie externa do condutor; d) trace algumas linhas de fora, evidenciando o que importante no traado (dentro da cavidade, nas proximidades da superfcie externa e muito distante). 8. Em uma regio especfica da atmosfera da Terra, o campo eltrico acima da superfcie foi medido e registraram-se os seguintes valores: 150 N/C orientado para baixo a uma altitude de 250 m e 170 N/C orientado para baixo a uma altitude de 400 m. Calcule a densidade volumtrica de carga da atmosfera admitindo que seja uniforme entre 250 e 400m. (Pode-se desprezar a curvatura da Terra? Por qu?) 9. A figura mostra uma camada esfrica com uma densidade volumtrica de cargas uniforme = 1,84 nC/m3, raio interno a = 10 cm e raio externo b = 20 cm. Determine o mdulo do campo eltrico em: a) r = 0 ; b) r = a ; c) r = 1,5a ; d) r = b ; e) r =3 b ; 10. A figura ao lado mostra a seo reta de duas esferas de raio R, com distribuies volumtricas uniformes de cargas. O ponto P est sobre a reta que liga os centros das esferas e se encontra a uma distncia r/2 do centro da esfera 1. Se o campo eltrico no ponto P zero, qual a razo q1/q2 entre a carga da esfera 2 e a carga da esfera 1? 11. Uma carga Q est distribuda uniformemente por todo o volume de uma esfera de raio R. a) que frao da carga est contida em uma esfera de raio r = R/2 ? b) Qual a razo entre o mdulo do campo eltrico no ponto r = R/2 e o mdulo do campo eltrico na superfcie da esfera? 12. Uma esfera de raio R envolve uma partcula de carga Q, localizada no seu centro. a) Mostre que o fluxo do campo eltrico atravs de um tampo circular com meio-ngulo ( figura ) igual a: Q (1 cos ) E = 2 0 b) Qual o fluxo para = /2? e para = ?
n j

400 m

( )
r Ei

h
250 m r Ef

n j

( )

Terra

13. Considere uma esfera e uma camada esfrica concntricas, ambas condutoras. A camada externa oca e tem inicialmente uma carga de -7Q. A esfera interna macia e tem carga de +2Q. a) Como a distribuio da carga na camada ? Isto , quais os valores das cargas nas suas faces interna e externa da camada? b) Calcule o campo entre eltrico entre a esfera e a camada. c) suponha que um fio condutor seja conectado entre a esfera e a camada. Aps o equilbrio eletrosttico ser estabelecido, qual o valor da carga na camada esfrica? d) aterrando-se a camada externa com um fio condutor (antes da conexo do item c) e, em seguida desconectando-a, qual o valor total da carga na camada? e) quais sero os novos valores das cargas nas faces interna e externa da camada?

14. Uma esfera slida isolante de raio a est carregada com densidade volumtrica uniforme e carga total Q. Concntrica a esta esfera existe uma camada condutora de raios b e c, conforme figura ao lado. a) Calcule o vetor campo eltrico para as seguintes regies: r < a, a < r < b, b < r < c e r > c; b) Determine a carga induzida por unidade de rea sobre as superfcies interna e externa da camada condutora. 15. Uma esfera slida condutora de raio a tem uma carga positiva igual 2Q. Uma camada condutora de raio interno igual a b e raio externo igual a c concntrica esfera, conforme figura ao lado. Esta camada possui uma carga igual a Q. a) Usando a lei de Gauss, calcule o vetor campo eltrico nas regies 1, 2, 3, e 4; b) Determine a distribuio de carga nas superfcies interna externa da camada, quando o sistema est em equilbrio eletrosttico.

16. Na figura ao lado temos uma esfera central isolante de raio a e carga 3Q. Concntrica a esta esfera temos uma camada, tambm isolante, com raios interno e externo iguais respectivamente a b e c e carregada com uma carga igual Q. Usando a lei de Gauss calcule o vetor campo eltrico para: a) r < a; b) a < r < b; c) b < r < c; d) r > c.

17. Considere um simples, porm surpreendente e preciso modelo para a molcula de hidrognio: duas cargas puntiformes positivas, cada uma com carga +e, colocadas no interior de uma esfera de raio R, que tem uma carga 2e uniformemente distribuda. As duas cargas puntiformes

-2e a +e

R a +e

so posicionadas simetricamente. Determine a distncia ao centro, a, onde a fora resultante em ambas as cargas seja nula.

18. Desafio: a) Mostre que num plano infinito de cargas e numa superfcie esfrica, o campo eltrico descontnuo na regio das cargas superficiais, e a descontinuidade / 0 . b) Prove que, em geral, quando h uma densidade superficial de carga , a descontinuidade do campo vale / 0 . Faa a demonstrao construindo uma superfcie gaussiana cilndrica, com as faces planas de um e outro lado da superfcie e a parte cilndrica normal superfcie. Utilize a lei de r Gauss para calcular E2 E1 , onde E2 a componente normal de E de um lado, e E 1 a componente normal do outro lado da superfcie.

Das könnte Ihnen auch gefallen