Sie sind auf Seite 1von 41

Servio Pblico Federal

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR


INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

Portaria n. 179, de 18 de maio de 2010.

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO, no uso de suas atribuies, conferidas no 3 do artigo 4 da Lei n. 5.966, de 11 de dezembro de 1973, no inciso I do artigo 3 da Lei n. 9.933, de 20 de dezembro de 1999, e no inciso V do artigo 18 da Estrutura Regimental da Autarquia, aprovada pelo Decreto n 6.275, de 28 de novembro de 2007; Considerando a alnea f do subitem 4.2 do Termo de Referncia do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade, aprovado pela Resoluo Conmetro n. 04, de 02 de dezembro de 2002, que atribui ao Inmetro a competncia para estabelecer as diretrizes e critrios para a atividade de avaliao da conformidade; Considerando a necessidade de atualizar o Programa de Avaliao da Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis, uma vez que houve reviso da sua base normativa, especificada no documento anexo; Considerando a necessidade de incluso, no Programa supramencionado, dos requisitos de Avaliao da Conformidade para Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Poeiras Combustveis. Considerando a reviso da Norma Regulamentadora Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade (NR-10), aprovada por meio da Portaria n 598, de 07 de dezembro de 2004, do Ministrio do Trabalho e Emprego, que exige a conformidade avaliada, no mbito Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade - SBAC, para os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas de ambientes com atmosfera potencialmente explosivas, resolve baixar as seguintes disposies: Art. 1 Aprovar a reviso dos Requisitos de Avaliao da Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis e Poeiras Combustveis, disponibilizados no sitio www.inmetro.gov.br ou no endereo abaixo: Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Inmetro Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade Dipac Rua Santa Alexandrina n. 416 - 8 andar Rio Comprido 20261-232 Rio de Janeiro/RJ Art. 2 Cientificar que a Consulta Pblica que originou os Requisitos ora aprovados foi divulgada pela Portaria Inmetro n. 261, de 24 de julho de 2008, publicada no Dirio Oficial da Unio, de 28 de julho de 2008, seo 01, pgina 62.

Servio Pblico Federal

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR


INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

Art. 3 Instituir, no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade SBAC, a certificao compulsria para Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Poeiras Combustveis, a qual dever ser realizada por Organismo de Certificao de Produto OCP, acreditado pelo Inmetro, consoante o estabelecido nos Requisitos ora aprovados. Art. 4 Cientificar que ficar mantida, no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade SBAC, a certificao compulsria de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis, incluindo eletrnicos, associados, acessrios, componentes, filtro prensa para leo diesel e instrumentos destinados a medir continuamente os volumes de combustveis lquidos, a serem utilizados, no Brasil, em atmosferas explosivas. Art. 5 Estabelecer que os equipamentos eltricos e eletrnicos adquiridos no exterior e instalados nas unidades martimas destinadas ao trabalho off shore para a lavra de petrleo ou ao transporte de produtos inflamveis, durante a fabricao da unidade martima em estaleiro estrangeiro, sero dispensados da obrigatoriedade da certificao no mbito do SBAC, uma vez que para eles sero vlidos os critrios de aceitao dos fornecedores e das certificaes adotadas pelas sociedades classificadoras navais, quando do seu ingresso ou incio de operao em guas territoriais brasileiras. Pargrafo nico: Durante a permanncia destas unidades, para fins de manuteno, em guas territoriais brasileiras, mesmo as de nacionalidade estrangeira, os equipamentos eltricos e eletrnicos adquiridos no exterior e instalados nas unidades martimas destinadas ao trabalho off shore para a lavra de petrleo ou ao transporte de produtos inflamveis devero seguir os Requisitos ora aprovados. Art. 6 Determinar que no prazo de at 24 (vinte e quatro) meses, contados da data de publicao desta Portaria, os Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Poeiras Combustveis devero ser fabricados e importados somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados. Art. 7 Estabelecer que no prazo de at 36 (trinta e seis) meses, contados a partir do estabelecido no artigo anterior, os Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Poeiras Combustveis devero ser comercializados, no mercado nacional, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados. Art. 8 Determinar que no prazo de at 12 (doze) meses, contados da data de publicao desta Portaria, os Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis devero ser fabricados e importados somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados. Art. 9 Estabelecer que no prazo de at 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir do estabelecido no artigo anterior, os Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis devero ser comercializados, no mercado nacional, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados.

Servio Pblico Federal

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR


INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

Art. 10 Determinar que no prazo de at 36 (trinta e seis) meses, aps a publicao desta Portaria, os Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis e Poeiras Combustveis que necessitarem de manuteno e/ou reparo, para fins de comercializao, devero se adequar aos Requisitos ora aprovados. Pargrafo nico Os servios de avaliao da conformidade para os equipamentos supramencionados devero ser realizados por Organismo de Certificao de Produto OCP, acreditado pelo Inmetro. Art. 11 Determinar que at 12 (doze) meses, aps a vigncia dos prazos estabelecidos nos artigos 6 ao 10, os Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis e Poeiras Combustveis devero ser fabricados ou importadores de acordo com a atualizao, que vier a ocorrer, das Normas relacionadas nos Requisitos ora aprovados. Pargrafo nico Esta determinao tem como objetivo agilizar o processo de fabricao destes equipamentos. Art. 12 Estabelecer que no prazo de at 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir do estabelecido no artigo anterior, os Equipamentos Eltricos para Atmosferas Explosivas, nas Condies de Gases e Vapores Inflamveis e Poeiras Combustveis devero ser comercializados, no mercado nacional, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados. Art. 13 Determinar a substituio do Anexo A, Certificao de Equipamentos Eltricos Fabricados no Exterior, da Portaria Inmetro n. 83, de 03 de abril de 2006, pelo Modelo Situaes Especiais para Produtos Importados, expresso na alnea c do subitem 5.3 dos Requisitos ora aprovados, no prazo mximo de 6 (seis) meses, contatos a partir da data de publicao desta Portaria. Art. 14 Determinar que a fiscalizao do cumprimento das disposies contidas nesta Portaria, em todo o territrio nacional, estar a cargo do Inmetro e das entidades de direito pblico a ele vinculadas por convnio de delegao. Pargrafo nico: A fiscalizao observar os prazos estabelecidos nos artigos 6 ao 13 desta Portaria. Art. 15 Revogar a Portaria Inmetro n. 83, de 03 de abril de 2006, publicada no Dirio Oficial da Unio de 06 de abril de 2006, seo 01, pgina 62, 12 (dozes) meses aps a publicao desta Portaria. Art. 16 Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio.

JOO ALZIRO HERZ DA JORNADA

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

REQUISITOS DE AVALIAO DA CONFORMIDADE PARA EQUIPAMENTOS ELTRICOS E ELETRNICOS PARA ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

1 OBJETIVO Estabelecer os critrios para o programa de avaliao da conformidade sobre equipamentos eltricos e eletrnicos para atmosferas explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis e poeiras combustveis, com foco na segurana, por meio do mecanismo de certificao, atendendo aos requisitos das normas tcnicas estabelecidas no Captulo 2 neste RAC, visando proporcionar maior segurana para o usurio e para as instalaes.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES ABNT NBR 14639:2001 ABNT NBR 15456:2007 ABNT NBR IEC 60034-5:2009 ABNT NBR IEC 60079-0:2008 ABNT NBR IEC 60079-1:2009 ABNT NBR IEC 60079-2:2009 ABNT NBR IEC 60079-6:2009 ABNT NBR IEC 60079-7:2008 ABNT NBR IEC 60079-10-1:2009 ABNT NBR IEC 60079-11:2009 ABNT NBR IEC 60079-13:2007 ABNT NBR IEC 60079-14:2009 Posto de Servio - Instalaes eltricas Armazenamento de lquidos inflamveis e combustveis Construo e ensaio de unidades de abastecimentos Mquinas eltricas girantes Parte 5: Graus de proteo proporcionados pelo projeto integral de mquinas eltricas girantes (Cdigos IP) Classificao Atmosferas explosivas - Parte 0: Equipamentos Requisitos gerais Atmosferas explosivas Parte 1: Proteo de equipamento por invlucro prova de exploso d Atmosferas explosivas Parte 2: Proteo de equipamento por invlucro pressurizado "p" Atmosferas explosivas Parte 6: Proteo de equipamento por imerso em leo o Atmosferas explosivas Parte 7: Proteo de equipamentos por segurana aumentada "e" Atmosferas explosivas Parte 10-1: Classificao de reas Atmosferas explosivas de gs Atmosferas explosivas Parte 11: Proteo de equipamento por segurana intrnseca "i" Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 13: Construo e utilizao de ambientes ou edificaes protegidas por pressurizao Atmosferas explosivas Parte 14: Projeto, seleo e montagem de instalaes eltricas Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 16: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Ventilao artificial para proteo de casas de analisadores Atmosferas explosivas Parte 17: Inspeo e manuteno de instalaes eltricas Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 18: Construo, ensaios e marcao do tipo de proteo para equipamentos eltricos encapsulados m Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 19: Reparo, reviso e recuperao de equipamentos
4/38

ABNT NBR IEC 60079-16:2009

ABNT NBR IEC 60079-17:2009 ABNT NBR IEC 60079-18:2007 ABNT NBR IEC 60079-19:2008

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

ABNT NBR IEC 60079-26:2008 ABNT NBR IEC 60079-29-1:2008 ABNT NBR IEC 60529:2009 ABNT NBR IEC 61241-0:2006 ABNT NBR IEC 61241-4:2009 ABNT NBR IEC 62013-1:2009 ABNT NBR IEC 62013-2:2009 ABNT NBR 15615:2008 (IEC 61241-14:2004 Mod.) IEC 60050-426:2008 ABNT NBR ISO 9001:2009 ABNT NBR ISO/IEC 17025:2006 IEC 60079-5:2007 IEC 60079-10-2:2009 IEC 60079-15:2010 IEC 60079-20-1:2010 IEC 60079-25:2010 IEC 60079-27:2008 IEC 60079-28:2006 IEC 60079-29-2:2007 IEC 60079-30-1:2007 IEC 60079-30-2:2007 IEC 60079-31:2008 IEC 61241-11:2006 IEC 61241-14:2004

utilizados em atmosferas explosivas Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 26: Equipamentos com nvel de proteo de equipamento (EPL) Ga Atmosferas explosivas - Parte 29-1: Detectores de gs Requisitos de desempenho Graus de proteo para invlucros de equipamentos eltricos (Cdigo IP) Equipamentos eltricos para utilizao em presena de poeira combustvel Parte 0: Requisitos gerais Equipamentos eltricos para utilizao em presena de poeira combustvel Parte 4: Proteo por invlucros "pD" Lanterna para capacetes para utilizao em minas sujeitas a grisu Parte 1: Requisitos gerais de construo e ensaios Lanterna para capacetes para utilizao em minas sujeitas a grisu Parte 2: Desempenho e outros requisitos relacionados com a segurana Equipamentos eltricos para utilizao em presena de poeira combustvel Seleo e instalao International Electrotechnical Vocabulary (IEV) Part 426: Equipment for explosive atmospheres Sistemas de gesto da qualidade Requisitos Requisitos gerais para a competncia de laboratrios de ensaio e calibrao Explosive atmospheres Part 5 Equipment protection by powder filling "q" Explosive atmospheres Part 10-2: Classification of areas Combustible dust atmospheres Explosive atmospheres - Part 15: Equipment protection by type of protection "n" Explosive atmospheres Part 20-1: Material characteristics for gas and vapour classification - Test methods and data Explosive atmospheres - Part 25: Intrinsically safe electrical systems Explosive gas atmospheres Part 27: Fieldbus Intrinsically Safe Concept (FISCO) Explosive Atmospheres Part 28: Protection of equipment and transmission systems using optical radiation Explosive Atmospheres - Part 29-2: Gas Detectors Guide for selection, installation, use and maintenance Explosive Atmospheres - Electrical Resistance Trace Heating Part 30.1: General and Testing Requirements Explosive Atmospheres - Electrical Resistance Trace Heating Part 30.2: Application Guide for Design, Installation and Maintenance Explosive Atmospheres Part 31: Equipment dust ignition protection by enclosure "t" Electrical apparatus for use in the presence of combustible dust Part 11: Protection by intrinsic safety "iD" Electrical apparatus for use in the presence of combustible dust Part 14: Selection and installation
5/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

IEC 61241-18:2004

Portaria 179, de 16 de junho de 2009 Portaria 90, de 28 de maio de 2003, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior Portaria 598 de 07/12/2004, NR-10, MTE Ministrio do Trabalho e Emprego Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990 Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999

Electrical apparatus for use in the presence of combustible dust Part 18: Protection by encapsulation "mD" Regulamento para uso das Marcas, dos Smbolos de Acreditao, de Reconhecimento da Conformidade aos Princpios das Boas Prticas de Laboratrio BPL e, dos Selos de Identificao do Inmetro Aprova o Regimento Interno das Comisses Tcnicas para assessorar o Inmetro no desenvolvimento de programas de avaliao da conformidade Segurana em Instalao e Servios em Eletricidade Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias. Dispe sobre as competncias do Conmetro e do Inmetro, institui a Taxa de Servios Metrolgicos, e outras

2.1 Na publicao da Norma Tcnica Brasileira NBR (NBR IEC ou NBR NM) revisada e correspondente Norma IEC relacionada neste captulo, essa Norma Tcnica Brasileira passar a vigorar em substituio correspondente Norma IEC aqui relacionada. 2.2 Os equipamentos fabricados em atendimento ltima verso da Norma IEC devero ser certificados em atendimento a este RAC e seus desvios validados pela Comisso de Certificao do respectivo OCP. 2.3 Para a certificao do produto de acordo com o item 2.1 necessrio o atendimento do prazo definido na Portaria que aprova este RAC. 2.4 A certificao do produto Bombas Medidoras deve ser conduzido somente com a ABNT NBR 15456:2007. 2.5 3 As normas para instalao, classificao, manuteno e inspeo so apenas para referncia. SIGLAS Associao Brasileira de Normas Tcnicas http://www.abnt.org.br Coordenao Geral de Acreditao (Inmetro) Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade (Inmetro) Diretoria da Qualidade (Inmetro) European Cooperation for Accreditation http://www.european-accreditation.org/default_flash.htm Equipment Protection Level IECEx Certification Bodies IECEx Test Reports Interamerican Accreditation Cooperation
6/41

ABNT CGCRE CNPJ DIPAC DQUAL EA EPL ExCBs ExTRs IAAC

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

http://www.iaac.org.mx/English/Index.htm IEC International Electrotechnical Commission http://www.iec.ch/ International Electrotechnical Commission Scheme for Certification to Standards Relating to Equipment for use in Explosive Atmospheres (IECEx Scheme) http://www.iecex.com/ International Laboratory Accreditation Cooperation http://www.ilac.org/ Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial http://www.inmetro.gov.br/ International Organization for Standardization http://www.iso.org/ Memorandum of Understanding Mutual Recognition Agreement Norma Brasileira Organismo de Certificao de Produto Organismo de Certificao de Sistemas de Gesto Requisito de Avaliao da Conformidade Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade Sistema de Gesto da Qualidade

IECEx

ILAC Inmetro ISO MOU MRA NBR OCP OCS RAC SBAC SGQ

4 DEFINIES 4.1 Certificado de Conformidade Emisso de uma afirmao, baseada numa deciso feita aps a anlise crtica, de que o atendimento aos requisitos especificados foi demonstrado. 4.2 Comisso de Certificao Comisso tcnica do OCP composta por representantes das entidades de classe dos solicitantes, usurios, rgos de normalizao, todos com reconhecida capacitao na rea de instalao e equipamentos para atmosfera explosiva. Esta comisso deve estar livre de quaisquer presses comerciais, financeiras e outras, que possam influenciar nas decises e ter uma estrutura cujos membros so escolhidos, de forma a existir um equilbrio de interesses, no qual no predomine interesse particular. Esta comisso de carter permanente e consultivo, que tem como funo analisar os processos de certificao e auxiliar na concesso, manuteno, extenso, reduo, advertncia, suspenso ou cancelamento da certificao. 4.3 Ensaio de tipo Ensaio realizado em uma ou mais unidades idnticas, fabricadas segundo um determinado projeto, para demonstrar que este projeto satisfaz as condies especificadas nas normas definidas no captulo 2 deste Requisito.

7/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

4.4 Ensaio de manuteno Ensaios que visam comprovar que o produto objeto da avaliao da conformidade, aps a emisso do certificado de conformidade, mantm-se em conformidade com os requisitos normativos definidos neste Requisito. 4.5 Ensaio de rotina Ensaio ao qual submetida cada unidade fabricada, durante ou aps a fabricao, para verificar se ela satisfaz as condies especificadas nas normas definidas no captulo 2 deste Requisito. 4.6 Equipamento eltrico para atmosferas explosivas Equipamento eltrico construdo de modo a no causar, sob condies especificas, a ignio da atmosfera explosiva ao seu redor. 4.7 Famlia Conjunto de produtos que apresentam as mesmas caractersticas bsicas, em relao aos tipos de proteo aplicados nos equipamentos. 4.8 Laboratrio acreditado Entidade pblica, privada ou mista de terceira parte, acreditada (reconhecida competente) pelo Inmetro de acordo com os critrios por ele estabelecido, com base nos princpios e polticas adotadas no mbito do SBAC. 4.9 Lote Conjunto de equipamentos ou dispositivos com caractersticas idnticas, pertencentes ao mesmo modelo, srie ou tipo (o menos coletivo dos trs), produzidos pelo mesmo fabricante na mesma unidade fabril, em um determinado momento, devidamente identificado. 4.10 Memorial descritivo Documento fornecido pelo solicitante contendo a descrio das caractersticas construtivas do equipamento eltrico para atmosferas explosivas, informando o(s) tipo(s) de proteo, inclusive indicando o modelo ou tipo e a srie. 4.11 Modelo ou tipo Designao dada pelo solicitante que diferencia produtos de uma mesma famlia. 4.12 Organismo de Certificao de Produtos - OCP Entidade pblica, privada ou mista, de terceira parte, acreditada pelo Inmetro, de acordo com os critrios por ele estabelecidos, para realizar os servios de avaliao da conformidade de produtos, com base nos princpios e polticas adotadas, no mbito do SBAC. 4.13 rgo fiscalizador Entidade de direito pblico, com poderes legais para fiscalizar o cumprimento da avaliao da conformidade, de acordo com convnio assinado com o Inmetro. 4.14 Requisito de Avaliao da Conformidade RAC Documento que contm regras especficas e estabelece tratamento sistmico avaliao da conformidade de produtos, processos, servios, pessoas ou sistemas de gesto da qualidade, de forma a propiciar adequado grau de confiana em relao aos requisitos estabelecidos na norma ou no requisito tcnico.

8/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

4.15 Selo de Identificao da Conformidade Representao grfica para ser afixada ao equipamento e que visa identificar objetos com conformidade avaliada, compulsria ou voluntria, no mbito do SBAC, conforme Anexo C. 4.16 Srie Designao dada pelo solicitante que identifica a verso do modelo. 4.17 Unidade modular de processo Skid Mounted Unidade Conjunto premontado em chassis e pretestado, composto pelo equipamento principal e seus acessrios perifricos, tais como instrumentos, filtros e vlvulas, formando um conjunto completo, que ser interligado no campo ao seu respectivo sistema. 4.18 Solicitante Pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, legalmente estabelecido no pas que desenvolve uma das seguintes atividades: produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, distribuio gratuita ou no, ou comercializao de equipamentos eltricos para atmosferas explosivas, abrangidos por este Requisito. Nota: No caso de solicitantes sediados no exterior, sem estar legalmente estabelecido no pas, as responsabilidades do Captulo 10 so do representante legal para fins de comercializao no pas, importador ou o prprio usurio que devem estar devidamente notificados por tais responsabilidades.

5 MECANISMO DE AVALIAO DA CONFORMIDADE 5.1 O mecanismo de avaliao da conformidade utilizado em equipamentos eltricos para atmosferas explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis e poeiras combustveis, contemplado por este RAC, a certificao compulsria. 5.2 A certificao de equipamentos eltricos realizada para equipamentos que sero instalados em locais classificados como Zona 0, Zona 1, Zona 2, Zona 20, Zona 21 e Zona 22. 5.2.1 Podem ser instalados em uma Zona 2, conforme estabelecido pelo usurio, equipamentos eltricos que tenham sido projetados segundo uma norma industrial e que em operao normal: a) no apresentem superfcies quentes capazes de causar a ignio de uma atmosfera explosiva; b) no produzam em operao normal arcos ou centelhas; e c) sejam montados em um invlucro que possua um grau de proteo e resistncia mecnica adequados para uma rea no classificada com condies ambientais equivalentes, Nota: Estes equipamentos no so marcados para reas classificadas, mas deve estar claramente identificado na documentao dos mesmos o atendimento s exigncias acima. 5.3 Este RAC estabelece 3 (trs) modelos distintos de certificao para obteno da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade, devendo o solicitante optar por um deles: a) Modelo com Avaliao do Sistema de Gesto da Qualidade do Processo de Produo do Produto e Ensaios no Produto Este modelo consiste na avaliao e aprovao do SGQ do processo de fabricao, utilizado em processos repetitivos de produo em srie, com auditorias de terceira parte no fabricante e ensaios

9/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

em prottipos ou em amostras retiradas na linha de produo ou, preferencialmente, na rea de expedio. b) Modelo Ensaio de Lote Nesse modelo, submete-se a ensaios em amostras tomadas de um lote de fabricao do produto, podendo ser proveniente de uma importao ou no, emitindo-se a partir dos resultados, uma avaliao sobre sua conformidade a uma dada especificao. No h avaliao de manuteno da certificao. c) Modelo Situaes Especiais para Produtos Importados Novo modelo que consiste em avaliao tcnica documental e inspeo do OCP, o qual o organismo deve se certificar que os produtos esto de acordo com a documentao analisada. Neste modelo no h avaliao de manuteno da certificao.

5.4 responsabilidade de o solicitante formalizar junto ao OCP o modelo que deve ser utilizado para a certificao dos seus equipamentos contemplados por este RAC. 5.5 As etapas do processo de avaliao da conformidade, descritas no Captulo 6, devem ser conduzidas pelo OCP.

6 ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAO DA CONFORMIDADE Este Captulo estabelece o processo de avaliao da conformidade para a concesso e manuteno da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade. 6.1 Modelo com Avaliao do Sistema de Gesto da Qualidade do Processo de Produo do Produto e Ensaios no Produto

6.1.1 Avaliao Inicial 6.1.1.1 Solicitao de Incio do Processo O solicitante deve encaminhar uma solicitao formal ao OCP, na qual deve constar a denominao e a caracterstica do produto a ser certificado. 6.1.1.2 Anlise da Solicitao e da Documentao. 6.1.1.2.1 O OCP, antes de iniciar o servio de certificao, deve analisar a pertinncia da solicitao. Caso a solicitao de certificao seja considerada invivel, o OCP deve comunicar formalmente ao solicitante o motivo da inviabilidade do atendimento e devolver toda a documentao apresentada. 6.1.1.2.2 Durante o processo de anlise o OCP analisar a documentao tcnica do produto e do SGQ do fabricante, o memorial descritivo e manual de instalao e de uso seguro. Nota: O manual de instalao e de uso seguro a ser entregue no processo de certificao, deve estar redigido em Portugus e na verso a ser disponibilizada ao usurio final. Tal manual dever obrigatoriamente acompanhar o fornecimento.

10/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.1.1.3 Ensaios Iniciais Os ensaios devem ser realizados e registrados, atendendo as etapas a seguir. 6.1.1.3.1 Definies dos Ensaios a serem Realizados 6.1.1.3.1.1 Os ensaios de tipo devem ser realizados no produto conforme as normas tcnicas aplicveis, relacionadas no item 2 deste RAC, nas amostras coletadas pelo OCP ou enviadas pelo solicitante, conforme estabelecido no item 6.1.1.3.3. 6.1.1.3.1.2 Os ensaios de tipo devem ser realizados na amostra e caso haja reprovao desta o produto deve ser considerado reprovado. O plano de ensaios (bem como a sua seqncia) deve ser elaborado e informado ao laboratrio pelo OCP. 6.1.1.3.1.3 Os ensaios de tipo a serem realizados devem ser informados pelo laboratrio ao OCP. 6.1.1.3.1.4 Os relatrios de ensaios para o produto devem ser aceitos, desde que os ensaios realizados atendam os requisitos das normas vigentes neste RAC. 6.1.1.3.2 Definio do Laboratrio Cabe ao OCP selecionar o laboratrio a ser contratado para a realizao dos ensaios de tipo relativos ao processo de certificao do produto, conforme estabelecido no Captulo 12 deste RAC. 6.1.1.3.3 Definio da Amostragem 6.1.1.3.3.1 O OCP deve utilizar no processo de avaliao da conformidade amostras representativas da marca/modelo ou famlia do produto. 6.1.1.4 Auditoria Inicial Aps evidenciar a conformidade em relao aos itens 6.1.1.2 e 6.1.1.3 deste RAC o OCP, de comum acordo com o solicitante, deve programar a realizao da auditoria do SGQ do fabricante. 6.1.1.4.1 A apresentao de certificado de sistema de gesto da qualidade emitido no mbito do SBAC, atendendo os acordos de reconhecimento mtuo (MRA) reconhecido pelo Inmetro e tendo como referncia a ABNT NBR ISO 9001:2008 e sendo esta certificao vlida para a planta de produo do produto, objeto da solicitao, esta certificao deve ser aceita pelo OCP. Neste caso, o detentor do referido certificado deve fornecer ao OCP todos os registros decorrentes desta certificao. Devem ser observadas as seguintes condies: a) A certificao do SGQ da fbrica deve abranger a planta de produo do produto objeto da certificao; b) O solicitante da certificao do produto deve fornecer ao OCP, para anlise, cpia dos relatrios das auditorias do seu sistema da qualidade emitidos pela OCS, inclusive os registros das aes corretivas implementadas. 6.1.1.4.2 Deve ser realizada auditoria pelo OCP que contemple os requisitos tcnicos adicionais previstos no Anexo B e no isenta a realizao dos ensaios de tipo e a avaliao do produto, previstos neste RAC. O OCP pode, a seu critrio, aceitar relatrios de auditoria de outros OCP's que abrangem a fabricao de equipamentos com os mesmos tipos de proteo. 6.1.1.4.3 Se o fabricante no possuir o seu SGQ certificado no mbito do SBAC, o OCP deve realizar a auditoria segundo os requisitos estabelecidos nos Anexos A e B deste RAC.
11/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.1.1.4.4 O OCP apresenta Comisso de Certificao todo o processo de certificao, sem exceo, para apreciao sobre a certificao, depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.1.1.4.5 O parecer da Comisso de Certificao no isenta o OCP de responsabilidades nos certificados concedidos. 6.1.1.5 Emisso do Certificado de Conformidade Esta etapa deve ser realizada depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.1.1.5.1 O Certificado somente deve ser concedido ao solicitante que tenha em seu processo todas as no-conformidades eliminadas. 6.1.1.5.2 Estando o produto conforme, o OCP deve formalizar a concesso da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade, pelo prazo de 3 anos, previsto no Captulo 9, para o(s) produto(s) que atenda(m) aos critrios estabelecidos neste RAC. 6.1.1.5.3 O OCP apresenta Comisso de Certificao todo o processo de certificao, sem exceo, depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.1.1.5.4 A deciso da Comisso de Certificao no isenta o OCP de responsabilidades nas certificaes concedidas. 6.1.1.5.5 O certificado deve conter as informaes abaixo: a) b) c) razo social, CNPJ e endereo completo, do fabricante, do importador e do solicitante e nome fantasia, quando aplicvel; dados completos do OCP (nome, nmero de acreditao e assinatura); identificao do modelo de certificao optado, modelo com Avaliao do Sistema de Gesto da Qualidade do Processo de Produo do Produto e Ensaios no Produto, Modelo Ensaio de Lote ou Modelo Situaes Especiais para Produtos Importados; descrio bsica do produto e os tipos de proteo aplicados; condies especiais de utilizao segura, quando aplicvel; data de emisso e data de validade da certificao; data de emisso original (primeira concesso) e data da reviso, quando aplicvel; o nmero do certificado de conformidade de origem, quando aplicvel; n do relatrio de avaliao do OCP com a data de emisso, no qual deve incluir a identificao do(s) laboratrio(s) de ensaio e do(s) relatrio(s) de ensaio com a data de emisso; lista dos documentos de certificao; marcao completa de acordo com a norma pertinente; a observao: Os produtos devem ser instalados em atendimento s Normas pertinentes em Instalaes Eltricas em Atmosferas Explosivas; nota padronizada, sempre que aplicvel, conforme texto abaixo: As atividades de instalao, inspeo, manuteno, reparo, reviso e recuperao dos equipamentos so de responsabilidade dos usurios e devem ser executadas de acordo com os requisitos das normas tcnicas vigentes e com as recomendaes do fabricante.; e outras observaes relativas aplicao do produto, a critrio do OCP.

d) e) f) g) h) i) j) k) l)

m)

n)

12/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

Nota: O certificado pode ser composto de vrias pginas e no deve conter anexos, como por exemplo, extratos dos relatrios de ensaios contendo detalhes importantes para o usurio, como restries, consideraes especiais quanto aplicao do produto, etc. 6.1.2 Avaliao de Manuteno A manuteno da certificao realizada para constatar, por meio de avaliaes peridicas, se as condies que deram origem concesso inicial da autorizao para o uso do selo de identificao da conformidade esto sendo mantidas. A realizao dos servios de avaliao da conformidade para a manuteno responsabilidade exclusiva do OCP. 6.1.2.1 Planejamento da Avaliao de Manuteno O processo de manuteno da certificao deve ser realizado a cada 18 meses, de acordo com os requisitos estabelecidos nos Anexos A e B deste RAC. 6.1.2.1.1 Desde que haja evidncias que as justifiquem o OCP pode realizar auditorias extraordinrias e sem a necessidade de serem anunciadas. 6.1.2.2 Ensaios de Manuteno Estes ensaios devem ser realizados e registrados, atendendo as etapas a seguir: 6.1.2.2.1 Definio de Ensaios a Serem Realizados 6.1.2.2.1.1 Os ensaios devem ser realizados no produto em que tenha sido constatada no conformidade durante a auditoria de manuteno conforme item 6.1.2.3, ou que tenha sofrido alteraes que modifiquem as caractersticas originais ou por reclamao formal do usurio, mediante avaliao do OCP. 6.1.2.2.1.2 Os ensaios necessrios so definidos pelo OCP em funo da avaliao realizada, conforme 6.1.2.2.1.1. 6.1.2.2.2 Definio do Laboratrio Cabe ao OCP selecionar o laboratrio a ser contratado para a realizao dos ensaios relativos ao processo de manuteno da certificao do produto, conforme estabelecido no item 12 deste RAC. 6.1.2.2.3 Definio da Amostragem de Manuteno 6.1.2.2.3.1 O OCP deve utilizar no processo de avaliao da conformidade uma amostragem representativa e expressiva para cada tipo de proteo do produto avaliado. 6.1.2.2.3.2 A coleta das amostras pode ser realizada na planta de produo, desde que o produto j tenha sido inspecionado e liberado pelo controle de qualidade da fbrica, ou na rea de expedio, em embalagens prontas para comercializao. 6.1.2.2.3.3 O OCP deve elaborar um relatrio de coleta da amostra detalhando o local e as condies em que foram obtidas as amostras. 6.1.2.2.3.4 A amostra deve ser lacrada, quando pertinente, e identificada pelo OCP e encaminhada ao laboratrio para ensaio.

13/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.1.2.3 Auditoria de Manuteno da Certificao A avaliao anual do SGQ do solicitante (fabricante) deve ser programada e realizada pelo OCP, de comum acordo com o solicitante, devendo contemplar os requisitos estabelecidos neste RAC. 6.1.2.3.1 O OCP deve assegurar-se que o solicitante (fabricante) mantm seu processo produtivo controlado de forma a evitar desvios que possam comprometer a conformidade do produto final. 6.1.2.3.2 Caso o fabricante possua o seu SGQ certificado, o OCP deve proceder conforme definido nos itens 6.1.1.4.1 e 6.1.1.4.2. 6.1.2.3.3 Constatada alguma no-conformidade no processo de manuteno da certificao, esta pode acarretar a suspenso ou cancelamento da autorizao do uso do Selo de Identificao da Conformidade para os produtos no conformes, a critrio do OCP. 6.1.2.3.4 O OCP apresenta Comisso de Certificao todo o processo de certificao, sem exceo, depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.1.2.3.5 A deciso da Comisso de Certificao no isenta o OCP de responsabilidades nas certificaes concedidas. 6.1.2.4 Manuteno do Certificado da Conformidade Esta etapa deve ser realizada depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.1.2.4.1 A certificao somente deve ser mantida ao solicitante que tenha em seu processo todas as no-conformidades eliminadas dentro de um prazo concedido pelo OCP. 6.1.2.4.2.O OCP deve manter a certificao para a autorizao do uso do Selo de Identificao da Conformidade, conforme previsto no Captulo 9, para a(s) marcas e modelo(s) e famlia(s) de produto(s) que atenda(m) aos critrios estabelecidos neste RAC. 6.1.2.4.3. A deciso em no conceder a manuteno da certificao acarreta a suspenso imediata do certificado e conseqentemente a desautorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade para o produto reprovado podendo correr outras aes, como, por exemplo, a retirada do mesmo do mercado e/ou recall. 6.2 Modelo com Ensaio de Lote

6.2.1 Avaliao Inicial Para este modelo, a autorizao para uso do selo de identificao da conformidade est vinculada somente ao lote de fabricao e/ou importao avaliado, no sendo permitido qualquer processo visando manuteno da referida autorizao. 6.2.1.1 Solicitao de Incio do Processo 6.2.1.1.1 O solicitante deve encaminhar uma solicitao formal ao OCP na qual deve constar a denominao e caracterstica do produto a ser certificado, o tamanho e a identificao do lote e, anexado a esta, a documentao tcnica do produto. 6.2.1.1.2 No caso de lotes fracionados, a coleta de amostras e a certificao somente devem ser realizadas aps o recebimento de todas as fraes subseqentes do lote.
14/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.2.1.1.3 O OCP deve, no caso de solicitante estrangeiro, confirmar na documentao de importao a identificao do lote objeto da solicitao e, no caso de solicitante nacional, analisar o procedimento de identificao do lote objeto da solicitao. 6.2.1.2 Anlise da Solicitao e da Documentao O OCP, antes de iniciar o servio de certificao, deve analisar a pertinncia da solicitao. Caso a solicitao de certificao seja considerada invivel, o OCP deve comunicar formalmente ao solicitante o motivo da inviabilidade do atendimento e devolver toda a documentao apresentada. 6.2.1.3 Ensaios Iniciais Os ensaios devem ser realizados e registrados, atendendo as etapas a seguir: 6.2.1.3.1 Definies dos Ensaios a serem Realizados

6.2.1.3.1.1 O ensaio deve ser executado em amostras, conforme especificado no item 6.2.1.3.3. O OCP deve informar ao solicitante a quantidade de amostras para a execuo de todos os ensaios exigidos pela norma, informando a quantidade submetida a ensaios destrutivos. Todo o lote deve ser rejeitado, caso haja reprovao em algum requisito ensaiado conforme os ensaios de tipo. 6.2.1.3.1.2 Sendo aprovado a(s) amostras(s) coletadas para o ensaio de tipo o restante do lote deve ser submetido aos ensaios de rotina conforme norma pertinente. Toda pea reprovada no ensaio de rotina deve ser excluda do lote. 6.2.1.3.1.3 Lotes que fazem uso de componentes certificados no mbito do SBAC, no requerem ensaios de tipo em seus componentes. 6.2.1.3.2 Definio do Laboratrio Cabe ao OCP selecionar o laboratrio a ser contratado para a realizao dos ensaios relativos ao processo de certificao do produto conforme estabelecido no Captulo 12 deste RAC. 6.2.1.3.3 Definio de Amostragem

6.2.1.3.3.1 O OCP ou mesmo o prprio solicitante deve encaminhar a(s) amostra(s) para os ensaios de tipo. Devem ser realizados ensaios numa amostragem de 6% do lote, com um mnimo de uma unidade. 6.2.1.3.3.2 Quando pertinente, o lote deve ser lacrado e identificado pelo OCP, e encaminhado ao laboratrio para ensaio. 6.2.1.4 Emisso do Certificado de Conformidade Esta etapa deve ser realizada depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.2.1.4.1 O Certificado somente deve ser concedido ao solicitante que tenha em seu processo todas as no-conformidades eliminadas. 6.2.1.4.2 Estando o produto conforme, o OCP deve formalizar a concesso da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade, previsto no Captulo 9, para o(s) produto(s) que atenda(m) aos critrios estabelecidos neste RAC. 6.2.1.4.3 O OCP apresenta Comisso de Certificao todo o processo de certificao, sem exceo, depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC.
15/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.2.1.4.4 A deciso da Comisso de Certificao no isenta o OCP de responsabilidades nas certificaes concedidas. 6.2.1.4.5 O certificado deve conter as informaes abaixo: a) b) c) razo social, CNPJ e endereo completo, do fabricante, do importador e do solicitante e nome fantasia, quando aplicvel; dados completos do OCP (nome, nmero de acreditao e assinatura); identificao do modelo de certificao optado, modelo com Avaliao do Sistema de Gesto da Qualidade do Processo de Produo do Produto e Ensaios no Produto, Modelo Ensaio de Lote ou Modelo Situaes Especiais para Produtos Importados; descrio bsica do produto e os tipos de proteo aplicados; condies especiais de utilizao segura, quando aplicvel; relao de todas as marcas e modelos certificados e os seus respectivos nmeros de srie; data de emisso e data de validade da certificao; data de emisso original (primeira concesso) e data da reviso, quando aplicvel; o nmero do certificado de conformidade de origem, quando aplicvel; n do relatrio de avaliao do OCP com a data de emisso, no qual deve incluir a identificao do(s) laboratrio(s) de ensaio e do(s) relatrio(s) de ensaio com a data de emisso; lista dos documentos de certificao; marcao completa de acordo com a norma pertinente; identificao do lote; a observao: Os produtos devem ser instalados em atendimento s Normas pertinentes em Instalaes Eltricas em Atmosferas Explosivas; nota padronizada, sempre que aplicvel, conforme texto abaixo: As atividades de instalao, inspeo, manuteno, reparo, reviso e recuperao dos equipamentos so de responsabilidade dos usurios e devem ser executadas de acordo com os requisitos das normas tcnicas vigentes e com as recomendaes do fabricante.; e outras observaes relativas aplicao do produto, a critrio do OCP.

d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n)

o)

p)

Nota: O certificado pode ser composto de vrias pginas e no deve conter anexos, como por exemplo, extratos dos relatrios de ensaios contendo detalhes importantes para o usurio, como restries, consideraes especiais quanto aplicao do produto, etc. 6. 3 Modelo Situaes Especiais para Produtos Importados 6.3.1 Avaliao Inicial 6.3.1.1 Quando aplicvel, segundo avaliao e responsabilidade do OCP, com base nos requisitos estabelecidos neste RAC, o OCP pode emitir certificados baseados neste modelo. 6.3.1.2 Os seguintes produtos no so cobertos por este modelo de avaliao: acessrios de instalao (exemplos: prensa-cabos, eletrodutos flexveis, unies, etc.), luminrias, reatores eletrnicos para lmpadas fluorescentes, lanternas de mo, projetores, invlucros vazios, motores eltricos, caixas de ligao, vlvulas solenides e componentes para sinalizao e comando, salvo quando estes fazem parte de unidade modular de processo. 6.3.1.3 Para os componentes importados, descritos no 6.3.1.2, deve ser devidamente comprovado pelo solicitante que seu destino para uso exclusivo na manuteno de sistemas j instalados e que o(s) certificado(s) esteja(m) vlido(s).
16/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.3.2 Solicitao de Incio do Processo 6.3.2.1 O solicitante deve encaminhar uma solicitao formal ao OCP, na qual deve constar a denominao, a caracterstica do produto e anexado o respectivo memorial descritivo, manuais e outros documentos complementares que o OCP julgar necessrio. 6.3.2.2 Anlise da Solicitao e da Documentao O OCP deve analisar a pertinncia da solicitao. Caso a solicitao da declarao seja considerada invivel, o OCP deve comunicar formalmente ao solicitante o motivo da inviabilidade do atendimento e devolver toda a documentao apresentada. 6.3.2.2.1 O certificado pode ser emitido somente se forem atendidas, concomitantemente, as seguintes condies: a) Ser apresentado certificado de conformidade dos produtos para uso em atmosferas explosivas ou outro documento equivalente no pas de origem, emitido por terceira parte, e vlido para o equipamento completo. b) Os dados contidos nos certificados equivalentes emitidos por organismos estrangeiros devem conter as informaes, no mnimo: tipo de proteo, subgrupo, classe de temperatura e normas de referencia. c) A planta de produo do produto, objeto da solicitao, possuir certificado vlido de Sistema de Gesto da Qualidade, ou ser substitudo por relatrio de acompanhamento do organismo estrangeiro de certificao do produto. d) Ser apresentada nota fiscal de entrada dos produtos importados e no exceder o total de 20 unidades, salvo no caso de descrio de itens da unidade modular de processo e desde que respeitadas s condies estabelecidas neste RAC. e) A solicitao deve totalizar, no mximo, 20 unidades (includas no mesmo Certificado de Conformidade), sendo que a mesma solicitao no pode ter sido objeto de solicitao em qualquer outro OCP, no perodo de seis meses. O solicitante deve formalmente atestar o atendimento a este requisito. f) Certificados emitidos por diferentes entidades estrangeiras para um mesmo produto no sero aceitos para efeito deste modelo de avaliao. g) O OCP deve relacionar em toda a documentao todas as unidades objeto da solicitao e seus respectivos documentos, inclusive os produtos utilizados nas unidades modular de processo, conforme a descrio fornecida pelo fabricante e de forma unvoca (p.ex., modelo, nmero de srie). h) Os produtos no devem estar instalados. 6.3.3 Inspeo 6.3.3.1 O OCP antes de emitir o certificado de acordo com este modelo deve realizar vistoria nos produtos, objeto da solicitao, antes de serem instalado, de forma a verificar se esses produtos esto de acordo com o item 6.3.2.2.1. 6.3.3.2 O certificado deve conter o local e a data da vistoria. 6.3.4 Emisso do certificado Esta etapa deve ser realizada depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.3.4.1 O Certificado somente deve ser concedido ao solicitante que tenha em seu processo todas as no-conformidades eliminadas.
17/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.3.4.2 Estando o produto conforme, o OCP deve formalizar a concesso da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade, previsto no Captulo 9, para o(s) produto(s) que atenda(m) aos critrios estabelecidos neste RAC. 6.3.4.3 O OCP apresenta Comisso de Certificao todo o processo de certificao, sem exceo, depois de cumpridos todos os requisitos exigidos neste RAC. 6.3.4.4 A deciso da Comisso de Certificao no isenta o OCP de responsabilidades nas certificaes concedidas. 6.3.4.5 O certificado deve conter as informaes abaixo: a) b) c) razo social, CNPJ e endereo completo, do fabricante, do importador e do solicitante e nome fantasia, quando aplicvel; dados completos do OCP (nome, nmero de acreditao e assinatura); identificao do modelo de certificao optado, modelo com Avaliao do Sistema de Gesto da Qualidade do Processo de Produo do Produto e Ensaios no Produto, Modelo Ensaio de Lote ou Modelo Situaes Especiais para Produtos Importados; descrio bsica do produto e os tipos de proteo aplicados; condies especiais de utilizao segura, quando aplicvel; relao de todas as marcas e modelos certificados e os seus respectivos nmeros de srie; data de emisso e data de validade da certificao; data de emisso original (primeira concesso) e data da reviso, quando aplicvel; o nmero do certificado de conformidade de origem, quando aplicvel; n do relatrio de avaliao do OCP com a data de emisso, no qual deve incluir a identificao do(s) laboratrio(s) de ensaio e do(s) relatrio(s) de ensaio com a data de emisso; lista dos documentos de certificao; marcao completa de acordo com a norma pertinente; identificao do lote; a observao: Os produtos devem ser instalados em atendimento s Normas pertinentes em Instalaes Eltricas em Atmosferas Explosivas; nota padronizada, sempre que aplicvel, conforme texto abaixo: As atividades de instalao, inspeo, manuteno, reparo, reviso e recuperao dos equipamentos so de responsabilidade dos usurios e devem ser executadas de acordo com os requisitos das normas tcnicas vigentes e com as recomendaes do fabricante.; e outras observaes relativas aplicao do produto, a critrio do OCP.

d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n)

o)

p)

Nota: O certificado pode ser composto de vrias pginas e no deve conter anexos, como por exemplo, extratos dos relatrios de ensaios contendo detalhes importantes para o usurio, como restries, consideraes especiais quanto aplicao do produto, etc. 6.4 Tratamento dos Desvios no Processo de Avaliao da Conformidade 6.4.1 Tratamento de No-Conformidades no Processo de Avaliao Inicial Ocorrendo reprovao do produto nos ensaios, o solicitante deve implementar aes corretivas em seu processo, antes da realizao de novos ensaios.

18/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

6.4.2 Tratamento de No-Conformidades no Processo de Manuteno O produto reprovado nos ensaios de manuteno realizados por laboratrio definido pelo OCP e que esteja em poder do solicitante e no for passvel de reparo deve ser inutilizado com acompanhamento do OCP. Os registros devem ser disponibilizados ao OCP para que seja realizada uma anlise da extenso dessas reprovaes. A autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade no modelo reprovado deve ser suspensa at que todas as aes corretivas sejam implementadas pelo solicitante. Novos ensaios, conforme item 6.1.2.2.1, devem ser realizados em laboratrio, segundo Captulo 12 deste RAC, nos modelos de produtos anteriormente reprovados. Nota: Os produtos com reparos, antes de serem reutilizados devem ser reensaiados de forma a garantir o atendimento aos requisitos de segurana estabelecidos neste RAC. 6.4.3 Tratamento de Produtos No-Conformes Distribudos e Comercializados Na ocorrncia de produtos no-conformes distribudos e comercializados, e dependendo do grau de risco associado no-conformidade, o OCP deve considerar a opo de substituio do produto, ficando o solicitante responsvel por esta ao. Os produtos no conformes devem ser destrudos, se no for um produto passvel de reparo, com o acompanhamento do OCP. Nota: Os produtos com reparos, antes de serem reutilizados devem ser reensaiados de forma a garantir o atendimento aos requisitos de segurana estabelecidos neste RAC.

7 TRATAMENTO DE RECLAMAES O solicitante deve manter registros de todas as reclamaes ou deficincias trazidas ao seu conhecimento, relativas ao produto coberto pela autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade, assim como das aes apropriadas tomadas para atendimento aos requisitos da certificao, tornando-os disponveis ao OCP, quando solicitado. 7.1 Uma Poltica para Tratamento das Reclamaes, assinada pelo representante legal, que evidencie que o solicitante: a) Valoriza e d efetivo tratamento s reclamaes apresentadas por seus clientes; b) Conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se s penalidades previstas nas leis (Lei n 8078/1990, Lei n 9933/1999, ou outros.); c) Estimula e analisa os resultados, bem como toma as providncias devidas, em funo das estatsticas das reclamaes recebidas; d) Define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamaes; e) Compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamao que o mesmo tenha recebido e no prazo por ele estabelecido. 7.2 Uma pessoa ou equipe formalmente designada, devidamente capacitada e com liberdade para o devido tratamento s reclamaes. 7.3 Desenvolvimento de programa de treinamento para a pessoa ou equipe responsvel pelo tratamento das reclamaes, bem como para as demais envolvidas, contemplando pelo menos os seguintes tpicos: a) RACs e normas aplicveis ao produto, processo, servio, pessoas ou sistema de gesto da qualidade; b) Noes sobre as Leis n 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias; e n 9.933, de 20 de dezembro de 1999, que dispe sobre

19/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

as competncias do Conmetro e do Inmetro, institui a taxa de servios metrolgicos, e d outras providncias; c) Noes de relacionamento interpessoal; d) Poltica para Tratamento das Reclamaes; e) Procedimento para Tratamento das Reclamaes. 7.4 Quando pertinente, instalaes individuais e de fcil acesso pelos clientes que desejarem formular reclamaes, bem como com placas indicativas e cartazes afixados estimulando as reclamaes e informando sobre como e onde reclamar. 7.5 Procedimento para Tratamento das Reclamaes, que deve contemplar um formulrio simples de registro da reclamao pelo cliente, bem como rastreamento, investigao, resposta, resoluo e fechamento da reclamao. 7.6 Devidos registros de cada uma das reclamaes apresentadas e tratadas. 7.7 Mapa que permita visualizar com facilidade a situao (exemplo: em anlise, progresso, situao atual, resolvida, ou outros) de cada uma das reclamaes apresentadas pelos clientes nos ltimos 18 meses. 7.8 Estatsticas que evidenciem o nmero de reclamaes formuladas nos ltimos 18 meses e o tempo mdio de resoluo. 7.9 Realizao de anlise crtica semestral das estatsticas das reclamaes recebidas e evidncias da implementao das correspondentes aes corretivas, bem como das oportunidades de melhorias.

8 SELO DE IDENTIFICAO DA CONFORMIDADE A identificao da conformidade no mbito do SBAC indica que os produtos contemplados nesta Portaria esto em consonncia com o previsto na Portaria Inmetro n 179/2009 e em conformidade com os requisitos e com o mecanismo de avaliao da conformidade estabelecidos neste RAC. 8.1 Uso do Selo O Selo de Identificao da Conformidade deve ser colocado em todos os equipamentos eltricos para atmosferas explosivas certificados, de forma visvel afixada em carter permanente e indelvel, conforme estabelecido no Anexo C deste RAC. 8.2 Especificao O Selo de Identificao da Conformidade deve atender aos requisitos deste RAC, especialmente o Anexo C, e ser de responsabilidade do solicitante autorizado, podendo o Inmetro a qualquer tempo e hora, solicitar amostra dos selos confeccionados para verificao quanto ao cumprimento dos mesmos. 8.3 Rastreabilidade O solicitante autorizado deve implementar um controle para a rastreabilidade dos produtos que ostentam o Selo de Identificao da Conformidade, devendo este controle estar disponvel para o Inmetro no mnimo por cinco anos a partir da comercializao. O OCP deve verificar a implementao deste controle, bem como a eficcia da rastreabilidade destes produtos certificados.

20/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

9 AUTORIZAO PARA USO DO SELO DE IDENTIFICAO DA CONFORMIDADE 9.1 A autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade ter a sua validade vinculada validade estabelecida na certificao. 9.2 Concesso de Autorizao 9.2.1 A concesso da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade est condicionada a inexistncia de no conformidade do processo de avaliao inicial, conforme definido nos subitens 6.1.1, 6.2.1, 6.3.1 e 6.4.1 deste RAC. 9.3 Manutenes da autorizao 9.3.1 A manuteno da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade est condicionada a inexistncia de no conformidade do processo de avaliao de manuteno, conforme definido nos subitens 6.1.2 e 6.4.2 deste RAC. 9.4 Suspenso ou cancelamento da autorizao A suspenso ou cancelamento da autorizao para uso do selo de identificao da conformidade ocorre quando no for atendido qualquer dos requisitos estabelecidos neste RAC. 9.4.1 No caso de suspenso ou cancelamento do certificado por descumprimento de qualquer dos requisitos estabelecidos pelo RAC, a autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade fica sob a mesma condio. Nestes casos o solicitante deve cessar o uso da identificao da conformidade e toda e qualquer publicidade que tenha relao com a mesma. 9.4.2 A interrupo da suspenso, parcial ou integral, est condicionada comprovao por parte do solicitante da correo das no-conformidades que deram origem suspenso. 9.4.3 O solicitante que tenha a sua autorizao para uso do selo de identificao da conformidade cancelada somente pode retornar ao sistema aps a realizao de um novo processo completo de certificao.

10 RESPONSABILIDADES E OBRIGAES 10.1 Para o solicitante autorizado: a) Manter as condies tcnico-organizacionais que serviram de base para a obteno da autorizao para uso do selo de identificao da conformidade; b) Cumprir todas as condies estabelecidas nesta Portaria, nas disposies legais e nas disposies contratuais referentes certificao, independente de sua transcrio; c) Comunicar qualquer alterao em sua estrutura que implique em mudanas no produto com a conformidade avaliada, bem como submeter anlise e aprovao do OCP de qualquer modificao efetuada antes de sua comercializao; d) Comunicar imediatamente a interrupo da fabricao, importao ou comercializao do produto certificado; e) Arcar diretamente com as responsabilidades tcnica, civil e penal, de acordo com a legislao vigente, referentes ao produto por ele comercializado, bem como a todos os documentos fornecidos para a avaliao da conformidade;
21/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

f) Acatar as decises pertinentes certificao tomadas pelo OCP, apelando em 1 instncia ao OCP e em 2 instncia ao Inmetro, nos casos de reclamaes e apelaes; g) Caso o solicitante autorizado no seja o fabricante, o mesmo deve se assegurar que a Identificao da Conformidade seja aplicada, preferivelmente na fbrica, em todos os produtos certificados, conforme critrios estabelecidos neste RAC; h) Acatar todas as condies estabelecidas nas respectivas normas tcnicas relacionadas no Captulo 2 deste RAC, nas disposies legais e nas disposies contratuais referentes a autorizao, independente de sua transcrio; i) Facilitar ao OCP ou ao seu contratado, mediante comprovao desta condio, os trabalhos de auditoria e acompanhamento, assim como a realizao de ensaios e outras atividades de certificao previstas neste RAC; j) Quando cessar definitivamente a fabricao e/ou importao, e a comercializao dos produtos para os quais detenha a autorizao para o Uso do Selo de Conformidade, o solicitante autorizado deve informar, imediatamente ao OCP, o qual, por sua vez, notificar esta ocorrncia ao Inmetro. Neste caso, o OCP deve programar uma auditoria extraordinria para verificar os registros dos seguintes requisitos: quando foi fabricado o ltimo lote de produo e em qual quantidade; material disponvel em estoque para novas produes; quantidade de produto acabado em estoque e qual a previso , o solicitante autorizado para que este lote seja consumido; se os requisitos previstos neste RAC foram cumpridos desde a ltima auditoria de acompanhamento.

k) Atender as demais exigncias legais referentes ao produto certificado. 10.2 Para o OCP: a) Implementar o programa de avaliao da conformidade conforme os requisitos estabelecidos no RAC de Avaliao da Conformidade, dirimindo obrigatoriamente as dvidas com o Inmetro; b) Utilizar sistema de banco de dados fornecido pelo Inmetro para manter atualizadas as informaes acerca dos produtos certificados; c) Notificar imediatamente ao Inmetro, no caso de suspenso, extenso, reduo e cancelamento da certificao, atravs do sistema de banco de dados fornecidos pelo Inmetro; d) Acatar eventuais penalidades impostas pelo Inmetro; e) Repassar para o solicitante autorizado as exigncias estabelecidas pelo Inmetro que as impactem; f) Responsabilizar-se pela seleo e contratao de terceiros, tais como laboratrio de terceira parte acreditado, organismo de inspeo, pessoal competente para avaliao do produto e da fbrica. g) Nos casos em que a marcao no for realizada no local de fabricao o OCP deve tambm realizar auditoria no local de marcao.

11 PENALIDADES A inobservncia das prescries compreendidas neste RAC acarretar a aplicao das penalidades previstas no artigo 8 da Lei n 9933, de 20 de dezembro de 1999.

22/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

12 USO DE LABORATRIO DE ENSAIO 12.1 Os OCP, acreditados pelo Inmetro, e que utilizem laboratrios de ensaios, a regra para seleo destes laboratrios o do uso de laboratrio acreditado pelo Inmetro, para o escopo previsto neste RAC.

12.2 Em carter excepcional e precrio, desde que condicionado a uma avaliao pelo OCP, poder utilizar laboratrio no acreditado para o escopo especfico, quando configurada uma das hipteses abaixo descritas: a) Quando no houver laboratrio acreditado pelo Inmetro para o escopo do programa de avaliao da conformidade. b) Quando houver somente um laboratrio acreditado pelo Inmetro, e o OCP, evidencie que o preo das anlises do laboratrio no acreditado em comparao com o acreditado seja, no mnimo, inferior a 50%. c) Quando o(s) laboratrio(s) acreditado(s) pelo Inmetro no atender(em) em no mximo dois meses o prazo para o incio dos ensaios previstos neste RAC. Nota: A avaliao realizada pelo OCP no laboratrio no acreditado dever ser feita por profissional do OCP que possua registro de no mnimo 3 auditorias nos trs ltimos anos sucessivos na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. 12.3 Quando configurada uma das hipteses anteriormente descritas, o OCP deve seguir a seguinte ordem de prioridade na seleo de laboratrio no acreditado pelo Inmetro para o escopo especfico: a) Laboratrio de 3 parte acreditado para outro(s) escopo(s) de ensaio(s); b) Laboratrio de 3 parte no acreditado; c) Laboratrio de 1 parte no acreditado. 12.4 Os motivos que levaram o OCP a selecionar o laboratrio, considerando as possibilidades descritas nos subitens 12.2 e 12.3, devem estar devidamente registrados pelo OCP, atravs de documentos comprobatrios. 12.5 Para os ensaios realizados por laboratrios estrangeiros em produtos j certificados no pas de origem devem ser observadas as equivalncias do mtodo de ensaio e da metodologia de amostragem estabelecidos. Alm disso, esses laboratrios devem ser acreditados pelo Inmetro ou por um Organismo de Acreditao que seja signatrio de um dos seguintes acordos de reconhecimento mtuo, os quais o Inmetro faz parte: a) Interamerican Accreditation Cooperation IAAC b) European Cooperation for Accreditation EA c) International Laboratory Accreditation Cooperation ILAC Notas: 1) A relao dos laboratrios acreditados pode ser obtida consultando-se o stio do Inmetro, www.inmetro.gov.br, das cooperaes e dos organismos signatrios dos referidos acordos; 2) O escopo de acreditao do laboratrio deve incluir o mtodo de ensaio aplicado no mbito deste RAC; 3) Os relatrios de ensaios emitidos pelo laboratrio devem conter identificao clara e inequvoca de sua condio de laboratrio acreditado.
23/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

13 ATIVIDADES EXECUTADAS POR OCP ESTRANGEIROS 13. 1 As atividades de avaliao da conformidade, executadas por um organismo estrangeiro podem ser aceitas, desde que observadas todas as seguintes condies: O Organismo de Certificao de Produto (OCP) brasileiro, acreditado pelo Inmetro deve ter um Memorando de Entendimento (MOU) com o organismo estrangeiro; b) O organismo estrangeiro deve ser acreditado pelas mesmas regras internacionais adotadas pelo Inmetro, para o mesmo escopo ou equivalentes; c) As atividades realizadas por organismo no exterior devem ser equivalentes quelas regulamentadas pelo Inmetro; d) O organismo acreditado pelo Inmetro deve emitir a autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade regulamentao brasileira e deve assumir todas as responsabilidades pelas atividades realizadas por organismo no exterior e decorrente desta emisso, como se o prprio tivesse conduzido todas as atividades; e) O OCP brasileiro, acreditado pelo Inmetro, deve ser o responsvel pelo julgamento e concesso das autorizaes para uso do Selo de Identificao da Conformidade, e f) O Inmetro deve aprovar o MOU. 13.2 No caso da avaliao ser feita por OCP estrangeiro e no contemplar todos os requisitos estabelecidos neste RAC, o OCP deve complementar a avaliao realizando os requisitos no atendidos. a)

14. EMISSO DE CERTIFICADOS DE CONFORMIDADE BASEADA NA ANLISE DE RELATRIOS DE ENSAIOS (ExTR) EMITIDOS POR LABORATRIOS (ExTL) ACREDITADOS PELO IECEx 14.1 Os OCPs nacionais podem emitir certificados de conformidade com base em certificaes realizadas por Organismo de Certificao (ExCB) acreditado pelo IECEx, quando forem atendidos os requisitos indicados a seguir: a) tenha sido verificado, no Relatrio de Ensaio (ExTR), que os mtodos de ensaio e as metodologias de amostragem so equivalentes aos definidos neste RAC; b) tenha sido verificado, no Relatrio de Auditoria da Qualidade (QAR), que o procedimento adotado equivalente ao definido neste RAC c) Os relatrios de ensaios (ExTR) tiverem sido emitidos por um Laboratrio de Ensaio (ExTL) acreditado e que opera dentro do sistema IECEx Nota: informaes sobre produtos certificados pelo sistema internacional de certificao IECEX podem ser obtidas no banco de dados on-line de certificados de conformidade, disponvel no seguinte endereo da internet: http://iecex.iec.ch/. _____________________________ / Anexos A, B e C

24/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

ANEXO A - REQUISITOS TCNICOS PARA A AVALIAO DO SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO ISO 9001:2008

A.1 A avaliao do sistema de gesto da qualidade de fabricao, sob responsabilidade do OCP, utilizando a NBR ISO 9001:2008, deve verificar o atendimento no mnimo dos requisitos relacionados abaixo: 4.2.3 4.2.4 7.1 7.4.3 7.5.1 7.5.3 7.5.5 7.6. 8.2.1 8.2.3 8.2.4 8.3 8.5.2 8.5.3 Controle de Documentos Controle de Registros Planejamento da Realizao do Produto Verificao do Produto Adquirido Controle de Produo e Fornecimento de Servio Identificao e Rastreabilidade Preservao do Produto Controle de Dispositivos de Medio e Monitoramento Satisfao do cliente Medio e Monitoramento de Processos Medio e Monitoramento de Produto Controle de Produto no-conforme Ao corretiva Ao preventiva

_____________________________ /Anexos B e C

25/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

ANEXO B REQUISITOS TCNICOS ADICIONAIS PARA A AVALIAO DO SISTEMA DA QUALIDADE

B.1

Controle de Documentos

Adicionalmente ao item 4.2.3 da NBR ISO 9001:2008, aplicam-se os seguintes requisitos: a) Os documentos do equipamento (descritivos e desenhos) e da unidade fabril devem ser controlados; b) Procedimentos documentados devem garantir que as informaes dos documentos da unidade fabril referem-se ao equipamento objeto da certificao. Os documentos relacionados devem estar em conformidade com os desenhos aprovados na certificao (os documentos relacionados so aqueles utilizados no processo de fabricao); c) O sistema da qualidade deve garantir que nenhum fator (tipo, caracterstica, posio, etc.) definido no Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade e documentao tcnica (p.ex. os desenhos de certificao) alterado; d) Deve haver um sistema documentado que referencie todos os desenhos relacionados com os desenhos de certificao pertinentes. e) Quando existem desenhos de certificao que so comuns a mais de um Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade, deve haver um sistema documentado que assegure aes suplementares simultneas no caso de alteraes em tais desenhos; Nota: Alguns fabricantes utilizam componentes comuns com o mesmo nmero de desenhos para mais de um produto. Alguns destes produtos podem ter diferentes pessoas responsveis por eles. Desta forma, se um produto com um componente e nmero de desenho comum revisado para atender a uma necessidade e o seu certificado revisado, necessria a existncia de um sistema para assegurar que qualquer outro certificado que faa referncia ao mesmo componente seja tambm ser revisado, de forma a garantir que os demais produtos estejam em conformidade com os documentos do equipamento.

f) Quando um fabricante possui desenhos para produtos no destinados ao uso em atmosferas explosivas, deve existir um sistema documentado que possibilite uma clara identificao dos desenhos relacionados e dos desenhos de certificao; Nota: Os exemplos que seguem podem ser usados: - Uso de marcas visuais; - Uso de uma srie exclusiva para a numerao dos desenhos, p.ex. todos os desenhos referentes certificao possuindo um prefixo Ex na numerao.

g) O fabricante deve indicar em documento qual o OCP responsvel pela certificao; h) Quando os documentos do equipamento ou do fabricante so repassados a uma terceira parte eles devem ser fornecidos de modo a evitar interpretao errnea.

26/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

B.2

Controle de Registros

Aplica-se o item 4.2.4 da NBR ISO 9001:2008. Nota: de total interesse do fabricante reter os registros da qualidade adequados, que demonstram a conformidade do produto. Exemplos de documentos que requerem controle e reteno so: - aqueles que procedem de requisitos regulatrios; - pedido do cliente; - anlise crtica de contrato; - registros de treinamento; - dados de ensaios e inspees; - dados de calibrao; - avaliao de subcontratados; - dados de expedio (cliente, data de expedio e quantidade, incluindo nmeros seriais quando disponveis).

B.3

Planejamento da Realizao do Produto

Adicionalmente ao item 7.1 da NBR ISO 9001:2008, aplicam-se os itens a seguir. B.3.1 Invlucros prova de exploso (Ex d) B.3.1.1 Materiais fundidos Materiais fundidos devem ser submetidos inspeo que demonstre sua conformidade. Devem ser verificados, p.ex.: - a espessura das paredes (incluindo aquelas que no foram usinadas); - a existncia de rachaduras, a incluso de material estranho, bolhas e porosidade (visualmente ou por um mtodo de ensaio, dependendo da criticidade). O reparo da porosidade de materiais fundidos por mtodos de impregnao, p.ex. atravs do uso de silicone, no recomendado. Quando um material fundido reparado por solda, ele estar sujeito aos requisitos aplicveis a invlucros usinados, p.ex. ensaio de sobrepresso de rotina.

B.3.1.2 Usinagem Materiais usinados devem ser submetidos inspeo que demonstre sua conformidade. Devem ser verificados, p.ex.: - a planicidade das juntas flangeadas prova de exploso; - a rugosidade superficial de todas as juntas no roscadas prova de exploso; - o encaixe de todas as juntas roscadas prova de exploso (p.ex., entradas de cabos e tampas de acesso roscadas); - a profundidade dos furos e das roscas para assegurar uma espessura adequada da parede residual; - os requisitos dimensionais de todas as juntas prova de exploso.

B.3.1.3 Juntas cimentadas e montagens encapsuladas Procedimentos documentados devem indicar o seguinte:
27/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

a) a validade e o tempo de armazenamento do cimento e do composto encapsulante; b) as propores da mistura; c) a preparao da superfcie (normalmente requerido o desengorduramento ou equivalente imediatamente antes da operao, para garantir uma boa adeso); d) a aplicao, p.ex., de instrues de preenchimento, isento de bolhas e as condies de temperatura; e) a cura, que deve incluir: o perodo de cura, quaisquer fatores ambientais relevantes, as medidas para garantir que o produto no seja manipulado durante o perodo de cura. B.3.1.4 Ensaio de presso de rotina O objetivo do ensaio verificar se o invlucro no sofre dano ou deformao permanente e que no h vazamentos do invlucro durante o ensaio que no sejam atravs dos interstcios construtivos, p.ex. juntas prova de exploso. Vazamentos atravs de juntas cimentadas ou montagens encapsuladas constituem falhas. O ensaio pode ser realizado uma nica vez com uma montagem completa, ou uma srie de aplicaes em cada parte do invlucro. Invlucros que possuem mais de um compartimento devem ter cada compartimento ensaiado individualmente. O mtodo utilizado deve assegurar que a montagem completa ou suas partes so submetidas a esforos representativos, p.ex., que utilizado o sistema real de fechamento do invlucro. Dispositivos de fixao que afetam as propriedades mecnicas do tipo de proteo invalidam o ensaio. Os mtodos hidrulicos so recomendados devido a consideraes de segurana e das dificuldades na deteco de vazamentos com mtodos pneumticos. A instalao de ensaio deve ser adequada para fornecer prontamente a presso requerida durante o perodo do ensaio. Vazamentos atravs de juntas prova de exploso podem ser reduzidos pelo uso de gaxetas ou anis de vedao. O manmetro deve estar calibrado, ter resoluo e faixa adequadas, e estar localizado de modo a no invalidar o ensaio (p.ex. devido queda de presso nas tubulaes). O mtodo de ensaio deve possibilitar que qualquer vazamento seja monitorado durante o perodo de ensaio. A verificao do ensaio de presso de rotina deve incluir a inspeo do produto quanto a dano ou deformao, p.ex. se juntas flangeadas prova de exploso ainda esto dentro das tolerncias especificadas e se os fechamentos no esto deformados. B.3.1.5 Juntas flangeadas As juntas flangeadas devem ser verificadas aps a montagem final para garantir que o interstcio especificado no foi excedido.

28/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

B.3.1.6 Componentes sinterizados Materiais sinterizados so utilizados em muitos produtos, tais como detetores de gases e alto-falantes. Quando um OCP emitir um Certificado de conformidade involvendo tais componentes, os parmetros de projeto para os componentes sinterizados normalmente cobrem trs fatores: - tamanho mximo do poro; - densidade mnima; - dimetro e espessura do sinterizado. A finalidade deste item fornecer uma orientao para os fabricantes de como eles podem demonstrar que os componentes sinterizados atendem aos requisitos de projeto como detalhado no Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade. B.3.1.6.1 Orientao para a Verificao Existem trs opes disponveis: - o fabricante conduz as verificaes e ensaios; - o fabricante atravs de um contrato realiza um acompanhamento peridico e documentado no fornecedor do sinterizado, aceitando uma declarao de conformidade do fornecedor do sinterizado; - o fabricante aceita o sinterizado com uma declarao de conformidade do fornecedor o qual possui um sistema de qualidade implementado e Atestado contendo em seu escopo a fabricao de materiais sinterizados. B.3.1.6.2 Ensaios Os ensaios para as trs opes de verificao devem ser realizados de acordo com os requisitos do Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade. Requisitos tpicos de ensaio so apresentados na ISO 4003 e ISO 2738. O ensaio pode ser conduzido amostralmente, desde que a amostragem no seja inferior a 1% do tamanho do lote ou em 10 unidades, a que for maior. Quando ensaios forem conduzidos amostralmente para determinar o tamanho do poro e a densidade do sinterizado, os resultados devem ser calculados para estabelecer o desvio padro () para a amostragem, ou seja: P o desvio padro para o tamanho do poro; D o desvio padro para a densidade; O tamanho mximo do poro no deve exceder e a densidade mnima deve permanecer igual ou ser superior aos valores estabelecidos no Certificado de conformidade quando 3 considerado. Por esta razo o valor mdio da amostragem, mais 3 P (para o tamanho do poro) e menos 3 D (para a densidade) no deve invalidar os requisitos do Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade. B.3.1.6.3 Exemplos de Ensaios Os seguintes exemplos so fornecidos como orientativos:

29/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

Exemplo 1 (tamanho do poro): Tamanho mximo permitido para o poro, conforme especificado em um certificado de conformidade Valor mdio Desvio padro (P ) Assim, valor mximo Se o desvio padro (P ) for Ento o valor mximo Exemplo 2 (densidade): Densidade mnima permitida, conforme especificado no certificado de conformidade Valor mdio Desvio padro (D ) Assim, valor mnimo Se o desvio padro (D ) for Ento o valor mnimo

= 150 m = 140 m = 2 m = 140 + (2 x 3) = 146 m (aprovado) = 5 m = 140 + (5 x 3) = 155 m (reprovado)

= 5 gcm-3 = 5,3 gcm-3 = 0,05 gcm-3 = 5,3 - (0,05 x 3) = 5,15 gcm-3 (aprovado) = 0,12 gcm-3 = 5,3 - (0,12 x 3) = 4,94 gcm-3 (reprovado)

Nota: Em alguns casos o sinterizado construdo diretamente em um invlucro slido. Para estabelecer o valor da densidade, a seguinte frmula deve ser utilizada:

Reescrita como segue:

Onde W a densidade da gua; m1 somente o invlucro, pesado no ar; m2 somente o invlucro, pesado na gua; m3 o invlucro e o sinterizado (montados), pesados no ar; m4 a montagem revestida, pesada no ar; m5 a montagem revestida, pesada na gua.

B.3.1.6.4 Informaes de Compra O fabricante deve assegurar que os documentos de compra incluem o seguinte: - A especificao do material do sinterizado; - Os requisitos dimensionais;
30/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

- O tamanho mximo do poro; - A densidade mnima do sinterizado. B.3.1.6.5 Componentes pr-ensaiados Quando o fabricante no conduz seus prprios ensaios, o fornecedor deve apresentar em uma declarao de conformidade o seguinte: - O tamanho do lote fabricado; - O tamanho da amostragem para definir o tamanho mximo do poro e a densidade mnima; - O nmero de componentes fornecidos; - O tamanho mximo do poro e a densidade mnima calculados (valores mdios e desvios padro devem ser fornecidos). B.3.1.6.6 Controle de recebimento No recebimento, o fabricante deve: - Verificar os ensaios realizados descritos na declarao de conformidade; - Verificar a compatibilidade dos requisitos no pedido de compra com a declarao de conformidade ; - Conduzir os ensaios (se realizados na unidade fabril); - Conduzir a verificao estatstica com relao ao sinterizado.

B.3.2 Segurana intrnseca (Ex i) B.3.2.1 Componentes de produtos intrinsecamente seguros As caractersticas a seguir devem ser verificadas com relao aos seguintes componentes para utilizao em equipamentos intrinsecamente seguros e equipamentos associados. Isto normalmente implica em verificar a marcao dos componentes ou da embalagem e pode ser realizado atravs de tcnicas estatsticas, se apropriado: Resistores: Capacitores: Dispositivos piezoeltricos: Componentes indutivos: valor, potncia, tipo. valor, tolerncia, tipo.

fabricante, tipo, capacitncia. tipo, indutncia, resistncia em cc, nmero de espiras, seo e material do fio e, se apropriado, especificao e material do ncleo e da bobina. tipo, fabricante, isolao, tenso. Diodos Diodos Zener Transistores Circuitos integrados Tiristores cdigo e, se apropriado, fabricante.

Transformadores: Semi-condutores:

31/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

Pilhas e baterias:

fabricante e normalizada.

tipo

ou

designao

Fusveis: Materiais isolantes:

fabricante, tipo e valor. especificao, dimenses apropriado, cdigo. e, se

Conectores (p. ex. plugues, soquetes e terminais):

cdigo e, se apropriado, fabricante.

B.3.2.2 Placas de circuito impresso (PCIs) B.3.2.2.1 PCIs no povoadas B.3.2.2.1.1 Para PCIs de alta densidade ou complexas, p.ex. PCIs de multicamadas, o lote pode ser aceito com uma declarao de conformidade. A declarao deve demonstrar conformidade em relao aos documentos de compra, p.ex. um plano de qualidade que liste os fatores que em conjunto demonstram a conformidade do produto. B.3.2.2.1.2 Para PCIs simples ou duplas, a arte final deve ser visualmente verificada utilizando um negativo fotogrfico (transparncia), um desenho certificado ou uma amostra de inspeo controlada. B.3.2.2.1.3 Os documentos de compra devem especificar a espessura do cobre, a espessura da PCI e valores de CTI. B.3.2.2.2 PCIs povoadas B.3.2.2.2.1 O verniz e coberturas devem ser controlados com relao especificao do material, eficcia da cobertura e, se requerido, aplicao de duas camadas independentes, i.e. a primeira camada deve curar ou secar por um tempo adequado antes da aplicao da segunda camada. B.3.2.2.2.2 Para PCIs, o fabricante deve manter uma lista de componentes crticos quanto segurana utilizados na produo (p.ex. resistores e diodos zener), conforme definido pelo OCP que emitiu o Certificado de Conformidade. Os componentes desta lista devem ser verificados em 100%. Isto pode ser realizado por: - uma inspeo visual; ou - para componentes SMD, garantindo o carregamento correto das mquinas pick and place e uma inspeo visual da colocao correta; - por equipamentos de ensaio automticos desde que o equipamento verifique individualmente cada componente crtico e por inspeo visual conduzida para verificar o cdigo dos componentes em montagens com diodos ou diodos zener. Nota: Se a mquina de pick and place seleciona a bobina de componentes com base na medio do valor do componente, a funo de medio deve ser calibrada.

32/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

B.3.2.2.2.3 Devem ser fornecidos procedimentos documentados que garantam que as rotinas para montagem e soldagem esto definidas. B.3.2.2.2.4 As segregaes das PCIs montadas manualmente devem ser verificadas em 100%. B.3.2.3 Montagens B.3.2.3.1 Procedimentos documentados devem garantir que a documentao da produo inclui todas as variaes relevantes do projeto do produto. B.3.2.3.2 A documentao da produo deve indicar todos os componentes crticos quanto segurana e, no caso de partes encapsuladas, o fabricante, o tipo, a mistura e a profundidade do encapsulante. B.3.2.3.3 Procedimentos documentados devem garantir que mantida a segregao entre partes relacionadas (p.ex. terminais) e o cabeamento, e que so utilizadas as cores e/ou etiquetas especificadas. B.3.2.3.4 As selagens devem ser verificadas quanto compatibilidade com o grau de proteo do produto. B.3.2.4 Ensaios Quaisquer ensaios do Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou do Certificado de Conformidade, p.ex. ensaios de alta tenso em montagens completas ou componentes individuais, tais como transformadores, devem ser controlados por procedimentos documentados e conduzidos em 100%, a menos que permitido pela Norma Tcnica aplicvel. B.3.2.5 Montagens de circuitos intrinsecamente seguros em invlucros Ex d, Ex p ou Ex q Quando invlucros Ex d, Ex p ou Ex q contm circuitos intrinsecamente seguros, devem ser tomadas precaues, conforme indicado no Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade, para garantir que outros itens listados no Relatrio de Ensaio ou Avaliao so selecionados, montados e instalados conforme os desenhos referenciados. B.3.3 Segurana aumentada (Ex e) B.3.3.1 Grau de Proteo Procedimentos documentados devem garantir que so verificados: a) b) c) d) a continuidade da soldagem; o encaixe de gaxetas e anis de vedao; o encaixe de lingetas e ranhuras moldadas (macho e fmea); a aplicao de cimentos.

B.3.3.2 Fiao interna e integridade de contatos

33/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

Procedimentos documentados devem garantir que so verificados se: a) b) a fiao est efetivamente fixada; a fiao est corretamente acabada, p.ex. a isolao dos fios de conexo no foi removida excessivamente (normalmente 1 mm para dentro do metal do terminal); a isolao da fiao possui caractersticas trmicas apropriadas.

c)

B.3.3.3 Mquinas rotativas Procedimentos documentados devem garantir que: a) as conexes de terminao do rotor e dos barramentos esto segregadas corretamente e no esto sujeitas a esforos indevidos; b) o entreferro verificado (entre rotor e estator) ou calculado a partir das tolerncias definidas; c) a folga do ventilador verificada; d) a folga dos mancais verificada.

B.3.3.4 Enrolamentos Procedimentos documentados devem garantir que: a) as impregnaes esto isentas de bolhas; b) os materiais da isolao so aqueles da especificao; c) a proteo dos condutores verificada; d) quando dispositivos de proteo (p.ex. trmicos) so especificados no Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade, eles devem ser do tipo e estar na localizao especificados. B.3.3.5 Ensaios Todos os ensaios devem ser documentados. Tipicamente, os ensaios devem incluir: a) ensaios dieltricos; b) isolao de mancais para mquinas rotativas.

B.3.4 Equipamentos pressurizados (Ex p) B.3.4.1 Grau de proteo Procedimentos documentados devem garantir que so verificados:
34/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

a) a continuidade da soldagem; b) o encaixe de gaxetas e anis de vedao; c) o encaixe de lingetas e ranhuras moldadas (macho e fmea); d) a aplicao de cimentos. B.3.4.2 Ensaios Todos os ensaios devem ser documentados. Tipicamente, estes ensaios devem incluir: a) um ensaio de sobrepresso, na presso especificada no Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade; b) um ensaio de perdas, para garantir que a taxa de perda especificada no excedida.

B.3.5 Encapsulamento (Ex m) B.3.5.1 Documentao da produo Protees trmicas (p.ex. fusveis trmicos) devem ser do tipo especificado e estar posicionadas de acordo com os desenhos de certificao. As orientaes apresentadas em B.3.1.3 so aplicveis. B.3.5.2 Ensaios Todos os ensaios devem ser documentados. Ensaios tpicos incluem: a) inspeo visual; b) verificao das caractersticas dieltricas.

B.3.6 Imerso em leo (Ex o) Todos os ensaios devem ser documentados. Ensaios tpicos incluem: a) ensaio de presso reduzida (somente para invlucros selados); b) ensaio de sobrepresso (invlucros selados e no selados).

B.3.7 Imerso em areia B.3.7.1 Controle do material O material deve ser de tamanho e tipo definidos. Devem existir evidncias como a verificao da flamabilidade dos materiais do invlucro e esses materiais devem ser aqueles especificados no Relatrio de Ensaio ou Avaliao ou no Certificado de Conformidade.
35/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

B.3.7.2 Preenchimento O preenchimento deve ser feito sem bolhas. claramente necessrio garantir que no so criadas bolhas aps o preenchimento por movimento oscilante. O processo de preenchimento deve ser documentado e a documentao de incluir o critrio de verificao. B.3.7.3 Grau de proteo Procedimentos documentados devem garantir que so verificados: a) a continuidade da soldagem; b) o encaixe de gaxetas e anis de vedao; c) o encaixe de lingetas e ranhuras moldadas (macho e fmea); d) a aplicao de cimentos. B.3.7.4 Ensaios Todos os ensaios devem ser documentados. Ensaios tpicos incluem: a) ensaio de presso; b) ensaio de rigidez dieltrica do material de preenchimento.

B.4 Verificao do Produto Adquirido Adicionalmente ao item 7.4.3 da NBR ISO 9001:2008, aplicam-se os seguintes requisitos: a) Para produtos adquiridos que possam comprometer o tipo de proteo, o fabricante deve determinar e implementar verificaes que demonstrem a conformidade do produto com as normas listadas no relatrio de ensaio e no Certificado de conformidade, levando-se em conta a natureza do produto e do fornecedor. b) Durante a deciso de qual tipo de verificao requerido para um produto adquirido em particular, o fabricante deve considerar a natureza do produto adquirido, o fornecedor, a quanto ele crtico para o tipo de proteo em questo. Nota: Ao considerar se um fornecedor deve realizar a verificao, o fabricante deve levar em conta os resultados de suas avaliaes conduzidas no processo de compras. A deciso deve refletir a competncia do fornecedor, incluindo se ele possui um sistema da qualidade que cobre a atividade, os recursos, p.ex. equipamento, e profissionais com qualificao adequada e experincia. Este ltimo ponto particularmente significativo quando requerida uma deciso, como no caso de inspeo de peas fundidas prova de exploso. Quando o fabricante delega ao fornecedor a realizao de ensaio ou inspeo relevantes para o tipo de proteo, o material deve ser fornecido com uma declarao de conformidade que confirme sua realizao.

36/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

c) Quando o fornecedor foi avaliado e foram obtidas evidncias objetivas documentadas que demonstram que o fornecedor completamente capaz de produzir e verificar o produto ou servio, no requerida verificao adicional do produto ou servio, se uma declarao de conformidade fornecida com cada lote ou produto. d) Quando o Certificado de conformidade especifica ensaios ou inspees de rotina, estes devem ser realizados em todo e qualquer produto. Eles podem ser realizados pelo fornecedor ou pelo fabricante. Quando realizados pelo fornecedor, eles devem ser especificados nos documentos de compra, p.ex. por um plano de qualidade, e confirmados pelo fornecedor, p.ex. por uma declarao de conformidade. e) Se a verificao de um produto no pode ser realizada aps a fabricao, p.ex. as partes internas de circuitos intrinsecamente seguros encapsulados, o produto somente pode ser aceito se fornecido com uma declarao de conformidade. Esta deve indicar especificamente conformidade aos documentos de compra, p.ex. um plano de qualidade, que liste os fatores que conjuntamente demonstram a conformidade do produto. f) Se forem permitidos ensaios ou inspees por amostragem, eles devem ser conduzidos de modo a demonstrar a conformidade do lote inteiro. g) Quando o fornecedor requer treinamento ou conhecimentos e formaes especializadas para realizar uma verificao, eles devem ser documentados e os registros do treinamento devem ser mantidos. h) Quando o fabricante decide no realizar inspees e ensaios em suas instalaes, as inspees e ensaios devem ser realizados nas instalaes do fornecedor sob a responsabilidade do fabricante. i) Quando um fornecedor entrega um produto com evidncia de conformidade para aplicao em atmosferas explosivas (p.ex., um relatrio de ensaio ou um Certificado de conformidade), no so requeridas verificaes adicionais, a menos que o fabricante considere necessrio.

B.5 Controle de Produo e Fornecimento de Servio Aplica-se o item 7.5.1 da NBR ISO 9001:2008. Nota: O fabricante deve apresentar seus procedimentos, os equipamentos em produo, os ambientes de trabalho e suas instalaes para inspeo e ensaios, que em conjunto garantem a conformidade do produto, como descrito no Certificado de conformidade e de acordo com os requisitos da certificao.

B.6 Identificao e Rastreabilidade Adicionalmente ao item 7.5.3 da NBR ISO 9001:2008, aplicam-se os seguintes requisitos: a) O fabricante deve estabelecer e manter procedimentos para a identificao do produto durante todas as etapas de produo, ensaio, inspeo final e comercializao. b) requerida rastreabilidade com relao ao produto final e suas partes significativas.
37/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

Nota: Partes significativas so, p.ex., uma placa de circuito impresso (PCI) de um circuito intrinsecamente seguro, mas no cada componente eletrnico de uma PCI.

B.7 Preservao do Produto Aplica-se o item 7.5.5 da NBR ISO 9001:2008. Nota: O fabricante deve fornecer um manual de instrues em portugus aos seus clientes que possibilitem a utilizao segura do produto. Se considerado necessrio pelo fabricante, as instrues devem conter requisitos especiais para a instalao e a manuteno do produto. Isto pode ser especificado no Certificado. Podem ser requeridos procedimentos para componentes com vida limitada se eles afetarem o tipo de proteo, como, p.ex. baterias.

B.8 Controle de Dispositivos de Medio e Monitoramento Adicionalmente ao item 7.6 da NBR ISO 9001:2008, aplicam-se os seguintes requisitos: Nota: O atendimento de 7.6(a) da NBR ISO 9001:2008 pode ser feito atravs da utilizao de laboratrio de calibrao acreditado (que possa demonstrar ao OCP que atua em conformidade com uma norma reconhecida internacionalmente e , preferencialmente, coberto por um acordo multilateral) e pela obteno de um certificado ostentando o logo da acreditao. Quando esse certificado obtido, o laboratrio no necessita ser submetido a avaliao adicional. a) Quando um certificado de calibrao no ostenta o logo de acreditao de uma autoridade nacional de acreditao, cada certificado de calibrao deve incluir pelo menos as seguintes informaes: - uma identificao inequvoca do item calibrado; - evidncia que as medies so rastreveis a padres de medio nacionais ou internacionais; - o mtodo de calibrao; - uma declarao de conformidade em relao a qualquer especificao representativa; - os resultados da calibrao; - a incerteza da medio, se necessrio; - as condies ambientais, quando relevante; - a data da calibrao; - a assinatura da pessoa responsvel pela emisso do certificado; - o nome e endereo da organizao emissora e a data da emisso do certificado; - uma identificao inequvoca do certificado de calibrao. b) Quando um certificado de calibrao no ostenta o logo de acreditao de uma autoridade nacional de acreditao ou no contm a informao listada em B.8.b, o fabricante deve demonstrar uma relao vlida com padres de medio nacionais ou internacionais por outros meios (p.ex. avaliao documentada da planta industrial).

B.9 Satisfao do cliente Aplica-se o item 8.2.1 da NBR ISO 9001:2008.

38/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

Nota: Para os propsitos deste RAC, a satisfao do cliente est relacionada conformidade do produto com os requisitos das normas, relatrio de ensaio e certificado.

B.10 Medio e Monitoramento de Processos Aplica-se o item 8.2.3 da NBR ISO 9001:2008. Nota: Se um processo pode afetar a integridade do tipo de proteo, e se a integridade resultante no pode ser verificada aps a fabricao (p. ex. as condies ambientais requeridas para a cura de um encapsulante), esse processo especfico deve ser medido e monitorado e deve ser mantida evidncia documentada que demonstre a conformidade com os parmetros requeridos (veja tambm B.3).

B.11 Medio e Monitoramento de Produto Aplica-se o item 8.2.4 da NBR ISO 9001:2008. Nota: Se ensaios de rotina so requeridos pelo certificado e pelos documentos do equipamento, esses ensaios devem ser realizados conforme especificado, no sendo permitido o uso de tcnicas de amostragem. Se praticvel, a etiqueta de marcao no deve ser afixada at que a inspeo final e o ensaio tenham sido completados satisfatoriamente.

B.12 Controle de Produto no-conforme Adicionalmente ao item 8.3 da NBR ISO 9001:2008, aplicam-se os seguintes requisitos: Nota: Uma das finalidades deste item evitar no-conformidades nos produtos fornecidos. a) O fabricante deve manter um sistema de modo que, no caso de um produto no-conforme com as normas listadas no certificado de conformidade ter sido fornecido, o cliente possa ser identificado. b) fabricante deve tomar as aes adequadas ao grau de risco, quando produtos no-conformes tiverem sido fornecidos ao cliente. Nota: recomendado que o fabricante informe ao OCP responsvel pela emisso do Certificado de Conformidade. c) Se um produto inseguro ou no-conforme foi fornecido a um cliente, o fabricante deve informar por escrito ao cliente e ao OCP responsvel pela emisso do certificado. d) Se no possvel rastrear o produto inseguro (p.ex. produto fornecido por distribuidor, ou devido ao alto volume de produtos, como prensa-cabos), um anncio deve ser colocado em publicaes apropriadas recomendando as aes a serem tomadas. e) Para todos os produtos no-conformes que tenham sido fornecidos a clientes, o fabricante deve manter, por um perodo mnimo de 10 anos, registros de: - nmeros de srie ou identificao dos produtos fornecidos;
39/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

- o cliente que recebeu o produto; - a ao tomada para informar aos clientes e o OCP no caso de produto no-conforme com segurana afetada; - a ao tomada para implementar aes corretiva e preventiva. f) No so permitidas concesses para produtos que no esto de acordo com o projeto conforme definido no relatrio de ensaio, no Certificado de conformidade e na documentao tcnica listada.

B.13 Ao corretiva Aplica-se o item 8.5.2 da NBR ISO 9001:2008.

B.14 Ao preventiva Aplica-se o item 8.5.3 da NBR ISO 9001:2008.

B.15 Requisitos Adicionais Se forem utilizados requisitos da NBR ISO 9001:2008 alm dos listados no anexo A podero ser utilizados requisitos adicionais aos listados no anexo B especficos da rea explosiva, conforme norma pertinente. _____________________________ / Anexo C

40/41

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N XXX/ 2010

ANEXO C IDENTIFICAO DA CERTIFICAO NO MBITO DO SBAC C.1 Na identificao do produto certificado devem constar as informaes estabelecidas na norma tcnica de requisitos gerais. C.2 Para pequenos componentes, quando no houver condies para a identificao como indicado na representao grfica, permitida a indicao do logo do Inmetro e do OCP sem seus respectivos nomes. No havendo condies para esta identificao, a mesma deve ostentar, no mnimo, os campos 1 (Smbolos) e 2 (Nmero do certificado). C.3 Em embalagens individuais de produtos deve-se utilizar o modelo de selo completo. Porm, nos casos em que no houver espao para aplicao do selo completo ou nos casos em que a aplicao se d pela impresso direta na embalagem, ser admitida a utilizao do selo compacto, respeitando-se a dimenso mnima do selo, de 11mm de largura.

1 2 Identificao na Embalagem Identificao no Produto

Legenda: 1 - Smbolos: Ex, tipo de proteo em ordem alfabtica, grupo do equipamento eltrico, classe de temperatura e/ou temperatura mxima de superfcie e identificaes adicionais exigidas pela norma especfica para o respectivo tipo de proteo; 2 - Nmero do certificado, incluindo as letras X ou U, quando aplicvel. Nota: A disposio dos campos apenas uma sugesto.
_____________________________

41/41

Das könnte Ihnen auch gefallen