Sie sind auf Seite 1von 16

EFICINCIA DAS LAGOAS DE ESTABILIZAO DA ESTAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO PARQUE ATHENEU, GOINIA, GO.

Wilder de Paula Sateles1 Frederico Eugnio da Paz e Sousa Medrado1 Antnio Pasqualetto2

Resumo : A ETE Parque Atheneu composta por uma lagoa anaerbia e duas lagoas facultativas, sendo responsvel pelo tratamento do esgoto de vrios bairros da cidade de GoiniaGO. Objetivou-se analisar o efluente em diferentes fases do processo de tratamento. Dentre os resultados, destaca-se a reduo de carga orgnica, avaliada pela DBO que foi maior na lagoa anaerbia (1 lagoa), sendo em mdia 67,4%, porm para todo o sistema, obteve-se eficincia mdia de 85,70%. O efluente final atende a Legislao Estadual Lei n 8544 de 17/10/78 (SEMAGO/84) e a Resoluo CONAMA 020/86 art. 21 que estabelece os padres de lanamento de efluentes de qualquer natureza em guas interiores, superficiais e subterrneas. Palavras-Chave : Afluente, lagoa anaerbia, lagoas facultativas e esgoto.

Abstract: the ETE Parque Atheneu is composed of an anaerobic lagoon and two optional ones, responsible by the treatment of several sections of Goinia city in the State of Gois. The purpose was to analyse the effluent in different stages during the process of treatment. Among the results, one detaches the decrease of organic loading estimated by BOD which was larger in the anaerobic lagoon (the first one), with a rate of 67,4% but for all system, one got a rate of efficiency of 85,70%. The final effluent applies the State legislation-law number 8544 of October seventeen, 1978 (SEMAGO/84) and the resolution CONAMA 020/86 article twenty-one which establishes the patterns of effluent launching of any kind in inner, shallow, and underground waters. Key-words : Influent, anaerobic lagoon, optional lagoon and wastewater.

_______________________________
1

Formandos em Engenharia Ambiental - UCG, sateles2@hotmail.com Eng. Agro. ,Prof. Dr. Antnio Pasqualetto, Universidade Catlica de Gois - UCG, Servio Nacional de aprendizagem industrial - SENAI, Centro Federal de Educao Tecnolgica - CEFETGO, rua 16, n. 108, centro Goinia, GO, (62) 2250668, pasqualetto@ucg.br
2.

2 INTRODUO

Esgotos so os despejos provenientes das diversas modalidades do uso das guas. Os esgotos so compostos de 99,9% de gua e 0,1% de matria slida. (VON SPERLING, 1996b) O esgoto urbano possui caractersticas que variam de acordo com as caractersticas, costumes, hbitos e poder aquisitivo da populao de cada regio, necessitando assim, de mtodos especficos para tratamento, alm de monitorao acompanhada de anlises que servem para verificar valores de parmetros como Demanda Bioqumica de Oxignio DBO., Oxignio Dissolvido OD, Demanda Qumica de Oxignio DQO., Carga Orgnica CO., potencial hidrogeninico pH, fsforo total, slidos suspensos, amnia, temperatura, cloretos, coliformes totais, coliformes fecais e outros utilizados para determinar a eficincia do tratamento e se os efluentes finais atendem a Resoluo CONAMA 020/86 no que diz respeito a qualidade do corpo receptor. (SANEAMENTO DE GOIS, S.A. SANEAGO, 2000) A eficincia no tratamento do esgoto seja qual for sua natureza, depende do mtodo empregado na elaborao e execuo do projeto da Estao de Tratamento de Esgoto (ETE), entretanto, de acordo com Kato et al. (1999) citado por Cardoso et al. (2003), o sistema combinado mais utilizado no mundo, em escala real, continua sendo a lagoa anaerbia seguida de lagoa facultativa. O municpio de Goinia possui trs Estaes de Tratamento de Esgoto, sendo analisada a ETE Parque Atheneu, da qual foi objeto de estudos do presente trabalho, por ser composta de tratamento primrio, uma lagoa anaerbia e duas lagoas facultativas em srie, alm de apresentar dados de monitorao. O objetivo deste trabalho baseia-se em fazer um diagnstico da eficincia da ETE Parque Atheneu e verificar se os parmetros esto dentro dos padres aceitveis pela legislao.

3 REVISO LITERATURA

Escolha do local para ETE

Vrios so os fatores que podem interferir na escolha do local destinado implantao de uma ETE, a comear pela topografia, sobretudo se houver, para um pequeno ncleo populacional, a possibilidade de escoamento por gravidade na totalidade do sistema de esgotamento. Neste caso, a ETE dever ficar em cota inferior de todos os prdios contribuintes, elevando assim o nmero de stios merecedores de cotejo. O local, em princpio, deve propiciar simplicidade, flexibilidade e economia para a ETE, compatibilizando-a com a vizinhana. Em outras palavras, o local ideal seria aquele que dispensasse recalque, sifes e travessias onerosas, facilitasse a disposio do efluente e do lodo, mesmo em circunstncias anormais, e redundasse em perfeita harmonia da ETE com a paisagem existente (DACACH,1991)

Lagoa anaerbia

Elas so dimensionadas para receber cargas orgnicas elevadas, que impedem a existncia de oxignio dissolvido no meio lquido. Sua profundidade geralmente varia de 3,0 m a 4,5 m e o tempo de deteno hidrulico nunca inferior a 3 dias (KELLNER e PIRES, 1998). De acordo com Sperling (1996), o tempo de deteno hidrulico varia de 3 a 6 dias. Para estes mesmos pesquisadores, por no haver oxignio dissolvido em seu meio lquido a matria orgnica ali presente digerida anaerobicamente. Segundo Gloyna (1971) citado por Kellner e Pires (1998), a eficincia da remoo de DBO nas lagoas anaerbias est intimamente relacionada com a quantidade e natureza dos slidos sedimentveis presentes no esgoto bruto afluente.

Lagoa facultativa

Em geral, essas unidades apresentam profundidades que variam de 1,00 a 1,50 m e tempos de deteno hidrulicos prximos a 20 dias. O termo facultativa refere-se dualidade ambiental caracterstica desse tipo de lagoa: aerbia na superfcie e anaerbia no fundo. Durante a maior parte do dia, prevalece as condies aerbias na maior parte da coluna lquida, devido principalmente produo de oxignio fotossinttico e a reaerao superficial. Ao anoitecer,

4 cessada a incidncia da luz solar sobre a lagoa, a produo de oxignio, a partir da fotossntese, interrompida. Com isso, passa a prevalecer a condio anaerbia na maior parte da coluna lquida. Essa regio em que ora aparece como aerbia, ora como anaerbia, caracteriza e denomina esse tipo de lagoa como facultativa (KELLNER e PIRES, 1998).

METODOLOGIA

Descrio da ETE parque atheneu

A ETE Parque Atheneu entrou em operao no ano de 1984 com gradeamento e duas lagoas facultativas em paralelo. Em 1994 encontrava-se saturada, tendo sido ampliada com a execuo de uma nova lagoa anaerbia a montante e o sistema em srie. O tratamento dos esgotos na estao realizado por processo fsico que corresponde ao gradeamento, e pelo processo biolgico atravs de Lagoas de Estabilizao. O sistema de tratamento biolgico composto por trs lagoas, sendo uma anaerbia e duas facultativas em srie. A ETE Parque Atheneu responsvel pelo tratamento do esgoto de 42.994 habitantes. Devido a sua localizao, a populao atendida a residente nos bairros: Parque Atheneu, Parque das Laranjeiras, Jardim Bela Vista, Parque Santa Cruz, Conjunto Anhanguera, Jardim da Luz, Jardim Vitria, Conjunto Fabiana, Bairro Santo Antonio e Condomnio Alphaville. As lagoas de estabilizao da ETE Parque Atheneu esto dimensionadas conforme a tabela 01:

Tabela 01 Dimenses das lagoas de estabilizao da ETE Parque Atheneu, Goinia GO. Parmetro Tipo rea espelho (ha) Profundidade (m) Lagoa 1 Anaerbia 1,00 3,50 Lagoa 2 Facultativa 1 2,71 3,00 Lagoa 3 Facultativa 2 2,90 2,26

5 Monitorao experimental

O sistema foi monitorado mensalmente de janeiro / 2002 agosto / 2003 pelo rgo responsvel pelo saneamento no estado de Gois, SANEAMENTO DE GOIS S/A SANEAGO (2003). As amostras da ETE foram coletadas em quatro pontos: afluente, efluente da lagoa anaerbia, efluente da lagoa facultativa 1 e efluente da lagoa facultativa 2, sendo da lagoa facultativa 2 que representa o efluente final. Foram realizadas anlises de amostras em determinados meses e certas etapas carecem de alguns parmetros. Nas anlises habituais so determinados parmetros fsico-qumicos e bacteriolgicos. Sendo os fsico-qumicos: temperatura da amostra; pH; cloretos; oxignio dissolvido; DBO; DQO; slidos sedimentveis; slidos suspensos; slidos suspensos volteis; slidos suspensos fixos; slidos totais; slidos totais volteis; slidos totais fixos; fsforo total; leos e graxas; carga orgnica e os bacteriolgicos: ndice de coliforme total; ndice de coliforme fecal. Entretanto, devido a importncia de certos parmetros, foram selecionados para fins desta pesquisa os seguintes:

a) Demanda Bioqumica de Oxignio: Quantidade de oxignio necessria para oxidar a matria biologicamente. um dos parmetros mais importantes na medio da poluio orgnica e na quantidade de material orgnico para efeito de dimensionamento de reatores biolgicos. Como a oxidao completa da matria orgnica demora de 21 a 28 dias, padronizou-se o teste da DBO em 5 dias a 20 C (DBO padro). A DBO um parmetro adequado para avaliar a biodegradabilidade da matria orgnica num ambiente aerbio, no sendo um bom indicativo para um ambiente anaerbio. (NUNES, 2001)

b) Demanda Qumica de Oxignio: Quantidade de oxignio necessria para oxidar quimicamente a matria orgnica. No teste de DQO alm da matria orgnica biodegradvel, tambm oxidada a matria orgnica no biodegradvel e outros componentes inorgnicos (sulfetos, por exemplo). tambm usado n a quantificao de matria orgnica, principalmente quando as guas residurias contm substncias txicas. Uma das grandes vantagens em relao a DBO o tempo de realizao da anlise, de 2 a 3 horas. (NUNES, 2001)

6 Segundo Nunes (2001), a relao DQO / DBO muito importante no estudo dos possveis tipos de tratamento, haja vista que importante saber o grau de biodegradabilidade das guas residurias, como tambm se pode eliminar os testes de DBO o controle de estaes de tratamento, caso se chegue concluso de que h uma relao praticamente constante.

c) Oxignio Dissolvido: a quantidade de oxignio dissolvido no meio lquido. O oxignio dissolvido (OD) de essencial importncia para os organismos aerbios (que vivem na presena de oxignio). Durante a estabilizao da matria orgnica, as bactrias fazem uso do oxignio nos seus processos respiratrios, podendo vir a causar reduo da sua concentrao no meio. Caso o oxignio seja totalmente consumido, tem-se as condies anaerbias (ausncia de oxignio), com gerao de maus odores. (VON SPERLING, 1996a)

d) Carga Orgnica: Mede a concentrao e quantidade total de matria orgnica presente em amostra de determinado volume de esgoto, em quilos de matria orgnica por unidade de tempo. (MENDES, 2003). Os parmetros selecionados foram avaliados e os dados tabulados e organizados em grficos, que expressam seus valores nos anos de 2002 e 2003. Alm destes foram tambm avaliados Taxa de Aplicao Volumtrica TAV para a lagoa anaerbia e a Taxa de Aplicao Superficial TAS para as lagoas facultativas. Estes parmetros so importantes para determinar, respectivamente, se o sistema esta saturado ou no para realizar a remoo de carga orgnica obtendo eficincia satisfatria. Atravs deste estudo ser verificado se cada lagoa realiza o tratamento de seu efluente com alta eficincia. Na avaliao destes, foi utilizado a maior DBO de entrada em cada lagoa e a vazo mxima de seu respectivo ms. Para realizao desta verificao foram utilizadas as seguintes frmulas, para cada tipo de lagoa, como sugere Mendes (2003). Lagoa anaerbia: CO = Qmax (m/dia) x DBO (mg/L) x 10-3 TAV deve estar entre (0,1 - 0,4) kg.DBO/m.dia V (m) = CO (kg.DBO/dia) TAV (kg.DBO/m.dia) ,

7 Lagoa facultativa 1: CO = Qmax (m/dia) x DBO (mg/L) x 10-3

TAS = 20t - 60 As (ha) = CO (kg.DBO/dia) TAS (kg/ha.dia) - Lagoa facultativa 2: TAS = 14t - 40 As (ha) = CO (kg.DBO/dia) TAS (kg/ha.dia) Onde: TAV Taxa de Aplicao Volumtrica (Kg.DBO/m.dia). TAS Taxa de Aplicao Superficial (Kg.DBO/h.dia). t temperatura mdia encontrada no ms mais frio = 15 C CO Carga Orgnica (Kg.DBO/dia). Qmax vazo mxima encontrada no ms de maior DBO de cada lagoa (m/dia). DBO maior Demanda Bioqumica de Oxignio encontrada na entrada de cada lagoa (mg/l). V volume (m). As Area superficial (espelho d'gua) (m). , CO = Qmax (m/dia) x DBO (mg/L) x 10-3 ,

RESULTADOS E DISCUSSO

Dos resultados obtidos mostrados nas figuras 01 e 02, percebeu-se que aps a lagoa anaerbia onde se encontra maior eficincia no tratamento do esgoto com relao aos ndices de DBO referentes aos anos de 2002 e 2003, com a mdia de 66,9% e 68,8% respectivamente. Na lagoa anaerbia a DBO diminui muito mais que nas duas lagoas facultativas, tendo diferena de aproximadamente 55,95% nos dois anos estudados. Esta reduo na DBO acontece porque a lagoa anaerbia que recebe o efluente bruto, composto de maior quantidade de carga orgnica.

400 350 300 DBO (mg/L) 250 200 150 100 50 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ms L. Facultativa 2 L. Facultatva1 L. Anaerbia Afluente

Figura 01 Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) do afluente e lagoas de estabilizao na ETE Parque Atheneu, Goinia, 2002

400 350 DBO (mg/L) 300 250 200 150 100 50 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Ms L. Facultativa 2 L. Facultatva1 L. Anaerbia Afluente

Figura 02 - Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) do afluente e lagoas de estabilizao na ETE Parque Atheneu, Goinia, 2003.

Nos meses de Junho de 2002 e Abril e Junho de 2003 foi encontrado valores maiores de DBO no afluente. No perodo de seca, ocorre a reduo do volume de esgoto,pois no tem contribuio de guas pluviais, ocasionando maior consumo de matria orgnica e DBO mais concentrada, j que sua unidade obtida em mg/L. De maneira contrria o menor ndice de DBO ocorre nos meses de Maro de 2002 e Janeiro, Fevereiro e Maro de 2003 quando h precipitao pluviomtrica, aumentando a vazo, ocasionando diluio do material orgnico e conseqentemente reduo da DBO.

9 Em relao a Demanda Qumica de Oxignio (figuras 03 e 04), segue a tendncia dos ndices de DBO, ou seja, o efluente que sai da lagoa anaerbia apresenta maior reduo deste parmetro. Igualmente so observados ndices com maiores e menores quantidades de DQO devido a variaes entre perodo seco e chuvoso.
1000 900 800 700 600 500 400 300 200 100 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ms

Afluente L. Anaerbia L. Facultativa 1 L. Facultativa 2

Figura 03 - Demanda Qumica de Oxignio (DQO) do afluente e lagoas de estabilizao na ETE Parque Atheneu, Goinia, 2002.

DQO (mg/L)

1000 900 800 700 600 500 400 300 200 100 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ms Ago

Afluente L. Anaerbia L. Facultativa 1 L. Facultativa 2

Figura 04 - Demanda Qumica de Oxignio (DQO) do afluente e lagoas de estabilizao na ETE Parque Atheneu, Goinia, 2003.

DQO (mg/L)

10 Nos meses de Julho, Setembro, Outubro e Novembro de 2002 e Abril, Maio e Julho de 2003 foram observados aumentos na DQO ora na lagoa facultativa 1, ora na lagoa facultativa 2. De acordo com Mendes (2003) esses aumentos que ocorrem nas lagoas facultativas, provavelmente, so provenientes da toxicidade presente no efluente, sendo esta causada por microorganismos tais como as algas cianotoxinas, as bactrias vermelhas e outros que possuem toxinas naturais. O aparecimento destes microorganismos txicos so proveniente de fenmenos naturais que podem propiciar condies favorveis ao seu desenvolvimento. Outro motivo da elevao da DQO pode ser resultado da morte de grande quantidade de algas ou bactrias. Para Eficincia Total na Remoo de Carga Orgnica, ao final de todas as etapas, obtevese mdia de 84,73% em 2002 e de 86,68% em 2003. Nos meses de Junho de 2002 e Fevereiro, Junho e Julho de 2003 foram encontrados os maiores ndices na eficincia total (figuras 05, 06). Em Fevereiro de 2003 ocorreu maior eficincia na remoo de carga orgnica, provavelmente, devido coleta da amostra ser efetuada somente em um nico dia do ms e coincidir com um dia em que no houve precipitao pluviomtrica, no alterando sua vazo e conseqentemente mantendo o tempo de deteno hidrulico (tempo necessrio para os microorganismos realizarem a remoo da matria orgnica) projetado para as lagoas. Outro fator que contribuiu para a eficincia foi a alta temperatura ambiente (27 C), o que de acordo com Mendes (2003) fundamental para acelerar as atividades metablicas dos microorganismos que fazem a remoo da carga orgnica. Os demais meses de maior eficincia resultado do perodo de seca e elevadas temperaturas, onde o efluente mais concentrado, mantendo a vazo do projeto com o tempo de deten o hidrulico adequado e remoo da carga orgnica otimizada, alm da acelerao do metabolismo dos microorganismos.

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ms

Figura 05 Eficincia total na remoo da Carga Orgnica (CO) do afluente e lagoas de estabilizao na ETE Parque Atheneu, Goinia, 2002.

Remoo de Carga Orgnica (%)

11

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Ms

Figura 06 - Eficincia total na remoo da Carga Orgnica (CO) do afluente e lagoas de estabilizao da ETE Parque Atheneu, Goinia, 2003.

Nos meses de Janeiro e Abril de 2003, foram encont rados baixos ndices na remoo da carga orgnica, decorrentes de coletas realizadas em dias sem precipitao pluviomtrica e baixas temperaturas (23 C). Vale ressaltar que segundo Mendes (2003) a eficincia na remoo de carga orgnica est diretamente r elacionada com o valor da DBO, sendo que quanto maior o grau de poluio orgnica, maior a DBO do efluente; paralelamente, medida que ocorre estabilizao da matria orgnica, decresce a DBO. Essa relao representada pela frmula: CO= Q (m/dia) x DBO (mg/L) x 10-3 . Quanto ao oxignio dissolvido, que nas anlises do afluente a ETE zero, mostra-se presente a partir da primeira lagoa facultativa (figuras 07 e 08), isto se d pelo surgimento de elevado nmero de algas que utilizam a amnia (NH3 ) e outros compostos inorgnicos, alm de substncias liberadas pelas bactrias aerbias, dixido de carbono (CO2 ) e gua, aps o metabolismo da matria orgnica. Essas algas, na presena de luz solar, fazem a sntese celular liberando oxignio para o meio lquido. Este processo ocorre somente na parte aerbia das lagoas facultativas. Observou-se atividades aerbias na superfcie da lagoa anaerbia, porm com menor intensidade. A maior profundidade deste tipo de lagoa favorece as atividades anaerbias, inibindo a mistura de oxignio dissolvido no meio lquido a maiores profundidades. Associa-se a

Remoo de Carga Orgnica (%)

12 produo de gases pelos microorganismos anaerbios que tendem a emergir contribuindo para expulsar o oxignio. Em decorrncia da alta incidncia de raios solares, nos meses de maro / 2002 e abril / 2003, ocorreu maior sntese celular por parte das algas, liberando quantidades elevadas de oxignio para o meio lquido. No ms de novembro / 2002 constatou-se menor ndice de oxignio dissolvido em decorrncia da maior nebulosidade, decorrente do perodo chuvoso que interfere na incidncia de radiao solar.

Oxignio Dissolvido (ml/L)

4,5 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ms

Afluente L. Anaerbia L. Facultativa 1 L. Facultativa 2

Figura 07 - Oxignio Dissolvido (OD) do afluente e lagoas de estabilizao na ETE Parque Atheneu, Goinia, 2002.

4,5

Oxignio Dissolvido (ml/L)

4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago

Afluente L. Anaerbia L. Facultativa 1 L. Facultativa 2

Ms

Figura 08 - Oxignio Dissolvido (OD) do afluente e lagoas de estabilizao na ETE Parque Atheneu, Goinia, 2003.

13 Quanto a Taxa de Aplicao Volumtrica e Taxa de Aplicao Superficial foram encontrados os seguintes dados:

Lagoa Anaerbia

V = 35000 m DBO = 375 mg/L Qmax = 67,4 L/s = 5823,4 m/dia TAV (0,1 - 0,4) kg.DBO/m.dia projetado CO = Q x DBO x 10-3 CO = 5823,4 x 375 x 10-3 CO = 2183,8 Kg/dia V = CO TAV = CO = 2183,8 TAV = 0,06 kg.DBO/m.dia encontrado TAV V 35000

Lagoa Facultativa 1

A = 2,71 ha DBO = 126 mg/L Qmax = 82,47 L/s = 7125,4 m/dia t = 15 C

TAS = 20t - 60 TAS = 20 x 15 - 60 TAS = 240 kg/ha.dia projetado CO = Q x DBO x 10-3 CO = 7125,4 x 126 x 10-3 CO = 897,8 kg/dia As = CO TAS = CO TAS As = 897,8 TAS = 331,3 kg/ha.dia encontrado 2,71

14 Lagoa Facultativa 2

A = 2,90 ha DBO = 86,6 mg/L Qmax = 82,47 L/s = 7125,4 m/dia t = 15 C

TAS = 14t - 40 TAS = 14 x 15 - 40 TAS = 170 kg/ha.dia projetado CO = Q x DBO x 10-3 CO = 7125,4 x 86,6 x 10-3 CO = 617 kg/dia As = CO TAS = CO TAS As = 617 TAS = 212,8 kg/ha.dia encontrado 2,90

Observou-se que todas as lagoas esto com a atividade de tratamento de esgoto acima do limite projetado, fazendo com que caia a eficincia do sistema, principalmente nos meses onde se encontra maior concentrao do efluente e/ou maior vazo. Essa ineficincia observada pela diferena do TAV e TAS projetado com o encontrado atualmente.

CONCLUSES E RECOMENDAES

Vrios so os fatores externos que influenciam no funcionamento da ETE Parque Atheneu, que dependendo das condies em que se encontram inter-relacionados, os mesmos so responsveis por sua eficincia. Devido a ligaes clandestinas de gua pluvial, a vazo do efluente que chega na ETE varia no perodo de chuva, sendo fator extremamente importante para determinar sua eficincia alterando significativamente o tempo de deteno hidrulico projetado. Este fator altera tambm a concentrao do efluente que menor, tornando-o menos concentrado em perodo de maior precipitao pluviomtrica.

15 A temperatura ambiente fator que influencia bastante na concentrao do efluente, sendo que em poca de alta temperatura, ocorre maior evaporao na lagoa, tornando-o mais concentrado. Este fator importante tambm para elevar a eficincia do sistema, tornando o ambiente das lagoas, favorvel ao desenvolvimento de microorganismos, acelerando sua atividade metablica. A incidncia de raios solares contribui na eficincia de certos parmetros, sendo alterado dependendo da nebulosidade. A ETE Parque Atheneu apresenta ndice satisfatrio em atendimento legislao estadual, Lei n 8.544 de 17 de Outubro de 1978 (SEMAGO) e Resoluo CONAMA 020/86 art. 21, apesar de estar funcionando acima de seu limite de projeto. necessrio que seja feita uma ampliao da ETE para que a mesma funcione com maior eficincia. Para o melhor funcionamento da ETE seriam necessrias algumas medidas tais como melhoria de cintures verdes, formando uma cortina de reteno de odor e melhorando o aspecto paisagstico da regio; importante que seja feito um trabalho de conscientizao da populao visando a diminuio de ligaes clandestinas; as anlises devem ser do tipo composta e efetuadas com maior freqncia, aumentando a sua confiabilidade.

16 REFERNCIAS CARDOSO, Frieda et al. (2003). Avaliao da eficincia em termos de remoo de DBO e DQO de duas estaes de tratamento de esgoto em escala real, envolvendo reatores anaerbios e pstratamento em lagoa facultativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 22, Joinville, 14 19 Setembro 2003. (CD-Room) CONAMA. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resoluo 020 de 1986. DACACH, Nelson Gandur. Tratamento primrio de esgoto. 1 ed. Rio de Janeiro: EDC Ed. Didtica e Cientfica, 1991. 106p. KELLNER, Erich e PIRES, Eduardo Cleto. Lagoas de estabilizao. Rio de Janeiro: ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental, 1998. 244p. MENDES, Osmar Ferreira. Anotaes de aula : disciplina tratamento de resduos lquidos. Departamento de Engenharia / Universidade Catlica de Gois, 2003. NUNES, Jos Alves. Tratame nto fsico-qumico de guas residurias industriais. 3 ed. Aracaju: Grfica e Editora Triunfo Ltda, 2001. 298p. SANEAMENTO DE GOIS SANEAGO. Resultado de anlise de esgotos da ETE Parque Atheneu 2002 e 2003. Gerncia de Tratamento de Esgoto/SANEAGO, 2003. 16p. (Arquivo) SANEAMENTO DE GOIS SANEAGO. Saneago e comunidade na estao de tratamento de esgotos Parque Atheneu: projeto integrante do programa de educao ambiental da saneago. Goinia: Gerncia de Tratamento de Esgoto/SANEAGO, 2000. 18p. VON SPERLING, Marcos. Princpios do tratamento biolgico de guas residurias: introduo qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. 2 ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental/UFMG, 1996a. vol. 1, 243 p. VON SPERLING, Marcos. Princpios do tratamento biolgico de guas residurias: princpios bsicos do tratamento de esgotos. 5 ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental/UFMG, 1996b. vol. 2, 211 p.

Das könnte Ihnen auch gefallen