Sie sind auf Seite 1von 6

Inteligncia e emoo Na construo dos equipamentos orgnicos para a evoluo, a Divindade programou que o hemisfrio direito do crebro seja

responsvel pela beleza, pela arte, pelos sentimentos, tendo um carter criativo e holstico, enquanto que o esquerdo responda pelo conhecimento, pela razo e pela lgica, demarcadamente separados pelo corpo caloso.

Na atualidade, no h como negar as notveis conquistas da inteligncia, responsveis pela Tecnologia e por todos os extraordinrios contributos da Cincia, tornando a vida na Terra mais confortvel, com muitos males eliminados ou contornados, propiciando bem-estar, conforto e facilidades de todo porte. Nada obstante, no se pode desconhecer que esses instrumentos fabulosos de que se tem utilizado o conhecimento so tambm responsveis por males incontveis e desastres dantes jamais imaginados de se tornarem realidade.

Referimo-nos s armas ditas inteligentes com o seu poder de destruio superlativa, assim como as elaboradas quimicamente para matar, as biolgicas portadores de epidemias terrveis, ao lado de outras tantas capazes de destruir a flora, a fauna, contaminar as guas e intoxicar a atmosfera com o nico objetivo ganancioso do poder arbitrrio e egotista de governantes desalmados.

Ao lado das comunicaes virtuais de inestimvel significado para o progresso do indivduo, assim como das massas, encontra-se a perversa utilizao para o crime de vrias expresses, para a dissoluo dos costumes, para a promiscuidade, para o comrcio nefando de vidas em floraes, para a drogadio, com todo o seu cortejo de tragdias, para a expanso da loucura, para a perda do sentido psicolgico existencial...

A imaginao exacerbada pelo conhecimento entorpece as emoes elevadas e contribui para as alucinadas fugas da realidade, para o prazer exaustivo e o gozo irrefrevel, em nome do moderno, do oportuno e do inadivel.

O tempo gasto na execuo do anseio de estar em todo lugar ao mesmo tempo, desfrutando das concesses decorrentes de viagens fantsticas, de intercmbios para o gozo exorbitante, esgota-se na ampulheta dos anos e logo surgem as frustraes atormentadoras, o tdio doentio, a indiferena pela vida e o desprezo dos valores ticos, relegados a plano secundrio ou totalmente desconsiderados.

Criou-se um quase abismo entre o saber e o sentir, entre a inteligncia e a emoo, gerando a perda da comunicao realmente afetiva, do esprito de gentileza e de bondade, do companheirismo, da autoiluminao pela conquista da conscincia, reduzindo o ser humano condio de mquina em funcionamento automtico sem controle nem diretriz.

Vive-se a epopeia da cultura utilitarista e selvagem em detrimento da harmonia entre a inteligncia e a emoo, para que seja possvel o desenvolvimento e vivncia das aspiraes superiores da vida.

A existncia tem como finalidade precpua a autoconquista, a transformao dos instintos violentos em emoes equilibradas, da agressividade defensiva em utilizao da energia criadora, e no para o erotismo extravagante, para a fruio dos sentidos no mergulho da escurido do ego, com total esquecimento do Esprito que se . * * * O tradicional conceito em torno da voz do corao torna-se uma necessidade de atualizao, por ensejar o aprimoramento dos valores ticos registrados no hemisfrio direito, propiciando o seu enriquecimento emocional, que trabalhar em favor da conquista do bem que expressa a vontade e as leis de Deus.

A inteligncia, portanto, desenvolvida e cultivada sem o controle das emoes radicadas nos princpios valiosssimos do amor, torna-se alucinada, exacerbada pelo egosmo de que se nutre, em detrimento das necessidades humanas que se movimentam em toda parte.

O corao humano o grande motor responsvel pela manuteno da vida fsica na viagem evolutiva, possuindo 40.000 clulas nervosas que so responsveis por aes pensantes, quais se constitussem um pequeno crebro no seu conjunto, independendo das funes que so atribudas ao rgo total. Lentamente, aps incontveis padecimentos, o ser humano vai descobrindo que a inteligncia sem a emoo dignificada transforma-se em conquista prejudicial, geradora de conflitos inominveis e de condutas extravagantes quo alucinadas.

Como efeito, surge o impositivo de se trabalhar com a mesma intensidade o hemisfrio direito, exercitando os valores da emotividade, da inspirao, do servio de solidariedade humana, ao mesmo tempo em que se torna impostergvel o dever de ampliar a rea do afeto, vinculando-se aos ideais de enobrecimento e s pessoas lutadoras que se transformam em lderes do progresso social e moral da humanidade.

O conhecimento, que abre as janelas da alma para a percepo da realidade, quando no nutrido pelo sentimento tico, conduz cegueira da razo, que somente se direciona para o imediatismo do prazer e do interesse pessoal, com parcial ou total indiferena pelo que sucede em volta.

Assim tem sido o comportamento da sociedade nesses longos milnios de desenvolvimento da inteligncia, na nsia de ultrapassar os limites das ocorrncias e no desespero de solucionar as dificuldades que parecem impedi-la de alar voos cada vez mais amplos em busca do Infinito...

Enquanto o amor no vicejar nos sentimentos, contribuindo em favor da harmonia interna, do equilbrio das emoes defluentes das sensaes, ainda em fase primria de seleo, o sofrimento seguir ao lado dos viandantes pelos caminhos carnais.

Desenvolver um programa de realizaes internas, caracterizadas pelos sentimentos de compreenso em favor da famlia humana, torna-se uma urgente necessidade que no deve ser postergada, sem que surjam ocorrncias nefastas, angustiantes.

Ningum consegue viver em equilbrio sem um projeto de existncia alicerado na afetividade, o que implica dizer que ningum logra realizar-se durante a vida fsica sem um objetivo psicolgico superior. Se esse objetivo material, imediato, constitudo pelos desejos egoicos, o sentido da vida logo desaparece e o ser derrapa em transtorno de comportamento, mergulhando em melancolia e asfixiando-se na depresso.

Unir, portanto, as aspiraes da inteligncia com as aplicaes do sentimento, deve constituir a primeira meta a caminho dos ideais csmicos, nsitos no cerne do ser. * * * Sem dvida, a inteligncia responsvel pela grande horizontal das conquistas humanas, mas o sentimento a grande vertical na direo de Deus.

No centro em que se encontram as duas vertentes, est o corao pulsando em amor e cantando as glrias do existir. Joanna de ngelis Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na manh de 21 de maio de 2013, em Milo, Itlia. Em 2.8.2013.

A psicologia da orao Convencionou-se, ao longo tempo, que a orao um recurso emocional e psquico para rogar e receber benefcios da Divindade, transformando-a em instrumento de ambio pessoal, realmente distante do seu alto significado psicolgico. A orao um precioso recurso que faculta a aquisio da autoconscincia, da reflexo, do exame dos valores emocionais e espirituais que dizem respeito criatura humana. Tornando-se delicado campo de vibraes especiais, faculta a sintonia com as foras vivas do universo, constitui veculo de excelente qualidade para a vinculao da criatura com seu Criador. Todos os seres transitam vibratoriamente em faixas especiais que correspondem ao seu nvel evolutivo, ao estgio intelecto-moral em que se encontram, s suas aspiraes a seus atos, nos quais se alimentam e constroem a existncia. A orao o mecanismo sublime que permite a mudana de onda para campos mais sensveis e elevados do Cosmo. Orar ascender na escala vibratria da sinfonia csmica. Em face desse mecanismo, torna-se indispensvel que se compreenda o significado da prece, sua finalidade e maneira mais eficaz pela qual se pode alcanar o objetivo desejado. Inicialmente, orar abrir-se ao amor, ampliar o crculo de pensamentos e emoes, liberando-se dos hbitos e vcios, a fim de criar-se novos campos de harmonia interior, de forma que todo o ser beneficie-se das energias hauridas durante o momento especial. A melhor maneira de alcanar esse parmetro racionalmente louvar a Divindade, considerando a grandeza da Criao, permitindo-se vibrar no seu conjunto, como seu filho, assimilando as incomparveis concesses que constituem a existncia. Considerar-se membro da famlia universal, tendo em vista a magnanimidade do Pai e Sua inefvel misericrdia, enseja quele que ora o bem-estar que propicia a captao das energias saudveis da vida. Logo depois, ampliar o campo do raciocnio em torno dos prprios limites e necessidades imensas, predispondo-se a aceitar todas as ocorrncias que dizem respeito ao seu processo evolutivo, mas rogando compaixo e ajuda, a fim de errar menos, acertar mais, e de maneira edificante, o passo com o bem. Nesse clima emocional, evitar a queixa doentia, a morbidez dos conflitos e exterioridades ante a magnitude das bnos que so hauridas, apresentando-se desnudado das aparncias e circunlquios da personalidade convencional. No necessrio relacionar sofrimentos, nem explicar anseios da mente e do corao, porque o senhor conhece a todos os Seus filhos, que so autores do prprio destino e

ocorrncia, mediante o comportamento mantido nas multifrias experincias da evoluo. Por fim, iluminado pelo conhecimento da prpria pequenez ante a grandeza do Amor, externar o sentimento de gratido, a submisso s leis que mantem o arquiplago de astros e a infinitude de vidas. *** Tudo ora no Cosmo, desde a sinfonia intermita dos astros em sua rbita, mantendo a harmonia das galxias, at os seres infinitesimais no mecanismo automtico de reproduo, fazendo parte da ordem o do conjunto estabelecidos. Em toda a parte vibra a vida nos aspectos mais complexos e simples, variados e uniformes. Sem qualquer esforo da conscincia, circula o sangue por mais de 150 mil quilmetros de veias, vasos, artrias, em ritmo prprio para a manuteno do organismo humano tanto quando de todos os animais. Funes outras mantidas pelo sistema nervoso autnomo obedecem a equilibrado ritmo que as preserva em atividade harmnica. As estaes do tempo alternam-se facultando as variadas manifestaes dos organismos vivos dentro de delicadas ondas e de calor que lhes possibilitam a existncia, a manifestao, o desabrochar, o adormecimento, a espera. O ser humano, enriquecido pela faculdade de pensar e dotado do livre-arbtrio, que lhe propicia escolher, atado s heranas do primarismo da escala animal ancestral pela qual transitou, experincia mais as sensaes do imediato do que as emoes da beleza, da harmonia, da paz, da sade integral. Reconhece o valor incalculvel do equilbrio, no entanto estigmatizado pela herana do prazer hedonista, entrega-se exorbitncia pela revolta dos transtornos de conduta, como forma de imposio grotesca. Ao descobrir a orao, logo se permite exalar falsas ou reais necessidades, desejando respostas imediatas, solues mgicas para atend-las, diante do esforo pessoal de crescimento e de reabilitao. claro que aquele que assim procede no alcana as metas proposta, pois que elas ainda no podem apresentar-se por nele faltarem os requisitos bsicos para o estabelecimento da harmonia inteiro. A orao campo no qual se expande a conscincia e o Espirito eleva-se aos pramos da luz imarcescvel do amor inefvel. Quem ora ilumina-se de dentro para fora, tonandose uma onda e superior vibrao em perfeita consonncia com a ordem universal. O egosmo, os sentimentos perversos no encontram lugar na partitura da orao.

Torna-se necessrio desfazer-se desses acordes perturbadores, para que haja sincronizao do pensamento com as dlcidas notas da musicalidade divina. A psicologia da orao o vasto campo dos sentimentos que se engrandecem ao compasso das aspiraes dignificadoras, que do sentido e significado existncia na terra. *** Quando desejares orar, acalma o corao e seus nascentes, assumindo uma atitude de humildade e aceitao, a fim de que possas falar quele que Pai de misericrdia, que sempre providencia todos os recursos necessrios aquisio humana da sua plenitude. Convidado a ensinar aos seus discpulos a melhor maneira de expressar a orao, Jesus foi taxativo e gentil, propondo a exaltao ao Pai em primeiro lugar, logo aps as rogativas e a gratido, dizendo: Pai Nosso que ests nos Cus... Entrega-te, pois, a Deus, e nada te faltar, pelo menos tudo aquilo que seja importante conquista da harmonia mediante a aquisio da sade integral.

Joanna de ngelis

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na manh de 29 de outubro de 2012, em Sydney, Austrlia.


Em 24/05/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen