Sie sind auf Seite 1von 18

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL-REI

Fontes alternativas de energia: Abastecimento de eletricidade em comunidades isoladas do norte e nordeste

Esdras Vitor Silva Pinto

So Joo del-Rei, Julho de 2011

ESDRAS VITOR SILVA PINTO

Fontes alternativas de energia: Abastecimento de eletricidade em comunidades isoladas do norte e nordeste

Trabalho apresentado como pr-requisito para a obteno de crditos na disciplina Metodologia Cientfica, sob a orientao da prof Fernanda Melo.

So Joo del-Rei, Julho de 2011

ESDRAS VITOR SILVA PINTO

Consideraes da prof: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Nota:__________

__________________________ Assinatura: Prof. Fernanda Melo

So Joo del-Rei, Julho de 2011

Dedico este trabalho para toda minha famlia, especialmente para meu irmo Emanuel.

Agradeo primeiramente a Deus, a minha famlia e todos que contribuiro para o desenvolvimento deste projeto.

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Apresentao ................................................................................................................................ 7 Justificativa .................................................................................................................................... 8 Objetivos ...................................................................................................................................... 10 Hipteses ..................................................................................................................................... 10 Desenvolvimento ........................................................................................................................ 11 Fontes e reviso bibliogrfica ................................................................................................... 15 Cronograma................................................................................................................................. 16 Referncias ................................................................................................................................. 17

Resumo Muitas famlias brasileiras vivem em regies onde o sistema de distribuio de energia eltrica convencional no se encontra disponvel. A energia eltrica tem uma forte relao com o desenvolvimento humano, e, portanto, a universalizao do acesso a energia eltrica se torna necessria. O fornecimento de energia eltrica atravs das linhas de transmisso convencional para as comunidades isoladas em muitos casos, invivel. Sendo assim, este projeto de pesquisa busca estudar a utilizao de fontes de energia alternativa para a produo de energia eltrica em pequena escala para o fornecimento de eletricidade para as comunidades isoladas do norte e nordeste.

Palavras-chave - Comunidades isoladas, energia alternativa.

1. Apresentao O uso da energia eltrica possui uma forte ligao com o desenvolvimento humano. Com o uso da eletricidade, as condies de vida do homem aumentaram consideravelmente. Os equipamentos hospitalares, os pontos de sade, as escolas, as indstrias e dentre vrios servios importantes para um cidado de um centro urbano utilizam equipamentos que dependem diretamente da energia eltrica. No entanto, h muitos brasileiros que vivem em regies rurais, distantes do meio urbano, que no possuem acesso a energia eltrica. As condies de vida nas comunidades desprovidas do abastecimento de energia eltrica so bastante difceis, pois de forma geral, a baixa produtividade nas atividades agrcolas e a falta de acesso a um sistema de sade e educao so grandes barreiras no desenvolvimento dessas comunidades. O fornecimento de energia eltrica para certas comunidades rurais apresentam grandes desafios, impedindo que o abastecimento de eletricidade nessas regies seja feito pelo sistema de distribuio convencional. Uma forma de permitir a universalizao da energia eltrica no Brasil atravs da utilizao de fontes de energia alternativa para produzir energia eltrica nas regies onde o sistema de distribuio convencional no est presente. A escolha deste tema de pesquisa motivada por proporcionar que pessoas que vivem em regies remotas possam ter acesso energia eltrica, e assim, poderem utilizar-la como impulsionadora do desenvolvimento local.

2. Justificativa A disponibilidade de energia eltrica em uma comunidade e o ndice de desenvolvimento humano (IDH) esto intimamente relacionados. As regies que possuem grande disponibilidade de energia eltrica, como as regies sudeste, sul e centro-este, possuem elevado IDH se comparado com as regies norte e nordeste. Um item importante para o IDH a qualidade de vida, e desta forma o padro de sade um ponto importante no analise do IDH de uma regio. Nos grandes centros urbanos, os hospitais utilizam equipamentos mdicos modernos e h vrios postos de sade para o atendimento da populao. Nas comunidades ribeirinhas, devido ausncia de eletricidade, muitos medicamentos no podem ser armazenados na temperatura adequada, e quando o servio de sade existe nestas comunidades, ele muito precrio. O mapa 011 a seguir mostra a relao entre o IDH e o abastecimento de energia eltrica.

Nota-se que as regies norte e nordeste apresentam maior quantidade de pessoas que vivem sem energia eltrica, e nessas regies o IDH menor do que em relao s demais regies. Desta forma, a energia eltrica se mostra necessria para o desenvolvimento humano. Levando a eletricidade para estas comunidades desprovidas de redes eltricas, atravs de fontes alternativas de energia, espera-se
1

Percentual de pessoas que vivem em domiclios com energia eltrica e ndice de desenvolvimento humano municipal. Fonte: Atlas desenvolvimento humano, 2000.

aumentar as condies de vida e criar oportunidades dessas famlias, garantindo condies bsicas de sade e educao. Alem disto, com o abastecimento energtico nas comunidades isoladas, pode-se esperar um aumento na

produtividade, atravs de sistemas de irrigaes e bombeamento de gua alimentados por eletricidade, e desta forma, estimulando o desenvolvimento econmico e social.

10

3. Objetivos O objetivo geral deste projeto de pesquisa analisar o uso de energia alternativa para produo de energia eltrica. O objetivo especfico do trabalho analisar a produo de energia eltrica atravs de fontes de energia alternativa em comunidades ribeirinhas, utilizando recursos naturais em potencial de cada regio. Desta forma, a energia eltrica poder ser gerada de forma sustentvel e com mnimos impactos ambientais.

4. Hipteses O abastecimento de energia eltrica em comunidades isoladas pode ser feito utilizando-se fontes de energia alternativa, aproveitando-se recursos renovveis em potencial de cada regio. Outra hiptese que o abastecimento de energia eltrica para as comunidades isoladas atravs do sistema de linhas de transmisso em muitos casos invivel.

11

5. Desenvolvimento A maior parte da energia eltrica no Brasil e gerada em usinas hidreltricas. A distribuio de energia eltrica brasileira feita utilizando-se linhas de transmisses. A figura 022 mostra o sistema de distribuio de energia eltrica no Brasil.

A partir da figura 02, pode-se notar que nas regies sudeste, centro-oeste e sul possuem uma considervel dinmica de linhas de transmisso de energia eltrica. J nas regies norte e nordeste verificam-se uma menor concentrao de

Fonte: IBGE Censo demogrfico 2000; ANEEL, Atlas da energia eltrica, 2000.

12

sistemas de abastecimento de energia eltrica. Exatamente nestas duas ultimas regies que se encontra a maioria das comunidades sem acesso a eletricidade. O alto custo das torres e cabos de transmisso, a baixa densidade demogrfica, e a grande distancia dos centros urbanos dificultam que a energia eltrica possa ser fornecida da forma convencional para as comunidades isoladas, como confirma um artigo referente ao assunto: A produo centralizada de energia eltrica e a posterior distribuio atravs de redes de transmisso praticamente invivel em um cenrio onde os consumidores esto espalhados por uma regio muito extensa. 3 Alem disto, a dificuldade de se implementar uma poltica de cobrana, controle e manuteno da rede eltrica em uma comunidade isolada, no atrai investimentos pelas concessionrias responsveis pela distribuio de energia. Regio Norte: Amaznia Muitas comunidades isoladas da Amaznia praticam a atividade agrcola como base econmica e de subsistncia. Os resduos orgnicos que resultam da pratica agrcola podem ser utilizados para a produo de energia, como encontrado em um artigo sobre assunto:

Acorre que, nestas comunidades, o custo de transporte deste combustvel, dada as grandes distncias a serem percorridas, chega a atingir duas vezes o seu prprio custo. Desta forma, o emprego de unidades de gerao de energia eltrica de pequeno porte utilizando combustveis regionais, por exemplo, biomassa, pode vir a ser uma alternativa economicamente vivel para estas localidades.4

A energia eltrica produzida por um sistema de gerao que utiliza a biomassa como fonte primria poder ser utilizada para a iluminao das casas, ao redor da comunidade e ainda permitir o uso de eletrodomsticos como geladeiras, fundamental para a conservao de alimentos. Como a biomassa um recurso renovvel e gerada na prpria comunidade, a gerao de energia eltrica ser
3

USHIMA, A. H.; MARTINS, O. S.; COELHO, S. T.. Gerao de Energia Eltrica para Comunidades Isoladas da Regio Amaznica a partir de Sistemas de Gaseificao de Biomassa. Eletricidade Moderna. Edio 12, maio de 2009, p.42. 4 Ibid, p. 43.

13

feita de forma sustentvel adequando-se nos padres ambientais que vem sendo estabelecido nos ltimos anos. Nordeste: Energia solar A energia solar proveniente da radiao emitida pelo sol. O sol constitudo basicamente de hlio e hidrognio, e a combinao de hidrognio para formao de tomos mais pesados resulta na fuso termonuclear, que o processo no qual o sol emite matria em forma de radiao para o espao. Ao longo de milhares de anos a energia solar vem sendo aproveitada pela humanidade. De fato, as principais formas de energia como hidrulica, elica, maremotriz e dentre outras, so resultantes da incidncia da radiao solar na Terra. Por ser uma fonte de energia renovvel, limpa e abundante, a energia solar se apresenta com uma grande alternativa na gerao de energia eltrica. As formas mais comuns de gerar energia eltrica a partir da energia solar atravs das Heliotrmicas e painis fotovoltaicos. Nas usinas heliotrmicas, utiliza-se grandes superfcies espelhadas para concentrar a radiao solar sobre uma regio onde h fluxo de gua. A gua ento absorve energia e evapora, sendo conduzida por dutos at a turbina da usina. J as clulas fotovoltaicas, convertem diretamente a energia solar em energia eltrica atravs do efeito fotovoltaico. Estas clulas so construdas por materiais semicondutores como silcio, que so capazes de absorver ftons e emitir eltrons. As clulas solares ou fotoclulas representam ainda um grande desafio para ser utilizada em larga escala, pois envolvem uma elevada tecnologia na construo das clulas e os custos so muito elevado. Alm disto, a eficincia energtica das clulas solares em aplicaes em larga escala questionvel, embora muitos avanos em termos de qualidade e eficincia se tenham obtido atravs dos programas espaciais americanos e russos, j que os satlites e naves utilizam painis solares como fonte de energia eltrica. Mas os painis solares podem ser utilizados com elevada eficincia para abastecimento de eletricidade em

comunidades isoladas com alto ndice de incidncia de raios solares, como o caso da regio nordeste. A instalao de painis fotovoltaicos em comunidades isoladas para gerao de energia apenas local do ponto de vista econmico e ambiental satisfatrios. Em geral o custo de clulas fotovoltaicas para uso em pequena escala relativamente dentro dos padres em relao a outras fontes de energia. O fato das fotoclulas

14

serem uma fonte de energia limpa, renovvel e sustentvel, muito benefcios se pode esperar de sua utilizao nas comunidades isoladas. Com o fornecimento de energia eltrica a partir de clulas fotovoltaicas nas comunidades isoladas do nordeste, espera-se um considervel aumento na qualidade de vida de muitos cidados brasileiros e a reduo da grande pobreza verificada nesta regio. As clulas fotovoltaicas se utilizada em sistemas de bombeamento, podem garantir o funcionamento de bombas que levam gua para as comunidades distantes de um sistema de abastecimento de gua.

15

6. Fontes e reviso bibliogrfica As fontes utilizadas para o projeto de pesquisa so em sua maioria peridicos. Muitos desses artigos tratam diretamente sobre o tema do projeto. Alguns artigos trazem importantes informaes sobre a utilizao de energia alternativa para a produo de energia eltrica, que um dos focos do projeto. J utilizao de novos sistemas de gerao de energia eltrica a partir de recursos alternativos, pode ser encontrada no livro Energia Solar e fontes alternativas. O projeto se baseia nos artigos especficos sobre os recursos alternativos das regies norte e nordeste bem como os artigos que mostram sistemas de produo de energia eltrica em pequena escala, para ser implantada em comunidades isoladas. O livro O futuro energtico do mundo importante para o desenvolvimento do projeto, pois so tratadas muitas fontes alternativas de energia e como possvel utiliz-la para a gerao de eletricidade.

16

7. Cronograma

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Ago Set Out Nov Dez

Levantamento Bibliogrfico Leitura e Fichamento das obras Coleta e seleo De dados Reviso bibliogrfica

Analise critica do Material Elaborao prvia Do texto Reviso e redao Final

17

8. Referncias HAMMOND, Allen L. O futuro energtico do mundo. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

PALZ, Wolfgang. Energia solar e fontes alternativas. 1ed. So Paulo: Hemus, 1981. ROSARIO, L. T.; ELS, R. V.; JUNIOR, A. C.. Alternativas energticas para comunidades isoladas da Amaznia: A energia hidrocintica no Macap, sul do Amap. Eletricidade Moderna, So Paulo, v. 15, p. 42-44, ago./ set. 2010. USHIMA, A. H.; MARTINS, O. S.; COELHO, S. T.. Gerao de Energia Eltrica para Comunidades Isoladas da Regio Amaznica a partir de Sistemas de Gaseificao de Biomassa. Eletricidade Moderna, So Paulo, v. 12, p. 23-25, mai./ jun. 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen