Sie sind auf Seite 1von 20

Ensino, Sade e Ambiente V5 (1), pp. 63-82, abril.

2012

REPRESENTAO SOCIAL DE CINCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR NAS SRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOCIAL REPRESENTATION OF SCIENCE: A PRELIMINARY STUDY IN THE FIRST YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL
1

Claudia Maria Barth Petter1 e Marco Antonio Moreira2


Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos Estrela, RS, Brasil claudiapetter@gmail.com 2 Instituto de Fsica UFRGS - Porto Alegre, RS, Brasil moreira@if.ufrgs.br

RESUMO O propsito desta pesquisa foi averiguar a Representao Social de Cincia entre alunos, pais e professores nas Sries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, na Regio Sul do Brasil, alm de analisar os contedos de cada srie, a maneira como eram trabalhados em sala de aula, se a bagagem de cada indivduo era ou no contemplada, e a possvel influncia da escola nesta construo. Para a realizao do trabalho, fez-se necessrio aprofundar os conceitos de ancoragem e objetivao da Representao Social para tentar identificar o ncleo central e a regio perifrica. Na fundamentao da pesquisa, utilizou-se a Epistemologia de Lakatos, que faz referncia ao ncleo rgido e ao cinturo protetor. As teorias de aprendizagem envolvidas se referem a Piaget, Vigotsky e Ausubel, explcitas ao longo deste trabalho. A metodologia utilizada constituiu-se de uma abordagem plurimetodolgica, favorecida pela Teoria das Representaes Sociais. A anlise feita permitiu a identificao de uma parte desse processo de construo que demonstra as categorias estabelecidas e seus sentidos. possvel supor que a Representao Social de Cincia desta pesquisa est vinculada ao estudo, conhecimento e descoberta, que valorizam a qualidade de vida das pessoas. Palavras-chaves: Cincia, Representao Social, sries iniciais.

ABSTRACT This research aimed at investigating the Social Representation of Science among initial grades students, parents and teachers of a Southern Brazilian State Public School. Besides this, it aimed at analyzing the contents of each grade, the way these contents were approached in class and whether knowledge of each individual was used or not in the classroom daily life and if school had any influence on this construction. It was necessary to deepen the knowledge of the concepts of anchorage and objectification of the Social Representation in order to detect the central nucleus and the peripheral region of it. Lakatoss Epistemology, which makes reference to the rigid nucleus and the protective belt, was used to validate the research. The learning theories involved in this study were those of Piaget, Vigotsky and Ausubel, and are made explicit along this work. The methodology used had a multi-methodological approach supported by the Social Representations Theory. The analysis carried out allowed to identify part of this construction process that shows the established categories and their meanings. It is possible to suppose that the Social Representation of Science of this research is linked to study, knowledge and discovery, which value peoples quality of life. Key-words: Science, Social Representation, elementary school.

INTRODUO Perrenoud (2000) afirma que necessrio unir saber e experincias para dar significado quilo que aprendido na escola. Logo, o professor necessita pesquisar a partir de suas prticas pedaggicas. Como desenvolver as aulas de modo que os alunos possam construir ou reconstruir seus conhecimentos? Como agir para que os educandos consigam desenvolver habilidades e competncias que serviro para a sua vida fora do ambiente escolar? Aqui, entra a investigao no ensino, ou seja, o professor como investigador de suas prticas educativas. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou saber concepes de Cincia para alunos, pais e professoras com a inteno de averiguar a possvel Representao Social que existe nestes grupos e como estes dados influenciam ou no na implementao do Ensino de Cincias no ambiente escolar. Apresentamos, a seguir, algumas reflexes sobre o Ensino de Cincias na atualidade. Em seguida, fazemos referncia fundamentao terica relativa s Representaes Sociais, bem como s teorias de aprendizagem envolvidas na pesquisa. Por fim, descrevemos, a metodologia utilizada neste estudo e as possibilidades encontradas para dar prosseguimento ao trabalho.

O ENSINO DE CINCIAS Qual a finalidade da Cincia? Quais os fins da Educao? A quem a Cincia tem servido atualmente? Para quem temos educado os nossos alunos? So questes que, segundo Santos e Schnetzler (1997), devem estar presentes no fazer pedaggico de todo educador. Na viso de Fracalanza et al. (1986, p.101),
o ensino de Cincias representava uma tendncia pedaggica hoje comumente denominada transmisso cultural, em virtude de ter como finalidade principal transmitir ao aluno o grande patrimnio de conhecimentos construdos pela nossa civilizao. Ideia que dominou o pensamento de docentes por muito tempo e que, no caso do ensino de cincias, [...] objetivava levar ao aluno pura e simplesmente o produto final da atividade cientfica, ou seja, o conhecimento j pronto e organizado, com aura de verdade acabada. [...] A metodologia de ensino era diretiva, centrada no professor, baseada principalmente em exposies (orais e/ou visuais) e demonstraes, visando assegurar fundamentalmente a memorizao da informao por parte do aluno (Idem).

Para que uma mudana se concretizasse, desencadearam-se reformulaes no sistema educacional como um todo, assim como na estrutura curricular e nos princpios metodolgicos nas mais diversas reas. No caso especfico do Ensino de Cincias, as discusses e os estudos apontaram para a necessidade de se praticar um ensino mais vivo e, consequentemente, mais dinmico, pautado numa concepo de Cincia como atividade humana que vena o desafio de pr o saber cientfico ao alcance de um pblico escolar em escala sem precedentes (Delizoicov, 2002, p. 33).

No entanto, o ensino, por constituir o elemento responsvel pela socializao do conhecimento cientfico, acaba reproduzindo uma concepo de Cincia, onde esse conhecimento apresentado como superior, inquestionvel, neutro, objetivo, imparcial e universal. Tal viso fortalece o iderio cincia/cientista, mantendo-os como inacessveis e, consequentemente, inquestionveis, consolidando a ideia da populao em geral como mera consumidora da cincia e tecnologia, produzidas pelos cientistas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Todavia, como j foi mencionado anteriormente, este perfil de Cincia no corresponde realidade (Delizoicov, 2002). Ao analisar a questo da experimentao na escola, Weissmann (1998) afirma que o espao fsico da mesma a expresso de seu projeto pedaggico e, desta forma, a existncia ou ausncia de um laboratrio, dentro ou fora da sala de aula, do tipo de mobilirio e equipamento, fala no s da importncia dada s cincias dentro do currculo escolar, mas tambm da abordagem didtica que lhe dada. Neste sentido, a autora prope que, nos dias de hoje, a sala de aula deve ser transformada em laboratrio e que as abordagens atuais do Ensino de Cincias e a variedade de atividades propostas requerem diferentes espaos de experimentao: laboratrio multifuncional (flexibilidade para as vrias cincias), espaos para material vivo, horta, centro de documentao, entre outros. Por outro lado, partindo do princpio bsico de que a participao e o envolvimento do aluno no processo so relevantes, assim como a percepo do professor no processo coletivo da construo do ensino e da aprendizagem, Carvalho & Gil-Prez (2004, pp.42-43) demonstram a importncia da relao professor-aluno para o programa de atividades conjuntas:
Quando se pretende organizar a aprendizagem como uma construo de conhecimentos por parte dos alunos, [...] esta que deve ser colocada funcionalmente, ou seja, como tratamento de situaes problemticas de interesse. [...] O desenvolvimento de um tema pode ser visto agora como o tratamento da problemtica proposta, um tratamento que deve inicialmente ser qualitativo o que constituir uma excelente ocasio para que os alunos comecem a explicitar funcionalmente suas concepes espontneas e conduza formulao de problemas mais precisos e construo de hipteses que focalizem o estudo a realizar.

Ou, ainda, como nos remete Delizoicov (2002, p.153),


Tornar a aprendizagem dos conhecimentos cientficos em sala de aula num desafio prazeroso conseguir que seja significativa para todos, tanto para o professor quanto para o conjunto dos alunos que compem a turma. transform-la em um projeto coletivo, em que a aventura da busca do novo, do desconhecido, de sua potencialidade, de seus riscos e limites seja a oportunidade para o exerccio e o aprendizado das relaes sociais e dos valores. Nessa perspectiva, a sala de aula passa a ser espao de trocas reais entre os alunos e entre eles e o professor, dilogo que construdo entre conhecimentos sobre o mundo onde se vive e que, ao ser um projeto coletivo, estabelece a mediao entre as demandas afetivas e cognitivas de cada um dos participantes.

O significado que a atividade de Ensino de Cincias ter durante o exerccio de sua realizao e, consequentemente, no processo de aprendizagem, depender, provavelmente, da disponibilidade de professores e alunos da escola em estarem emocionalmente dispostos para o efetivo desenvolvimento das aes praticadas nas atividades desse ensino e nelas embutidas. Delizoicov (ibid.) refora-nos dizendo que
a sala de aula passa a ser espao de trocas reais entre os alunos e entre eles e o professor, dilogo que construdo entre conhecimentos sobre o mundo onde se vive e que, ao ser um projeto coletivo, estabelece a mediao entre as demandas afetivas e cognitivas de cada um dos participantes.

Para Freire (2001: 80-81), h uma relao entre a alegria necessria atividade educativa e a
esperana. A esperana de que professor e alunos juntos podem aprender, ensinar, inquietarem-se, produzir e juntos igualmente resistir aos obstculos nossa alegria. Seria uma contradio se, inacabado e consciente do inacabamento, primeiro, o ser humano no se inscrevesse ou no se achasse predisposto a participar de um movimento constante de busca e, segundo, se buscasse sem esperana. (...) A esperana uma espcie de mpeto natural possvel e necessrio, a desesperana o aborto deste mpeto.

Pretendemos, a partir das possveis representaes sociais que se evidenciarem nesta pesquisa, buscar elementos necessrios para uma tentativa de melhoria da qualidade do Ensino de Cincias em sala de aula e, de modo geral, das aes educativas na escola. Para isso, reforamos, as palavras de Delizoicov (2002: 153), essa inteno:
Tornar a aprendizagem dos conhecimentos cientficos em sala de aula num desafio prazeroso conseguir que seja significativa para todos, tanto para o professor quanto para o conjunto dos alunos que compem a turma. transform-la em um projeto coletivo, em que a aventura da busca do novo, do desconhecido, de sua potencialidade, de seus riscos e limites seja a oportunidade para o exerccio e o aprendizado das relaes sociais e dos valores.

REPRESENTAES SOCIAIS As Representaes Sociais, segundo definio clssica apresentada por Jodelet (1985), so modalidades de conhecimento prtico orientadas para a comunicao e para a compreenso do contexto social, material e ideativo em que vivemos. So, consequentemente, formas de conhecimento que se manifestam como elementos cognitivos imagens, conceitos, categorias, teorias , mas que no se reduzem jamais aos componentes cognitivos. Sendo socialmente elaboradas e compartilhadas, contribuem para a construo de uma realidade comum que possibilita a comunicao. Deste modo, as representaes so, essencialmente, fenmenos sociais que, mesmo acessados a partir do seu contedo cognitivo, tm de ser entendidos a partir do seu contexto de produo. Ou seja, a partir das funes simblicas e ideolgicas a que servem e das formas de comunicao onde circulam.

, ainda, uma expresso da realidade intraindividual, uma exteriorizao do afeto. Conforme Jodelet (1989a, p.38),
"As representaes sociais devem ser estudadas articulando elementos afetivos, mentais, sociais, integrando a cognio, a linguagem e a comunicao s relaes sociais que afetam as representaes sociais e realidade material, social e ideativa sobre a qual elas intervm".

Dois aspectos so particularmente relevantes neste segundo eixo do campo de estudos das Representaes Sociais. Em primeiro lugar, o posicionamento sobre a relao indivduo-sociedade, que foge tanto ao determinismo social onde o homem produto da sociedade quanto ao voluntarismo puro, que v o sujeito como livre agente. Busca um posicionamento mais integrador que, embora situando o homem no processo histrico, abre lugar para as foras criativas da subjetividade. Em segundo lugar, ao abrir espao para a subjetividade, traz para o centro da discusso a questo do afeto: as representaes no so, assim, meras expresses cognitivas; so permeadas, tambm, pelo afeto. Nos diversos textos que lidam com as Representaes Sociais, enquanto formas de conhecimento prtico, so destacadas diversas funes, entre elas: orientao das condutas e das comunicaes (funo social); proteo e legitimao de identidades sociais (funo afetiva) e familiarizao com a novidade (funo cognitiva). A funo cognitiva de familiarizao com a novidade, ao transformar o estranho potencialmente ameaador em algo familiar, permite-nos evidenciar os dois principais processos envolvidos na elaborao das representaes postulados por Moscovici em 1961: ancoragem e objetivao. A ancoragem refere-se insero orgnica do que estranho no pensamento j constitudo, ou seja, ancoramos o desconhecido em representaes j existentes. Moscovici (1978, p.88) a concebe como um processo de domesticao da novidade sob a presso dos valores do grupo, transformando-a em um saber capaz de influenciar, pois "nos limites em que ela penetrou numa camada social, tambm se constitui a num meio capaz de influenciar os outros e, sob esse aspecto, adquire status instrumental". Em suma, a ancoragem feita na realidade social vivida, no sendo, portanto, concebida como processo cognitivo intraindividual. A cristalizao de uma representao nos remete, por sua vez, ao segundo processo: a objetivao, que essencialmente uma operao formadora de imagens, o processo atravs do qual noes abstratas so transformadas em algo concreto, quase tangvel, tornando-se "to vvidos que seu contedo interno assume o carter de uma realidade externa" (Moscovici, 1988, p.92). Este processo implica trs etapas: primeiramente, a descontextualizao da informao atravs de critrios normativos e culturais; em segundo lugar, a formao de um ncleo figurativo, a formao de uma estrutura que reproduz de maneira figurativa uma estrutura conceitual; e, finalmente, a naturalizao, ou seja, a transformao destas imagens em elementos da realidade. As mltiplas dimenses do campo de estudos das Representaes Sociais, a interdisciplinaridade que lhe intrnseca, as contradies e paradoxos com que se depara o pesquisador e as inmeras dualidades (campo estruturado/ncleo estruturante; contedo/processo; contexto histrico/ "aqui-e-agora"), que, a exemplo das unidades subatmicas estudadas pela Fsica Quntica, tm um aspecto dual; apresentando-se ora

como partculas, ora como ondas, situam as representaes sociais no seio do debate mais atual sobre a Cincia, no s pelo questionamento que suscita sobre a natureza do conhecimento e sobre a relao indivduo-sociedade, mas, sobretudo, por inseri-la dentro do paradigma da complexidade (Morin, 1983). No se trata de buscar uma sntese, mas, conforme Morin (1984, p.35),
"O que me interessa no uma sntese, mas um pensamento transdisciplinar, um pensamento que no se quebre nas fronteiras entre as disciplinas. O que me interessa o fenmeno multidimensional, e no a disciplina que recorta uma dimenso nesse fenmeno. Tudo o que humano ao mesmo tempo psquico, sociolgico, econmico, histrico, demogrfico. importante que estes aspectos no sejam separados, mas sim que concorram para uma viso poliocular. O que me estimula a preocupao de ocultar o menos possvel a complexidade do real".

A concepo construtivista defende que, em um processo de aprendizagem, sejam considerados aspectos globais, como a disposio dos alunos para esta aprendizagem, os instrumentos, as habilidades, as estratgias que so capazes de utilizar e, principalmente, os conhecimentos prvios que possuem sobre o assunto a ser ensinado. Tais conhecimentos englobam no s aqueles sobre o prprio conceito, como tambm relaes diretas ou indiretas que o aluno capaz de estabelecer com o novo contedo. Desta forma, segundo essa concepo, uma aprendizagem ser significativa quando o aluno for capaz de estabelecer relaes coerentes entre o que j sabe e o novo conhecimento que lhe est sendo apresentado.

FUNDAMENTAO EPISTEMOLGICA Neste estudo, utilizamos como referencial epistemolgico a Filosofia da Cincia de Imre Lakatos, da qual apresentamos os conceitos centrais, ncleo rgido e cinturo protetor, por estarem muito relacionados Teoria das Representaes Sociais. O ncleo rgido (hardcore) de um programa aquilo que essencialmente o identifica e caracteriza, constituindo-se de uma ou mais hipteses tericas. Por "uma deciso metodolgica de seus protagonistas" (Lakatos 1970, p. 133), o ncleo rgido de um programa de pesquisa "decretado" no-refutvel. Possveis discrepncias com os resultados empricos so eliminadas pela modificao das hipteses do cinturo protetor. Essa regra a heurstica negativa do programa e tem a funo de limitar, metodologicamente, a incerteza quanto parte da teoria atingida pelas "falseaes". Recomenda-se direcionar as "refutaes" para as hipteses no-essenciais da teoria. A heurstica negativa representa uma regra de tolerncia, que visa a dar uma chance para os princpios fundamentais a fim de o ncleo mostrar a sua potencialidade. Deixemos a Lakatos a palavra (1970, p. 175):
"Minha abordagem implica um novo critrio de demarcao entre cincia madura, que consiste de programas de pesquisa, e cincia imatura, que consiste de uma colcha de retalhos de tentativas e erros....

"A cincia madura consiste de programas de pesquisa nos quais so antecipados no apenas fatos novos, mas tambm novas teorias auxiliares; a cincia madura possui 'poder heurstico', em contraste com os processos banais de tentativa e erro. Lembremos que na heurstica positiva de um programa vigoroso h, desde o incio, um esboo geral de como construir os cintures protetores: esse poder heurstico gera a autonomia da cincia terica.

Lakatos mostra que, quando uma teoria est sendo testada empiricamente, ela o est sendo no isoladamente, mas em conjunto com as diversas teorias auxiliares que lhe do suporte. Ou seja, testes empricos no testam teorias, mas conjuntos de teorias relacionadas entre si. Para o referido autor,
"A histria da cincia tem sido e deve ser uma histria de programas de investigao que competem (ou se prefere de paradigmas), mas no tem sido e nem deve converter-se em uma sucesso de perodos de cincia normal; quanto antes comea a competncia tanto melhor para o progresso" (Lakatos, 1993, p. 92).

O progresso da Cincia se fundamenta no suposto de que no h incomensurabilidade entre teorias e, por conseguinte, confia-se na possibilidade de dilogo entre programas de investigao, sustentado em certas regras gerais de lgica formal e de acordos da comunidade cientfica.

TEORIAS DE APRENDIZAGEM No presente estudo, foram usadas ideias centrais das teorias de aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Ausubel por estarem interligadas com a Teoria das Representaes Sociais neste estudo. Para Piaget (1979), cada aluno est num nvel de amadurecimento e o processo de aprendizagem ocorre a partir de uma desequilibrao cognitiva, isto , um ser humano aprende no momento em que se depara com um problema. Neste momento, sua estrutura cognitiva, que antes estava em equilbrio, passa por um momento de desequilbrio, do qual, para sair, preciso encontrar uma soluo para o problema. Este processo leva no somente a uma assimilao, mas tambm a uma internalizao do conhecimento adquirido, ou seja, construo do conhecimento pelo indivduo. Na teoria psicogentica, o erro deixa de ser uma falha do aluno e passa a ser componente do processo educacional, tornando-se uma das maiores ferramentas do professor para entender o pensamento do discente e tentar ajud-lo a compreender melhor um dado contedo. O fato de um educando errar, continua significando dificuldade em compreender um contedo, mas as razes que o levaram a esse erro ganham uma nova importncia e necessrio investig-las para que ele possa superar os obstculos. Portanto, a avaliao contnua fundamental para acompanhar o educando e aperfeioar o processo de aprendizagem.

Para Vygotsky (1991), a funo do professor a de orientar de forma ativa e servir de guia para o aluno de modo a oferecer apoio cognitivo. O docente deve ser capaz de ajud-lo a entender um determinado assunto e, ao mesmo tempo, relacion-lo ao contedo com experincias pessoais e ao contexto no qual o conhecimento est sendo aplicado. Ele deve tambm interferir na zona de desenvolvimento proximal de cada educando sempre que no ocorrerem avanos espontneos por parte deste. As vrias atividades oferecidas devem ser flexveis, permitindo ajustes no plano de aula. A interveno, por parte do professor, fundamental para o desenvolvimento do aluno. Uma forma de coloc-la em prtica questionar as respostas dos discentes para observar como a interferncia de outro sujeito atinge o seu desenvolvimento e examinar no apenas os resultados do desempenho do aprendiz, mas tambm os processos psicolgicos em transformao. Para Ausubel (1978), avaliar o que o aprendiz j sabe em um campo conceitual no uma tarefa fcil; a proposta que sejam identificados os conceitos (subsunores) relevantes que ele possui e que se avalie at que ponto eles se encontram diferenciados na estrutura cognitiva. importante ressaltar que a introduo de conceitos deve ser sempre potencialmente significativa; a aprendizagem realizada de forma receptiva no significa abstrao passiva. O momento de aquisio deve ser ativo e quanto mais o for este processo, mais significativos e teis sero os conceitos. Segundo a abordagem ausubeliana, o professor desempenha um papel importante e tem como principais funes: organizar o contedo a ser ensinado, partindo do todo (viso geral) para chegar aos contedos especficos; identificar quais os subsunores (conhecimento prvio) que o aluno deve ter para que possa aprender o contedo significativamente; verificar o que o aluno sabe sobre o contedo a ser ministrado e, caso lhe faltem subsunores, de uma forma ou outra, lev-lo a adquiri-los.

As trs teorias de aprendizagem apresentadas, de forma sucinta, nos fazem refletir e repensar o Ensino de Cincias para alunos das Sries Iniciais do Ensino Fundamental, o que necessrio para evoluir e melhorar a aprendizagem nas escolas. Portanto, entender a teoria para partir prtica, o contato com os alunos, pais e professoras sero os temas abordados na pesquisa, a fim de perceber a importncia deste estudo, visando, assim, contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino de Cincias.

METODOLOGIA DA PESQUISA As pesquisas em Representaes Sociais, como esta, buscam produzir um outro tipo de conhecimento acerca dos fenmenos de representao, os quais Moscovici chamou de universos consensuais de pensamento. Esse processo de transformao, representado pela construo do objeto de pesquisa, considerado por S (1998, p.23), como sendo um processo pelo qual o fenmeno de representao social simplificado e tornado compreensvel pela teoria, para a finalidade da pesquisa. O campo de estudos das representaes sociais est, desde as suas origens, associado ao interesse bsico sobre as relaes entre o pensamento erudito (cincia) e o pensamento popular (representao social).

Optamos por realizar uma pesquisa descritiva, caracterizada por Rampazzo (2002, p. 54) da seguinte forma: A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos e fenmenos do mundo fsico e, especialmente, do mundo humano sem a interferncia do pesquisador. Logo, considerando pertinente a escolha, uma vez que, alm das caractersticas mencionadas, a mesma possibilita a busca do conhecimento de situaes e relaes que ocorrem na vida social (ibid .), caso das representaes sociais. Dentre as diversas formas que uma pesquisa descritiva pode assumir, nos decidimos pelo estudo de caso, pesquisa sobre um determinado indivduo, famlia, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados de sua vida (op.cit., p.55). Acreditamos que a escolha nos possibilitaria abordar com maior profundidade as questes, uma vez que estivemos trabalhando com uma pequena parcela dos sujeitos que compem a populao de estudantes, pais e professoras da Rede Estadual de Ensino. Conforme S (1996, p. 99), a pesquisa das representaes sociais tem se caracterizado, desde o incio, por uma utilizao bastante criativa e diversificada de
mtodos e pelo desenvolvimento contnuo de novas tcnicas, tanto no que se refere coleta quanto ao tratamento dos dados.

Todavia, a opo implica pesquisar seus trs componentes essenciais: contedo, estrutura interna e ncleo central, o que envolve, por sua vez, uma abordagem plurimetodolgica. Contexto A presente pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada em um bairro da periferia do municpio de Estrela, RS, Brasil e atende um pblico de 260(duzentos e sessenta) alunos nos turnos manh e tarde. Amostras O estudo envolveu as quatro turmas das Sries Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, 1 srie, 2 srie, 3 srie e 4 srie, num total de 100(cem) alunos. Tambm participaram as 4 ( quatro) professoras que trabalhavam com as referidas turmas e 20 ( vinte) pais escolhidos aleatoriamente. Instrumento e registro de coleta de dados Os registros da pesquisa foram feitos nos meses de maro, abril e maio de 2009. Ao iniciar o estudo, foi proposta aos alunos a seguinte pergunta: O que Cincia para voc? A construo oral da mesma deu-se atravs do dilogo e, durante a discusso, procurou-se, sempre que possvel, question-los at lev-los escrita. Posteriormente, pediu-se que apontassem as palavras mais importantes na sua definio de Cincia. Por estar a pergunta diretamente relacionada identificao do ncleo central, justificou-se a utilizao da tcnica da associao ou evocao livre, considerada por S de relevncia da teoria do ncleo central (1996 p. 115).

No final do ms de maio, foi solicitado aos discentes que, atravs de um desenho, mostrassem o que Cincia representava para eles e justificassem a explicao referente ilustrao, o que apoia Abric (2001): permitir que o sujeito possa expressar de forma ainda mais espontnea sua ideia atravs de desenhos. J aos pais, foi utilizado o mtodo interrogativo que consiste em obter uma expresso verbal do sujeito sobre o objeto de representao em estudo, assim como o primeiro instrumento de coleta de dados utilizado com os alunos. Quanto s professoras, foi utilizado um questionrio em que, inicialmente, foram coletados dados sobre a formao e o tempo de servio no magistrio. Em seguida, foram solicitadas a listar seis palavras que lhes viessem mente ao ouvirem a palavra Cincia, ressaltando-se que as mesmas deveriam ser hierarquizadas de acordo com a importncia de cada uma. Destas, cada educadora deveria escolher as trs que, na sua concepo, melhor definissem Cincia e escrever o significado das mesmas, o que possibilitou s entrevistadas uma anlise da sua produo, atendendo-se, assim, o princpio de se fazer com que o sujeito efetue sobre sua prpria produo um trabalho cognitivo de anlise. (S, 1998).

ANLISE E RESULTADOS Os registros realizados foram trabalhados atravs da utilizao de duas tcnicas de anlise que variaram em funo do tipo de material a ser examinado. Dessa forma, aplicou-se a tcnica da anlise do contedo (Bardin, 1979) para o questionrio feito com as professoras; enquanto que para a anlise das evocaes livres, foi escolhido o mtodo Vrges (S, 1996) nos instrumentos coletados com alunos, pais e professoras. Por conseguinte, o fato da anlise de contedo apresentar essa propriedade anlise quantitativa e qualitativa que possibilita inferir conhecimentos que dizem respeito ao processo de produo e/ou recepo das comunicaes , justifica a opo por essa tcnica, o que permitiu alcanar os objetivos a que se props este trabalho. A anlise de contedo deve abranger basicamente trs fases: pr-anlise, explorao do material, tratamento dos resultados obtidos e interpretao (Minayo, 1994). A anlise das evocaes livres pelo mtodo de Vergs (S, 1996) busca identificar o ncleo central das representaes sociais de Cincia atravs da determinao da frequncia da ordem das palavras evocadas, isto , aquelas que so centrais de onde emanam as demais evocaes consideradas perifricas pelo posicionamento hierrquico na mdia de frequncia das evocaes (Nascimento, 2002).

Em busca das Representaes Sociais Aps ter discutido, nas sees anteriores, os aspectos tericos metodolgicos que fundamentaram o presente estudo, estaremos, nesta seo, apresentando os resultados da anlise dos registros feitos durante a pesquisa. Atravs das diferentes tcnicas empregadas, buscamos identificar uma possvel Representao Social de Cincia que os alunos, pais e professoras apresentaram luz das teorias que nortearam este trabalho.

a) O contedo das Representaes Sociais de Cincia dos estudantes. Buscando identificar os contedos da representao social de Cincia entre os estudantes, realizou-se a anlise das respostas dadas questo: O que Cincia para voc? Essa anlise inicial revelou uma diversidade de temas que foram organizados em expresses que pareciam revelar as idias por eles manifestadas, totalizando um nmero de 27 (vinte e sete) diferentes respostas, representadas na Tabela 1. Nesta tabela constam resultados apresentados pelos alunos atravs da associao livre. Tabela 1 - Expresses relacionadas Cincia e suas respectivas frequncias para os cem alunos envolvidos na pesquisa. N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Expresso Descoberta Natureza Estudo Plantas Corpo humano Pesquisa Laboratrio Serve para usar (televiso) Inveno Curar doenas Planetas Cura de certas doenas Inventos Experincia Meio ambiente Estudo fauna e doenas No sei Saber cuidar dos filhos Todos tipos de coisas Coisas que fazemos Salvar vidas Tratamento Vou aprender na 6 srie legal Cura do cncer Binculo, luneta Eclipse Frequncia 10 08 08 08 07 06 06 06 05 05 05 05 04 04 04 03 03 02 02 02 02 01 01 01 01 01 01

A seguir, aprofundando a leitura e anlise dessas 27 expresses informadas, foi possvel estabelecer 09 (nove) categorias, as quais foram agrupadas por expresses semelhantes ao que os alunos concebem como Cincia. As nove categorias

estabelecidas, com suas respectivas frequncias absolutas e percentuais, esto representadas na Tabela 2:

Tabela 2 Distribuio das Categorias e sua freqncias absoluta e percentual


N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Expresso Descoberta Natureza Inveno Pesquisa Estudo Corpo humano Planetas Outros No sei Freqncia 22 19 14 14 11 07 05 05 03 Percentual 22% 19% 14% 14% 11% 07% 05% 05% 03%

A partir dos dados acima mencionados pode-se supor que para os alunos, o ncleo duro da Representao Social sobre Cincia se caracteriza possivelmente pela: - descoberta: que envolve a cura de doenas, experincias, tratamento; - natureza: refere-se s plantas, meio ambiente, eclipse; - inveno: serve para usar, como binculo, luneta, televiso; - pesquisa: salvar vidas; - estudo: corpo humano, estudo dos animais, as doenas, saber cuidar; Inferiu-se que para os estudantes a descoberta, a pesquisa e o estudo podem aliviar dores e salvar vidas. Enquanto que as invenes servem como instrumentos para serem usados no dia-a-dia. A partir de seus estudos, Piaget defendia que a reflexo sobre a educao no deveria ser concentrada nos contedos, mas em como as crianas operam os dados da realidade, ideia que corrobora a inteno desta pesquisa em averiguar as Representaes Sociais sobre Cincias que aqui se estabelece. Para Piaget a aprendizagem d-se atravs da assimilao, da acomodao, da adaptao aliadas ao equilbrio. Segundo este esquema, o ser humano assimila os dados que obtm do exterior, mas uma vez que j tem uma estrutura mental que no est "vazia", precisa adaptar esses dados estrutura mental j existente. Uma vez que os dados so adaptados a si, d-se a acomodao. Para Piaget, o homem o ser mais adaptvel do mundo. Este esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra nenhuma alterao pela nossa parte, ou seja, tudo o que aprendemos influenciado por aquilo que j tinhamos aprendido. Segundo Moreira (1999), o sujeito constri esquemas mentais de assimilao para abordar a realidade. Quando o organismo assimila, incorpora a realidade a seus esquemas de ao impondo-se ao meio. Quando os esquemas de assimilao no conseguem assimilar determinada situao, o organismo (mente) desiste ou se modifica. No caso de modificao, ocorre a acomodao, ou seja, uma reestruturao da estrutura cognitiva (esquemas de assimilao existentes) que resulta em novos esquemas de assimilao. atravs da acomodao que se d o desenvolvimento cognitivo.

Experincias acomodadas do origem a novos esquemas de assimilao, alcanando-se um novo estado de equilbrio. A mente sendo

uma estrutura (cognitiva) tende a funcionar em equilbrio, aumentando, permanentemente, seu grau de organizao interna e de adaptao ao meio. Para construir esse conhecimento , as concepes infantis combinam-se s informaes advindas do meio, na medida em que o conhecimento no concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente pela criana, nem transmitido de forma mecnica pelo meio exterior ou pelos adultos, mas, como resultado de uma interao, na qual o sujeito sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogaes que esse mundo provoca.

b) O contedo das Representaes Sociais de Cincia dos pais. Para os pais utilizou-se o mtodo interrogativo, com a seguinte pergunta: O que Cincia? Dos vinte pais (10 pais e 10 mes) que participaram desta pesquisa emergiram 14 categorias, que revelam as ideias por eles manifestadas, representadas na Tabela 3. Tabela 3 - Expresses relacionadas Cincia e suas respectivas frequncias aos vinte pais envolvidos na pesquisa. Obtidas atravs do mtodo interrogativo.
N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 Expresso Estudo do corpo Medicamentos Estudo das plantas Curar pessoas Alivia sofrimento Descoberta Invenes(televiso, rdio) Pesquisa Tratamento de doenas Experincia Vida Exames Estudo do ambiente Estudo Freqncia 06 05 04 04 03 03 04 03 03 03 03 02 02 01

Aprofundando a leitura e anlise dessas 14 expresses informadas, foi possvel estabelecer 05(cinco) categorias, as quais foram agrupadas por expresses semelhantes ao que os pais concebem como Cincia. As cinco categorias estabelecidas, com suas respectivas frequncias, esto na Tabela 4:

Tabela 04 Distribuio das Categorias e suas frequncias. N 01 02 03 04 05 Expresso Medicamentos Estudo Inveno/Descoberta Pesquisa Vida Freqncia 17 13 07 06 03

A partir dos dados acima mencionados pode-se supor que para os pais, o ncleo duro da Representao Social sobre Cincia se caracteriza possivelmente por: - medicamentos: que envolvem a cura, aliviam o sofrimento, tratam doenas; - pesquisa, experincia, descobertas; vida melhor; - estudo: do corpo, das plantas, do meio ambiente. Inferiu-se que para os pais a Cincia busca melhorar a qualidade de vida, fazendo com que as pessoas vivam mais tempo e com qualidade. Por isto, as expresses vida e estudo esto interligadas. c) O contedo das Representaes Sociais de Cincia das professoras. Esta pesquisa buscou, alm do conhecimento dos contedos da representao, conhecer tambm a sua estrutura ou organizao interna. Para que isso se tornasse possvel foi estabelecido um conjunto de tcnicas adicionais, fundamentadas no princpio de se fazer com que o sujeito efetue sobre sua prpria produo um trabalho cognitivo de anlise, comparao e de hierarquizao (S, 1998). Aplicou-se um questionrio em que foram solicitados alguns dados pessoais: h quanto tempo leciona, h quanto tempo est atuando nesta escola pesquisada, em que turma j atuou como docente nesta escola, se possui graduao, em que rea. Depois utilizou-se a associao livre. Solicitando seis palavras que definissem Cincia, em seguida escolher dentre as seis, trs que fossem mais significativas para a concepo de Cincia pelos educadores. Com as trs palavras escolhidas explicar a importncia de cada uma. E na ltima questo foi pedido que escrevessem como trabalham Cincia com os alunos durante as aulas e quando. Os resultados do questionrio e da associao livre so apresentados nas tabelas 5,6 e 7. Tabela 5 Resultados do questionrio
H quanto tempo no Magistrio? Professora A Professora B Professora C Professora D 22 anos 07 anos 29 anos 29 anos H quanto tempo lecionas nesta escola? 10 anos 07 anos 04 anos 29 anos Em que turmas j atuaste nesta escola? 3 srie 2 e 3 srie 1, 2 e 4 sries. Pr-escola, 1 e 2 sries. Possui Graduao? Qual?

Sim, Matemtica. Sim, Letras Portugus / Ingls. Sim, Pedagogia. Sim, Pedagogia.

Tabela 6 - Expresses relacionadas Cincia e suas respectivas frequncias apresentadas pelas quatro professoras envolvidas na pesquisa
N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Expresso Vida gua Meio Ambiente Natureza Ecologia Preservao Sustentabilidade Alimentao Sade Animais Seres humanos Meio ambiente Ar Plantas Planetas Conhecimento Estudo Sobrevivncia Frequncia 04 02 02 02 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01

Tabela 7 - Redefinindo Cincia com trs palavras mais importantes para as professoras.
N 01 02 03 04 05 06 07 08 Expresso Vida Meio ambiente Sustentabilidade Preservao Sade Natureza gua Conhecimento Frequncia 04 02 01 01 01 01 01 01

Aprofundando a leitura e anlise dessas 08 expresses informadas, foi possvel estabelecer 04(quatro) categorias, as quais foram agrupadas por expresses semelhantes ao que as professoras concebem como Cincia. As quatro categorias estabelecidas, com suas respectivas frequncias, esto representadas na Tabela 8: Tabela 8 Distribuio das categorias e suas freqncias:
Tema 01 02 03 04 Expresso Vida Meio Ambiente Sustentabilidade Conhecimento Frequncia 05 04 02 01

A partir dos dados acima mencionados pode-se supor que para as professoras, o ncleo duro da Representao Social sobre Cincia se caracteriza possivelmente por: vida, o meio ambiente, sustentabilidade e conhecimento. Por tudo isto, o momento atual exige uma profunda reflexo sobre o Ensino de Cincias nas Sries Iniciais do Ensino Fundamental, ambiente que favorece a busca, o gosto por aprender, descobrir e reconstruir conhecimentos. Mas o docente continua tendo que dar conta de todas as reas do conhecimento (Portugus, Matemtica, Histria, Geografia, Ensino Religioso, Artes, Educao Fsica e Cincias), porm sabese que o enfoque sempre maior para o Portugus e a Matemtica. Por qu? Quais argumentos so utilizados pelos professores para darem mais nfase a estes componentes curriculares? Acreditamos que estes so aspectos histricos que perpassam geraes, mas o presente estudo tem a inteno de valorizar mais o Ensino de Cincias nas sries Iniciais do Ensino Fundamental por acreditar que as formulaes de conceitos e de atitudes podem e devem ser trabalhadas com os alunos desta faixa etria, pois os mesmos esto sedentos de saber, o porqu das coisas e os professores muitas vezes por no saberem ou por acreditarem que eles so muito novos, no lhes oportunizam tais momentos. Outro fator que pertinente refletir aqui o curso de graduao realizado pelo professor. Quais disciplinas so oferecidas para trabalhar Cincias? Geralmente so especficas na parte da Matemtica e da Biologia, mas e a Qumica e Fsica onde ficam? Ento, como os cursos de licenciatura podem auxiliar o educador para trabalhar Cincias em todos os cursos de formao de docentes? As respostas dadas pelas professoras da escola envolvida na pesquisa, tecendo comentrios sobre a realidade dos alunos que elas atendem, contribuem para essa reflexo Lembrando a pergunta: - Como voc desenvolve o Ensino de Cincias com seus alunos? Quando?

Professora A Trabalho vrios contedos da srie, com filmes, textos, construo de livros, passeios de observao, dilogos, pesquisa, entrevistas.Mas as atitudes so lembradas, praticamente todos os dias e em vrios momentos: fechar a torneira; lixo no lugar; merenda (alimentao); banho, dentes (higiene); animais (respeito, higiene, cuidados). Professora B Trabalho bem pouco a respeito de Cincias, s quando o projeto d abertura e o que se trabalha de prache meio ambiente, hbitos de higiene, alimentao. Muitas vezes passo mais de uma semana sem lecionar Cincias Professora C - Atravs de observaes relatos de experincias, resgate /busca de vivncias cotidianas e passadas; - orientaes atravs de leituras /pesquisas sobre as mudanas, transformaes que ocorrem tanto no corpo como na natureza, meio ambiente;

- comparaes; - alertas sobre: cuidados /preservao / economia / desperdcio / danos, que causamos ao meio onde estamos inseridos. Professora D Observando fatos que acontecem no nosso dia-a-dia e comentando. Chamando ateno, e tomando conhecimento sobre o que os alunos j sabem, em sua vivncia. E trabalhando assuntos do livro, quando estes se referem ao que estamos comentando. As respostas das professoras esto mais concentradas no que se refere s atitudes dos alunos para com o cuidado com a vida, a natureza, a higiene corporal e o convvio com outras pessoas. Isto fica evidente quando se observa o Plano de Estudo destas turmas. Cabe lembrar aqui que a atuao docente, na perspectiva de Vygotsky (1991), se d na zona de desenvolvimento proximal do aluno, que potencializada atravs da interao social, ou seja, as habilidades podem ser desenvolvidas com a ajuda de um adulto servindo de apoio ou atravs da colaborao entre pares. na zona de desenvolvimento proximal, que acontecem as interaes, para a construo do conhecimento ou da aprendizagem. Sendo, portanto, dinmica e em constante mudana. A funo do professor a de orientar de forma ativa e servir de guia para o aluno, de forma a oferecer apoio cognitivo. O professor deve ser capaz de ajud-lo a entender um determinado assunto e, ao mesmo tempo, relacion-lo ao contedo com experincias pessoais e o contexto no qual o conhecimento ser aplicado. Ele ou ela deve tambm interferir na zona de desenvolvimento proximal de cada aluno, provocando avanos no ocorridos espontaneamente por este aluno. Vrias atividades oferecidas devem ser flexveis, permitindo ajustes no plano de aula. A interveno por parte do professor fundamental para o desenvolvimento do aluno. Deve intervir, questionando as respostas do aluno, para observar como a interferncia de outro sujeito atinge no seu desenvolvimento e observar os processos psicolgicos em transformao e no apenas os resultados do desempenho do aluno. Contudo, essa interveno no Ensino de Cincias permeada pela dbil formao em cincias, pelas representaes sociais e pelas concepes pessoais do docente sobre o que ensinar Cincias. Ademais, Ausubel, em sua teoria (1968) se baseia no conhecimento prvio, aquilo que o aluno j sabe ou trs na bagagem de conhecimentos adquiridos, anteriormente data em que o ensino aprendizagem est acontecendo. Sua teoria construtivista e o papel da interao professor aluno, sem dvida importante, para, a partir dos subsunores que o aluno possui construir novos subsunores ou modificar os velhos. A aprendizagem em sala de aula deve ser dinmica, deve resultar de uma interao entre aluno, professor, e materiais educativos partir do conhecimento prvio que o aluno tem. Ausubel preocupa-se com a aprendizagem que ocorre na sala de aula da escola. Para ele fator mais importante de aprendizagem o que o aluno j sabe. Para que ocorra a aprendizagem significativa conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponveis na estrutura cognitiva do indivduo, funcionando como ponto de ancoragem.

No entanto, nem sempre isso ocorre e os conhecimentos disponveis podem ser as conhecidas concepes alternativas ou representaes sociais, objeto deste estudo. Ou seja, o conhecimento prvio a varivel mais importante para novas aprendizagens, mas esse conhecimento pode tambm influenciar negativamente a aprendizagem e at mesmo funcionar como obstculo epistemolgico. O momento de aquisio de conhecimentos deve ser ativo, quanto mais ativo for este processo, mais significativos e teis sero os conceitos, logo averiguar a Representao Social sobre Cincias para alunos, pais e docentes beneficiar o trabalho dirio em sala de aula, com vistas a torn-lo mais significativo para os envolvidos.

Construindo a Representao Social de Cincia De acordo com Moscovici (1978) as Representaes Sociais so, ao mesmo tempo, um "produto" do social e um "processo" de instituio desse social, tendo entre outras, as funes de elaborao de determinar comportamentos e de comunicao entre indivduos. Enquanto produto, Moscovici (1978) observou que as Representaes Sociais se revelam em trs dimenses, apresentadas pelos sujeitos, que permitem apreender o contedo delas e seu sentido sobre um determinado objeto, a saber: (a) nas atitudes; (b) nas informaes; e (c) no campo de representao. Assim sendo, a anlise feita permitiu a identificao de uma parte desse processo de construo, que demonstra as categorias estabelecidas e seus sentidos, ou seja, aqueles que mais se destacaram em cada categoria. Nessa situao, as categorias correspondem imagem, ou seja, a objetivao, elaborada pelos sujeitos em relao ao objeto, no caso a Cincia, e os significados representam os sentidos a ele atribudos, ou seja, a ancoragem. Portanto possvel supor que a Representao Social de Cincia evidenciada nesta pesquisa est vinculada ao estudo e valorizao da vida. Pois analisando os contedos apresentados pelos alunos, pais e professoras, percebe-se a importncia da Cincia como estudo, conhecimento e descoberta que valorizam a qualidade de vida das pessoas. Pode-se concluir que estas foram as semelhanas apresentadas pelos grupos investigados. E isto confirma a hiptese de que a Representao Social de Cincia pode e deve servir como subsunor, mas pode tambm funcionar como obstculo epistemolgico nas escolas, dificultando uma reestruturao curricular e atitudinal por parte dos alunos, pais e professores.

CONSIDERAES FINAIS A anlise dos resultados da pesquisa realizada junto aos alunos, pais e professoras desta Escola Estadual, buscou averiguar a Representao Social da Cincia. Assim como analisar os contedos de cada srie, a maneira como eles so trabalhados em sala de aula e o que da bagagem de cada indivduo usado ou no no seu dia-a-dia e se a escola tem alguma influncia nesta construo.

Reafirmando Bizzo (2007, p. 07) vivemos um momento de reviso de educao escolar, de seu papel e seu alcance. Juntamente com isso, vem o desafio da construo de um perfil profissional para o professor com base no seu trabalho em sala de aula, mas que se amplia para o desenvolvimento do projeto educativo da escola, para a produo, sistematizao e socializao de conhecimentos pedaggicos e para a participao em discusses da comunidade educacional. esta busca entre os saberes que precisam ser explorados na escola, ou seja, tornar o ensino mais real, frente aos problemas enfrentados diariamente e que esto vinculados aos saberes das Cincias. Por isto a afirmao de modificar a preparao das aulas, proporcionar momentos de auto-reflexo aos estudantes, oferecer oportunidades para testar explicaes e refletir sobre sua propriedade, limites e possibilidades so atividades que ensejaro uma forma muito diferente de ensinar e aprender cincias. Essa nova forma de ensinar cincias demanda mudanas difceis de serem realizadas, mas que certamente valero pena. (Bizzo, 2007, p.137). Alm disto, quando estudamos representaes sociais ns estudamos o ser humano, enquanto ele faz perguntas e procura respostas ou pensa e no enquanto ele processa informao, ou se comporta. Mais precisamente, enquanto seu objetivo no comportar-se, mas compreender. (Moscovici, 2007, p.43). Por isto a importncia deste tipo de pesquisa para que o ser humano compreenda e reflita sobre a construo de seu conhecimento. Por isto, para Guareschi (1995, p.149) o conceito de representao social multifacetado. De um lado, a representao social concebida como um processo social que envolve comunicao e discurso, ao longo do qual significados e objetos sociais so construdos e elaborados. Por outro lado, e principalmente no que se relaciona ao contedo de pesquisas orientadas empiricamente, as representaes sociais so operacionalizadas como atributos individuais como estruturas individuais de conhecimento, smbolos e afetos distribudos entre as pessoas em grupos ou sociedades. Esta dupla viso do conceito o faz verstil, e d origem a vrias interpretaes e usos que nem sempre so compatveis uns com os outros. A partir deste estudo preliminar sobre a Representao Social de Cincias nas sries iniciais do Ensino Fundamental, nos pertimitimos sugerir que o objeto de estudo apresenta condies necessrias para emergir. Por isto para dar continuidade pesquisa preciso selecionar uma amostra de indivduos que abranjam mais instituies de ensino e utilizar tcnicas de coleta e anlise de dados que sejam capazes de caracterizar melhor a estrutura (ncleo central e perifrico) da possvel Representao Social entre alunos, pais e professores, e a partir disto propor uma reformulao do Ensino de Cincias, de modo a promover uma mudana representacional. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Abric, J.C. (2001), Prcticas sociales y representaciones. Mxico: Ediciones Coyoacn. Traduo do original Pratiques sociales et reprsentations. Paris: Presses Universitaires de France. Ausubel, D. (1978). In defense of advance organizers: A reply to the critics. Review of Educational Research, 48, 251-257. Bardin, L. (1979) Anlise de contedo. Lisboa, Edies 70. Bizzo, N. (2007) Cincias: fcil ou difcil? Editora: tica, SP.

Carvalho, A. M. P. Prez, D. (2000).Formao de professores de cincias. So Paulo: Cortez. Delizoicov, D. (org.); Angotti, J. A.; Pernambuco, M. M. (2002). Ensino de cincias: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez. Fracalanza, H.; Amaral, I. A. do; Gouveia, M. S. F. (1986). O ensino de cincias no primeiro grau. So Paulo: Atual. Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra. Guareschi, P. A, Jovchelovitch S. (1995). Textos em Representaes Sociais. 2 ed., Petrpolis, RJ: Vozes. Jodelet, D.(1985). La representacin social: Fenmenos, concepto y teora. In: Psicologia Social (S. Moscovici, org.), pp. 469-494, Barcelona: Pados. Jodelet, D.(1989). Reprsentations sociales: un do-main en expansion . In: Les Reprsentations Sociales (D. Jodelet, org.), pp. 31-61, Paris: Presses Universitaires de France. Lakatos, I. (1993) "La metodologa dos Programas de investigao cientfica". Alianza. Madrid. Pg. 161. Minayo, M. C. De S. (Org.) (1994). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis, RJ: Vozes. Morin E. (1983). O Problema Epistemolgico da Complexidade. Lisboa: EuropaAmrica. Morin, E. (1984). Idias Contemporneas - Entrevistas do Le Monde. So Paulo: tica. Moscovici, S. A (1978). Representao Social da Psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar. Moscovici, S.A. (1988). Notes towards a description of social representations. European Journal of Social Psychology, 18: 211-250. Moscovici, Serge, (2007). Representaes Sociais: investigaes em psicologia social. Petrpolis, RJ: Vozes. Nascimento, I. P. (2002) As Representaes Sociais do Projeto de Vida dos Adolescentes: um estudo psicossocial. S. Paulo, 209 p. Tese de Doutorado em Psicologia da Educao. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Perrenoud, P. (2000). Pedagogia diferenciada: das intenes ao. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul. Piaget, J. (1979). O Nascimento da Inteligncia na Criana. Rio de Janeiro, Zahar. Rampazzo, L. (2002) Metodologia Cientfica : para alunos dos cursos de graduao e ps-graduao. S. Paulo: Loyola. S, C. P. de.,(1998) A construo do objeto de pesquisa em representaes sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ. ___________,(1996) Ncleo central das representaes sociais. Petrpolis: Vozes. Santos, W. L. P. dos; Schenetzler, R. P. (1997). Educao em qumica: compromisso com a cidadania. Iju: Ed. Uniju,. Vergs, P. (1992). Levocation de largent: une mthode pour la definition du nayau central dune reprsentation. Paris: Bulletin de Psychologie, n. 45. Vygotsky, L. (1991). Pensamento e linguagem. 3.ed. So Paulo: M. Fontes. Weissmann, H. (1998) O laboratrio escolar. In: Weissmann, H (org.) Didtica das Cincias Naturais: contribuies e reflexes, Porto Alegre: ArtMed.

Das könnte Ihnen auch gefallen