Sie sind auf Seite 1von 4

05/09/13

Parede de concreto em prdios altos | Nucleo Parede de concreto

Ncleo Participantes Servios CENRIO NOVIDADES DESTAQUES ARTIGOS NOTCIAS CADASTRO

DESTAQUE > ENTREVISTA FRANCISCO PAULO GRAZIANO


Parede de concreto em prdios altos
A utilizao do sistema construtivo em paredes de concreto moldadas in loco cresce a cada dia. No segmento das habitaes econmicas se apresenta como uma opo de destaque. Observamos um novo movimento de deciso pelas construtoras: a utilizao do processo em prdios verticais, fora do segmento econmico. A rapidez do processo, eliminao das etapas construtivas, uso de mo de obra disponvel sem qualificao e as diversas opes de materiais, produtos e servios desenvolvidos pela cadeia deste sistema induzem aos tomadores de deciso partir para esta soluo nos empreendimentos de maiores alturas. Convidamos o engenheiro Francisco Paulo Graziano para nos falar um pouco sobre este movimento. Ele tem participado junto a construtoras de destaque e referencia no mercado dos estudos e avaliaes para tomada de deciso da utilizao do sistema neste perfil de empreendimento.

Fale um pouco sobre o perfil das construtoras que tm demonstrado interesse em utilizar o sistema parede de concreto moldado no local em prdios altos, fora do segmento econmico. Engenheiro Francisco Paulo Graziano, diretor da Pasqua e Graziano Envie sua pergunta Depois de ler a entrevista ao lado, caso voc tenha alguma dvida ou deseje algum esclarecimento sobre o tema tratado, escreva para ns. As perguntas sero encaminhadas ao entrevistado e as respostas, publicadas em um prazo de 30 dias neste site. Utilize o formulrio abaixo: Nome:

Francisco Paulo Graziano - Na verdade no tenho identificado um perfil de empresa, mas sim um perfil de pessoas que tm compreendido que estamos vivendo um momento de intensa mudana no cenrio tecnolgico do setor da construo de edifcios no Brasil, onde crescem a escassez de mo de obra, a necessidade de maior velocidade de construir. Nesta linha, este sistema tem potencial para dar resposta a estas necessidades, porm o sistema ainda apresenta-se no totalmente desenvolvido no Brasil, devido a nossa relativa inexperincia na aplicao desta tecnologia e a vcios culturais que veem distorcendo o papel do engenheiro na construo de edifcios.

Email:

Quais, na sua opinio, os diferenciais deste sistema para este nicho?

Mensagem: Graziano - Este sistema, como j se sabe, permite a simultaneidade de execuo da estrutura e grande parte das paredes das edificaes, eliminando alguns ciclos executivos tradicionais, tais como: execuo das alvenarias, aplicao de revestimento s fachadas e s paredes internas etc. No caso de edifcios mais altos, acima de 12 pavimentos, a vantagem econmica j se apresenta na composio de custos dos materiais quando comparados aos outros sistemas tradicionais empregados largamente na construo de edifcios no Brasil, ou seja, no necessria a considerao da velocidade executiva no equilbrio dos custos, para justificar a sua viabilidade.

nucleoparededeconcreto.com.br/destaque-interno/parede-de-concreto-em-predios-altos

1/4

05/09/13

Parede de concreto em prdios altos | Nucleo Parede de concreto

Com relao ao desempenho estrutural, quais as vantagens?

Graziano - Os edifcios em paredes de concreto so extremamente rgidos quando comparados aos convencionais ou at mesmo aos seus equivalentes em alvenaria estrutural. Garantindo baixo nvel de deformaes e bom desempenho s aes laterais, tais como vento e outras.

Falando de competitividade, como este sistema contribui para melhorar a performance do negcio das construtoras?

Graziano - Como toda tecnologia aplicada engenharia, este sistema tem bnus e tem demandas em relao postura da equipe de engenharia das construtoras. Exige uma viso mais industrializada do negcio da construo, com uma postura mais tecnolgica da equipe de operao, focada no entendimento das vantagens e cuidados necessrios para que o sistema d os bnus esperados. Isto posto, a contribuio deste ser percebida na qualidade da obra como produto final, menos disperso dos resultados de um edifcio para outro, aumento de produtividade e qualidade conforme se incorpora a cultura tecnolgica e a postura mais responsvel da equipe executiva.

Construir com este sistema em obras horizontais e de baixa altura a mesma coisa que construir prdios mais altos (acima de 12 pavimentos)?

Graziano - No, a estratgia de ataque obra, a organizao do canteiro, a determinao da quantidade de forma e de equipes executivas e ciclo so completamente diferentes. Alm disso, as prioridades do dimensionamento no projeto estrutural totalmente diferente.

Observamos a utilizao de dois processos para execuo deste sistema: formas de alumnio manoportveis e formas trepantes com utilizao de gruas para iamento. Sob o ponto de vista estrutural, como voc avalia estas opes?

Graziano - Sob a tica do projeto estrutural, no h grande alterao, dependendo da tipologia adotada para o sistema, ou seja, uma tipologia com grande quantidade de parties estruturais ou o contrrio. Conforme se apresenta o caso, uma ou outra pode ser a mais adequada.

Cuidados especiais devem ser tomados para execuo destes empreendimentos?

Graziano - Em primeiro lugar, a cultura tcnica da equipe executiva da empresa, que deve ter a compreenso de que este sistema no admite a postura de tocador de obra e sim a de quem planeja, estuda, aplica o que planeja e est atento a rever o plano de execuo da obra, numa constante e disciplinada busca de melhoria contnua. Em segundo lugar, a contratao de uma equipe de bons projetistas, comprometida com o sucesso deste sistema.

Que dicas voc daria a uma empresa que pensa em utilizar o sistema pela primeira vez?

Graziano - Comear aplicando em tipologias mais simples e para um nmero de unidades compatvel com a capacidade da empresa de custear o aprendizado e amadurecimento da equipe de obra. Desta forma, a presso por prazo e resultado fica menor e a equipe tem a oportunidade de aprender a trabalhar com esta tecnologia.

Como devemos tratar as interfaces arquitetura, estrutura e instalaes eltricas e hidrossanitrias na elaborao dos projetos executivos?

nucleoparededeconcreto.com.br/destaque-interno/parede-de-concreto-em-predios-altos

2/4

05/09/13

Parede de concreto em prdios altos | Nucleo Parede de concreto

Graziano - Os projetos constituem uma parte importante da viabilidade do sistema, pois nele encontra-se implcito o entendimento de como o processo executivo dever se dar, impondo facilidades ou dificuldades executivas. Estas caractersticas se consolidam muito cedo quando das primeiras decises tomadas pela equipe de projeto. Por este motivo, a equipe deve estar constituda desde o princpio, trabalhando e decidindo conjuntamente com o cliente quais as melhores posturas que sero adotadas no projeto.

A cadeia de projetistas de estrutura est preparada para este perfil de obra?

Graziano - Estamos vivendo uma fase de grande demanda de trabalho em todas as reas da cadeia da construo, sendo que viemos de uma longa fase depressiva, onde pouco ou nada se fez para formar profissionais em todas as reas, por falta de mercado e falta de viso estratgica do setor. No que tange s construtoras, estas se tornaram empresas que no tm, com raras excees, uma viso de planejamento e tcnica do que se prope executar, criando-se a mxima de que o engenheiro de obra to somente de produo, sem necessidade de se envolver no projeto. Entendo que o sucesso deste processo depende do alinhamento de ambas as partes com o envolvimento de todos no sucesso do empreendimento, sem divises estanques de responsabilidades e sim uma polarizao de todos pelo sucesso do empreendimento. Com este tipo de abordagem que os projetistas devem ser contratados e escolhidos, porm sem esquecer da lio de casa que cabe ao cliente e construtora.

A recente NBR 16.055 Projeto e execuo paredes de concreto moldada no local atende a este tipo de obra?

Graziano - Com certeza, ela foi preparada para isto e atende muito bem. Porm, requer um feedback do mercado para sua constante renovao e atualizao para que no se desatualize.

De quais empreendimentos j concludos voc participou neste segmento? Quais os aprendizados voc elencaria?

Graziano - A nossa empresa, desde o incio da formao dos grupos de estudos motivados pela ABCP, ficou mais focado nos edifcios altos, acima de sete pavimentos, por entender que este tipo de edificao executada em paredes de concreto tem viabilidade indiscutvel e praticamente independente do ritmo acelerado de execuo que o processo permite esperar, devido ao bom desempenho deste sistema quando comparado ao de alvenaria estrutural ou ao de estrutura convencional. Ento iniciamos por edifcios de 15, 17 e 20 andares em projetos que hoje esto entregues por grandes incorporadoras do pas, tais como Gafisa, OAS, Tenda, dentre outras. Posteriormente, em situaes especficas e de viabilidade muito bem estudada, projetamos torres de menor porte de at quatro pavimentos para a Cury e Queiroz Galvo em grande quantidade de unidades, acima de 10.000 unidades. Hoje estamos estudando a viabilidade de novos empreendimentos de um padro mais elevado para uma grande incorporadora que promete competir muito bem com a estrutura convencional tanto em custo de materiais e mo de obra, quanto em capacidade de dar ao produto uma boa capacidade de adaptao s necessidade do cliente de ampliar ou alterar a planta.

Como a voc avalia a iniciativa de criao do Ncleo de Referencia de Parede de Concreto? Graziano - Vejo esta iniciativa com muito bons olhos pois permite que o conhecimento, as experincias vividas de sucesso e insucesso sejam recolhidas e transformadas em recomendaes aos projetistas e construtores interessados na tecnologia, suprindo uma lacuna que vem se estendendo a todo o setor de preservao da histria tcnica da obra e do projeto que fica, quando muito, encapsulada na cabea das pessoas que participaram de um determinado empreendimento, sem a devida anlise crtica e recolhimento da documentao de acervo tcnico que vem se perdendo nas ltimas dcadas. uma iniciativa a ser replicada em outros segmentos da cadeia da construo.

nucleoparededeconcreto.com.br/destaque-interno/parede-de-concreto-em-predios-altos

3/4

05/09/13

Parede de concreto em prdios altos | Nucleo Parede de concreto

* Francisco Paulo Graziano engenheiro civil formado pelo Instituto Mau de Tecnologia IMT, mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola Politcnica da USP, professor do Departamento de Estruturas da EPUSP desde 1979, relator da NBR-6118 de 1993 a 2003. Participou da confeco da NBR-16055 e foi o redator do texto base da Norma de Desempenho parte estrutural NBR-15575. Ganhou os seguintes prmios: Prmio Emlio Baungarten IBRACON; Prmio Talento Estrutural ABECE Gerdau; Prmio PUFA ABECE Arcelor; Prmio PUFA ABECE TQS. Diretor da Pasqua e Graziano, consultoria, concepo e projeto estrutural, Graziano desenvolveu projetos estruturais nas reas residencial, comercial, malls, centro de distribuio, arenas de esportes, alojamentos olmpicos, dentre outros, totalizando mais de 40.000.000 de m em rea estrutural, projetadas nos ltimos 30 anos.

Ncleo de Referncia Parede de Concreto 2013 - Todos os direitos reservados

nucleoparededeconcreto.com.br/destaque-interno/parede-de-concreto-em-predios-altos

4/4

Das könnte Ihnen auch gefallen