Sie sind auf Seite 1von 13

Pndulo balistico

I INTRODUO
Este trabalho fala do pndulo balstico, que um dispositivo usado na rea da balstica e nos lanamentos de projcteis para medir a velocidade com que estes alcanam o alvo. um tema que basea-se fundamentalmente na conservao de momento linear e da energia mecnica.

2 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

1 PNDULO BALSTICO
O pndulo balstico foi inventado em 1742, com o objetivo de medir velocidades de projteis por meio de colises inelsticas com um corpo de massa muito maior. Tratando-se de um pendulo que se basea em colises inelasticas e conservao de energia mecnica pertinente fazer menso destes temas:

i)-Colises inelsticas
Se considerarmos dois corpos em MRU, movendo-se num espao ou num plano horizontal sem atrito e despresando a resistncia do ar, e que em um dado momento estes corpos colidem,podemos afirmar que: -Durante um choque mecnico o momento linear permanence constante, isto , o momento linear imediatamente antes do choque igual ao momento linear imediatamente depois do choque.
1 1i

2 2i 1 1f 2 2f

e tratando-se de coliso inelstica,


1f 2f f

assim:
1 1i+ 2 2i= 1 2 f Expresses 1

ii) Conservao de energia mecnica


Quando actuam sobre uma particula forcas conservativas, a energia total dessa partcula igual a soma da energia cintica e potencial.

c+ p

3 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico
2

como actuam sobre ele foras conservativas a energia mecnica total num ponto A igual a energia mecnica total num ponto B, isto :
MA MB

CA

PA = CB

PB Expresses 2

1.1-CONSTITUIO
O pndulo balstico um dispositivo formado por um bloco de massa M, preso por uma haste de peso insignificante e podendo girar livremente, sem atrito, em torno de um ponto fixo O. O pndulo balstico na sua forma mais simples constituido por: um bloco de massa M, que se encontra suspenso por uma haste. uma haste de massa desprezvel e de comprimento r que sustenta o bloco podendo o fazer girar livremente, sem atrito, em torno de um ponto fixo O,como esquematiza a figura abaixo:

Fig.1 Pndulo balstico constituio


4 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011
o

Pndulo balistico

Este tipo de pndulo (figura 1) usa-se em experincias que no requerem muita preciso como em aulas prticas de Fisica, por exemplo. Mas para anlises do laboratrio, para clculos mais precisos usa-se um sistema como o descrito a seguir:

Fig 2, pndulo para laboratrio Neste dispositivo o incorpora-se tambm um lanador de projcteis e um transferidor que permite medir o ngulo , que possibilita adeterminar a altura B, como se demonstra mais adiante na figura 3.

1.2-APLICAO
A maior aplicao do pndulo balstico em indstrias de armamentos, onde medida a velocidade com que os projteis lanados atingem o alvo. Este dispositivo usado para determinar o mdulo da velocidade de impacto V1 de um projtil, de massa m e que vai se alojar no bloco de massa M, movendo-o com uma velocidade Vi de h0 at h (ver fig3).

5 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

1.3-FUNCIONAMENTO
Vamos, agora demonstrar os procedimentos que so seguidos at se determinar a velocidade do projectil. Para se determinar esta velocidade usa-se a conservao do momento linear e da energia mecnica. Desconsiderando a resistncia do ar, aps a coliso, a energia mecnica do sistema bloco + projtil fica constante e, durante a subida do bloco, a energia cintica se transformar totalmente em energia potencial da gravidade.

Definimos Vi como a velocidade do bloco, que contem o projtil, logo aps o impacto. Atravs da conservao da quantidade de movimento total do sistema, imediatamente antes e imediatamente depois da coliso, podemos relacionar V1 e V2: -Usando o principio do momento linear e da conservaao de energia mecnica tem se, considerando a figura 1:

1.3.1-Conservao de momento linear Considerando as Expresses


1

temos que

1 1i+

2i=

no nosso sistema (bloco-bala) temos


1

- massa do projectil =
1

1i

velocidade do projectil
6
o

Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011

Pndulo balistico
2=

massa do bloco

2i

= 0 (bloco em repouso) velocidade final do sistema

Assim, como os corpos colidem inelasticamente teremos:

Expresses 3

1.3.2-Conservao de Energia mecnica Analisemos o comportamento do sistema bloco-bala do ponto A at ao ponto B. Definindo h como a elevao mxima do centro de massa do sistema.Pelas Expresses 3 temos:
MA MB

CA

PA =

CB

PB ,

mas como no ponto A h=0, isto , EPA=0 e no ponto B v=0, isto , ECB= 0 e a massa do sistema m+M, temos:
CA

PB

A relao acima interpreta a transformao integral da energia cintica, imediatamente aps a coliso, em energia potencial de gravidade.

= Assim: Relacionando Expresses 3 e Expresses 4 temos:


Expresses 4

7 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

A velocidade da bala encontra-se isolando V1

V1 =

Fig3 Na figura 3 considere-se o esquema do pndulo balstico, constitudo por uma haste metlica que tem na extremidade uma cavidade, onde pode penetrar uma massa esfrica de massa m, que designamos por projctil. Este lanado de um dispositivo (lanador de projcteis) atingindo o pndulo com velocidade v horizontal, colidindo inelasticamente com o mesmo, aps que o pndulo com o projctil incorporado adquire movimento plano de rotao em torno de um eixo perpendicular ao plano do movimento e passando em O, com a velocidade angular inicial o adquirida imediatamente aps a coliso. A velocidade angular o relaciona-se com a velocidade v considerando que durante a coliso h conservao do momento angular em relao ao ponto O, pois nulo o momento em relao ao ponto O da resultante das foras actuando sobre o sistema dos dois corpos intervenientes na coliso.

Desta podemos determinar a velocidade do projctil recorrendo dinmica de rotao do corpo rgido e conservao do momento angular.

8 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

1.3.3-Dinmica de rotao do corpo rgido Fazendo o mesmo estudo substituindo o bloco por um cilindro de massa M e de raio r e chamarmos por d o comprimento da haste de massa desprezvel. Nesta verso somente aplicvel o princpio de conservao do momento angular, j que o sistema no isolado no entanto, o momento das foras externas relativo ao eixo de rotao O nulo.

onde Mext o torque.

Fig 4 1.3.4-Princpio de conservao do momento angular

Momento angular antes do choque

o momento angular da partcula relativo a O. x

9 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

O mdulo do momento angular L = mvd. Onde d o brao do momento angular ou distncia entre a direo da velocidade e o ponto O. Momento angular depois do choque o momento angular de um slido rgido formado pela haste, o cilindro e a bala embutida, em rotao ao redor de um eixo perpendicular ao plano da simulao que passa por O. =I0 O momento de inrcia I0 composto dos seguintes termos: Aplicamos o teorema de Steiner para obter o momento de inrcia do cilindro de massa M e raio r cujo eixo dista d do ponto O. Momento de inrcia de uma massa pontual m que dista d do eixo de rotao A haste tem massa desprezvel.

Como o momento angular inicial e final so iguais, explicitamos a velocidade angular , justamente depois do choque.

(Io o momento de inrcia do pndulo com o projctil inserido em relao ao ponto O; d a distncia do centro do projctil ao ponto O)

Relacionando as energias mecnicas pelas Expresses 3 temos:


MA MB

10 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

Conhecido o ngulo de mximo desvio do pndulo balstico podemos percorrer o caminho inverso e calcular a velocidade da bala antes do choque, isto calcular a altura h,depois a velocidade angular e por fim a velocidade linear da bala pela formula:

Esta frmula d-nos o valor de velocidade linear no momento da coliso, isto , a velocidade do projctil.

11 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

II-Concluso
Atravs deste trabalho de investigao, concluiu-se que o pndulo balstico um instrumento de uso indispensvel na rea militar, principalmente na industria de armamento pois possibilita o clculo da velocidade dos projcteis. Este pendulo, usa um princpio fisico relativamente simples para o clculo da velocidade dos projcteis. de simples construo (para casos que nao se requer muita preciso) podendo ser de fabrico caseiro para experincias pequenas.

12 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

III-Referncias
Bibliogrficas
1-Fisica: Marcelo Alonso e EdwardJ Finn, 1999 Madrid- Espanha 2- Curso de Fsica Bsica, Mecnica: H. Moyss Nussenzveig- 4a edio RJ-Brasil 3-Fsica, Mecnica: Dalton Gonsalves, 3a edio,RJ-Brasil, ao livro Tecnico 1979

Websites:
i. ii. iii. www.colegioweb.com.br, acessado em 30 de Abril 2011, 14:30h GMT+2 www.mundoeducacao.com.br, acessado em 3 de Maio 2011, 2:30h GMT+2 www.mspc.eng.br/mecn/din_320.shtml, acessado em 3 de Maio 2011, 1:25h GMT+2

13 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Pndulo balistico

ndice
I Introduo ................................................................................................................................................... 2 1 Pendulo balstico ........................................................................................................................................ 3 i)-Colises inelsticas ................................................................................................................................ 3 ii) Conservao de energia mecnica........................................................................................................ 3 1.1-Constituio ........................................................................................................................................ 4 1.2-Aplicao............................................................................................................................................. 5 1.3-Funcionamento ................................................................................................................................... 6 1.3.1-Conservao de momento linear................................................................................................. 6 1.3.2-Conservao de Energia mecnica .............................................................................................. 7 1.3.3-Dinmica de rotao do corpo rgido .......................................................................................... 9 1.3.4-Princpio de conservao do momento angular .......................................................................... 9 II-Concluso................................................................................................................................................. 12 III-Referncias ............................................................................................................................................. 13 Bibliogrficas ........................................................................................................................................... 13 Websites ................................................................................................................................................. 13

14 Trabalho de Fsica 1, E Elctrica 1 ano /2011


o

Das könnte Ihnen auch gefallen