Sie sind auf Seite 1von 4

Anlise Tcnica: refine sua estratgia de day trade utilizando o CCI

SO PAULO - Em meados de 1980, o trader norte-americano Donald Lambert, operador do mercado de commodities, desenvolveu o indicador CCI (Commodity Channel Index), com nico objetivo de identificar os movimentos cclicos das commodities. Partindo do pressuposto de que este mercado move-se em ciclos, relembrando os conceitos de Ralph Nelson Elliott, com intervalos constantes de alta e de baixa ao longo do tempo, Lambert criou um indicador de momento.

Desenvolvido por Donald Lambert, indicador de momento pode ser uma tima alternativa para operaes de curtssimo prazo AAA

A partir dos estudos desenvolvidos na poca, o trader estipulou a utilizao de 1/3 de um ciclo completo (alta ou baixa) como base peridica do CCI. Ou seja, se um ciclo tem durao de 60 dias, o perodo recomendvel para a base de clculo do CCI ser de 20 dias. Sendo um indicador de momento, o CCI oscila entre uma faixa delimitada de +100 e 100, que, por sua vez, dividida por um eixo zero, como qualquer oscilador desta categoria. O diferencial est na frmula: 1. Calcula-se o Preo Tpico (PT) doltimo perododo ativo: (Mxima+Mnima+Fechamento)/3 2. Calcula-se a mdia mvel simples do PT (MMS(PT)) com base em 1/3 da durao do ciclo (no exemplo proposto, 20 dias). 3. Calcula-se o desvio padro em funo da mdia mvel simples do PT e multiplica-se o resultado por uma constante 0,015. 4. Com isso, temos a seguinte frmula: CCI = (Preo Tpico MMS (PT)) / (0,015 * Desvio Padro (PT)) Decifrando a frmula De acordo com estudos de Lambert feitos na poca, aproximadamente 70% a 80% das oscilaes das commodities se concentram na faixa entre +100 e 100. Com o percentual em mos, o trader calculou a constante (0,015) para assegurar que os preos flutuem entre +100 e 100. Como na maior parte do tempo os ativos flutuam nesta faixa, o rompimento de um dos extremos, segundo Lambert, representaria uma oportunidade segura e lucrativa aos investidores.

Neste sentido, o rompimento da base superior (+100) significa que o ativo est entrando em uma forte tendncia de alta e sugere um sinal de compra. A posio ser fechada caso o ndice volte negociar abaixo de +100. No outro caso, a perda da base inferior (100) sugere um sinal de venda, uma vez que o ativo est em forte tendncia de baixa. Neste caso, a posio vendida ser aberta ao rompimento da faixa e fechada caso o CCI volte negociar acima de 100. O grfico com os papis ordinrios da CSN (CSNA3), com dados histricos dirios de dezembro do ano passado at 26 de julho deste ano, demonstra a funcionalidade do CCI de 20 perodos:

Outras formas de interpretao Ao ganhar fama entre os traders, ainda nada comparado ao reconhecimento do IFR (ndice de Fora Relativa) e doMACD, o CCI foi se aprimorando em termos de interpretao e ganhando espao tambm no mundo acionrio, como o exemplo passado. Alm da metodologia sugerida por Lambert, alguns traders operam em funo do eixo zero, ou seja, com base no cruzamento para cima (compra) ou para baixo (venda) da referncia, expondo-se a um maior risco para antecipar as tendncias de alta e baixa do mercado. Os sinais de divergncia, mtodo muito utilizado para indicadores de momento, outra interpretao possvel do CCI. Contudo, a interpretaoque vem ganhando mais fora entre os traders como indicador de reas sobrecompradas e sobrevendidas, o oposto do recomendado por Lambert. Neste caso, ao cruzar a faixa de +100, o CCI indica que o ativo est sobrecomprado, ao passo que o rompimento para baixo do patamar sugere a abertura de uma posio vendida. Do outro lado, a perda de 100 significa que o papel est sobrevendido e o sinal de compra ser dado quando o indicador voltar a ultrapassar a faixa de sobrevenda. CCI adaptado ao day trade Como dito acima, o CCI foi desenvolvido com base nos ciclos de mercado, caracterizado por movimentos de alta e baixa, com regies de mximas e mnimas constantemente testadas. com esta ideia que Rodrigo Publio, da XTH Investimentos, adaptou o CCI para operaes de day trade. Utilizando-o de forma correta, o CCI especialmente eficaz para operaes deste tipo, afirma Publio. A lgica simples. Nos grficos intradirios de baixa periodicidadeso

gerados inmeros candles em relao ao grfico dirio, fato que aumenta as chances de termos um maior nmero de ciclos de mximas e mnimas, explica. Tratando o CCI como um oscilador de sobrecompra e sobrevenda, e utilizando o cruzamento da mdia mvel do prprio CCI e o artifcio das linhas de tendncia, Publio descreve um setup de compra e venda junto aos papis preferenciais classe A da Vale (VALE5) em um grfico de 5 minutos.

Refinando a operao Nas plataformas de negociao disponveis no mercado, o CCI j vem configurado em 20 perodos, fazendo referncia conta base de Lambert. Contudo, os testes executados pela XTH Investimentos revelaram que, em mdia, o CCI para 30 dias, ou seja, 10 perodos (30/3), bastante eficaz em operaes de day trade. Claro que cada mercado e cada ativo possuem parmetros diferentes, mas este um bom ponto de referncia, justifica Publio. Com relao mdia mvel, o trader deve fazer testes e encontrar a melhor referncia para o seu perfil, afirma. O ltimo ponto importante que o trader deve fazer reduzir o nmero de rompimentos falsos do CCI, principal crtica feita aos indicadores de momento. Para isso, as plataformas disponibilizam o CCI Suavizado, que realiza os clculos baseado na mdia dos preos. A fim de mostrar o ganho operacional do trader com o indicador suavizado, Publio, com base em uma mdia mvel simples de 3 perodos, expe a diferena no grfico abaixo:

No se esquea... Como em qualquer setup operacional, o trader que pretende ter uma curva de capital ascendente deve realizar o backtesting de sua operao, a fim de encontrar, neste caso especfico do CCI, a mdia mvel que se encaixa melhor no ativo alvo. Tambm no se pode esquecer das ferramentas de controle de risco, fundamentais para a gesto do patrimnio.

Outro detalhe que o investidor deve ficar atento o momento de se utilizar os osciladores. "Ao utilizar qualquer oscilador, tenha em mente que o mesmo s ser eficiente quando aplicado em mercados de lado ou a favor da tendncia. No se deve confiar em um sinal de venda dado pelo CCI dentro de uma forte pernada de alta", lembra Publio.

Das könnte Ihnen auch gefallen