Sie sind auf Seite 1von 19

ARGAMASSA DE PROJETAR

SUPERJETe

Ana Carolina Nunes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

SUMRIO

1.0 2.0 3.0 4.0 5.0

6.0 7.0 8.0 9.0

Introduo Produto - SUPERJETe Especificaes Tcnicas do SUPERJETe Vantagens na aplicao do SUPERJETe Mquina de Projetar Gesso 4.1 Os Controles 4.2 Como Operar a Maquina Metodologia de Aplicao do SUPERJETe 5.1 Preparao da Superfcie 5.2 Execuo das Mestras 5.3 Projeo do SUPERJETe 5.4 Sarrafeamento do SUPERJETe 5.5 Correo do Sarrafeamento do SUPERJETe 5.6 Acabamento final do SUPERJETe Servios Complementares 6.1 Execuo do Capiao 6.2 Requadro de Portas e Janelas Nota Limpeza da Mquina de Projetar Condies da Obra

03 04 04 05 06 06 08 09 09 09 12 13 14 15 16 16 18 18 18 19

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

INTRODUO No interior das casas e edifcios, tanto comerciais como residenciais, lojas, shopping centers, hospitais, escolas, edifcios, etc. so utilizados uma grande quantidade de materiais construtivos cada um exigindo uma tcnica perfeita para a sua utilizao de forma a ter qualidade e desempenho que garantam os padres exigidos pelo mercado atual. As argamassas de gesso foram desenvolvidas como um material a mais, para ser incorporado aos sistemas construtivos utilizados na construo civil. O SUPERJETe um desses modernos materiais que esto sendo utilizados. O SUPERJETe incorporou do gesso, as suas qualidades intrnsecas de um bom isolante trmico e acstico, de um material plstico de fcil trabalhabilidade, de endurecimento rpido, e das prprias caractersticas das argamassas como uma maior estabilidade dimensional, maior resistncia, uma maior facilidade de sarrafeamento e a possibilidade de projeo mecnica. O SUPERJETe uma argamassa projetada mecanicamente que substitui, com uma nica aplicao, as etapas dos sistemas convencionais, ou seja o chapisco, reboco e emboo, alm de permitir o aumento considervel de produtividade, em virtude do seu sistema de aplicao mecanizado. Cada material exige uma tcnica prpria para a sua utilizao e este manual, apresenta as informaes bsicas para aplicao do SUPERJETe, de forma que se possa tirar um maior proveito desse produto na realizao de argamassas competitivas, e com boas qualidades.

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

1.0

PRODUTO - SUPERJETe

O SUPERJETe uma mistura que j vem pronta, composta por gesso, cal, calcrio modo e aditivos, que so dosados e misturados automaticamente, o que garante a homogeneidade e a repetitividade dos traos, de forma a garantir um desempenho uniforme do produto. O SUPERJETe conta na sua composio com aditivos para aumentar a sua trabalhabilidade e o seu desempenho, como um produto para revestimento, influenciando principalmente no tempo de pega, na reteno de gua, no teor de ar incorporado e na consistncia da pasta, garantindo a manuteno das suas resistncias. 2.0 ESPECIFCAES TCNICAS DO SUPERJETe A argamassa SUPERJETe atende a NB 7200 Caractersticas Tcnicas do SUPERJETe esto apresentadas no quadro abaixo: CARACTERSTICAS Relao gua/gesso* Densidade aps secagem Densidade do P Resistncia a Compresso Resistncia ao Arrancamento** Trabalhabilidade UNIDADE Kg/m Kg/m Mpa Mpa Min. VALORES 0,65* 1.050 1.100 700 800 2,5 0,38** 60 90

* Uma melhor relao gua/ argamassa pode ser definida no local de aplicao pelas condies da base a ser revestida. ** Aplicado sobre Bloco Cermico.

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

3.0

VANTAGENS NA APLICAO DO SUPERJETe

As paredes revestidas com SUPERJETe apresentam comportamento diferente das paredes de argamassas convencionais de cimento, cal e areia. O SUPERJETe aps ser projetado reage e alcana rapidamente, nveis de resistncias mecnicas e de dureza, muito acima das conseguidas pelas argamassas convencionais, e com a caracterstica de no se desagregar pela ao da gua. O SUPERJETe permite diversos tipos de acabamentos superficiais, e deixa a superfcie pronta para ser pintada. Alem disso, o SUPERJETe ainda apresenta as seguintes vantagens: ISOLAMENTO ACSTICO - Apresenta uma maior capacidade de isolamento acstico. Reduz a passagem do barulho, de um lado da parede para outro. ISOLAMENTO TRMICO - O revestimento com SUPERJETe tambm melhora a capacidade de isolamento trmico das paredes, diminuindo a passagem do calor, ou do frio, de um lado para o outro da parede. Assim, se mantm com mais facilidade a temperatura de ambientes como: salas, escritrios, quartos, salas de aulas, cinemas, etc. RESISTENTE - As paredes revestidas com SUPERJETe suportam a fixao de buchas e parafusos para colocao de prateleiras, armrios, pias, lavatrios, etc. CORTAFOGO - Em caso de incndio, o revestimento de gesso retarda o aumento de temperatura das paredes, protegendo por mais tempo as lajes e vigas. PROJETADO MECANICAMENTE - O que facilita o trabalho do operrio, diminu a fadiga, aumenta a produtividade e d um maior retorno financeiro. A projeo, o sarrafeamento e o acabamento so todas etapas muito fceis de serem executadas, por profissionais da construo civil.
Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

4.0

A MQUINA DE PROJETAR

As mquinas de projetar gesso existentes no mercado so muito parecidas entre si, e apresentam geralmente os mesmos equipamentos e controle. So semelhantes a mostrada na figura.

4.1

OS CONTROLES

Os controles mais importantes que devem ser realizados nas mquinas de projetar so: A Quantidade de gua que vem da bomba, e entra na cmara de mistura deve ser controlada atravs de uma vlvula, que fica logo acima do medidor de vazo. A quantidade de gua ideal para esta operao e de 700 litros por hora. Da quantidade de gua depende a facilidade de aplicao e acabamento do revestimento projetado.

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

OS CUIDADOS Limpeza da Torre Limpeza do Helicide de Mistura Limpeza da Bomba Helicide Limpeza da Mangueira

Antes de iniciar o trabalho de Projeo deve ser verificado: Local onde a mquina de projetar deve ser colocada, de forma a poder atingir com facilidade todas as paredes a serem revestidas. A estocagem dos sacos de gesso deve ficar perto da mquina de projetar, e ao mesmo tempo protegido de chuva, ou de possveis inundaes por vazamento de gua. Deve existir no local, uma fonte de energia com 380 volts e uma outra com 220 volts. Deve haver disponibilidade de gua estocada, de no mnimo 200 litros ( um tambor de plstico cheio), de onde a maquina ser abastecida.

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

4.2

COMO OPERAR A MAQUINA PROJETORA Passo a passo.

1 PASSO Ligar a bomba de gua e verificar se a presso da gua chegou ate 4 barr. 2 PASSO Ligar o compressor e os motores da torre de mistura e do silo misturador. 3 PASSO Abrir a torneira de ar que controla a partida automtica da mquina e dar inicio a sada da gua pelo bico. 4 PASSO Projetar gua sobre a superfcie onde ser aplicado o SUPERJETe para hidrat-la, evitando a desidratao nessa interface, prejudicando a aderncia. 5 PASSO Fechar o bico de ar e colocar o gesso em p (argamassa seca) no silo de mistura. 6 PASSO Ligar as aspas misturadoras verificando o sentido horrio. 7 PASSO Abrir a torneira de ar que controla a partida automtica, quando a torre comear a funcionar, abrir lentamente a guilhotina de passagem do gesso para a torre de mistura. 8 PASSO Controlar a consistncia da argamassa que sai do bico de projeo, mantendo a vlvula de ar aberta. Para essa operao deve ser utilizado um balde de plstico, de modo a reduzir as perdas. A consistncia deve ser controlada aumentando ou diminuindo a vazo de gua, pelo acionamento da vlvula de passagem de gua acima do medidor de vazo. 9 PASSO Quando atingir a consistncia desejada iniciar a projeo sobre as paredes e tetos. A argamassa que ficar no balde, quando a consistncia estava sendo regulada deve ser utilizada, com auxilio de um desempeno de ao, para o fechamento de fendas na alvenaria.

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

5.0 METODOLOGIA DE APLICAO DA ARGAMASSA DE PROJETAR SUPERJETe

A execuo da argamassa de projetar SUPERJETe esta dividida nas seguintes etapas: . . . . . . Preparao da Superfcie Execuo das mestras Projeo do SUPERJETe Sarrafeamento do SUPERJETe Correo do Sarrafeamento do SUPERJETe Acabamento final do SUPERJETe

5.1 PREPARAO DA SUPERFCIE A superfcie que ser projetada deve ser rugosa ou absorvente, limpa, ou seja, isenta de manchas de materiais que possam diminuir a adesividade do SUPERJETe, tais como graxas, leos, materiais betuminosos, etc. As partes metlicas que existam devem ser protegidas. Deve-se retirar pontos de pregos, madeiras e partes soltas da rea onde ser projetado o SUPERJETe. Antes do inicio da aplicao as paredes devem estar com as superfcies corrigidas, encunhadas, todas as instalaes hidrulicas e eltricas colocadas, para que se evite o retrabalho de projeo do SUPERJETe. 5.2 EXECUTAR AS MESTRAS Para um perfeita execuo das mestras importante que os contramarcos e portas j estejam prontos. Antes do inicio das mestras continuas, deve-se conferir os pontos de mestras (foto01), definidos pelo engenheiro, para que se possa garantir a sua perfeita execuo.
Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

As mestras continuas podem ser executadas com a prpria argamassa SUPERJETe, ou com o SUPERFUNDIO e devem ser executadas com uma antecedncia mnima de 12 horas antes do incio da projeo. Foto 01 A aplicao das mestras continuas, inicia-se colocando a argamassa SUPERJETe, ou a massa de SUPERFUNDIO, com uma esptula no lado mais estreito de uma rgua de alumnio de seo retangular, como mostra a foto 02. Em seguida as rguas de alumnio preenchidas com a argamassa SUPERJETe, ou com a massa de SUPERFUNDIO, devem ser prensadas na superfcie, sobre os pontos de mestras fornecidos (Foto 03). Foto 02 O excesso de material que extravasa pela lateral da rgua deve ser removido com o auxilio de uma esptula. O material utilizado para a confeco das mestras deve distorcer com a lateral da rgua. A rgua deve permanecer no local, at a secagem da argamassa SUPERJETe ou massa de SUPERFUNDIO e s depois removida. Foto 03
Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

10

Se a mestra aps retirada a rgua, ficou com falhas, deve ser corrigida com o mesmo material utilizado para a sua confeco. Podem ser utilizadas tambm mestras metlicas como alternativa, que normalmente so de alumnio ou de ao galvanizado ( deve-se ter cuidado para com a qualidade das mesmas, evitando-se oxidao futura). Os panos, distncia entre as mestras continuas, devem ter no mximo 1,50 metros de largura, com pode ser visto nas fotos 03 e 04. Nas fotos 04e 05 podemos observar as mestras executadas sobre superfcies com blocos de cimento e blocos cermicos.

Foto 04

Foto 05

Essas mestras serviro para demarcar as reas de projeo, delimitando a espessura final da argamassa, e como apoio para a rgua h utilizada no sarrafeamento, por isso devem estar bem alinhadas e aprumadas para garantir um perfeito acabamento da argamassa SUPERJETe.
Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

11

5. 3 PROJEO DO SUPERJETe

A argamassa deve ser projetada, no sentido horizontal, no espao definido pelas mestras verticais. A projeo deve comear sempre de cima para baixo conforme mostrado na foto 06. A quantidade de argamassa SUPERJETe projetada entre as mestras, deve ser a mnima, suficiente para o enchimento sem excesso, e evitando o retrabalho. Foto 06

Se a projeo for na laje, deve ser feita em um nico sentido ( foto 07). Foto 07

A largura do filete de SUPERJETe pode ser regulada, afastando-se ou aproximando-se o bico de projeo da superfcie, e a espessura depende da velocidade de projeo. Quando o operrio que projeta a argamassa SUPERJETe comear a projetar o terceiro pano (espao entre as mestras), o segundo homem j pode iniciar o sarrafeamento do primeiro pano projetado.
Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

12

A espessura a ser projetada com o SUPERJETe deve ser de no mnimo 0,5 cm e no mximo 2,0 cm. Para maiores espessuras deve-se projetar em etapas, cuja espessura no ultrapasse a mxima, e devese sempre esperar que uma etapa esteja curada para projetar outra camada. Sendo que, a espessura ideal para a aplicao da argamassa SUPERJETe de 0,8 cm 1,5 cm. A espessura mxima para se projetar sobre o EPS de 1,5 cm, pois espessuras maiores podem vir rompe-lo. Recomendamos a aplicao de um chapisco sobre as superfcies de EPS antes da projeo da argamassa SUPERJETe. 5.4 SARRAFEAMENTO O sarrafeamento deve ser realizado com a rgua de alumnio, tipo H, sempre no sentido vertical e de baixo para cima, evitando que o gesso excedente caia no cho ( foto 08). Foto 08 Na primeira passagem da rgua deve se procurar prensar o gesso sobre a superfcie ( posio prensante A=30), fazendo pequeno esforo sobre as mestras de baixo para cima. Na segunda passagem deve-se comear a retirar os excessos (posio cortante A=60). No primeiro momento, aps a projeo do SUPERJETe, no se deve tentar aplainar completamente a superfcie, forando-se a rgua na posio cortante sobre as mestras, pois nesse momento o material apresenta um comportamento elstico, e poder retornar ao ponto em que estava antes da prensagem, ou sofrer deformaes difceis de reparar posteriormente.
Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

13

Na ultima passagem o pano revestido deve estar distorcendo com as mestras verticais ( foto 09). Foto 09

Se aps o Sarrafeamento verificarmos que ficaram falhas na aplicao do SUPERJETe, deve-se refazer imediatamente a projeo. Os restos da argamassa SUPERJETe que sobraram do sarrafeamento, no devem ser utilizados para acabamento e sim para tapar ou corrigir defeitos na superfcie a ser revestida (foto 10). Foto 10 5.5 CORREO DO SARAFEAMENTO DO SUPERJETe Quando a superfcie do SUPERJETe no mais se deformar, o que deve ocorrer aproximadamente com 2 horas depois do sarrafeamento, ser o momento certo para se iniciar o alisamento ou fechamento da superfcie. Para o acabamento pode ser utilizado uma desempenadeira de espuma rgida, mida, passada sobre a superfcie revestida em movimentos circulares, sem fazer presso sobre a argamassa. O acabamento desta forma fica como a textura de uma argamassa comum (aspecto sarrafeado), ideal para assentamento cermico, e necessitando de um acabamento final para pintura (foto 08).

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

14

Outra forma, com o auxilio de um desempeno de PVC ( foto 11), onde realizam-se as correes utilizando-se o SUPERJETe, projetado em um caixote, especialmente para esse fim.

Foto 11

O SUPERJETe deve ser prensado nas reas de correes, e depois cortado o excesso, at que a superfcie fique com o aspecto liso (foto 12). Foto12 5.6 ACABAMENTO FINAL DO SUPERJETe O acabamento final da superfcie do SUPERJETe, afim de atingir as condies essenciais para pintura, deve ser dado com a prpria argamassa SUPERJETe aplicada com um desempeno de ao ( foto13), e cortado at que a superfcie esteja lisa e plana (foto 14).

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

15

Foto 13 Foto 14 Se o acabamento dado no SUPERJETe foi aquele com aspecto sarrafeado, o acabamento final para pintura pode ser realizado por qualquer uma das formas convencionais utilizadas para argamassas comuns, ou seja, aps o revestimento seco, a superfcie deve ser lixada e selada antes de se iniciarem os procedimentos de normais de pintura, devendo-se, para correo de pequenas falhas, aplicar a SUPERMASSA ou outra massa corrida. 6.0 6.1 SERVIOS COMPLEMENTARES EXECUO DO CAPIAO

As arestas dos pilares, vigas, ou seja, os capiaos podem ser feitos com a prpria argamassa SUPERJETe, ou com a utilizao do SUPERFUNDIO. A execuo dos capiaos feita com o auxilio da rgua de alumnio tubular, que colocada nivelada e no prumo em uma das faces da aresta do pilar/viga (foto 15) e depois, a abertura existente que fica entre a rgua de alumnio e a face do pilar/viga preenchida com o SUPERJETe/ SUPERFUNDIO at que fique distorcendo com a superfcie (fotos 16).

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

16

Foto 15

Foto16

Depois que o revestimento estiver seco, retira-se a rgua de alumnio ( foto 17e 18 ) e d-se o acabamento final na superfcie ( foto 19).

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Nos requadros, o mais importante que os encontros das superfcies niveladas da argamassa, formem um angulo de 90.

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

17

6.2

REQUADROS DE PORTAS E JANELAS

O procedimento para requadro das janelas/portas praticamente o mesmo da execuo dos capiaos, s que a rgua de alumnio tubular deve destorcer com o revestimento existente, que foi aplicado de acordo com as mestras, e contramarcos, para que s depois o SUPERJETe seja projetado, at que destora com a face superior da rgua. 7.0 NOTA

No recomendamos a aplicao de qualquer outro produto para modificar As caractersticas do SUPERJETe, a SUPERGESSO no se responsabiliza por tal procedimento. 8.0 LIMPAR A MAQUINA

Depois de 4 horas de aplicao, necessrio fazer uma parada para limpeza do equipamento a fim de manter a qualidade do trabalho e o equipamento em bom estado de funcionamento. O procedimento adotado deve ser o seguinte: 1 PASSO - Com a maquina em funcionamento, fechar completamente a guilhotina, de passagem do gesso, e continuar projetando ate que a consistncia da mistura caia rapidamente, neste momento deve se interromper a projeo. 2 PASSO - Desacoplar a mangueira de argamassa e introduzir as esferas molhadas de esponjas no seu interior. Desconcertar o bico projetor. Conectar a mangueira na sada de gua limpa e abrir a vlvula de passagem permanecendo nessa operao ate que as esferas saiam na extremidade da mangueira, repetindo essa operao duas vezes.

Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

18

Esferas de borracha

Mangueira de Borracha

Desmontar e limpar o bico projetor com uma escova de nylon e gua. 3 PASSO - Desligar a chave principal, abrir a torre de mistura, sacar o helicide e a bomba helicoidal, e proceder uma limpeza total, removendo todos os vestgios de gesso endurecido. Se for necessrio utilizar a ferramenta especialmente projetada para limpeza da torre e que acompanha a maquina. A bomba helicoidal deve ser desmontada, removido limpado e lubrificado o helicide
HELICIDE DA BOMBA

CAMISA DA BOMBA

10. CONDIES DA OBRA Para se obter a produtividade e qualidade desejada necessrio que o local onde o gesso ser projetado apresente a seguintes condies bsicas: Suprimento de gua - O local deve dispor de suprimento constante de gua a uma presso maior que 3 barr, e que possa ser utilizada mesmo na falta de energia eltrica. Suprimento de energia eltrica e de iluminao deve ser constante e qualquer interrupo deve ser comunicado com antecedncia de no mnimo 15 minutos para permitir que a equipe de projeo possa tomar as medidas necessrias para uma parada temporria do sistema. A iluminao artificial ira permitir o aumento da jornada de trabalho entretanto vale lembrar que, as melhores condies de visibilidade e portanto de um acabamento de um acabamento perfeito so conseguidas com uma boa iluminao natural.
Ana Carolina Numes Inojosa de Oliveira Ana Maria Gomes da Costa Luciano Peres

19

Das könnte Ihnen auch gefallen