Sie sind auf Seite 1von 10

Veterinarian Docs

www.veterinariandocs.com.br

Anatomia

Anatomia do Sistema Cardaco


Corao e artrias Artrias: saem do corao (aorta e tronco pulmonar) Veias: chegam ao corao -Terminologias: -Corpo Cavernoso: espaos sanguneos que se comunicam entre si, delimitadas por msculo liso e tecido fibroelstico. Espaos (cavernas) Ex: glande do co -Ramo Recorrente: ramo que tem direo do fluxo oposta ao tronco que lhe originou. -Plexo Vascular: rede de vasos finos, dispostos em vrios planos. -Rede Vascular: rede de vasos finos, dispostos no mesmo plano. -Glomo Carotdeo: (corpo carotdeo) uma dilatao, e suas terminaes nervosas so receptoras do teor de oxignio, controlando o nvel de oxignio ideal. Pericrdio: saco fibro-seroso -lmina fibrosa: mais externa, forte, sem elasticidade, inserido: -dorsalmente: grandes vasos, msculo longo do pescoo -ventralmente: atravs de ligamento: -Lig. Esternopericrdico: fixa o pericrdio ao esterno (eq. e rumi.)

1
www.veterinariandocs.com.br

-Lig Frnicopericrdico: fica o pericrdio ao diafragma(su. e carn.) -lmina serosa: mais interna, elstica. Contm lquido seroso (lquido pericrdico), duas pores: -poro parietal: est unida lmina fibrosa -poro visceral: chama-se epicrdio (cobre o corao). Corao: rgo oco com 4 cavidades, constitudo por msculo cardaco (miocrdio), envolvido pelo pericrdio, situando-se na cavidade torcica, no mediastino mdio, estando numa posio oblqua e desviado para a esquerda. -Forma: cone irregular, tringulo. -Base: dorsal do corao, craniodorsalmente (mais inclinado no co e no gato) -pice: situado sobre a extremidade caudal do esterno. -Bordas: -Ventricular direita: cranial, mais extensa, convexa. -Ventricular esquerda: caudal, praticamente reta. -Faces: -Atrial: direita -Auricular: esquerda -Sulcos: -Sulco Coronrio: diviso em trios e ventrculos, interrompido pelo tronco pulmonar -Sulco Interventricular: -Paraconal: inicia no sulco coronrio (face esquerda) -Subsinuoso: inicia no sulco coronrio, ventralmente ao trmino da veia cava caudal (face direita) trio direito: parte cranial direita, consiste no seio das veias cavas e da aurcula direita. Na parede h os msculo pectneos. -Tubrculo intervenoso: projeta-se do septo interatrial e direciona o sangue sistmico. -Fossa oval: vestgio do forame oval, que na vida fetal, comunicava os trios.

2
www.veterinariandocs.com.br

-stio da veia zigos direita: somente eqinos e co O sangue passa do trio direito para o ventrculo direito pelo stio atrioventricular direito Ventrculo direito: o stio atrioventricular direito guardado pela valva atrioventricular direita (tricspide). O tronco pulmonar deixa o ventrculo direito e seu stio guardado pela valva do tronco pulmonar. E prximo dele existe um nodo, que garante o vedamento perfeito deste. (evitando refluxo). A parede apresenta ressaltes musculares e trabculas crneas. -Cordas tendneas: cordas filamentosas que se estendem entre a valva atrioventricular e os pices dos msculos papilares. -Msculos papilares: nmero de 3. Projees na musculatura ventricular. Atrio esquerdo: aurcula esquerda, mais ventral em posio que a direita. A parede auricular sustenta os msculos pectneos. H 5 ou 6 stios das veias pulmonares. Ventrculo esquerdo: stio entre o trio e ventrculo esquerdo chamado de stio atrioventricular esquerdo (bicspide ou mitral). Parede mais espessa que no ventrculo direito. No gato observam-se duas trabculas septomarginais. As cordas tendneas so em menos nmero. stio artico: possui anel fibroso protegido por 3 vlvulas semilunares.

Anatomia do Sistema Vascular (de conduo):


-Sistema automatismo -N ou nodo sinoatrial: marca-passo do corao (crista terminal: os impulsos so disseminados na parede do trio direito e esquerdo) Artrias 1-Tronco Pulmonar: passa caudal e dorsalmente entre as aurculas, divide-se entre direita e esquerda. Um pouco antes dessa bifurcao o tronco pulmonar ligado aorta descendente por uma unio fibrosa, o ligamento arterial (remanescente do ducto arterial do feto). -Relaes: -Cranial: aurcula direita -Caudal: aurcula esquerda -Direita: aorta -Esquerda: pulmo
3
www.veterinariandocs.com.br

Corre em sentido dorsocaudal. Aorta Ascendente 2-Aorta Ascendente: origina-se no ventrculo esquerdo, os seios da aorta (direito e esquerdo) do origem s artrias coronrias. Corre quase reta e cranialmente, dobra cauldalmente (arco da aorta) -Relaes: -Esquerda: tronco pulmonar -Direita: trio direito -Cranial: aurcula direita. -Arco da aorta: de ascendente para descendente -Relaes: -Esquerda: nervo vago esquerdo -Direita: traquia e esfago 3- Artria Coronria Direita: surge do seio direito da aorta, passa para a direita e ventrocranialmente, dentro do sulco coronrio e vai at o sulco interventricular subsinuoso. Supre a parede ventricular direita principalmente. 4-Artria Coronria Esquerda: surge do seio esquerdo da aorta, trajeto caudal para a direita do tronco pulmonar, passa pelo sulco coronrio, entre o tronco pulmonar e a aurcula esquerda, passando pelo sulco interventricular paraconal. 5- Tronco Braquioceflico: mpar, origina-se da convexidade do arco da aorta. Percorre em sentido cranial e dorsal, ventralmente a traquia e esfago. Termina medialmente 1 costela. Emite 5.1- Artria Subclvia Direita: origem do tronco braquioceflico (todas espcies) 5.2-Artria Subclvia Esquerda: no co e sunos emitida da aorta, nas demais espcies do tronco braquioceflico. Passa cranialmente na fase esquerda do esfago, e enrosca-se ao redor da 1 costela. Irriga o membro torcico. Emite: 5.1.2-Artria Vertebral: esquerda e direita, originam-se dorsalmente das subclvias, exceto o eqino, onde a a.vertebral direita tem origem no tronco braquioceflico. Corre ascendendo o pescoo, penetra no forame transverso da 6 V.C, passando por todos os forames transversos, passa sobre a asa do atlas e se anastomosase com o ramo recorrente da a.occipital (eqino). Nas demais espcies a a.vertebral
4
www.veterinariandocs.com.br

penetra no canal vertebral e fornece ramos a.espinhal ventral que irriga a medula espinhal e o cerebelo. As artrias vertebrais unem-se para formar a a.basilar. 5.1.3-Artria Torcica Interna: surge na abertura torcica cranial, da superfcie ventral da a. subclvia. Ela corre no sentido ventrocaudal, passa pelo msculo transverso do trax e na abertura torcica caudal divide-se em: -A. Musculofrnica: irriga o msculo transverso abdominal e o diafragma. Emite as artrias intercostais ventrais que se anastomosam com as dorsais (provenientes da aorta descendente). -A. Epigstrica Cranial: segue a parede ventral do abdmen em sentido caudal e se anastomosa com a a.epigstrica caudal. 5.2- Artria Cartida Comum: origina-se do tronco bicarotdeo, exceto no co que no possui este tronco (origem di tronco braquioceflico) Sai do interior da cavidade torcica, ventral traquia, segue em sentido dorsocranial. A a.cartida direita est lateralmente traquia, e a.cartida esquerda est entre a traquia e o esfago. Emite ramos que nutrem traquia, esfago, msculos, gl.tireide, gl.partida, laringe e faringe. Ramos terminais da artria cartida comum (borda caudal do msculo digstrico da mandbula) -Eqino: a. occipital, a.cartida interna e a.cartida externa -Ruminantes: a.occipital, a.cartida externa e a interna atrofiada. -Suno: a. cartida externa e um ramo comum que origina a a.cartida interna e a. occipital -Co: a. cartida interna e a. cartida externa que origina a a.occipital. 5.2.1- Artria Occipital:originada da a.cartida comum (exceto co, originada da a.cartida externa e suno que proveniente de um ramo comum que tambm origina a a. cartida interna) corre em sentido dorsocaudal, dando ramos musculares, menngeos e condilares. Dividem-se em: - ramo cranial ou occipital (irrigando msculos e pede da nuca) -ramo caudal ou recorrente: que se une a.vertebral(formando tambm a a.basilar) 5.2.2- Artria Cartida Externa: continuao da a. cartida comum (sempre). Irriga a cabea e a fase (exceto encfalo). Sobe paralela a borda caudal da mandbula, medialmente ao msculo digstrico da mandbula. Tambm corre ao longo da parede lateral da faringe. Se continua como a. maxilar. Pequenos ruminantes, co e suno: no apresentam tronco linguofacial.
5
www.veterinariandocs.com.br

5.2.3-Artria Cartida Interna: prximo sua origem h um seio carotdeo. Origina-se da a. cartida comum (ruminantes: atrofiada e em sunos: ramo comum que origina tambm a a.occipital). Corre em sentido dorsocranialmente, penetra no forame rasgado (lacero) para o interior da cavidade craniana. 6- Artria Basilar: mpar. Tem origem na anastomose das 2 aa.vertebrais. Corre rostralmente e irriga a metade caudal o encfalo. 7-Artria Espinhal Ventral: poro caudal da anastomose das aa.vertebrais. Nutre a medula espinhal, meninges e corpos vertebrais. Artrias do Membro Torcico 1-Artria Axilar: continuao da subclvia. Corre pela articulao do ombro, entre os msculos escaleno mdio e subescapular. Irriga os msculos da axila. Emite a a.subescapular que corre ventralmente escapula. 2-Artria Braquial: continuao da a.axilar, depois da emisso da a.subescapular. Est na face medial do brao, com trajeto descendente entre o msculo bceps do brao e trceps do brao. Ao atravessar a articulao umeroradioulnar emite a a.interssea comum, e depois dessa emisso passa a ser: 3-Artria Mediana: maior artria do antebrao, segue com o nervo mediano ao longo da borda medial do msculo flexor profundo. Se aprofunda e emite artrias palmares e digitais. Aorta Descendente 1-Aorta Torcica: a direita: esfago e traquia a esquerda: nervo vago esquerdo Emite ramos parietais e viscerais. -Ramos viscerais: 1- A.Broncoesofgica: face ventral da aorta. Divide-se em ramos: -Bronquial: nutre o pulmo -Esofgico: nutre o esfago at o hiato no diafragma -Ramos parietais: 1-Aa.Intercostais Dorsais: face dorsal da aorta. 2-A.Frnica Cranial: face ventral da aorta, no hiato artico, irriga o diafragma.

6
www.veterinariandocs.com.br

2- Aorta Abdominal: parte da aorta descendente que penetra na cavidade abdominal aps atravessar o hiato artico do diafragma. Ela freqentemente termina em 2 artrias ilacas interna e sacral mediana. -2.1 Artria Celaca: mpar, surge da face ventral da aorta abdominal, na ltima V.T. corre caudoventralmente na curvatura menor do estmago. Relaciona-se: -Esquerda: estmago -Direita: fgado -Caudal: lobo pancretico esquerdo Divide-se nas artrias: gstrica esquerda, heptica e esplnica. -2.1.1 A.Gstrica Esquerda: passa para a curvatura menor do estmago, prximo ao crdia. Supre o segmento caudal do esfago, o fundo do estmago e o omento menor. -2.1.2-A.Heptica: ventralmente a veia cava caudal, estende-se at a curvatura menor do estmago. Fornece ramos para o piloro, antro piloro e omento menor. Emite a a.gstrica direita que anastomosa-se com a esquerda. 2.1.2.1-A.Gastroduodenal: aps emitir a a.gstrica direita a a.heptica emite a a.gastroduodenal, que surge do lado direito da a. heptica, e atinge a parte cranial do duodeno, emitindo ramos para estmago tambm e divide-se em: 2.1.2.1.1-A.Gastroepiplica Direita: situa-se dentro do pncreas e passa para o omento no sentido do crdia ao longo da curvatura maior do estmago. 2.1.2.1.2:A.Pancreticoduodenal: supre o pncreas e duodeno. 2.1.3 A.Esplnica: ramo terminal da a.celaca. corre na extremidade dorsal do bao. Supre o bao, omento maior e nodos linfticos. 2.1.3.1-A.Gastroepiplica estmago 2.2-Artria Mesentrica Caudal: mpar, surge ventralmente da aorta abdominal (1 V.L.) irriga intestino (exceto poro inicial e final). 2.3-Artria Mesentrica Cranial: mpar. Surge ventralmente da aorta (4 V.L.) irriga a poro final do intestino. 2.4-Artrias Ilacas Internas: pares (bifurcao). Surgem da parte final da aorta abdominal (7V.L.) termina ao se dividir nas aa.gltea caudal e aa.pudenda interna. Irriga as paredes e vsceras da cavidade plvica.
7
www.veterinariandocs.com.br

Esquerda:

emite

ramos

para

2.4.1- A. Gltea Caudal:articulao lombossacral e segue a parede plvica lateral, deixando a cavidade plvica pelo forame isquitico menor. Supre os msculos da coxa. 2.4.2- A.Pudenda Interna: irriga as vsceras da cavidade plvica. Segue ao longo da superfcie lateral do reto, corre o ligamento sacrotuberal largo, penetra na cavidade plvica. -Na fmea: nutre o bulbo do vestbulo, vestbulo vaginal, vulva e nus. -No macho: nutre o pnis, bulbo do pnis, regio perineal, nus e reto. 2.5- Artria Sacral Mediana: mpar, origina da aorta no ponto de bifurcao da artria ilaca interna. Corre pela face ventral do sacro, e quando atinge a regio das vrtebras caudais, corre ventralmente. Irriga cauda. o vaso usado se medir o pulso no bovino. Artrias do Membro Plvico 1-Artria Ilaca Externa: origina-se da face lateral da aorta (7 V.L.) cranialmente ilaca interna. Ao atingir a borda cranial do pbis, denomina-se artria femoral. 1.2- Artria Femoral:continuao direta da a.ilaca externa. Relaes: -caudal: veia femoral -cranial: nervo safeno Corre na face medial da coxa, cranial ao msculo pectneo, corre paralela a face caudal da poro caudal do msculo sartrio. 1.3-Artria Femoral Profunda: surge ao nvel da borda cranial do pbis e caudomedialmente da a.ilaca externa. Divide-se em 2 ramos a partir do tronco pudendoepigstrico; 1.3.1- A.Epigstrica Caudal: lateralmente ao msculo reto abdominal, se anastomosa com a a.epigstrica cranial e irriga a parede ventral do abdmen. 1.3.2- A.Pudenda Externa: passa pelo canal inguinal, por fora do canal vaginal. Divide-se em: 1.3.2.1- A.Epigstrica Caudal Superficial: irriga os linfonodos inguinais, escroto, prepcio e pele. -gua e vaca: a a.pudenda externa estende-se para as glndulas mamrias. -Porca e cadela: a.pudenda externa irriga as glndulas mamrias caudais e a a.torcica interna irriga as craniais.
8
www.veterinariandocs.com.br

1.4-Artria Safena: origem da metade da a. femoral, corre pela face medial da coxa, prximo ao cndilo da tbia a artria safena divide-se nos ramos caudais e craniais. 1.5-Artria Popltea: continuao da a. femoral depois da emisso da a.safena, ela segue entre o msculo poplteo e a cpsula da articulao femorotibial. 1.5.1-A.Tibial Caudal: dirige-se caudalmente, menor terminao da a.popltea, ramifica-se dentro do msculo flexor profundo. 1.5.2- A.Tibial Cranial: dirige-se cranialmente, atravessa a membrana interssea e situa-se craniolateralmenete tbia.

9
www.veterinariandocs.com.br

Referncias Bibliogrficas GETTY,R. Anatomia dos Animais Domsticos, SISSON & GROSSMANN l e 2 vol. Interamericana, RJ 5, l98l. Knig, H.R, Liebich, H.G. Anatomia dos Animais Domsticos. 2 vol. Editora Artmed, Porto Alegre, 2004

10
www.veterinariandocs.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen