Sie sind auf Seite 1von 10

Eletrnica automotiva - 9 (Ignio eletrnica) Escrito por Newton C.

Braga Nas primeiras lies de nosso curso analisamos o circuito bsico de um sistema de ignio, mostrando o tipo comum que se baseia exclusivamente na bobina de ignio, platinado, distribuidor e velas. No entanto, a ignio evoluiu, passando a utilizar tecnologias eletrnicas cada vez mais avanadas. justamente destas ignies que trataremos nesta lio de nosso curso de eletrnica automotiva.

Princpio de funcionamento A finalidade do sistema de ignio, conforme estudamos, gerar a alta tenso que aplicada s velas provoca a fasca que vai queimar a mistura ar combustvel no cilindro de um motor a exploso. O sistema de ignio deve elevar a tenso da bateria de 12 V nos carros atuais para valores entre 15 000 e 60 000 volts dependendo do veculo. No sistema comum um platinado comuta a corrente do enrolamento primrio de um autotransformador denominado bobina de ignio, gerando assim a alta tenso para as velas. No entanto, esta tecnologia foi superada com o advento de dispositivos eletrnicos de comutao como os transistores e os SCRs e de tipos de sensores muito mais eficientes que os platinados, como os denominados sensores Hall e os sensores indutivos. Estes novos dispositivos deram origem a diversos tipos de ignio que passamos a estudar em seguida.

Tipos O tipo mais simples de ignio eletrnica e tambm a primeira a ser adotada. a chamada ignio assistida eletronicamente ou simplesmente ignio assistida. Nela, o que temos simplesmente um transistor de alta potncia substituindo o platinado. Na figura 1 temos um circuito deste tipo de ignio.

Circuito de ignio.

Nela o transistor estabelece a corrente da bobina quando comandado pelo platinado. As vantagens so muito grandes. A primeira est no fato de que platinado, comandando a corrente de base do transistor, que muito menor do que a corrente da bobina, no sofre o desgaste comum e mais eficiente. A outra est no fato de que o transistor comuta a corrente com muito mais velocidade respondendo portanto aos comandos do platinado de forma muito mais eficiente nas altas rotaes. O segundo tipo a A Ignio por descarga Capacitiva. Na figura 2 temos o diagrama de blocos de um sistema de ignio capacitiva convencional.

Diagrama de blocos de um sistema de ignio por descarga capacitiva.

Na entrada, temos um circuito inversor que eleva os 12 V da bateria do veculo para uma tenso contnua entre 200 e 600 V dependendo do circuito e da aplicao. Normalmente so usados pares de transistores de potncia formando osciladores em contra-fase com realimentao direta pelo transformador, ou circuitos com MOSFETs de Potncia, ou transistores bipolares, excitados por osciladores com circuitos integrados. Na figura 3 temos uma configurao tpica do setor inversor de um sistema de ignio capacitiva convencional.

Circuito inversor de uma ignio por descarga capacitiva.

Observe que esses transistores trabalham numa condio-limite de corrente e tenso, j que na comutao pulsos de alta tenso so retornados pelos enrolamentos do transformador. Assim, os transistores usados nesses circuitos so normalmente tipos especiais com caractersticas de alta corrente e alta tenso. Na prtica, por trabalharem nessas condieslimite esses transistores so componentes bastante sujeitos queimas. A alta tenso gerada pelo inversor usada para carregar um capacitor. Esse capacitor entre 470 nF e 4 F tipicamente determina a energia de cada fasca. Em outras palavras, a energia (em milijoules) armazenada nesse capacitor que vai ser aplicada ao transformador de alta tenso para resultar na fasca.Entra em seguida em jogo, o sistema comutador que deve fazer com que a fasca seja produzida exatamente no instante em que ela necessria. Esse circuito leva por base um sensor da posio do eixo do motor que pode ser de diversos tipos. Uma possibilidade muito usada usar um sensor de efeito Hall que nada mais do que um dispositivo que sente a passagem de

um im fixado ao eixo, pelo seu campo magntico, conforme mostra a figura 4.

O gerador de pulsos usando um sensor Hall.

A cada passagem produzido um pulso de comando que ativa o circuito de controle de produo da fasca. Outra possibilidade, mostrada na figura 5, e tambm detectada por sensores magnticos a que aproveita ressaltos no eixo do motor.

Gerador de pulsos usando sensor indutivo (bobina).

Quatro ressaltos ou dentes no motor produzem quatro pulsos por volta, num motor de quatro cilindros. Veja que o fato de no haver contactos nesse sistema, sua eficincia e durabilidade so muito maiores. Nos sistemas antigos, com platinados, alm da necessidade de troca peridica, pois seus contactos desgastavam-se e queimavam-se, sempre existe o problema da falha mecnica devido a diversos fatores. Os sinais dos sensores so levados ao bloco comutador propriamente dito que, na maioria das aplicaes, consiste num SCR. O SCR forma com o primrio da bobina de ignio e o capacitor um circuito fechado, conforme mostra a figura 6.

O disparo do SCR provoca a descarga do capacitor.

A cada pulso de comando do sensor o SCR liga provoca a descarga do capacitor atravs do primrio da bobina de ignio, que forma o bloco seguinte. Veja que mesmo trabalhando com altas tenses e uma corrente de descarga intensa, o SCR no um componente to crtico nesse tipo de projeto. A bobina de ignio consiste num autotransformador que gera tenses entre 5 000 e 20 000 volts tipicamente. Nos veculos de competio, essa tenso pode ser ainda maior. O elemento final do circuito o conjunto de velas onde as fascas so produzidas.

Topologias Diversas so as possibilidades de se implementar os circuitos dos blocos que mostramos nas aplicaes prticas. Assim, na figura 7 mostramos uma topologia para circuito de disparo em que um diodo anti-paralelo com o SCR acrescentado.

Ligao do diodo anti-paralelo.

A finalidade desse diodo conduzir os semiciclos negativos que so gerados na comutao quando o campo magntico da bobina se contrai. Nessas condies temos

uma corrente no circuito conforme a mostrada na figura 8.

Formas amortecidas do sinal na bobina, SCR e no diodo.

Uma segunda topologia tambm encontrada nas aplicaes prticas a mostrada na figura 9 em que o diodo ligado em paralelo com a bobina.

Topologia com diodo em paralelo com a bobina.

Nesse caso, o diodo produzindo a forma de onda mostrada na figura 10.

Forma de onda no circuito.

Um circuito quase que completo para um sistema de ignio, como os encontrados em veculos e que faz uso de um sensor magntico (uma bobina) mostrado na figura 11.

Um circuito com um sensor magntico

A forma de onda produzida pelo sensor e que dispara o circuito mostrada na figura 12.

Forma de onda no sensor de disparo.

Esse circuito pode fazer uso de diodos de 400 V em lugar dos circuitos convencionais que usam diodos de 1 000 V. Nos picos positivos da tenso retificada, o capacitor se carrega.

Microcontroladores Nos veculos modernos o ponto de disparo dos circuitos de ignio no so determinados apenas pela posio do rotor do motor. Outros fatores como a acelerao que est sendo impressa pelo acionamento do pela, a velocidade, a prpria inclinao da pista, temperatura do motor, etc. devem ser levados em conta e para essa finalidade existe o microprocessador. Conforme mostra a figura 13 o controle do sistema de ignio e de injeo de combustveis esto ligados a um bloco microcontrolado onde os sinais de diversos sensores so responsveis pelo envio de informaes.

Diagrama de blocos de um sistema de ignio microcontrolado.

Mais do que isso, cada vela tem um circuito de disparo independente, o que pode levar a topologias conforme a mostrada na figura 14.

Sistema de ignio com circuitos de disparo independentes.

Desempenho O desempenho dos sistemas de ignio que usam recursos eletrnicos bem melhor do que as ignies tradicionais baseadas simplesmente em platinados. Temos ento as seguintes vantagens: Na ignio eletrnica, tanto de descarga capacitiva como assistida, obtm-se uma fasca com boa intensidade mesmo nas altas rotaes, o que significa que o motor no perde o torque nas altas velocidades, o que ocorre com a ignio comum com platinado. Na ignio assistida a corrente no platinado muito baixa e por isso esse elemento no se desgasta com a mesma facilidade que na ignio comum. O problema comum de perda de rendimento devido aos maus contatos no platinado ou ainda a falha de funcionamento quando os contatos grudam no existe. Na ignio por descarga capacitiva no existe platinado e a comutao eletrnica o que significa a ausncia de partes mecnicas que podem falhar. As ignies eletrnicas no precisam de manuteno, principalmente a por descarga capacitiva que no tem qualquer pea mvel que se desgasta. Existe uma possibilidade maior de se modificar o ponto de disparo por controle externo nos dois tipos de ignio, o que facilita a implementao dos controles por microcomputador que tornam o desempenho do motor muito melhor, otimizando o gasto de combustvel e outros fatores importantes.

Diagnstico e anlise O diagnstico de problemas nas ignies eletrnicas pode ser feito com a ajuda de

instrumentos simples como o multmetro, testando-se componentes e medindo-se tenses. Em alguns casos, quando os componentes que queimam so transistores de potncia e SCRs pode-se at fazer sua troca. Em geral, entretanto, por facilidade e pela prpria necessidade de se garantir um funcionamento com mais confiabilidade, em caso de queima, trocase a ignio em sua totalidade, j que na maioria dos casos ela encerrada em conjuntos que no podem ser abertos e reparados com facilidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen