Sie sind auf Seite 1von 2

Estudo

para os

O Caminho da vida abenoada

QUEBRA GELO (10 min) : QUEBRA CABEA


Material: Lder: Imprima em formato A 4 os seguintes sinais de transito: Placas de advertncia: 1) cascalho caindo na pista 2) passagem exclusiva de pedestre 3) pista derrapante 4) ciclista a esquerda, pedestre a direita Mostre um da cada vez ao grupo e pea para que, quem souber o que significa, levante a mo, mas no fale agora. Depois de apresentar todos os cartazes, pea aos que levantaram as mos para dizerem o que . Assim como aprendemos a ver os sinais de transito, tambm podemos aprender a ver os sinais de Deus para uma vida abenoada

7 princpios do Elo
Graa Palavra Instruo Combate Fraqueza Esperana Amor

GRAA (10 min) Que bnos o Senhor tem derramado sobra a minha vida?
1. De modo bem objetivo vamos compartilhar as bnos de Deus nesta semana. 2. Vamos orar agradecendo a Deus e louvando seu nome. 3. Cntico: Tua uno (quero sempre est)

PALAVRA (20 MIN) o que o Senhor quer me ensinar atravs de sua Palavra
O Caminho da vida abenoada - resumo da Mensagem do Pr Paulo Henrique / Texto: Hebreus 12.11-17

Introduo

Lder, esteja em constante orao pelo IDE, para que o Senhor nos capacite e nos use conforme a sua vontade.

Quando aceitamos a Cristo somos transformados em filhos de Deus e consequentemente seus herdeiros legtimos. No merecamos ser feitos filhos de Deus, mas o fato que fomos feitos. Por isso faz-se necessrio entendermos como viver esta vida abenoada que Jesus Cristo conquistou para ns. Quando no a vivemos, ofendemos o Senhor, pois desprezamos o presente que Ele nos deu, pago com o sangue de Jesus.

1)Preciso lembrar de quem sou


Um filho de Deus precisa se comportar como um filho de Deus. Alguns se dizem filhos de Deus, mas estranhamente no se comportam como filhos verdadeiros, e, sim como usurpadores. Talvez porque no sejam verdadeiramente um filho de Deus, antes, ainda necessitem de arrependimento e entrega de vida a Jesus. Quem feito um filho de Deus muda radicalmente sua vida a partir de sua regenerao em Cristo. Por isso um filho de Deus sabe quem , e, necessariamente comporta-se como tal. Tambm precisamos entender que o Senhor trabalha na vida de seus filhos para aperfeio-los. O texto que lemos diz que o Senhor nos corrige para sermos participantes da sua santidade, ou seja, para nos tornar parecidos com Ele, para nos aperfeioar em Cristo. Ele age em nossa vida para nos moldar sua semelhana. Quem no foi regenerado em Cristo, e infiltra-se no povo de Deus, tenta, por si mesmo, parecer com um filho de Deus, mas seus frutos o condenam. No o poder humano que nos faz ser parecidos com o Senhor, mas a ao dEle em nossa vida. S aqueles que nascem de novo so feitos filhos de Deus, e consequentemente trilham o caminho da santidade. A nova criatura renasceu para a nova vida em Cristo, no mais para continuar no pecado, mas para gozar da bno de ser um filho de Deus e desfrutar de tudo que pertence ao Pai. Por isso preciso me lembrar de quem sou para gozar da vida que Jesus, por seu

sacrifcio, me deu. Voc no mais um escravo do pecado, condenado a morte, mas um filho de Deus. Viva, ento, como um filho de Deus.

2)Aceitar a correo do Senhor


O filho de Deus sabe que por ser sido feito filho, corrigido; pois no h filho a quem o pai no corrija. Quem, estando neste mundo, no se encontra sendo disciplinado por Deus porque, na verdade, no filho dEle. Um filho de Deus est em constante tratamento nas mos do Senhor. A vontade de nosso Pai que cheguemos a estatura de Cristo, ao pleno conhecimento da Verdade, portanto estaremos em constante tratamento. Quem filho de Deus tratado por Ele. O tratamento do Senhor com nossas vidas deve ser enxergado como prova de seu amor, jamais como motivo de tristeza, porque ele sempre produz algo bom em nossa vida. O propsito do Senhor em nos corrigir um s: o de nos aperfeioar e capacitar a viver conforme sua vontade. Assim como um pai deseja ver seu filho se tornando uma pessoa melhor, o Senhor est sempre corrigindo o rumo da nossa vida para que alcancemos tudo que Ele planejou para ns. Por isso a palavra de Deus est nos ensinando que devemos, ao sermos corrigidos pelo Senhor, mudar de atitude. Devemos, ao perceber a mo do Senhor nos lapidando, erguer as nossas em direo a Ele em pedido de socorro, para que Ele nos levante do nosso estado cado e, assim, firmarmos nossos joelhos vacilantes para seguir a direo que Ele tem conduzido nossa vida. No vale a pena insistir na direo da desobedincia. No vale a pena insistir no caminho errado. A correo do Senhor boa, ela serve para nos reconduzir a vontade dEle. Por que teimar com o Senhor e permanecer na direo errada? Toda vez que o Senhor o corrigir, pea socorro a Ele para retomar seu caminho com Ele. Pois a vida maravilhosa que Ele preparou para seus filhos s pode ser vivida se estivermos alinhados com sua vontade. O problema no cometermos um erro, estamos sempre sujeitos a eles; mas o problema no querermos aceitar a correo do Senhor e insistirmos em permanecer no erro. Um filho de Deus quando repreendido enxerga o amor do Senhor por sua vida e volta a andar na direo que o Senhor tem dado a sua vida. Quem quer aproveitar a vida que recebeu do Senhor no resiste a correo dEle, antes, aproveita a oportunidade que o Senhor o est dando de se realinhar com Ele.

3)Livrar meu corao da amargura


A amargura uma armadilha mortal para os filhos de Deus. Quem no entende isso, permitindo que ela crie raiz em seu corao privado da graa de Deus sobre sua vida. O problema no se algum merece ser perdoado ou no, ningum merece ser perdoado. O problema no se justo sofrer injustia, claro que no , se fosse no seria uma injustia. Vale a pena me privar da vida por causa de uma injustia sofrida? Tudo que realmente precisamos da graa de Deus, e o que nos impede de nos abastecermos dela no perdoar aqueles que nos feriram. Por que me privar da graa de Deus para guardar mgoa em meu corao? Por que me envenenar com ela e viver perturbado com isso? Por que abrir mo da graa de Deus por causa de um desejo de vingana? Melhor a graa do Senhor. Perdoar algum tem um custo aparentemente alto, o qual nunca estamos disposto a pagar. Mas quando entendemos que o custo de no perdoar a privao da graa de Deus, ento, no perdoar deixa de ser uma opo. Quero viver, quero gozar das bnos de ser um filho de Deus, quero usufruir da graa do Senhor, ento, quero pagar o preo de manter meu corao livre de toda amargura, para no ser privado de desfrutar da vida de Deus.

4) No vender minha herana por nada


Esa, por ser o primeiro filho, por direito deveria herdar o dobro do que herdaria seu irmo, mas vendeu seu direito de primogenitura por um prato de comida. Deus tem nos oferecido sua herana. Tudo que do Senhor, pertence a ns, podemos, como filhos usufruir de toda sorte de bnos do Senhor, mas, algumas vezes, trocamos as bnos do Senhor pelas migalhas deste mundo. O Senhor tem insistentemente conduzido os passos de seus filhos a vida abundante em Cristo, mas no so poucos os que resistem a direo do Senhor e trocam as bnos que Ele tem reservado para eles pelas coisas sem valor deste mundo. Nossa alegria, paz, proteo, consolo e vida esto em Cristo. Ele a nossa verdadeira vida, mas este mundo tenta nos enganar, oferecendo uma falsa vida, onde todas as coisas no passam de iluso. Alguns tem acreditado nelas e perdido as bnos que o Senhor tem preparado para eles.

Concluso
Um filho de Deus sabe quem , por isso vive de forma digna de um filho de Deus. Ele aceita a correo do Senhor como forma de cuidado e amor do seu Pai. Ele j escolheu antecipadamente perdoar, seja quem e o que for, pois no quer se privar da graa de Deus. Por fim, um filho de Deus, jamais abre mo do que Cristo conquistou na cruz por ele, seu direito a vida abundante, ele no troca a vida de Cristo por nada deste mundo.

Das könnte Ihnen auch gefallen