Sie sind auf Seite 1von 12

Estado de Alagoas

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO IPANEMA

CONCURSO PBLICO MUNICIPAL 2013


PROVA TIPO
Cargo (Nvel Superior):

1
P M S I /2013
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

ENGENHEIRO CIVIL
Provas de Portugus, Raciocnio Lgico, Histria e Geografia de Santana do Ipanema e Conhecimentos Especficos
CADERNO DE QUESTES INSTRUES GERAIS
Este Caderno de Questes somente dever ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. Assine neste Caderno de Questes e coloque o nmero do seu documento de identificao (RG, CNH etc.). Antes de iniciar a prova, confira se o tipo da prova do Caderno de Questes o mesmo da etiqueta da banca e da Folha de Respostas de questes objetivas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Verifique tambm se contm 40 (quarenta) questes objetivas com 5 (cinco) alternativas cada, caso contrrio comunique imediatamente ao Fiscal. Voc dispe de 2h30 (duas horas e trinta minutos) para fazer esta prova. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcao da Folha de Respostas das questes objetivas. Voc somente poder sair em definitivo do Local de Prova depois de decorridas 2h00 (duas horas) do seu incio. Na Folha de Respostas de questes objetivas, confira seu nome, nmero do seu documento de identificao e cargo escolhido. Em hiptese alguma lhe ser concedida outra Folha de Respostas de questes objetivas. Preencha a Folha de Respostas de questes objetivas utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Na Folha de Respostas de questes objetivas, preencha completamente o crculo correspondente alternativa escolhida, conforme modelo: Ser atribudo o valor ZERO questo que contenha na Folha de Respostas de questes objetivas: dupla marcao, marcao rasurada ou emendada, no preenchida totalmente ou que no tenha sido transcrita. A correo da prova objetiva ser efetuada de forma eletrnica e considerando-se apenas o contedo da Folha de Respostas de questes objetivas. Caso a Comisso julgue uma questo como sendo nula, os pontos sero atribudos a todos os candidatos. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questes, juntamente com a Folha de Respostas de questes objetivas e assine a Lista de Presena. Nas salas que apresentarem apenas 1 (um) fiscal de sala, os 3 (trs) ltimos candidatos somente podero ausentar-se do recinto juntos, aps a assinatura da Ata de Encerramento de provas. Boa Prova!

9.

10. 11. 12. 13. 14.

N. do doc. de identificao (RG, CNH etc.):

Assinatura do(a) candidato(a):

Alagoas, 7 de Abril de 2013.

Voc confia no resultado!

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

PORTUGUS
As questes 1 e 2 referem-se ao texto abaixo. Voc j reparou que produtos como eletrodomsticos, celulares, computadores e at veculos tm vida til cada vez mais curta? Pois isso no por acaso, e a razo tem um nome pomposo: a obsolescncia, que se d quando um produto j fabricado de modo a se deteriorar rapidamente ou quando ganha uma repaginao, que pode ser, por exemplo, um novo layout ou novas funes. Quanto antes e quanto mais os produtos se tornarem inteis, tanto maiores sero os lucros, ainda que a contrapartida seja explorar os recursos naturais e, claro, maximizar a gerao de lixo (Poli, set/dez 2012, p. 11).

4. Dadas as afirmaes abaixo sobre o fragmento de texto,


I. O autor inicia o texto utilizando-se de um processo de subordinao, uma vez que a 1 orao a principal e a 2 a subordinada substantiva. II. Escolha sinttica semelhante ao primeiro perodo do texto encontra-se em visvel a irritao das pessoas. III. Em visvel a irritao das pessoas, temos um perodo simples, orao absoluta, cujo ncleo do sujeito irritao. IV. O primeiro perodo do texto exemplifica um processo de coordenao, no qual visualizamos duas oraes coordenadas assindticas. verifica-se que esto incorretos apenas os itens A) I e III. B) II e III. C) II e IV. D) III e IV. E) II, III e IV.

1. Em geral, o texto aborda


A) os processos de otimizao nas estruturas produtivas secundrias. B) o fenmeno da obsolescncia de produtos nas estratgias de maximizao de lucros. C) as consequncias de explorao de recursos naturais. D) o processo de alheamento das estruturas produtivas com relao ao consumo de bens repaginados. E) as causas do nivelamento de produtos que tornam inteis os processos de consumo.

As questes 5, 6 e 7 referem-se ao texto abaixo. Engana-se quem pensa que a Nokia sofre apenas por causa da concorrncia da Apple e Samsung: a finlandesa tambm imprensada por celulares asiticos baratos. Para conter esse avano, a fabricante que costumava ser a maior do mundo lanou dois aparelhos de baixo custo, entre eles um celular que custar menos de R$ 40,00 e que precisa ser carregado apenas uma vez por ms (Digital, 27 de fevereiro/2013, p. a5).

2. O argumento bsico do texto gira em torno da seguinte


afirmao: A) o processo de fabricao inutiliza o produto. B) a obsolescncia do produto desestabiliza a consecuo do lucro. C) a inutilizao dos processos produtivos instauram novas formas de lucro e de explorao de recursos naturais. D) a obsolescncia no se associa s estratgias do lucro e da explorao de recursos naturais. E) institui-se a obsolescncia como caracterstica essencial do produto.

5. A orao Para conter esse avano, semanticamente,


expressa A) causa. B) finalidade. C) oposio. D) consequncia. E) concesso.

As questes 3 e 4 referem-se ao texto seguinte. difcil mudar de assunto. No se faz outra coisa a no ser discuti-lo nas casas, nos bares, nas esquinas, no trabalho. visvel a irritao das pessoas, geral a revolta contra a imprevidncia do governo, contra suas hesitaes, sua desorientao, contra esse descompasso de ora culpar ministros de ACM, ora a Aneel ou a ONS. A indignao sobretudo contra os arroubos punitivos. [...] (Zuenir Ventura, poca, 28/05/2001, ano IV, n 158, p. 67; adaptado)

6. Observe as duas inseres do que sublinhadas no texto e


marque a opo correta. A) Nas duas situaes, o que apresenta a mesma funo morfolgica. B) O primeiro que pronome relativo. C) O primeiro que conjuno integrante; o segundo, pronome relativo. D) Nas duas situaes, o que conjuno. E) Nas duas situaes, o que inicia oraes substantivas.

7. Considerando-se as regras da norma padro, o texto 3. A respeito do vocbulo se em No se faz outra coisa...,
pode-se dizer que ele A) apenas um pronome de realce ou expletivo. B) indicador de que o sujeito est indeterminado, portanto classificado como ndice de indeterminao do sujeito. C) um pronome apassivador que acompanha verbo transitivo direto, tendo como sujeito outra coisa. D) uma partcula apassivadora, que acompanha um verbo intransitivo, cujo sujeito est oculto. E) um pronome que se apresenta reflexivo. 1
Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

tambm pode ser iniciado por: A) Engana-se os que pensam que [...] B) Enganam-se queles que pensam que [...] C) So enganadas s pessoas que pensam que [...] D) Enganam-se os que pensam que [...] E) Engana-se as pessoas que pensam que [...]

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

As questes de 8 a 10 referem-se ao texto seguinte. Anatomia de um povo desprezado por Hlio Pvoa Neto Os ciganos por vezes aparecem como um povo parte, no pertencente a naes territoriais, com vida nmade ou seminmade, provocando estranheza numa sociedade com valores associados sedentarizao, como a Europa. Junto disso, bom lembrar que, na sociedade moderna, pessoas partem em busca de novos lugares para viver e se estabilizar, por causas econmicas, polticas e religiosas. So as migraes. Ao mesmo tempo, h movimentos associados errncia, ao nomadismo ou incapacidade de estabelecer relaes duradouras com os lugares e formas de trabalho mais tradicionais, que so frequentemente estigmatizadas, levando a iniciativas de assimilao ou sedentarizao forada. Os povos ciganos j foram alvo de tais processos, embora muitos mantenham seu estilo de vida caracterstico. Costumam atuar em ofcios ligados arte e s atividades mgicas, com uma existncia tida como aventureira, suscitando atitudes ambguas da parte dos que vivem em sociedades no nmades. Tem sido este o tom do relacionamento das sociedades ocidentais com os ciganos ao logo da histria, desde que apareceram no continente europeu, causando, ao mesmo tempo, curiosidade e medo. No havia registros escritos sobre sua origem e histria. Paralelamente, praticavam uma cultura de transmisso oral, em uma lngua incompreensvel e cheia de segredos para os ocidentais. O nome com que passaram a ser conhecidos j revela esse aspecto. Identificando-se como refugiados do Egito muulmano, favoreciam a associao entre egpcios (giptiens, egyptians, egitanos) e os nomes gitans, tsiganes em francs, gypsies em ingls, gitanos em espanhol, ou ciganos em portugus. Muitos ciganos consideram tais nomes pejorativos e, mesmo sem consenso, preferem a designao de povos romani, rom ou roma. [...] Revista Carta na Escola, nov./ 2010. n 51.

9. Com base no texto, assinale a opo correta.


A) Em todos os pases, a cultura praticada por ciganos tem sido reconhecida como um smbolo de identidade nacional. B) Os prprios ciganos tomaram a iniciativa de estar sempre emigrando, a fim de fugirem das perseguies. C) Por parecerem naturalmente nmades, os ciganos foram estigmatizados e as atuais perseguies so consequncias do preconceito antigo associado ao nomadismo. D) No a vida nmade um dos motivos para o preconceito contra o povo cigano. E) Os ciganos nunca foram alvo de preconceito, uma vez que costumam atuar em ofcios ligados arte.

10. Indique a opo que comprova a ideia contida no fragmento:


Costumam atuar em ofcios ligados arte e s atividades mgicas, com uma existncia tida como aventureira, suscitando atitudes ambguas da parte dos que [...] (4 pargrafo). A) As atividades do povo cigano provocaram diferentes posturas da sociedade, e uma delas foi o absoluto desprezo. B) O modo de proceder dos que vivem em sociedade no nmade devido atuao dos ciganos em ofcios tidos como aventureiros, a exemplo, atividades circenses. C) O relacionamento do povo cigano com o restante da sociedade tem correspondido a poucas palavras, a breves dilogos, porque os ciganos so incapazes de estabelecer relacionamentos duradouros. D) O modo de proceder dos que vivem em sociedade no nmade causa estranheza ao povo nmade ou seminmade. E) Pela falta de estabilidade e integrao s sociedades locais, a cultura dos ciganos no recomendada.

8. Dadas as afirmaes acerca do fragmento: [...] no


pertencente a naes territoriais (1 pargrafo) I. H um erro de concordncia nominal, porque o vocbulo a deveria estar flexionado, concordando com o substantivo naes. II. Deveria ocorrer crase no vocbulo a, uma vez que h um termo regente que exige a preposio a e um termo regido que um substantivo feminino, que admite artigo. III. O fragmento est de acordo com a norma padro, pois antes de palavra feminina no plural no precedida de artigo, o vocbulo a apenas preposio. Dessa forma, no ocorre a crase. IV. O fragmento est em desacordo com a norma padro, pela ausncia do sinal grfico que marca o processo de fuso entre a preposio a e o artigo a. verifica-se que est(o) correta(s) A) apenas I. B) apenas II. C) apenas III. D) apenas II e IV. E) I, II, III e IV. 2

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

RACIOCNIO LGICO
11. Qual a formalizao correta da sentena: Existem
matemticos no gentis usando a Lgica de Primeira Ordem? Adote a letra M e G como sendo os predicados, matemtico e gentil, respectivamente. A) M ^ ~G B) M ~~G C) x(Mx ^ Gx) D) x(Mx ^ ~Gx) E) ~x(Mx Gx)

Rascunhos

12. A negao da condicional: Se atleta, joga futebol


equivalente a qual proposio? Adote P e Q como sendo ele atleta e ele joga futebol, respectivamente. A) P ^~Q B) Q P C) P Q D) P v ~Q E) ~~P ~Q

13. Dadas as sentenas abaixo, segundo os conceitos da Lgica


Proposicional, I. x - 32 = 24. II. sen
.

> 0, sendo p {0, 1, 2, 3} e w {1, 2, 3}.

III. Joo foi presidente da empresa Belas Praias por 3 anos. correto afirmar que A) todas as sentenas so proposies. B) apenas I e II so proposies. C) apenas II e III so proposies. D) apenas II proposio. E) apenas III proposio.

14. Duas proposies P e Q so logicamente equivalentes se as


tabelas-verdade destas duas proposies forem ambas A) tautolgicas ou contraditrias. B) tautolgicas, apenas. C) contraditrias, apenas. D) contingentes ou contraditrias. E) contingentes, apenas.

15. Todos os servidores pblicos bem sucedidos so homens


que combatem a corrupo. Alguns polticos so servidores pblicos bem sucedidos. Logo, pode-se afirmar que A) pelo menos um homem que combate a corrupo poltico. B) somente os homens que combatem a corrupo so servidores pblicos bem sucedidos. C) qualquer poltico servidor pblico bem sucedido. D) existem polticos que no combatem a corrupo. E) todos os homens que combatem a corrupo no so polticos.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

16. Sabe-se que o produto de dois nmeros mpares


consecutivos 195. Qual um destes nmeros? A) 11 B) 43 C) 33 D) 13 E) 25

Rascunhos

17. Joo, Paulo e Pedro so torcedores dos times A, B e C, mas


no respectivamente. Alm disso, sabe-se que I. os times possuem nmeros diferentes de ttulos; II. cada torcedor torce exclusivamente para um dos times; III. Joo torce para o time com menos ttulos; IV. o time A possui mais ttulos do que o time que Paulo torce. Logo, correto afirmar que A) o time B possui mais ttulos que o time C. B) o time C possui mais ttulos que o time B. C) Paulo torce para o time B. D) Pedro torce para o time C. E) Pedro torce para o time A.

18. Segundo a Lgica de Primeira Ordem, qual sentena abaixo


equivalente proposio: Todos so brasileiros? A) Ningum no brasileiro. B) Ningum brasileiro. C) Existem brasileiros. D) Existem no brasileiros. E) Algum brasileiro.

19. A cmara dos deputados votou a diviso dos royalties do


petrleo segundo o grfico abaixo.

A favor

Contra Abstenes

Considere que a cmara dos deputados composta por 900 deputados e que durante a votao todos os deputados votaram. Qual o nmero de deputados que votou contra a diviso dos royalties do petrleo? Considere = 80 graus. A) 200 B) 80 C) 100 D) 110 E) 120

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

20. A empresa administradora da Copa do Mundo de 2014


organizou as cadeiras da rea VIP de um estdio em lotes, onde cada lote um quadrado dividido em nove cadeiras numeradas segundo a figura abaixo.

Rascunhos

Lote-1 Lote-2 ,..... 01 02 03 10 11 12 04 05 06 13 14 15 07 08 09 , 16 17 18 ,....


Joo comprou a cadeira de nmero 802, logo ele sentar no A) Lote 90, Linha 1, Coluna 1. B) Lote 89, Linha 1, Coluna 1. C) Lote 91, Linha 1, Coluna 1. D) Lote 90, Linha 1, Coluna 2. E) Lote 89, Linha 1, Coluna 2.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

HISTRIA E GEOGRAFIA DE SANTANA DO IPANEMA


21. O municpio de Santana do Ipanema possui povoados, stios
que so chamados politicamente comunidades. Cada comunidade engloba vrios stios que tm a finalidade de defender seus interesses sociais e econmicos. Atualmente, o municpio possui vrios povoados urbanizados, um deles se destaca pelo grau de ocupao, com ruas pavimentadas, alguns servios urbanos e diversidade econmica em face de sua localizao estratgica. O texto refere-se ao povoado de A) So Flix. B) Pedra Dgua dos Alexandres. C) So Raimundo. D) Alto da F. E) Areias Brancas.

24. Santana do Ipanema foi primitivamente conhecida com o


nome de Santana da Ribeira do Ipanema por estar situada margem do Rio Ipanema. J foi um Arraial habitado por ndios e mestios. O Arraial cresceu, foi elevado a categoria de municpio que cresceu acompanhando o crescimento da populao. Mais tarde se tornou o principal municpio da Microrregio do Serto Alagoano. Em 2010, o IBGE registrou uma populao de 44.932 habitantes, ocupando 2 uma rea total de 437,877 km . Com os dados apresentados pelo IBGE, conclui-se que a Densidade Demogrfica do municpio em 2010 foi de A) 100,56 hab./km . B) 102,61 hab./km . C) 100,00 hab./km . D) 103,61 hab./km . E) 104,61 hab./km .
2 2 2 2 2

25. O atual municpio de Santana do Ipanema fica situado no


serto de Alagoas, a 207 km de Macei. A histria do atual municpio de Santana do Ipanema conta que, no final do sculo XVIII, no passava de um arraial. Reza ainda a tradio que, por volta de 1815, os irmos Vieira Rgo, Martins (ou Martinho) e Pedro chegaram a Penedo vindos da Bahia. Ao saber da existncia de grandes extenses de terras devolutas na Ribeira do Panema, interessaram-se em adquiri-las para investir na agricultura e na pecuria. Levando em considerao este contexto histrico, dadas as proposies abaixo, I. Com o objetivo de pleitear uma sesmaria naquela rea, Martins (ou Martinho) dirigiu-se a Minas Gerais, onde se encontrava a corte lusitana. II. Martins (ou Martinho) recebeu uma doao de terras de aproximadamente doze lguas de extenso. III. Os irmos e suas famlias fixaram-se margem direita da Ribeira do Panema, num local cercado de colinas. IV. Como eram trabalhadores, os irmos logo prosperaram, novas fazendas foram organizadas e entregues aos filhos que constituram famlias. V. A maior riqueza do atual municpio de Santana do Ipanema naquela poca era a cana-de-acar, cultivada em todo o territrio e especialmente no distrito de Sertozinho. verifica-se que esto corretas A) apenas I, III e V. B) apenas III, IV e V. C) apenas I, II, III e IV. D) I, II, III, IV e V. E) apenas II e IV.

22. A economia do municpio de Santana do Ipanema necessita


urgentemente de investimentos para se desenvolver. Pela sua localizao geogrfica tem vocao para a agropecuria, porm, sofre muito com o agravamento do fenmeno da estiagem prolongada, ano a ano. Mesmo assim, o municpio aposta na agricultura associada onde se destaca o consrcio feito entre 2 produtos agrcolas. Os produtos desse consrcio so A) o algodo e a mandioca. B) a mandioca e a palma forrageira. C) a abbora e o milho. D) o feijo e o milho. E) a mamona e o feijo.

23. No atual municpio de Santana do Ipanema o crescimento


sociopoltico, a prosperidade econmica e a evoluo religiosa daquela localidade levou o municpio prosperidade. Neste sentido, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1 coluna 1) 1836 2) 1875 3) 1921 ( 2 coluna ) Elevao do atual municpio de Santana do Ipanema a cidade. ) Criao da comarca. ) Criao da freguesia do atual municpio de Santana do Ipanema. ) O atual municpio de Santana do Ipanema passou a integrar a Diocese So Franciscana. ) Elevao do atual municpio de Santana do Ipanema condio de vila autnoma.

( ( (

4) 1916 (

5) 1920

Qual a sequncia correta, de cima para baixo? A) 4 1 2 5 3 B) 1 2 4 3 5 C) 2 3 5 1 4 D) 3 5 1 4 2 E) 54321 6

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26. As Estaes de Tratamento de Esgotos (ETE) geralmente
so compostas por unidades de tratamento preliminar, primrio, secundrio e tercirio. So exemplos dessas respectivas unidades: A) floculao; remoo de areia; processos de tratamento avanado; e filtrao biolgica. B) remoo de gorduras; flotao; processo de lodos ativados; e processos de remoo de organismos patgenos. C) processos de remoo de nutrientes; estabilizao; sedimentao; e remoo grosseiros. lagoas de de slidos

D) remoo de areia; sedimentao; filtrao biolgica; e secagem do lodo. E) remoo de gorduras; remoo de areia; flotao; e processos de lodos ativados.

27. As lagoas costumam ser classificadas, de acordo com a


forma pela qual se d a estabilizao da matria orgnica que ser tratada, em: anaerbias, facultativas, estritamente aerbias, de maturao, de polimento, aeradas e com macrfitas. Dadas as proposies seguintes, I. A estabilizao da matria orgnica em lagoas anaerbias ocorre atravs dos fenmenos de digesto cida e fermentao metnica. Inicialmente os microrganismos facultativos transformam compostos orgnicos complexos, na ausncia de oxignio, em compostos mais simples. Aps essa fase, bactrias metanognicas transformam os cidos orgnicos formados na fase inicial em metano e dixido de carbono. II. As principais reaes biolgicas que ocorrem em uma lagoa de maturao so: oxidao da matria orgnica carboncea, nitrificao da matria orgnica nitrogenada, oxigenao da camada superior da lagoa atravs da fotossntese, reduo da matria orgnica carboncea por bactrias anaerbias no fundo da lagoa. III. O processo de tratamento atravs de lagoas aeradas realizado com o suprimento de oxignio, o qual realizado naturalmente atravs da fotossntese, garantindo as reaes bioqumicas caractersticas do processo. IV. Recomenda-se projetar uma lagoa anaerbia com profundidade de 3 a 4 metros. De acordo com o projeto das Normas Brasileiras, o dimensionamento das lagoas facultativas baseado na temperatura, na taxa de aplicao superficial de carga orgnica, na remoo do substrato e nos fatores de disperso. V. As lagoas de maturao visam remover organismos patognicos, as quais predominam condies ambientais desfavorveis para bactrias patognicas, como elevado oxignio dissolvido, falta de nutrientes, radiao ultravioleta, predao por outros organismos. verifica-se que esto corretas A) I e V, apenas. B) III e V, apenas. C) I, III, IV e V, apenas. D) I, IV e V, apenas. E) I, II, III, IV e V. 7

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

28. Assinale a opo que representa o tempo de deteno


hidrulica e a rea de uma lagoa anaerbia que recebe uma contribuio de esgotos domsticos de uma populao de 10.000 habitantes. Considere o seguinte: Contribuio per capta de esgoto de 160 L/hab.dia; A DBO do esgoto domstico de 300 mg/L; A temperatura mdia do ms mais frio de 20 C; Taxa de aplicao de carga orgnica de 50 g DBO/m3.dia; Profundidade de 3,50 m; Remoo de DBO de 50%. A) 3 dias e 1371 m
2 2 2

B) 12 dias e 5484 m D) 1,5 dias e 686 m E) 6 dias e 2743 m

C) 6 horas e 2743 m
2 2

29. Os mtodos de disposio final de resduos slidos so:


lanamento a cu aberto, aterro controlado, aterro sanitrio. A respeito do aterro sanitrio, assinale a opo incorreta. A) Os mtodos de operao so classificados em mtodo da trincheira, mtodo da escavao progressiva ou mtodo da meia encosta, mtodo da rea ou aterro tipo superficial. B) De acordo com a American Society of Civil Engineering um aterro sanitrio um mtodo de disposio que no provoca ameaas segurana e sade, pois baseado em critrios de engenharia com objetivo de confinar o lixo, sendo o mesmo coberto com camada de solo. C) Dentre as principais vantagens de um aterro sanitrio, podem-se destacar a recuperao de energia a partir do biogs e a produo de biofertilizante a partir da matria orgnica bruta. D) O aterro sanitrio funciona como um reator anaerbio, o qual microrganismos atuam transformando o material biodegradvel em parcial ou totalmente bioestabilizado, gerando biogs rico em metano e hidrognio. E) As desvantagens da utilizao do aterro sanitrio como forma de disposio final so, geralmente: a localizao em reas mais afastadas do permetro urbano, em decorrncia da legislao ambiental; podem impactar negativamente no custo do transporte dos resduos slidos; a degradao dos resduos orgnicos lenta; e a gerao de guas residurias que necessitam de tratamento.

30. Com relao aos materiais de construo, incorreto


afirmar: A) as madeiras apresentam um bom desempenho para a aplicao em fins estruturais. B) a resistncia dos materiais cermicos influenciada pela quantidade de gua adicionada no processo de moldagem da argila. C) os metais so bons condutores de calor e eletricidade em funo da constituio de suas ligaes moleculares. D) materiais frgeis so aqueles que se rompem a baixos valores de carga aplicada. E) os polmeros termofixos no so reciclados com facilidade.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

31. Um municpio de 50 mil habitantes lana seus esgotos sem


qualquer tratamento a um pequeno rio. A Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) deste esgoto de 350 mg/L. A esta contribuio juntam-se os despejos de uma indstria com vazo de 2000 L/dia e DBO de 25000 mg/L. Estes despejos da indstria so tratados por um reator biolgico, que reduz em 75% a poluio orgnica representada pela DBO. O rio, antes de receber estas contribuies poluentes, 3 tem vazo de 5 m /s e DBO de 5,0 mg/L. Assinale a opo que representa a carga orgnica do esgoto e as novas caractersticas (DBO) do rio na regio de mistura. Adotar: Quota per capita de gua igual a 160 L/hab.dia; Coeficiente de retorno gua/esgoto igual a 0,8. A) 0,7 kg DBO/dia e 10 mg/L B) 2240 kg DBO/dia e 10 mg/L C) 2240 kg DBO/dia e 5 mg/L D) 12,5 kg DBO/dia e 10 mg/L E) 2252,5 kg DBO/dia e 10 mg/L

32. A sondagem a percusso (SPT) o ensaio mais simples


para o reconhecimento de um determinado solo, fornecendo elementos para o projeto de fundao. Em relao a este ensaio, assinale a nica opo correta. A) Os furos de sondagem podero ser distribudos ao longo do mesmo alinhamento. B) A sondagem de percusso SPT realizada com um amostrador cravado por meio de golpes de um martelo de 100 kg em queda livre de 90 cm. C) Durante o ensaio registrado o nmero de golpes necessrios penetrao de cada 25 cm da camada investigada. D) Os furos de sondagem podero ser distribudos ao longo do mesmo alinhamento. E) O nmero mnimo de sondagens ser cinco para rea de projeo em planta de edificao at 200 m2.

33. Dadas as assertivas seguintes sobre organizao do


canteiro de obras, I. O planejamento do canteiro de obras pode aumentar a eficincia do trabalho e reduzir os custos das construes. II. A sequncia das atividades que so realizadas na obra no causa impacto na definio da logstica do canteiro. III. Um dos princpios para a organizao do canteiro a minimizao das distncias. IV. O cronograma da obra constitui um fator relevante na logstica do canteiro de obras. verifica-se que esto corretas apenas A) I e II. B) II e III. C) I, II e III. D) I, III e IV. E) II e IV.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

34. Sabe-se que o saneamento bsico composto por quatro


eixos: abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, manejo de guas pluviais e gerenciamento de resduos slidos. Assinale a opo correta. A) A drenagem das guas pluviais urbanas pode ser considerada um conjunto de atividades, infraestruturas e instalaes operacionais de drenagem urbana de guas pluviais, de transporte, deteno ou reteno para o amortecimento de vazes de cheias, tratamento e disposio final das guas fluviais drenadas nas reas urbanas. B) Os mananciais, captaes, estaes de tratamento, esgoto sanitrio, adues de gua bruta e tratada, estaes elevatrias, reservao, redes de distribuio, ligaes prediais, medio (micro e macromedio) e controle do sistema so exemplos de estruturas integrantes do abastecimento de gua. C) As galerias e canais so considerados sistemas de macrodrenagem. Rede, bocas-de-lobo, rgos acessrios so considerados sistemas de microdrenagem. D) Para se estimar o escoamento superficial, oriundo da precipitao, faz-se necessrio conhecer apenas as caractersticas de uso e ocupao do solo e a intensidade da chuva. E) A precipitao compreende toda a gua que cai da atmosfera na superfcie terrestre. Essa precipitao tem dois caminhos, sendo eles: escoamento superficial e infiltrao no solo. O escoamento superficial responsvel pelo deslocamento da gua sobre o terreno, formando as guas subterrneas.

35. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


1 coluna 1. Bloco 2 coluna

( (

) Restrio a um determinado movimento imposta por um apoio. ) Toda a carga que pode atuar sobre a estrutura de edificaes em funo do seu uso (pessoas, mveis, materiais diversos, veculos etc.). ) Sistema que realiza uma ligao externa. ) Tipo de elemento estrutural no qual as dimenses apresentam mesma ordem de grandeza. ) Tipo de carga constitudo pelo peso prprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalaes permanentes.

2. Apoio.

3. Vnculo 4. Carga

( (

permanente
5. Carga

Acidental

Qual a sequncia correta, de cima para baixo? A) 5 3 4 1 2 B) 3 5 2 1 4 C) 4 5 2 3 1 D) 5 4 1 2 3 E) 31425

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

10

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema - 2013

Prova tipo 1

7 ABR 2013

36. Para o dimensionamento de uma viga de concreto armado,


necessrio determinar os valores de clculo dos esforos internos solicitantes. Considerando a viga engastada e em balano da figura abaixo, assinale a opo que corresponde aos valores do momento fletor e esforo cortante de clculo mximos, respectivamente. Admita um coeficiente de ponderao das aes igual a 1,4.

39. De acordo com o Cdigo de tica Profissional de


Engenharia, assinale a opo que no corresponde a um dever do profissional no exerccio da profisso. A) Oferecer seu saber para o bem da humanidade. B) Dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princpio da equidade. C) Atuar com imparcialidade e impessoalidade em atos arbitrais e periciais. D) Desempenhar sua profisso ou funo independente dos limites de suas atribuies e de sua capacidade pessoal de realizao. E) Resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, salvo em havendo a obrigao legal da divulgao ou da informao.

5 kN 4 kN/m

2m

A) 24,5 kNm e 18,2 kN B) 26,6 kNm e 13,0 kN C) 18,0 kNm e 13,0 kN D) 25,2 kNm e 18,2 kN E) 18,2 kNm e 25,2 kN

40. Sobre as caractersticas dos solos, assinale a opo


incorreta. A) Os siltes so materiais cujas dimenses esto situadas entre 0,05 mm e 0,075 mm. B) A consistncia das argilas est relacionada sua resistncia compresso. C) Para a realizao de uma compactao de solo, a sua densidade um fator determinante no tipo de processo a ser empregado. D) A forma dos gros de areia est diretamente relacionada ao seu comportamento mecnico. E) A expansibilidade do solo consiste no aumento de volume em decorrncia da retirada de presses atuantes.

37. Sobre a execuo de fundaes, correto afirmar:


A) antes da execuo deve ser realizada apenas uma investigao geotcnica por meio de sondagem a percusso. B) as sapatas isoladas no devem ter dimenso em planta inferiores a 0,5 m. C) todas as partes da fundao superficial devem ser concretadas sobre um lastro de concreto com, no mnimo, 10 cm de espessura. D) nas estacas de concreto pr-moldadas o fck do concreto deve ser limitado a 50 MPa. E) as estacas de ao que estiverem total e permanentemente enterradas dispensam tratamento especial.

38. Dadas as assertivas seguintes sobre a execuo de


estruturas de concreto armado, I. As juntas de concretagem devem estar localizadas onde h maior concentrao de esforos de cisalhamento. II. A altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm. III. importante estabelecer um plano de concretagem de modo a evitar a formao de juntas frias. IV. No lanamento do concreto, quando a altura de queda superior a 2 m, necessria a adoo de cuidados especiais para evitar a segregao dos materiais. verifica-se que esto corretas A) I, II, III e IV. B) II e IV, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) II e III, apenas. E) III e IV, apenas.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

11

Das könnte Ihnen auch gefallen