Sie sind auf Seite 1von 6

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Portugus


12. Ano de Escolaridade Prova 639/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
8 Pginas

2008

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. No permitido o uso de dicionrio. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e/ou dos itens, bem como as respectivas respostas. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. As cotaes dos itens encontram-se na pgina 8.

Nos itens de resposta fechada, as respostas ilegveis, ou em que apresente mais do que uma alternativa (ainda que inclua a correcta), so classificadas com zero pontos. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas, o nmero do item; a letra identificativa da alternativa correcta. Para responder aos itens de associao, escreva, na folha de respostas, o nmero do item; o nmero identificativo de cada elemento da coluna A e a letra identificativa do nico elemento da coluna B que lhe corresponde.

Prova 639 Pgina 1/ 8

GRUPO II Leia, atentamente, o seguinte texto.

10

15

20

25

30

No creio que as classificaes acrescentem o que quer que seja fruio de uma obra de arte, seja ela literria ou de outra qualquer natureza; mas tambm no penso que a prejudiquem. Por isso, ao terminar a leitura de Memorial do Convento, ainda sob o imprio da fascinao que ela me provocou, surpreendi-me a interrogar: que livro este? Que escreveu, que quis Jos Saramago escrever? Um romance histrico? Um romance realista? Uma alegoria? Uma parbola? Uma epopeia? Um conto de fadas? Uma histria de amor? [] A resposta surgiu, inevitvel, irrecusvel por assim dizer: Memorial do Convento tudo isso, um caleidoscpio, [] um espelho do real reinventado, diverso e complexo, imagem e semelhana do mundo e dos homens que nele habitam e o fazem avanar. [] Este romance no apenas um romance histrico, a sua durao transcende os limites cronolgicos do quadro histrico em que primeira vista parece encerrar-se []. A cada passo surgem referncias a acontecimentos que viro a produzir-se muito para alm do marco temporal da histria que nos contada a propsito dos damascos carmesins e dos panos verdes que ornamentam o coro da Igreja alude-se ao gosto portugus pelo verde e pelo encarnado, que, em vindo uma repblica, dar bandeira []. que, neste romance [], a histria no uma categoria imutvel e fixa, mas a contnua respirao da realidade, rio cujas guas nunca param e nunca se repetem. [] A luta de classes. De outra coisa no fala este romance que por isso mesmo tambm um romance realista e uma epopeia. s duas epgrafes1 que o autor lhe anteps uma do Padre Manuel Velho, a outra de Marguerite Yourcenar poderia ter acrescentado uma terceira, extrada do conhecido poema de Brecht intitulado Perguntas de um Operrio Letrado, que comea por estes trs versos: Quem construiu Tebas, a das sete portas? / / Nos livros vem o nome dos reis. / Mas foram os reis que transportaram as pedras? a uma pergunta anloga que o Memorial d resposta. Para assegurar a sua prognie2, um rei beato promete erigir um convento de franciscanos na vila de Mafra. Mas so os servos da gleba que, com o seu sangue e o seu suor ho-de constru-lo, homens vindos de todos os cantos do pas, atrados pela esperana de melhor salrio, levados fora outros como se gado fossem []. Com tudo isto, ficou ainda por dizer que o romance deve muito da sua fora narrativa ao estilo incomparvel de Saramago, ao seu perfeito domnio da lngua portuguesa, a que este livro uma permanente homenagem, opulncia de uma escrita em que o extremo rigor e a liberdade estreme3 se conjugam, numa rara aliana em que nenhum deles sacrificado pelo outro e antes mutuamente se enriquecem.
Lus Francisco Rebelo, Memorial do Convento, Jos Saramago, 25 anos da 1. edio: A recepo da crtica na poca, Lisboa, Caminho, s.d.

2 3

epgrafe: fragmento de texto, citao curta, mxima, etc., colocada em frontispcio de livro, no incio de uma narrativa, de um captulo, de uma composio potica, etc., como orientao de leitura ou objectivos afins. prognie: descendncia, sucesso. estreme: pura, radical.

Prova 639 Pgina 4/ 8

Para responder aos itens de 1 a 6, escreva, na folha de respostas, o nmero do item seguido da letra identificativa da alternativa correcta.

1. Segundo o autor, na fruio de uma obra de arte, classific-la torna-se A. inadequado. B. impossvel. C. indiferente. D. imprescindvel.

2. O recurso a interrogativas (linhas 4-6) serve ao autor como A. introduo temtica que vai desenvolver. B. questionamento dirigido a outros crticos. C. rol de suspeitas decorrentes da leitura do livro. D. efeito meramente retrico e estilstico.

3. Com o recurso ao termo caleidoscpio (linha 8), o autor v Memorial do Convento como uma obra A. obscura na sua multiplicidade. B. multifacetada como a vida. C. emaranhada como um labirinto. D. nica na sua singularidade.

4. Com a transcrio do poema de Brecht (linhas 22-23), o autor pretende sublinhar A. o testemunho de um autor dramtico. B. a variedade possvel de epgrafes. C. o paralelismo com Memorial do Convento. D. a semelhana com as anteriores epgrafes.

5. O antecedente do pronome que (linha 30) A. romance (linha 29). B. estilo incomparvel (linha 30). C. perfeito domnio (linha 30). D. lngua portuguesa (linha 30).

Prova 639 Pgina 5/ 8

6. A colocao do pronome se (linha 32) em posio anteposta ao verbo justifica-se pela sua A. incluso numa frase em discurso indirecto. B. insero numa frase subordinada relativa. C. dependncia de uma construo negativa. D. integrao numa frase interrogativa indirecta.

7. Para responder, escreva, na folha de respostas, o nmero do item, o nmero identificativo de cada elemento da coluna A e a letra identificativa do nico elemento da coluna B que lhe corresponde. A B
a) o enunciador exprime oposio em relao ideia apresentada anteriormente. b) o enunciador narra um acontecimento ilustrativo da ideia exposta. c) o enunciador nega para afirmar com mais veemncia. d) o enunciador estabelece uma lgica de finalidade. e) o enunciador exprime uma ideia de concluso em relao ao referido anteriormente. f) o enunciador apresenta o contedo da frase como uma possibilidade. g) o enunciador especifica a informao apresentada no segmento textual anterior. h) o enunciador explica a ideia expressa desde o incio do pargrafo.

1) Com o recurso a que (linha 15),

2) Com o recurso conjuno mas (linha 16),

3) Com a utilizao da frase negativa iniciada por De outra coisa no fala (linha 18),

4) Com o recurso ao travesso duplo (linhas 19-20), 5) Com a utilizao da forma do verbo auxiliar modal poderia (linha 20),

Prova 639 Pgina 6/ 8

Factor especfico de desvalorizao relativo ao desvio dos limites de extenso Sempre que o examinando no respeite os limites relativos ao nmero de palavras indicados na instruo do item, deve ser descontado um (1) ponto por cada palavra (a mais ou a menos), at ao mximo de cinco (1 x 5) pontos, depois de aplicados todos os critrios definidos para o item. (Situao representada pela alnea a) na grelha de classificao). Nos casos em que, da aplicao deste factor de desvalorizao, resultar uma classificao inferior a zero (0) pontos, atribuda resposta a classificao de zero (0) pontos.
Nota Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2008/).

GRUPO II .............................................................................................................................. 50 pontos Todos os itens deste grupo visam avaliar a competncia de leitura de um texto expositivo-argumentativo, bem como avaliar conhecimentos relativos ao funcionamento da lngua. Ao classificar as respostas do examinando, o professor classificador deve observar o domnio das seguintes capacidades: compreenso do sentido do texto; apreenso dos valores semnticos e pragmticos resultantes do uso de estruturas lingusticas; mobilizao de conhecimentos lingusticos e metalingusticos; identificao da funo das componentes do conhecimento lingustico na estruturao de textos/discursos. Deve ser considerada, para efeitos de classificao, a resposta em que o examinando, embora no respeitando a instruo dada, registe a resposta correcta de forma inequvoca, atravs de um processo diferente do requerido. 1. Resposta correcta: C. ........................................................................................................ 5 pontos 2. Resposta correcta: A. ........................................................................................................ 5 pontos 3. Resposta correcta: B. ........................................................................................................ 5 pontos 4. Resposta correcta: C. ........................................................................................................ 5 pontos 5. Resposta correcta: D. ........................................................................................................ 5 pontos 6. Resposta correcta: B. ........................................................................................................ 5 pontos

Prova 639 Pgina C/8/ 12

7. ............................................................................................................................................ 20 pontos Estabelece Estabelece Estabelece Estabelece Estabelece cinco correspondncias correctas. quatro correspondncias correctas. trs correspondncias correctas. duas correspondncias correctas. uma correspondncia correcta. 1(20 1(16 1(12 1(8 1(4 pontos) pontos) pontos) pontos) pontos)

Chave A ..................... B 1) .................... h) 2) .................... a) 3) .................... c) 4) .................... g) 5) ..................... f)

Prova 639 Pgina C/9/ 12

Das könnte Ihnen auch gefallen