Sie sind auf Seite 1von 11

1

A relao entre Filosofia e Literatura


Dois exemplos na Filosofia do sculo XX: Paul Ricoeur e Martha Nussbaum
Fernanda Henriques Universidade de vora

No chega conhecer uma verdade*+porque por menos complexa que ela seja, necessrio ser artista para a exprimir sem a transformar numa mentira Iris Murdoch
1

Esclarecimento prvio Falar da relao entre Filosofia e Literatura supe manipular dois conceitos o de Filosofia e o de Literatura que no vo, em si mesmos, ser analisados. Enquanto constituintes de uma problemtica, o seu campo semntico vai ser pressuposto como adquirido e no alvo de tematizao. Ou seja, movimentar-me-ei dentro de uma circularidade hermenutica que assume, por isso, uma pr-compreenso de base comum, entre mim e o auditrio, sobre o que Filosofia e Literatura convocam como significao. Recorrendo designao de Todorov2, direi que vou apelar para o sentido funcional dos dois termos, sentido esse que possibilita um entendimento inter-subjectivo e mesmo social. Apenas para clarificar o meu pressuposto de partida, acrescentarei que por Filosofia e por Literatura entendo dois usos ou jogos de linguagem que configuram dois campos tericos prprios e diferenciados, delimitando espaos de autonomia. ### O presente estudo est dividido em duas partes: numa primeira parte, abordar-se- a questo da relao entre Filosofia e Literatura, procurando encontrar eixos axiais da configurao da questo em si prpria; numa segunda parte, apresentar-se-o dois exemplos de filosofias contemporneas a de Paul Ricoeur e a de Marta Nussbaum para quem a Literatura desempenha um papel essencial na compreenso e no fazer filosfico.
1
2

Texto citado por Marta C. Nussbaum, Love' s Knowledge Essays on Philosophy and Literature (1991). Verso francesa, Paris, Cerf, 2010, p. 10.

Cf., Os gneros literrios (verso portuguesa), Lisboa, edies 70, 1981.

I Alguns ns da problemtica A relao entre Filosofia e Literatura uma velha histria com traos de conflitualidade e de ambiguidade.

Se aceitarmos que a emergncia da Filosofia na Grcia se faz no sentido de uma ruptura com o modo de expresso potico-religiosa, teremos a primeira ambiguidade logo em Parmnides que usou a forma potica o conhecido Poema de Parmnides para expressar um modo de pensar assente numa lgica rigorosamente binria de ser ou no ser. E, neste mesmo quadro de ambiguidade , que dizer dos textos de Nietzsche ou de Kierkegaard, por exemplo? Todavia, no meu entender, o exemplo mais paradigmtico do carcter conflitual e ambguo da relao entre Filosofia e Literatura Plato e, por isso, me vou centrar nele para explicitar os ns problemticos fundamentais envolvidos naquela relao. a. A ambiguidade da retrica discursiva de Plato Pelo menos em alguns textos, Plato considera a poesia inimiga da verdade, como explicitarei mais frente; no entanto, parece ser mais ou menos pacfico que os seus dilogos tm uma dimenso potica insupervel e, para alm disso, toda a sua obra se organiza e desenvolve a partir de uma estrutura cnica que suporta o raciocnio e a argumentao lgica. Oswaldo Market, no seu texto La formacin del lenguaje filosfico en Grecia,3 faz uma proposta de anlise da evoluo da discursividade filosfica no pensamento grego que poderia explicar em parte a retrica discursiva de Plato, porque, segundo ele, at textualidade aristotlica totalmente sistemtica e argumentativa o jovem modo de pensar filosfico, na sua tentativa de demarcao do pensamento mtico-religioso, procurou uma forma de expresso discursiva onde pudesse verter a sua novidade ensaiando vrias hipteses de soluo. Nessa procura, a dialogicidade dos escritos platnicos representa um momento de viragem que ainda assume as razes mticopoticas, mas j desenvolve os esquemas argumentativos que ho-de marcar a actividade filosfica e qual Aristteles dar a forma paradigmtica. Mesmo admitindo esta explicao como consistente, no possvel, no meu entender, no ter em conta que, para um pensador da envergadura de Plato, representa, no mnimo, uma ambiguidade que tenha vertido em insinuantes textos poticos ataques poesia e aos poetas.

Oswaldo Market, La formacin del lenguaje filosfico en Grecia, Cadernos de Filosofia (Lisboa, Instituto de Filosofia da Linguagem da F.C.S.H. da Univ. Nova de Lisboa), n. 9/10, 2002.

Mas h ainda outra dimenso da expresso literria platnica que merece realce no quadro desta questo: trata-se do recurso a metforas e a mitos para explicar o mais profundamente filosfico e o mais interpelador do seu pensamento. Pensemos apenas, como exemplo mais gritante, em a Alegoria da Caverna que , sem sombra de dvida, um dos textos mais conhecidos da nossa cultura. b. A posio de Plato em A Repblica Jean-Luc Nancy chama a ateno4 para o facto de a posio de Plato em relao poesia ser muito complexa e nem sempre constante; todavia no creio que possamos ignorar o modo com Plato trata o literrio e a arte em geral na sua obra A Repblica. Recordemos que o que est em jogo nessa obra a definio das condies de possibilidade da constituio de uma Cidade Justa e, essa cidade justa, para o poder ser, tinha de expulsar a poesia ou, pelo menos, tinha de a poder controlar. Plato ocupa-se desta temtica em trs momentos centrais de A Repblica: nos Livros II e III no quadro das consideraes primeiras sobre o que leva a humanidade a viver em comunidades, e no Livro X, nas consideraes finais sobre o conjunto do tema. Nos Livros II e III, a poesia aparece ligada a trs marcas distintivas: A poesia e os poetas so fazedores de ideias e valores falsos quer no que respeita aos deuses e deusas quer no que se refere s virtudes essenciais da humanidade. Por outro lado, a essncia da poesia, sob todas as suas formas, a imitao e, portanto, tambm por esta via falsificadora. Finalmente, a poesia perigosa porque bela e seduz pela sua beleza e graciosidade, controlando as pessoas e retirando-lhes a liberdade.

Por isso, diz Plato, tm de se apagar muitas palavras dos poetas ( Homero quem est a ser referenciado) no por no serem poticas, mas, justamente, porque quanto mais poticas, menos devem ser ouvidas por crianas e por homens que devem ser livres5. Assim, fica estabelecido nos Livros II e III que a poesia, em todas as suas formas, ou deve ser retirada da educao ou, para ser includa, ter de ser censurada e vigiada para que no tenha uma influncia funesta na Cidade. No entanto, no Livro X que Plato d o fundamento mais slido da necessidade de excluir a poesia da Cidade Justa. E f-lo com base naquilo que so os alicerces do seu pensar filosfico, argumentando quer ao nvel da expresso discursiva da poesia quer levando em linha de conta a posio do potico no quadro da dialctica do saber. Aponta, em primeiro lugar, para o facto de as caractersticas da palavra potica perturbarem o discernimento por despertarem a parte mais baixa da alma e obscurecerem, simultaneamente, a parte racional. Por outro lado, continua o seu argumento, essas caractersticas afastam a alma da verdade e, portanto, do bem e do

4 5

Le partage des voix, Paris, Galile, 1982, nota 51, pp. 72-73. 387b

justo, uma vez que como todas as artes a arte potica uma imitao e, mesmo, uma imitao de aparncias, estando, nesse quadro, trs nveis afastada da verdade. Ou seja, em A Repblica, a poesia , ento, um logro. Sendo palavra - logos ela representa, ao mesmo tempo, a destruio desse logos por ser fonte de iluso e erro e, tambm, de delrio e exaltao em lugar de ser desprendimento e tranquilidade. Mara Zambrano comenta esta posio platnica da seguinte maneira.
O logos palavra e razo divide-se pela poesia, que palavra, realmente, mas irracional. , na realidade, a palavra posta ao servio da embriaguez. *+ Na embriaguez o ser humano dorme; parou, preguiosamente, a sua vigilncia, e j no se ocupa com a sua esperana racional. *+ Trai a razo usando o seu veculo, a palavra, 6 para deixar que por ela falem as sombras, para fazer dela a forma do delrio.

A questo , pois, que, por um lado, se reconhece algo de peculiar na linguagem potica, na medida em que ela atrai e seduz e, tambm, parece situar-se numa zona de excesso e de incomensurabilidade e, por outro, nega-se linguagem potica a possibilidade de chegar verdade, de ser portadora de conhecimento certo. Sero estas duas dimenses da linguagem potica a sua dimenso de atingir o humano de modo diferente do das outras expresses da linguagem e a sua relao com a significao verdadeira, elas prprias ancoradas numa determinada concepo sobre a linguagem e sobre a racionalidade que continuaro sempre a acompanhar a histria da relao entre a Filosofia e a Literatura, na nossa tradio. Contudo, na contemporaneidade, ocasionaro, no o afastamento e sim a proximidade entre Filosofia e Literatura, como atesta, por exemplo, a Filosofia Hermenutica de linha heideggeriana e gadameriana. Para esta nova relao entre Filosofia e Literatura contriburam vrios factores de que me ocuparei, na sequncia. a. Algumas linhas de desenvolvimento do pensamento contemporneo Para a questo que aqui se tematiza, creio que importante ter em conta trs aspectos da dinmica da nossa contemporaneidade. Em primeiro lugar, a designada crise da racionalidade de corte moderno com o consequente estilhaar do poder da razo. Desde a Escola de Frankfurt at chamada crtica Ps-Moderna, a razo moderna, pura, totalitria, autrcita e excludente, posta em questo e, em seu lugar, procura-se a configurao de uma racionalidade menos pura e mais fraca, mas mais inclusiva. Em segundo lugar, a viragem linguista da prtica filosfica que colocou a linguagem no centro das filosofias do sculo XX. Em terceiro lugar, a autonomizao do espao literrio a partir do sculo XVIII que origina, na expresso de Pierre Macherey, o reinado da literatura7. Para esta fora

6 7

Filosofa y Poesa, Mxico, FCE, 1987(1939), p. 33. quoi pense la littrature, Paris, PUF, 1990.

do literrio contriburam de modo decisivo as posies de Blanchot, Bataille e Rancire, entre outros nomes. Cada um destes factores, a seu tempo, dinamizou uma srie de problemticas especficas que se cruzam e potenciam entre si. No quadro da temtica da relao entre Filosofia e Literatura, penso ser de relevar duas questes centrais. Uma de carcter epistemolgico a definio do estatuto das Cincias do Esprito, nos finais do sculo XIX e a problemtica do esgotamento do pensar filosfico como metafsica, no quadro das quais ganha corpo a centralidade do pensamento hermenutico. b. Dilthey e a legitimao das Cincias do Esprito8 No que se refere primeira questo, interessa-me salientar a posio de Dilthey. Dilthey procura um processo metodolgico para conseguir dar s Cincias do Esprito um estatuto equivalente em dignidade e reconhecimento, nomeadamente social ao das Cincias da Natureza. Para isso, estabelece um quadro diferenciador entre os dois tipos de Cincias, em virtude da natureza dos objectos que manipulavam, definindo dois regimes metodolgicos: o regime da explicao, para as Cincias da Natureza e o regime da compreenso/interpretao para as Cincias do Esprito. As Cincias do Esprito cumpririam o seu estatuto de Cincias se encontrassem uma mediao objectiva de abordagem da subjectividade humana essa mediao, que vai ser conceptualizada como uma abordagem indirecta do esprito humano, encontra-a Dilthey nas obras que a humanidade foi construindo ao longo dos sculos, salientando, todavia, que dessas obras, a expresso mais fiel do esprito era a da linguagem escrita e que, portanto, os textos transportavam. Assim os textos todos os tipos de textos representavam, atravs de um processo interpretativo, a possibilidade de as Cincias do Esprito se poderem constituir como Cincias. Este gesto de Dilthey configura, assim, as Cincias do Esprito como Cincias da interpretao. c. A abertura ao literrio e a Filosofia Hermenutica Embora com uma grande importncia no aparecimento da Hermenutica moderna, a par com Schleiermacher, esta linha de Dilthey no vai ter continuidade directa naquilo que ser a constituio de uma Filosofia Hermenutica por Heidegger e por Gadamer. Contudo, ambos estes autores vo abrir caminho para a
8

Vou servir-me para toda a anlise que se segue, sobretudo, de: W Dilthey, Die Entstehung der Hermeneutik. Tr. es. El surgimento de la Hermenutica", in Dos escritos sobre hermenutica, Madrid, Istmo, 2000; Paul Ricur, nomeadamente, os recolhidos em Du texte laction, Paris PUF, 1989; M Heidegger: A Origem da Obra de Arte verso portuguesa: Caminhos de Floresta, Lisboa, FCG, 2002, pp. 7-94; Holderlin e a essncia da poesia, Filosofia, ns (III), 1989, p.. 49-61; Hans-Georg Gadamer, Wahrheit und Methode. Grundzge einer philosophischen Hermeneutik. Tbingen, Mohr, 1960. Wahrheit und Methode. Ergnzungen, Register. In: Hermeneutik II, Tbingen, Mohr, 1986. Irene Borges Duarte, Heidegger, escritor de Dilogos. Recuperacin de una forma literria de la filosofia?, Anales del Seminario de Historia de la Filosofa (Madrid), 13 (1996), pp. 77-95.

considerao da arte em geral e do literrio em particular como lugares privilegiados da emergncia da verdade. Demarcando-se totalmente da problemtica epistemolgica de Dilthey e centrando-se no campo ontolgico, qualquer destas duas perspectivas filosficas acentua a relao originria da linguagem potica com o ser e com a realidade. Possivelmente, no plano do pensamento no metafsico, para Heidegger, pensar, ou melhor, o outro pensar, tinha tudo a ver com poetar. E Gadamer considerava os textos literrios como textos em sentido eminente. A Hermenutica fenomenolgica de Paul Ricoeur quer retomar a questo epistemolgica de Dilthey e, ao mesmo tempo, manter-se no campo ontolgico aberto por Heidegger. Como veremos a seguir, a via longa da Hermenutica ricoeuriana, como processo de articular fenomenologia e ontologia e de configurar a verdade sem excluso do momento metodolgico, vai abrir-se a todos os usos da linguagem humana, colocando em lugar de destaque o uso literrio. Em sntese, o que parece ser de realar que a Filosofia Hermenutica deu ao Literrio, no mbito do trabalho filosfico, o papel que, de um modo geral, a Cincia teve na elaborao da Filosofia Moderna.

II Paul Ricoeur e a questo da inovao semntica9 No meu entender, o primeiro papel que o literrio exerce na obra de Paul Ricoeur est expresso na sua textualidade, ou seja, no modo como ele entretece os seus textos, modo esse que pode ser lido como uma estratgia dramtica se se tiver em conta que ela expressa e explora a fecundidade do conflito de interpretaes. Nesse quadro, os textos de Paul Ricoeur so sempre o resultado de um trabalho original de composio de outros textos cuja matriz fundamental a oposio e a excluso. Esse trabalho original de composio a partir de posies tericas antagnicas como o caso, por exemplo, da sua teoria da linguagem que estrutura no confronto do estruturalismo com a fenomenologia ou da problemtica da identidade narrativa, organizada a partir do confronto entre a filosofia analtica e a hermenutica dirigido para extrair uma significao nova do prprio antagonismo e decorre da convico do autor de que o conflito interpretativo o lugar de inscrio de uma realidade marcada com o sinal do excesso em relao s possibilidades discursivas da racionalidade humana. E no quadro desta perspectiva ricoeuriana sobre a incomensurabilidade entre a infinitude da realidade e a finitude da racionalidade humana que o literrio surge, como temtica, no caminho filosfico de Ricoeur.

Sobre a questo do papel da Literatura no pensamento de P. Ricoeur, remeto para o meu texto: Filosofia e Literatura. Um percurso hermenutico com Paul Ricoeur, Porto, Afrontamento, 2005.

Em 1950, Paul Ricoeur publica uma obra. Le volontaire et linvolontaire, onde define o seu projecto filosfico construir uma Filosofia da Vontade, em trs momentos: uma Eidtica, uma Emprica e uma Potica. Esse projecto nunca foi consumado, pelo menos nos termos em que foi inicialmente concebido, uma vez que Ricoeur nunca chegou a elaborar uma Potica da Vontade e ele prprio, numa viso retrospectiva, considera que foi uma imprudncia a sua formulao10. Todavia, a exigncia de um outro uso da linguagem que no apenas o uso filosfico para dar conta do sentido da existncia humana estava j presente no momento de dar figura ao seu Projecto filosfico, tal como inicialmente o formulou. Em 1950, Paul Ricoeur considerava que apenas a linguagem potica poderia servir de mediao a uma reflexo filosfica sobre a realidade, tomada na sua totalidade. Quase 30 anos depois, em 1975, com La Mtaphore Vive, e, nos anos de 1983 a 85, com os trs volumes de Temps et Rcit, procura legitimar filosoficamente aquilo que designa como inovao semntica, que se pode considerar como o solo alimentador da analtica conceptual da prtica filosfica, em regime ontolgico. Entre a primeira e as ltimas obras referidas, Paul Ricoeur publica, em 1960, como parte da sua Emprica da Vontade, a obra La Symbolique du Mal, onde desenvolve uma hermenutica sobre os textos literrios hinos, mitos, tragdias do Antigo MdioOriente, de Israel e da Grcia, acerca do mal, sendo a partir dessa hermenutica que configura a sua primeira posio sobre o mal. No final dessa obra, num captulo intitulado Le symbole donne penser, Paul Ricoeur faz uma sistematizao onde apresenta a sua forma de conceber a relao possvel entre o discurso filosfico e o discurso literrio, enquanto discursos especficos e autnomos, sistematizao essa que ter um desenvolvimento maior em La Mtaphore Vive e Temps et Rcit, atravs do filosofema inovao semntica. O que suporta a posio de Paul Ricoeur o seu conceito de uso literrio da linguagem, que o aproxima de Heidegger. Diz Paul Ricoeur:
E a literatura aquele uso do discurso em que vrias coisas so especificadas ao mesmo tempo e onde o leitor no intimado a entre elas escolher. o uso positivo e 11 produtivo da ambiguidade .

O que o discurso potico traz linguagem um mundo pr-objectivo onde ns nos encontramos j de nascena, mas no qual projectamos, tambm, as nossas possibilidades mais autnticas. preciso, por isso, abalar o reino do objecto para deixar ser e deixar dizer-se a nossa pertena primordial ao mundo que habitamos, isto 12 , que, simultaneamente, nos precede e recebe a marca das nossas obras.

Ambas as citaes remetem para o reconhecimento do valor cognitivo da linguagem literria, sendo a inovao semntica o testemunho desse reconhecimento. Do ponto de vista ricoeuriano, toda a linguagem trabalho e transporte trabalho de articulao e de inteligibilidade e transporte de uma radicalidade experiencial, extra
10 11

Cf., Paul Ricoeur, Rflexion faite. Autobiographie intellectuelle, Paris, ditions Esprit, 1995. Paul Ricoeur, Interpretation Theory: discourse and the surplus of meaning, Texas, The Texas Christian University Press, 1976, p. 47. 12 Paul Ricoeur, La Mtaphore Vive, Paris, ditions du Seuil, 1975, p. 387.

linguista, mas que s advm como significao no plano da discursividade. No contexto desta perspectiva sobre a linguagem, o filosofema inovao semntica, de que as metforas vivas so a figura por antonomsia, representa o trabalho de trazer superfcie da significao a profundidade da nossa experincia de pertena a um mundo que desde sempre nos excede e nos antecede e qual a linguagem cientfica e estritamente conceptual no consegue aceder. As metforas vivas, que como disse, representam paradigmaticamente a inovao semntica, funcionam, ento, como redescries da realidade, ou seja, como formas possveis de a significar, abrindo novos campos de significao. As metforas vivas representam, no plano da significao ontolgica, o mesmo papel dos modelos na investigao cientfica so princpios heursticos que permitem desvelar novos sentidos para a realidade. Em Temps et Rcit, Paul Ricoeur alarga narrativa esta capacidade criadora da linguagem para criar sentidos novos ou novas significaes, por uma razo equivalente: o facto de as narrativas trabalharem e darem figura de inteligibilidade experincia humana da temporalidade. Tal como o mal, o tempo inacessvel a uma sntese conceptual perfeita, pelo que a narrativa ficcional constitui uma mediao insupervel no aprofundamento da abordagem da questo temporal. Ao configurar e propor novas formas de organizar a experincia humana do tempo, a narrativa ficcional ganha um poder realizante e operativo. neste sentido que Paul Ricoeur explora a obra de Virgnia Woolf, Mrs Dalloway, em Temps et Rcit, onde declara:
Portanto, no na oposio simplista entre o tempo dos relgios e o tempo interior, que necessrio que paremos, mas sim na variedade de relaes entre a experincia temporal concreta das diversas personagens e o tempo monumental. As variaes sobre o tema desta relao conduzem a fico bem mais longe do que a oposio abstracta indicada h instante e fazem dela, para o leitor, um poderoso detector das infinitamente variadas maneiras de compor entre elas perspectivas sobre o tempo, o que a especulao apenas fracassa a mediar. Estas variaes constituem, aqui, uma gama de solues cujos extremos so figurados, por um lado, pelo acordo ntimo com o tempo monumental das figuras da Autoridade, resumidas no Dr. Bradshaw e o terror da histria - - figurado por 13 Septimus.

Segundo Ricoeur, h, ento, dois ganhos tericos que a filosofia do tempo obtm se explorar as variaes imaginativas que Mrs Dalloway desenvolve. Por um lado, enriquece os modos de relacionar a experincia interna do tempo com o tempo simplesmente exterior e mensurvel, ultrapassando a pobre alternativa dicotmica tempo subjectivo/tempo objectivo. Por outro, reafirma a impossibilidade de o tempo poder ser experienciado em unidade, e, portanto, aprofunda as razes para conceber a dimenso constitutivamente aportica da temporalidade. Chegamos, assim, a uma valorizao do discurso literrio oposta de Plato em A Repblica, porque, reconhecendo com ele, que h algo de peculiar no uso potico da linguagem, considera-se, em oposio e ele, que essa peculiaridade uma mais valia da qual a explorao conceptual pode e deve aproveitar e no um desvario irracional, fonte de erro e de iluso.
13

Paul Ricoeur, Temps et Rcit II, Paris, ditions du Seuil, 1984, p. 161.

Mantendo, claramente, a diferena entre o discurso filosfico e o discurso literrio, Paul Ricoeur pode, contudo, afirmar que o discurso especulativo tem a sua possibilidade no dinamismo semntico da enunciao metafrica14, reconhecendo a necessidade da prtica filosfica se desenvolver mediante a abertura ao no filosfico, nomeadamente, ao literrio. A sua perspectiva hermenutica que se contrape ao que designa por via curta heideggeriana, vai desenhar uma via longa de atingir a radicao ontolgica da existncia que, no mais do que um longo caminho em que a filosofia se vai constituindo atravs do dilogo e da apropriao filosfica das suas margens. Nessa via longa, em cujo termo a ontologia apenas a Terra Prometida e, tal como ela, apenas vislumbrada, o recurso ao uso literrio da linguagem o ltimo gesto de uma razo finita que, todavia, no quer desistir da esperana do sentido.

Martha Nussbaum e a procura da forma prpria da escrita tica.15 No mbito desta explorao filosfica da mais valia peculiar da linguagem poticoliterria, vale a pena referir a posio de Martha Nussbaum que procura explorar essa mais valia no campo tico-poltico. Profunda conhecedora do pensamento helnico, Martha Nussbaum prope-se articular as teses dos Clssicos, nomeadamente Aristteles, com a perspectiva de Amartya Sem cujo centro de anlise e parmetro de referncia est centrado nas capacidades, procurando defender um ponto de vista equivalente, mas fundamentada em princpios aristotlicos. A sua forma de pensar o desenvolvimento corresponde configurao de um modelo de racionalidade que permita compreender tanto a complexidade humana como a sua diversidade, sendo, nesse contexto que surge a importncia do literrio. O modelo de racionalidade que quer desenvolver articula intelecto e emoes. Para ela, as emoes so elementos fundamentais dos juzos morais e, particularmente uma, a compaixo, permite o desenvolvimento de uma abertura ao outro na sua diferena e particularidade e, por essa via, sustentar uma posio sobre a justia que ultrapasse as fronteiras dos nacionalismos dos nossos, por oposio aos outros ou dos mais prximos, por oposio aos mais distantes. Embora no contexto de uma universalidade cujo valor nunca se nega, Martha Nussbaum procura, igualmente, no se alhear dos contextos, das particularidades e da diversidade cultural. Estas posies de Martha Nussbaum vo marcar a sua concepo da tica, vendo o conhecimento moral como dependendo da articulao entre emoes e intelecto e dando a primazia percepo das dimenses particulares do agir situaes e
14 15

Paul Ricoeur, La Mtaphore Vive, op. cit., p. 375. Nesta anlise vou-me centrar sobretudo em trs obras da autora: The fragility of Goodness(1986). Verso em Castelhano, Madrid, 1995. Love' s Knowledge Essays on Philosophy and Literature (1991) Verso francesa, Paris, Cerf, 2010; Women and Human Development. The Capabilities Approach. Cambridge University Press, 2000.

10

indivduos sobre regras abstractas. esta concepo da tica que a leva a considera alguns romances como lugares privilegiados da exposio e da compreenso de questes ticas. Embora afirme, na sua obra Love's Knowledge, que no quer tratar nem dos romances em geral, nem da literatura em geral, indo apenas analisar algumas obras do seu gosto e que considera privilegiadas, contudo considero que a reflexo que desenvolve em torno da relao estilo literrio e contedo veiculado pode ser a base para defender a articulao essencial entre o estilo literrio e a problemtica tica. A ideia bsica que desenvolve centra-se em mostrar e demonstrar como o estilo literrio nomeadamente, alguns romances constituem uma via de acesso privilegiada para o conhecimento moral quer para a sua expresso quer para a sua compreenso ou apreenso. Baseando-se em Henry James e em Marcel Proust, vai explorar, por sua conta, a posio desses autores, defendendo que todo o texto escrito apresenta uma relao orgnica entre forma e contedo e que *+algumas verdades que dizem respeito vida humana s podem ser correctamente expressas pela narrativa 16 , Assim, acrescenta:
*a+ vida nunca simplesmente apresentada por um texto; ela sempre representada como algo. Este como pode e deve ser visto no apenas no contedo frasevel, mas tambm no estilo que ele prprio exprime escolhas particulares e solicita junto do 17 leitor certas actividades mais do que outras.

Ou seja, no texto importa tanto a sua construo por algum como a sua destinao a uma leitura. Esta posio muito importante porque demonstra que o recurso ao literrio no se faz numa dimenso de instrumentalizao, por poder tratar de uma forma mais atraente esta ou aquela perspectiva. Trata-se, antes, de reconhecer que alguns temas da vida humana s tm uma expresso correcta no uso literrio da linguagem, tanto pelo modo como este uso expressa essas temticas, como tambm pelo processo que vo desencadear a quem l, determinando um certo tipo de relao e de compreenso dos temas em causa. E se o conhecimento moral no pode ser apenas acessvel ao intelecto, porque as emoes tm um valor cognitivo essencial para a perspectiva moral, ento, o modo como um texto mobiliza quem o l na sua integralidade de intelecto e emoo um factor determinante da sua adequao e da sua eficcia. Martha Nussbaum faz uma reflexo a partir da sua prpria experincia acadmica para pr em evidncia, por um lado, a resistncia do literrio em relao ao questionamento filosfico dos textos literrios e a recproca resistncia do filosfico em relao considerao do valor cognitivo e moral dos textos literrios; por outro lado, explica como a sua investigao sobre a antiguidade clssica reforou a sua convico que o conhecimento moral era bem veiculado tambm atravs dos textos literrios. Acrescentando:
[que] encontrava nos trgicos gregos um reconhecimento da importncia tica da contingncia, um sentido agudo do problema dos conflitos de deveres e uma sensibilidade significao tica das paixes que encontrava muito mais raramente,
16 17

Martha Nussbaum, Love' s Knowledge, op. cit., p. 17. Ibidem, p. 18.

11
ou mesmo no encontrava, no pensamento de filsofos reconhecidos quer antigos 18 quer modernos

Deste modo, foi a sua investigao na Grcia antiga que a leva consolidao da sua experincia vivencial da literatura como fonte de reflexo e de conhecimento. Segundo ela, para os Gregos, os temas ticos eram comuns a filsofos e escritores (trgicos) porque ambos estavam preocupados com a questo de como devemos viver para sermos humanos e, nessa linha, chama a ateno para a funo de orientao da vida prtica que o teatro possua, estando longe de ser apenas um entretenimento. Em seu entender, neste quadro que se deve interpretar a posio de Plato contra os poetas e os poemas. Era necessrio afastar a poesia porque ela era tomada como um modelo de vida correcta, tendo uma forte funo de orientao da vida pessoal e colectiva. Assim, para Martha Nussbaum h um empobrecimento das perspectivas ticas quando se tm em conta, apenas, textos tericos. E a seu ver, a no ateno ao literrio para o conhecimento moral assenta numa srie de preconceitos epistemolgicos e culturais que urge reconhecer e ultrapassar, nomeadamente: A fascinao da filosofia ocidental pelos mtodos e pelo estilo das cincias tidos como nica expresso do rigor e da verdade. O domnio de concepes ticas que apenas consideram uma exposio convencional dos temas ticos. A desconfiana anglo saxnico em relao s emoes. A profissionalizao da filosofia e a sua concentrao nas muralhas universitrias. Duas notas finais No final da anlise destes dois exemplos de Filosofias contemporneas que fazem apelo Literatura no contexto de desenvolvimento da sua prtica, gostaria de relevar o aspecto que me parece ter uma importncia mais significativa. Apesar das imensas diferenas que separam Paul Ricoeur e Martha Nussbaum na abordagem do tema, ambos denunciam as limitaes da linguagem filosfica ou do uso filosfico da linguagem para dar conta da riqueza da vida e do viver, ao mesmo tempo que realam o pendor da Filosofia para a univocidade e para a determinao, reconhecendo no uso literrio da linguagem que exibe, mostra ou encena a capacidade de deixar maior liberdade a quem l de se posicionar pessoalmente perante o que est em causa, ou, como diz Ricoeur, de refigurar a sua vida perante o texto, dando-lhe uma nova orientao. Por outras palavras, no fundo, o que est em jogo no uso literrio da linguagem sempre a questo da liberdade, quer na expresso quer na interpretao liberdade de expressar o ser da realidade na sua imensa complexidade e liberdade de habitar essa complexidade a partir de si mesmo e da sua particularidade.

18

Ibidem, p. 31.

Das könnte Ihnen auch gefallen