Sie sind auf Seite 1von 9

Delza - Cincias - 6 srie

- EXERCCIOS PARA RECUPERAO

QUESTO 01. Esta a turma do Bob Esponja:

Lula Molusco supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos, respectivamente: A) Esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo. B) Esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar. C) Estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula. D) Estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.

QUESTO 02. Para responder questo, considere as figuras a seguir, que apresentam, de forma esquemtica, algumas caractersticas da estrela-do-mar.

Os esquemas mostram que a estrela-do-mar apresenta simetria e esqueleto: A) Bilateral e exoesqueleto. B) Bilateral e endoesqueleto. C) Radial e exoesqueleto. D) Radial e endoesqueleto.

QUESTO 03. O filo porfero representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.

03. A denominado brotamento. 04. A representa um tipo de reproduo assexuada. 10. B representa um tipo de reproduo sexuada. 16. C representa, pela presena de clulas sexuais, a reproduo sexuada. 27. Em A e B, os organismos produzidos por estes mecanismos possuem diferenas genticas em relao ao indivduo que lhe deu origem. 38. O fenmeno apresentado, em C, possibilita o aumento da variabilidade entre as esponjas. 40. Para a formao do ovo, em C, deve ocorrer a fecundao.

Podemos afirmar que as caractersticas que se referem s esponjas so aquelas de nmeros:

A) 03, 04, 16, 38, 40 B) 03, 15, 27, 36, 43 C) 15, 27, 36, 40, 43 D) 10, 15, 27, 40, 43
QUESTO 04.

A viso de uma medusa, um delicado domo transparente de cristal pulsando, sugeriu-me de forma irresistvel que a

vida gua organizada. Jacques Cousteau ("Vida Simples", outubro de 2003). A analogia proposta refere-se grande proporo de gua no corpo das medusas. No entanto, uma caracterstica importante do filo ao qual pertencem a presena de cnidcitos ou cnidoblastos, clulas que produzem substncias urticantes. Dois animais que pertencem ao mesmo filo das medusas esto indicados em:

A) esponja - caravela B) coral - hidra C) caravela - pepino-do-mar. D) anmona do mar - estrela-do-mar

QUESTO 05. Num jantar de confraternizao, foram servidos pratos feitos base de casquinha de siri, polvo milanesa, camaro ao molho madeira, moqueca de caranguejo. Para voc classificar esses animais, deveria consider-los, respectivamente: A) crustceo, crustceo, molusco, crustceo. B) molusco, crustceo, crustceo, crustceo. C) crustceo, molusco, crustceo, crustceo. D) molusco, crustceo, molusco, crustceo.

QUESTO 06. A produo de prolas requer a introduo artificial de pequenas partculas estranhas no manto. Esta circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de ncar sobre ele. Os animais so mantidos em cativeiro por muitos anos at que as prolas sejam formadas. O filo, a classe e o animal utilizado nesse processo so respectivamente: A) Moluscos, gastrpodes e ostra. B) Artrpodes, crustceos e ostra. C) Moluscos, cefalpodes e ostra. D) Moluscos, bivalves e ostra

QUESTO 7. O desenho abaixo representa seres vivos do reino animal:

Digesto extracelular, exclusivamente marinhos, sistema ambulacrrio (caracterstica peculiar a esse filo), esqueleto interno (endoesqueleto). As caractersticas acima podem pertencer a qual (quais) ser(es) vivo(os):

A) apenas 1e 2 ; B) apenas 1 e 3; C) apenas 2; D) apenas 4.

QUESTO 08. Que diferena caracterstica permite considerar os moluscos mais complexos que os cnidrios?

A) Os cnidrios apresentam apenas reproduo assexuada, enquanto os moluscos apresentam reproduo sexuada. B) Os cnidrios possuem simetria bilateral, enquanto os moluscos, simetria radial. C) Os cnidrios possuem circulao aberta, enquanto todos os moluscos tm circulao fechada. D) Os cnidrios possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido. QUESTO 09. Caracterize coancitos: A) clulas caractersticas dos espongirios (porferos); B) clulas caractersticas dos celenterados; C) clulas reprodutivas; D) o mesmo que cnidoblastos.

QUESTO 10. Reconhea o filo, cujos representantes so os animais menos complexos. A) Artrpodes; B) Cnidrios; C) Equinodermos; D) Porferos.

QUESTO 11.

Os insetos constituem um grupo de animais que apresenta grande diversidade biolgica e desempenha importante papel nos ecossistemas terrestres. Por outro lado, algumas espcies desse grupo podem causar srios prejuzos agricultura e sade humana e animal. Explique o processo de transmisso de doenas humanas, nas quais um inseto o transmissor de um protozorio, de um vrus e de um verme, agentes causadores dessa doena. Por exemplo, a doena de Chagas causada pelo protozorio tripanossomo transmitida pela picada do barbeiro; por exemplo, a dengue causada pelo vrus da dengue transmitida pela picada da fmea de duas espcies de mosquitos; por exemplo, a esquistossomose causada pelo verme esquistossomo transmitida pelo caramujo Biompharia.

QUESTO 12. Identifique algumas das caractersticas dos artrpodes e reconhea atravs das figuras qual a classe qual o artrpode pertence. Use as abreviaturas abaixo para completar o quadro.

C = cabe C= cabea T= trax A= abdome CF= cefalotrax Tr= traqueal Br= branquial TA= tronco alongado FTr= filotraqueal

CLASSES CARACTERSTICAS Diviso do corpo Asas Respira Respirao N de patas

Insetos

Crustceos

Aracndeos

Quilpodes

Diplpodes

__________________

_________________

__________________

__________________

________________

____________________

___________________

____________________

QUESTO 13.

Identifique duas vantagens e uma desvantagem adaptativa decorrentes da presena do exoesqueleto. Uma vantagem adaptativa a proteo contra predadores e principalmente contra a perda de gua e uma desvantagem o crescimento, que fica limitado pela rigidez do exoesqueleto.

QUESTO 14. O esquema representa um fenmeno que ocorre com as formas de plipo e medusa, que correspondem s formas de reproduo.

Qual o nome e quais as formas de reproduo ocorrem nesse fenmeno?


O nome do fenmeno que ocorre alternncia de geraes e as formas de reproduo so assexuada (plipo) e sexuada (medusa).

QUESTO 15.

Por que as medusas podem, pelo simples contato, levar pequenos animais morte ou provocar irritaes cutneas em seres humanos? Porque os tentculos das medusas possuem os cnidoblastos ou cnidcitos, clulas urticantes. Essas clulas liberam um lquido txico nos seres com os quais as medusas entram em contato.

QUESTO 16. Quais as funes das clulas dos cnidrios? Os cnidoblastos (as clulas urticantes dos cnidrios) ajudam na defesa e captura de alimentos.

QUESTO 17.

A "Grande Barreira de Recifes" se estende mais de 2000 km ao longo da costa nordeste da Austrlia e considerada uma das maiores estruturas construdas por seres vivos. Quais so os organismos responsveis pelos recifes e como eles formam essa estrutura? Esses organismos so os corais, pertencentes ao filo dos celenterados. A formao da barreira consequncia da deposio dos restos de esqueletos calcrios de corais mortos.

QUESTO 18. Os celenterados ou cnidrios so animais aquticos que apresentam formas diferentes de acordo com o modo de vida. Estas formas esto esquematizadas abaixo.

a) Como so denominadas as formas I e II? b) D exemplo de um celenterado que apresente a forma de corpo I e de um celenterado que apresente a forma II. a) I denominado de plipo e II de medusa. b) Celenterados com forma de plipo: corais; celenterados em forma de medusa: gua-viva.

QUESTO 19.

No vero, encontram-se cascas de cigarras presas nas rvores ou no cho. H uma crena popular de que as cigarras "arrebentam de tanto cantar. Especialistas chamam essas cascas de exvias. Do ponto de vista biolgico, correto afirmar que exvias so restos do corpo de cigarras que "estouraram de tanto cantar"? Justifique a sua resposta escrevendo por que isso acontece e escreva qual a funo do canto das cigarras.

As exvias so exoesqueletos quitinosos abandonados pelas cigarras no processo de muda ou ecdise que sofre esse animal. O esqueleto velho abandonado e forma-se um novo esqueleto e o "canto" das cigarras somente realizado pelos machos com a finalidade de atrao sexual.

QUESTO 20. Animais filtradores As esponjas so eficientes filtradores, que fazem circular grandes volumes de gua pelo interior dos canais e cmaras do corpo, retirando da oxignio para a respirao e tambm microrganismos que constituem o plncton para a nutrio. Uma pequena esponja, de uns 10 centmetros, fora a passagem de dezenas de litros de gua por dia pelo seu interior, atravs do contnuo batimento dos flagelos dos coancitos. Muitas esponjas crescem na superfcie de rochas do litoral, a pequenas profundidades, formando extensas camadas multicoloridas junto aos corais e algas. Mergulhadores inexperientes, ao manuse-las, podem ter reaes de alergia, como coceira, vermelhido e inchao nas mos, causados pelas microscpicas espculas duras que penetram na pele. Algumas esponjas grandes, arredondadas, crescem isoladas no fundo dos mares e no apresentam espculas, mas apenas uma rede de fibras de protena. Por isso elas so coletadas, limpas e valem bons preos nos mercados, sendo usadas como esponjas de banho e limpeza. Seu crescimento lento, em alguns anos podem atingir por volta de 20 a 40 centmetros de dimetro. Tais esponjas j eram usadas na Grcia antiga e atualmente ainda so comercializadas em certas regies das Bahamas, da Flrida e dos oceanos ndico e Mediterrneo. H poucas espcies de esponjas de gua doce, elas crescem sobre troncos submersos e pedras, formando uma camada acinzentada. Essas espcies produzem pequenas gmulas (brotos), de 1 milmetro, para a reproduo assexuada. Na poca de seca essas gmulas sobrevivem na lama do fundo e, com a volta das guas, do novas esponjas. Cada gmula formada por um grupo de clulas protegidas externamente por uma grossa camada de espculas.

Trabalhando o texto:

As esponjas de banho provocam reaes alrgicas? Explique.

No, pois no apresentam espculas, mas apenas uma rede de fibras de protenas.

Identifique, no texto, duas importantes funes dos coancitos.

As esponjas so eficientes filtradores, que fazem circular grandes volumes de gua pelo interior dos canais e cmaras do corpo, retirando da oxignio para a respirao e tambm microrganismos que constituem o plncton para a nutrio.

Das könnte Ihnen auch gefallen