Sie sind auf Seite 1von 2

Do Imprio para a Repblica: a escola e seus percalos no processo transitrio.

por Marcelo de Oliveira Pinto

SNTESE

Textos

VEIGA, Cyntia Greive. Escola pblica para os negros e os pobres no Brasil: uma inveno imperial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp. 502-516. SCHUELER, Alessandra; MAGALDI, Ana Maria Bandeira. Educao escolar na Primeira Repblica: memria, histria e perspectivas de pesquisa. Revista Tempo. Vol. 26. Jan 2009, RJ.

No primeiro texto, Veiga, trabalha em cima da idia da escolarizao de crianas pobres, negras e mestias no Brasil, enfatizando os acontecimentos ocorridos na provncia de Minas Gerais, entre 1824 e 1889, perodo denominado como Monarquia constitucional. A autora nos apresenta, na composio de seu texto, diferentes documentos que servem de base para demonstrar como se dava a instruo pblica no perodo. Com este movimento, ela derruba alguns tabus que ignoravam ou, reduziam as iniciativas voltadas educao popular no perodo Imperial. Com a leitura do trabalho de Veiga, notamos que a principal tese defendida, consiste em revelar o carter popular da escola do Imprio. Dentro desta proposio, a autora nos leva a refletir sobre o fracasso das iniciativas educativas deste perodo, que tencionava instruir e civilizar pobres, negros e mestios. Fato este, que corrobora para a percepo de que o fracasso da escola do sculo XIX, pode estar intrinsecamente relacionado com desqualificao da condio de educabilidade da clientela qual se destinava a escola pblica do sculo XIX. Ela se pronuncia desta maneira quanto a importncia de seu estudo:
(...) incorporar o perodo imperial nas anlises relativas presena de pobres,negros e mestios na histria da escola pblica brasileira pode levar-nos a problematizar melhor o fracasso da escola como vetor de civilizao e homogeneizao cultural da populao brasileira durante a Monarquia e sua recriao como escola de alunos brancos de boa procedncia nos anos iniciais da Repblica. (pg. 504).

Este dado nos leva a perceber a importncia do trabalho de Veiga, quando este se debrua pelo a importncia desta temtica para ampliao dos debates sobre a historicidade da escolarizao no Brasil. O segundo texto, se liga ao primeiro apontando, j no incio, a intencionalidade do governo republicano em apagar, ou desqualificar as iniciativas do perodo anterior, quanto a implementao de aes no campo da escolarizao elementar, no Brasil. Essas aes buscavam negar as iniciativas e o teor da escola do Imprio, apontadas e esplanadas pelos documentos apresentados por Veiga em seu texto. Nesta linha, Schueler e Magaldi desenvolvem em seu artigo uma breve reflexo sobre a educao escolar na Primeira Repblica. As autoras trazem nos contornos de seu texto os debates, projetos e iniciativas referentes a disseminao da escola primria durante a constituio dos primeiros anos da Repblica no Brasil (1889 a 1930). O movimento das autoras perpassa a tessitura de uma problematizao, por sobre a produo historiogrfica da educao no perodo republicana. Atravs da leitura deste escrito, percebemos um convite a reflexo sobre a abertura de um novo espectro de perguntas e problemas aos historiadores e pesquisadores (Pg. 34) preocupados em constituir um quadro referencial mais aprofundado, sobre a cultura escolar moderna imbricando suas produes ao reconhecimento das aes que envolvem os processos de socializao, transmisso, circulao, criao, apropriao e releituras culturais a partir da escola.

Das könnte Ihnen auch gefallen