Sie sind auf Seite 1von 14

Rev.

jun-10

Todas as figuras deste manual so ilustrativas

Manual de Instrues

Forno Eltrico para Embutir 

1 - Informaes teis
Leia atentamente esse manual de instrues e desfrute todos os recursos do seu novo Continental. Servio de Atendimento ao Consumidor (0XX11) 2126-1953 (para grande SoPaulo) 0800 702 0053 (demais localidades) www.continental.com.br

Meio Ambiente Ns da MABE HORTOLANDIA ELETRODOMESTICOS LTDA reconhecemos a nossa responsabilidade scio-ambiental e tomamos aes que esto em conformidade com as legislaes e com os nossos princpios Corporativos. Buscamos o desenvolvimento sustentvel e correlacionamos as prticas sustentveis do dia-a-dia realizadas na Mabe com as prticas ambientais e da comunidade, estimulando a preveno poluio, bem como a reutilizao e reciclagem de resduos de forma a incentivar a conservao do meio ambiente. Com inovaes no processo de produo e desenvolvimento de produtos que racionalizam o uso dos nossos recursos naturais aliamos as nossas marcas ao conceito de Tecnologia para Vida. Nossas atividades envolvem um grande cuidado com o meio ambiente, funcionrios, comunidade, clientes, fornecedores e consumidores. Umas das prticas da MABE HORTOLANDIA ELETRODOMESTICOS LTDA o uso de materiais reciclveis e/ou reutilizveis na embalagem de seus produtos. Ao reciclar/reutilizar as embalagens de nossos produtos, geramos menos lixo, reduzindo assim o consumo de recursos naturais como o corte desnecessrio de rvores. Pedimos sua contribuio para descartar a embalagem do produto para a reciclagem/ reutilizao, evitando assim jog-la no lixo comum. A Natureza agradece!

2 - Conhea seu Forno Eltrico


Painel a. Seletor de Funes b. Timer 120 min. com desligamento automtico / modo de operao manual c. Termostato regulvel d. Painel de controle e. Suportes laterais para prateleira e bandeja. f. Prateleira g. Assadeira

3 - Precaues de Segurana
Informaes importantes de segurana
Antes de sair da fbrica este equipamento foi verificado e preparado por tcnicos especializados de maneira a obter os melhores resultados de funcionamento. Todo conserto ou ajuste que possa ser necessrio dever ser realizado com o maior cuidado e ateno. Por esse motivo recomendamos sempre consultar o Servio Autorizado mais prximo de sua residncia, especificando o tipo de problema e modelo do equipamento que possui. Lembre-se que peas originais somente sero encontradas nos Servios Autorizados. No deixe que os materiais de embalagem fiquem ao alcance de crianas ou sejam descartados em locais no apropriados de maneira a poluir o ambiente. O smbolo no produto e na embalagem indicam que no dever ser tratado como lixo domstico. Quando a unidade for descartada, dever ser entregue a um ponto de coleta adequado para equipamentos eltricos e eletrnicos para reciclagem. Desta maneira, voc ajudar a evitar possveis conseqncias negativas para o ambiente e para a sade pblica. Para informaes mais detalhadas sobre reciclagem deste produto, contate o centro de informaes de sua cidade, ou a loja onde adquiriu este produto. Advertncias gerais Este produto fcil de usar; leia, com cuidado, este manual antes de sua instalao e uso. Voc encontrar as indicaes corretas para a instalao, uso e manuteno.

Importante:

Mantenha este manual de instrues em local de fcil acesso para eventuais consultas futuras. Este eletrodomstico foi projetado somente para o uso domstico. No permita que crianas brinquem com ele, as peas acessveis frontais da unidade podem superaquecer durante o uso. Supervisione crianas ou pessoas desabilitadas quando o forno estiver sendo usado, de modo que no toquem em superfcies quentes e no fiquem perto do forno quando em funcionamento. Durante o uso, nunca toque as partes em contato com o calor ou a porta de vidro. A instalao do produto dever ser realizada por instaladores competentes e qualificados que estejam cientes dos regulamentos de instalao vigentes. Antes de realizar manuteno ou limpeza, desconecte este eletrodomstico da alimentao eltrica e espere-o esfriar. O usurio no dever trocar o cabo de alimentao deste aparelho. Caso seja necessrio substitu-lo entre em contato com nosso Servio Tcnico Autorizado. Nunca forre o forno com folhas de alumnio,pois, a obstruo das resistncias pode acarretar em dano ao esmalte.

Aviso:

As peas acessveis podem tornar-se quentes durante o uso. Mantenha crianas fora do alcance do forno enquanto estiver em uso.

4 - Instalao
Requisitos para a instalao do forno
O fabricante no responsvel por quaisquer danos, diretos ou indiretos, causados por instalao ou conexo incorreta. Consequentemente, necessrio que todas as operaes da instalao e de conexo sejam realizadas por pessoal qualificado que se adequem aos regulamentos locais. As ilustraes a seguir mostram as dimenses para instalao sob armrios de cozinha (A) ou em um gabinete vertical (B), estas medidas devem ser obedecidas para garantir o correto funcionamento do produto.

Nota: Para assegurar uma ventilao apropriada , deve-se remover o painel traseiro do gabinete
5

que receber o forno. Acomode o forno sobre trilhos de madeira (C) ou uma prateleira; neste ltimo caso, deve-se deixar uma abertura de pelo menos 45x560mm (D) entre a parede e a prateleira.

4.1 -Instalao
Nota:
Aps encaixar o forno em seu nicho, abra a sua porta e fixe-o por meio de 4 parafuso para madeira usando os respectivos furos localizados no batente interno do forno. A cola que une o laminado ao gabinete deve resistir as temperaturas superiores a 100C para evitar deformaes e o descolamento do revestimento. Quando o produto for instalado sob um cooktop, os dois eletrodomsticos devero ser conectados separadamente, para facilitar a retirada das unidades bem como para segurana eltrica. No instale o equipamento perto de materiais inflamveis (como cortinas, lona, etc.).

Aviso: Caso o cabo de alimentao esteja danificado, entre em contato com nosso Servio Tcnico
Autorizado para providenciar a substituio.

Ligao eltrica
Este produto dispe de um cabo com plugue tripolar, operando em uma tenso alternada de 220V 60Hz. O aterramento do produto obrigatrio, devendo a sua instalao estar de acordo com a norma NBR 5410, seo Aterramento. Antes de conectar alimentao de energia, certifique-se de que: O sistema de energia est devidamente aterrado, de acordo com os regulamentos locais. Os disjuntores podero ser alcanados, facilmente, aps a instalao do forno. Os disjuntores devem ser de 20A e colocados em cada uma das fases (no utilizar em hiptese alguma no fio-terra). Devem ter acesso fcil aps a instalao do produto. Aps ter realizado a conexo alimentao principal, certifique-se de que o cabo de alimentao no entre em contato com peas que aqueam. Certifique-se de que a Tenso no local de instalao esteja entre 201V e 231V. Nunca use redues, derivaes, ou adaptadores sob risco de superaquecimento ou incndio. Em caso de dvidas, contate um eletricista de sua confiana. Tenso/Corrente Bitola dos fios (mm) Comprimento Mximo (m) 2.5 24 220V (20A) 4 37 6 58 10 98

Importante:

Sempre desconecte o produto da alimentao eltrica antes de realizar qualquer ajuste ou manuteno.

5 - Instrues de Uso
Operao
Antes de utilizar o forno pela primeira vez: Remova todas as pelculas, etiquetas, fitas e calos antes de utilizar o produto pela primeira vez. Praquea o forno vazio temperatura mxima, por aproximadamente 45 minutos, para eliminar cheiros residuais e fumaas devido ao processo de fabricao. Seu Forno Eltrico Continental permite que voc escolha, facilmente e com segurana, entre diferentes formas de cozinhar. Os comandos do Seletor de Funes e do Termostato permitem selecionar as diferentes funes do forno e selecionar a temperatura de cozimento mais adequada para os alimentos que sero cozidos.

Painel de controle
Os comandos do Seletor de Funes (A) e do Termostato (B) permitem selecionar as diferentes funes do forno e selecionar a temperatura de cozimento mais adequada para os alimentos que sero cozidos. Durante o funcionamento do forno, a iluminao permanecer acesa.

Timer
O timer (C) poder ser ajustado de 0 a 120 minutos e permite programar o momento de desligamento do forno. Para utiliz-lo, gire o boto no sentido horrio at a posio com o tempo de cozimento desejado. Decorrido o tempo ajustado, um alarme soar e o forno ser desligado automaticamente. Para desativar a funo temporizador e passar para a operao manual, gire o boto no sentido antihorrio at a posio manual.

Importante:

Para uso ininterrupto, o boto do timer deve obrigatoriamente estar totalmente a esquerda na posio manual.

5.1 - Instrues de Uso


Grill
Esta posio permitir que o forno seja aquecido apenas com a resistncia eltrica superior. Seu uso indicado para carnes de pouca espessura e para sanduches. A tabela da pgina 10 apresenta algumas opes de preparo para outros tipos de alimentos, lembrando que os tempos de cozimento podem variar conforme o tipo de alimento, sua homogeneidade e tamanho. Para utilizar esta opo, posicione o Termostato na posio Mx e mantenha a porta do forno parcialmente aberta.

Luz do forno
Ajuste o seletor (A) para a posio ( ) para iluminar a cavidade. Ao selecionar qualquer outra posio, a lmpada tambm ser ligada..

Ventilador de arrefecimento
Para esfriar a parte externa do aparelho, o forno est equipado com um ventilador de arrefecimento que liga automaticamente quando o forno est quente. Quando o ventilador est ligado, voc pode ouvir um fluxo normal de ar que vem da porta do forno e painel de controle.

Nota: Quando terminar o cozimento, o ventilador continuar funcionando at o forno resfriar.


Recomendaes para cozimento - Assados de forno
Para um perfeito assado no forno, recomenda-se pr-aquecer o forno, at temperatura desejada. Somente carnes muito gordurosas podero ser colocadas em um forno frio. Veja a tabela a seguir onde so indicados, como orientao, o ajuste de temperatura e do tempo de funcionamento. Os tempos de cozimento podero variar conforme o tipo de alimento, sua homogeneidade e tamanho. Alm disso, em funo do uso e de sua experincia, voc poder introduzir as variaes necessrias nos valores indicados nessa tabela.

Dourar/Gratinar
Siga as instrues abaixo: 1. Com a porta parcialmente aberta, utilize a funo Grill (nas posies 3 e 4 de baixo para cima). , colocando os alimentos no centro da grade

Posicione a bandeja coletora na posio 1 (de baixo para cima). A bandeja coletora receber as gorduras, impedindo o gotejamento dentro do forno. Ao usar esta funo, recomendamos que o Termostato seja ajustado na posio mais alta.

5.2 - Instrues de Uso


Bolos
Sempre pr-aquea o forno. Ao atingir a temperatura de pr-aquecimento a luz indicadora no painel se apagar. Para no prejudicar seus assados e seus bolos, evite abrir a porta do forno durante o preparo. Se a massa ficar muito seca, aumente a temperatura em 10 C e diminua o tempo de cozimento. Se a massa no crescer, diminua a temperatura em 10 C. Se a massa ficar muito dourada em cima, posicione a grade em posio mais baixa; diminua a temperatura e aumente o tempo de cozimento. Se cozinhou em mais de uma grade ao mesmo tempo mas os alimentos no atingiram o mesmo ponto, ento use uma temperatura mais baixa. No h necessidade de remover todos os alimentos do forno ao mesmo tempo.

Pizzas
Pr-aquea o forno por, pelo menos, 10 minutos . Use uma forma para pizza e posicione-a no centro da grade do forno. Recomendamos que a bandeja coletora seja retirada, caso contrrio, poder prolongar o tempo de cozimento o que torna difcil obter uma massa crocante. Evite abrir a porta do forno durante o preparo. Se a pizza possuir muitos ingredientes (trs ou quatro), procure adicionar o queijo mozzarella na metade do processo de cozimento.

Peixes e Carnes vermelhas


As carne brancas devem ser preparadas com temperaturas entre 180C e 200C; para carnes vermelhas recomendamos iniciar o cozimento com uma temperatura alta (de 200 C a 220 C) por um curto perodo de tempo e, em seguida, selecionar uma temperatura mais baixa.

Nota:

Como regra geral, quanto maior o pedao de carne, menor deve ser a temperatura de cozimento. Posicione seu assado no centro do forno; coloque a bandeja coletora abaixo da forma para evitar o respingo de gorduras no interior do forno.

5.3 - Instrues de Uso


Sugestes de preparo

Posio do seletor Aquecimento Superior + Inferior

Alimento

Peso em kg

Posio da grade (de baixo para cima)

Tempo Praquecimento (minutos)

Posio do Termostato

Tempo de cozimento (minutos)

Pato Carne de caa Carne de porco Biscoitos Bolos Peixes / Lulas Kebab de camaro Bacalhau Legumes Costeleta Hamburguer Sanduiche Aquecimento delicado como por exemplo: desidratar frutas, tomate, etc.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 -

3 3 3 3 3 4 4 4 3-4 4 4 4 4

15 15 15 15 15 5 5 5 5 5 5 5 -

200 200 200 180 180 Mx. Mx. Mx. Mx. Mx. Mx. Mx. 60

65-75 70-75 70-80 15-20 30-35 8-10 6-8 10 10-15 15-20 7-10 2-3
acompanhar

Grill

Aquecimento Inferior

Nota:

Os tempos mencionados acima so aproximados e podem variar de acordo com a preferncia pessoal.

10

6 - Limpeza e Manuteno
Antes de limpar o forno, ou realizar qualquer manuteno, desligue o aparelho da fonte de alimentao. As partes esmaltadas ou de ao inoxidvel devem ser lavadas em gua morna sem usar substncias abrasivas. Aps a limpeza destas peas, enxgue e seque completamente. Para manter, por longo perodo, o brilho das partes esmaltadas ser necessrio limpar o forno, aps cada utilizao. Aps esfriar, remova os depsitos de gordura com uma esponja ou pano mido com gua morna ensaboada e, eventualmente, com detergente neutro lquido de limpeza. No use panos ou esponjas abrasivas. Ao usar o forno por um perodo de tempo prolongado, pode ocorrer condensao. Seque com um pano macio. H uma vedao de borracha ao redor da abertura da cavidade do forno, que garante o seu funcionamento eficaz; verifique regularmente o estado desta vedao. Ao limpar no utilize produtos abrasivos ou objetos pontiagudos. Se vedao for danificada, entre em contato com nosso Servio Tcnico Autorizado e no utilize o forno at que tenha sido reparada. Limpe o vidro do forno somente com gua morna e um pano macio.

Como remover a porta do forno


A porta do forno pode ser removida para limpeza. Siga as instrues abaixo: 1. Abra totalmente a porta do forno. 2. Levante e gire as presilhas situadas nas duas dobradias. 3. Segure a porta pela lateral e feche-a lentamente, at a metade. 4. Desencaixe a porta e retire-a. Monte a porta efetuando, em ordem inversa, as operaes mencionadas acima.

Substituio da lmpada
1. Desligue a alimentao eltrica do forno. 2. Remova a proteo da lmpada usando um pano e girando delicadamente no sentido anti-horrio. 3. Retire a lmpada e a substitua por uma de mesma especificao (rosca tipo E14, 220-240V, 25W, para uso em fornos e refrigeradores).

11

7- EspecificaesTcnicas

Forno eltrico Cdigo do produto Cdigo EAN Cor Tipo de Controle Dimenses s/ embalagem (cm) Altura Largura Profundidade Profundidade com a porta aberta (cm) Dimenses c/ embalagem (cm) Altura Largura Profundidade Peso Lquido (kg) Peso Bruto (kg) Capacidade (litros) Frequncia (Hz) Potncia (W) Corrente (A) Tipo de plugue Comprimento do cabo (m) Garantia do produto Tenso (V) FOECT060E1A2IN 789137802982-2 inox mecnico 59,4 59,4 54,3 68,6 66,0 65,5 64,4 32,5 37,0 62 60 2125 9,7 tripolar com terra 1,1 1 ano 220

12

8 - Diagrama Eltrico

13

Certificado de Garantia
A MABE HORTOLANDIA ELETRODOMSTICOS LTDA nesta e na melhor forma de direito, certifica ao Consumidor estar entregando um produto para uso domstico em perfeitas condies de uso e adequado aos fins a que se destina. A confiana que tem na qualidade de seus produtos permite MABE HORTOLANDIA ELETRODOMSTICOS LTDA conceder, alm da garantia legal de 90 (noventa) dias, nos termos da Lei n 8.078 de 11 de setembro de 1990, uma garantia contratual de 9 (nove) meses, totalizando 1 (um) ano de garantia do produto. Esta garantia contada a partir da data de entrega do produto, a ser comprovada pelo consumidor, ou, na impossibilidade de tal fato, a partir da data de emisso da Nota Fiscal/Comprovante de aquisio. Aps transcorrido o prazo de garantia legal de 90 (noventa) dias, no estaro cobertos pela Garantia Contratual: - Despesas como transporte do produto, caso seja necessria sua remoo para reparos na Fbrica ou no Servio Tcnico Autorizado; - O desgaste natural de uso das grades, painel de comandos e botes. Resultar nula a garantia e sem efeito a cobertura concedida, se o produto: - Sofreu dano provocado por acidente, agente da natureza, uso indevido, maus tratos e utilizao de produtos qumicos e oxidantes na limpeza. - Foi instalado pelo prprio consumidor em rede eltrica ou em fonte de alimentao de gs imprprias, ou mesmo em desacordo com quaisquer das instrues de instalao descritas no presente manual. - No tenha sido operado em condies normais (de acordo com o manual de instrues), ou no tenha sido utilizado para os fins exclusivamente domsticos que se destina. Ateno: Durante o perodo de Garantia Legal (90 dias), no sero cobradas taxas de visita domicilar (de 2 6). No prazo da garantia contratual, somente sero cobradas visitas para o atendimento domiciliar em locais onde no exista Servios Autorizados de Fbrica, ou que esteja fora do permetro urbano. O servio de transformao do tipo de gs do produto ser cobrado do consumidor nos casos em que o produto j tiver sido utilizado. Portanto orientamos sempre fazer um oramento prvio. necessrio que, no local de instalao, haja um ponto de alimentao de gs e uma tomada eltrica. Os materiais e acessrios que no acompanham o produto, bem como despesas com mo de obra especfica para adequao do local de instalao sero de inteira responsabilidade do consumidor. O Servio Tcnico Autorizado poder prestar esses servios, mediante a apresentao de prvio oramento por parte do consumidor. A etiqueta de controle do produto (colocada na parte traseira) somente poder ser retirada pelo tcnico do Servio Tcnico Autorizado. A MABE HORTOLANDIA ELETRODOMSTICOS LTDA reserva-se o direito de alterar o produto sem prvio aviso. Recomendaes: Para sua segurana e conforto, e para melhor desempenho desse produto, recomendamos que a instalao seja feita pelo Servio Tcnico Autorizado. Leia sempre atentamente o Manual de Instrues antes de instalar, operar o produto e quando tiver dvidas. Caso o produto apresente defeito, procure imediatamente o Servio Tcnico Autorizado ou ligue para o Servio de Atendimento ao Consumidor. Evite que pessoas no autorizadas efetuem reparos, para no perder a garantia e para ter seu produto em perfeitas condies de uso. Tal procedimento proporcionar a voc satisfao e conforto. Mantenha sempre junto ao Manual de Instrues a Nota Fiscal/Comprovante de Aquisio do produto. SERVIO TCNICO AUTORIZADO A Continental possui uma ampla rede de Postos de Servios Autorizados de Fbrica em todo o Brasil Servio Tcnico Autorizado (So Paulo e Grande So Paulo): (11) 2126 1953 (Demais regies): 0800 702 0053

14

Das könnte Ihnen auch gefallen