Sie sind auf Seite 1von 14

MARS E ONDAS DE KELVIN

1. Introduo
As mars so ondas longas que podem ser tanto progressivas quanto estacionrias. As mars so geradas pela atrao gravitacional da Lua e do Sol, e so mais conhecidas pela subida e descida do nvel do mar duas vezes por dia. O perodo dominante das ondas de mar normalmente de 12 h e 25 min, o que corresponde a dia lunar. Entretanto, igualmente importante a mudana regular na velocidade e direo da corrente as correntes de mar que esto entre as mais fortes correntes do oceano global. A propagao e a amplitude das ondas de mar so influenciadas pela frico, pela rotao da Terra (fora de Coriolis) e por ressonncias determinadas pela forma e profundidade das bacias ocenicas e oceanos marginais. A atuao do atrito atenua o movimento orbital, deformando as elipses, e gerando movimento residual. As correntes de mar nada mais so do que um movimento residual que gerado por atuao do atrito quando a onda de mar propaga em guas rasas, gerando turbulncia. Correntes de mar fortes - a turbulncia tende a misturar as camadas mais profundas, e estas correntes podem impedir que a estratificao se estabelea, tornando esta uma regio mistura pela mar. Correntes de mar fracas quando a mistura ela corrente de mar menos intensa, a coluna de gua se torna estratificada, e a interao das correntes de mar com a topografia de fundo pode levar a formao de ondas internas na termoclina. Estas ondas internas se propagam horizontalmente e causam mistura vertical e redistribuio de nutrientes, com importantes efeitos na produo fitoplanctnica. A superfcie do oceano sempre apresenta reas lisas (slicks) e reas de convergncia associadas com a passagem de ondas internas, e isso pode ter uma forte influncia na distribuio de zooplncton e larvas de peixes.

Conforme as correntes de mar se movem para perto e para longe das reas rasas, elas interagem com a topografia do fundo e geram correntes unidirecionais que foram giros ao redor destes bancos. A combinao entre guas misturadas pela energia de mar sobre um banco e um giro ao redor de sua periferia d origem a condies particularmente favorveis para ovos e larvas de peixes.

2. A fsica das mars


Conforme a Terra gira em torno do centro gravitacional do sistema Terra/Sol, a orientao do eixo da Terra no espao permanece a mesma. Isso chamado de revoluo sem rotao. FILMES. As animaes mostram duas esferas revolvendo numa trajetria circular ao redor de um centro. Para ilustrar a orientao das esferas no espao, elas so divididas em hemisfrio verde e hemisfrio vermelho, separados por uma linha rosa que pode ser considerada o eixo das esferas. REVOLUO COM ROTAO enquanto a esfera revolve ao redor do centro do crculo, o eixo da esfera sempre aponta para o centro de revoluo e rotao. Pontos diferentes na superfcie da esfera esto sujeitos a foras centrfugas diferentes. O ponto mais prximo ao

centro de revoluo e rotao se move num crculo menor do que um ponto no lado oposto da esfera, tendo assim uma fora centrfuga menor. Exemplo a Lua, que revolve ao redor da Terra e sempre mostra para a Terra o mesmo lado REVOLUO SEM ROTAO enquanto a esfera revolve ao redor do centro do crculo, ela no gira ao seu redor. O eixo da esfera sempre mantm a mesma orientao no espao. Como resultado, todos os pontos na superfcie da esfera se movem em crculos de raio idnticos. Como conseqncia, numa revoluo sem rotao todos os pontos na superfcie da esfera esto sujeitos a uma fora centrfuga idntica (em direo e magnitude). Exemplo a Terra, que revolve ao redor do Sol sem mudar a orientao do seu eixo. As mars nos oceanos resultam de um leve desequilbrio entre duas foras: a fora de atrao gravitacional da Lua e do Sol, e a fora centrpeta (centrfuga) requerida para manter a gua dos oceanos se movendo juntamente com o resto da Terra numa trajetria circular no espao. Vamos agora examinar estas foras e como as principais caractersticas da mar so geradas. A Fora Gravitacional segue a Lei da Gravitao de Newton, que estabelece que cada partcula de massa no universo atraia todas as outras partculas de massa. Isto ocorre com uma fora que proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre eles.

Fg =

.M.m
r2

a const. Universal de atrao gravitacional = 6.672 x 10


M e m so as massas dos corpos que se atraem d a distncia entre os corpos.

-11

N m2 kg-2

As atraes gravitacionais de maior expresso sobre o nosso planeta so aquelas referentes Lua e ao Sol, pois a Lua o corpo mais prximo da Terra e o Sol o astro de maior massa nas proximidades da Terra. Isso significa que quanto maior a massa dos objetos, e quanto mais prximos eles estiverem, maior ser a atrao gravitacional. Como a atrao gravitacional varia com o quadrado da distncia, pequenas variaes na distncia entre os dois objetos resultam em uma mudana significativa na fora gravitacional entre os objetos. A fora gravitacional em vrios pontos da Terra causada pela Lua mostrada na Figura abaixo.

Figura As setas indicam a fora gravitacional devido presena da Lua agindo em objetos localizados em diferentes posies na superfcie da Terra. O comprimento e orientao das setas indicam a fora e a direo da fora gravitacional. Thurman & Trujillo (1999), p. 279.

A Fora Centrpeta fornecida pela atrao gravitacional entre as partculas e a Lua, e est sempre direcionada para ela, procurando o centro da sua rbita. Por exemplo, se voc amarrar um cordo e uma bola e girar este conjunto ao redor de sua cabea, o cordo tende a puxar a bola em direo a sua mo. O cordo fornece fora centrpeta para a bola, forando a bola a procurar o centro da sua rbita. Se o cordo se romper, a fora desaparece e a bola no pode mais manter a sua rbita circular, seguindo para longe em linha reta (Figura abaixo).

Figura Ilustrao da fora centrpeta.

Figura A fora centrpeta necessria para manter partculas de tamanho idntico em rbitas circulares idnticas representada pelas setas. Observe que todas as setas so do mesmo tamanho e esto orientadas na mesma direo para todos os pontos na Terra. Thurman & Trujillo (1999), p. 279. Qual a fora resultante da combinao ente a fora de atrao gravitacional e a fora centrpeta? Partculas de massa idntica esto em rotao em trajetrias idnticas como resultado do sistema de rotao Terra Lua. Ento, cada partcula requer uma fora centrpeta idntica para manter a sua trajetria circular. Esta fora centrpeta fornecida pela fora gravitacional entre as partculas e a Lua, mas esta fora fornecida no idntica fora requerida, exceto no centro da Terra. esta diferena entre as foras que cria pequenas foras resultantes, que so a diferena matemtica entre as duas foras (Figura abaixo).

Figura Foras resultantes. O comprimento e direo das setas representam a magnitude e orientao agindo em cada um dos 9 pontos idnticos da figura. Thurman & Trujillo (1999), p. 280. Estas foras resultantes so pequenas. Se a fora resultante agir verticalmente em relao a superfcie da Terra, como nos pontos Z e N e ao longo da linha do Equador, no existem efeitos geradores de mar. Entretanto, nos pontos onde a fora resultante tem um componente horizontal significante, ou seja, tangente superfcie da Terra, ela ajuda a formar os bulbos de mar. Como no existem outras foras horizontais significativas na Terra para competir com estas, estas pequenas, e sempre presentes foras residuais, movem a gua atravs da superfcie da Terra. Ento, somente o componente horizontal das foras resultantes serve para gerar as mars, criando o que so conhecidas como foras produtoras de mar.

Figura - Bulbos de mar idealizados. Assumindo um oceano de profundidade uniforme cobrindo a Terra e a Lua alinhada com o Equador, as foras produtoras de mar geram dois bojos na superfcie do oceano: um se estende em direo Lua e o outro em direo oposta a ela. Conforme a Terra gira e os pontos na sua superfcie vo passando pelos bojos de mar mxima, (exceto os plos) estes pontos experimentam duas mars altas dirias. Figura em Thurman & Trujillo (1999), p. 281. Estas foras produtoras de mar atingem seu valor mximo em pontos na superfcie da Terra numa latitude de 45 relativa ao Equador. Nas regies do lado da Terra de frente para a Lua, a fora gravitacional maior do que a requerida pela fora centrpeta, e o excesso leva formao de um bulbo em direo Lua. De forma contrria, no lado oposto da Terra, a fora centrpeta requerida maior do que a fora gravitacional fornecida pela Lua, produzindo um segundo bulbo de gua direcionado para longe da Lua. At este momento, estamos considerando somente o efeito da Lua sobre a Terra e sua habilidade de produzir mars. Entretanto, o Sol tambm tem efeito sobre as mars. De forma similar, o Sol produz bojos de mar em lados opostos da Terra. Entretanto, estes bulbos de mar solares so 46% do tamanho dos bulbos lunares, devido ao fato do Sol estar localizado muito mais longe da Terra do que a Lua. Desta forma, apesar do seu menor tamanho, a Lua controla muito mais as mars do que o Sol. Da perspectiva de um observador localizado na Terra, as mars parecem causar o movimento das guas em direo costa e em direo oposta a ela. Na verdade, a rotao da Terra responsvel por nos conduzir para dentro e para fora dos bojos de mar. A Figura abaixo mostra a posio da Terra, Lua e Sol durante diferentes estgios do ciclo lunar. Quando o Sol e a Lua esto alinhados, seja com a Lua entre a Terra e o Sol (Lua Nova)

ou com a Lua do oposto do Sol (Lua Cheia), as foras geradoras de mar do Sol e da Lua esto combinadas (Figura A). Durante estes perodos a amplitude de mar (diferena vertical entre a mar alta e a mar baixa) grande devido a interferncia construtiva entre os bojos lunar e solar. As foras geradoras de mar do Sol e da Lua esto agindo nas mesmas direes e as mars lunares e solares de equilbrio coincidem. A amplitude de mar produzida maior do que a mdia (a mar alta mxima e a mar baixa mnima). Estas mars so conhecidas como Mar de Sizgea (spring tides). Quando a Lua esta no primeiro ou terceiro quarto (Figura B), as foras geradoras de mar do Sol esto agindo em ngulo reto com a fora geradora de mar da Lua, ou seja, as mars lunares e solares esto fora de fase. Isso resulta numa interferncia destrutiva entre os bojos lunar e solar. Neste caso, a amplitude de mar produzida menor do que a mdia. Estas mars so conhecidas como Mar de Quadratura (neap tides), e se diz que nestes casos a Lua est em quadratura com o Sol. Como a Lua completa uma volta em torno da Terra a cada 27,3 dias, temos duas mars de sizgea e duas de quadratura por ms.

Figura A) Mars de sizgia e quadratura. O bulbo gerado pelo Sol aparece em linha tracejada e o bulbo gerado pela Lua em linha pontilhada. Apostila de Ondas e Mars (Ivan). B) As posies da Terra, da Lua e do Sol e o comportamento das mars. Thurman & Trujillo (1999), p. 283. 2.1 PRINCIPAIS PERODOS DE MAR Mars produzidas pela Lua M2 (semi-diurna lunar) perodo de 12 h e 25 min O1 (diurna lunar) perodo de 24 h e 50 min Mars produzidas pelo Sol S2 (semi-diurna solar) perodo de 12 h K1 (diurna solar) perodo de 24 h.

As mars podem ser representadas pela soma de oscilaes harmnicas com estes perodos, somadas oscilaes harmnicas de todos outros perodos combinados (como os das inequalidades). Cada oscilao, conhecida como constituinte de mar, tem uma amplitude, perodo e fase, os quais podem ser extrados de dados observacionais atravs de uma anlise harmnica.

Centenas destas oscilaes j foram identificadas, mas na maioria das situaes e para previses ao longo de um ano, suficiente incluir somente os constituintes M2, S2, K1 e O1.

CLASSIFICAO DA MAR O nmero de forma F usado para classificar as mars. Ele definido como:

F=

K1 + O1 M 2 + S2

Onde os smbolos dos constituintes indicam sua amplitude. Quatro categorias so observadas: Valor de F 0 0.25 0.25 1.5 1.5 3.0 >3 A figura abaixa apresenta exemplos: Categoria Semi-diurna Mista, predominncia semi-diurna Mista, predominncia diurna Diurna

Figura xx Immingham semi-diurna (duas mars altas e duas baixas por dia). So Francisco mista predominantemente semi-diurna (duas altas e duas baixas por dia durante a maior parte do tempo, somente uma alta e uma baixa por dia durante mar de quadratura). Manila mista predominantemente diurna (uma mar alta e uma baixa predominante por dia, duas altas e duas baixas durante mar de sizgia). Do San diurna (uma alta e uma baixa por dia)

3. As mars no oceano real


Os bulbos de mar so direcionados para a Lua e para longe da Lua nos lados opostos da Terra. Ento, conforme a Terra gira, os bulbos (mais corretamente chamados de cristas de onda), so separados pela distncia de metade da circunferncia da Terra (cerca de 20.000 km). Ento, deveramos esperar que os bulbos se movessem numa velocidade de 1600 km h-1. Entretanto, as mars so um exemplo extremo de ondas de guas rasas, e como tal, sua velocidade proporcional a profundidade da gua. Para uma onda de mar viajar 1600 km h-1, o oceano teria que ter 22 km de profundidade! Mas a profundidade mdia dos oceanos somente 3.7 km, fazendo com que os bulbos de mar se movam como ondas foradas, com sua velocidade determinada pela profundidade do oceano. Baseado na profundidade mdia do oceano, a velocidade mdia com que as ondas de mar podem viajar atravs do oceano aberto de somente 700 km h-1. Ento, os bulbos idealizados que simplesmente apontam em direo e para longe do corpo gerador de mar (a Lua) no podem existir, pois eles no podem se manter com a velocidade rotacional da Terra. Eles se quebram em diversas clulas. No oceano aberto, as cristas e cavas da onda de mar giram ao redor de um ponto prximo ao centro de cada clula. Este ponto chamado de ponto anfidrmico. Podemos dizer que as escalas de variao do campo de forantes so de dimenses globais, e que somente os maiores corpos de gua podem acomodar diretamente as mars produzidas sem que estas sejam alteradas. Logo, numa Terra que no esteja em rotao, as mars seriam

ondas estacionrias, ou seja, elas teriam a forma de seiches, com movimento de gua para frente e para trs em torno de linhas ode no existe movimento vertical (os ns). Como a Terra est em rotao, a onda de mar transformada em movimento ao redor de pontos onde no existe movimento vertical, que so os pontos anfidrmicos. Nos pontos anfidrmicos, a amplitude da mar zero Linhas de co-oscilao (linhas de amplitude de mar constante) giram ao redor dos pontos anfidrmicos de forma quase-circular. Linhas de co-fase (linhas de mesma fase) se propagam dos pontos anfidrmicos. A animao seguinte compara o movimento de um seiche com o movimento de mar ao redor de um ponto anfidrmico. Observe que na Terra em rotao as mars assumem a forma de uma onda em propagao. A onda se propaga ao redor do ponto anfidrmico em sentido horrio ou anti-horrio. Movimento da onda ao redor de um n O n aparece na metade do domnio, onde a cor sempre esverdeada-amarelada, independente da fase da onda. O movimento da onda ao redor de ns observado em situaes onde a rotao da Terra no pode influenciar a onda de nenhuma forma. Este normalmente o caso de domnios longos e estreitos como canais e lagos, onde a gua pode se mover ao longo do eixo do domnio. Movimento da onda ao redor de um ponto anfidrmico O nico lugar onde o nvel da gua nunca muda (a cor sempre amarela) no centro do domnio. Este o ponto anfidrmico. Voc pode observar a onda girando ao redor deste ponto seguindo a sua regio de maior elevao (regio vermelha). Se o domnio tiver dimenses comparveis em todas as direes, a onda viaja ao longo do permetro do domnio de forma circular, ao redor de um ponto anfidrmico. Detalhes a respeito da forma da onda de mar dependem da configurao da bacia ocenica, e so difceis de avaliar. Modelos computacionais podem dar uma descrio da onda numa escala ocenica (Figura xxx).

Figura Um exemplo de resultado de um modelo computacional das mars nos oceanos mostrando pontos anfidrmicos (pontos vermelhos) e sentido de rotao (rosa horrio e verde anti-horrio). A figura mostra a onda M2. A soluo completa consiste da superposio deste resultado com os resultados dos outros constituintes (S2, K1, O1, e outros). As linhas vermelhas so linhas de co-fase.

Figura Mapa com as linhas de co-mar do mundo. As linhas de contorno indicam momentos da mar alta diria lunar principal, em horas lunares aps a Lua ter cruzado o Meridiano de Greenwich (0o longitude). A amplitude de mar geralmente aumenta com o aumento da distncia ao longo de linhas de co-mar em relao ao ponto anfidrmico. Nos locais onde ambos os limites das linhas de co-mar atingem pontos anfidrmicos, a mxima amplitude de mar ocorrer prximo ao ponto intermedirio das linhas. Thurman & Trujillo (1999), p. 287.

Figura - Diagrama de sistemas anfidrmicos ao redor do mundo para o componente semidiurno lunar da mar. Linhas de co-mar so vermelhas e linhas de co-variao so azuis. Figura em Open University, p. 55. Os momentos mostrados na primeira figura acima indicam que a rotao da onda de mar anti-horria no HN e horria no HS. O tamanho das clulas limitado pelo fato de que a onda de mar tem que completar uma rotao completa durante o perodo de mar (normalmente 12 h lunares). Dentro da clula anfidrmica, a mar baixa acontece 6 h atrasada em relao mar alta. Por exemplo, se a mar alta est ocorrendo ao longo de uma linha de co-mar com nmero 10, a mar baixa ocorre simultaneamente ao longo da linha de co-mar com nmero 4.

Alm disso, a presena dos continentes interrompe o movimento livre dos bulbos de mar de uma superfcie ocenica ideal. As bacias ocenicas localizadas entre os continentes tm ondas estacionrias no seu interior, e suas caractersticas modificam as ondas foradas de mar astronmica que se desenvolvem dentro das bacias.

4. As mars de co-oscilao
As mars nos oceanos marginais e baas no podem ser foradas diretamente; elas so mars de co-oscilao geradas pelo movimento na mar observado na regio onde este sistema se conecta com a bacia ocenica. Dependendo do tamanho do mar ou baa, eles assumem a forma de um seiche ou giram ao redor de um ou mais pontos anfidrmicos. Se a forante de mar est em ressonncia com o mar ou baa com um perodo de seiche, a amplitude de mar amplificada e pode ser enorme. Este efeito produz as maiores amplitudes de mar no oceano global. Exemplos; 14 m na Bay of Fundy, no Canad 10 m em St. Malo, Na Frana 8 m na costa NW da Austrlia todas so predominantemente semi-diurnas

Figura Exemplo de uma mar de oscilao em uma grande baa. A mar no interior da baa forada pela mar na extremidade ocenica, que neste caso tem amplitude de mar mxima de cerca de 1 m. Devido a largura da baa, a fora de Coriolis capaz de afetar a forma da onda de mar, produzindo pontos anfidrmicos ao redor dos quais a onda se propaga. O progresso da onda de mar do Oceano Atlntico para dentro do Mar do Norte claramente demonstrado pelas linhas de co-fase. A onda entra pelo norte e se propaga ao longo da costa Britnica, e depois prossegue ao redor de dois pontos anfidrmicos ao longo da costa da Alemanha e da Dinamarca. Outra onda entra pelo SW. No Mar da Irlanda a onda entra pelo sul.

A influncia da fora de Coriolis demonstrada pelas linhas de co-oscilao, que apresentam grande amplitude de mar ao longo da costa britnica e pequena amplitude de mar ao longo da costa da Alemanha, Dinamarca e Noruega. O mesmo efeito (amplificao no lado direito da onda), visto no Canal da Inglaterra, onde a amplitude de mar ao longo da costa francesa alcana 11 m em comparao com 3 m na costa inglesa, e no Mar da Irlanda, onde 8 m na costa inglesa se comparam com 2 m costa da Irlanda.

5. Ondas aprisionadas costeiras Onda de Kelvin


Em comparao com o oceano aberto, as plataformas e as regies costeiras so regies extremamente energticas. Variaes na temperatura, salinidade, nvel do mar e correntes so todos mais pronunciados nestas regies do que em zonas profundas. Existe uma outra classe de variaes no campo de correntes do oceano costeiro, que so as chamadas ondas aprisionadas costeiras. Estas variaes no so aumentadas em funo de mecanismos forantes que existem em todas as partes do oceano global elas so o resultado de caractersticas do oceano costeiro, e so ditas aprisionadas porque crescem em direo costa. O ponto inicial para o entendimento da gerao e propagao de ondas aprisionadas costeiras o oceano aberto, onde o balano bsico de foras est em equilbrio geostrfico este balano estabelece uma situao onde a fora gradiente de presso age numa direo perpendicular a direo do fluxo e balanceada pela fora de Coriolis, que tambm age na direo perpendicular ao fluxo e na direo oposta. HN a corrente tem a alta presso a sua direita HS a corrente tem a alta presso a sua esquerda Uma conseqncia da geostrofia no oceano aberto que centros isolados de alta ou baixa presso formam clulas de circulao fechadas, conhecidas como vrtices.

Figura - Esquemas da circulao em torno de regies de alta presso (nvel do mar alto) e baixa presso (nvel do mar baixo) no oceano aberto. A corrente circula ao redor destes centros seguindo as linhas de presso constante (linhas mostradas em preto). A circulao ao redor de regies de baixa presso chamada ciclnica, e ao redor de regies de alta presso chamada anti-ciclnica. Observe que os sentidos de rotao mudam com os hemisfrios.

A Figura mostra a circulao ao redor de vrtices nos hemisfrios norte e sul. As foras de frico so geralmente pequenas no oceano aberto, e a corrente pode circular ao redor dos centros de presso por mais do que um ano com muito pouca perda de energia. Logo, os vrtices no oceano aberto so caractersticas de vida longa. Eles podem ficar no mesmo lugar durante longos perodos de tempo e mudar sua localizao somente quando so movidos pelas correntes ocenicas. No oceano costeiro, entretanto, centros de alta e baixa presso no so rodeados por presses uniformes por todos os lados (como o caso dos vrtices no oceano aberto), mas podem ser direcionados em direo costa.

Isso significa que a corrente pode seguir ao longo das linhas de mesma presso somente em um lado dos centros de presso, e no tem onde ir quando se aproxima da costa. O resultado o transporte de gua de um lado do centro de presso para o outro, ou uma descida do nvel do mar em um lado e uma subida do nvel do mar no outro. Uma mudana de nvel do mar equivalente a uma mudana de presso, de forma que os centros de presso no so mais estacionrios, mas se movem ao longo da costa.

Figura Esquema da dinmica de uma onda de Kelvin. Regies de nvel do mar alto so regies de alta presso. As correntes seguem as linhas de mesma presso mostradas em preto. A Figura acima mostra que isso resulta em movimento em direo ao Equador no lado oeste e movimento em direo aos plos no lado leste dos oceanos. Observe que a direo do movimento a mesma para centros de alta ou baixa presso. No lado oeste dos oceanos, as correntes se deslocam em direo ao Equador carregando gua para longe da parte polar do centro de alta presso e depositando esta gua no lado equatoriano do centro de alta presso. Como resultado, as regies de alto nvel do mar se movem em direo ao Equador. No lado leste dos oceanos, as correntes se deslocam para longe do Equador, carregando gua para o lado polar do centro de alta presso. Como resultado, a regio de alto nvel do mar se move em direo aos plos. No Equador, as correntes se movem para o leste em ambos os hemisfrios, produzindo uma propagao para o leste do centro de alta presso. Uma anlise semelhante pode ser feita para os centros de baixa presso. O movimento de centros de alta e baixa presso ao longo da costa conhecido como Onda de Kelvin. As ondas de Kelvin: Tem sua maior amplitude na costa Na costa oeste dos oceanos elas se propagam somente em direo ao Equador Na costa leste dos oceanos elas se propagam somente em direo aos plos. Sua amplitude decresce exponencialmente em direo ao oceano Sua presena sentida somente numa estreita faixa de menos de 100 km de largura ao longo da costa Seu perodo esta na faixa de vrios dias at poucas semanas logo elas se manifestam atravs de lentas variaes no nvel do mar e uma reverso da corrente

em direo costa numa taxa de mais ou menos uma vez por semana, conforme regies sucessivas de lata e baixa presso passam por um ponto de observao.

Figura - Observaes da onda de Kelvin na plataforma Atlntica da frica. Topo: localizao das estaes. Embaixo, esquerda: Temperatura do nvel do mar em vrias estaes ao longo da costa. O efeito da onda de Kelvin na temperatura superficial visto como processos peridicos de ressurgncia e subsidncia, que produzem peridicas subidas e descidas da temperatura da gua. O perodo de aproximadamente 14 dias. Embaixo, direita: Temperatura e corrente ao longo da costa a 12, 42 e 82 m de profundidade numa estao localizada na linha em negrito. A temperatura da gua e o nvel do mar observados no porto de Tema so mostrados. Todas as variveis apresentam a mesma periodicidade de 14 dias. As ondas de Kelvin dependem da existncia de uma costa contra a qual elas se empilharo, mas no requerem a existncia de uma regio de plataforma. Elas podem existir tambm em regies onde o continente cai abruptamente para grandes profundidades, como o caso de costa do Chile e do Peru.

Figura Evidncia de uma onda de Kelvin ao longo da costa do Peru. A plataforma da Amrica do Sul muito estreita e a borda da plataforma muito inclinada, particularmente no sul. As correntes foram medidas durante perodos de muitos meses nas estaes marcadas no mapa. Os dados foram filtrados para eliminar as mars e outras variaes com perodo menor do que um dia. Os dados das diferentes estaes foram comparados entre si usando anlise de correlao cruzada. Os resultados indicam que os dados se comparam melhor quando as sries temporais de diferentes estaes foram defasadas entre si no tempo.

Das könnte Ihnen auch gefallen