Sie sind auf Seite 1von 3

Bioestatstica

Prtica pedaggica da educao bsica


Nota: CURSO: Ed. Fsica PROFESSOR: Graciete Maria de Oliveira ALUNO: Alosio Costa Rocha ATIVIDADE AVALIATIVA DATA: ___ / ___ / ___ VALOR: 0.2 pontos TURMA: ___________ ATIVIDADE DE REVISO 1) No caso da educao, buscamos compreender que o grande desafio hoje est:

( a ) voltado no s para a ampliao da educao gratuita para todos os brasileiros, mas, essencialmente, para a garantia da oferta de um ensino de qualidade.
( b ) voltada para respeitar as diferenas culturais, que no discrimina,que no promove a

desigualdade (c ) Voltado a enfatizar os valores democrticos, pelos quais os ndices de evaso e repetncia, por exemplo, sejam substancialmente reduzidos.
(d) Todas as afirmativas esto corretas.

2) Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira 1) Tendncia Tradicional 2) Tendncia tecnicista ( ) o professor um tcnico que molda comportamentos, seguindo, com rigidez, procedimentos estabelecidos.

) voltada para a transmisso de uma cultura geral

humanstica, enciclopdica 3) Tendncia Escola Nova ( ) perspectiva de uma educao voltada para a libertao. permitir a leitura crtica do mundo. 4.Tendncias crtica ( ) a nfase se apresenta no aprender fazendo, deslocando o papel privilegiado do professor no processo de aprendizagem para o aluno. 5.Pedagogia Crtico-Social dos Contedos ( ) traz discusses essenciais como gnero, raa e sexualidade no processo educativo 6.Teorias ps-crticas ( ) preocupao com a valorizao do trabalho coletivo, na perspectiva de uma solidariedade feminina,diferente das prticas competitivas que marcam a escola tradicional, reprodutora do mundo masculino. 7.Multiculturalismo ( ) indica o slido domnio dos contedos por alunos e professores como condio de participao efetiva nas lutas sociais. 8.Pedagogia Feminista ( ) mantm como premissa a preocupao com o poder, mas incorporam outras discusses no destacadas pelas teorias crticas, ampliando, portanto, a anlise dos processos de dominao no s pelo Estado, mas por toda a rede social.
CENTRO UNIVERSITRIO METODISTA IZABELA HENDRIX BH / MG Prof. Graciete Maria de Oliveira

Prtica Pedaggica da Educao Bsica

9.Ecopedagogia ( ) tem como referncia o ecologismo crtico, em oposio ao ecologismo elitista e idealista A sequncia correta dos parnteses acima a)2-1-4-3-7-8-5-6-9 b) 9-6-2-1-3-4-7-8-5 c) 1-3-2-5-4-7-6-9-8 d) 8-7-9-5-6-3-2-1-4 (a) Sobre o Multiculturalismo e a Educao pode-se afirmar que: (b) Estabelecem uma referncia curricular que apoia a reviso e\ou elaborao da proposta dos estados integrantes dos sistemas de ensino nacional nico. (c) Visam trazer discusses essenciais como gnero, raa e sexualidade no processo educativo e, ainda, faz pensar na questo da igualdade efetiva de acesso escola para todos. (d) O multiculturalismo se configura particularidades de cada regio. um modelo homogneo, sobrepondo s

(e) Possibilitam o acmulo de informaes garantindo a quantidade de conhecimento adquirido, desconsiderando o estmulo e a capacidade do aluno. 3) A construo do Projeto Poltico Pedaggico ( PPP) prevista na LDB \ N.9394\96 ,cria novas formas de organizao escolar. Assim o PPP interfere na organizao escolar com o objetivo de: (a) Identificar as demandas da comunidade e apresentar solues em desacordo com o mercado. (b) Acentuar a participao da comunidade escolar nos projetos pedaggicos. (c) Tornar os gestores os nicos responsveis pelo sucesso do aluno. (d) Promover uma educao mais informal. (e) Apoiar a participao poltica da comunidade junto a Secretaria da Educao. 4) Sobre o PPP, considere as afirmativas: (1) Deve ser elaborado coletivamente. (2) Deve contemplar as demandas da comunidade. (3) Deve partir do amplo e aprofundado processo de diagnstico, anlise e proposio de alternativas. (4) Deve atender as caractersticas e necessidade do alunado. 2
CENTRO UNIVERSITRIO METODISTA IZABELA HENDRIX BH / MG Prof. Graciete Maria de Oliveira

Bioestatstica

So exigncias do PPP da escola os itens: (a ) apenas 1 e 2 (b) apenas 2 e 3 ( c) 1, 2, e 3 apenas (d) 1 e 4 apenas ( e) 1,2,3 e 4

CENTRO UNIVERSITRIO METODISTA IZABELA HENDRIX BH / MG Prof. Graciete Maria de Oliveira

Das könnte Ihnen auch gefallen