Sie sind auf Seite 1von 3

Universidade Federal do Piau Centro de Cincias da Natureza CCN Cincia da Computao Introduo Metodologia Cientfica Prof.

f.: Maria das Graas Moita

Sntese do tpico A Leitura retirado do texto O Ato de Estudar David Lima Ribeiro

Teresina, junho de 2013.

HHNE, Leda Miranda. O ato de estudar. HHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia cientfica: cadernos de textos e tcnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2002. p. 14-17. (Apresentao a partir do texto de Paulo Freire).

O texto de Leda Miranda faz referncia ao texto de Paulo Freire (Consideraes em Torno do Ato de Estudar), onde ela aponta para a anlise da prpria atitude face ao estudo, alm do estudo da relao com a leitura. Miranda, assim como Freire, relaciona o ato de ler com o ato de dialogar com o autor, tratando assim a leitura uma questo diretamente ligada ao pensar, mas no um pensar aleatrio, ler e pensar exigem concentrao, distanciamento e reflexo. Dessa forma, o ato da leitura s se realiza atravs de procedimentos lgicos de anlise, sntese, interpretao e juzo crtico. Miranda continua sua discusso esclarecendo como o ato de ler deve ser realizado. Mostra que precisamos passar por um lento processo intelectual que nos faa libertar dos obstculos culturais e pessoais. Para isso, devemos nos submeter a duas etapas do processo cientfico: delimitar a unidade de leitura e ler repetidas vezes o mesmo texto. Precisamos delimitar a unidade de leitura em um captulo, ou seo, ou at mesmo um grande pargrafo, e construir o entendimento dessa unidade, alm disso, necessrio ler o mesmo texto repetidas vezes para nos certificarmos que o texto foi compreendido em sua totalidade. Sobre os passos dessa leitura, o primeiro trata da Leitura Exploratria, fase em que deve ser levada em conta a diretriz do pensamento do autor. Entretanto, nessa primeira fase no se deve resumir ou sublinhas as ideias-chave, apenas fazer um esquema das grandes partes do texto, Introduo, Desenvolvimento e Concluso. Alm de poder pesquisar sobre a vida e obra do autor, para conhecer o contexto histrico em que ele viveu. O segundo passo da leitura seria a Leitura Analtica, a fase da relao dialgica com o autor do texto, cujo mediador no o texto considerado formalmente, mas o tema, ou os temas nele tratados, segundo Paulo Freire. Nessa fase que se distinguem as ideias apreendidas no pargrafo das ideias que de fato resumem o pensamento do autor. Assim, se faz necessrio alm de compreender do que trata o assunto do texto, ou seja, a ideia central defendida, tambm associar essa ideia a outras ideias, chamadas de secundrias. Miranda aponta, portanto, que para deixar claras as ideias central e secundrias fundamental a tcnica de sublinhar, para refazer a linha de raciocnio do autor. O terceiro passo trata da Leitura Interpretativa, onde ocorre a real assimilao do texto, e a elaborao da crtica a ele. a fase em que no s compreendemos o que o autor

diz, como tambm nos posicionamos frente o pensamento dele. A autora ento aponta para a necessidade de nesse momento consultarmos outras fontes, a fim de ampliar a viso sobre o assunto, como tambm de sabermos ponderar os nossos pressupostos de anlise perante os pressupostos do autor. Por fim, Miranda fala da possibilidade de estabelecer critrios de julgamento, como originalidade, nova contribuio explorao do assunto, coerncia interna, etc. O quarto, e ltimo passo, refere-se Problematizao, onde fazemos o levantamento dos problemas do texto, afim de rev-lo para nos dar a possibilidade de reflexo e debate acerca do assunto.

Palavras-chave: Leitura; Leda Miranda; Paulo Freire; Reflexo; Pensamento; Cincia; Mtodo.

Das könnte Ihnen auch gefallen