Sie sind auf Seite 1von 6

Escola Industrial e Comer.

25 de Junho
Displina de Portugus Especialidade de Electricidade 3o Ano Agosto 2013

Textos Didaticos

Discente: Luisa DianaMissora

Docente:

INDICE
INTRODUO...2 1. CONCEITO DE TEXTO .................................................................................................... 3 1.1 Tipos de Textos ....................................................................................................... 3 1.2 Principais elementos a observar num texto ........................................................... 3 2. TEXTO DIDATICO ........................................................................................................... 4 2.1 Conceito .................................................................................................................. 4 2.2 Caracteristicas ......................................................................................................... 4 2.4 Linguagem ............................................................................................................... 4 BIBLIOGRAFIA....5

INTRODUO
No presente trabalho fruto da vertente discente-docentes e vice-versa, debrucei acerca de textos didaticos. Na leitura de um texto didtico, preciso apanhar suas idias fundamentais. Um texto didtico um texto conceitual, ou seja, no figurativo. Nele os termos significam exatamente aquilo que denotam, sendo descabida a atribuio de segundos sentidos ou valores conotativos aos termos. Num texto didtico devem se analisar ainda com todo o cuidado os elementos de coeso. Deve-se observar a expectativa de sentido que eles criam, para que possa entender bem o texto.

TEXTO DIDTICO
1. CONCEITO DE TEXTO
um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretao e transmitem uma mensagem. qualquer obra escrita em verso original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto uma unidade lingustica de extenso superior frase.

1.1 Tipos de Textos


Os tipos de textos existentes so: - Cientficos; - Correspondncia ou cartas - Didaticos ou Instrucionais - Literrios - Publicitrios

1.2 Principais elementos a observar num texto


Contexto como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interao e quais finalidades. Intertextualidade ser capaz de observar ou fazer ligaes de um texto sobre outro, seja ou no do mesmo autor, porm de mesmo assunto. Quando lemos ou ouvimos um texto necessria uma srie de informaes externas para um melhor entendimento do texto. Pargrafo um texto pode ser formado por diversos pargrafos, apresentado de acordo com o grupo de idias. O pargrafo composto de frases, uma mudana de linha. Frase expressa sentido. As frases podem ser: interrogativas, afirmativas, negativas, exclamativas e imperativas. A coerncia um fator importante para a estruturao do texto, no ponto em que no se podem contradizer as outras partes do texto. Na verdade o texto deve ser coerente em um todo.
3

A coeso uma conexo interna entre as vrias partes de um texto. A melhor forma de usar esta ferramenta e dispor de forma correta o uso da gramtica.

2. TEXTO DIDATICO 2.1 Conceito


todo aquele que explica ou visa instruir, que temn finalidade pedagogicos, que esta relacionada ao ensino das cincias das artes das tecnicas.

2.2 Caracteristicas
a) Apresenta termos proprios de cada area; b) plenamente conceitual; c) Frequentemente apresenta conectores como: assim, por exemplo, mas , j, por isso; d) Variedade de padro da linguagem; e) Uso de modo verbal imperativo; f) Uso de pronomes interrogativos, interrogativos.

2.4 Linguagem
A linguagem usada nos textos didticos predominante a linguagem denotativa e no figurante; Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos so, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porm nota-se tambm o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo.

BIBLIOGRAFIA
- MASSANGO, Clementina; MACIE, Filipe; Regras de Comunicao; 2002; Maputo.

- A Wikipdia e suas contribuies para a aprendizagem cooperativa atravs da autoria textual coletiva. Artigo apresentado no XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino, Porto Alegre RS 2008; - LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicao, So Paulo, Ed. yola, 2005, p. 148.

Das könnte Ihnen auch gefallen