Sie sind auf Seite 1von 13

TECNOLOGIA DE ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA

EUVANICE DE JESUS MARIANO BAROSSI GUATAARA RODRIGUES DOS SANTOS GUILHERME HENRIQUE DA SILVA TRIANO MARCOS JOS DE SALES

57436414

PROJETO RSE

CORNLIO PROCPIO 2010

EUVANICE DE JESUS MARIANO BAROSSI GUATAARA RODRIGUES DOS SANTOS GUILHERME HENRIQUE DA SILVA TRIANO MARCOS JOS DE SALES

PROJETO RSE

Trabalho de Responsabilidade Social Empresarial e tica apresentado Universidade Norte do Paran UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de tica e Responsabilidade Social. Orientador: Prof. Sergio de Goes Barbosa

Cornlio Procpio 2010

SUMRIO rEFERNCIAS...........................................................................................................12

1 INTRODUO O tema responsabilidade social das empresas vem sendo amplamente discutido e divulgado pela mdia no Brasil nos ltimos anos. Entre os diversos fatores que podem explicar a repentina valorizao desse assunto no nosso ambiente est o fato de que, ao assumirmos uma responsabilidade mais ampla sobre o conjunto da sociedade, as empresas suprem necessidades comunitrias que at ento no estavam satisfatoriamente atendidas. Nesse sentido, podemos afirmar que as aes de responsabilidade social das empresas apresentam uma das formas iniciativas privada atuar com finalidade pblica.

2 DESENVOLVIMENTO Somos uma empresa ligada a Tecnologia da Informao cuja nossa maior atividade e a venda de produtos ligados a informatizao, telecomunicaes e tambm prestamos Assessoria na rea de Tecnologia da Informao, comeamos no ano de 2008 quando ainda acadmicos do curso de Tecnologia de Analise de Desenvolvimento de Sistemas. A ideia surgiu no decorrer de nosso curso e foi amadurecendo at conseguirmos chegar num patamar onde adquirimos a confiana de grandes empresas que hoje so nossas clientes e parceiras, e da comunidade onde instalamos nossa sede. Nossa diretoria foi composta, pelos primeiros scios os quais assumiram cada um o cargo que mais tinham afinidades, e ficou composta da seguinte forma: Diretor tcnico Sr. Marcus, Diretora Financeira a Sr Euvanice, Diretor de Marketing Sr. Guilherme e o Diretor Tecnolgico o Sr. Guataara Rodrigues dos Santos. 2.1 Quem Somos Comeamos com a venda de equipamentos e servios na rea de Informtica e como o passar do tempo acrescentamos a rea de telecomunicao, no decorrer deste tempo o aumento das vendas cresceu muito e notamos que haveria a necessidade de comearmos nos preocupar com o lixo eletrnico que de certa forma indiretamente estvamos produzindo nas vendas de nosso produtos, pois quando ultrapassados nossos clientes no tinham onde descarta-los e vendo esta necessidade foi feito um estudo dentro de nossa empresa e foi descoberto que o lixo eletrnico descartado pelos nossos clientes seria uma fonte lucrativa tanto para o meio ambiente quanto para a empresa, onde o lucro da reciclagem poderia ser transformado em beneficio para a populao com projetos voltados para melhoria da qualidade de vida das pessoas que convivem ao entorno da empresa idealizadora do projeto e seus parceiros. A ideia partiu de um estudo da Sr Euvanice de Jesus Mariano Barossi a qual tornou-se a coordenadora do projeto.

3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A partir do momento que a Sr Euvanice assumiu a Coordenao, foi traado um perfil de nossa comunidade e vimos que nossa regio as empresas no tinham muita preocupao com a RSE, e notamos que a populao havia despertado para os problemas relacionados ao meio ambiente em decorrncia de locais no apropriados para o descarte deste lixo eletrnico, no existiam como no existem locais na regio apropriados para o recebimento dos mesmos que se fossem deixados em lugares imprprios poderiam oferecer riscos irreparveis ao meio ambiente tanto visual como qumicos, e as empresas sofriam muito com o acumulo dos mesmos dentro de suas instalaes. Outro problema encontrado foi resistncia de algumas empresas que visavam apenas lucros e no se preocupavam com a responsabilidade social empresarial, o trabalho foi criado para convence-los que os mesmos estavam poupando para que no futuro pudessem desfrutar os benefcios de um meio ambiente mais saudvel tanto para eles quanto para seus entes queridos e os demais da populao onde suas empresas se estabeleciam. Nossa primeira atitude foi buscar parcerias e apoio da populao e rgos municipais, com uma grande divulgao com panfletos e avisos em jornais, rdios e reunies com associaes de bairros, para expor o projeto, o qual com a coordenadora do mesmo dedicou-se exclusivamente a isto em seus primeiros momentos.

4 OBJETIVOS DO PROJETO 4.1 Objetivos Gerais Conscientizar a populao do mal que tem jogando lixo eletrnico nos lixos comuns da cidade; Promover palestra sobre o lixo eletrnico realizado pelos alunos do curso de sistemas de informao da faculdade Unopar Virtual Cornlio Procpio, Plo I; Recolhimento dos lixos eletrnico entregue pelos participantes do evento; Entregar folhetos com informaes sobre a importncia de se enviar o lixo eletrnico para locais certos e identificar os locais onde recebe esse tipo de lixo; Solicitar voluntrios para recuperao de alguns materiais entregue; Com as matrias arrecadadas e montadas iremos fazer doaes a instituies carentes do nosso municpio. 4.2 Metas Conseguir patrocnio para a execuo do evento; Procurar local para o evento; Ornamentao do evento; Voluntrios para trabalharem no evento; Confeccionar os folhetos com as informaes sobre o assunto do evento; Fazer uma seleo dos alunos que vo apresentar as palestras no evento; Procurar locais onde enviar o lixo recolhido para reciclagem; Solicitar voluntrios para o concerto dos equipamentos que ainda estiverem em condies de uso; Procurar as entidades carentes do municpio para o envio dos computadores.

5 METODOLOGIA O caminho escolhido pela nossa empresa debatido em reunies foi convencer a populao e as empresas parceiras que montassem postos de coletas para esses resduos eletrnicos, para posteriormente envia-los a usinas de reciclagens, sendo divididas as responsabilidades em reunies, ficando definidas as funes de seus parceiros. A empresa idealizadora do projeto ficou responsvel pela divulgao, e as demais empresas parceiras, responsabilizando-se pela recepo do lixo eletrnico, e os rgos pblicos pela coleta. E as empresas com o manuseio, separao e com o envio do lixo eletrnico para a usina parceira do nosso projeto, responsvel para a reciclagem.

6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADE

Atividades Inicio do projeto Procurar Patrocnio Pesquisa sobre entidades carentes do municpio Elaborao da data do evento Confeco dos folhetos Procura para o local do evento Procura dos voluntrios Procura dos palestrantes Evento

Abril

Maio

Inicio do projeto: Parte terica do projeto para especificao do evento e para a solicitao do patrocnio, onde iremos fazer o balano do valor a ser gasto. Procurar Patrocnio: Iremos fazer uma solicitao e colocar no comercio para ajuda de custo e mostrar tambm a importncia de se fazer um evento desse porte. Pesquisa sobre entidades carentes do municpio: Fazer uma pesquisa para saber quais entidades carentes existe na cidade de Cornlio Procpio - PR e tentar entrar em contato para mostrar o projeto e saber se poderemos ajud-los. Elaborao data do evento: Pesquisaremos uma data onde no bata com provas e com festas do municpio para assim todos da populao incluindo alunos da entidade participarem do evento. Confeco dos folhetos: Pesquisa do assunto mostrando a realidade e mostrar o como cada resduo age no meio ambiente, colocar tambm os locais onde podero enviar o lixo para reciclagem e a maneira correta de separao de lixo eletrnico. Procura para o local do evento: Iremos atrs de locais para a execuo do evento, um local de fcil acesso para a populao e que tenha um bom espao para as palestra e arrecadao dos materiais. Procura dos voluntrios: Colocar no quadro de aviso e passar

nas salas mostrando o projeto e chamando alunos para ajudar no evento e tambm na montagem dos computadores. Procura dos palestrantes: Iremos s salas a procura de pessoas que esteja a fim de promover palestra envolvendo o assunto lixo eletrnico, uma palestra dinmica e divertida para mostrar a importncia da reciclagem do lixo eletrnico e o beneficio ao meio ambiente. Evento: O evento ser realizado no local e data programado com os voluntrios ajudando, tudo em apenas um dia.

10

7 BALANO SOCIAL 7.1 Custo do Projeto O projeto custou em torno de 4 mil reais, esse dinheiro equivale a divulgao do projeto, palestras, profissionais contratados, coleta. 7.2 Renda do Projeto Como o projeto um meio de conscientizar a populao no obteve renda, apenas os materiais doados que no funcionava foram reciclados fazendo bem para o meio ambiente e o material aproveitado foram doados para a populao carente.

11

8 CONCLUSO O trabalho apresentado mostra como conscientizar a populao de como o material eletrnico pode prejudicar o meio ambiente, e mostra tambm como pode ser feita a utilizao correta atravs do projeto que foi apresentado. O lixo eletrnico pode prejudicar muito um ambiente pela falta de descarte adequada que a populao no se conscientiza.

12

REFERNCIAS

MATERIAIS DA WEB AULA CEDIDOS PELA UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARAN. REUNIES ENTRE OS ESTUDANTES, DEBATENDO IDIAS E CONCLUSES SOBRE O PROJETO.

Das könnte Ihnen auch gefallen