Sie sind auf Seite 1von 38

Anterior

Sumrio

Prximo

COMPORTAMENTO GRFICO DAS FUNES ELEMENTARES

Clicando em

,o

usurio conduzido para uma tela onde as funes elementares esto divididas pelo comportamento grfico que apresentam. Para acessar as atividades referentes a cada uma destas, necessrio clicar sobre o respectivo link.

Ao clicar no link:

: encontra-se uma animao sobre a funo de 1 grau. Nas opes acima da animao encontram-se atividades, que so acessadas a medida que clicado em cada um dos links:

: possvel arrastar o par ordenado sobre o plano cartesiano, observando as modificaes que ocorrem. O professor poder utilizar esta atividade para relacionar o sinal dos elementos do par ordenado com o respectivo quadrante em que se encontram; para isto podero ser utilizadas as atividades sugeridas ao lado do plano cartesiano.

: possvel arrastar o par ordenado sobre o plano cartesiano, observando as modificaes que ocorrem. O professor poder utilizar esta atividade para relacionar o sinal dos elementos do par ordenado com o respectivo quadrante em que se encontram; para isto podero ser utilizadas as atividades sugeridas ao lado do plano cartesiano.

: deve-se clicar e arrastar o ponto que est sobre a reta, deslocando esta em infinitas posies que passam pela origem. Esta atividade pode introduzir a noo de reta crescente/decrescente, tambm como bissetriz dos quadrantes pares e mpares. Ao lado do grfico so sugeridas algumas atividades, que podem ser utilizadas para construo destes conceitos.

: os pontos que esto sobre a reta devem ser arrastados, deslocando estas em infinitas posies, sempre interceptando a origem. Esta atividade poder ser utilizada para explorar crescimento e decrescimento, como tambm para relacionar o coeficiente angular ou parmetro a com a inclinao da reta, assim como introduzir o conceito de raiz da funo linear. So sugeridas algumas atividades, que podem ser utilizadas como roteiro para construo dos conceitos envolvidos.

: movimenta-se a reta em torno do ponto (4,-3), obtendo o grfico de novas funes com a alterao dos parmetros a e b, clicando e arrastando o ponto indicado. O professor poder utilizar esta atividade para relacionar a interseco do eixo y com o parmetro b, como tambm para introduzir o conceito de raiz.

: clicando e arrastando o ponto indicado, geram-se retas paralelas em relao reta original, com a alterao do parmetro b. Esta atividade pode ser utilizada para demonstrar que mantendo o coeficiente angular constante, teremos retas paralelas, com a interseco em y correspondente aos valores atribudos a b. So sugeridas algumas atividades, que podem ser utilizadas na solidificao destes conceitos.

: movimentando o ponto, desloca-se a reta ao longo do eixo x, obtendo retas paralelas em relao a reta fixa. So sugeridas algumas atividades, ao lado do plano cartesiano.

: deslocando a reta em torno do ponto (0,-2), obtm-se novas retas com a alterao do parmetro a. Esta atividade poder ser explorada para relacionar o parmetro a com o crescimento/decrescimento da reta, bem como inclinao desta em relao ao eixo x. So sugeridas algumas atividades que podem ser utilizadas como roteiro para construo dos conceitos envolvidos.

: clicando e arrastando o ponto indicado sobre a reta marrom, obtm-se novas retas com a alterao do parmetro b. Esta atividade poder ser explorada para relacionar a alterao do parmetro b e o deslocamento vertical da reta. So sugeridas algumas atividades, ao lado do plano cartesiano.

: possvel movimentar a reta, arrastando a

extremidade dos segmentos de cor azul ou vermelha (

), obtendo retas

diferentes da original. Durante esta atividade poder ser construdo o conceito de raiz, bem como as relaes entre os parmetros a e b com coeficiente angular e linear respectivamente, explorando a sua funcionalidade. No lado do plano cartesiano, so sugeridas algumas atividades que podem ser utilizadas na solidificao destes conceitos.

: encontra-se uma curva de 2 grau, onde possvel modific-la arrastando os pontos indicados, correspondentes aos parmetros a, b e c, introduzindo conceitos como concavidade, interseco com os eixos e imagem. So sugeridas algumas atividades ao lado do plano cartesiano. Nas opes acima do grfico encontram-se atividades relacionadas as funes de segundo grau, que so acessadas a medida que clicado em cada um dos links:

: alterando o parmetro a modifica-se a curvatura da parbola Para isto, basta clicar e arrastar a extremidade do vetor . O professor poder utilizar esta atividade para

trabalhar a relao que o parmetro a exerce com a concavidade da parbola. So sugeridas algumas atividades ao lado do plano cartesiano, que podem ser utilizadas como roteiro.

: possvel alterar o parmetro c, clicando e arrastando verticalmente o ponto indicado por ,

ocasionando modificaes grficas. O professor poder utilizar esta atividade para relacionar o parmetro c com a interseco da parbola no eixo y. So sugeridas algumas atividades ao lado do plano cartesiano.

: possvel alterar o parmetro b da funo, clicando e arrastando a extremidade do vetor indicado

por

. O professor poder ainda utilizar esta

atividade para relacionar x vrtice com o eixo de simetria. So sugeridas algumas atividades, que podero ser utilizadas como roteiro na execuo da atividade.

: alteram-se simultaneamente os valores de xv, yv e a, atravs das extremidades dos vetores , e , que

podem ser prolongadas/contradas. Esta atividade poder ser utilizada para relacionar xv com o eixo de simetria, yv com a imagem e o parmetro a com a concavidade da parbola.

: possvel alterar o parmetro a da funo, clicando e arrastando a extremidade do vetor . Atravs das atividades que

so sugeridas ao lado do grfico, o aluno poder relacionar o formato da concavidade da parbola (abertura, para cima ou para baixo) com o valor atribudo ao parmetro a.

: o parmetro b da funo poder ser alterado, clicando e arrastando a extremidade do vetor indicado por medida que o parmetro b assume diferentes valores. . O professor

poder utilizar esta atividade para relacionar o deslocamento horizontal da funo

: nesta atividade, o usurio poder alterar simultaneamente os parmetros b e c da funo, clicando e arrastando o vrtice da parbola. O professor poder utilizar esta atividade para relacionar estes parmetros com xv e yv, bem como relacionar estes com o eixo de simetria e imagem respectivamente. So sugeridas algumas atividades, que podero ser utilizadas na construo destes conceitos.

: os parmetros a, b e c da funo podem ser alterados simultaneamente, atravs das extremidades dos vetores e ,

, que podem ser prolongadas/contradas. O professor poder

utilizar esta atividade para explorar todas as modificaes que podem ocorrer na parbola, sempre relacionando estas com as alteraes que ocorrem nos parmetros.

: encontra-se o ciclo trigonomtrico, onde so apresentadas todas as funes que ocorrem neste. possvel movimentar o ponto indicado por que est sobre a reta bissetriz dos quadrantes mpares, clicando e arrastando este: desloca-se a reta causando modificaes nas relaes trigonomtricas. Nas opes acima do grfico encontram-se atividades, que so acessadas a medida que clicado em cada um dos links:

: arrastando o ponto P que est sobre a extremidade da circunferncia, as modificaes do ngulo podem ser observadas. Esta atividade poder ser utilizada pelo professor para introduzir as tcnicas para reduo de um arco ao primeiro quadrante, sendo interessante neste momento a explicitao do que so arcos cngruos.

: clicando em

possvel alterar as

dimenses dos catetos e hipotenusa de um tringulo retngulo, bem como os ngulos, clicando e arrastando os vrtices. Esta atividade poder ser utilizada pelo professor para dar as primeiras noes sobre relaes trigonomtricas no tringulo retngulo, onde os alunos visualizaro o processo de construo de seno, cosseno e tangente.

: clicando em

possvel alterar as

dimenses dos catetos e hipotenusa de um tringulo retngulo, bem como os ngulos, clicando e arrastando os vrtices. Esta atividade poder ser utilizada pelo professor para dar as primeiras noes sobre relaes trigonomtricas no tringulo retngulo, onde os alunos visualizaro o processo de construo de seno, cosseno e tangente.

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico e as mudanas que ocorrem em relao funo seno podem ser observadas. Esta atividade poder ser explorada para relacionar a funo seno e o eixo dos y, como tambm para introduo dos conceitos de crescimento/decrescimento das funes circulares, pontos de mximo/mnimo, perodo, freqncia,...

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo seno; ao lado demonstrado o que ocorre no plano com esta funo a partir do movimento que o ponto sofre ao longo do ciclo trigonomtrico. A atividade poder ser explorada para introduo do conceito de domnio e imagem da funo senide, como tambm para introduo dos conceitos de crescimento/decrescimento das funes circulares, pontos de

mximo/mnimo, perodo, freqncia,...

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo cosseno. Esta atividade poder ser explorada para relacionar a funo cosseno e o eixo dos x, como tambm para introduo dos conceitos de crescimento/decrescimento das funes circulares, pontos de mximo/mnimo, perodo, freqncia,...

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo cosseno; ao lado demonstrado o que ocorre no plano com esta funo a partir do movimento que o ponto sofre ao longo do ciclo trigonomtrico. A atividade poder ser explorada para introduo do conceito de domnio e imagem da funo cossenide, como tambm para introduo dos conceitos de crescimento/decrescimento das funes circulares, pontos de mximo/mnimo, perodo, freqncia,...

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo tangente. O professor poder utilizar esta atividade para que os alunos visualizem as assntotas da funo tangente, atribuindo significado a no existncia da funo tangente nos pontos que esto sobre o eixo y.

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo. Ao lado demonstrado o que ocorre no plano com esta funo a partir do movimento que o ponto executa ao longo do ciclo trigonomtrico. O professor poder utilizar esta atividade para exemplificar as assntotas da funo tangente sob perspectiva dos arcos cngruos, como tambm para visualizao do domnio e imagem.

: No apareceu nada.

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo, ao lado demonstrado o que ocorre no plano com esta funo a partir do movimento que o ponto executa ao longo do ciclo trigonomtrico. O professor poder utilizar esta atividade para exemplificar as assntotas da funo secante, como tambm para visualizao do domnio e imagem.

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo cotangente. O professor poder utilizar esta atividade para que os alunos visualizem as assntotas da funo cotangente, relao entre quadrantes e sinal da funo.

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo cotangente, ao lado demonstrado o que ocorre no plano com esta funo a partir do movimento que o ponto executa ao longo do ciclo trigonomtrico. O professor poder utilizar esta atividade para exemplificar as assntotas da funo cotangente, como tambm para visualizao do domnio e imagem.

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo cossecante. O professor poder utilizar esta atividade para que os alunos visualizem as assntotas da funo cossecante, relao entre quadrantes e sinal da funo.

: o ponto P deve ser movimentado ao longo do ciclo trigonomtrico, observando as mudanas que ocorrem em relao funo cossecante, ao lado demonstrado o que ocorre no plano com esta funo a partir do movimento que o ponto executa ao longo do ciclo trigonomtrico. O professor poder utilizar esta atividade para exemplificar as assntotas da funo, como tambm para visualizao do domnio e imagem.

: o grfico de cor azul, representa a funo y=ex. Neste caso a base o nmero e, irracional, que vale aproximadamente 2,718. O grfico de cor marrom representa a funo y=10x. O grfico de cor vermelha representa a funo y=bx onde a base b varia no intervalo ]0, 1[ ou b>1. Clicando e arrastando as extremidades dos vetores e , as alteraes

podem ser observadas no grfico. O professor poder explorar esta atividade para que o aluno descubra a relao entre os valores de x e o domnio da funo, assim como a relao que exercida com a imagem, como tambm a interseco no ponto [0,1].

Clicando no Link logartmica.

, encontra-se o contedo referente a funo

Voc dever clicar sobre as extremidades das setas e arrast-las, alterando os valores dos parmetros a e b, ocasionando modificaes no grfico.

Anterior

Sumrio

Prximo

Das könnte Ihnen auch gefallen