Sie sind auf Seite 1von 16

15 DICAS SOBRE GERENCIAMENTO

Nas conjunturas atuais, todos ns trabalhamos com gerenciamento. Em todos notamos os mesmos aspectos, seja em gerenciamento de projetos, na gesto de pessoas, no gerenciamento de recursos, etc. Em todos os casos, podemos considerar algumas regras bsicas, aqui citadas e ilustradas de forma mais cmica, pois o conhecimento no precisar vir, ou partir de algo mais cansativo, nada como rir um pouco para ajudar no gerenciamento de nossa prpria vida

1. No estabelea prazos audaciosos demais Em qualquer tipo de gesto voc ter que lidar com prazos, cuidado!!! No prometa o que voc no consegue cumprir.

2. Nem toda apresentao ser um sucesso Como na vida, nem tudo o que voc pretende fazer vai dar certo, mas tente se prevenir de todas as falhas possveis.

3. As estruturas hierrquicas tradicional em muitos casos s atrapalham


Respeite a hierarquia das empresas, mas questione suas funcionalidades. Normalmente quem esta no topo no percebe os problemas da base, e a base no conhece onde o topo est pretendendo chegar. Simplifique. Respeite suas atividades fins, sejam estratgicas, gerenciais ou operacionais.

4. Preste ateno aos sinais do mercado No pense que j sabe tudo. Anlise todos os dados disponveis, no despreze nenhum tipo de informao, verifique e procure ler nas entrelinhas para que voc no ter surpresas no gerenciamento de um projeto, por exemplo.

5. Escolha atributos significativos para seu cliente Mesmo para seus clientes internos na organizao, mostre que voc observa os atributos adicionais. Na gesto de projetos, considere os atributos que resultarem em maior vantagem para a organizao.

6. O que serve para um cliente pode no servir para o prximo A gesto est sempre em evoluo, sempre sendo avaliada, em seus momentos decisivos, no tente criar algo que seja definitivo, e considerar que este modelo ir solucinar todos os prximos problemas.

7. Nada pode parar a automao Problemas vo existir adotando novas tecnologias, mas no fique fora do mercado por no querer inovar, utilize todas as ferramentas disponveis para objetivar seu trabalho.

8. Busque solues eficientes, seja inovador, aproveite as oportunidades Aproveite seu fator empreendedor, continue inovando, no deixa passar as oportunidades, se prepare, no procure apenas os problemas, direcione o foco para as solues

9. Escolha a ferramenta mais adequada para cada situao Anlise cada situao, para que voc no utilize as ferramentas disponveis de forma errada, ou seja, utilizar uma armadilha de urso para caar coelhos, pode exceder o custo de um projeto de gesto.

10. Solues tcnicas nem sempre podem ser implantadas Se no momento no se implantar uma determinada soluo, se prepare para que isso seja possvel no futuro.

11. Experincia em simulaes pode ser de serventia No tenha vergonha de testar, de simular determinadas situaes de projetos ou de gerenciamento. Nem todas as melhores prticas podem ser implantadas no seu sistema de gesto, ento simule diante das possibilidades.

12. Previso e realizao nem sempre saem como planejado Cuidado com as previses no gerenciamento, por isso precisamos de simulaes, para no trabalhamos na base do "achismo".

13. O uso de solues tecnolgicas inevitvel Use as ferramentas disponveis, no provado que investimento em informtica, lhe traga algum retorno garantido, mas utilize a tecnologia para melhorar todo seu gerenciamento.

14. Mas as dificuldades das pessoas devem ser consideradas... E no esquea do treinamento dos usurios. Na gesto de pessoas, lembre-se das individualidades (diversidades) das pessoas, de cada membro da equipe. Oferea condies para que possam desenvolver suas competncias.

15. Acredite em voc mesmo, tenha confiana, v at o fim


Quando voc trabalha com pessoas, se voc para algo no meio, voc perde a confiana do grupo, se voc trabalha com gesto de projetos voc precisa de um fim definido ou perder a caracterstica de projeto. Nunca desiste, continue simulando, tentando, testando, implantando, mas sempre visualize um fim.

Das könnte Ihnen auch gefallen