Sie sind auf Seite 1von 20

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012.

ISSN 2237-8758

1 GNEROS TEXTUAIS PARA A PRODUO DE TEXTOS ESCRITOS NO LIVRO DIDTICO Laice Raquel DIAS Universidade Federal de Gois Campus Avanado de Catalo laicerd@hotmail.com Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no intuito de observar se os gneros textuais para produo de textos escritos so encontrados no Livro Didtico de maneira a abranger as expectativas e direcionamentos propostos pelos PCNs, luz das definies de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2005, 2008). Palavras-chave: Gneros Textuais; Livro Didtico; Escola; Programa Nacional do Livro Didtico; Parmetros Curriculares Nacionais. 1 Introduo Entende-se por Gneros Textuais entidades de natureza sociocultural que materializam a lngua em situaes comunicativas diversas. um campo de estudo que tem recebido uma maior ateno nos ltimos anos, devido percepo de sua relevncia para o ensino de lngua portuguesa e funcionalidade na vida cotidiana, nas incontveis reas que esta abrange. No cenrio da educao, visualiza-se o livro didtico como principal instrumento utilizado pelo professor para mediar o ensino da Lngua Portuguesa e, em seu contexto, os Gneros Textuais. Constitui-se desta pesquisa a anlise dos Gneros Textuais para produo de textos escritos presentes no livro didtico do nono ano do ensino fundamental, como so trabalhados e a maneira como esto dispostos no livro, se alguns gneros so privilegiados e outros deixados de lado, no intuito de apontar as contribuies do Gnero Textual para o ensino/aprendizado de Lngua Portuguesa, tendo como principal referncia os apontamentos feitos pelos Parmetros Curriculares Nacionais. 2 Gneros textuais: uma apresentao geral O estudo dos gneros textuais teve maior ateno a partir do trabalho de Mikhail Bakhtin e seu crculo1 sendo considerado como referncia para a pesquisa sobre gneros at os dias atuais. Antes deste pesquisador, os estudos se concentravam na rea da retrica, gramtica e literatura sem, no entanto, a devida preocupao com a natureza lingstica do enunciado (BAKHTIN, 2000, p.280). Podem ser destacados como tambm colaboradores nos estudos sobre gneros: Bernard Schnewly, Joaquim Dolz, Luiz Antnio Marcuschi, Roxane Rojo, Rosngela Hammes Rodrigues, entre outros. Marcuschi (2005, p.19) aponta os gneros textuais como entidades sciodiscursivas e formas de ao social incontornveis de qualquer situao comunicativa. Assim, os gneros surgem como formas da comunicao, atendendo a necessidades de expresso do ser humano, moldados sob influncia do contexto histrico e social das diversas esferas da comunicao humana. Tendo isso em vista, nota-se que os gneros so dinmicos e
Entende-se como o crculo de Bakhtin os pesquisadores contemporneos a ele que desenvolveram com este autor trabalhos e estudos. Nesta pesquisa, deste crculo, apenas Bakhtin ser apresentado devido a sua repercusso no campo dos gneros e porque atribuda a ele a autoria a maioria dos textos produzidos pelo crculo. Ver Rodrigues (2005, p.154).
1

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

2 podem se modificar com o passar do tempo, bem como tambm podem surgir e desaparecer e se diferenciar de uma regio, ou cultura, para outra. O grande desenvolvimento da tecnologia, por exemplo, resultou numa srie de novos gneros que atendem s inmeras situaes comunicativas que surgiram, como o e-mail, as conversas por computador, os recados de orkut, etc. Para Bakhtin (2000) os gneros materializam a lngua. A lngua, por sua vez, est vinculada vida. Os gneros portam-se, ento, com o elo entre a lngua e a vida. Os gneros textuais so de uma heterogeneidade imensa, variam do simples dilogo informal at as teses de doutorado, por exemplo. De acordo com Marcuschi (2008) no h comunicao que no seja feita atravs de algum gnero. Nesse sentido, Bakhtin (2000) afirma que os gneros esto no dia a dia dos sujeitos falantes, os quais possuem um infindvel repertrio de gneros, muitas vezes usados inconscientemente. At nas conversas mais informais, por exemplo, o discurso moldado pelo gnero. por tamanha importncia, que os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propem que no ensino de lngua portuguesa estejam presentes os gneros textuais, de maneira que:
Nessa perspectiva, necessrio contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gneros, e no apenas em funo de sua relevncia social, mas tambm pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gneros so organizados de diferentes formas. A compreenso oral e escrita, bem como a produo oral e escrita de textos pertencentes a diversos gneros, supem o desenvolvimento de diversas capacidades que devem ser enfocadas nas situaes de ensino. preciso abandonar a crena na existncia de um gnero prototpico que permitiria ensinar todos os gneros em circulao social. (BRASIL, 1998, p.23, 24)

Tomando a perspectiva apontada pelos PCNs, faz-se necessrio que, nesta pesquisa, sejam observadas com maior ateno, para a compreenso clara da definico de gneros textuais, as abordagens de Marcuschi (2005, 2008) e Bakhtin (2000), dadas suas respectivas influncias no campo dos estudos sobre gneros: Marcuschi, por ser o principal referencial deste trabalho e Bakhtin, por sua grande representao e influncia, no s para Marcuschi, mas para todo estudo sobre gneros. 3 A abordagem de Bakhtin Encontra-se em Bakhtin (2000) que o ser humano em quaisquer de suas atividades vai servir-se da lngua e a partir do interesse, intencionalidade e finalidade especficos de cada atividade, realizar enunciados lingsticos de maneiras diversas. As esferas de atividade humana (esferas sociais de comunicao ou ainda, esferas comunicativas) so variadas e, para cada uma delas, tem-se condies comunicativas suscitadas para atender a necessidade do ser humano de expressar-se. importante esclarecer que as esferas mencionadas se caracterizam como formas de organizao e distribuio dos diferentes papis e lugares sociais nas instituies e situaes em que se produzem os discursos. As condies comunicativas das esferas sociais (cientfica, ideolgica, oficial, cotidiana, etc) produzem seus tipos relativamente estveis de enunciados (BAKHTIN, 2000, p.279), a estes, Bakhtin (2000) chama de gneros do discurso ou discursivos. Para este autor, os gneros do discurso materializam a lngua. A lngua, por sua vez, est vinculada vida. Os gneros portam-se, ento, como entre a lngua e a vida. Os gneros discursivos esto presentes em todos os atos de comunicao feitos por meio da fala ou da escrita. que se observa em Bakhtin (2000, p.279) quando este autor aponta que a utilizao da lngua se d atravs de enunciados pertencentes a uma esfera da

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

3 atividade humana e que refletem os objetivos comunicativos dessas esferas, os gneros so os tipos, as formas como os enunciados so utilizados. Os gneros esto no dia-a-dia dos sujeitos falantes, os quais possuem um infindvel repertrio de gneros, muitas vezes usados inconscientemente. At nas conversas mais informais, por exemplo, o discurso moldado pelo gnero. Nesse sentido, Bakhtin (2000) afirma que os enunciados so formados por contedo temtico, estilo verbal e construo composicional, o que torna a concepo de cada um imprescindvel para a compreenso da proposta de gneros discursivos deste autor. A esse respeito Rodrigues (2005, p.167) diz que o tema refere-se a objetos do discurso. O contedo temtico , ento, o assunto de que vai tratar o enunciado em questo, a mensagem transmitida. O estilo verbal caracteriza-se pela seleo dos recursos lxicos, fraseolgicos e gramaticais da lngua, ou seja, leva em conta questes individuais de seleo e opo: vocabulrio, estruturas frasais, preferncias gramaticais. Por fim a construo composicional formada pelos procedimentos composicionais para a organizao, disposio e acabamento da totalidade discursiva e da relao dos participantes da comunicao discursiva. Ela alude estrutura formal propriamente dita. Bakhtin (2000, p.285), ao denominar os gneros do discurso como tipos relativamente estveis de enunciados, mostra que tais tipos podem sofrer modificaes. As sociedades se desenvolvem, sofrem influncias de outras culturas, ou de outros tantos fatores com que a lngua tem relao direta, ou simplesmente mudam com o passar do tempo. Para este autor:
As mudanas histricas dos estilos da lngua so indissociveis das mudanas que se efetuam nos gneros do discurso.(...) Os enunciados e o tipo a que pertencem, ou seja, os gneros do discurso, so correias de transmisso que levam a histria da sociedade histria da lngua.

A alterao dos gneros , portanto, inevitvel, pois estes esto relacionados s prticas sociais, de modo que as mudanas na vida social implicam mudanas nos gneros. Sendo assim, fundamental perceber o gnero como um produto social e como tal, heterogneo, variado e suscetvel a mudanas. A heterogeneidade dos gneros imensa, afinal cada esfera da atividade humana produz gneros que lhe so necessrios. Tendo em vista as incontveis relaes sociais presentes em cada cultura e como conseqncia a enorme variedade de gneros, Bakhtin (2000, p.280) os divide em dois grupos: primrios e secundrios.
No h razo para minimizar a extrema heterogeneidade dos gneros do discurso e a conseqente dificuldade quando se trata de definir o carter genrico do enunciado. Impor, nesse ponto, levar em considerao a diferena essencial existente entre o gnero do discurso primrio (simples) e o gnero do discurso secundrio (complexo).

Os gneros primrios relacionam-se s situaes comunicativas cotidianas, espontneas, informais, como a carta, o bilhete, o dilogo cotidiano. Outro aspecto que se observa nos gneros primrios sua funo imediata, a qual Rodrigues (2005, p.169) chama ideologia do cotidiano (as ideologias no formalizadas e sistematizadas). Os gneros secundrios se constituem como situaes comunicativas mais complexas. Esses gneros esto no mbito das ideologias formalizadas e especializadas, que, uma vez constitudas medeiam as interaes sociais: na esfera artstica, cientfica, religiosa, jornalstica, escolar etc (RODRIGUES, 2005, p.169). Trata-se, ento, do uso mais elaborado da linguagem para construir uma ao verbal em situaes de comunicao mais complexas.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

4 De acordo com Bakhtin (2000), os gneros secundrios podem absorver e modificar os gneros primrios, justamente porque os secundrios possuem um grau de complexidade maior. Desta feita, quando um gnero primrio incorporado por um secundrio, ele passa a fazer parte do gnero secundrio e a sua relao com a realidade ser tambm a partir de sua localizao no gnero complexo. Bakhtin (2000, p.281) relata essa transmutao dos gneros primrios da seguinte maneira:
Durante o processo de sua formao, esses gneros secundrios absorvem transmutam os gneros primrios (simples) de todas as espcies, que se constituram em circunstncias de uma comunicao verbal espontnea. Os gneros primrios, ao se tornarem componentes dos gneros secundrios, transformam-se dentro destes e adquirem uma caracterstica particular: perdem sua relao com a realidade existente e com a realidade dos enunciados alheios(...).

importante lembrar que a matria dos gneros primrio e secundrio a mesma: os enunciados verbais. O que os diferencia o grau de complexidade e elaborao em que se apresentam. Ainda sob o olhar bakhtininano dos gneros discursivos, tem-se a idia de que a comunicao humana o fruto da necessidade que os indivduos tm em expressar-se. Assim, a classificao de emissor aquele que fala e receptor aquele que ouve fica comprometida. Bakhtin (2000, p.291) prope que: A lngua s requer o locutor apenas o locutor e o objeto de seu discurso, e se, com isso, ela tambm pode servir de meio de comunicao, esta apenas uma funo acessria, que no toca sua essncia. A partir dessa tica, tem-se o que Bakhtin (2000, p.290) chama de atitude responsiva ativa, caracterizada pelas inferncias que o receptor faz durante um processo comunicativo real. Essa postura ativa, que torna o receptor tambm um emissor, se d pela compreenso do discurso que apresentado, porque toda compreenso prenhe de resposta e, de uma forma ou de outra, forosamente a produz: o ouvinte torna-se locutor (BAKHTIN, 2000, p.290). necessrio, aqui, lembrar que nem toda resposta um ato fnico. Para Bakhtin (2000) ela pode vir como uma ao, por exemplo, quando um soldado ouve uma ordem de seu superior, a compreende e executa. Pelo que foi contemplado anteriormente, a perspectiva bakhtininana acerca dos gneros discursivos se caracteriza, ento, por relacionar a comunicao humana, que feita atravs dos gneros, a influncias histrico-sociais atendendo a objetivos especficos das esferas sociais existentes nas culturas. Nas palavras de Rodrigues (2005, p.166), os gneros so sim produtos culturais, mas so antes uma atividade social de linguagem, modos de significar o mundo (os gneros apresentam uma viso do mundo). Como modos sociais de ao (atos sociais) e de dizer, os gneros regulam, organizam e significam a interao. 4 A abordagem de Marcuschi Luiz Antnio Marcuschi trata o estudo dos Gneros Textuais como algo antigo. Marcuschi (2008, p.147 e 148) traa um histrico da primeira noo de Gnero Textual, ou Discursivo, mais sistematizada, com Aristteles, em que h trs Gneros de Discurso Retrico: discurso deliberativo com a funo de aconselhar ou desaconselhar , discurso judicirio para acusao, defesa e reflexo sobre os fatos passados e o discurso demonstrativo utilizado para elogio ou censura, expresso em tempo presente. A partir desse olhar, Marcuschi (2008, p.149) apresenta sua definio de Gneros Textuais, que, em suma, mostra-os como formas de ao social. Mas, como este autor mesmo coloca, a definio formal dos Gneros algo muito difcil. quando ele prope que,

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

5 dependendo do sentido em que se observa, os Gneros Textuais podem ser: uma categoria cultural, um esquema cognitivo, uma forma de ao social, uma estrutura textual, uma forma de organizao social e/ou uma ao retrica. Marcuschi (2008) sugere esse ponto de vista abrangente baseado no fato de que os Gneros Textuais so entidades scio-discursivas imprescindveis a qualquer situao comunicativa, seja ela escrita ou verbal. De acordo com esse autor, impossvel no se expressar atravs de textos. Os Gneros Textuais se configuram como textos sciocomunicativos utilizados no dia-a-dia. Seguindo esta linha de raciocnio, pode-se dizer que toda comunicao ocorre por meio de Gneros textuais.
Assim, toda a postura terica aqui desenvolvida insere-se nos quadros da hiptese scio-interativa da lngua. neste contexto que os gneros textuais se constituem como aes scio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo. (MARCUSCHI, 2005, p.22)

Como entidades scio-discursivas, os Gneros manifestam, inclusive, as regras de funcionamento e at de controle da sociedade. Segundo Marcuschi (2008), nota-se que determinados Gneros expressam o exerccio do poder social e cognitivo realizados por alguns segmentos dando maior ou menor legitimidade ao discurso. Nota-se, por exemplo, que os textos passados de simples dizeres para um artigo cientfico, uma publicao em alguma revista especializada ou em um jornal, ganham maior reconhecimento. Fato este que ocorre porque, os gneros citados anteriormente artigo cientfico, revista especializada e jornal possuem uma srie de caractersticas que a sociedade letrada considera importantes num trabalho sobre algum tema. Quanto a isso, Marcuschi (2005, p.29) afirma: ...os gneros textuais operam, em certos contextos, como formas de legitimao discursiva, j que se situam numa relao scio-histrica com fontes de produo que lhes do sustentao muito alm da justificativa individual. Faz-se pertinente ressalvar, ento, que no so os Gneros que controlam uma sociedade. Eles apenas materializam as aes comunicativas e estas que so produzidas por determinada forma de organizao social, o que reitera a idia de Gneros como produtos sociais. 4.1 Gnero textual, tipo textual e domnio discursivo Encontra-se em Marcuschi (2008) uma diferenciao entre Gnero Textual, Tipo Textual e Domnio Discursivo. O autor faz questo de deix-los bastante claros porque so termos que permeiam a pesquisa sobre Gneros. Segue a concepo de cada um separadamente a fim de que seja possvel perceber suas diferenas. Os Gneros Textuais tratam da materializao dos textos em situaes comunicativas. Caracterizam-se muito mais por sua funcionalidade na ao de comunicar-se que por uma seqncia lingstica. Marcuschi (2005, p.30) observa: Os gneros no so entidades naturais como as borboletas, as pedras, os rios e as estrelas, mas so artefatos culturais construdos historicamente pelo ser humano. Por se embasarem nas culturas humanas, os Gneros podem variar de uma sociedade para outra, com toda certeza variam de um contexto histrico para outro e so ainda capazes de surgir, se modificar e desaparecer. So exemplos de Gneros: carta pessoal, reportagem, e-mail, sermo, receita culinria, bilhete, piada, edital de concurso, dilogo informal, bula de medicamento, resenha, inqurito policial, conversas por computador, etc. Os Tipos Textuais, por sua vez, so caracterizados por se apresentarem como seqncias lingsticas. Marcuschi (2008, p.154) chama-os de modos textuais. Sua formao marcada por aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

6 (2005, p.22). um conjunto bastante limitado, abrangendo as categorias de narrao, argumentao, descrio, exposio e injuno. Um texto classificado como pertencente a alguma dessas categorias quando h predominncia de elementos que as caracterizam. Assim, o texto pode no apresentar em seu contedo um nico tipo textual, e o que, de fato, mais acontece. A presena de mais de um tipo no texto um assunto que ser tratado com maior especificidade posteriormente nesta pesquisa. Nota-se, portanto que a flexibilidade encontrada nos Gneros no faz parte da categoria dos Tipos, sendo que os Gneros abrangem uma quantidade muito maior e so quase incontveis. O Domnio Discursivo abrange uma esfera de comunicao que no se restringe a um nico Gnero, podendo resultar no surgimento de vrios deles em dada rotina comunicativa. De acordo com Marcuschi (2008, p. 194)
...entendemos como domnio discursivo uma esfera da vida social ou institucional (religiosa, jurdica, pedaggica, poltica, industrial, militar, familiar, ldica, etc.) na qual se do prticas que organizam formas de comunicao e respectivas estratgias de compreenso.

Diz-se ainda dos Domnios Discursivos que cada campo social ou institucional possui seus modelos de comunicao de acordo com suas necessidades. Esses modelos so os gneros textuais e os campos sociais so os domnios. Assim os gneros esto contidos no Domnio Discursivo. O autor coloca ainda que alguns Gneros podem fazer parte de mais de um Domnio Discursivo, enquanto outros no possuem a mesma flexibilidade. A partir dessa observao constata-se que em certos ambientes circulam determinados Gneros e em outras situaes so utilizadas modalidades discursivas completamente diferentes. Isso ocorre porque os Domnios Discursivos consolidam-se atravs de um contexto histrico-social e organizam as prticas sociais comunicativas. Entende-se a partir da reflexo apresentada que, tipo, gnero e domnio discursivo harmonizam-se no texto de maneira que este escrito sob determinada forma lingstica, ou seja, tipo textual, atende a um objetivo comunicativo e por isso pertence a um gnero, e est compreendido em uma esfera social da qual o gnero faz parte, o domnio discursivo. 4.2 Gneros orais e escritos Os Gneros podem ser encontrados nas formas oral e escrita. Pode-se dizer, da oralidade, que marcada por um saber social comum de como empregar os Gneros. De acordo com Marcuschi (2008), mesmo que o falante no possua uma saber tcnico ele capaz de se comunicar e ser compreendido por seu interlocutor. Algo que acontece porque os Gneros textuais no so criados por um falante, eles resultam de formas socialmente maturadas em prticas comunicativas na ao linguageira (MARCUSCHI, 2008, p.189). assim que algumas formas lingsticas so facilmente reconhecidas, por estarem histrico e socialmente j consagradas como marcas de alguns Gneros. o caso de expresses como: era uma vez (designando o incio de uma narrativa); adicione duas claras em neve (para uma receita culinria); al, quem fala? (numa ligao telefnica); entre outros tantos exemplos. Marcuschi (2008) coloca que os estudos sobre os Gneros orais so ainda escassos e recentes, mas que necessrio realiz-los justamente por estarem diretamente ligados com o conhecimento comum dos falantes. Os Gneros escritos esto presentes com intensidade nas culturas letradas e compem um campo mais aberto de pesquisa, j que os estudos so suscitados nestas culturas.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

7 Ao produzir um texto escrito, em determinado Gnero, o indivduo condicionado a escolhas e no tem total liberdade para produzi-lo. Isto ocorre porque h determinados parmetros lexicais, formais e caractersticos dos Gneros escritos que limitam a ao de quem escreve. Por outro lado, plausvel que o indivduo seja criativo em suas escolhas e saiba aplicar no texto as variedades que lhe so possveis. A escrita tambm consagrada por legitimar os discursos. Como entidades que refletem as situaes sociais de uma sociedade, no poderia ser diferente no mundo letrado coordenado pela palavra documentada. Os Gneros orais e escritos relacionam-se. Para compreender essa relao, Marcuschi (2008) esclarece o que os difere. Expressar um Gnero atravs da fala no garante que ele pertena a essa esfera, e o mesmo vale para o escrito. O que d tal classificao para o Gnero a forma em que se originou. Um texto jornalstico, por exemplo, no deixa de ser um texto escrito s porque foi apresentado em um telejornal. Vale salientar que, embora se relacionem, fala e escrita no so idnticas. H Gneros pertencentes s culturas orais que jamais entraro nas culturas tipicamente escritas e vice-versa. H tambm que se atentar para o fato de que, nem sempre, a fala reproduzir a escrita ou a escrita reproduzir a fala. preciso compreender que a relao entre essas duas maneiras de comunicar-se permite que caminhem juntas sem anular as peculiaridades de uma ou outra. 4.3 Intergenericidade Marcuschi (2008) aponta que os Gneros Textuais no podem ser considerados estanques, mas sim como entidades dinmicas da materializao de aes comunicativas. No absurdo, portanto, dizer que eles podem se hibridizar a fim de atingir certos objetivos comunicativos. Koch e Bentes (2007, p.64) reforam esse conceito, colocando que em diversas situaes utiliza-se gnero(s) pertencentes a outras molduras comunicativas, evidentemente, com o objetivo de produzir determinados efeitos de sentido. Afirma ainda que o autor dos textos em que a intergenericidade est presente, ao utilizar-se deste artifcio, pressupe um conhecimento prvio, por parte de seus leitores, dos gneros que lhes so apresentados. Estar a par do contexto em que o texto foi produzido tambm de extrema relevncia. Caso no haja esta noo de gneros e contexto, no haver produo de sentido e, por conseguinte, comunicao. A partir desse ponto de vista tem-se que a intergenericidade se caracteriza por uma situao em que um Gnero assume a funo de outro. Marcuschi (2008) frisa bastante a questo da publicidade e do jornalismo, que se utilizam com freqncia deste recurso. Um artigo de opinio, por exemplo, pode vir em forma de poema, um texto publicitrio pode se apresentar como uma receita culinria e diversas outras possibilidades existem. O autor chama a ateno para a diferena entre a intergenericidade e a heterogeneidade tipolgica. A heterogeneidade tipolgica ocorre quando h presena de mais de um tipo no texto e, geralmente, um gnero no formado por um nico tipo textual. Observa-se em Koch e Bentes (2007, p.77) exemplos especficos de heterogeneidade tipolgica:
Assim, por exemplo, num conto ou num romance, vamos encontrar, a par das seqncias narrativas, responsveis pela ao propriamente dita (enredo, trama), seqncias descritivas (descries de situaes, ambientes, personagens), expositivas (intromisses do narrador); peas jurdicas como a petio inicial ou a contestao vo conter, normalmente, seqncias narrativas, descritivas, expositivas e argumentativas; num manual de

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

8
instrues encontrar-se-o, pelo menos, seqncias injuntivas e descritivas, e assim por diante.

Por conta dessa forma hbrida de se apresentar os textos vivem em interao constante, a identificao dos Gneros e sua classificao fica um tanto mais complexa, como argumenta Marcuschi (2008, p.166). Nesses casos o que predomina para denominao a funo exercida. 5 A escolha dos gneros para o ensino Como j foi dito anteriormente, os gneros textuais compem uma lista quase infindvel. , portanto, uma questo bastante delicada decidir quais deles colocar no currculo escolar. De acordo com Marcuschi (2008) no h gneros ideais para o ensino. Pode-se, entretanto, identificar exemplares genricos que permitem uma progresso no grau de dificuldade, partindo do mais simples para o mais complexo. Este autor tambm faz questo de frisar sua preocupao em que sejam escolhidos gneros voltados para a compreenso de textos e tambm para a produo, de forma cuidadosa, visto que so atividades que exigem habilidades diferenciadas. A grande variedade de gneros textuais levada em considerao tambm nos PCNs, e a escolha dos exemplares genricos a serem ensinados est intimamente relacionada com as habilidades de fala e escuta, leitura e escrita. Para tal, os PCNs propem quadros de agrupamentos de gneros que podem ser utilizados como orientao nesse processo de ensino. Tais agrupamentos de gneros so separados de acordo com a funo desejada (prtica de escuta e leitura e prtica de produo textual). So escolhidos, separadamente, gneros para linguagem oral e escrita. Para cada um dos dois tipos de linguagem, selecionam-se gneros das esferas literria, de imprensa, de divulgao cientfica e de publicidade. De acordo com os PCNs (Brasil, 1998) o aluno que dominar os gneros de circulao nesses quatro aspectos ter alcanado os objetivos de ensino propostos. Sendo o foco deste artigo a produo escrita, ser apresentado apenas o quadro com os agrupamentos de gneros para a prtica de produo de textos orais e escritos. Segue, portanto, a tabela (BRASIL, 1998, p. 54):
GNEROS SUGERIDOS PARA A PRTICA DE PRODUO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS LINGUAGEM ORAL LINGUAGEM ESCRITA LITERRIOS . cano LITERRIOS . crnica . textos dramticos . conto . poema

DE IMPRENSA

. notcia . entrevista . debate . depoimento

DE IMPRENSA

. notcia . artigo . carta do leitor . entrevista

DE DIVULGAO

. seminrio . debate

DE DIVULGAO

. relatrio de experincias

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

9
CIENTFICA CIENTFICA . esquema e resumo de artigos ou verbetes de enciclopdia

Quanto produo de textos escritos, existe a preocupao de que o autor (aluno) saiba o que dizer, a quem dizer e como dizer. Esses aspectos so desenvolvidos medida que o educando entra em contato com diferentes estruturas composicionais atravs da transcrio (cpia), reproduo (parfrase, resumo etc.), decalque (carta comercial, pardia etc.) e da prpria produo textual escrita. A ordem para a aplicao didtica das estruturas composicionais no precisa ser, necessariamente, a que foi apresentada acima. O que no se pode perder de vista a necessidade de iniciar e terminar o ensino de um gnero com uma produo do aluno, para avaliar e valorizar o que foi, de fato, aprendido. 6 Breve anlise da abordagem de gneros para produo textual escrita no livro Novo Dilogo do nono ano do ensino fundamental Tendo observado a definio dos gneros textuais e a orientao dos PCNs para a seleo dos mesmos para o ensino, necessrio, agora, voltar o olhar para o Livro Didtico, a fim de constatar, ou no, se a direo apontada pelos PCNs a mesma que o livro indica. O livro didtico da Coleo Novo Dilogo, tem como autoras Eliana Santos Beltro e Tereza Gordilho e faz parte da 1 edio, de 2006, da editora FTD. Tem ilustraes de Rogrio Borges, Marcos Guilherme Miadaira , Walter Caldeira e Ricardo Dantas. Novo Dilogo dividido por mdulos e subdivide os assuntos a serem tratados por ttulos, indicando o que ser feito naquele momento, como: Trabalhando a gramtica, Dialogando com o texto, etc. (ver anexo 1). Convencionou-se, nesta pesquisa, chamar de sesso cada recorte incorporado por esses ttulos, a fim de facilitar o tratamento diferenciado das partes do livro. O primeiro fato que chama a ateno no Livro Ddtico (LD) referenciado a quantidade de cores e ilustraes contidas nele. So realmente abundantes e usadas das mais variadas formas: fotos, desenhos, recortes de jornais, fundos de pginas coloridos... (ver anexo 2). O livro comea um novo contedo sempre com o nmero do Mdulo (tambm chamado de Unidade em outros LDP) e uma frase sobre o tema central que ser ali discutido. Segue, logo aps, um ou mais textos, e nem sempre o texto principal. No primeiro captulo, por exemplo, h a apresentao de dois pequenos textos, uma atividade, e s ento colocado o primeiro texto principal. Os textos principais vm acompanhados de pequenas introdues, sempre escritas de maneira a instigar a curiosidade para a leitura do texto que as segue e, para isso, contam com o design das letras em tamanho maior e formato diferente do texto. H depois uma sesso de atividades sobre o texto, ou textos principais como no texto 1 do mdulo 2 conforme o anexo 3. Essa sesso chamada de Dialogando com o texto. H tambm outras atividades sobre textos em Ampliando o texto. Vale destacar que nos textos principais h um quadro falando sobre o autor e as atividades que seguem-se a estes textos possuem sugestes de leitura, e em alguns casos de filmes, do lado direito das pginas da direita, bem destacados em plano de fundo azul. Outra caracterstica deste LD a sesso Dialogando com a imagem, em que o aluno convidado a relacionar uma imagem apresentada com o tema em discusso no mdulo. Os contedos de prxis envolvendo a norma culta e sua gramtica encontram-se na sesso trabalhando a gramtica (anexo 4). Mesmo nesta sesso, as ilustraes so muitas

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

10 e usadas at com certa comicidade para a explicao de conceitos. Seguem-se, ento, os exerccios. Encontra-se neles mais textos e de variados gneros: tirinhas, crnicas, matria de revistas, etc. Ao longo do volume encontram-se tambm as sesses Trabalhando a ortografia e Trabalhando a linguagem, que abrangem questes sobre dvidas ortogrficas da norma padro e o estudo sobre a palavra, respectivamente. Por fim, cada mdulo termina com Produzindo textos, em que so apresentados os mais variados textos juntamente com propostas de produo. Esta sesso particularmente interessante por no s propor a produo, mas tambm por auxiliar na sua execuo, informando novos conceitos sobre gneros textuais, definindo-os de forma clara e sugerindo atividades de grupo que envolvam o novo gnero aprendido, alm de esclarecer em que suportes o gnero circula. A produo de textos escritos , particularmente, abordada com atividades bem elaboradas neste LD. Ao final de cada mdulo uma proposta de produo bem detalhada, apresentando textos referentes ao gnero que ser executado na atividade e descrevendo passo a passo como elaborar o texto. Algumas em grupo, outras individuais, as sugestes para produo so um ponto de apoio para o professor, visto que se estabelecem como um projeto, bem planejado e pronto para ser executado, que no toma grande tempo de elaborao para o docente, apenas o necessrio para preparar uma aula comum. No anexo 5, pode ser observado um exemplo completo de uma dessas propostas de atividade. So os gneros propostos para elaborao de textos escritos: crnica, resenha crtica e mural, carta do leitor, resumo, arquivo pessoal e carta de apresentao, e poesia. Vejamos como as autoras propem as atividades com estes gneros. No primeiro momento, feita a apresentao do conceito do gnero, logo aps so informados trs passos. A cada passo so colocados textos que auxiliam na compreenso do gnero e da atividade, at que esta se conclua no terceiro passo. Para a produo da crnica, por exemplo, no mdulo 1 ((BELTRO e GORDILHO, 2006, p. 32), as autoras promovem a definio de crnica; depois propem uma comparao entre crnica e notcia, com o intuito de promover a compreenso da diferena entre os dois gneros; indica exerccios que fixam a comparao entre os gneros citados e o conceito de crnica para o aluno. Vale frisar que no LD ficam tambm bastante claros os suportes que incorporam o gnero em questo, para qu e onde o gnero usado. O passo dois dedica-se escrita do texto, onde, mais uma vez h textos propostos e atividades. Somente ao final dos exerccios a proposta de produo concretizada. E, por fim, no passo trs, Beltro e Gordilho (2006) sugerem a organizao de uma coletnea com os textos escritos pela turma e a leitura desses textos em pequenos grupos. As sesses Produzindo textos so, deveras, muito criativas e bem explcitas. Entretanto, possuem a desvantagem de serem longas, um projeto que toma o tempo de vrias aulas. Outro aspecto a ser pontuado de que estas sesses so a nica proposta de produo que o LD apresenta. Os mdulos so extensos e, ao longo de um ano letivo, seriam apenas sete produes, um nmero baixo para um ensino que tem a produo como uma de suas prioridades. As autoras utilizam uma relativa variedade de gneros textuais no volume em questo. Os gneros aparecem em quase todas as sesses. So gneros encontrados neste LD: poema, crnica, tirinha, charge, propaganda, matria jornalstica, resenha crtica, debate, filme, carta do leitor, resumo, arquivo pessoal, carta de apresentao, letra de msica, conto. O que se percebe atravs desta breve anlise que j possvel identificar algumas das propostas dos PCNs, como a abordagem variada de gneros. A utilizao dos gneros, entretanto, ainda no realizada de forma ampla o suficiente para atingir os objetivos apontados tambm pelos PCNs. Faltam oportunidades para mais produes a fim de que, como orienta o documento supracitado, o professor possa avaliar uma primeira produo,

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

11 antes de iniciar o trabalho com um gnero e outra ao termin-lo. Contudo, possvel dizer que o LD Novo Dilogo caminha no sentido de oferecer a professores e alunos a oportunidade de um ensino de Lngua Portuguesa em que os gneros textuais tm seu merecido espao e relevncia. 7 Referncias bibliogrficas BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. Traduo: Maria Ermantina Galvo G. Pereira. 3.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BELTRO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Novo dilogo. 1 ed. So Paulo: FTD, 2006. BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua portuguesa. Braslia: MEC/SEF, 1998. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola Editorial, 2008. _______. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONSIO, A. P.; MACHADO, A. R.;
BEZERRA, M. A. (Org.). Gneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

RODRIGUES, Rosngela Hammes. Os gneros do discurso na perspectiva dialgica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J.L.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Dsirr. Gneros: teorias, mtodos e debates. So Paulo: Parbola Editorial, 2005.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

12

8 Anexos ANEXO 1 Imagem 1

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

13

Imagem 2

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

14

Anexo 2 Imagem 3

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

15

Anexo 3 Imagem 4

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

16

Imagem 5

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

17

Imagem 6

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

18

Imagem 7

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

19

Anexo 4 Imagem 8

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

20

Anexo 5 Imagem 9

Das könnte Ihnen auch gefallen