Sie sind auf Seite 1von 2

MEDINA, Nan Mininni. A Formao dos Professores em Educao Ambiental. Disponvel em <http//.www.cehcom.univali.br/educao/Form%Prof%20EA.doc>.

Acesso em: 07/02/2002 RESUMO O texto aborda a importncia da Educao Ambiental no processo de formao dos professores, e que ao longo do texto, so feitas algumas perguntas no sentido de mostra a necessidade de se trabalhar a educao ambiental na academia e como tambm no ensino fundamental. A autora deixa claro que preciso que os educadores busquem se capacitarem, pois a educao ambiental tem caractersticas especficas em nvel temticos, necessitando de uma metodologia prpria, para poder ser implantada nas instituies de ensino. A educao ambiental apresenta vrios conceitos que devem ser compreendidos com clareza para um correto desempenho de suas atividades e ao mesmo tempo torna-se um problema no sentido da complexidade dificultando a assimilao. Faz-se presente nas Diretrizes dos Parmetros Curriculares Nacionais que aborda a temtica como um tema transversal de relevante interesse social, que visa a atualizao e adequao dos currculos, porm a capacitao dos responsveis pela execuo destas inovaes absolutamente imprescindvel. A compreenso da educao ambiental muitas vezes se confunde com os contedos da Biologia, ou reduz a atividades pontuais como o dia do meio ambiente, do ndio, da rvore, ou visitas a parques ou reservas. No negamos a importncia destas atividades, mas dizer que elas so necessrias, mas no suficientes para construmos valores de meio ambiente e de tica. Vale salientar que a sensibilizao uma etapa inicial da educao ambiental, o entendimento das relaes ecolgicas e dos contedos da biologia e so imprescindveis para avana nos processos da educao ambiental, mas no educao ambiental, como a percepo das belezas da natureza, problemas ambientais de lixo, contaminao, mais todos esses elementos vem contriburem na compreenso da educao ambiental. Por outro lado, quando esses elementos causam apenas a sensibilidade no significa avano na compreenso da educao ambiental, e tambm no constri o pensamento de racionalidade ambiental para uma educao ambiental e o desenvolvimento sustentvel. A capacitao dos professores nas diversas reas de ensino fundamental, assim como, desenvolver nas instituies escolares e fora delas, com o apoio dos diferentes atores e organizaes sociais, estratgias educativas que contribuam para a formao de valores, com espacial ateno aos democrticos, os direitos humanos, a viso de gnero, a paz, a convivncia tolerante, o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais. Para que esses

objetivos sejam alcanados preciso que os professores no seu processo de capacitao vivam a experincia de educao ambiental para escolherem os contedos, as formas de avaliaes que sejam coerentes com as propostas da educao ambiental na docncia do ensino. Na promoo da capacitao tem sido realizado tanto por entidades governamentais como no governamentais causando um problema em virtude das diversas concepes de educao ambiental, sendo que muitas vezes no coincide com a concepo de educao ambiental dos PCNs a COEA/MEC, pois para evitar esses erros necessrio que os mesmo rgos escolham as entidades em realizarem a capacitao dos professores. O professor como sujeito que aprende em educao ambiental vem refleti na qualificao do ensino e da instituio escolar onde o resultado um ensino aprendizado de qualidade que incentiva a criatividade, mudanas de atitudes, a participao na procura e soluo dos problemas, um maior envolvimento dos pais assim como a participao da comunidade ativa e democrtica.

Das könnte Ihnen auch gefallen