Sie sind auf Seite 1von 7

INTRODUO:

Direito:

Conceito: conjunto de regras e princpios impostos coativamente pelo Estado que vo disciplinar a coexistncia pacfica dos seres em sociedade. Direito posto aquele vigente em um dado momento histrico. Subdivises: - Direito Interno: relaes internas ao territrio - Direito Internacional: relaes externas ao territrio - Direito Pblico: aquele que se preocupa com a satisfao do interesse pblico. Na busca desse interesse pblico ele regulamenta, define a atuao do Estado. - Direito Privado: aquele que se preocupa com os interesses dos particulares. Direito Pblico x Ordem Pblica: No so sinnimos! Uma regra de ordem de pblica aquela regra inafastvel, imodificvel pela vontade das partes. Toda regra de direito pblico tambm uma regra de ordem pblica, mas o inverso no verdadeiro: nem toda regra de ordem pblica regra de direito pblico (ex.: regras sobre capacidade civil, impedimentos matrimoniais, etc., so regras de direito privado e so inafastveis pela vontade das partes). Ou seja, tambm se encontram regras de ordem pblica no direito privado. O conceito de ordem pblica, portanto, mais abrangente do que o conceito de direito pblico.

Direito Administrativo:

As divergncias doutrinrias existentes tm como origem a discusso quanto ao objeto do Direito Administrativo. Inicialmente a Corrente Legalista ou Exegtica afirmava que o Direito Administrativo se preocupava somente com o estudo da lei seca. Esta corrente foi criticada porque s o estudo da lei pouco para ser o objeto do Direito Administrativo como um todo, seria preciso tambm o estudo de princpios para definir o objeto do DA. Por isso foram criados alguns Critrios ou Teorias para definir o Direito Administrativo: a) Critrio do servio pblico: o Direito Administrativo estudava todo o servio prestado pelo Estado, ou seja, se o Estado prestou o servio a matria era de DA, caso contrrio no era. No um critrio vlido no Brasil porque, na verdade, no todo servio prestado pelo Estado que ser objeto do DA e nem podemos falar somente em servios quando se fala em DA. (Questo AGU: Na Franca, formou-se a denominada Escola do Servio Pblico, inspirada na jurisprudncia do Conselho de Estado, segundo a qual a competncia dos tribunais administrativos passou a ser fixada em funo da execuo de servios pblicos - CORRETA).

b) Critrio do Poder Executivo: o DA no tem como objeto de estudo to somente o Poder Executivo. Tambm no um critrio vlido no Brasil. c) Critrio das Relaes Jurdicas: o DA estuda toda a relao jurdica do Estado. Tambm no admitida porque o DA no estuda todas, mas somente algumas relaes jurdicas (caso contrrio, no seria necessria a existncia dos demais ramos do direito).Existem temas tambm que no representam relaes jurdicas. d) **Critrio Teleolgico: trazido pelo doutrinador Osvaldo Aranha Bandeira de Mello (pai de CABM); um conceito aceito no Brasil, mas foi dito como insuficiente; segundo este critrio, o DA um conjunto harmnico de regras e princpios. mesmo um conceito muito simplrio. O conceito verdadeiro, mas insuficiente. O conjunto de princpios disciplina o qu? Os critrios que o sucederam foram sempre aceitos, mas sempre na tentativa de melhorar este critrio teleolgico. e) Critrio Residual ou Negativo: segundo este critrio, o DA definido por excluso o DA no se preocupa com a funo jurisdicional e nem com a funo legislativa do Estado, ele fica com a atividade residual. Tambm no um critrio suficiente. f) Critrio de distino da atividade jurdica e da atividade social do Estado: o DA se preocupa com a atividade jurdica e no com a atividade social do Estado, por isso preciso fazer uma distino entre elas. H atividades sociais do Estado sim, mas o DA se preocupa com a atividade jurdica do Estado, inclusive com o aspecto jurdico das atividades sociais (ex.: controle sobre as contas das bolsas escola, famlia, etc.) g) ***Critrio da Administrao Pblica: trazido pelo doutrinador Hely Lopes Meireles; o aceito no Brasil como mais completo, pois uma soma dos conceitos / critrios anteriores. Assim, de acordo com este critrio, pode-se afirmar que Direito Administrativo um conjunto harmnico de princpios e regras que rege os rgos pblicos, os agentes pblicos e as entidades pblicas, desde que estejam exercendo a atividade administrativa, realizando de forma direta, concreta e imediata, os fins desejados pelo Estado. PREVALECE! Este conjunto harmnico de princpios e regras nada mais do que o Regime Jurdico Administrativo. Quem estabelece os fins desejados pelo Estado o Direito Constitucional, o DA apenas executa, realiza os fins e objetivos do Estado. Por esta razo, estas duas disciplinas andam sempre juntas. Realizao direta, concreta e imediata: - A funo do Estado ser direta ou indireta se depender ou no de provocao. A funo administrativa direta porque no depende de provocao. A funo que depende de provocao a jurisdicional (a Jurisdio inerte). Ex. de funo indireta: separao. O direito Administrativo no se preocupa com a funo indireta, jurisdicional do Estado.

- A realizao de forma concreta exclui a funo abstrata do Estado; significa que a funo administrativa tem destinatrios determinados e produz efeitos concretos (ao contrrio da funo legislativa, que abstrata). - A funo imediata do Estado a atividade jurdica, que se diferencia da funo mediata, que aquela correspondente atividade social (o DA no se preocupa com o social). Os critrios que mais caem nos concursos so: critrio teleolgico, critrio do Poder Executivo e, claro, o critrio da Administrao Pblica.

Fontes do Direito Administrativo:

1) Lei em sentido amplo (qualquer espcie normativa) ateno: o nosso ordenamento jurdico, segundo a denominao do STF, tem uma estrutura escalonada, assim, as normas inferiores devem ser compatveis com as superiores, e todas elas devem ser compatveis com a CR/88. A esta idia de compatibilidade o STF deu o nome de relao de compatibilidade vertical. Ou seja, o ato administrativo tem que ser compatvel com a lei (direta) e tem que ser compatvel com a CR/88 (indireta). 2) Doutrina o resultado do trabalho dos estudiosos; no DA a doutrina muito divergente e, ainda, tem como tendncia ser mais universal, portanto, muitas vezes ela no esclarece todas as questes. Uma das causas da divergncia a falta de codificao, sendo o DA regulamentado por leis esparsas. Nesse contexto, surge a importncia da jurisprudncia para uniformizar o entendimento. 3) Jurisprudncia tem um carter mais nacionalista, mais local, por isso pode ser mais til. Jurisprudncia so julgamentos reiterados num mesmo sentido ( diferente de uma simples deciso isolada). 4) Costume no Brasil, costume nem cria crime e nem exime obrigao; nada mais do que a prtica habitual acreditando ser ela obrigatria. 5) Princpios Gerais do Direito so os princpios que compe o alicerce do nosso Direito; na sua maioria so regras implcitas (eles no precisam estar escritos) exs.: ningum pode beneficiar-se da prpria torpeza (no pagou o tributo porque no sabia); aquele que causar dano a outrem tem que indenizar; vedao ao enriquecimento sem causa.

Sistemas Administrativos Mecanismos de Controle:

Quem pode controlar os atos praticados pelo administrador? Sistemas: 1)Contencioso Administrativo ou Sistema Francs: segundo este sistema, quando o ato praticado pela Administrao, ele deve ser revisto pela prpria Administrao (em regra), admitindo-se, excepcionalmente, o controle pelo Poder Judicirio, em 5 hipteses (rol exemplificativo): - em caso de atividade pblica de carter privado: ex.: contrato de locao celebrado pelo Estado com o particular (ateno: mesmo sendo um contrato de regime privado, isso no dispensar o dever de licitar); - quando tratar-se de ao ligada ao estado das pessoas; - quando tratar-se de ao ligada capacidade das pessoas; - quando tratar-se de propriedade privada; - quando tratar-se de represso penal. Obviamente, no este o sistema adotado no Brasil. 2)Sistema de Jurisdio nica: predomina o Poder Judicirio, que quem decide em ltima instncia. Mas h tambm o julgamento pela Administrao (exs.: processo disciplinar, processo administrativo de trnsito, etc.) que, no entanto, no impede o controle pelo Judicirio, que ser sempre possvel. o adotado no Brasil. Ateno: a EC 7, de 1977 introduziu no Brasil o Sistema do contencioso administrativo, mas ele no saiu do papel, ou seja, o Brasil sempre teve na prtica o Sistema de Jurisdio nica.

Estado x Governo x Administrao:

Estado: uma pessoa jurdica de direito pblico; sob o ponto de vista constitucional, pessoa jurdica territorial soberana, uma nao politicamente organizada, dotada de personalidade prpria, sendo pessoa jurdica de direito pblico que contm seus elementos e trs poderes. ele que tem personalidade jurdica e tem aptido para ser sujeito de direitos e obrigaes. Obs.: nem sempre foi assim. Existia no Brasil a Teoria da dupla personalidade quando o Estado exercia atividade de natureza pblica, tinha natureza de direito pblico, quando exercia atividade de natureza privada, tinha natureza de direito privado. Mas esta Teoria est superada e no mais admitida no Brasil. Como ente personalizado, o Estado tanto pode atuar no campo do direito pblico, como no do direito privado, mantendo sempre sua personalidade de direito pblico.

Vale lembrar o conceito de Estado de Direito: como Estado, juridicamente organizado e obediente s suas prprias leis. O Brasil considerado um estado de direito. O Estado composto de trs elementos originrios e indissociveis: o povo (que representa o componente humano), o territrio (que a sua base fsica), e o governo soberano (que o elemento condutor do Estado, que detm e exerce o poder absoluto de autodeterminao e auto-organizao, emanado do povo). No se admite Estado independente sem soberania, isto , sem esse poder absoluto, indivisvel e incontrastvel de organizar-se e de conduzir-se, segundo a vontade livre de seu povo e de fazer cumprir as suas decises, inclusive pela fora, se necessrio. Governo: a direo, o comando do Estado (atividade poltica de ndole discricionria). Na maioria das vezes, quem est no comando o chefe do executivo. Para que o Estado seja independente, o governo precisa ser soberano. Soberania independncia na ordem internacional e supremacia na ordem interna (l fora eu fao o que quiser e aqui dentro quem manda sou eu). Obs: Estado de Direito aquele politicamente organizado e que obedece as suas prprias leis. Na verdade, o Governo pode ser definido em diversas vertentes: em sentido formal, Governo o conjunto de Poderes e rgos constitucionais; j no seu aspecto material, o complexo de funes estatais bsicas; e, num enfoque operacional, a conduo poltica dos negcios pblicos, estando constante a expresso poltica de comando, de iniciativa, de fixao de objetivos do Estado e de manuteno da ordem jurdica vigente, atuando, por meio de atos de soberania e atos de autonomia, como direo suprema dos interesses pblicos. Em resumo, uma atividade poltica e discricionria, representando uma conduta independente do administrador, como um comando com responsabilidade constitucional e poltica, mas sem responsabilidade profissional pela execuo. O nosso Estado, segundo a tripartio clssica de Montesquieu, dividido em 3 Poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio. (Ateno: Poderes do Estado de poderes da Administrao, que so os poderes hierrquico, regulamentar, disciplinar, e de polcia). Para cada Poder do Estado foram definidas algumas funes. Funo uma atividade em nome e no interesse de outrem. Funo pblica uma atividade em nome e no interesse do povo. Nossos administradores exercem funo pblica, ou seja, o direito e o interesse nosso, do povo, eles so meros representantes. Cada Poder tem funes principais (tpicas para as quais aquele Poder foi criado) e funes secundrias (atpicas - Ex. poder judicirio realizando concurso da magistratura funo administrativa; executivo editando MP).

Funes tpicas de cada Poder: - Legislativo legislar + fiscalizar (segundo alguns autores que esto incluindo esta funo de fiscalizar dentre as funes tpicas do PL); - Executivo administrar; executar o ordenamento vigente; - Judicirio julgar; aplicar coativamente a lei na soluo dos conflitos. Caractersticas de cada funo principal: - Funo legiferante: inova o ordenamento jurdico (somente esta funo tem este poder). Esta uma funo em regra abstrata, mas h, excepcionalmente, leis de efeitos concretos, que tm cara, procedimento e forma de lei, mas que em seu contedo no nada mais do que um ato administrativo. A funo legislativa tem carter geral, aplicvel erga omnes. Pode ser exercida diretamente, independentemente de provocao, o que, contudo, no impede a provocao. - Funo jurisdicional: no inova o ordenamento jurdico. concreta (o controle concentrado de constitucionalidade no a regra geral, mas a exceo). indireta, depende de provocao. Tem como caracterstica essencial a intangibilidade jurdica, ou seja, impossibilidade de mudana, imutabilidade, produo da coisa julgada (s o PJ tem esta caracterstica). - Funo executiva: no inova o ordenamento jurdico (a edio de MP funo atpica!). A atuao concreta. direta. revisvel pelo PJ (no que tange legalidade). Obs.: a expresso coisa julgada administrativa na verdade equivocada, quer dizer que no cabe mais recurso na via administrativa, mas no perante o PJ (no uma verdadeira coisa julgada). - Funo de governo ou poltica: utilizada para atos que no se classificam em nenhum dos atos anteriores. Ex. decretao de estado de defesa, estado de stio. Definida por Celso Antnio Bandeira de Melo. Administrao: Administrao e Governo so termos parecidos e, muitas vezes, confundidos, embora expressem conceitos diversos, nos vrios aspectos em que se apresentam. O Governo e a Administrao, como criaes abstratas da Constituio e das leis, atuam por intermdio de suas entidades (pessoas jurdicas), de seus rgos (centros de deciso) e de seus agentes (pessoas fsicas investidas em cargos e funes). Administrao todo o aparelhamento do Estado pr-ordenado realizao de servios, visando satisfao das necessidades coletivas. No pratica atos de governo; pratica atos de execuo, com maior ou menor autonomia funcional. Conforme a competncia dos rgos e de seus agentes, o instrumental de que dispe o Estado para colocar em prtica as opes polticas do Governo. A doutrina tambm coloca uma segunda utilizao para essa expresso, estabelecendo que a Administrao Pblica, de igual forma, pode ser conceituada como uma atividade neutra, normalmente vinculada lei ou norma tcnica, exercendo uma conduta hierarquizada, sem responsabilidade constitucional e poltica, mas com responsabilidade tcnica e legal pela execuo. Destarte, a Administrao tem poder de deciso somente na rea de suas

atribuies e competncia executiva, s podendo opinar sobre assuntos jurdicos, tcnicos, financeiros ou de convenincia administrativa, sem qualquer faculdade de opo poltica.

A Administrao, na verdade, tem duas acepes ou critrios: a) Critrio formal / orgnico / subjetivo: administrao pblica nada mais do que a mquina administrativa (rgos, agentes, bens que compem a estrutura); o instrumento que detm o Estado para por em prtica as decises polticas do Governo; o conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do Governo. Para muitos autores, inclusive, sinnimo de Estado, quando pensado em seu aspecto fsico estrutural. Assim, neste sentido, a expresso Administrao Pblica deve ser grafada com as iniciais maisculas. b) Critrio material / objetivo: administrao pblica significa atividade administrativa; atividade exercida nos limites da lei e da norma tcnica; o conjunto de funes necessrias para os servios pblicos. Neste sentido, a expresso administrao pblica deve ser grafada com todas as letras minsculas. HLM entende haver ainda um critrio operacional, que define a Administrao como o desempenho perene e sistemtico, legal e tcnico dos servios prprios do Estado ou por ele assumidos em benefcio da coletividade.

Atividade Administrativa:

a gesto de bens e interesses qualificados da comunidade, de mbito federal, estadual e municipal, segundo os preceitos do Direito e da Moral, visando ao bem comum. Representa toda atividade desenvolvida pela Administrao, protegendo os interesses da coletividade e decorre do fato de o Brasil ser uma repblica, em que toda atividade desenvolvida deve privilegiar a coisa pblica. A natureza da Administrao Pblica, enquanto atividade administrativa, de mnus pblico para quem a exerce, caracterizando-se como um dever de defesa, conservao e aprimoramento dos bens servios e interesses da coletividade, no se admitindo a liberdade para a perseguio de outros interesses.

Das könnte Ihnen auch gefallen