Sie sind auf Seite 1von 23

NAS MALHAS MICROFSICAS DO PODER: A (DES)CONSTRUO DO DISCURSO NA CRONSTICA DE LUS FERNANDO VERSSIMO

IN THE MESHES OF MICROPHYSICS OF POWER: THE (DE) CONSTRUCTION OF SPEECH IN LUIS FERNANDO VERISSIMOS CHRONICLES

Cloves da Silva JUNIOR*


Resumo: O presente artigo analisa algumas crnicas da obra O mundo brbaro e o que ns temos a ver com isso, de Lus Fernando Verssimo, a partir das teorias sobre as prticas microfsicas de poder, de Michel Foucault (2001) e de (des) construo do discurso, na perspectiva de Cleudemar Fernandes (2005). A pesquisa realizada de cunho bibliogrfico, e espera comprovar se as crnicas analisadas possibilitam a desconstruo do discurso/ poder. Palavras-chave: Desconstruo; Poder; Discurso. Abstract: This article examines some chronicles from Luis Fernando Verissimos book, O mundo brbaro e o que ns temos a ver com isso, from the theories of microphysical-practices of power, by Michel Foucault (2001) and (de) construction of discourse, from the perspective by Cleudemar Fernandes (2005). The research is bibliographic, and expects to prove that the analyzed chronicles allow the deconstruction of discourse/ power. Keywords: Speech. Deconstruction; Power;

Introduo A sociedade atua como um espao em que a linguagem/discurso est em constante mutao, haja vista sua natureza instvel. Os discursos so produzidos, aperfeioados, substitudos, excludos. E assim como o discurso, as prticas relacionais de poder tambm sobrevivem na sociedade. Invisivelmente, atingem e se originam a partir dos indivduos.

Especialista em Lngua Portuguesa, Literatura e Ensino pela Universidade Estadual de Gois, Unidade Universitria de So Lus de Montes Belos, Brasil. Contato: E-mail: cloves-jr@hotmail.com.

15

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

Nesse diapaso, possvel estabelecer um dilogo entre literatura e sociedade, visto que as construes literrias, em alguns momentos scio-histricos e literrios, aproximam-se mais ou menos da realidade. Para o corpus de anlise, foram escolhidas algumas crnicas da obra O mundo brbaro e o que ns temos a ver com isso, de Lus Fernando Verssimo, tendo em vista que as prticas de poder e o discurso se desenvolvem no seio da sociedade, e o gnero crnica foi escolhido por apresentar aspectos relacionados ao dia-a-dia, e tambm por retratar as vivncias dos seres humanos, de forma a observar a prtica do poder na literatura. Assim, faz-se necessrio estabelecer algumas noes sobre o exerccio do poder na sociedade e na literatura, bem como consideraes sobre o discurso, e sua (des) construo, para que seja possvel atrelar essas teorias no discurso literrio e verificar, in fine, se possvel desconstruir o discurso e a ideia de poder por meio das crnicas de Lus Fernando Verssimo. A constituio das relaes de poder na sociedade As prticas relacionais de poder se constituem das mais variadas formas e meios. O discurso miditico um exemplo disso, pois, segundo Bourdieu (2007), a mdia promove a domesticao do telespectador pela simples aceitao tcita de tudo aquilo que lhe transmitido. Os indivduos so levados a acreditar em algo, devido a sua capacidade de manipular os fatos, bem como a capacidade de oratria, de convencimento dos interlocutores televisivos, treinados para influenciar o pensamento e as ideias das pessoas, com o intuito, claro, de dominar os saberes inerentes a cada indivduo. Nesta linha de raciocnio, Bourdieu compreende que:
enquanto instrumentos [...] de comunicao e de conhecimento que os sistemas simblicos cumprem a sua funo poltica de instrumentos de imposio ou de legitimao da dominao, que contribuem para assegurar a dominao de uma classe sobre outra (violncia simblica) dando o reforo da sua prpria fora s relaes de fora que as fundamentam e contribuindo assim [...] para a domesticao dos dominados (BOURDIEU, 2007, p.11).

16

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

Na mdia, essa domesticao dos dominados ocorre a partir do momento em que o telespectador, em sua residncia, senta-se no sof, em frente televiso, e passa a aceitar tudo o que exposto, sem o mnimo interesse de contradizer aquilo que v e ouve. Dessa forma, o indivduo aceita como verdadeiras todas as proposies relatadas; logo, a mdia , para a sociedade, um meio de se conhecer a verdade sobre todos os assuntos.
Cada sociedade tem seu regime de verdade, sua poltica geral de verdade: isto , os tipos de discurso que ela acolhe e faz funcionar como verdadeiros; os mecanismos e as instncias que permitem distinguir os enunciados verdadeiros dos falsos, a maneira como se sanciona uns e outros; as tcnicas e os procedimentos que so valorizados para a obteno da verdade; o estatuto daqueles que tm o encargo de dizer o que funciona como verdadeiro (FOUCAULT, 2001, p. 12).

De certa forma, o discurso miditico, a partir das consideraes de Foucault, escolhe os tipos de discurso que acredita que sejam verdadeiros, fazendo com que os espectadores tambm acreditem naquilo que lhes relatado. Ou seja, a mdia promove o que lhe interessar, exercendo o seu poder para que a sua verso dos fatos seja a correta, manipulando e controlando todo o mecanismo de enunciao, incluindo o poder de persuaso. A hierarquia de poder vista como um grande organismo que faz da sociedade um corpo, e os indivduos agem como peas deste corpo maior. A partir disso, compreende-se que ao ser exercido, o poder necessita de que os indivduos trabalhem como peas da sociedade, que por sua vez bombeia e espalha este mesmo poder por todas as camadas populacionais. Pressupe-se que os indivduos sejam peas essenciais para a prtica de poder, pois por meio deles fluem as malhas do poder diretamente para a sociedade. Percebe-se que no existe algo unitrio e global chamado poder, mas unicamente formas dspares, heterogneas, em constante transformao. O poder no um objeto natural, uma coisa; uma prtica social e, como tal, constituda historicamente (MACHADO, 2001, p. X-XI), o que demonstra que o poder no uno, mas possui vrias formas desiguais e heterogneas, de acordo com o lugar de onde

17

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

emana, em constante transformao; no algo concreto, imutvel, sem evoluo. Pode-se considerar que o Estado exerce seu poder contra outras instituies e pessoas, no entanto, Foucault afirma que o poder no se relaciona somente nesse sentido, do Estado para o povo, mas caracteriza o fato de que as pessoas, na sociedade, exercem certo tipo de poder entre si. E esse poder tem movimento inverso, dependendo da situao na qual se encontra o indivduo. Nesse vis, da mesma forma que algum pode exercer o poder sobre outra pessoa, esta pode ter em suas mos uma carta na manga e chantagear aquele que h minutos atrs exercia o poder sobre este ltimo, comprovando o que foi comentado inicialmente. Deste modo, a sociedade age como o grande responsvel pela disseminao das estruturas de poder, passadas de indivduo a indivduo.
O interessante da anlise justamente que os poderes no esto localizados em nenhum ponto especfico da estrutura social. Funcionam como uma rede de dispositivos ou mecanismos que nada ou ningum escapa, a que no existe exterior possvel, limites ou fronteiras. Da a importante e polmica idia de que o poder no algo que se detm como uma coisa, como uma propriedade, que se possui ou no. No existe de um lado os que tm o poder e de outro aqueles que se encontram deles alijados (MACHADO, 2001, p. XIV).

Assim, percebe-se que o exerccio do poder no possui limites ou fronteiras. No possvel separar aqueles que exercem/possuem poder daqueles que no tm poder ou procuram no pratic-lo. As pessoas vivem em sociedade, e por isso no podem se ver excludas de certas relaes especficas do meio social, pois so interdependentes. Por isso, o poder no tem como ponto de partida ou originado somente por meio do Estado, mas se difunde e se origina em todos os setores da vida social, independentemente de situao econmica e social. Ao partir da premissa de que o poder se relaciona homogeneamente na sociedade, em diferentes ambientes e situaes, Foucault expe que:
O poder deve ser analisado como algo que circula, ou melhor, como algo que s funciona em cadeia. Nunca est localizado aqui ou ali,

18

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

nunca est em mos de alguns, nunca apropriado como uma riqueza ou um bem. O poder funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas os indivduos no s circulam, mas esto sempre em posio de exercer este poder e de sofrer sua ao; nunca so o alvo inerte ou consentido do poder, so sempre centros de transmisso. Em outros termos, o poder no se aplica aos indivduos, passa por eles (FOUCAULT, 2001, p. 183).

Qualquer pessoa tem, mesmo que seja uma mnima parcela, o poder em suas mos e executa-o, muitas vezes, sem perceber a relao de poder que transparece em suas aes no dia-a-dia. Embora se tenha discutido apenas uma viso parcial do poder, faz-se necessrio evidenciar que o exerccio do poder possui aspectos negativos e positivos. Primeiramente, o poder reprime e controla, porm, vai alm disso. Um de seus aspectos positivos que qualquer pessoa pode ser dono de um poder em virtude de um saber. Quando o indivduo se apropria de saberes, principalmente os sistematizados, ele se coloca acima de outros que no o possuem. Essa competncia d a ele regalias e direitos que ultrapassam os indivduos de sua classe que no comungam dos mesmos benefcios. Um exemplo disso o domnio da lngua portuguesa: aqueles que esto capacitados a utilizar a lngua oral e escrita em suas variadas formas e sentidos, de acordo com o contexto situacional em que est inserido em determinado momento, conseguem se sobrepor queles que no esto capacitados para isso. E por mais que haja uma ideia de que no deve haver preconceito lingustico, fato que a linguagem padro tem mais prestgio social do que a variante no padro. Enfim, por ser microfsico, o poder no somente uma caracterstica do mundo real. Tendo em mente o mundo literrio/ficcional, pode-se identificar traos de exerccio do poder na fico, pois, na literatura os personagens tm liberdade de dizer o que pensam e influenciar os acontecimentos de determinada obra. E esse poder advm de uma competncia adquirida pela apropriao de um saber, de algo novo.

19

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

Confluncia de vozes: a (des)construo do discurso Orlandi (1999 apud FERNANDES, 2005, p. 22) argumenta que a palavra discurso, etimologicamente, tem em si a idia de curso, de percurso, de correr por, de movimento. O discurso assim palavra em movimento, prtica de linguagem [...]. Dessa forma, o discurso est ligado s aes de movimento, e por isso, no pode ser analisado aqui ou ali, mas como um todo, assim como o poder constitudo na sociedade.
Discurso, [...] no a lngua, nem texto, nem a fala, mas que necessita de elementos lingsticos para ter uma existncia material. [...] discurso implica uma exterioridade lngua, encontra-se no social e envolve questes de natureza no estritamente lingstica. [...] o discurso no a lngua(gem) em si, mas precisa dela para ter existncia material e/ou real (FERNANDES, 2005, p. 20).

O discurso no algo concreto, no a lngua, texto ou fala, no entanto, necessita de todos esses elementos para constituir-se no meio social, local onde se propaga e se modifica constantemente em funo de formaes ideolgicas de um dado contexto social. O estudo do discurso considera, ento, no somente o que enunciado em algum momento, mas as possveis relaes entre o que foi enunciado e o novo discurso que ser proposto ou formulado pelo interlocutor. Para o senso comum, o discurso um pronunciamento poltico ou um texto bem elaborado com recursos de estilo, mais formal, culto. Isso nos leva a refletir que para as pessoas comuns, o discurso a enunciao, ou seja, tudo aquilo que proferido pelo indivduo, por meio da retrica. No entanto, ao adentrar o campo da lingustica, faz-se necessrio abandonar essas proposies para interpretar o discurso como objeto de estudo lingustico, pois ele no somente o ato de enunciar; exterior lngua, segundo Fernandes (2005). Logo, [...] analisar o discurso implica interpretar os sujeitos falando, tendo a produo de sentidos como parte integrante de suas atividades sociais. A ideologia materializa-se no discurso que, por sua vez, materializado pela linguagem em forma de texto (FERNANDES, 2005, p. 22). Assim, as ideias constitudas em cada indivduo so reproduzidas por meio de seus respectivos discursos, isto , suas opinies so inseridas no contexto discursivo, como forma de

20

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

expressar suas consideraes sobre um dado assunto ou acontecimento. Embora seja discurso de um sujeito, ele sempre vir perpassado de ideias alheias do meio social em que ele vive. Alm disso, como foi comentado, [...] os discursos no so fixos, esto sempre se movendo e sofrem transformaes sociais e polticas de toda natureza que integram a vida humana (FERNANDES, 2005, p. 22). Desse modo, sofrendo mutaes ideolgicas, assim como o mundo evolui, o discurso que de uma forma hoje, pode no s-lo amanh, dependendo da situao encontrada na sociedade, acompanhando a evoluo humana, bem como o lugar em que o sujeito se encontra e o espao no qual est em determinado momento, pois a ideologia predominante em certo local pode no ser aceita em outro. Pensando nisso,
O discurso tem existncia na exterioridade do lingstico, no social, marcado scio-histrico-ideologicamente. Na exterioridade do lingstico, no social, h posies divergentes pela coexistncia de diferentes discursos, isto implica diferenas quanto inscrio ideolgica dos sujeitos e grupos sociais em uma mesma sociedade [...] o sujeito, ao mostrar-se, inscreve-se em um espao socioideolgico e no em outros, enuncia a partir dessa inscrio; de sua voz, emanam discursos, cujas existncias encontram-se na exterioridade das estruturas lingsticas enunciadas (FERNANDES, 2005, p. 28).

Exterior ao lingustico, desenvolvido no social, o discurso carrega consigo certos traos que emanam da sociedade e outros traos histricos que fazem parte da tradio cultural de determinado lugar em um dado tempo, bem como os traos de ideologia e a posio do indivduo diante dos fatos. No meio social, percebe-se a existncia de vrios tipos de discursos de acordo com a ideologia de cada ser humano ou do grupo ao qual ele pertence. O sujeito discursivo, ao inserir-se na sociedade, expe sua ideologia e influenciado, por sua vez, por outras ideologias pertencentes a outros indivduos, gerando dessa forma, uma cadeia de discursos inseridos na sociedade; a interao pela linguagem. Outrossim, o sujeito discursivo possui traos de todos os discursos com os quais convive socialmente, ou seja, no ato da comunicao que

21

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

envolve emissor, receptor, mensagem e canal este sujeito usa elementos discursivos que podem ser encontrados em outros discursos, e que a partir desse momento, tambm passam a fazer parte do seu discurso, numa apropriao natural.
Compreender o sujeito discursivo requer compreender quais so as vozes sociais que se fazem presentes em sua voz. [...]. presena dessas diferentes vozes integrantes da voz de um sujeito, [...] denomina-se polifonia [...]. Face no uniformidade do sujeito, polifonia constitutiva do sujeito discursivo, temos a noo de heterogeneidade, que, em oposio homogeneidade, designa um objeto, no caso um ser, constitudo de elementos diversificados (FERNANDES, 2005, p. 35-36).

Comprovando esse pensamento, para compreender o sujeito discursivo necessrio descobrir quais vozes sociais, isto , quais discursos esto presentes em sua voz, em seus enunciados. Cunhado por Bakhtin, o termo polifonia [...] um princpio de estruturao em que as idias, os pensamentos, as palavras configuram um conjunto que se instaura por meio de vrias vozes, ecoando cada uma de maneira diferente (BAKHTIN, 1997, p. 316), e so essas vozes diversificadas que constituem o discurso do sujeito, a partir da noo de heterogeneidade. So discursos polticos, religiosos, referentes educao, medicina, discursos esportivos, enfim, uma vasta gama de vozes. Por essa razo, compreende-se que o sujeito discursivo no uniforme/homogneo, pois vrios discursos fazem parte do seu contexto social, juntamente com os elementos lingsticos diversificados inerentes ao seu grupo, e para compreender o discurso necessrio descobrir os motivos pelos quais ele foi proferido em determinada situao, buscando sua exterioridade. Na enunciao, uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos em conformidade com o lugar socioideolgico daqueles que a empregam (FERNANDES, 2005, p. 23), ou seja, de acordo com a ideologia do indivduo a palavra assume diferentes nveis semnticos, de forma que pode ser interpretada em vrios contextos situacionais. [...] o sentido de uma palavra, de uma expresso, de uma proposio, etc., no existe em si mesmo [...] mas, ao contrrio, determinado pelas posies ideolgicas colocadas em jogo no processo scio-

22

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

histrico no qual as palavras, expresses e proposies so produzidas (PCHEUX apud FERNANDES, 2005, p. 20). A partir disso, conclui-se que o sujeito discursivo manipula as palavras, os enunciados, compondo seu discurso no contexto social em que se encontra. Por isso, os enunciados assumem diversos sentidos que so determinados pela ideologia de cada espao no processo em que as expresses ou palavras so produzidas, formuladas. Percebe-se, ento, que a desconstruo do discurso ocorre quando outros discursos se sobrepem queles que j existiam. Por exemplo: certo indivduo se encontra em um cargo inferior de uma dada empresa; em seu contexto profissional ele ter um tipo de discurso respeitoso, servil, submisso que faa parte daquele momento e do local onde o sujeito discursivo est inserido, ou seja, que inerente a ele, sua posio, em contato com seus superiores; e ter outro comportamento com outros sujeitos discursivos da mesma classe, do mesmo meio. Contudo, diante de sua eficincia no trabalho desempenhado esse mesmo indivduo promovido a chefe de uma seo desta empresa. A partir desse momento, o discurso que antes era concebido pelo sujeito sobreposto, pois ao alcanar outro nvel no quadro de funcionrios, o sujeito discursivo capta para si outros discursos divergentes daqueles que faziam parte dele como funcionrio de um nvel menor. Isto , ocorre uma mudana de concepo de valores por parte do indivduo. Por fim, vale ressaltar que de acordo com Foucault (2009), os discursos que perpassam o meio social so controlados e ordenados por procedimentos de controle externos a interdio, a segregao e a vontade de verdade institudos pela prpria sociedade, os quais impem ao sujeito a ordem a ser seguida. Falar sobre a sexualidade, por exemplo, ainda um tabu para a sociedade, de modo que esse assunto no tratado em todos os lugares devido ao receio que os indivduos tm em relao ao tema. Logo, so impedidos de manifestar certos discursos e determinados lugares, caracterizando o primeiro procedimento de controle: a interdio. Alm disso, a sociedade separa quais so os discursos considerados como vlidos e aqueles que no so, tais como os discursos dos deficientes mentais, ou aqueles provenientes das pessoas de baixa renda, marginalizados pela sociedade, gerando a segregao.

23

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

E por ltimo, o procedimento da vontade de verdade, em que o acesso ao saber tambm controlado, distribudo de acordo com a inteno das instituies/organizaes. A partir disso, considerando todo o controle institudo, os sujeitos discursivos esquivam da expresso de sua ideologia, j que tudo controlado e desconstroi a ideia de livre-arbtrio. No entanto, mesmo com a ordem do discurso, existem pessoas que tentam driblar e desestabilizar as regras, gerando o discurso polmico, o qual aumenta o grau de persuaso no enunciado, no qual um destri o outro, a partir das ideologias pertencentes a cada indivduo e suas opinies sobre o assunto/situao. O texto literrio como espao de (des)construo dos saberes No discurso literrio as mesmas aes citadas no exemplo anterior, de certa forma, ocorrem, pois os personagens das histrias so construdos/idealizados de acordo com a posio que ocupam, passando a existir a partir do tempo/lugar em que se encontram, demonstrando a inteno do autor ao coloc-los em determinado local para que as personagens criem dadas situaes, configurando assim, o discurso intencional. Levando-se em conta as crnicas de Lus Fernando Verssimo, percebe-se que as mesmas possuem alguns discursos que persuadem o leitor a repensar certos assuntos, proporcionando, muitas vezes, uma mudana de opinio, tornando o texto mais polmico. A partir desse pensamento, Citelli (2000, p. 38-39), em seus estudos, retrata que o discurso polmico aquele que
cria um novo centramento na relao entre os interlocutores, aumentando o grau de persuaso. [...] os conceitos enunciados so dirigidos como num embate/debate. H uma luta, onde uma voz tender a derrotar outra. Nesse caso, o grau de polissemia tende a baixar, dado existir o desejo do eu em dominar o referente. O discurso polmico possui um certo grau de instigao, visto apresentar argumentos que podem ser contestados.

O discurso polmico aumenta o grau de persuaso no enunciado, no qual um destri o outro, a partir das ideologias pertencentes a cada indivduo e suas opinies sobre o assunto/situao.

24

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

O discurso, impregnado de muitos significados (polissemia) faz com que o sujeito discursivo domine o referente, isto , a mensagem a ser transmitida, de modo que o ser humano entenda aquilo que lhe vivel. Alm disso, os argumentos apresentados no discurso polmico podem ser contraditos, respondidos de outra forma, de acordo com a formao discursiva do sujeito, considerando os discursos que traz consigo. Sobre a possibilidade de desconstruo do discurso por meio da literatura, Roland Barthes (apud GAMA-KHALIL, 2010) compartilha e defende a ideia de que a linguagem literria a nica que possibilita o enfrentamento acirrado dos controles estabelecidos e consolidados pelos poderes da lngua e da sociedade. Isso explicado pelo fato de que, segundo Salvatore DOnofrio (2007), as personagens de fico so mais verdadeiras do que a pessoa real, visto que aquela pode exprimir livremente sua forma de pensar e agir, sem constrangimentos, visto que fruto da imaginao do autor; j a pessoa real, como se observa, oculta seus desejos e vive em funo daquilo que imposto pela sociedade, abandonando muitas vezes sua autenticidade e a liberdade de expresso. De acordo com Marisa Gama-Khalil (2010), o texto no literrio funciona de forma a fixar os saberes que todas as esferas sociais necessitam, bem como orden-los, ou seja, tem por funo a socializao do conhecimento cientfico-acadmico, por exemplo, das diversas reas. De outro lado, ainda segundo a autora, a literatura um espao de desconstruo desses saberes fixados no seio social. No texto literrio os saberes institudos so questionados, isto , no so verdades axiolgicas. O espao literrio cria sinestesias, um espao em que as palavras tm saber e sabor. As sinestesias metamorfoseiam os dizeres e instituem novos sentidos e gestos sobre as palavras (GAMA-KHALIL, 2010, p. 189). Desse modo, a partir de recursos expressivos, a literatura recria novos sentidos a partir do jogo com as palavras, as quais se transformam e originam um significado diferente daquele formulado. E essa polissemia que possibilita a (des)construo do poder e do discurso. Outrossim, a arte da palavra desenvolvida por Verssimo construda a partir dos recursos da comicidade e da ironia, retratando o

25

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

cotidiano da sociedade e as proezas dos seres humanos. Por este motivo, [...] a perspiccia em analisar a alma humana e suas (i)limitaes, revelando-as ao leitor de forma transparente, torna suas obras referncias para o estudo de algumas questes ligadas ao contexto brasileiro das duas ltimas dcadas do sculo XX (KONZEN, 2002, p. 96). Os acontecimentos das duas ltimas dcadas do sculo XX propiciaram a produo literria no campo da comicidade e da ironia para demonstrao e representao dos conflitos vida humana, por isso, as obras de Verssimo so utilizadas com bastante enfoque no estudo dessas questes apresentadas pela sociedade contempornea.
A comicidade est entre as caractersticas constantes em suas narrativas nas mais inusitadas formas. A descontrao em falar de qualquer tema, e uma viso slida sobre os fatos, revelam anlises inteligentes e precisas da vida cotidiana: a arte de Lus Fernando Verssimo reside, fundamentalmente, na capacidade de captar cenas, muitas vezes insignificantes primeira vista, e torn-las visveis e risveis, pelo emprego de recursos diversificados [...] como a pardia, a ironia, o sarcasmo, a alegoria, o nonsense, a inverso de papis, a transposio de situaes, et caetera (KONZEN, 2002, p. 96).

A respeito da comicidade e ironia utilizados por Verssimo, Konzen (2002) relata que
Lanando mo desses recursos, o autor realiza um processo de desautomatizao de esteretipos, desmistificando comportamentos alienados, compreendidos em sentido amplo. Alm disso, pretende-se discutir as relaes existentes entre esses artefatos literrios e outros textos a partir do conjunto de elementos presentes nas crnicas que apontam o modo como construda a representao do cotidiano. Suas narrativas possuem uma composio que articula de forma constante vrios planos [...] a partir dos quais pode inventariar, problematizar e discutir questes relativas s fronteiras do texto literrio com outras produes artsticas (KONZEN, 2002, p. 97).

Ao utilizar os recursos da comicidade e da ironia, Verssimo, por meio de suas crnicas, inicia um processo de desautomatizao de esteretipos, ou seja, sustenta a ideia de que as pessoas no precisam aceitar tudo o que lhes falam, pois nada automtico, mecnico,

26

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

incapaz de ser desfeito, j que no existe um padro de comportamento a ser cumprido. Nas suas crnicas, Verssimo desmistifica esses comportamentos alienados, advindos da sociedade como modelos prdefinidos, posto que a crnica, por retratar o cotidiano, serve de campo para a representao da sociedade. Por se tratar do cotidiano, as crnicas de Verssimo, assim como as outras, retratam claramente a linguagem coloquial/falada que d espao s manifestaes ideolgicas, a (des)construo do discurso, intercalando realidade e comicidade. Pensando nisso, Lus Felipe Ribeiro apud Konzen (2002) demonstra ainda que o dilogo no est presente apenas em obras de fico ou no cotidiano, mas onde houver discurso. A partir do discurso que so repassadas as verses de mundo, os questionamentos e suas respectivas respostas, enfim, os valores sociais. De acordo com Mikhail Bakhtin, cada enunciado pleno de ecos e reverberaes de outros enunciados, com os quais se relaciona pela comunho da esfera da comunicao verbal [...]. Por isso, as crnicas de Lus Fernando Verssimo apresentam vrias instncias caractersticas das concepes acima referidas, resultando na subverso das certezas e no questionamento da hierarquizao social presente nas relaes do cotidiano (apud KONZEN, 2002, p. 98) O enunciado, o discurso, so carregados de ecos e reflexos de vrios outros enunciados e discursos, conforme foi discutido no incio deste tpico, de forma que se relacionam e constroem o ato da comunicao. Desse modo, as crnicas de Verssimo provocam a subverso daquilo que as pessoas acreditam, bem como o questionamento da hierarquizao social presente no cotidiano, o que nos remete aos estudos de Foucault sobre o exerccio do poder. Em sua obra O mundo brbaro e o que ns temos a ver com isso, Verssimo, por meio de seu olhar crtico, analisa o comportamento do ser humano contemporneo. No prefcio da obra, o autor comea com o seguinte questionamento: O que isso tem a ver com o meu caf com leite?(VERSSIMO, 2008, p. 09). Por meio disso, passa a tecer comentrios sobre as pessoas que no se importam com os acontecimentos do cotidiano e que afetam diretamente a sociedade, como por exemplo, fortunas migrando entre os poucos bolsos de sempre, indo para parasos fiscais e contas ofishr e voltando disfaradas, o milagre de dinheiro estril gerando mais dinheiro estril,

27

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

a grande e interminvel farra do capital no Brasil (VERSSIMO, 2008, p. 10). Por meio desse trecho fica claro que ningum parece se importar com essa migrao do dinheiro para outras contas e parasos fiscais; no entanto, utilizando a ironia, Verssimo ressalta o acontecimento, provocando no leitor certa reflexo sobre o assunto, e possibilita ainda, uma possvel desconstruo do discurso que possua anteriormente, passando a se preocupar com a fiscalizao do dinheiro governamental. Na crnica Inquilinos, Verssimo possibilita uma reflexo sobre o funcionamento do mundo, comparando os seres humanos a inquilinos do planeta Terra, como num prdio residencial.
Ningum responsvel pelo funcionamento do mundo. Nenhum de ns precisa acordar cedo para acender as caldeiras e checar se a Terra est girando em torno do seu prprio eixo na velocidade apropriada e em torno do Sol, de modo a garantir a correta sucesso das estaes. Como num prdio bem administrado, os servios bsicos do planeta so providenciados sem que se enxergue o sndico e sem taxa de administrao. Imagine se coubesse humanidade, com sua conhecida tendncia ao desleixo e improvisao, manter a Terra na sua rbita e nos seus horrios, ou se coroando o mais delirante dos sonhos liberais sua gerncia fosse entregue a uma empresa privada, com poderes para remanejar os ventos e suprimir correntes martimas, encurtar ou alongar dias e noites, at mudar de galxia, conforme as convenincias de mercado, e ainda por cima sujeita a decises catastrficas, fraudes e falncia (VERSSIMO, 2008, p. 19).

Novamente por meio da ironia, o autor evidencia a falta de compromisso do ser humano na preservao do planeta, deixando claro que o brasileiro tende a ser desleixado, e pelo seu jeitinho, faz as coisas de uma maneira incorreta, na maioria das vezes. Alm disso, Verssimo critica a m distribuio de renda e a hierarquia de poderes, que favorece apenas algumas pessoas ou setores da sociedade, conforme o trecho abaixo:
verdade que, mesmo sob o atual regime impessoal, o mundo apresenta falhas na distribuio dos seus benefcios, favorecendo alguns andares do prdio metafrico e martirizando outros, tudo devido ao que s pode ser chamado de incompetncia administrativa.

28

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

Mas a responsabilidade no nossa. A infra-estrutura j estava pronta quando ns chegamos (VERSSIMO, 2008, p. 19-20).

Verssimo explora em seu texto o fato de que as pessoas sempre procuram um meio de se livrar de qualquer culpa. Na crnica, a desculpa que a infra-estrutura j estava pronta, ou seja, os esteretipos das pessoas j estavam determinados, e assim elas transformaram/modificaram o planeta de acordo com as suas necessidades. A crnica em questo retrata tambm que os seres humanos, como inquilinos do planeta, deveriam prestar contas por cada item que foi destrudo ou deformado por qualquer motivo. O autor diz ainda que com a morte, o Salvador viria para retomar seu imvel e faria um inventrio de tudo que foi estragado pelo homem. Ento, Ele diria:
Cad a floresta que estava aqui? perguntaria o Proprietrio. Valia uma fortuna. E: Este rio no est como eu deixei... E, depois de uma contagem minuciosa: Esto faltando cento e dezessete espcies. A Humanidade poderia tentar negociar. Apontar as benfeitorias monumentos, parques, reas frteis onde outrora existiam desertos para compensar a devastao. O Proprietrio no se impressionaria. Para que eu quero o Taj Mahal? Sete Quedas era muito mais bonita. E a Catedral de Chartres? Fomos ns que construmos. Aumentou o valor do terreno em... Fiquem com todas as suas catedrais, represas, cidades e shoppings, quero o mundo como eu o entreguei. No precisamos de uma mentalidade ecolgica. Precisamos de uma mentalidade de locatrios. E do terror da indenizao (VERSSIMO, 2008, p. 20).

Mais uma vez, Verssimo prope uma reflexo, e posteriormente uma possibilidade de mudana de concepo de discurso, acerca da vivncia do homem no planeta. So cicatrizes (construes) na paisagem familiar criada pelo Salvador e que diminuem a beleza instaurada inicialmente. O autor coloca em evidncia que a mentalidade ecolgica do homem h muito exauriu de

29

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

sua vida, pois o que importa a ele construir monumentos, sem se importar com a destruio da natureza, sem pensar que muitos animais ficaro sem abrigo, enfim, no se importando com a vida que existe alm da sua necessidade egosta de satisfazer os desejos, a curiosidade, a ganncia. Na crnica O que deu errado, Verssimo relata a hierarquia de poder na sociedade. Comenta sobre a colmeia das abelhas, onde cada uma nasce com um gene que a define como elite ou classe operria. O autor diz que se cada um no mundo, j nascesse com uma posio na sociedade pr-determinada, evitaria muitos problemas em nosso pas. Com as abelhas e com as formigas no existem problemas, pois ningum nunca ouviu falar de uma rebelio, assim, tanto o formigueiro quanto a colmeia so exemplos de organizao social.
Mas eu acho que fazem uma injustia com a natureza. Ela criou, sim, o gene altrusta para o homem. Em cada descarga do smen humano vo milhares de espermatozides altrustas, to abnegados e dispostos a se sacrificar por uma sociedade perfeita como os genes de qualquer formiga. Mas justamente por serem to resignados, eles sempre chegam atrs das clulas mais egostas e decididas. Quando no as deixam passar, por puro esprito de renncia. Assim, sempre um espermatozide com absurda pretenso de no ser inferior a ningum o primeiro, o que fecunda o vulo e cria as pessoas que criam todos esses problemas para o governo e para os patres. por funcionar bem demais no tero que o neoliberalismo tem dificuldades aqui fora. Foi isso que deu errado (VERSSIMO, 2008, p. 26).

Verssimo, dessa forma, explica que a desorganizao social reside no fato de que a natureza criou o gene altrusta para o homem, porm, com a descarga do smen humano, milhes de espermatozoides com diferentes caractersticas vo em direo ao vulo. Na disputa pelo primeiro lugar e, posteriormente, pela fecundao, o espermatozoide se torna pretenso e convencido, gerando um esteretipo impassvel, e que criar problemas na sociedade. Na crnica Da sua natureza, Verssimo expe:
Sorte nossa que as rvores no gemam e os animais no falem. Imagine se cada vez que se aproximasse uma motosserra as rvores

30

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

comeassem a gritar Ai, ai, ai! e aos bois no faltassem argumentos razoveis para no querer entrar no matadouro. Imagine porcos parlamentando em causa prpria, galinhas bem articuladas reivindicando sua participao na renda dos ovos e gritando slogans contra o hbito brbaro de com-las, pssaros engaiolados fazendo discursos inflamados pela liberdade. [...] Eu s vezes fico pensando em como seria se os brasileiros falassem. Se protestassem contra o que lhes fazem, se fizessem discursos indignados em todas as filas de matadouros, se cobrassem com veemncia uma participao em tudo o que produzem para enriquecer os outros, reagissem a todas as mentiras que lhes dizem, reclamassem tudo que lhes foi negado e sonegado e se negassem a continuar sendo devorados, rotineiramente, em silncio. No da sua natureza, eu sei, s estou especulando. Ainda seriam dominados por quem domina a linguagem e, alm de tudo, sabe que fala mais alto o que nem boca tem, o dinheiro (VERSSIMO, 2008, p. 45-46).

O estmulo reivindicao explicito nesse texto. Muita coisa pode ser alcanada com as manifestaes populares. O fato que a populao no pensa dessa forma. Prefere ficar sentada em suas poltronas enquanto a mdia domina suas atitudes, mostrando aquilo que manipula como verdade, e a sociedade aceita tudo tacitamente, remontando s teorias de Bourdieu e Foucault sobre as prticas de poder. Logo, a leitura crtico-reflexiva desta crnica pode possibilitar a desconstruo de um discurso e mostrar ao leitor a ideia de que um grupo de pessoas consegue desestabilizar certas imposies da sociedade e fazer com que sejam ouvidas as suas reclamaes e reivindicaes. Verssimo ressalta tambm que o dinheiro, o qual representado pela classe econmica mais favorecida, exerce poder sobre as pessoas de classe baixa. Alm disso, diz que aquele que domina a linguagem quem impe as normas, conforme as ideias discutidas sobre as prticas de poder na primeira seo do texto. Em Racismo, Verssimo demonstra como o preconceito em relao cor da pele praticado aqui no Brasil, de forma camuflada, como veremos a abaixo:
Escuta aqui, criolo... O que foi? Voc andou dizendo por a que no Brasil existe racismo.

31

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

E no existe? Isso negrice sua. E eu que sempre te considerei um negro de alma branca... , no adianta. Negro quando no faz na entrada... Mas aqui existe racismo. Existe nada. Vocs tm toda a liberdade, tm tudo o que gostam. Tm carnaval, tm futebol, tm melancia... E emprego o que no falta. L em casa, por exemplo, esto precisando de empregada. Pra ser lixeiro, pra abrir buraco, ningum se habilita. Agora pra uma cachacinha e um baile esto sempre prontos. Raa de safados. E ainda se queixam! Eu insisto, aqui tem racismo. [...] Onde que est o racismo ento? Fala, Macaco. que outro dia eu quis entrar de scio num clube e no me deixaram. Bom, mas pera um pouquinho. A tambm j demais. Vocs no tm clubes de vocs? Vo querer entrar nos nossos tambm? Pera um pouquinho. Mas isso racismo. Racismo coisa nenhuma! Racismo quando a gente faz diferena entre as pessoas por causa da cor da pele, como nos Estados Unidos. uma coisa completamente diferente. Ns estamos falando do criolu comear a freqentar clube de branco, assim sem mais nem menos. Nadar da mesma piscina e tudo. [...] No, tem pacincia. Eu no falo diferena entre negro e branco, pra mim tudo igual. Agora, eles l e eu aqui. Quer dizer, h um limite. Pois ento. O... Voc precisa aprender qual o seu lugar, s isso. Mas... E digo mais. por isso que no existe racismo no Brasil. Porque aqui o negro conhece o lugar dele. , mas... E enquanto o negro conhecer o lugar dele, nunca vai haver racismo no Brasil. Est entendendo? Nunca. Aqui existe dilogo. Sim, mas... E agora chega, voc est ficando impertinente. Bate um samba a que isso que tu faz bem (VERSSIMO apud KONZEN, 2002, p. 127-128).

A ironia presente nesta crnica bastante visvel, pois explora os aspectos que demonstram que o preconceito, muitas vezes, passa

32

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

despercebido, mas que existe de fato. No texto, o branco se dirige ao negro de forma autoritria, de modo que nem mesmo deixa o negro se expressar, visto que toda vez que este ltimo inicia seus argumentos, o primeiro interrompe-o. Por meio desta crnica, percebe-se, como foi dito, que o preconceito racial encontra-se escondido aqui e ali nos enunciados presentes na sociedade. No tocante ao discurso racista presente na crnica, destacam-se as seguintes passagens extradas do texto:
Isso negrice sua. E eu que sempre te considerei um negro de alma branca... , no adianta. Negro quando no faz na entrada... [...] L em casa, por exemplo, esto precisando de empregada. [...] Ns estamos falando do criolu comear a freqentar clube de branco, assim sem mais nem menos. Nadar da mesma piscina e tudo. [...] A tambm j demais. Vocs no tm clubes de vocs? Vo querer entrar nos nossos tambm? (VERSSIMO apud KONZEN, 2002, p. 127-128).

Todos esses trechos ressaltam o racismo presente no texto de Verssimo, pois evidenciam a ideia desprezo do negro por parte do homem branco. Ao mencionar que os negros no podem frequentar clubes de brancos, e exigir que tenham um clube somente deles, fica explcito que uma precauo para que no contaminem a gua das piscinas, pois o discurso racista no texto expressa que a raa negra impura, suja. E mais ainda, ao dizer que esto precisando de empregada, o branco relaciona a classe assalariada aos afrodescendentes, isto , os brancos no so dignos de trabalhar nesse tipo de emprego; a eles cabem os cargos mais altos, como se depreende da crnica. Alm disso, solicitar que o negro toque um samba resume tudo o que aqueles que so preconceituosos pensam: que a nica coisa que os negros fazem ficar toa, sem trabalhar, tocando, danando e sambando, ou seja, corrobora a ideia de que no so hbeis para exercerem tarefas na sociedade. Desse modo, observa-se que esses traos de racismo no discurso emanam da sociedade por meio da histria e da cultura de cada lugar. Assim, a discriminao em certos locais maior que em outros, principalmente no que diz respeito classe econmica que relacionam os negros com a misria. O sujeito, ento, influenciado

33

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

por outros discursos de mesmo nvel, elimina a ideologia que possua e passa a obter outra: desta forma ocorre a disseminao do racismo no meio social. Estruturada no dilogo a crnica Racismo evidencia o confronto de ideias entre o negro e o branco, onde cada um reivindica sua posio na sociedade: o branco busca para si as melhores posies e destina o resto ao negro. No dialogismo possvel expor concepes e buscar novas, bem como desconstruir um discurso e construir outro por meio da enunciao. Ainda nessa perspectiva, percebe-se que o autor, na construo desta crnica, utilizou a figura de linguagem denominada paradoxo que consiste no emprego de ideias antagnicas que se excluem, ou seja, ideias contraditrias. Observa-se que o branco diz que no h racismo em seu pas, porm, ao mesmo tempo, profere palavras que so consideradas ofensivas para os afro-descendentes, tais como: criolu, negrice, Beiola, Tio, Macaco e criolo.
[...], em Lus Fernando Verssimo, um dos recursos recorrentes para instaurar a comicidade nas narrativas o paradoxo, a partir do qual o autor rene, apesar de sua incompatibilidade, conceitos que se excluem mutuamente. [...] Ao utilizar-se dos paradoxos, o escritor procura chamar a ateno para a necessidade de estar atento leitura, tanto dos textos quanto do mundo, pois muitas vezes os leitores no percebem as contradies presentes nas interaes sociais. A incluso proposital de construes paradoxais desperta o leitor para essas contradies: o que ocorre um processo no qual os leitores precisam estar em viglia permanente e refazer a leitura para que obtenham a confirmao da leitura anterior; a que o texto adquire a capacidade de provocar o riso, devido ao agrupamento de informaes incompatveis. A reelaborao dos acontecimentos leva reflexo, revelando sua fora persuasiva no riso ambguo despertado nos leitores (KONZEN, 2002, p. 103-104).

Como explica Konzen (2002) o propsito do paradoxo no texto literrio justamente o de instigar o leitor a ler novamente o texto ao perceber as contradies existentes no mesmo. fato que muitos leitores fazem uma leitura superficial de algumas obras ou textos, e ao utilizar a figura de linguagem em questo, o escritor consegue prender

34

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

a ateno para o texto. Aps vrias leituras, pode-se ento refletir sobre o que foi lido e a partir disso o riso despertado, isto , quando o texto compreendido. Em suma,
[...] Lus Fernando Verssimo pode ser inscrito no quadro daqueles escritores que apostam na certeza da dvida e revelam um expressivo desencanto em relao ditadura do consenso, atitudes constantes em sua arte, ao alertar sobre o perigo dos clichs e dos lugarescomuns produzidos pela sedimentao da linguagem. O autor investe, assim, no potencial subversivo da comicidade que atua decisivamente contra as pretenses universalizantes, baseadas na sua grande maioria nos discursos considerados srios (KONZEN, 2002, p. 151).

Confirmando o pensamento aqui desenvolvido, Konzen (2002) acredita, por meio de suas anlises, que Verssimo no um escritor que aceita tudo o que lhe imposto, tudo o que lhe transmitido. Isto se comprova pelo fato de que Verssimo sempre contesta e proporciona reflexes acerca dos assuntos tratados em suas obras, possibilitando ao leitor a escolha de outro caminho, no somente aquele mostrado inicialmente. Verssimo, por meio de sua arte da palavra, alerta a sociedade sobre a acomodao produzida pela linguagem, sobre os esteretipos e modelos pr-determinados. Pensando nisso, autor utiliza os recursos cmicos e irnicos a fim de lutar contra os discursos considerados srios pela sociedade de modo geral. Por meio da combinao de discursos apresentadas pelo autor, o leitor consegue mudar ou ao menos refletir sobre o assunto exposto suas concepes acerca dos fatos tratados nas crnicas de Verssimo, que estimulam a ideia preconizada por Foucault de que o poder no se origina somente nas grandes instituies governamentais, mas que existe em todas as camadas da sociedade, onde cada um diz e escreve o que pensa. Embasado nas teorias citadas, comprovou-se que o discurso pode ser desconstrudo com outro discurso, dependendo da posio ideolgica assumida pelo sujeito. claro que a ideologia, a opinio do indivduo influencia em suas consideraes. No entanto, as pessoas

35

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

captam para si certas ideologias e as transmitem tambm, e assim, o discurso desconstrudo e construdo automaticamente. A desconstruo do poder ocorre no momento em que Verssimo possibilita a reflexo sobre determinados assuntos e, cabe ao leitor, inseri-los no seu discurso, ou ignor-lo. Por meio do texto literrio, o autor tem voz para expor sua ideologia, o que permite afirmar que a partir desse momento ele tem controle sobre os fatos que deseja apresentar. Em suma, conclui-se, comprovadamente, que a ideia de poder consegue ruir com os recursos da comicidade e da ironia por todo o exposto. Referncias BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. Trad. Maria Ermantina Galvo Pereira. So Paulo: Martins Fontes, 1997. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. 11. ed. Traduo de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso. 15. ed. So Paulo: tica, 2000. DONOFRIO, Salvatore. Literatura ocidental: autores e obras fundamentais. 2. ed. So Paulo: tica, 2007. FERNANDES, Cleudemar Alves. Anlise do discurso: reflexes introdutrias. Goinia: Trilhas Urbanas, 2005. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 16. ed. Organizao e traduo de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edies Graal, 2001. ______. A ordem do discurso. 18. ed. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. So Paulo: Edies Loyola, 2009. GAMA-KHALIL, Marisa. O espao metamorfoseado da literatura. In: MILANEZ, Milton; GASPAR, Ndea Regina (Org.). A (des)ordem do discurso. So Paulo: Contexto, 2010. KONZEN, Paulo Cezar. Ensaios sobre a arte da palavra. Cascavel: Edunioeste, 2002.

36

LINGUAGEM Estudos e Pesquisas, Catalo-GO, vol. 15, n. 2, p. 15-37, jul./dez. 2011

MACHADO, Roberto. Introduo: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. 16. ed. Organizao e traduo de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edies Graal, 2001. VERSSIMO, Lus Fernando. O mundo brbaro e o que ns temos a ver com isso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Recebido em 10 de julho de 2011 Aceito em 27 de setembro de 2011

37

Das könnte Ihnen auch gefallen