Sie sind auf Seite 1von 3

23/06/13

A Ditadura Nazista | Histria | DW.DE | 05.04.2013

NOTCIAS / CONHEA A ALEMANHA

HISTRIA

A Ditadura Nazista
Ao assumir o poder em janeiro de 1933, Adolf Hitler comeou a montar um sistema ditatorial caracterizado pela represso a quem no lhe fosse conveniente, pela perseguio aos judeus e pela expanso militar e territorial.
A partir de 1930, o movimento nazista de Adolf Hitler cresceu, aproveitando-se do descontentamento popular com as crises econmica e poltica. O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemes (NSDAP) era antidemocrtico, antissemita e de um nacionalismo exaltado. Com uma pregao pseudorrevolucionria, tornou-se a maior fora poltica em 1932. Com a demisso de Franz von Papen, o ltimo chefe de governo da Repblica de Weimar, o presidente Hindenburg chamou Hitler para constituir o novo governo. Nomeado chanceler do Reich em 30 de janeiro de 1933, Hitler, que considerava o cargo apenas um passo para a tomada do poder absoluto, comeou imediatamente a montar um sistema ditatorial. Desfez-se rapidamente dos aliados que permitiram sua ascenso, reservando-se plenos poderes. Atravs de uma lei aprovada pelos partidos burgueses, proibiu todos os grupos polticos, com exceo do seu NSDAP. O Partido Social Democrata e o Partido Comunista foram dissolvidos, e os demais, forados autodissoluo. O incndio do prdio do Reichstag (Parlamento), em 27 de fevereiro de 1933, foi logo atribudo aos comunistas. Isso serviu de pretexto para a aprovao de leis que revogaram direitos fundamentais dos cidados, puseram fim liberdade de imprensa e desmantelaram os sindicatos, principal esteio dos movimentos sociais contrrios ao nacional-socialismo.

Represso e antissemitismo
A partir de ento, no havia instncia policial ou estatal capaz de conter os distrbios e agresses das SA, as temidas milcias paramilitares do Partido Nacional-Socialista (literalmente, o nome original, Sturmabteilung, significa Diviso de Assalto). O esquadro comandado por Heinrich Himmler, a SS (de Schutzstaffel, ou Esquadra de Proteo), comeou a sedimentar sua posio especial no aparato repressivo.
Membros da SA instigam a populao berlinense contra os judeus

Qualquer tentativa de resistncia era brutalmente sufocada. O regime perseguia impiedosamente no s adversrios polticos a comear por comunistas e social-democratas , como todas as

pessoas que no eram do seu agrado. Milhares foram presas e, sem qualquer processo judicial, internadas em campos de concentrao construdos da noite para o dia.
www.dw.de/a-ditadura-nazista/a-926257 1/3

23/06/13

A Ditadura Nazista | Histria | DW.DE | 05.04.2013

Mal tomara o poder, o regime comeou a pr em prtica seu programa antissemita. Passo a passo, os judeus foram destitudos de seus direitos individuais e civis, proibidos de exercer a profisso, limitados em seu direito de ir e vir, expulsos de universidades, agredidos, forados a entregar ou vender empresas e propriedades. Quem podia, tentava fugir para o exterior para escapar das espoliaes, injustias e vexaes. A perseguio poltica e a ausncia de liberdade de expresso e informao levaram milhares de pessoas a abandonar o pas. A emigrao forada de intelectuais, artistas e cientistas de renome representou uma perda irreparvel para a vida cultural da Alemanha.

Militarizao e recuperao econmica


Com a morte do marechal Paul Hindenburg em 1934, Hitler acumulou tambm a funo de presidente. Sua poltica militarista tomava forma e as Foras Armadas passaram a prestar-lhe juramento como der Fhrer (lder ou guia). Em 1935, foram declaradas extintas as restries militares do Tratado de Versalhes, introduzindo-se o servio militar obrigatrio no pas. Restabeleceu-se assim a soberania militar do Reich. A frgil Repblica de Weimar (de 1919 a 1932) no durou o suficiente para que o sistema liberal-democrtico fixasse razes na sociedade
Sesso no Reichstag em maro de 1 938

alem. O caos durante esse perodo deixou muitos alemes propensos ditadura nacional-socialista. Os violentos conflitos internos, manifestados em sangrentas batalhas de rua entre adversrios polticos, e o desemprego em massa abalaram a confiana do povo no Estado. Hitler, porm, conseguiu dinamizar novamente a economia. Seu regime imps uma combinao extremada de capitalismo e socialismo estatal, em que tanto os proprietrios de grandes empresas como os operrios se subordinavam ao controle do Estado e ao poder pblico totalitrio. Dois planos quadrienais, iniciados em 1936, deram economia um aspecto de guerra, com destaque para a produo de sintticos. Programas de gerao de empregos e a produo de armas levaram diminuio da multido de desempregados. O fim da crise econmica mundial favoreceu tal poltica. Os judeus foram sendo excludos da vida econmica, tendo seus bens confiscados em novembro de 1938.

Poltica externa
No mbito da poltica externa, Hitler tambm conseguiu, inicialmente, impor seus objetivos. A pouca resistncia encontrada foi fortalecendo sua posio. Em 1935, a regio do Sarre, at ento sob a administrao da Liga das Naes, foi reintegrada ao territrio nacional. Em 1936, as tropas alems invadiram a Rennia, zona desmilitarizada desde 1919. A assinatura de um pacto com o Reino Unido, em 1935, permitiu o rearmamento naval do pas. Desmoronava, assim, todo o esquema de conteno da Alemanha armado pelos franceses aps a Primeira Guerra Mundial. A Guerra Civil espanhola, iniciada em 1936, motivou um confronto entre esquerda e direita. Enquanto o governo republicano foi apoiado pela Unio Sovitica, os rebeldes franquistas tiveram ajuda da Itlia e da Alemanha. Os dois pases aliaram-se em outubro do mesmo ano no eixo Roma-Berlim. Japo e Alemanha, por outro lado, haviam se unido no Pacto Anti-Komintern (contra a Internacional Comunista, fundada por Vladimir Lenin e pelo Partido Comunista da Unio Sovitica em 1919). Com a adeso da Itlia a este, em 1937, configurava-se a Trplice Aliana, que se manteria at a Segunda Guerra. O avano para a formao do Terceiro Reich prosseguiu: em 1938, a ustria foi anexada (Anschluss), representando a conquista de um dos primeiros objetivos que Hitler fixara no livro Mein Kampf (Minha Luta). As potncias ocidentais permitiram que ele incorporasse ainda a regio dos Sudetos, na ento Tchecoslovquia, em 1939 ano em que comeou a Segunda Guerra Mundial.

D W.D E

1933: Brecht foge da Alemanha


www.dw.de/a-ditadura-nazista/a-926257 2/3

23/06/13

A Ditadura Nazista | Histria | DW.DE | 05.04.2013

1933: Aprovao da Lei Plenipotenciria 1933: Grande queima de livros pelos nazistas 1934: Regime nazista intervm na Justia 1935: Nazistas caam cidadania alem de escritores e oposicionistas 1936: Jogos Olmpicos de Berlim 1938: Noite dos Cristais

Data 05.04.2013 Edio Roselaine Wandscheer Imprimir Imprimir a pgina

Link permanente http://dw.de/p/3sxd

MAIS D A MESMA ED ITOR IA

A Reunificao do Pas
05.04.2013

A Diviso da Alemanha de 1945 a 1989 05.04.2013


A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na diviso do pas, que se tornou o marco de dois blocos polticoeconmicos antagnicos. Era o incio da Guerra Fria. A Alemanha permaneceu dividida at 1990.

A Segunda Guerra Mundial


05.04.2013

1989 entrou para a histria como o ano em que o Muro de Berlim caiu. Em 1990, os dois Estados alemes se reuniram. A reunificao se tornou possvel graas a uma revoluo pacfica e ao consentimento tcito de Moscou.

Ao dar incio sua poltica expansionista, Hitler previu a guerra desde o incio. Com a invaso da Polnia em setembro de 1939, deflagrou um conflito mundial que se estendeu at 1945.

www.dw.de/a-ditadura-nazista/a-926257

3/3

Das könnte Ihnen auch gefallen