Sie sind auf Seite 1von 9

A ponte e o vazio: a mquina narrativa e a noo de histrias em quadrinhos.1 Pedro Tapajs; 2 Faculdade de Comunicao; Universidade de Braslia.

Resumo: O presente trabalho investiga sentidos possveis associados a uma construo de uma noo para o objeto cultural histria em quadrinhos atravs de dilogos com o referencial terico de pensadores como Deleuze, Guattari, e De Certeau. A narrativa nos quadrinhos se d como uma viagem em que o enredo caminha por vazios-pontes entre um territrio imagtico que se reterritorializa a cada leitura efetuada. Cada representao de cena, ou continer, como define Will Eisner, uma fatia de fluxo interrompida e cortada. Sendo assim, ao construir uma histria em quadrinhos, o autor ou autorequipe constri um mapa, um territrio por onde o leitor pode tambm efetuar caminhos, tanto dentro como fora do fluxo narrativo proposto pelo(s) construtor(es) do territrio(s).

Palavras-chave: Histrias em Quadrinhos; Narrativa; Mquina; Fluxo; Territorializao

Narrar uma prtica humana que intimamente ligada comunicao. Narram-se eventos, acontecimentos, e aes humanas desde que o homem comeou a se comunicar simbolicamente. De acordo com Baitello Junior (1999), [n]arrativizar significou e significa para o homem atribuir nexos e sentidos, transformando os fatos captados por sua percepo em smbolos mais ou menos complexos, vale dizer, em encadeamentos, correntes, associaes de alguns ou de muitos elos sgnicos. (p.37) As modalidades de narrar so mltiplas, tais como seus praticantes: os seres humanos. E, tais como seus praticantes, tm caractersticas e maneiras de agir diferentes umas das outras. O presente trabalho observa uma maneira particular de se narrar estrias: as histrias em quadrinhos. Para ass im faz-lo, necessrio que certos sentidos sejam ativados e reativados no transcorrer do percurso. Haver em um primeiro momento, um levantamento de alguns conceitos e noes que mapeiam alguns dos sentidos atuais de histrias em quadrinhos. Segue um passeio pelo espao terico com Michel de Certeau, Gilles Deleuze e Felix Guattari sendo convocados como guias principais da incurso. Nesse ponto sero destacadas as noes de mquina, territrio, fronteira, ponte e fluxo como noes principais da anlise. O momento final deste percurso ser a identificao de um devir entre mquina-abstrata e histrias em quadrinhos, atingindo ento a proposta do trabalho: pensar

1
2

Trabalho apresentado ao Seminrio de Temas Livres em Comunicao do XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Mestrando bolsista CNPq sob orientao da Professora Dra. Selma Regina Oliveira na linha de pesquisa de Imagem e Som, Faculdade de Comunicao, Universidade de Braslia. pedrotapajos@uol.com.br.

o objeto histria em quadrinhos alm da simples noo pragmtica da interao imagem e texto to comum aos estudos na rea.

Ponto de partida: as histrias em quadrinhos Noes e definies do que so histrias em quadrinhos so to variadas quanto os enfoques para esse objeto cultural presente no cotidiano das pessoas, em especial no ocidente industrializado e na sia. As histrias em quadrinhos so um objeto cultural tpico da ps- modernidade e so completamente inseridas no esquema capitalista da indstria cultural, pois so bens artsticos e culturais produzidos em srie e que so comercializados sob a tica do mercado. Cabe aqui distinguir histrias em quadrinhos de sua matriz geradora, a arte seqencial. A arte seqencial muito mais antiga do que os quadrinhos, datando da pr-histria. Por arte seqencial, Will Eisner (2005) entende uma srie de imagens dispostas em seqncia.(p.10). Fica claro ento que as histrias em

quadrinhos so um caso especfico desta arte seqencial. Um paralelo pode ser desenhado entre essa relao e, por exemplo, a relao entre msica e CDs gravados, j que o CD musical um dos casos da materialidade da msica. Portanto, h uma diferena entre os gibis de quadrinhos produzidos por empresas com fins de lucro e os quadrinhos feitos de modo artesanal para deleite do produtor/escritor/desenhista e seus amigos. At o esforo mais tosco de produzir uma histria, xerocla, distribu- la, etc. j est mergulhada no mundo da indstria cultural. A presente anlise ento no ser sobre uma realizao material dentro da industria cultural, visando o lucro e a permanncia e sim sobre a forma de narrar chamada Histria em Quadrinhos. O incio mais apropriado para o percurso , ento, observar algumas das definies e noes a respeito das HQs. Algumas tratam do meio, outras da narrativa, e algumas tratam da relao entre imagem e texto. possvel utilizar noes proveniente das vrias definies e complement-las com conhecimentos de outras reas para assim criar uma noo que consiga lidar com conceitos narrativos e filosficos ps-estruturalistas. Wittgenstein (1992) no Livro azul estabelece essa maneira de lidar com os conceitos e noes quando tenta, atravs dos encontros entre conceitos, definir a noo de jogo. Tal qual o trabalho do filsofo, procede-se aqui uma anlise do que as vrias noes de quadrinhos tm em comum, e encontra-se uma zona de sentidos onde as vrias flechas do pensamento humano convergem e se cruzam. O quadrinista e escritor Scott McCloud (1995), em seu Desvendando os quadrinhos elabora um raciocnio que parte da idia de arte seqencial e desemboca na seguinte definio: imagens

pictricas e outras3 justapostas em seqncia deliberada, destinadas a transmitir informaes e/ou a produzir uma resposta no espectador. (p.9) Para McCloud, O fenmeno da dana entre palavras e imagens um elemento muito importante no fazer dos quadrinhos, e os casos especficos onde h estrias contadas apenas com imagens um subconjunto pequeno do universo dos quadrinhos de linha. Com um enfoque menos pragmtico e mais crtico do que Scott McCloud, Didier QuellaGuyot (1994) afirma que:
(...) a HQ sem sombra de dvida uma arte narrativa que sugere o desenrolar de uma fico por meio de uma sucesso de imagens fixas (em oposio ao desenho animado) e organizadas em seqncias (em oposio ao desenho humorstico). O encadeamento de imagens uma funo dos vnculos cronolgicos que unem as vinhetas entre si.(...) Longe de ser uma simples justaposio texto-imagens, a HQ se oferece imbricaes sbias e originais de funes muitas vezes ines peradas. A interferncia de diversos cdigos faz de quase todo desenho um conjunto de sentidos que s os leitores acostumados conseguem deslindar sem dificuldades, conscientes que so de que nenhuma das duas linguagens subsidiria com relao outra.(p.64-65)

Como visto na definio de Quella-Guyot, alm da presena de imagens e texto, h uma diversidade de cdigos operando na narrativa dos quadrinhos. Isso faz com que sua leitura no seja natural e sim fruto de um aprendizado social que cria leitores acostumados. Dois desses cdigos em especial fazem parte dos quadrinhos: os requadros e os containeres 4 . Aprofundando a noo de justaposiao e vnculo cronolgico, Klawa e Cohen apud Moya (1977) comentam que:
Os quadrinhos, como o prprio nome indica, so um conjunto e uma seqncia. O que faz do bloco de imagens uma srie o fato de que cada quadro ganha sentido depois de visto o anterior; a ao contnua estabelece a ligao entre as diferentes figuras. Existem cortes de tempo e espao, mas estao ligados a uma rde de aes lgicas e coerentes. (...) Uma caracterstica vital foi acrescentada representao das imagens: o tempo passava a ser um elemento de organizao da srie. (p.110)

Este elemento temporal nico aos quadrinhos, pois para os quadrinhos o tempo o espao j que a representao dos fatos na narrativa justaposta, um requadro ao lado do outro, em geral com um espao entre eles ( a calha ).

3 4

Estas outras imagens so o texto alfabtico escrito. O container a cena representada e pode ou no vir cercada por um quadrinho ou requadro ( fronteira, em geral retangular, onde a ao se d).

Uma definio mais completa e comentada a de Roberto Elsio dos Santos (2002), que abarca vrios elementos das HQs contemporneas:
A histria em quadrinhos pode ser definida como uma forma de comunicao visual impressa (...). Essa narrativa articula elementos verbais (...) e visuais (...) dois cdigos de signos grficos (...) em uma seqncia, narrando uma histria. Mas, alm disso, trata-se de um produto cultural e comercial, o que implica grande reprodutibilidade e periodicidade constante. (...) Como produto massivo, procura atender s exigencias do pblico-leitor e s tendncias d o mercado editorial. Sua produo segue a lgica da instrumentalizao , feita em escala industrial, por equipes de artistas diferentes participando da execuo de uma determinada fase do trabalho(...). O resultado, muitas vezes, uma obra hbrida, relegando muitos talentos ao anonimato. (p.20 )

Destaca-se na definio a insero dos quadrinhos no esquema da indstria cultural e tambm o seu modo de produo. Entretanto, h a necessidade de adicionar-se s definies apresentadas, uma outra srie de parmetros para a noo de quadrinhos poder ser operada de modo mais consistente com o enfoque da contemporaneidade. Outros pensadores devem ser chamados ao debate para que a noo de histria em quadrinhos possa ser levada a um outro plano de observao, entrando assim em dilogo com as noes de fluxo, corte e movimento. As noes de Deleuze e Guattari a respeito das mquinas e a maneira de entender a escritura de Certeau so fundamentais nessa construo.

Maquinando com Deleuze e Guattari

De acordo com Deleuze e Guattari (1972), uma mquina define-se como um sistema de cortes. (p.39) Estes cortes ocorrem nos fluxos, pois qualquer mquina est, em primeiro lugar, em relao com um fluxo material contnuo (hyl) que ela corta. Funciona como uma mquina de cortar presunto: os cortes fazem extraces do fluxo associativo. (DELEUZE & GUATTARI , 1972, p.39) Esta mquina no uma mquina concreta e no pode ser pensada como tal. E nem metfora. A mquina so agenciamentos que operam no fluxo de acordo com regras e interaes. Tanto que para Marcondes Filho (2004), ...[m]quina no uma metfora, mas algo que explica o funcionamento dos desejos (...) homem e mquina so uma s e nica coisa(p.94). Zourabichvili (2004) explica que presencia-se o age nciamento quando possvel identificar e descrever o acoplamento entre relaes materiais e regimes de signos. Estes agenciamentos podem se dar no plano do contedo como no plano da expresso e agem no indivduo. Alguns exemplos usados nesta explicao vo dos grandes agenciamentos como o agenciamento familial e o agenciamento judicirio aos pequenos agenciamentos locais ou moleculares ( gestos, disposies espaciais ou temporais do cotidiano, etc.)

A operao das mquinas mltipla e complexa pois todas as mquinas so mquinas de mquinas. A mquina s produz um corte de fluxo se estiver ligada a outra mquina que se supe produzir o fluxo. claro que esta mquina tambm , por seu turno, um corte. (D ELEUZE &

GUATTARI, 1972, p.40) As mquinas utilizam-se de engrenagens e instrumentos, e, como mostrado, estas engrenagens e instrumentos so elas tambm mquinas, que se compem de outras engrenagens e instrumentos e assim sucessivamente. Isto permite com que Marcondes Filho (2004) conclua que, a sociedade uma grande mquina que engendra homens e ferramentas e, da, viabiliza a emergncia de mquinas tcnicas. (p.94, grifo do autor) As mquinas operam ligadas umas s outras e todas as mquinas comportam uma espcie de cdigo que est maquinado, armazenado nela. (DELEUZE & GUATTARI , 1972, p.41) Para Wittgenstein (2004), Na medida em que conhecemos a mquina, tudo o mais, a saber: os movimentos que ir fazer, parece estar j bem determinado.(p.109) Segundo Marcondes (2004), estes cdigos informam a respeito das operaes funcionais do tipo qual fluxo cortar, onde cortar o dito fluxo, como proceder este corte, etc H um tipo de mquina sobre a qual Deleuze e Guattari se debruam mais atentamente nos Mil Plats: as mquinas abstratas que operam em agenciamentos concretos. Para eles, cada mquina abstrata um conjunto consolidado de matrias-funes (phylum e diagrama) (D ELEUZE & GUATTARI, 1997, v.5, p.227) Porm, no existem materialmente e nem como Idias platnicas, transcendentes e universais, eternas. (idem) Elas efetuam-se em formas e substncias, com estados de liberdades variveis.(ibidem) Fica claro que as mquinas-abstratas existem no seu efetuar; elas efetuam-se, praticamse, existem no fazer. Deleuze e Guattari (1997, v.5) so claros quando mostram que,
abstratas, singulares e criativas, aqui e agora, reais embora no concretas, atuais ainda que no efetuadas; por isso, as mquinas abstratas so datadas e nomeadas (mquina abstrata -Einstein, mquina abstrata-Webern, mas tambm Galileu, Bach ou Beethoven, etc.) (...) So os nomes e as datas que remetem s singularidades das mquinas, e a seu efetuado. (p.228)

Estamos diante, ento, de mquinas de contar estrias, verdadeiras mquinas de Sheherazade. E, sim, possvel ento pensar-se uma mquina de Sheherazade, pois a mquina cujo agenciamento o ritornelo da noite seguinte -- o instrumento de desterritorializao da estria, aquele que executa o corte -- efetuado singularmente a cada noite e que volta todas as noites como uma melodia repetida a essncia da narrativa de Sheherazade. Isso eu conto amanh Como visto anteriormente, as mquinas operam em relao as outras mquinas lidando com fluxos infinitos. Num territrio mais amplo, abarcador de todas as mquinas, temos o sentido que

Massumi apud Marcondes Filho (2004) resume como um encontro entre campos de fora. Mais especificamente, ele a essncia (diagrama, mquina abstrata) desse encontro (p.142) O sentido tem como derivao os regimes de signos, que segundo Marcondes Filho (2004) no so apenas lingisticos, e operam junto com as palavras de ordem e as estruturaes para formarem as condies de linguagem. Os trs elementos (regime de signos, palavras de ordem e estruturaes) montam a mquina de expresso, cujas variveis determinam o uso dos elementos da lngua e organizam a mistura de corpos numa dada sociedade: regulam atraes e repulses, simpatias e antipatias, alteraes, alianas, penetraes e expanses que afetam todos os corpos. (Marcondes Filho, 2004, p.144) Esta mquina opera os arranjos (agenciamentos ) dos signos dos regimes de signos. Como afirma Marcondes Filho (2004), nada existe que no sejam essas estruturaes (os agenciamentos) que trabalham sobre fluxos semiticos, materiais, sociais... (p.140) Fica claro ento que possvel falarmos de uma mquina-abstrata-Sheherazade, que efetua-se no fluxo da narrativa, cortando-a de acordo com agenciamentos feitos pelo maquinrio de expresso. Este maquinrio de expresso, por sua vez, constitudo de vrias outras engrenagens (que tambm so mquinas operando sobre fluxos atravs de agenciamentos). O corte cria uma desterritorializao da narrativa, lanando-a para a noite seguinte. Atravs da anlise, as engrenagens que se mexem para garantir mais uma noite Sheherazade podem ser desvendadas. Cada fluxo colaborativo e seus agenciamentos controladores respectivos trabalham juntos para que a mquina-abstrata-Sheherazade possa funcionar.

Michel de Certeau, fronteiras, fluxos, territrios e pontes. Para o historiador Michel de Certeau (1994), a narrativa pode ser vista como relato, pois onde o mapa demarca, o relato faz uma travessia. O relato digese, como diz o grego para designar a narrao (...) (p.215). Alm disso, o relato um ato culturalmente criador [e portanto] (...) fundador de espaos. (p.209) Michel de Certeau tambm admite que o relato pode ser uma atividade multiforme, no apenas pneumolgica ou oral. Para de Certeau, uma atividade narrativa, mesmo que seja multiforme e no mais unitria, continua portanto se desenvolvendo onde se trata de fronteiras e de relaes com o estrangeiro. Fragmentada e disseminada, ela no cessa de efetuar operaes de demarcao. (p.211) Sendo multiforme, podemos ento confirmar que os quadrinhos so realmente uma maneira de narrar nica.

Nos quadrinhos as operaes de fronteiras so muito claras: cada momento narrativo, cada imagem narradora justaposta imagem anterior e imagem posterior, construindo assim a narrativa total. Na maior parte das vezes, cada momento narrativo circundado pelo quadrinho ou requadro, definido por Will Eisner (1999) como as linhas desenhadas em torno da representao de uma cena, que atuam como um dispositivo de conteno da ao ou de um segmento de ao [e] tm entre as suas funes a tarefa de separar ou decompor o enunciado total. (p.28) Como afirma de Certeau (1994) , os relatos so animados por uma contradio que neles representa a relao entre a fronteira e a ponte, isto , entre um espao (legtimo) e sua exterioridade (estranha). (p.212) Condensando-se a definio de Eisner com a articulao de Certeau, pode-se ver claramente que h uma ponte-espao-em-branco que liga as fronteiras dos quadrinhos justapostos. Continuando com o pensamento de Certeau, no relato, a fronteira funciona como um terceiro. Ela um entre dois um espao entre dois.(...) Lugar terceiro, jogo de interaes e de entrevistas, a fronteira como um vcuo, sm-bolo narrativo de intercmbios e encontros. (p.213-214) O momento auge deste jogo de raciocnios ocorre quando de Certeau define a escritura, o ato de escrever como a atividade concreta que consiste, sobre um espao prprio, a pgina, em construir um texto que tem poder sobre a exterioridade da qual for previamente isolado.(p.225) De Certeau v a escritura como um processo de caminhada, onde se toma o espao liso, no regulamentado ( a pgina em branco ) e se constri um texto atravs de fragmentos e elementos lingsticos que so tratados de acordo com mtodos explicitveis e que produzem uma ordem. a razo produtora fabricando

sentidos sobre o no- lugar da folha de papel. Sob formas mltiplas, este texto construdo num espao prprio a utopia fundamental e generalizada do Ocidente moderno.(p.225). Atravs deste jogo terico pode-se claramente chegar idia de mquina, pois, produz-se nos quadrinhos um sistema claro de fluxos e cortes, onde cada container delimitado por um requadro um corte, uma delimitao fronteiria, ligado ao prximo atravs do espao entre eles, e no processo formando um relato (narrativa) construdo por imagens e texto. Visto pela tica de Deleuze, Guattari e de Certeau, possvel adicionarmos noo de histria em quadrinhos a idia de que a narrativa dos quadrinhos uma narrativa maqunica onde o relato seccionado e justaposto, com os requadros sendo ao mesmo tempo fronteira e ponte. Conclumos ento, que os quadrinhos so uma mquina narrativa- visual em fluxo, composta de imagens impressas (tanto figuras quanto texto), e que, atravs dos cdigos prprios de expresso, cria cortes cujas fronteiras so pontes de um quadrinho ao quadrinho seguinte. Sua localizao a

indstria cultural, atravs da reprodutibilidade, periodicidade e distribuio; sua autoria hbrida; e seu consumo de massa.

Concluso Um objeto da comunicao to corriqueiro e contemporneo, cuja presena ubqua em nossas sociedades ocidentais, apresenta operaes maqunicas extremamente sofisticadas. Utilizando-se de imagens bem como suas posies em um espao praticado pelo autor, as histrias em quadrinhos so uma mquina de narrar imageticamente. Seus fluxos so os enredos desenvolvendo-se, suas efetivaes, as histrias em si. Os cortes so determinados atravs da justaposio dos containers, com ou sem requadros, e suas paisagens so todas as representaes possveis. Ao cortar e fixar, os quadrinhos reativam sentidos atravs do caminhar. Caminha-se pelas pginas j ativadas pelo(s) autor(es) e j colonizadas, reativando-se sentidos e atualizando-os. Cada quadrinho encerra-se em fronteiras, mas todos com pontes para o prximo, para o ponto seguinte da narrativa. Nos quadrinhos, a vista da ponte sempre um amanh a ser lido.

Referncias Bibliogrficas:
BAITELLO JUNIOR, Norval. O animal que parou os relgios: ensaios sobre comunicao, cultura e mdia. So Paulo: Annablume, 1999. CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: 1. artes de fazer. 10.ed. Petrpolis: Vozes, 1994. DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Flix. Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. 5 vols. So Paulo: Ed. 34, 1997. DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Flix. O anti-dipo: capitalismo e esquizofrenia 1. Lisboa: Assrio & Alvim, 2004. EISNER, Will. Narrativas grficas. So Paulo: Devir, 2005. EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqencial: a compreenso e a prtica da forma de arte mais popular do mundo. So Paulo: Martins Fontes, 2001. LIVRO DAS MIL E UMA NOITES. Introduo e traduo do rabe por Mamed Mustafa Jarouche. So Paulo: Globo, 2005. LUYTEN, Sonia Bibe. Mang: o poder dos quadrinhos japoneses. So Paulo: Estao Liberdade: Fundao Japo, 1991. MARCONDES FILHO, Ciro. O escavador de silncios: formas de construir e de desconstruir sentidos na Comunicao. So Paulo: Paulus, 2004. McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. So Paulo: Makron Books, 1995. QUELLA-GUYOT. A histria em quadrinhos. So Paulo: Edies Loyola, 1994.

MOYA, lvaro de. Shazam! 3.ed. So Paulo: Perspectiva, 1977. OLIVEIRA, Selma Regina Nunes. Grafic Novel: quadro a quadro: uma decupagem da estrutura narrativa das HQs. Artigo no-publicado. s.d. SANTAELLA, Lucia. Comunicao e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. So Paulo: Hacker, 2001. SANTOS, Roberto Elisio dos. Para reler os quadrinhos Disney: lingua gem, evoluo e anlise de HQs. So Paulo: Paulinas, 2002. THE LANGUAGE OF COMICS: word and image. Jackson: University Press of Mississippi, 2001. WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaes filosficas. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 2004. (coleo pensamento humano). WITTGENSTEIN, Ludwig. O livro azul. Lisboa: edies 70, c1958. WRIGHT, Bradford W. Comic book nation: the transformation of youth culture in America. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2001. ZOURABICHVILI, Franois. O vocabulrio de Dele uze. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen