Sie sind auf Seite 1von 8

Participao no debate sobre o aborto Fazer apresentao pessoal; Explanar sobre o pensamento do legislador sobre: -CF/88-ART.

RT.5-Dos Direitos e Garantias Fundamentais -II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; - o aborto crime previsto em lei. Existem, ao todo, quatro modalidades de aborto criminoso: a) Auto aborto e consentimento para o aborto (art. 124). b) Aborto praticado com o consentimento da gestante (art. 126). c) Aborto praticado sem o consentimento da gestante (art. 125). Na CF/88 art.5- XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; e tambm art.1 do CP. -Competncia- Julgado pelo Trib. do Jri -CF/88- art 5 devido processo legal LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; FORMAS DE ABORTO NA LEI 1. Conceito. a interrupo da gravidez com a consequente morte do produto da concepo. Este passa por vrias fases durante a gravidez, sendo chamado de ovo nos dois primeiros meses, de embrio nos dois meses seguintes e, finalmente, de feto no perodo restante.

O aborto possvel desde o incio da gravidez, contudo o momento exato em que a gravidez se inicia tema controvertido, pois, para alguns, isso se d com a fecundao, e, para outros, com a nidao(quando o vulo fecundado se implanta no tero).

Apesar de a nidao ocorrer poucos dias depois da fecundao, a discusso relevante, na medida em que alguns mtodos permitidos em nossa legislao, como o DIU (dispositivo intrauterino) e a plula do dia seguinte, atuam exatamente nesse interregno (aps a fecundao e antes da nidao). S se pode cogitar de crime de aborto quando uma mulher est grvida. 2. Classificao. O aborto classifica-se em: a) Natural. Interrupo espontnea da gravidez. b) Acidental. Consequncia de traumatismo, queda, acidentes em geral. No constitui crime. c) Criminoso. Previsto nos arts. 124 a 127 do Cdigo Penal. d) Legal ou permitido. Previsto no art. 128 do Cdigo Penal. ABORTO CRIMINOSO 1. Objetividade jurdica. A vida do feto. Se o feto j est morto por causa natural e o mdico apenas faz a retirada, no h crime, pois o que se pune no crime de aborto a conduta de tirar a vida do feto. Os mtodos mais usuais so ingesto de medicamentos efetivamente abortivos; introduo de objetos pontiagudos no tero; raspagem ou curetagem e suco. ainda possvel a utilizao de agentes eltricos ou contundentes para causar o abortamento. O aborto pode tambm ser cometido por omisso.

AUTOABORTO e consentimento para aborto Art. 124 Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena deteno, de um a trs anos. Provocar aborto em si mesma (1 parte). Aqui a prpria gestante quem pratica as manobras abortivas, quer por meios mecnicos, quer ingerindo medicamentos com essa finalidade. Consentir para que terceiro lhe provoque o aborto (2 figura). Nessa hiptese, a gestante no pratica em si mesma o aborto, mas permite que uma terceira pessoa o faa quem realiza a manobra abortiva comete crime mais grave. A pena, nesse caso, de recluso de um a quatro anos. enfermeira da clnica abortiva, da recepcionista. Temos tambm a figura do participe que quem contribui de alguma forma para o crime acontecer, por exemplo: a amiga, o namorado, os pais, que estimulam o aborto, que acompanham a gestante at uma clnica de aborto.

ABORTO PROVOCADO SEM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE Art. 125 Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena recluso, de trs a dez anos. Podem ocorrer duas hipteses na caracterizao desse crime: 1) a vtima efetivamente no deu o consentimento. Ex.: agresso; colocar remdio abortivo na bebida da vtima etc.; 2) a vtima consentiu, mas o consentimento no pde ser considerado vlido em razo de estar presente uma das hipteses do art. 126, pargrafo nico, do Cdigo Penal, j mencionadas.

ABORTO PROVOCADO COM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE Art. 126 Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena: recluso, de um a quatro anos. Pargrafo nico: Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de quatorze anos, ou alienada ou dbil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia. -enfermeira da clnica abortiva, da recepcionista. ABORTO QUALIFICADO Art. 127 As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em consequncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm morte. Essas causas de aumento somente se aplicam ao terceiro que provoca o aborto com ou sem o consentimento da gestante. So hipteses, na verdade, bastante corriqueiras no dia a dia, j que em nosso pas um grande nmero de abortos feito por pessoas sem qualquer experincia na rea mdica, com instrumentos inadequados e sem quaisquer condies higinicas, fatos que originam grande nmero de hemorragias e infeces que podem culminar naturalmente na perda da funo reprodutora (leso grave) e muitas vezes na prpria morte. Saliente-se que, se o agente quer o aborto e tambm a morte da gestante, responde pelos dois crimes (aborto e homicdio).

ABORTO LEGAL Art. 128 No se pune o aborto praticado por mdico: I se no h outro meio de salvar a vida da gestante; II se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. H duas espcies de aborto legal. Ambas so causas especiais de excluso da ilicitude. 1) Aborto necessrio ou teraputico. Possui dois requisitos: a) Deve ser praticado por mdico. b) No haver outro meio para salvar a vida da gestante. Observao: No necessrio que haja risco atual para a gestante. Basta que se saiba que o prosseguimento da gravidez colocar em risco a vida da mulher, mesmo que o perigo seja futuro. E se o aborto feito por enfermeira? Depende. Se o perigo para a gestante atual, o aborto no ser ilcito em face do estado de necessidade de terceiro, ou seja, da prpria 2) Aborto sentimental ou humanitrio. Possui trs requisitos: a) Que seja realizado por mdico. b) Que haja consentimento da gestante ou de seu responsvel, caso ela seja incapaz. c) Que a gravidez seja resultante de crime de estupro.

H necessidade da condenao pelo estupro? No, necessrio apenas que o mdico tenha provas da existncia do crime (boletim de ocorrncia, inqurito policial, testemunhas, exames clnicos etc.). Aborto em caso de estupro Em caso de estupro, a mulher deve imediatamente registrar a ocorrncia do crime em uma delegacia, de preferncia Delegacia da Mulher, para que, alm de registrar o crime para uma futura punio do estuprador, receber o Boletim de Ocorrncia (BO) e fazer o Exame de Corpo de Delito, que comprova a agresso sexual sofrida. Existem hospitais referncia para interrupo da gravidez resultante de estupro. Entretanto, todas as unidades de sade que tenham servios de ginecologia e obstetrcia constitudos, de acordo com a Norma Tcnica do Ministrio do Sade, devero estar capacitadas para o atendimento a esses casos. Documentos necessrios obrigatrios Autorizao da grvida - ou, em caso de incapacidade, de seu representante legal -, para a realizao do abortamento, firmada em documento de seu prprio punho, na presena de duas testemunhas exceto pessoas integrantes da equipe do hospital -, que ser anexada ao pronturio mdico. Informao mulher - ou a seu representante legal -, de que ela poder ser responsabilizada criminalmente caso as declaraes constantes no Boletim de Ocorrncia (BO) forem falsas. Registro em pronturio mdico, e de forma separada, das consultas, da equipe multidisciplinar e da deciso por ela adotada, assim como dos resultados de exames clnicos ou laboratoriais. Cpia do Boletim de Ocorrncia. Documentos recomendados Cpia do Registro de Atendimento Mdico poca da violncia sofrida. Cpia do Laudo do Instituto de Medicina Legal, quando se dispuser.

ABORTO EUGENSICO E ABORTO SOCIAL No existe em nossa legislao dispositivo permitindo a realizao do aborto quando os exames pr-natais demonstram que o filho nascer com graves anomalias, como Sndrome de Down, ausncia de algum membro. Ocorre, entretanto, que os juzes tm concedido alvars permitindo a realizao do aborto quando os exames comprovam que a anomalia de tamanha gravidade que o filho morrer logo aps o corte do cordo umbilical, como acontece, por exemplo, nos casos de anencefalia (ausncia de crebro). FETOS ANENCEFALOS O plenrio do Supremo Tribunal Federal decidiu, na data de 12/04/2012 por 8 votos a 2, que no pratica o crime de aborto tipificado o Cdigo Penal a mulher que decide pela antecipao do parto em casos de gravidez de feto anencfalo. O STF foi provocado por uma argio de descumprimento de preceito fundamental (ADPF 54) ajuizada pela Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade (CNTS), em 2004. Na petio inicial, a entidade defendeu a descriminalizao da antecipao do parto em caso de gravidez de feto anencfalo sob a alegao de ofensa dignidade humana da me, que se v obrigada a carregar no ventre um feto que no teria condies de sobreviver aps o parto.

FORMAS DE ABORTO ART. 124- Praticar aborto em si mesma ou permitir que outra pessoa o faa. ART.125- Praticar aborto sem o consentimento da gestante. ART.126-Praticar aborto, com o consentimento da gestante. ART.127- Qualificadoras do crime ART.128- ABORTO LEGAL

Das könnte Ihnen auch gefallen