Sie sind auf Seite 1von 6

ATIVIDADE DE GESTO DA PRODUO / SISTEMAS PRODUTIVO

1. Estudo das razes para automatizar A justificativa para automatizar um processo pode ser dividido em quatro diferentes categorias de razes: Qualidade: A qualidade do produto pode ser melhorada atravs da automao, porque suprimir falhas humanas, como a falta de ateno ou cansao. Segurana: atravs de automao pode aumentar a segurana no local de trabalho. Por exemplo, em ambientes de trabalho perigosos, como o vazamento ou forjar, se o processo automatizado, seria reduzir os acidentes dos trabalhadores. Humanizao: a humanizao do ambiente de trabalho desempenha um momento muito importante para incentivar a automao. Isso significa que tanto o trabalho em si, bem como as condies ambientais podem ser aliviados. Por exemplo, as mquinas podem ser instalados para executar as tarefas mais difceis, ou aquelas realizadas sob condies ambientais extremas, como altas temperaturas, ou nveis elevados de rudo ou poluio. O trabalhador pode, ento, concentrar-se mais e mais no controle, monitoramento ou plano, e assim evitar riscos sade Racionalizao: racionalizao, do ponto de vista empresarial desempenha um papel importante. Atravs da racionalizao pode reduzir os custos por um grande nmero ou a possvel expanso da empresa. Em caso de falta de mo de obra, a produo pode manter-se pelo aumento de mquinas. A este respeito, deve notar-se que a racionalizao no necessariamente acompanhada por um declnio no emprego, mas pode fazer uma verdadeira reestruturao da empresa.

2. Vantagens e desvantagens da utilizao de pessoas versus automao Automao penetrou em nosso cotidiano e cada vez mais percebida. Por exemplo, a automao tem sido fundamental na reduo dos custos das matrias-primas e produtos acabados, principalmente nas indstrias de produo em massa. Isto devido ao baixo custo de manuteno da maioria dos PLCs. A diminuio do preo faz com que o produto pode ser comprado por mais pessoas e tornar o mercado mais competitivo. Alm disso, nos pases industrializados, a automao tem contribudo para aumentar o tempo de lazer e / ou aumentos salariais para os trabalhadores, porque estes esto concentrados em tarefas mais especializadas, que requerem uma educao mais formal. No entanto, este aspecto do emprego crtica. A maioria dos economistas argumentam automao, argumentando que a automao apenas desloca trabalhadores, o que significa que estes trabalhadores esto empregados em outras empresas que no tm seus processos automatizados, ou desenvolver outras tarefas. Alm da automao cria empregos na fabricao e manuteno de equipamentos. 3. Estratgias para automatizar, possibilidades de automao 4. Quais os cuidados no momento de implantao de uma nova tecnologia? Queiroz e Moreira (2007) enfatizam trs dilemas fundamentais que emergem da implementao de novas tecnologias: oprimeiro, refere-se a mudana que acontece nas bases e na distribuio do conhecimento como resultado do trabalho que passa a ser mediado por computadores. O segundo dilema remete s relaes de autoridade,

em que novas demandas por habilidades intelectuais em todos os nveis organizacionais, que podero quebrar com a distino entre funes operacionais e gerenciais. Dessa forma, a implementao de novas tcnicas de controle por parte de gerentes, para ampliar a autoridade gerencial, formando assim o terceiro dilema da implantao de tecnologias novas. Nesse sentido, ao garantir que todos realizem suas atividades segundo o planejado, a implantao de novas tecnologias confere maior segurana a suas atividades. Os controles implementados no asseguram as relaes de poder existentes, mas servem para tornar transparente e previsvel a ao de seus membros 5. Sensores: O que so; Sntese dos principais; usos So os elementos responsveis pela leitura do estado em que o processo se encontra. Os sensores (ou transdutores) medem grandezas mecnicas como de posio, de velocidade e acelerao; grandezas fsicas como de temperatura, de fluxo, de nvel e de presso; grandezas qumicas como de concentrao, entre outras. Eles enviam para o controlador a atual situao do processo para que este possa tomar as medidas necessrias. A obteno de algumas dessas variveis pode ser impossibilitada por razes operacionais ou econmicas. Para contornar essa limitao as grandezas de interesse podem ser estimadas atravs da medio de outras. Isso pode ser feito utilizando-se um estimador de estados ou atravs de inferncia. 6. Atuadores: O que so; Sntese dos principais; usos Atuador um elemento capaz de modificar grandezas fsicas no sistema ao qual pertence (geralmente produzindo movimento) atendendo a comandos que podem ser manuais ou automticos, nesse processo tambm acontece a converso de diferentes tipos de energia, so exemplos de elementos atuadores: cilindros pneumticos (pneumtica) ou cilindros hidrulicos (Hidrulica)e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas). Para se classificar os elementos atuadores podem ser usados trs critrios diferentes,so eles:

Energia de sada: mecnica, trmica, ptica, etc. Princpio de funcionamento: mecnico, pneumtico, hidrulico, eletromagntico, etc. Se for um atuador que gera movimento, pelo tipo de movimento: linear ou rotativo. 7. CNCs - O que so; Sntese dos principais; usos O comando CNC um equipamento eletrnico, dotado de um processador ou mais de um, e de memrias de armazenamento, capaz de receber informaes atravs de entrada prpria de dados, processar e compilar estas informaes, transmitindo-as em forma de impulsos mquina ferramenta, gerando o movimento simultneo dos eixos em combinao com seu sistema de medio e funes de programao, de modo que esta sem a interveno do operador, realize as operaes de usinagem na seqncia programada. 8. Robs - O que so; Sntese dos principais; usos.. Um rob (ou robot) um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecnicos ou biomecnicos capazes de realizar trabalhos de maneira autnoma ou pr-programada. Os robs so comumente utilizados na realizao de tarefas em locais mal iluminados, ou na realizao de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robs industriais utilizados nas linhas de produo so a forma mais comum de robs, uma situao que est mudando recentemente com a popularizao dos robs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicaes so: tratamento de lixo txico, explorao subaqutica e espacial, cirurgias, minerao, busca e resgate, e localizao de minas terrestres. Os robs tambm aparecem nas reas do entretenimento e tarefas caseiras.

9. Elementos de movimentao - - O que so; Sntese dos principais; usos. Quais as principais relaes com a teoria do Sistema Toyota de Produo? 10. FMS o que quais as caractersticas usos Um sistema flexvel de manufatura (Flexible Manufacturing System - FMS em Ingls) um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanas esperadas ou inesperadas no processo de fabricao. Esta flexibilidade geralmente enquadrada em duas categorias, que ambas contem inmeras categorias. A primeira categoria, "machine flexibility" em ingls, se refere habilidade do sistema de mudar para produzir novos produtos, e a habilidade de mudar a ordem de operaes executadas. A segunda categoria chamada "routing flexibility" que consiste na habilidade de usar mltiplas maquinas para fazer a mesma operao, tambm a habilidade do sistema de absorver grandes mudanas seja no volume, capacidade ou capabilidade. A maioria dos sistemas FMS so uma arvore de sistemas. As maquinas que so normalmente maquinas CNC so conectadas por um sistema de movimentao de material para otimizar o movimento da matria prima e o controle do sistema feito por um computador que equaliza o movimento do material e o andamento das operaes das maquinas. A principal vantagem do sistema FMS a alta flexibilidade em administrar os recursos da manufatura como tempo e esforo para a manufatura de novos produtos. A melhor aplicao do FMS na produo de pequenos lotes de produtos e no na produo em massa. A atividade de negocio deve ser a interfase do sistema de manufatura com o mundo exterior. 11. Quais as 3 classificaes para a inspeo? Explique cada uma das categorias de cada classificao. 12. O que autonomao (Sistema Toyota)? O que so poka-yokes? O que o Zero Defeitos? Como estes se relacionam com a disciplina? Poka-yoke (pronuncia-se poc-ioqu) um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrncia de defeitos em processos de fabricao e/ou na utilizao de produtos. Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produo e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princpio do "no-custo". Segundo Shingo (1996, p.55), inspeo sucessiva, auto-inspeo e inspeo da fonte podem ser todas alcanadas atravs do uso de mtodos Poka-yoke. O Poka-yoke possibilita a inspeo 100% atravs de controle fsico ou mecnico. Quanto s funes de regulagem do Poka-yoke h duas maneiras onde ele pode ser usado para corrigir erros:

Mtodo de Controle: Quando o Poka-yoke ativado, a mquina ou linha de processamento pra, de forma que o problema possa ser corrigido. Mtodo de advertncia: Quando o Poka-yoke ativado um alarme soa ou uma luz sinaliza, visando alertar o trabalhador.

O Poka-yoke de controle o dispositivo corretivo mais poderoso, porque paralisa o processo at que a condio causadora do defeito tenha sido corrigida. O Poka-yoke de advertncia permite que o processo que est gerando o defeito continue, caso os trabalhadores no atendam ao aviso. A freqncia com que ocorrem os defeitos e o fato deles poderem ou no ser corrigidos, uma vez que tenham ocorrido, ir influenciar na escolha entre esses dois mtodos. Defeitos mais freqentes ou impossveis de serem corrigidos exigem um Poka-yoke de controle, enquanto que se a freqncia de defeitos baixa e o defeito possvel de ser corrigido prefervel um Poka-yoke de advertncia. O Poka-yoke de controle o mais eficiente na maioria dos casos. A automao

qualidade assegurada, dentro do contexto do STP, pode ser definida como a garantia de um fluxo contnuo de produtos livres de defeitos em todas as etapas (processos) de fabricao, ou seja, a garantia da eliminao total de qualquer perda por fabricao de produtos defeituosos. Ora, este o resultado direto e mais significativo da aplicao da autonomao, uma vez que os operrios e as mquinas esto preparados para a interrupo do processamento ao primeiro sinal de anormalidade. A Toyota tem como um de seus objetivos a satisfao do cliente com a qualidade do produto. Portanto, a qualidade assegurada um elemento que sustenta este compromisso com o mercado e ao mesmo tempo atua como uma alavanca de ampliao da participao da Toyota no mercado mundial. Defeito zero No Sistema Toyota de Produo a expresso "Zero Defeitos" tem um significado completamente diferente do que foi consagrado no ocidente. O"Controle da Qualidade Zero Defeitos" (CQZD) na Toyota no um programa, mas um mtodo racional e cientfico capaz de eliminar a ocorrncia de defeitos atravs da identificao e controle das causas. 13. Considere as 7 perdas do Sistema Toyota de Produo e vincule a cada uma elementos estudados capazes de reduzila. 1 Perda por superproduo pode ser reduzida pela produo Just-in-Time 2 Perda por Espera pode ser reduzida pelo mtodo Kanban 3 Perda por transporte pode ser reduzida atravs de melhorias de layout 4 Perdas por processamento em si podem ser reduzidas analisando o tipo do produto e analisando o mtodo a ser utilizado para fabricar 5 Perdas por estoque podem ser reduzidas pelo sistema TRF 6 Perdas no movimento podem ser reduzidas pela operao de setup 7Perdas por elaborao de produtos defeituosos podem ser reduzidas pelo sistema Poka-Yoke 14. O que significa controle simultneo execuo, recomendado por Shingo? Como implementa-lo utilizando elementos estudados na disciplina? 15. Organize os tpicos acima em uma estrutura (idem ao trabalho de aula, com fluxograma).

16) Caractersticas e objetivos de Just in time( JIT)... O sistema visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital, equipamento e mo-de-obra. O resultado um sistema de manufatura capaz de atender s exigncias de qualidade e entrega de um cliente, ao menor custo. Existem trs idias bsicas sobre as quais se desenvolve o sistema Just In Time. A primeira a integrao e otimizao de todo o processo de manufatura. Aqui entra o conceito amplo, total, dado ao valor do produto, ou seja, tudo o que no agrega valor ao produto desnecessrio e precisa ser eliminado. O JIT visa reduzir ou eliminar funes e sistemas desnecessrios ao processo global da manufatura. No processo produtivo, o JIT visa eliminar atividades como inspeo, retrabalho, estoque etc.. Muitas das funes improdutivas que existem em uma empresa foram criadas devido ineficincia ou incapacidade das funes iniciais. Assim, o conceito de integrao e otimizao comea na concepo e projeto de um novo produto. A segunda idia a melhoria contnua (Kaizen). O JIT fomenta o desenvolvimento de sistemas internos que encorajam a melhoria constante, no apenas dos processos e procedimentos, mas tambm do homem, dentro da empresa. A atitude gerencial postulada pelo JIT : nossa misso a melhoria contnua. Isto significa uma mentalidade de trabalho em grupo, de viso compartilhada, de revalorizao do homem, em todos os nveis, dentro da empresa. Esta mentalidade permite o desenvolvimento das potencialidades humanas, conseguindo o comprometimento de todos pela descentralizao do poder. O JIT precisa e fomenta o desenvolvimento de uma base de confiana, obtida pela transparncia e honestidade das aes. Isto fundamental para ganhar e manter vantagem competitiva. A terceira idia bsica do JIT entender e responder s necessidades dos clientes. Isto significa a responsabilidade de atender o cliente nos requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega e custo. O JIT enxerga o custo do cliente numa viso maior, isto , a empresa JIT deve assumir a responsabilidade de reduzir o custo total do cliente na aquisio e uso do produto. Desta forma, os fornecedores devem tambm estar comprometidos com os mesmos requisitos, j que a empresa fabricante cliente dos seus fornecedores. Clientes e fornecedores formam, ento, uma extenso do processo de manufatura da empresa. Os objetivos da manufatura JIT Richard Lubben esclarece que o planejamento de um sistema de manufatura JIT requer o entendimento dos objetivos e metas nos quais o JIT est baseado (isto ocorre em paralelo com o processo de elaborao da estratgia competitiva). Aps o estabelecimento dos objetivos, o processo de planejamento torna-se o de determinar o que necessrio para atender a esses objetivos. A meta do JIT desenvolver um sistema que permita a um fabricante ter somente os materiais, equipamentos e pessoas necessrios a cada tarefa. Para se conseguir esta meta, preciso, na maioria dos casos, trabalhar sobre seis objetivos bsicos: 1. Integrar e otimizar cada etapa do processo de manufatura. 2. Produzir produtos de qualidade. 3. Reduzir os custos de produo. 4. Produzir somente em funo da demanda. 5. Desenvolver flexibilidade de produo.

6. Manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores. Na verdade, esses objetivos so aspiraes normais para qualquer empresa, porm, nem sempre exeqveis, devido ao desconhecimento dos meios para alcan-los. Entretanto, a filosofia de administrao da manufatura Just In Time proporciona ferramentas gerenciais que possibilitam o atingimento desses objetivos.

17) Na linguagem da engenharia industrial consagrada pela Toyota, perdas ( MUDA em japons) so atividades
completamente desnecessrias que geram custo, portanto,d e v e m s e r i m e d i a t a m e n t e e l i m i n a d a s . . . . no agregam valor e que,

18) O Sistema Toyota de Produo , inegavelmente, o benchmark para as organizaes industriais no mundo
inteiro. Contudo, o Sistema Toyota de Produo no deve e nem pode ser simplesmente copiado por outras industriais.....

Das könnte Ihnen auch gefallen