Sie sind auf Seite 1von 10

PRODUTOS SUSTENTVEIS E SEUS BENEFCIOS PARA A EMPRESA

(UNILEVER)

Cleber Moraes Matheus Camargo Matheus Gonsalves

A EMPRESA

A Unilever uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, presente em mais de 170 pases e com mais de 163 mil funcionrios.

O grupo anglo-holands tem em seu portflio algumas das marcas mais conhecidas e amadas do mundo, como Knorr, Seda, Helmanns e Dove.

SOJA SUSTENTVEL
Em junho de 2011, a Unilever Brasil comprou os primeiros certificados de soja sustentvel disponveis no mercado.

O objetivo da empresa era estimular os produtores a iniciar a adoo de critrios da RTRS (Round Table on Responsible Soy).
Em seu Plano de Sustentabilidade, a Unilever estabeleceu trs metas para o ano de 2020. Primeiramente, reduzir o impacto ambiental de seus produtos pela metade, em seguida, ajudar mais de um bilho de pessoas a melhorar sua sade e bem-estar e por fim, obter 100% de suas matrias primas agrcolas de fontes sustentveis.

ROUND TABLE ON RESPONSIBLE SOY


A RTRS uma iniciativa de mltiplos stakeholders, estabelecida na Sua em 2006, que visa facilitar um dilogo global sobre a produo de soja que seja econmicamente vivel, socialmente equitativa e ambientalmente correta. Dentre seus associados encontram-se produtores, processadores, vendedores de soja, alm de fabricantes de alimentos e rao animal e organizaes de sociedade civil. Juntos trabalham para comercializar uma soja produzida de maneira responsvel e para maximizar o volume de soja passvel de certificao RTRS.

CH SUSTENTVEL

A Unilever, em 2007, foi a primeira companhia de ch a se comprometer com o fornecimento sustentvel de ch em grande escala e ao longo dos ltimos anos, a empresa e seus fornecedores investiram bastante na melhoria de prticas agrcolas entre produtores de ch visando aumentar a capacidade para mais de 170 mil toneladas de ch certificado pela Rainforest Alliance.

Para se ter uma ideia, todo o ch obtido da Argentina certificado pela RA.

RAINFOREST ALLIANCE
uma organizao fundada em 1987 que possui mais de 17 mil membros no mundo todo com o compromisso de preservar os ecossistemas e a biodiversidade por meio de projetos ambientais junto a empresas, comunidades locais e proprietrios de terras.

Esta certificao visa, atravs da promoo e incentivo do manejo florestal e agrcola, ambientalmente corretos e economicamente viveis, contribuir para a preservao da biodiversidade e justia social, tendo como base a certificao, treinamento, capacitao dos trabalhadores e o incentivo ao desenvolvimento de polticas pblicas ambientais.

PAPEL E CARTO SUSTENTVEL


A Unilever propo-se a at 2015, obter 75% do papel e carto que utiliza nas embalagens a partir de florestas certificadas de gesto sustentvel ou material reciclado e at 2020, atingir a meta de 100%.
Em 2012, foi implementado embalagens em papel sustentvel certificado pelo Forest Stewardship Council para produtos como sopas Knorr na Europa e para bebidas de soja AdeS no Brasil. Adendo: Paralelo a isso no Brasil, no quesito papel sustentvel, a produo de papel a partir do bagao de cana-de-acar est ganhando a preferncia nas empresas comprometidas com a sustentabilidade. O papel de bagao de cana isento de cloro elementar (ECF) e alcalino, alm de contar com a certificao ISO14001.

FOREST STEWARDSHIP COUNCIL


FSC uma instituio internacional, sem fins lucrativos, formada por representantes de entidades do mundo todo e um dos nicos sistemas de certificao florestal apoiado por grandes entidades, como WWF e Greanpeace. baseada em trs pilares de igual importncia: econmico, ambiental e social. Esse Conselho de Manejo Florestal, visa contribuir para o uso adequado dos recursos naturais, apresentando-se como uma alternativa explorao predatria das florestas. Atesta que determinada empresa ou comunidade obtm recursos florestais, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econmicos da regio.

RESULTADOS PARA A EMPRESA


A partir de tcnicas sustentveis aplicados no s no processo de produo da soja sustentvel, mas na empresa como um todo, a Unilever reverteu sua imagem projetada negativamente pelo Greenpeace, introduziu a responsabilidade social em sua governana para criao de valor compartilhado, ou seja, estabeleceu polticas e prticas operacionais que aumentaram a competividade da empresa ao mesmo tempo em que as condies scio-econmicas da populao foi aumentando, fatos que culminaram no reconhecimento da empresa como referncia mundial em boas prticas na cadeia produtiva.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Certificao Florestal. http://imaflora.org/. Acesso em 10 de Setembro de 2013. FERNANDEZ, Fernando. Responsabilidade Unilever apresenta Relatrio de Sustentabilidade 2011. http://www.ideiasustentavel.com.br/2012/04/responsabilidade-unilever-apresentarelatorio-de-sustentabilidade-2011/. Acesso em 10 de Setembro de 2013. Univeler Portal. http://www.unilever.com.br. DEARD, A.; HORNIK, R. difcil ser do bem. Harvard Bussiness Review, So Paulo, Novembro, 2011, p. 48-55.

Das könnte Ihnen auch gefallen