Sie sind auf Seite 1von 5

As Tecnologias de Redes Wireless As tecnologias de redes evoluem a cada dia. No artigo, "xDSL: Mais uma promessa?" (Vol. 1, No.

6 desta publicao) , nos detemos a falar sobre as tecnologias de acesso remoto a velocidades relativamente altas, comparadas com as praticadas atualmente. Outra tecnologia que est surgindo com bastante fora no mercado so as redes Wireless, ou redes sem fio. Nesta categoria de redes, se permitem definir assim, h vrios tipos de redes que so: Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network), Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), Redes de Longa Distncia sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network), redes WLL (Wireless Local Loop) e o novo conceito de Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network). Neste artigo, ser dado nfase s redes locais sem fio (WLAN). Os outros tpicos ficaro para um artigo posterior. Introduo As redes locais sem fio (WLANs) constituem-se como uma alternativa s redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexvel, de fcil configurao e com boa conectividade em reas prediais ou de campus. Dependendo da tecnologia utilizada, rdio freqncia ou infravermelho, e do receptor, as rede WLANs podem atingir distncias de at 18 metros. Sendo assim, as WLANs combinam a mobilidade do usurio com a conectividade a velocidades elevadas de at 155 Mbps, em alguns casos. Como funcionam os WLANs Atravs da utilizao portadoras de rdio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicao de dados entre os pontos da rede. Os dados so modulados na portadora de rdio e transmitidos atravs de ondas eletromagnticas. Mltiplas portadoras de rdio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqncia especfica e rejeita as outras portadoras de freqncias diferentes.

Num ambiente tpico, como o mostrado na Figura 1, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso no apenas fornecem a comunicao com a rede convencional, como tambm intermediam o trfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro clulas com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular. Um grupo de empresas est coordenando o desenvolvimento do protocolo IAPP (Inter-Access Point Protocol), cujo objetivo garantir a a interoperabilidade entre fabricantes fornecendo suporte a roaming atravs das clulas. O protocolo IAPP define como os pontos de acesso se comunicaro atravs do backbone da rede, controlando os dados de vrias estaes mveis.

Figura 1 - Rede Wireless LAN tpica Tecnologias empregads H vrias tecnologias envolvidas nas redes locais sem fio e cada uma tem suas particularidades, suas limitaes e suas vantagens. A seguir, so apresentadas algumas das mais empregadas.

Sistemas Narrowband: Os sistemas narrowband (banda estreita) operam numa freqncia de rdio especfica, mantendo o sinal de de rdio o mais estreito possvel o suficiente para passar as informaes. O crosstalk indesejvel entre os vrios canais de comunicao pode ser evitado coordenando cuidadosamente os diferentes usurios nos diferentes canais de freqncia. Sistemas Spread Spectrum: So o mais utilizados atualmente. Utilizam a tcnica de espalhamento espectral com sinais de rdio freqncia de banda larga, provendo maior segurana, integridade e confiabilidade, em troca de um maior consumo de banda. H dois tipos de tecnologias spread spectrum: a FHSS, Frequency-Hopping Spreap Spectrum e a DSSS, Direct-Sequence Spread Spectrum. A FHSS usa uma portadora de faixa estreita que muda a freqncia em um cdigo conhecido pelo transmissor e pelo receptor que, quando devidamente sincronizados, o efeito a manuteno de um nico canal lgico. A DSSS gera um bit-code (tambm chamado de chip ou chipping code) redundante para cada bit transmitido. Quanto maior ochip maior ser a probabilidade de recuperao da informao original. Contudo, uma maior banda requerida. Mesmo que um ou mais bits no chip sejam danificados durante a transmisso, tcnicas estatsticas embutidas no rdio so capazes de recuperar os dados originais sem a necessidade de retransmisso. Sistemas Infrared: Para transmitir dados os sistemas infravermelho utilizam freqncias muita altas, um pouco abaixo da luz visvel no espectro eletromagntico. Igualmente luz, o sinal infravermelho no pode penetrar em objetos opacos. Assim as transmisses por infravermelho ou so diretas ou difusas. Os sistemas infravermelho diretos de baixo custo fornecem uma distncia muito limitada (em torno de 1,5 metro). So comumente utilizados em PAN (Personal Area Network) como, por exemplo, os palm pilots, e ocasionalmente so utilizados em WLANs. ^ IEEE 802.11 Wireless Local Area Network

O grupo de trabalho IEEE 802.11, do Instituto dos Engenheiros Eltricos e Eletrnicos, responsvel pela definio do padro para as redes locals sem fio WLANs. O padro proposto especifica trs camadas fsicas (PHY) e apenas uma subcamada MAC (Medium Access Control). Como apresentado abaixo, o draft prov duas especificaes de camadas fsicas com opo para rdio, operando na faixa de 2.400 a 2.483,5 mHz (dependendo da regulamentao de cada pas), e uma especificao com opo para infravermelho.

Frequency Hopping Spread Spectrum Radio PHY: Esta camada fornece operao 1 Mbps, com 2 Mbps opcional. A verso de 1 Mbps utiliza 2 nveis da modulao GFSK (Gaussian Frequency Shift Keying), e a de 2 Mbps utiliza 4 nveis da mesma modulao; Direct Sequence Spread Spectrum Radio PHY: Esta camada prov operao em ambas as velocidades (1 e 2 Mbps). A verso de 1 Mbps utiliza da modulao DBPSK (Differential Binary Phase Shift Keying), enquanto que a de 2 Mbps usa modulao DBPSK (Differential Quadrature Phase Shift Keying); Infrared PHY: Esta camada fornece operao 1 Mbps, com 2 Mbps opcional. A verso de 1 Mbps usa modulao 16-PPM (Pulse Position Modulation com 16 posies), e a verso de 2 Mbps utiliza modulao 4-PPM. No lado da estao, a subcamada MAC fornece os seguintes servios: autenticao, desautenticao, privacidade e transmisso da MADU (MAC Sublayer Data Unit), e, no lado do sistema de distribuio: associao, desassociao, distribuio, integrao e reassociao. As estaes podem operar em dua siuaes distintas:

Configurao Independente: Cada estao se comunica diretamente entre si, sem a necessidade de instalao de infraestrutura. A operao dessa rede fcil , mas a desvantagem que a rea de cobertura limitada. Estaes com essa configurao esto no servio BSS (Basic Service Set); Configurao de Infra-estrutura: Cada estao se comunica diretamente com o ponto de acesso que faz parte do sistema de distribuio. Um ponto de acesso serve as estaes em um BSS e o conjunto de BBS chamado de ESS (Extended Service Set). Alm dos servios acima descritos, o padro ainda oferece as funcionalidades de roaming dentro de um ESS e gerenciamento de fora eltrica (as estaes podem desligar seus transceivers para economizar

energia). O protocolo da subcamada MAC o CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidence). Concluses As redes locais sem fio j so uma realidade em vrios ambientes de redes, principalmente nos que requerem mobilidade dos usurios. As aplicaes so as mais diversas e abrangem desde aplicaes mdicas, por exemplo, visita a vrios pacientes com sistema porttil de monitoramento, at ambientes de escritrio ou de fbrica. Apesar das limitaes de cobertura geogrfica, utilizando-se a arquitetura de sistemas de distribuio, pode-se aumentar a abragncia da rede sem fio, fazendo uso de vrios sistemas de distribuio interconectados via rede com fio, num esquema de roaming entre microcclulas, semelhante a um sistema de telefonia celular convencional. Referncias

http://www.wlan.com - The Wireless LAN Alliance http://stdsbbs.ieee.org/groups/802/11/index.html - IEEE Computer Society 802.11 Working Group for Wireless LAN http://hydra.carleton.ca/info/wlan.html - Wireless LAN/MAN Modem Product Directory http://www.wlan.com/resource/index.html#ieee - WLAN Alliance Organization Guide http://wireless.com/interesting.html - California Wireless: Interesting Wireless Links Page http://www.mindspring.com/~lfry/part15.htm - Spread Spectrum Device Compendium ^ NewsGeneration, um servio oferecido pela RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Copyright RNP, 1997 2004

Das könnte Ihnen auch gefallen