Sie sind auf Seite 1von 4

O ano de 2009 foi proclamado, pela Organizao das Naes Unidas, como o Ano Internacional da Astronomia (IYA2009), considerando

a sugesto da Unio Astronmica Internacional (IAU), que aprovou em, sua Assemblia Geral, em 2003, uma resoluo nesse sentido. A principal (e muito justa) motivao para isso, foi o fato que em 2009 comemora-se 400 anos do incio das observaes telescpicas efetuadas pelo fsico e astrnomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), que trouxe uma dimenso inusitada para toda a Astronomia. Entretanto, no devemos esquecer que em 2009 tambm se estar comemorando os 400 anos da publicao da Astronomia Nova, de Johannes Kepler (1571-1630), obra em que ele apresenta as suas primeiras leis para o movimento planetrio - as chamadas Lei das rbitas e Lei das reas. A terceira lei, ou Lei Harmnica, s descoberta dez anos mais tarde, em 1619, portanto, foi divulgada, em 1620, no Epitome Astronomi Copernican. O que, no entanto, poucas pessoas conhecem que ao lado das primeiras leis publicadas na Astronomia Nova, em 1609, Kepler formulou uma outra lei que, se vlida, seria hoje considerada como uma quarta Lei de Kepler e que poderamos denomin-la "Lei das Velocidades" ou "Lei Cinemtica":

" A velocidade de um planeta , em cada instante, inversamente proporcional sua distncia ao Sol. "
A afirmao no correta. Seria vlida se considerasse a componente da velocidade orbital de um planeta perpendicular ao seu raio vetor. Esta sim inversamente proporcional distncia do planeta ao Sol, como veremos adiante. Antes, porm, de prosseguir em nossa exposio, vamos recordar ao leitor de forma bastante sucinta, as tradicionais leis do movimento dos planetas, estabelecidas por Kepler no sculo XVII.

AS LEIS DE KEPLER PARA O MOVIMENTO PLANETRIO

Todos os planetas do Sistema Solar movimentam-se ao redor do Sol obedecendo s chamadas leis de Kepler. O astrnomo alemo Johannes Kepler (1571-1630) analisando uma grande quantidade de observaes astronmicas efetuadas pelo astrnomo dinamarqus Tycho Brahe (1546-1601), em especial das posies do planeta Marte no cu, concluiu, empiricamente, trs leis do movimento planetrio, chamadas leis de Kepler. 1 Lei ou LEI DAS RBITAS (1609)A rbita de cada planeta ao redor do Sol uma elipse, situando-se o Sol, em um de seus focos.

Fig.01 - rbita planetria com excentricidade propositalmente exagerada, para ressaltar a variao da distncia planeta-Sol. A posio do planeta, em sua rbita, pode ser expressa por duas coordenadas polares, como indicadas na figura.

Adotando-se um sistema de coordenadas polares com plo no Sol e com eixo na direo Sol-perilio da rbita, orientado nesse sentido, a distncia de um planeta ao Sol ( r ) pode ser calculada para cada posio do planeta dada pelo ngulo , chamado de anomalia verdadeira, contado a partir da direo do

perilio (ponto P) no sentido de movimento do planeta, pela expresso:

onde a o semi-eixo maior da rbita e e a sua excentricidade. 2 Lei ou LEI DAS REAS (1609)O raio vetor de um planeta varre reas iguais em tempos iguais. O vetor com origem no centro do Sol e extremidade no centro do planeta chamado de raio vetor do planeta. Consideremos, como na figura 02, um planeta descrevendo uma rbita ao redor do Sol. Sejam M, N, Q e R, quatro posies do planeta.

Fig.02 - As reas dos tringulos SMPN e SQAR so iguais pois foram varridas pelo raio-vetor no mesmo intervalo de tempo.

Unindo-se os pontos M, N, Q e R ao Sol ( S ), formam-se dois tringulos ( MSN e QSR ), ambos com bases curvilneas ( arcos de elipse ). A segunda lei de Kepler afirma que se os arcos de elipse MN e QR forem percorridos no mesmo intervalo de tempo, o que acarreta no fato das reas dos tringulos MSN e QSR terem sido varridas pelo raio-vetor do planeta no mesmo intervalo de tempo, ento as reas dos dois tringulos so iguais. 3 Lei ou LEI HARMNICA (1619)A relao entre o cubo do semi-eixo maior da rbita e o quadrado do perodo de translao ao redor do Sol constante para todos os planetas. Na realidade, a relao citada na terceira lei de Kepler apenas aproximadamente constante para todos os planetas. Se considerarmos a o semi-eixo maior da rbita de um planeta ao redor do Sol e P o seu perodo de translao ento,

onde M e m so as massas do Sol e do planeta, respectivamente. A expresso anterior mostra que a relao entre o cubo do semi-eixo maior e o quadrado do perodo de translao depende da soma das massas do Sol e do planeta. A maioria dos planetas tem massas muito pequenas quando comparadas com a massa do Sol de modo que a soma anterior tem valor quase igual massa solar. Da o resultado obtido por Kepler.

POR QUE NO VLIDA A "QUARTA LEI DE KEPLER" ?

A velocidade orbital de um planeta um vetor tangente elipse descrita pelo planeta ao redor do Sol. Um vetor tangente a uma elipse NO , no caso geral, perpendicular a nenhum dos segmentos que une o ponto de tangncia aos focos. Desta maneira, o vetor velocidade no , em geral, perpendicular ao raiovetor do planeta, exceto quando ocorrem as passagens perilica e aflica.

Fig. 03 - A velocidade orbital de um planeta e suas componentes radial e normal ao raio-vetor.

Podemos, ento, decompor o vetor velocidade em duas componentes com direes perpendiculares entre si: uma normal ao raio-vetor e outra na sua direo ou direo radial, como est ilustrado na figura 03. A partir da expresso diferencial para a lei das reas - uma conseqncia da Lei da Conservao do Momento Angular - podemos obter as expresses para as velocidades radial e normal ao raio-vetor. A EXPRESSO DIFERENCIAL DA LEI DAS REAS A figura abaixo ilustra a situao de um planeta descrevendo um pequeno arco de sua trajetria ao redor do Sol, com comprimento dS. No mesmo intervalo de tempo, a anomalia verdadeira tem uma pequena variao representada por d . Considerando que durante o pequeno intervalo de tempo o raio-vetor no sofre uma variao significativa em seu comprimento, podemos calcular a rea dA do tringulo formado pelo Sol e pelas duas posies ocupadas pelo planeta, pela seqncia de passos ilustrados abaixo. A chamada velocidade areolar do planeta ( dA/dt ), que corresponde area varrida pelo raio-vetor na unidade de tempo, pode ser tambm obtida:

Pode-se demonstrar que a constante C, que corresponde ao dobro do valor da velocidade areolar, tem por valor:

Nessa expresso, G representa a constante de Gravitao Universal, M a massa do Sol, m a massa do planeta, a o semi-eixo maior e e a excentricidade orbital. A COMPONENTE NORMAL DA VELOCIDADE ORBITAL A partir da expresso diferencial da lei das reas, obtemos:

Como se verifica, esta componente inversamente proporcional distncia do planeta ao Sol. A COMPONENTE RADIAL DA VELOCIDADE ORBITAL Derivando, em relao ao tempo, a expresso que relaciona o mdulo do raio-vetor com a anomalia verdadeira e utilizando o resultado anterior, obtemos:

Especial ateno deve ter o leitor para no confundir a derivada temporal do raio-vetor, que corresponde ao vetor velocidade orbital, com a derivada temporal do mdulo do raio-vetor, efetuada acima, que corresponde ao mdulo da velocidade radial. A VELOCIDADE ORBITAL AO REDOR DO SOL Aplicando-se o teorema de Pitgoras ao tringulo retngulo cujos catetos so as velocidades radial e normal e cuja hipotenusa a velocidade orbital e fazendo uso das expresses anteriores para as velocidades radial e normal e efetuando-se as substituies necessrias para eliminar a anomalia verdadeira, obtemos a seguinte expresso para o mdulo da velocidade orbital:

A expresso anterior deixa evidente que a velocidade orbital de um planeta ao redor do Sol, no , em cada instante, inversamente proporcional sua distncia ao Sol. Cabe tambm ressaltar que na ocasio em que Kepler fez as suas descobertas ainda no existia o Clculo Diferencial, de maneira que a noo de velocidade sobre uma curva no havia ainda sido estabelecida de maneira rigorosa, do ponto de vista matemtico. Alm disso, o fato das rbitas no Sistema Solar serem elipses de pequenas excentricidades, provavelmente dificultou a percepo de Kepler com relao alterao da velocidade orbital em funo da variao da distncia do planeta ao Sol. Referncias: Kovalevsky, J. - L'Astronomie - 77 anne - Juin 1963 - p.235 - Paris. Danjon, A. - Astronomie Gnrale - 1980 - Paris Boulet, D. - Methods of Orbit Determination for the Microcomputer - Willmann-Bell - 1991 - Richmond. Varella, I.G. & Oliveira, P.D.C.F. - Astronomia do Sistema Solar - 4a. Edio - 2007 - So Paulo. Varella, I.G. - As Leis de Kepler - 1996 - So Paulo.

Para receber informaes sobre eventos astronmicos e uma mensagem eletrnica a cada Circular Astronmica editada, participe do grupo informativo URANOMETRIA NOVA do Yahoo! Grupos.

Das könnte Ihnen auch gefallen