Sie sind auf Seite 1von 5

Dom Criativo GEOGRAFIA- 7 SRIE - Prof.

JOO ALBERTO
1) No processo de formao de seu territrio os E.U.A. incorporaram vastos espaos que originalmente no pertenciam Inglaterra. Pertenceram, respectivamente, Frana e ao Mxico as reas assinaladas com os nmeros:

a) 2 e 3 b) 1 e 3 c) 4 e 5 d) 4 e 6 e) 5 e 6 2) "Alm da perda de territrios, as interferncias polticas e militares e a influncia econmica dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste pas a exclamar. "POBRE _______, TO LONGE DE DEUS E TO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS" O pas que completa corretamente a citao : a) Mxico b) Porto Rico c) Panam d) Cuba e) Canad 3) A posio geogrfica fator determinante nas caractersticas climticas norte-americanas, sendo assim o tipo dominante : a) Equatorial b) Frio-Polar c) rido d) Subtropical e) Temperado 4) As provncias mais populosas e desenvolvidas do Canad so respectivamente: a) Ontrio, Qubec e Alberta. b) Ontrio, Qubec e Columbia Britnica. c) Qubec, Ontrio e Manitoba. d) Qubec, Ontrio e Columbia Britnica. 5) O clima do norte da Amrica Anglo Saxnica : a) rido. b) Polar. c) Temperado. d) Mediterrneo. e) Frio de Montanha.

6) O Mxico est localizado na Amrica: __________ e faz fronteira ao sul com: ______________ e ___________ . A alternativa que preenche as lacunas: a) Central - Belize e Panam. b) Norte - Guatemala e Honduras. c) Central - Belize e Nicargua. d) Norte - Guatemala e Belize. e) Norte - Belize e Nicargua 7) Nesta regio, favorecida pela presena da floresta, de reservas minerais e do grande potencial hidreltrico, concentra-se a maior parte da populao e da atividade industrial do Canad. Trata-se: a) da Colmbia Britnica. b) das Provncias Atlnticas. c) do Sudeste. d) das Pradarias. e) do Grande Norte. 8) Em relao ao territrio mexicano, correto afirmar que: a) os climas desrticos localizam-se no setor norte e os climas quentes e midos localizam-se nos setores sul e sudeste do pas. b) est livre de terremotos, pois situa-se em zona de grande estabilidade tectnica. c) a rea aproveitvel para a agricultura representa mais de 70% de seu territrio. d) a proximidade com os Estados Unidos da Amrica favoreceu sua expanso territorial. e) a atividade industrial apresenta-se bem distribuda e desconcentrada, coerente com uma rede urbana equilibrada. 9) Leia os itens abaixo.
I. vegetao de tundra II. vegetao de taiga III. recursos hdricos IV. latossolos V. petrleo VI. carvo

Assinale a alternativa que destaca corretamente recursos naturais importantes para o fortalecimento da economia do Canad no sculo XX. a) b) c) d) e) I, II, III e V. I,II, IV e V. I, III, IV e VI. II, III, V e VI. III, IV, V e VI.

10) Com relao ao continente americano, assinale o que for correto. 01) denominado de "o novo continente" e se tornou mais conhecido dos europeus a partir dos sculos XV e XVI, que dele se apropriaram, subjugando a terra e as civilizaes nele existentes. 02) Est localizado totalmente na poro ocidental do globo terrestre, ou seja, a oeste do Meridiano de Greenwich. 04) Em virtude de fatores como altitude e proximidade do oceano, alm de ser o continente com maior extenso no sentido norte - sul, a Amrica apresenta uma variedade de climas como polares, temperados, tropicais, equatoriais e desrticos. 08) Pode ser dividido em trs pores com base na posio de suas terras: Amrica do Norte, Amrica Central (dividida em poro continental e poro insular) e Amrica do Sul (dividida em Amrica Andina, Amrica Platina, as Guianas e o Brasil).

16) cortada pela linha do equador na sua poro sul fazendo com que a maior parte do seu territrio se situe no hemisfrio norte. Soma: ___________ 11) A rea assinalada no mapa a seguir corresponde:

a) ao trecho da Sierra Madre onde so cultivados variados produtos de exportao. b) ao Planalto Central onde, na sua poro sul, os solos frteis de origem vulcnicas facilitam o desenvolvimento agrcola. c) s Plancies Centrais onde aparece uma agricultura irrigada de milho e de trigo. d) s montanhas de Chiapas, em cujas encostas aparece uma produtiva agricultura de subsistncia. e) regio do Yucatn, onde os minifndios comprovam o bom resultado da reforma agrria. 12) cultivado por todo o pas, pois o alimento bsico da populao mexicana, tambm chamado de maz. Trata-se do: a) trigo. b) feijo. c) mandioca. d) milho. e) cevada. 13) "As crises econmicas de 1970 e 1980 revelaram a inverso da dinmica econmica dos Estados Unidos. O peso demogrfico da regio caiu de 46% para 40% e seu peso industrial caiu de 68% para 48%." A regio referida no texto : a) Sudoeste. b) Oeste. c) Plancies Centrais. d) Sudeste. e) Nordeste 14) O Canad e os E.U.A. formam a chamada Amrica Anglo-Saxnica, a Amrica rica. Assim como os E.U.A., o Canad foi colonizado principalmente, por ingleses, mas apresenta caractersticas diferentes. Sobre o Canad, correto afirmar que: 1- O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos E.U.A., que controlam amplos setores da atividade industrial. 2- A ocupao agrcola das reas de tundra possibilitou que o Canad se tornasse um dos celeiros agrcolas do mundo. 3- A populao do pas , predominantemente, de origem inglesa e francesa. 4- 90% da populao concentram-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos. Assinale uma das alternativas

a) 1 e 2 so corretas. b) 2 e 3 so corretas. c) 2, 3 e 4 so corretas. d) 1, 2 e 3 so corretas. e) 1, 3 e 4 so corretas. 15) " o centro da polarizao econmica dos Estados Unidos. Concentra metade da populao do pas e 80% do seu parque industrial. Essa populao, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentrao urbano-industrial do mundo." O trecho se refere: a) regio de Los Angeles. b) grande regio das Plancies Centrais. c) ao Sun-belt. d) plancie dos Grandes Lagos. e) ao Nordeste do pas. 16) Nova regio industrial dos Estados Unidos, tem o seu desenvolvimento baseado nos grandes lenis petrolferos da rea. Suas principais indstrias esto ligadas ao petrleo. Trata-se: a) do Texas. b) da Califrnia. c) do Nordeste. d) da regio dos Grandes Lagos. e) de Seattle. 17) O Mxico vem atravessando momentos difceis mesmo com os entendimentos para criao de uma zona econmica prevista no EUCAMEX. Uma das questes mais importantes, os "braceros", no tem sido objeto de negociaes. Assinale a opo que indica corretamente o movimento "bracero". a) A emigrao definitiva dos trabalhadores mexicanos para o complexo turstico na Flrida. b) A migrao dos trabalhadores rurais mexicanos sobretudo para as colheitas da Califrnia. c) A fixao dos camponeses mexicanos para garantir a produo de subsistncia. d) A modernizao das "Haciendas" mexicanas. e) A ocupao com monocultura de exportao dos latifndios mexicanos. 18) Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas a seguir: a) ( ) O Sun Belt localiza-se na costa do Pacfico. b) ( ) A sociedade de consumo baseia-se em valores culturais e ticos. c) ( ) A regio sul dos Estados Unidos foi colonizada atravs da explorao. d) ( ) O Canad apesar da proximidade com os Estados Unidos, apresenta grande independncia deste pas. e) ( ) A cultura do milho ocupa duas reas distintas uma que produz no inverno e outra na primavera. 19) Assinale a opo que NO identifica as caractersticas da formao geogrfica das regies do Canad: a) No Vale do So Loureno e nos Grandes Lagos, encontram-se as grandes metrpoles, que tm na energia eltrica abundante dos Grandes Lagos, no carvo dos Apalaches o no ferro da Pennsula do Labrador os recursos necessrios ao seu desenvolvimento. b) As Provncias Martimas se destacam por uma policultura e por indstrias de papel; entretanto, sua mais importante atividade econmica a indstria pesqueira, favorecida pela Corrente do Labrador.

c) As Grandes Plancies Centrais so reas de grandes propriedades, intensa mecanizao e bem servidas de transporte ferrovirio, que escoa a importante produo do trigo canadense. d) a Colmbia Britnica, regio de alta densidade demogrfica de clima temperado continental, tem o relevo acidentado, o que permite grande produo de hidroenergia. e) o Grande Norte, regio de mais reduzida densidade demogrfica, de climas polar, subpolar e frio continental, apresenta atividades ligadas ao extrativismo da floresta. 20) "Ns (os de fala francesa) votamos pelo "Sim" por uma margem de 60%" a expresso de um poltico derrotado no recente plebiscito que procurou decidir: a) a separao do territrio dos Tamis, no Sri Lanka b) a continuidade das experincias atmicas da Frana c) a independncia do territrio canadense de Quebec d) a criao de um pas independente na Guiana Francesa

GABARITO 1- D 2- A 3- E 4- B 5- B 6- D 7- C 8- A 9-D 10- SOMA 01+02+04+08=15 11- B 12- D 13- E 14- E 15- E 16- A 17- B 18- VVVFF 19- D 20- C

Das könnte Ihnen auch gefallen